• Nenhum resultado encontrado

Informativo JULHO 2017 // Nº 08. Dia Nacional Evento será realizado no dia 19 de agosto, das 9h às 14h. + na página 03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo JULHO 2017 // Nº 08. Dia Nacional Evento será realizado no dia 19 de agosto, das 9h às 14h. + na página 03"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informativo

JULHO

2017 // Nº 08

Dia Nacional

Evento será realizado no

dia 19 de agosto, das 9h às 14h

(2)

Expediente

SINDUSCON

PR

Diretoria Executiva

Gestão 2017/2019

Presidente

Sérgio Luiz Crema

(Amerc Construções Civis Ltda)

1° Vice – presidente

Rodrigo José Zerbeto Assis (Construtora Atenas)

1° Vice - presidente Administrativo

Mayra Andrea Doria Mattana (Doria Construções Civis Ltda)

2° Vice - presidente Administrativo

Alvaro Fernandes Coelho (Plaenge Empreendimentos)

1° Vice - presidente Financeiro

Tiago Colaço Guetter (Construtora Guetter Ltda)

2° Vice - presidente Financeiro

Carlos Augusto Emery Cade (Oros Engenharia Ltda)

VICE – PRESIDENTES DE ÁREAS TÉCNICAS Política e Relações do Trabalho

Wladimir Mazzolla Morais (Lavitta Engenharia Civil Ltda)

Responsabilidade Social

Jociana Niespodzinski (Engefan Construções Civis Ltda)

Indústria Imobiliária

João Carlos Perussolo (Construtora San Remo Ltda)

Obras Públicas

Carlos Augusto Emery Cade (Oros Engenharia Ltda)

Técnica

Euclesio Manoel Finatti

(Braengel Construções e Empreendimentos Imobiliários Ltda)

Prestação de Serviços

Andre Luiz Gonçalves (AGF System)

Meio Ambiente

Ubiraitá Antonio Dresch (estilo Condomínios Ltda)

Banco de Dados

Marcos Kahtalian

(Brain Bureau de Inteligência Corporativa)

CONSELHO DELIBERATIVO

Julio César de Souza Araújo Filho (Construtora Arce Ltda)

Marcelo Azevedo Braga

(Braenge Técnicas de Engenharia Ltda) Ramon Andres Doria

(Doria Construções Civis Ltda) Erlon Donovan Rotta Ribeiro (Construtora Andrade Ribeiro Ltda)

EX –PRESIDENTES (NATOS)

José Eugenio Souza de Bueno Gizzi (Itaúba Incorporações e Construções) Hamilton Pinheiro Franck (Presidente) (H.Franck Construção Civil Ltda) Normando Antonio Baú

(Baucon Empreendimentos e Construções)

CONSELHO FISCAL

Sergio Gugelmin Motter (Sermo Construções Civis Ltda) Renato Cláudio Keinert Junior (Exame Tecnologia Ltda) Daniel do Amaral Marqueño (Ponto BR Engenharia Ltda) Luciano Plugge Freitas (Cron Engenharia)

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DA FIEP

Sérgio Luiz Crema

(Amerc Construções Civis Ltda) José Eugênio Souza de Bueno Gizzi (Itaúba Incorporações e Construções) Normando Antônio Baú

(Baucon Empreendimentos e Construções) Gustavo Daniel Berman

(R S Engenharia e Empreendimentos Imobiliários)

REPRESENTANTES REGIONAIS

Helmiro Roberto Bobeck – Ponta Grossa (Construtora Rio da Prata Ltda) Carlos Alberto de Azevedo – Paranaguá (A.R Costa Engenharia)

Felipe Ricardo Schleder Pawlina - Guarapuava (EPAX Construtora)

Luiz Carlos Braun – Pato Branco (Braun Engenharia)

Ademir Antônio Schwarts – Franciso Beltrão (Empretec Empreendimentos Técnica e Construções Ltda)

Publicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná

Administração:

Rua: João Viana Seiler, 116 – Parolin Fone (41) 3051 4300

CEP 80.220.270 – Curitiba – PR sinduscon@sindusconpr.com.br www.sindusconpr.com.br

Edição:

Assessoria de Comunicação do Sinduscon-PR Coordenação editorial: Conexa Comunicação Jornalista responsável: Fabiane Ribas (DRT: PR 4004) Edição: Waléria Pereira

Diagramação e editoração: Invente Comunicação Impressão: Optagraf

Sinduscon na WEB

A partir deste mês a jornalista Thays Beleze apresentará o Sinduscon WEB, um novo canal de comunicação do Sinduscon-PR, mais direto e dinâmico, que levará aos associados da entidade uma série de informações relevantes sobre a indústria da construção e a economia brasileira, e em apenas 1 minuto. Acesse nosso site ou Facebook e confira!

Site: www.sindusconpr.com.br Facebook: @sindusconpr

(3)

SINDUSCONPR

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Sinduscon Paraná está preparando mais uma edição do Dia Nacional da Construção Social, em parceria com o SESI PR, um evento que visa promover ações de educação, saúde, cultura e entretenimento para os trabalhadores da indústria da construção e seus familiares. Com o slogan “Minhas escolhas, meu país”, o DNCS 2017 pretende mostrar que as escolhas de cada indivíduo podem fazer a diferença.

O Dia Nacional está cheio de

novidades. Neste ano o evento

ocorrerá no dia 19 de agosto, das

9h às 14h, na unidade do SESI da

CIC, em Curitiba.

Na programação estão previstos programas de Saúde e Segurança no Trabalho, gincana, ação para empoderamento das mulheres, avaliação física, quick massage, circuito alimentação saudável e recreação infantil.

O Concurso Mascote continua: prepare as crianças! Além da programação cultural, haverá almoço aos participantes e sorteio de brindes e prêmios em dinheiro.

O evento será na Rua General Potiguara, 201 – CIC. O número de vagas é LIMITADO, por isso, será necessário confirmar presença até o dia 28 de julho para o e-mail: lidiana@sindusconpr.com.br ou pelo telefone (41) 3051-4355.

Em agosto tem Dia Nacional da

Construção Social

O evento ocorrerá das 9h às 14h com muitas atividades, prêmios em

dinheiro e almoço especial para as famílias

(4)

SINDUSCONPR NOTAS

Com a edição da Medida Provisória 783 e a regulamentação do Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), os empresários brasileiros podem agora renegociar o passivo fiscal gerado pela atual crise econômica nacional.

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o programa é positivo e recomendado aos que precisam fechar suas contas com o fisco. Com o PERT, abatimentos de juros e multas podem chegar a 90% para pagamento a vista, caindo de acordo o aumento no número de parcelas. Para dívidas de até R$ 15 milhões, também será possível utilizar créditos fiscais, que as empresas tenham disponíveis, como parte do pagamento.

De acordo com a CNI, os empresários que optaram pelo programa de regularização anterior, o PRT, serão migrados automaticamente para essa nova modalidade. O processo de adesão ao PERT começou ontem no dia 3 de julho e estará aberto até o dia 31 de agosto, por meio do site da Receita Federal.

No dia 14 de junho, o Sinduscon Corporate recebeu a visita de alunos da Escola de Educação Especial Nilza Tartuce. O encontro foi conduzido pela Monitore Engenharia e Planejamento Ambiental, responsável pelos resíduos, legislação e Meio Ambiente da obra. As crianças puderam conhecer todas as instalações do novo prédio e também tiveram uma palestra sobre sustentabilidade na construção civil.

Já está disponível para download no site do Sinduscon-PR, o Caderno de Conjuntura da Construção Civil, referente ao 1º trimestre de 2017. Elaborado pela assessoria econômica da entidade, o material apresenta uma série de dados estratégicos do mercado, exclusivos aos associados da entidade. Há informações sobre o CUB, PIB, VAB, emprego, renda, indicadores setoriais, mercado imobiliário, área liberada para construção em Curitiba, bem como área concluída; unidades de apartamentos lançadas, preços médios de área total e privativa, crédito imobiliário, inadimplência, mercado de capitais, déficit habitacional e obras públicas.

Acesse www.sindusconpr.com.br e confira!

Hora de zerar Passivo

Fiscal

Visita especial no

Sinduscon Corporate

Caderno de

Conjuntura - 1º

Trimestre de 2017

(5)

SINDUSCONPR

ÁREA TÉCNICA

A construção civil brasileira, como é da sua tradição, faz um esforço permanente para acompanhar, conhecer e atender às especificações técnicas para a implantação de empreendimentos, iniciativa necessária ao pleno atendimento de normas de qualidade e segurança, destinada à prestação do melhor serviço possível ao usuário de imóveis.

Por intermédio de sua Comissão de Materiais e Tecnologia (COMAT), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem participado e feito um acompanhamento rigoroso da criação e aplicação de normas técnicas, colocando à disposição do setor documentos orientativos para facilitar a escolha de insumos e outros materiais. É com esse propósito que a CBIC acaba de lançar a publicação: Esquadrias para Edificações – Desempenho

e Aplicações, com foco nas esquadrias, importantes componentes das edificações cuja tarefa ultrapassa os aspectos de funcionalidade e composição estética, priorizando também requisitos e critérios de desempenho, entre eles a iluminação e ventilação natural.

ESQUADRIAS PARA

EDIFICAÇÕES

DESEMPENHO

E APLICAÇÕES

Esquadrias para Edificações:

Desempenho e Aplicações

O material está disponível para download no site do Sinduscon Paraná

NORMAS

Acompanhe o andamento das Normas Regulamentadoras que regem o setor. Status: 20 de junho a 3 de julho de 2017.

Consulta Nacional:

ABNT/CB-002 - ABNT NBR 16636-1 - Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Parte 1: Diretrizes e terminologia. ABNT/CB-002 - ABNT NBR 16636-2 - Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Parte 2: Projeto arquitetônico.

ABNT/CB-018 – ABNT NBR 8522 – Concreto - Determinação dos módulos estáticos de elasticidade e de deformação à compressão.

Publicadas:

ABNT/CEE-205 - ABNT NBR 13207 – 2017 – Gesso para construção civil – Requisitos.

Acesse o site: www.sindusconpr.com.br,

no campo Área Técnica/Engenharia e faça o download da publicação.

(6)

SINDUSCONPR DADOS

Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), publicados no último dia 29 de junho, revelam que os indicadores de financiamentos imobiliários apresentaram melhora no mês de maio em relação ao volume de crédito e também as unidades financiadas, representando o segundo melhor resultado de 2017.

A captação das cadernetas de poupança também registrou crescimento no mês. Os financiamentos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram o montante de R$ 3,56 bilhões, um crescimento de 13,8% se comparado ao mês de abril e recuo de 8,6% em relação a maio de 2016.

Foram financiados nos cinco primeiros meses do ano R$ 16,8 bilhões, cerca de 8,6% inferior ao obtido no mesmo período de 2016. Nos últimos 12 meses, foram aplicados R$ 45 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos das cadernetas de poupança SBPE, queda de 18,1% se comparado ao mesmo período precedente. Os imóveis financiados nas modalidades de aquisição e construção registraram em maio um total de 14,6 mil unidades, representando alta de 24,4% em relação a abril e

queda de 21,8% na comparação com maio do ano anterior. Já na análise dos cinco primeiros meses de 2017, os financiamentos de aquisição e construção apresentaram um total de 67,2 mil imóveis, recuo de 16,9% se comparado ao mesmo período de 2016 que exibiu 80,8 mil unidades. Na comparação dos últimos 12 meses com o mesmo período precedente, o financiamento imobiliário das modalidades de aquisição e construção registraram 186 mil imóveis, uma queda de 25%.

A captação líquida, por sua vez, apresentou o montante de R$ 173 milhões, fazendo com que o número de depósitos superasse o de saques em maio. No mesmo período do ano anterior o saldo foi negativo em R$ 4,2 bilhões, representando uma melhora na situação atual. Nos cinco primeiros meses de 2017, a captação líquida de poupança dos agentes do SBPE ficou negativa em R$ 13,1 bilhões, entretanto, apresentou melhora se comparado ao mesmo de 2016 que teve R$ 31,9 bilhões em saques líquidos.

Em maio, o saldo aplicado nas contas de poupança do SBPE cresceu 5% se comparado ao mesmo período do ano anterior, devido à captação líquida positiva e o crédito de rendimentos, totalizando R$ 517,6 bilhões, maior resultado desde fevereiro de 2015.

De acordo com a pesquisa da Abecip, a queda na inflação e a redução da taxa Selic influenciaram diretamente no comportamento dos depósitos de poupança, que segue com expectativa positiva para a melhora na economia.

Crédito Imobiliário tem o segundo melhor

resultado do ano em maio, aponta ABECIP

Os financiamentos com recursos do SBPE atingiram o montante de R$ 3,56

bilhões, um crescimento de 13,8%

Acesse a pesquisa na íntegra no site do Sinduscon-PR: www.sindusconpr.com.br

(7)

O Sinduscon Paraná tem mais uma vantagem para oferecer aos empresários associados. Em recente conversa com o Senai, a entidade firmou uma parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil para oferecer novas possibilidades de desenvolvimento e melhoria de processos das empresas.

O instituto foi criado com a finalidade de atender a necessidade da indústria e incentivar a inovação. A organização trabalha em todo o processo da construção civil e propõe uma consultoria e o desenvolvimento de pesquisas em diversas linhas de atuação: materiais, produtos e sistemas.

“Pela primeira vez temos um instituto que tem a expertise da construção civil atendendo todas as nossas necessidades e com preços acessíveis para os testes. Nós, Sinduscon-PR, e o Senai, estamos totalmente à disposição dos empresários”, afirma o vice-presidente de Área Técnica do Sinduscon Paraná, Euclesio Finatti.

O instituto atua em toda a

cadeia da construção civil. É uma

grande oportunidade para os

empresários do setor.

O Instituto atua em toda a cadeia da construção civil, desde analise de materiais como cimento, agregados, cales, etc, produtos como argamassa, blocos e telhas de cerâmica vermelha, concreto e artefatos, até analises de sistemas construtivos, podendo ser convencional ou inovador e ensaios para atendimento à NBR 15.575, a Norma de Desempenho de Sistemas.

Destacam-se ainda as consultorias para implantação do programa PBQP-h, Lean Cosntruction e Manufactoring e consultoria para atendimento à NBR 15.575, a Norma de Desempenho de Sistemas. O vice-presidente ressalta ainda que, como a norma de desempenho exige que os materiais tenham a comprovação de uso e tempo de manutenção, o apoio do SENAI vem a facilitar em muito aos empresários.

Recentemente o instituto também incorporou o BIM nos serviços tecnológicos. Uma demanda crescente na indústria da construção e que pode ser testada e desenvolvida com o apoio do IST.

“O Sinduscon é o representante da classe que nós atendemos. Ele é quem dá voz para as necessidades da indústria da Construção Civil. Dessa forma essa parceria é extremamente importante para entendermos e estarmos cada vez mais próximos do nosso objetivo de trazer desenvolvimento e inovação para esse setor. Estamos juntos no mesmo foco”, reforça Letícia Gonçalves, Engenheira Civil e Analista de Negócios do Senai.

Sinduscon-PR e Instituto Senai de Tecnologia

em Construção Civil firmam parceria

Parceria incentiva inovação nas empresas do setor com consultoria e

laboratórios para ensaios em várias linhas de atuação

SINDUSCONPR

ÁREA TÉCNICA

Empresas associadas ao Sinduscon Paraná tem condições especiais para utilizar dos serviços do IST, um desconto de 20% sob a tabela de preço atualizado. Para se ter ideia, os custos são vantajosos, ensaios custam a partir de R$ 100 reais. Mais informações pelo (42) 3219-4941 ou site: www.senaipr.org.br/para-empresas

(8)

SINDUSCONPR NOTAS

INFORME PUBLICITÁRIO

O Feirão Caixa da Casa Própria realizado em Curitiba, de 23 a 25 de junho, movimentou o mercado imobiliário da capital paranaense e Região Metropolitana. Durante os três dias do evento, 11.773 pessoas passaram pelo Expo Unimed, quando foram negociados mais de R$ 1,5 bilhão. Ao todo, são mais de 7 mil contratos fechados ou em andamento.

Para a gerente regional e coordenadora do Feirão de Curitiba, Camila de Freitas Aichinger, ressaltou que os resultados do evento superaram as expectativas: “nossos parceiros confirmaram a importância do Feirão para o setor, que este ano tiveram muito mais negócios efetivados”. O presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema, que participou da abertura do evento, destacou os sinais de leve recuperação da economia brasileira, como a queda da inflação e das taxas de juros. “Eventos como este são muito importantes para movimentar o mercado. O resultado nos surpreendeu positivamente e confirma algo que sempre destacamos: o momento de comprar um imóvel é na hora que a vida pede, quando se casa, quando se tem filhos, quando se muda de cidade, ou quer sair do aluguel”, frisa.

Feirão da CAIXA movimentou mais de R$ 1,5

bilhão em negócios em Curitiba

Muitas empresas que sempre absorveram o passivo bancário de forma totalmente controlada, com a queda no faturamento motivado pela instabilidade econômica, sofreram grave alteraçãoem suas condições de modo que a previsão de faturamento passou a não ser mais suficiente para pagar o quadro de funcionários, fornecedores, os tributos e ainda as instituições financeiras.

Nessas situações, muitas vezes a alternativa encontrada é a realização de renegociações, fazendo com que o capital emprestado deixe de servir para fomentar a atividade empresarial, passando a servir unicamente para quitar dívidas anteriores com os próprios bancos, fazendo com que a empresa entre em um CICLO DE ENDIVIDAMENTO.

Essas são as empresas alvo de nossa proposta de trabalho. Empresas que, inevitavelmente, sofrerão as consequências do superendividamento bancário, tais como as restrições de crédito, a execução judicial dos contratos e das garantias móveis ou imóveis, culminando com o encerramento de suas atividades e o acúmulo de dívidas que, em um segundo momento, poderão se estender às pessoas físicas dos sócios.

SÍNTESE DO NOSSO TRABALHO:

Elaboramos uma estratégia jurídica bem definida que objetiva diminuir os custos com bancos, concentrando o faturamento da empresa para capitalizá-la novamente, dando condições de se manterem ativas enquanto discutem suas dívidas em juízo;

Proporcionamos às empresas condições de “sobrevivência” e reequilíbrio financeiro de forma prudente e sustentável, garantindo ainda que as instituições financeiras recebam seus créditos, porém em patamares mais condizentes com a realidade de mercado atual.

Na hipótese de ajuizamento de processos judiciais de cobrança por parte dos bancos, a empresa estará amparada por ações que objetivam revisar os contratos e que poderão obstar os atos de expropriação de bens, ganhando-se um tempo precioso ao empresário, o qual terá condições de capitalizar seu negócio e, posteriormente, iniciar acordos de quitação das dívidas, por valores muito inferiores aos originariamente devidos.

O escritório BERRISCH ADVOGADOS ASSOCIADOS atua há mais de 10 anos, especificamente, em defesa do direito das empresas que se tornaram reféns do endividamento bancário.

ENDIVIDAMENTO BANCÁRIO EMPRESARIAL E REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA

(9)

SINDUSCONPR SECONCI

O Seconci Paraná acaba de ampliar os benefícios aos trabalhadores das empresas associadas à entidade. A partir de agora, os pacientes que necessitarem de óculos poderão adquirir com preços e condições de pagamento diferenciados, oferecidos pela Óticas Carol.

“O Seconci Paraná existe para proporcionar ao trabalhador as melhores condições de saúde e segurança. Com essa parceria conseguimos um preço muito atrativo, no mínimo 50% mais barato que o praticado no mercado. Para nós é fundamental que o trabalhador tenha uma boa saúde, inclusive a dos olhos, pois vive e trabalha melhor, além de ter mais qualidade de vida”, reforça o vice-presidente de Área

Técnica do Sinduscon e Seconci Paraná, Euclesio Finatti, idealizador da parceria. Ao adquirir qualquer produto, o trabalhador tem garantia do produto e ainda, as manutenções como limpeza, troca de plaquetas, ajustes e parafusos sem custo. Outra vantagem é o pagamento que pode ser realizado em até duas (02) parcelas. Confira os kits disponíveis:

- Dois kits para visão simples (somente de perto ou somente de longe) com lentes orgânicas incolores para dioptrias de -4,00/+4,00 cilindro -2,00 ou lentes 1.56 com antirreflexo para dioptrias de -8,00/+6,00 cilindro -2,00.

Kit 1 – Armação com lentes orgânicas incolores por R$ 149,00

Kit 2 – Armação com lentes orgânicas ou 1.56 com antirreflexo por R$ 199,00

- Dois kits para multifocais sendo as lentes em material orgânico atendendo as dioptrias -6,00/+4,00 com adição até +3,00 com ou sem antirreflexo dependendo do kit escolhido.

Kit 3 - Armação com lentes multifocais orgânicas incolores por R$ 278,00

Kit 4 – Armação com lentes multifocais orgânicas com antirreflexo por R$ 397,00

Seconci Paraná fecha convênio com ótica

A partir de agora, os trabalhadores poderão adquirir óculos com preços e

condições de pagamento diferenciados

(10)

SINDUSCONPR CBIC

Com o crescente aumento da competitividade, cresce também a busca por processos gerenciais inovadores e mais efetivos no alcance de verdadeiros diferenciais competitivos. Outro crescente fenômeno é o avanço das desigualdades sociais aliado a uma postura cada vez mais crítica da sociedade com um olhar permanentemente atento à conduta das empresas.

Nesse sentido, para obter o respeito, a confiança, o reconhecimento e a admiração da sociedade, atributos indispensáveis para uma indústria que entrega um produto de grande valor agregado e que estabelece com o seu consumidor um relacionamento de longo prazo, é preciso que as empresas optem por sistemas de gestão capazes de promover um desenvolvimento econômico sustentável que envolva os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Por tudo isso, disseminar este conceito junto à indústria da construção, identificar e promover as boas práticas, incentivar o desenvolvimento de iniciativas nacionais e apoiar as empresas e entidades no avanço das pautas relacionadas a este tema tem sido o caminho percorrido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC. O Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, cuja missão é dar visibilidade a iniciativas que geram impacto social, é um dos projetos desenvolvidos pelo FASC que vem a cada ano se renovando com o objetivo de cada vez mais apoiar os participantes na melhoria de seus projetos e iniciativas

sociais. Um exemplo deste processo de melhoria contínua foi a criação, para o ciclo de 2017, de oficinas online destinadas a apoiar os participantes no entendimento do regulamento, todo ele baseado nos padrões da Norma ISO 26.000, e na descrição de seus projetos para garantir a perfeita compreensão do projeto por parte da banca avaliadora.

Outra importante iniciativa conduzida pelo FASC, é o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), evento já consolidado no calendário do segmento, que promove um dia de atividades de lazer, saúde, educação e cidadania para os trabalhadores e seus familiares. Mesmo em um momento em que enfrenta uma crise sem precedentes o setor aderiu a iniciativa e vai realizar a edição de 2017, no próximo dia 19 de agosto, em 30 localidades.

Somam-se a estas iniciativas, o Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças para as entidades sindicais, o CBIC JOVEM, lançado durante o ENIC de Brasília. No segundo semestre de 2017 terá início um programa de formação para estes jovens, preparando-os para apoiar as entidades, principalmente neste momento onde as mesmas precisam se reinventar e se reposicionar no mercado. O objetivo primordial da iniciativa é de agregar cada vez mais valor às ações e projetos sociais das empresas do setor, face aos desafios impostos pelas mudanças na reforma trabalhista.

E é exatamente por estes e outros motivos que a CBIC não só mantém todas as atividades desenvolvidas pelo Fórum de Ação Social e Cidadania, como incentiva que cada vez mais e mais entidades se façam representar neste importante espaço, que tem como missão inspirar a transformação da cultura empresarial do setor.

Fonte: CBIC

Responsabilidade Social como Diferencial

Competitivo

(11)

SINDUSCONPR INFORME JURÍDICO

Como é de conhecimento dos associados, a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2018, fechada em novembro/2016, já determinou a correção dos pisos, salários, vale compras e café da manhã, a partir de 01/06/2017, pelo INPC/IBGE do período de 01 de junho de 2016 a 31 de maio de 2017. Assim, na data de ontem, foi registrado no MTE o Termo Aditivo a CCT 2016/2018, com os valores atualizados dos pisos, salários, vale-compras e café da manhã pelo INPC (3,35%), a partir de 01/06/2017:PISOS SALARIAIS

REAJUSTE SALARIAL

Reajuste de 3,35% sobre os salários de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais), sendo que a parte excedente de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) será objeto de livre negociação.’

VALE COMPRAS

Vale compras no valor de R$ 404,10 (quatrocentos e quatro reais e dez centavos) por mês;

CAFÉ DA MANHÃ

Em caso de fornecimento do tíquete refeição, o valor passa a ser de R$ 4,32 (quatro reais e trinta e dois centavos) por dia;

SEGURO DE VIDA

De acordo com o parágrafo primeiro da cláusula 15ª da CCT 2016/2018, o capital básico do seguro de vida e o limite da participação do funcionário, sofrerão atualização anual pelo IGP-DI. Desta forma, o valor do capital básico do seguro passa para R$ 21.976,00 e a participação do funcionário na parcela contributária fica limitada em R$ 5,39.

Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2018

A empresa desenvolve uma série de iniciativas voltadas para a proteção

do meio ambiente

Acesse a íntegra do TERMO ADITIVO A CCT 2017/2018 no site: www.sindusconpr.com.br

CATEGORIA VALOR HORA JUNHO 2017 Servente R$ 5,83 Meio Profissional R$ 6,32 Profissional R$ 8,23 Contra Mestre R$ 11,47 Mestre de Obras R$ 15,89

(12)

Referências

Documentos relacionados

A missão de elaborar e disseminar produtos de previsão do tempo e avisos de mau tempo para a METAREA V foi atribuída ao CHM, por subdelegação de compe- tência (Portaria nº 85, de 29

Com estes parâmetros diretivos, seus pressupostos e método simbólico de aproximação da cristologia que visa responder perguntas sobre Jesus e seu relacionamento com Deus, e

 Proposição de uma nova dinâmica para o próximo Enanpoll, de modo a favorecer: (a) apresentação pelos pesquisadores do GT das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

E são coleções que acontecem como aconteceram as primeiras coleções de moda: como reunião de peças de estilos diversos, para público diversificado, mas postos para a mesma

Um dos pontos centrais abordados é a questão de que a prática musical seria uma situação favorável à ocorrência do estado de flow (CSIKSZENTMIHALYI, 1997), o que justificaria o

- Sugestões: introdução de Estatística no Ensino Fundamental (recomendada em 1989 nos EUA e em 1997 no Brasil), jogos no ensino da Matemática, construção de laboratórios

de recursos e em media menor nível de instrução, para entender as necessidades e exigências