• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE ACTA N.º 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE ACTA N.º 4"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CONSELHO GERAL DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE ACTA N.º 4

Aos vinte e quatro dias do mês de Agosto de dois e mil e nove, pelas catorze horas e trinta minutos reuniu na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas, o Conselho Geral da Universidade do Algarve, presidido pelo Dr. Fernando Ulrich e ao qual compareceram os trinta e dois membros que assinaram a lista de presenças, que se arquivará em separado. Encontrava-se presente o Reitor da Universidade do Algarve, a título de convidado. A reunião foi secretariada pelo Secretário do Conselho Geral, Maria Carlos Ferreira. ---Da convocatória para a presente reunião ordinária, constava a seguinte Ordem de Trabalhos: 1. Aprovação de actas anteriores; ---2. Cedência de parte da parcela de um terreno, detido pela Universidade do Algarve na freguesia de Portimão, para a construção de uma Escola Básica e Secundária;---3. Constituição de uma Associação Privada sem fins lucrativos entre a Câmara Municipal de Olhão e a Universidade do Algarve com vista a criar, instalar e gerir um Centro de Incubação de Base Tecnológica; ---4. Propinas para os estudantes a tempo parcial; ---5. Linhas gerais de elaboração do Orçamento da Universidade do Algarve;---6. Criação de Comissões Permanentes do Conselho Geral; ---7. Temas Estratégicos; ---8. Processo de designação do Provedor do Estudante; ---O Presidente do Conselho Geral propôs a alteração da ---Ordem de Trabalhos, designadamente que o Ponto Oito fosse tratado a seguir à questão das propinas e que o Ponto 1 fosse tratado a seguir ao Processo de designação do Provedor do Estudante. A criação de Comissões Permanentes seria o último ponto. O Dr. Jorge Wemans propôs uma alteração ao Ponto 4, passando o mesmo a designar-se por Propinas e desdobrado nas alíneas a) Propinas em Regime Geral e b) Propinas de estudantes a tempo parcial. ---O Presidente do Conselho Geral submeteu à votação as propostas de alteração da ---Ordem de Trabalhos, as quais foram aprovadas por unanimidade, passando a Ordem de Trabalhos a ser a seguinte:---1. Cedência de parte da parcela de um terreno, detido pela Universidade do Algarve na freguesia de Portimão, para a construção de uma Escola Básica e

(2)

Secundária;---2. Constituição de uma Associação Privada sem fins lucrativos entre a Câmara Municipal de Olhão e a Universidade do Algarve com vista a criar, instalar e gerir um Centro de Incubação de Base Tecnológica; ---3. Propinas---a) Propinas - regime geral; ---b) Propinas de estudantes a tempo parcial; ---4. Processo de designação do Provedor do Estudante; --- 5. Aprovação de actas anteriores. ---6. Linhas gerais de elaboração do Orçamento da Universidade do Algarve;---7. Temas Estratégicos; -8. Criação de Comissões Permanentes do Conselho Geral. ---Ponto Um – Cedência de parte da parcela de um terreno, detido pela Universidade do Algarve na freguesia de Portimão, para a construção de uma Escola Básica e Secundária. ---O Presidente do Conselho Geral concedeu a palavra ao Reitor, o qual começou por efectuar o enquadramento histórico da cedência do terreno pela Câmara Municipal de Portimão à Universidade do Algarve, desde o início até à situação actual, identificando algumas das iniciativas da anterior e da actual Reitoria para aproveitar o terreno cedido. Face à necessidade de expandir o parque escolar de Portimão, a Câmara Municipal de Portimão e a Direcção Regional de Educação manifestaram interesse em construir uma Escola Básica e Secundária naquele terreno, havendo cobertura financeira para a execução desse projecto.

O Presidente deu a palavra aos Membros do Conselho Geral para se pronunciarem sobre este ponto da Ordem de Trabalhos. Intervieram os seguintes Membros: o Professor Doutor Jorge Santos, o Aluno António Goulart, o Professor Doutor Ludgero Sequeira, o Professor Doutor Joaquim Sant’ana, o Eng.º Bayão Horta e o Dr. Pedro Meireles. os quais teceram alguns considerandos e solicitaram esclarecimentos adicionais ao Reitor, o qual prestou os esclarecimentos solicitados.

O Presidente submeteu à votação a proposta apresentada pelo Reitor. Encontravam-se presentes no momento da votação, trinta e dois membros do Conselho Geral. A proposta obteve:

1 (Um) Voto Contra – Dr. Pedro Meireles – Fundamentou o seu voto referindo que embora seja a favor deste processo de integração, votou contra porque se trata de uma medida estratégica e não de gestão corrente

(3)

1 (Um) Voto de Abstenção - Aluno António Goulart - Fundamentou o seu voto referindo este é um ponto que está ligado à estratégia da Instituição e por esse facto deveria ser equacionada no âmbito de uma nova Reitoria.

30 (Trinta) Votos a Favor – Professor Doutor Adelino Canário, Professora Doutora Alexandra Reis, Dr. Aníbal Fernandes, Professor Doutor António Branco, Professor Doutor Constantino Sakellarides, Professor Doutor Efigénio Rebelo, Dr. Fernando Ulrich, Professor Doutor Francisco Calhau, Professor Doutor Hugo Ferreira, Aluno Joaquim Costa, Professor Doutor Joaquim Sant’Ana, Professor Doutor Jorge Isidoro, Professor Doutor Jorge dos Santos, Dr. Jorge Wemans, Professor Doutor José Ponte, Drª Lídia Jorge, Professor Doutor Ludgero Sequeira, Professor Doutor Luís Sousa Lobo, Professora Doutora Maria de Belém Martins, Professora Doutora Maria Gabriela Schutz , Professora Doutora Maria João Bebianno, Professora Doutora Maria Teresa de Sousa, Drª Mariana Farrusco, Professor Doutor Paulo Sá, Aluno Pedro Barros, Professor Doutor Pedro Guerreiro, Aluno Pedro Oliveira, Aluno Pedro Casimiro, Eng.º Ricardo Bayão Horta, Aluna Zara Mesquita. ---Foi aprovada por maioria qualificada de 2/3, a proposta que autoriza a Universidade do Algarve a iniciar o adequado procedimento junto do Ministério, para a cedência do direito de superfície sobre uma parcela de 30.000m2 para se instalar uma Escola Básica e Secundária no concelho de Portimão. ---Ponto Dois – Constituição de uma Associação Privada sem fins lucrativos entre a Câmara Municipal de Olhão e a Universidade do Algarve com vista a criar, instalar e gerir um Centro de Incubação de Base Tecnológica.---O Presidente do Conselho Geral concedeu a palavra ao Reitor para apresentar a proposta, o qual passou de imediato ao enquadramento do Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA) existente na UALG e do futuro Centro de Incubação de Base Tecnológica, bem como do interesse da Universidade no apoio e acolhimento de iniciativas empresariais. ---O Presidente deu a palavra aos Membros do Conselho Geral para se pronunciarem sobre este ponto da Ordem de Trabalhos. Intervieram os seguintes Membros: o Aluno António Goulart, Professor Doutor Sousa Lobo, Professor Doutor Adelino Canário, Dr. Jorge Wemans, Dr. Aníbal Fernandes, Eng. Bayão Horta, Professor Doutor Joaquim Sant’ana, Professor Doutor Francisco Calhau, Professor Doutor Hugo Ferreira, Professora Doutora Gabriela Schutz. O Reitor interveio para prestar os esclarecimentos solicitados. ---O Presidente submeteu à votação a proposta apresentada pelo Reitor. Encontravam-se presentes no momento da votação, trinta e dois membros do Conselho Geral. A proposta obteve:

(4)

---1 (Um) Voto Contra - Professor Doutor Adelino Canário;

---3 (Três) Votos de Abstenção - Professora Doutora Alexandra Reis, Professor Doutor Hugo Ferreira, Professor Doutor Constantino Sakellarides. ---28 (Vinte e oito) Votos a Favor –Dr. Aníbal Fernandes, Professor Doutor António Branco, Aluno António Goulart Professor Doutor Efigénio Rebelo, Dr. Fernando Ulrich, Professor Doutor Francisco Calhau, Aluno Joaquim Costa, Professor Doutor Joaquim Sant’Ana, Professor Doutor Jorge Isidoro, Professor Doutor Jorge dos Santos, Dr. Jorge Wemans, Professor Doutor José Ponte, Drª Lídia Jorge, Professor Doutor Ludgero Sequeira, Professor Doutor Luís Sousa Lobo, Professora Doutora Maria de Belém Martins, Professora Doutora Maria Gabriela Schutz, Professora Doutora Maria João Bebianno, Professora Doutora Maria Teresa de Sousa, Drª Mariana Farrusco, Professor Doutor Paulo Sá, Aluno Pedro Barros, Professor Doutor Pedro Guerreiro, Dr. Pedro Meireles, Aluno Pedro Oliveira, Aluno Pedro Casimiro, Eng.º Ricardo Bayão Horta, Aluna Zara Mesquita. ---Foi aprovada por maioria qualificada de 2/3, ainda que bastasse a maioria absoluta, a proposta de participação da Universidade do Algarve na constituição de uma associação privada sem fins lucrativos, com a Câmara Municipal de Olhão, com vista a criar, instalar e gerir um Centro de Incubação de Base Tecnológica. ---Ponto Três – Propinas ---a) Propina - regime geral ---O Presidente do Conselho Geral interveio para esclarecer o órgão sobre o que se passou na última reunião relativamente a este ponto. Houve claramente erro nos pressupostos que fundamentaram a decisão, o que justifica que haja uma votação para fixar a propina para 2009/2010, como aliás ficou acordado. Sendo matéria da competência do Reitor, terá que ser o próprio a apresentar uma proposta para fixação do valor da propina.

---O Presidente deu a palavra aos Membros do Conselho Geral para se pronunciarem sobre este ponto da Ordem de Trabalhos. Intervieram primeiramente a Professora Doutora Gabriela Schutz, o Aluno António Goulart e o Professor Doutor Adelino Canário. O Presidente interveio para informar que consultou informalmente um professor de direito que referiu que, quando se trate de matéria cuja proposta deva ser apresentada pelo Reitor, o Conselho Geral não pode alterá-la, apenas pode aprovar, rejeitar ou recomendar a sua alteração, para depois votar. Contudo iria solicitar formalmente um parecer sobre esta matéria.

(5)

---Ainda intervieram alguns membros, designadamente o Aluno Joaquim Costa, o Professor Doutor Efigénio Rebelo e o Dr. Jorge Wemans e o Professor Doutor Adelino Canário. O Reitor da Universidade do Algarve pediu ao Presidente para retirar a sua proposta inicial de 930 euros, apresentando nova proposta com um valor de propina para o regime geral de 900 euros, prestando simultaneamente alguns esclarecimentos sobre o da propina. ---O Presidente submeteu à votação a proposta apresentada pelo Reitor. Encontravam-se presentes no momento da votação, trinta e dois membros do Conselho Geral. A proposta obteve: ---4 (Quatro) Votos Contra – Drª Mariana Farrusco, Professor Doutor Pedro Guerreiro, Professor Doutor José Ponte e Professor Doutor Jorge Isidoro. ---6 (Seis) Votos de Abstenção - Professor Doutor Adelino Canário, Professora Doutora Alexandra Reis, Professora Doutora Maria Gabriela Schutz, Professor Doutor Luís Sousa Lobo, Professora Doutora Maria de Belém Martins, Dr. Jorge Wemans.

---22 (Vinte e dois) Votos a Favor –Dr. Aníbal Fernandes, Professor Doutor António Branco, Aluno António Goulart, Professor Doutor Constantino Sakellarides, Professor Doutor Efigénio Rebelo, Dr. Fernando Ulrich, Professor Doutor Francisco Calhau, Professor Doutor Hugo Ferreira Aluno Joaquim Costa, Professor Doutor Joaquim Sant’Ana, Professor Doutor Jorge dos Santos, Drª Lídia Jorge, Professor Doutor Ludgero Sequeira, Professora Doutora Maria João Bebianno, Professora Doutora Maria Teresa de Sousa, Professor Doutor Paulo Sá, Aluno Pedro Barros, Dr. Pedro Meireles, Aluno Pedro Oliveira, Aluno Pedro Casimiro, Eng.º Ricardo Bayão Horta, Aluna Zara Mesquita. ---A proposta não foi aprovada porque não obteve a maioria qualificada de 2/3, exigida nos termos do artigo 23.º, n.º 2, alínea g) e n.º 4, alínea a), dos Estatutos da Universidade do Algarve. A propina será assim definida de acordo com a Lei de Financiamento do Ensino Superior. ---b) Propina do Estudante a Tempo Parcial ---O Presidente do Conselho Geral concedeu a palavra ao Reitor para apresentar a sua proposta, a qual segundo explicou tem por base de cálculo a propina de formação inicial e apresentando um quadro comparativo com os valores fixados neste regime, noutras Universidades.

O Aluno Joaquim Costa solicitou a palavra para apresentar um documento da sua autoria, no qual se pronuncia sobre a fórmula de cálculo e sobre as injustiças que considera existir na propina devida pelos alunos extraordinários que se inscrevem apenas a alguns créditos em

(6)

contraposição com os alunos de regime ordinário, em idêntica situação, quer na formação inicial, quer na formação pós - graduada. ---O Professor Doutor Pedro Guerreiro e Professor Doutor Paulo Sá também intervieram, bem como o Presidente que solicitou esclarecimento sobre o que acontece, caso não seja aprovada a fórmula de cálculo da propina de regime parcial: O Reitor esclareceu que seria devida a propina da formação inicial, na totalidade, uma vez que este regime é novo e não prevê outras soluções; no que respeita à percentagem proposta, a mesma tem por base uma estimativa de

custos fixos, os quais variam entre Instituições.

---O Presidente submeteu à votação a proposta apresentada pelo Reitor. Encontravam-se presentes no momento da votação, trinta e dois membros do Conselho Geral. A proposta obteve: ---1 (Um) Votos Contra – Aluno Joaquim Costa --2 (Dois) Votos de Abstenção – Drª Mariana Farrusco, Professor Doutor Paulo Sá. ---29 (Vinte e nove) Votos a Favor - Professor Doutor Adelino Canário, Professora Doutora Alexandra Reis, Professora Doutora Maria Gabriela Schutz, Professor Doutor Luís Sousa Lobo, Professora Doutora Maria de Belém Martins, Dr. Jorge Wemans, Dr. Aníbal Fernandes, Professor Doutor António Branco, Aluno António Goulart, Professor Doutor Constantino Sakellarides, Professor Doutor Efigénio Rebelo, Dr. Fernando Ulrich, Professor Doutor Francisco Calhau, Professor Doutor Hugo Ferreira, Professor Doutor José Ponte, , Professor Doutor Joaquim Sant’Ana, Professor Doutor Jorge dos Santos, Professor Doutor Jorge Isidoro, Drª Lídia Jorge, Professor Doutor Ludgero Sequeira, Professora Doutora Maria João Bebianno, Professora Doutora Maria Teresa de Sousa, Aluno Pedro Barros, Professor Doutor Pedro Guerreiro, Dr. Pedro Meireles, Aluno Pedro Oliveira, Aluno Pedro Casimiro, Eng.º Ricardo Bayão Horta, Aluna Zara Mesquita. ---Foi aprovada por maioria qualificada de 2/3, a proposta de fórmula de cálculo da propina do

Regime de Estudante a Tempo Parcial.

---Ponto Quatro– Processo de designação do Provedor do Estudante ---O Presidente do Conselho Geral concedeu a palavra aos Membros do Conselho Geral para se pronunciarem sobre a forma de designação do Provedor do Estudante. Intervieram os seguintes Membros: Aluno Pedro Barros, Aluno António Goulart, Professora Doutora Teresa de Sousa, Professor Doutor Sant’Ana Fernandes, Professor Doutor Adelino Canário, Professor Doutor António Branco, o Professor Doutor Efigénio Rebelo, o Professor Doutor

(7)

Sousa Lobo, o Professor Doutor Constantino Sakellarides, o Professor Doutor Hugo Ferreira, o Professor Doutor Sant’Ana Fernandes, a Drª Lídia Jorge, a Professora Doutora Gabriela Schutz e a Drª Mariana Farrusco. O Presidente sintetizou as ideias principais das intervenções e avançou para a marcação da data de 30 de Setembro, para recepção de propostas de candidatos enviadas pelos Membros do Conselho. Cabendo a cada Membro decidir se contacta ou não previamente o candidato, apresentar o seu curriculum, de modo a que o órgão possa deliberar posteriormente. ---Ponto Cinco – Aprovação das actas anteriores ---Suscitaram-se algumas questões relativamente ao teor das actas das reuniões anteriores, pelo que o órgão reflectiu sobre a forma que pretende adoptar na elaboração das mesmas. O aluno António Goulart e o Aluno Joaquim Costa mostraram-se favoráveis à gravação das reuniões. Os Membros Dr. Jorge Wemans, Drª Lídia Jorge, Dr. Aníbal Fernandes, Professor Doutor Adelino Canário, Professor Doutor Hugo Ferreira, Professor Doutor Pedro Guerreiro, Dr. Pedro Meireles, Professor Doutor Sant’Ana Fernandes, Professor Doutor Francisco Calhau, bem como o Presidente do Conselho mostraram-se receptivos a que as actas fossem sucintas, objectivas e que fossem anexadas declarações de voto ou outros documentos, sempre que tal fosse necessário para fundamentar uma votação ou uma intervenção. Ponto Seis - Linhas gerais de elaboração do Orçamento da Universidade do Algarve ---O Presidente do Conselho Geral informou que em virtude do Governo se encontrar impedido de apresentar Orçamento, a UALG também não irá preparar, para já, o seu próprio orçamento, pelo que este assunto será analisado oportunamente noutra reunião. ---Ponto Sete - Temas Estratégicos ---O Presidente voltou a insistir na importância de se identificarem os temas estratégicos mais importantes para a UALG, de modo a promover-se o debate dessas matérias, no seio do Conselho Geral. De modo a agilizar esse debate propõe que os temas a discutir circulem por e-mail, de modo a que a troca de opiniões surja, sem ter de se aguardar até à próxima reunião. Nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a reunião pelas dezoito horas, da qual se lavrou a presente acta, que vai ser assinada pelo Presidente e pelo Secretário do Conselho Geral Maria Carlos Ferreira que secretariou a reunião.

---O Presidente do Conselho Geral

(8)

O Secretário do Conselho Geral

Referências

Documentos relacionados

No Estado de Pernambuco, assim como no restante do Brasil, os dados sobre a pesca disponíveis para consulta pública abrangem o período de 1999 a 2011, porém, apenas os anos entre

Observamos que a estrutura pedagógica do seminário de Olinda possuía fortes traços das novas idéias, inclusive citada na terceira etapa do seu estatuto interno, essa tendência

Mais se declara que o(a) mesmo(a) Engenheiro(a) Técnico(a), nos termos do nº 3 do art.10.º e nas condições definidas no Quadro n.º 1, do Anexo III, da Lei n.º 31/2009, de 3 de

As facetas e as suas características podem ser decorrentes da internacionalização, da organização e da atividade do agronegócio, assim como há tipos de riscos com origem híbrida,

Vérifier que la ceinture du véhicule n’est ni vrillée, ni trop lâche Check the safety belt of the car is not twisted or too slack Verificare che la cintura non sia né attorcigliata

Отвори за обезопасителния колан за използване с лице към движението Регулиране на колана с цялостно обхващане Преди да инсталирате столчето

--- RATIFICAÇÃO DE EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO REQUERIDA POR CABRITA & DIOGO, LDA., PARA REALIZAÇÃO DE MÚSICA AO VIVO NO BAR “THE BREWERY”, SITO NA

No percurso de constituição das práticas educativas em agroecologia do MST/PR, estas contribuem para a formação dos sujeitos do campo, através da práxis