• Nenhum resultado encontrado

As Questões Ambientais Divulgação de seus Aspectos Científicos e Tecnológicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As Questões Ambientais Divulgação de seus Aspectos Científicos e Tecnológicos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

As Questões Ambientais

Divulgação de seus Aspectos Científicos e Tecnológicos

Darci Barnech Campani – campani@ufrgs.br

Coordenador da Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Luiz Englert, s/nº, Sala 6 - Prédio 12109 Ex-Química

CEP 90040-060 – Porto Alegre – Rio Grande do Sul Paulo Robinson da Silva Samuel – paulo.samuel@ufrgs.br

Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Andrea Pinto Loguercio – andrea.loguercio@ufrgs.br

Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Amanda Wajnberg Fadel – amanda.wfadel@gmail.com

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo: A ação humana, cada vez mais, vem sendo vinculada à degradação

(2)

2

Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) criaram datas que, atualmente, servem de referência para a discussão de três assuntos principais: os resíduos sólidos, a qualidade do ar e a gestão dos recursos hídricos. O objetivo deste projeto é utilizar essas datas como ponto de partida para ações de Educação Ambiental em escolas públicas de ensino fundamental. Foram realizados procedimentos de divulgação dessas datas junto à comunidade, abordando questões do dia a dia que influenciem o ambiente. Para tanto, realizou-se o projeto de Educação Ambiental junto às escolas municipais Santa Isabel e Anita Garibaldi, da Vila Santa Isabel, em Viamão - RS, localizadas na sub-bacia da

Barragem Mãe D’água, junto ao Campus do Vale da UFRGS. Em torno dessas três datas,

foram realizadas atividades, nas quais se destacou e analisou os aspectos das ciências da natureza - como a biologia, matemática, física e química - frente às questões ambientais. Essas atividades foram desenvolvidas nas escolas até o final do ano de 2009. As questões foram abordadas com os alunos de modo que se relacionem esses tópicos aos problemas da Represa Mãe D’água, os quais estão presentes no cotidiano de toda comunidade do entorno do curso d’água. Em parceria com a Prefeitura de Viamão, objetiva-se que a Educação Ambiental nessas escolas contribua veementemente com o projeto de recuperação da Barragem Mãe D’água.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Resíduos sólidos, Qualidade do ar, Gestão dos recursos

hídricos.

Abstract: Human action is being increasingly linked to environmental degradation. For that

reason, Pan American Health Organization (PAHO) and Inter-American Association of Sanitary and Environmental Engineering (AIDIS) have created dates that currently serve as a reference for discussing three main topics: solid waste, air quality and management of water resources. The objective of this project is to use these dates as a starting point for Environmental Education in public schools actions. Procedures were performed to disseminate these dates in the community, addressing daily life issues that influence the environment. For that, an Environmental Education project was done with Santa Isabel and Anita Garibaldi schools in the Vila Santa Isabel, Viamão – RS, located in the sub-basin of the Mãe D'água Dam, next to Campus do Vale of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Around those three dates activities were developed in which aspects of the sciences of nature - such as biology, mathematics, physics and chemistry - were pointed out and discussed in the face of environmental issues. These activities were developed in schools by the end of 2009. The issues were discussed with the students in order to relate these topics to Mãe D'água Dam’s problems, which are present in the community’s life surrounding the stream. In partnership with the city of Viamão, the aim of the project is to contribute strongly to the Mae D´água Dam’s recovery project.

Keywords: Environmental education, solid waste, air quality, water resources management.

(3)

3

A vinculação entre ação humana e degradação ambiental está cada vez maior. Considerando estes impactos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), juntamente com várias outras instituições do continente americano, criaram datas base para a discussão de tais temas, sempre lembrando que estes marcos são apenas uma referência para que se repense hábitos e ações visando o desenvolvimento de uma maior consciência sobre as consequências de nossos atos sobre o planeta.

O Dia Interamericano da Qualidade do Ar, em agosto, O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania (DIADESOL), em setembro, e o Dia interamericano da Água, em outubro, foram datas marcadas por estas instituições para salientar as preocupações relativas a tais assuntos. Entretanto o objetivo principal é que os temas sejam desenvolvidos durante todo o ano, tendo nestas datas a concentração das atenções do continente sobre os referidos assuntos. Dessa forma, procuramos gerar melhorias continuas no desempenho ambiental e na sustentabilidade de nossa sociedade. Some-se ainda o Dia Mundial do Ambiente em junho, onde todos estes aspectos são analisados integradamente. Para atingir os objetivos acima, a demonstração da importância do conhecimento científico e tecnológico na compreensão dos efeitos da ação humana sobre o clima, o solo, o ar e a água pode ser destacada em eventos específicos, mas integradores de temas como a reciclagem de materiais, suas propriedades físico-químicas, a ação destes sobre o meio biológico, a análise dos próprios processos de produção e reciclagem enquanto manipuladores de materiais e geradores de impactos ambientais permitem uma integração de aspectos práticos e concretos da ciência e da tecnologia no nosso cotidiano.

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

Divulgar junto à comunidade em geral, através das escolas, aspectos cotidianos das atividades que influenciem o ambiente, analisando os seus aspectos científicos e tecnológicos.

2.2. Objetivos Específicos

a) Fomentar o debate sobre as questões ambientais tanto nas escolas quanto em toda comunidade da Vila Santa Isabel;

b) Divulgar os diversos assuntos vinculados às questões ambientais, priorizando aquelas que estão presentes diretamente no cotidiano da comunidade;

c) Apresentar alternativas para as ações de degradação ambiental, bem como auxiliar a comunidade a desenvolver suas próprias alternativas.

3. JUSTIFICATIVA

A geração de resíduos sólidos, a má gestão de recursos hídricos e o comprometimento da qualidade do ar são os resultados mais imediatos da degradação ambiental. A educação sobre as

(4)

4

consequências de nossas ações frente ao ambiente deverá levar à alteração de padrões de consumo e, portanto, à redução na geração de impactos ambientais.

Um grave problema presente na vida de toda comunidade universitária do Campus do Vale da UFRGS e dos moradores da Vila Santa Isabel é a questão da Barragem Mãe D’água, ilustrada abaixo pela Figura 1.

Figura1: Contorno da Barragem Mãe D’água e as respectivas escolas do projeto

Essa barragem, localizada, em parte, dentro da área da universidade, recebe, diariamente, esgoto e diversos outros resíduos oriundos da Vila Santa Isabel, município de Viamão. Outro grave problema, que tanto freqüentadores da universidade quanto moradores da vila enfrentam, é a liberação de gases tóxicos resultantes da queima de pneus e resíduos domésticos pela comunidade da Santa Isabel. O projeto de Educação Ambiental foi aplicado aos alunos das escolas municipais Anita Garibaldi e Santa Isabel, da Vila Santa Isabel, para alertar e orientar a comunidade frente essas questões.

4. AÇÕES DA COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UFRGS (CGA) 4.1. Ações já desenvolvidas

(5)

5

A Coordenadoria de Gestão Ambiental tem realizado, em parceria com outras instituições como a Seção Regional da Associação Brasileira de Engenheiros Sanitaristas (ABES – RS), eventos de conscientização e debate nas principais datas ambientais desde 2007.

4.2. Ações em andamento

O projeto de Educação Ambiental da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFRGS, em consonância com a Política Ambiental da Universidade, busca, através de outras atividades que envolvem o meio acadêmico e a comunidade, difundir os conhecimentos sobre o ambiente. Ele não se restringe apenas a questões de preservação e de uso sustentável dos recursos naturais, mas realiza um trabalho muito mais amplo de conscientização e mobilização da sociedade, formando indivíduos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica e coerente. Os objetivos do projeto se baseiam no fato de que o ambiente é um espaço de interações culturais, sociais e naturais.

Dentro desse trabalho desenvolvido pela CGA existem, além deste projeto, outros dois que são realizados de modo paralelo seguindo essa mesma concepção: Núcleo de Estudos em Educação Ambiental (NEEA) e Capacitação dos Servidores do Quadro da UFRGS.

5. PÚBLICO ALVO

Estudantes da rede pública de ensino fundamental de nosso estado, principalmente de Porto Alegre e Viamão, e, consequentemente, a comunidade como um todo. O projeto foi desenvolvido com alunos do 5º ano (equivalente à antiga 4ª série), entre 10 e 12 anos, das escolas municipais Anita Garibaldi e Santa Isabel.

6. METODOLOGIA

Partindo das datas definidas pela OPAS, foi elaborado um plano de ensino dividido em três assuntos principais.

6.1. A questão dos resíduos sólidos

A escola, juntamente com estagiários e professores da UFRGS, promoveu atividades de interação dos alunos com a temática dos resíduos sólidos. Para isso, alguns assuntos necessitaram ser abordados:

 Quantidade de resíduo que os alunos produzem em casa e na escola;  Coleta seletiva – em quais lugares da Vila Santa Isabel essa pratica ocorre;

 Quais as principais classificações dos resíduos e a importância de separá-los corretamente;

 Consequências da falta da separação de resíduo e da coleta seletiva ao ambiente e à saúde da comunidade.

6.1.1. Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania

Baseando-se no Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania (DIADESOL), foi proposto que as escolas EMEF Santa Isabel e EMEF Anita Garibaldi participassem da Feira de Atividades Educativas do 7º DIADESOL realizada no dia 16 de setembro de 2009 no Colégio Santa Rosa de Lima, em Porto Alegre. Esse encontro já é realizado há seis anos e já participaram, nessas edições, as instituições EEEM Profª Haydée Mello Rosa, Instituto Educacional de Educação Sapiranga, EM Infantil Protásio Alves, Escola Projeto, Colégio Santa Rosa de Lima e Colégio Israelita Brasileiro.

(6)

6

Para a exposição da Feira de Atividades Educativas, foram desenvolvidos, nas duas escolas, trabalhos abordando a temática dos resíduos sólidos. Para todos os alunos, foi proposto que trouxessem resíduos recicláveis de casa. Com esse material, os alunos da Escola Anita Garibaldi confeccionaram maquetes da própria escola (Figura 2) e os da Escola Santa Isabel, instrumentos musicais (Figura 3).

(7)

7

Figura 3 – Instrumentos musicais sendo tocados no DIADESOL 6.2. A questão da utilização dos recursos hídricos

Os atuais problemas dos cursos d’água na região estão intimamente ligados ao dos resíduos sólidos, pois, grande parte das melhorias previstas ao córrego Mãe D’água e adjacentes depende da conscientização dos moradores quanto à gravidade de jogar os resíduos sólidos diretamente nas águas e da falta de esgotamento sanitário adequado na região. No momento em que a comunidade estiver ciente da importância da separação dos resíduos e for contemplada com a coleta seletiva e saneamento básico eficiente, será mais fácil alcançar as melhorias desejadas.

Portanto, o projeto da água deve abordar:

 Os córregos de água não são depósitos de resíduos (para isso existe a coleta destes);  As consequências de depositar resíduos domésticos e esgoto nos córregos – ruim para

o meio ambiente e também para as pessoas;

 A importância da água para todos os seres vivos, tanto para o organismo quanto para produzir energia (Hidrelétricas representam aproximadamente 70% da produção de energia no Brasil);

 Dicas para não desperdiçar água, enfatizando que nem todas as pessoas têm acesso a esse bem e, por isso não devemos desperdiçá-lo.

(8)

8

6.3. A questão da qualidade do ar

A qualidade do ar nos centros urbanos está piorando a cada dia. Por isso, abordou-se este tema através dos seguintes tópicos:

 Composição do ar e suas propriedades;

 Problemas relacionados à poluição atmosférica;

 Mini-curso sobre o Morro Santana, com bolsistas do Instituto de Biociências da UFRGS.

Para melhor entendimento das questões do Morro Santana, seria efetuada uma Trilha Ecológica com acompanhamento do Instituto de Biociências da UFRGS. Nessa saída de campo, seria feita a comparação da qualidade do ar entre o topo do morro e o local onde os alunos moram, a observação da fauna e flora da Unidade de Conservação Morro Santana, a abordagem da história local e como essa região é importante para o Estado. No entanto, devido ao excesso de chuvas durante o mês de novembro, essa atividade não pode ser realizada.

7. RESULTADOS OBTIDOS

Até o final do ano letivo de 2009, foram trabalhados com os alunos as questões dos resíduos sólidos, água e ar.

Sobre o assunto dos resíduos sólidos, os alunos conseguem fazer a distinção entre os tipos de resíduos existentes (orgânicos, recicláveis e especiais), bem como a importância da separação dos mesmos. Também percebemos que o processo de fabricação dos produtos e seu destino final (reaproveitamento, reciclagem, compostagem ou aterro sanitário) já são de conhecimento das turmas.

Sobre a água, trabalhou-se sua importância, visto que muitas pessoas no mundo não têm acesso a esse bem. Utilizando fundamentos da matemática básica, como multiplicação e divisão, os alunos aprenderam princípios de porcentagem para calcular, por exemplo, o quanto cada família consome de água por mês. Com esse conhecimento, conseguiu-se trabalhar diversos dados em relação à água - os quais, geralmente, são abordados em forma percentual - entre eles as quantidades de água salgada e doce do mundo e qual a porcentagem de água potável.

Durante os trabalhos sobre qualidade do ar, enfatizou-se os componentes do ar que respiramos, juntamente com os problemas e processos naturais e antrópicos (como respiração, fotossíntese, queimadas) relacionados a isso, os quais eram de pouco ou nenhum conhecimento dos alunos. Foi importante incluir a queima de pneu e lixo nesse tópico, pois muitos alunos têm conhecimento de que algum vizinho ou parente realiza essa prática.

Para a conclusão dos trabalhos em 2009, foi realizada uma gincana com as turmas de cada escola retomando os assuntos trabalhados durante o projeto. Através dessa atividade, foi possível mencionar o nível de aprendizagem das turmas, o qual foi julgado satisfatório para a primeira etapa do projeto, e o que deve ser melhorado em uma próxima fase.

8. PLANEJAMENTO PARA O ANO DE 2010 8.1. Coleta seletiva em Viamão

Devido aos problemas anteriormente citados, a separação correta dos resíduos é de extrema importância. Além de contribuir com a diminuição da degradação ambiental, a estrutura envolvida na coleta seletiva, desde os órgãos ambientais até os alunos em sala de aula, possibilita à escola o envolvimento em novos projetos, não necessariamente na área ambiental. Uma vez que o estabelecimento está inserido em uma rede organizacional, se torna mais fácil dar início a outras atividades.

(9)

9

Para a continuidade do projeto no ano de 2010, a Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFRGS estará trabalhando em conjunto com a Secretaria do Município de Viamão para melhorar a coleta seletiva na região, principalmente nas escolas Anita Garibaldi e Santa Isabel. A partir do momento em que a correta separação dos resíduos for feita e recolhida nas escolas, os alunos colocarão em prática aquilo que aprenderam dentro da sala de aula e ainda poderão incentivar os pais a fazer o mesmo em casa, separando os resíduos e levando até o ponto de coleta na escola.

8.2. Semana da Água

A Semana da Água é uma ampliação do Dia Interamericano da Água e acontece durante a primeira semana de outubro. Todo ano, a ABES - RS, juntamente com outras instituições, organiza uma semana de debates sobre o tema em todos os municípios do estado. Em 16 anos de organização, a Semana da Água já faz parte do calendário ambiental e educacional do Rio Grande do Sul. Neste ano, as de atividades de mobilizações sociais, em torno de 1.300, envolveram a população de quase todos os municípios do estado, principalmente crianças em idade escolar.

Pretende-se, no ano de 2010, trazer a Semana da Água para dentro das escolas, realizando atividades que envolvam tanto os alunos quanto pais e professores.

8.3. Morro Santana

O Morro Santana constitui um dos últimos remanescentes naturais inseridos no tecido urbano de Porto Alegre e, aproximadamente, 60% da área de 1000 hectares pertencem a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O ponto mais alto de Porto Alegre, com 311 m de altitude, apresenta grande diversidade biológica, com espécies de animais e de vegetais oriundas de diferentes partes do continente sul-americano.

Devido a sua importância, o Morro Santana é um dos assuntos abordados com os alunos durante o projeto. Alunos de graduação do Instituto de Biociências da UFRGS apresentam, em um seminário, as questões mais relevantes desse hábitat, bem como a importância de preservar esse tipo de região, ilustrando com fotos e vídeos. O Instituto de Biociências conta com uma equipe especializada para realizar subidas ao Morro Santana, portanto, na semana seguinte ao seminário, seria promovida uma Trilha Ecológica com os alunos, com o acompanhamento dos graduandos e professores da UFRGS e seguranças federais. Devido às chuvas excessivas no mês de novembro, as atividades de saída de campo, que seriam realizadas no Morro Santana, não puderam ser efetivadas.

Para a sequência do projeto em 2010, haverá uma melhoria na organização e no planejamento, visando uma melhor adequação ao calendário escolar, disponibilizando datas e atividades alternativas para imprevistos como dias de chuva e eventuais compromissos oficiais das escolas parceiras.

8.4. Estágio Obrigatório em Educação Ambiental

Para a aplicação do projeto, alguns alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental da UFRGS foram convocados a ministrar as aulas de Educação Ambiental nas escolas. Devido à familiaridade que estes graduandos demonstraram frente às questões ambientais e pensando na continuidade do projeto, decidiu-se convidar os alunos de Engenharia Ambiental que necessitem fazer o Estágio Obrigatório em Educação Ambiental para atuarem neste projeto. Assim, todo o ano, novos graduandos poderão ter a experiência de trabalhar com crianças e as escolas não ficarão desprovidas de pessoal para desenvolver plenamente o projeto. Para o ano de 2010, juntamente com os estudantes de Engenharia Ambiental que já atuaram no ano de 2009, mais quatro alunos participarão do projeto.

(10)

10

1. ABES, 2009. Dias Interamericanos. Disponível em http://www.abes-rs.org.br/ - Acesso em: 24 de abril de 2009.

2. AIDIS, 2009. Dias Interamericanos. Disponível em

http://www.aidis.org.br/port/htm/no_dias.htm - Acesso em 25 de abril de 2009. 3. OPAS, 2009. Saúde e Ambiente. Disponível em http://www.opas.org.br/ambiente/

- Acesso em 23 de abril de 2009.

4. ABES, 2009. Semana da Água. Disponível em

http://www.abes-rs.org.br/semana_da_agua/index.htm - Acesso em 22 de dezembro de 2009. 5. INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UFRGS

Referências

Documentos relacionados

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Possivelmente, a abordagem cepalina da proteção comercial contri- buiu para que as teses da CEPAL fossem bem recebidas entre o empresa- riado, pois não se afastava da maneira geral

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.