• Nenhum resultado encontrado

UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM TEMPO DE PANDEMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM TEMPO DE PANDEMIA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A PROMOÇÃO DO

LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM TEMPO DE PANDEMIA

Aspectos relacionados aos processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental – I ENOPEM

Cecy Leite Alves Carreta Sidney Santos Silva Débora Lopes Mendes Araujo Celi Espasandin Lopes Resumo

A educação está assumindo novos desafios, nesse momento de pandemia, as escolas tiveram que se adaptar ao ensino remoto. O presente artigo apresenta uma sequência de atividades que desenvolvem o conhecimento estatístico, tendo como intuito promover o letramento estatístico, por meio de uma leitura mais consciente de dados apresentados por meio de gráficos e tabelas, explicitar o conhecimento estatístico como essencial para o exercício da cidadania e propor a anunciação dos resultados obtidos por meio de textos. Sua aplicação é direcionada para os ciclos interdisciplinar, autoral e ao Ensino Médio. A sequência de atividades contribui para a promoção de uma visão mais crítica sobre a situação mundial em relação a COVID-19, na qual os alunos se apropriam de informações através de fonte confiável, podendo entender de fato a situação da saúde no país, fazendo com que eles reflitam e tomem decisões conscientes frente à pandemia. A sequência de atividades proporcionou o letramento estatístico, visto que os estudantes participantes da pesquisa foram capazes de argumentar seus pontos de vistas de forma crítica, com base em dados estatísticos coletados por eles mesmo.

Palavras-chave: Educação Estatística; Letramento Estatístico; Ensino Remoto; Google Classroom.

1. Introdução

A educação atualmente, enfrenta diversos desafios para se adaptar a realidade do isolamento social. As aulas deixaram de acontecer de forma presencial, para serem oferecidas de forma remota, em ambientes virtuais.

Esse artigo apresenta a aplicação de uma sequência de atividades criadas e aplicadas em um ambiente de ensino remoto, o qual vem sendo utilizado por professores da rede municipal da cidade de São Paulo, o Google Classroom. A sequência contribui para a construção do letramento estatístico, o aluno é considerado o centro do processo educacional e aprimora o seu espírito investigativo, criativo e argumentativo. A sequência tem como objetivoa promoção de uma leitura mais consciente de dados estatísticos exibidos nas mídias, por meio de gráficos, também promove a habilidade de compreender as informações

(2)

estatísticas como essencial para o exercício da cidadania e anunciar os resultados por meio de tabelas, gráficos e textos, além disso, a sequência também proporciona uma reflexão sobre o retorno das aulas presenciais.

As atividades presentes neste artigo foram intituladas por “Dados Estatísticos: Novo coronavírus” e “Reflexões sobre o retorno às aulas presenciais”, foram aplicadas em uma escola municipal da cidade de São Paulo. Utiliza como recurso o Google Classroom e é direcionada para os ciclos interdisciplinar (do 4º o 6º ano), autoral (7º ao 9º ano) e para o Ensino Médio.

2. Ensino Remoto: Contexto atual

O cenário atual da educação necessita da tecnologia mais do que nunca, visto que a descoberta da Covid-19 submeteu todos os alunos da rede municipal de São Paulo ao ensino de forma remota, pelo intermédio da tecnologia, como forma de complementar ao material impresso disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação. O Ensino Remoto foi criado com o intuito de dar continuidade ao processo de ensino, para minimizar os efeitos do isolamento social na educação. Nele os professores oferecem acolhimento aos estudantes e continuidade em sua escolarização.

Nesse contexto pandêmico, as aulas ocorrem em salas virtuais, pelo intermédio da tecnologia e possuem características próprias. Casatti (2020), aponta que as salas de aula virtuais apresentam uma dinâmica própria de interação, além de necessitar de características pedagógicas diferente, por isso, esse cenário é um grande desafio para todos os envolvidos.

As escolas municipais da cidade de São Paulo estão contando como principal alternativa para esse momento, a distribuição de materiais impressos (Trilhas de Aprendizagem- volume 1 e 2) e os professores postam atividades e materiais, de caráter complementar, no Google Classroom. A plataforma conta com todos os recursos disponibilizados pela Google (planilhas, apresentação, tabelas, formulários, meet, etc.), para mais, oferece recurso de interação como o mural, no qual todos (professores e alunos) podem interagir entre si.

A escola que foi aplicada essas atividades tem a organização, durante o ensino remoto, de postar apenas uma atividade semanal por componente curricular na plataforma. Então, a disciplina de Matemática é postada apenas de segunda-feira, por isso, a atividade teve um tempo de seis semanas.

(3)

3. Sobre o letramento estatístico

A sociedade é repleta de informações e situações que nos levam a recorrer à estatística para resolver os problemas relacionados às diferentes áreas do conhecimento ou para inferir criticamente sobre eles. Lopes (2010) relata que, nas últimas décadas, os currículos de Matemática da maioria dos países inseriram conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória desde os anos iniciais da escolarização fundamental de um estudante. No Brasil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Brasil (2017), o ensino de estatística e probabilidade deve ser abordado a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dessa forma, nasce entre professores e pesquisadores, a preocupação em refletir sobre

o que ensinar e como ensinar conteúdos relacionados à estatística, à probabilidade e à

combinatória. Com o desafio sobreveio também a necessidade de romper com o aspecto procedimental das aulas de estatística que valorizam fórmulas, cálculos e regras. Desde então, passou a existir uma nova área de pesquisa – a Educação Estatística. Entendemos por Educação Estatística a

Área de pesquisa que tem como objetivo estudar e compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, o que envolve os aspectos cognitivos e afetivos do ensino-aprendizagem, além da epistemologia dos conceitos estatísticos e o desenvolvimento de métodos e materiais de ensino etc., visando o desenvolvimento do letramento estatístico (CAZORLA, KATAOKA E SILVA, 2010, p. 22-23).

Nessa direção, o ensino de estatística se dá por meio do desenvolvimento de competências como o Letramento, o Raciocínio e o Pensamento estatístico, com o intuito de “valorizar uma postura investigativa, reflexiva e crítica do aluno, em uma sociedade globalizada, marcada pelo acúmulo de informações e pela necessidade de tomada de decisões em situações de incerteza” (CAMPOS, WODEWOTZKI, JACOBINI, 2011, p. 12).

Entendemos por Letramento estatístico “à habilidade de comunicação estatística, que envolve ler, escrever, demonstrar e trocar informações, interpretar gráficos e tabelas e entender as informações estatísticas dadas em jornais e outras mídias, sendo capaz de se pensar criticamente sobre elas” (CAMPOS, WODEWOTZKI, JACOBINI, 2011, p. 44).

Nessa perspectiva, para letrar o estudante, precisamos também desenvolver o pensamento estatístico que consiste na “Capacidade de relacionar dados quantitativos com situações concretas, admitindo a presença de variabilidade e da incerteza, escolher

(4)

adequadamente as ferramentas estatísticas, enxergar o processo de maneira global, explorar os dados além do que os textos prescrevem e questionar espontaneamente os dados e os resultados” (CAMPOS, WODEWOTZKI, JACOBINI, 2011, p. 44).

Ainda de acordo com esses pesquisadores, o raciocínio estatístico “pode ser categorizado, envolve a conexão ou a combinação de ideias e conceitos estatísticos, significa compreender um processo estatístico e ser capaz de explicá-lo, significa interpretar por completo os resultados de um problema baseado em dados reais” (CAMPOS, WODEWOTZKI, JACOBINI, 2011, p. 44).

A situação atual mais do que nunca requer um letramento estatístico, no qual os alunos possam compreender de forma crítica as informações presentes na mídia, para então tomar decisões e argumentar os seus pontos de vista, baseando suas decisões em uma análise crítica dos dados que estão postos. Para o letramento estatístico, é importante que o aluno tenha autonomia de escolha e pesquisa para criar seus próprios dados e então compará-los com os apresentados pela mídia, por isso, a atividade presente neste artigo, zela pelo poder de decisão e argumentação dos estudantes.

Entendemos, no sentido de Lopes (1998), que:

É preciso analisar/relacionar criticamente os dados apresentados, questionando/ponderando até mesmo a sua veracidade. Assim, como não é suficiente ao aluno desenvolver a capacidade de organizar e representar uma coleção de dados, faz necessário interpretar e comparar esses dados para tirar conclusão (LOPES, 1998, p. 19).

Contudo, saber fazer reflexões e avaliações críticas sobre os dados estatísticos tem sido denominado por vários pesquisadores de letramento estatístico. Deste modo, ser letrado estatisticamente requer que a pessoa saiba “ler e interpretar tabelas e gráficos, entender as medidas de posição e dispersão, usar as ideias de aleatoriedade, chance e probabilidade para fazer julgamentos sobre eventos incertos e relacionar a amostra com a população (LOPES, 2002, p. 1)”.

Na seção seguinte apresentamos a sequência de atividades desenvolvidas com a intenção de promover indícios do letramento estatístico em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

4. Sequência de atividades

A sequência de atividades teve como intuito proporcionar aos alunos o poder de decisão, além disso, também promover o poder de argumentação por meio da Língua

(5)

Portuguesa. Vale ressaltar que na descrição da atividade foi utilizado o termo Matemática ou invés Estatística, uma vez que a professora da turma, uma das autoras do artigo, achou mais apropriado para a compreensão dos estudantes, visto que o nome da disciplina é Matemática.

A realização das atividades na plataforma abrange, aproximadamente, 30% dos estudantes da turma que foi aplicada a sequência, porém participaram das análises somente três alunos, visto que, foram os únicos que as realizaram completamente em um tempo hábil para a escrita deste artigo.

A sequência de atividades foi aplicada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de São Paulo. As atividades relatadas neste artigo foram frutos de um curso promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática Paulista (SBEM/SP), em parceria com a Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Estatística – CEPEME associado à Universidade Cruzeiro do Sul, intitulado “Práticas pedagógicas em Educação Estatística para anos finais do Ensino Fundamental” coordenado pela professora Dra. Celi Espasandin Lopes e pelo professor Ms. Sidney Silva Santos.

As atividades foram desenvolvidas por meio da plataforma Google Classroom, utilizando os recursos de Planilhas, texto, mural e formulário. Teve como objetivo promover o letramento estatístico, com uma leitura consciente de dados, um olhar crítico sobre a Pandemia e a argumentação sobre o retorno das aulas presenciais. O tempo de desenvolvimento foi de seis semanas, uma vez que a atividade 1 - Dados estatístico - Novo coronavírus foi dividida em três partes e a atividade 2 - Reflexão sobre o retorno das aulas também foi dividida em três partes e cada parte foi separada como uma atividade no Google Classroom. Essa separação se fez necessária por conta da dificuldade apresentada pelos alunos na utilização dos recursos da plataforma.

A turma de aplicação da atividade conta com alunos participativos, que demonstram muito interesse e facilidade em Matemática, em contrapartida, apresentam uma certa dificuldade na escrita e limitações na utilização do Google Classroom.

A sequência assume um caráter interdisciplinar podendo envolver as disciplinas de Matemática (Estatística), Geografia e Português e tem como objetivo promover uma leitura mais consciente de dados estatísticos, visto que houve um aumento significativo de informações apresentadas em forma de gráficos, além disso, a habilidade de compreender informações estatísticas se faz essencial para o exercício da cidadania, e promover uma

(6)

reflexão e argumentação sobre o retorno das aulas presenciais, pautados em dados obtidos pelos próprios alunos.

Cada etapa apresentada a seguir trará sugestões para ampliação das atividades, visto que após a aplicação das mesmas, houve uma reflexão sobre pontos que poderiam ser abordados em uma futura aplicação.

Atividade 1 - Dados Estatísticos: Novo coronavírus

1ª Parte: Tabulação dos dados

Figura 1: Enunciado da atividade Dados Estatísticos: Novo coronavírus (Parte 1)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

A tabela para preenchimento (Tabela 1) foi criada no Google Planilhas e os campos a serem preenchidos pelos alunos foram pintados de amarelo, com o intuito de facilitar o preenchimento. As colunas correspondentes ao “Total de nº de casos por Região” e “Total de nº de mortes por Região” foi configurada para fazer a somatória, por isso, não foi solicitado que os alunos preenchessem essas colunas.

(7)

Fonte: Dados da primeira pesquisadora.

Essa etapa teve o intuito de proporcionar aos alunos a tabulação de dados a partir de uma coleta realizada por eles em um site oficial, além disso, essa etapa faz com que os estudantes conheçam a real propagação do vírus no Brasil, tendo como base os números de infectados e óbitos até o momento da coleta efetuada por eles, outro ponto importante para se abordar nesta etapa é o aumento dos números a cada dia, uma vez que se o aluno coletar os dados em um determinado dia e retornar aos dados no dia seguinte, poderá observar um aumento, também se pode refletir sobre a velocidade da propagação da doença no país.

2ª Parte: criação de gráficos

(8)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

Esta etapa teve como intuito colocar os alunos frente a decisão de escolha do gráfico que ele julga mais adequado para a demonstração dos dados. Além disso, acreditamos que o ato deles desenharem esses gráficos, contribuem ainda mais para a compreensão da situação mundial. Essa etapa pode desencadear uma reflexão sobre os gráficos apresentados pelas mídias e a escolha de cada estudante.

3ª Parte: Síntese dos conhecimentos

Figura 3: Enunciado da atividade Dados Estatísticos: Novo coronavírus (Parte 3)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

Esta etapa teve como intuito promover o poder de enunciação dos resultados e a argumentação dos alunos, visto que, a professora que aplicou esta atividade acredita que todos os componentes curriculares devem contribuir para a defasagem na escrita dos estudantes. Neste momento, o professor pode organizar uma roda de conversa para discutir as ideias construídas nas etapas anteriores.

Atividade 2: Reflexões sobre o retorno às aulas presenciais

1ª Parte: apropriação da situação e discussão no mural

Para a realização dessa etapa foram disponibilizados para reflexão e conhecimento dos alunos, três vídeos sobre o assunto e uma apresentação com os protocolos de segurança que as escolas terão que seguir no momento do retorno das aulas presenciais. Os vídeos utilizados

(9)

para essa atividade foram (1) SP: maioria dos pais concorda com o adiamento da volta às aulas (https://www.youtube.com/watch?v=JIDjfXapIkA); (2) Pais e professores criticam volta às aulas em setembro (https://www.youtube.com/watch?v=vuIV4arYgX0) e (3) Volta às aulas presenciais pode ser um risco para mais de 9 milhões de brasileiros (https://www.youtube.com/watch?v=4ae3kN3BY2s).

Figura 4: Enunciado da atividade Reflexões sobre o retorno às aulas presenciais (Parte 1)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

Esta etapa teve como intuito promover a interação entre os alunos, visto que o mural é uma ferramenta que todos da sala visualizam as respostas e podem interagir entre si. Essa etapa da atividade foi a que os alunos apresentaram mais dificuldade para realizarem, então é necessário que o professor dê um bom direcionamento e crie um recado no mural direcionado para essa discussão.

2ª Parte: Tabulação das respostas

(10)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

A planilha a ser preenchida contém os campos presentes na figura 6.

Figura 6: Indicadores planilha

Fonte: Dados da primeira pesquisadora

Esta etapa tem como intuito desenvolver a criação de gráficos pelo google planilhas e tabular as respostas de todos os estudantes, também visa o trabalho interativo, visto que todos preencheram o mesmo documento.

3ª Parte: Aponte seus argumentos

A partir das respostas dos alunos, foram criados gráficos e solicitado o preenchimento de um formulário (https://forms.gle/XW5xtYhrNYTmaP7P7), o qual apresenta todos os dados coletados nas etapas anteriores por meio de gráficos de barras, colunas e setores, para então os alunos criarem um texto justificando seu ponto de vista sobre o retorno das aulas.

O enunciado foi apresentado da seguinte maneira: “Utilizando as suas respostas e a dos seus colegas (observadas pelos gráficos), os vídeos e as reportagens. Escreva uma carta para o Prefeito da Cidade de São Paulo, justificando se você acredita que é o momento certo para o retorno das aulas presenciais. Lembre-se de argumentar de forma convincente e com os dados obtidos. O texto deve conter no mínimo 10 linhas”.

Esta etapa, igualmente a última etapa da atividade 1, teve como intuito promover o poder de enunciação dos resultados e argumentação nos alunos, também contribui para se compreender se o letramento estatístico foi promovido e trazer um fechamento utilizando todos os conhecimento adquiridos na realização das duas atividades.

(11)

5. Resultados e análise

A análise será desenvolvida a partir da resposta de três alunos do sexto ano, visto que foram os únicos que realizaram, até o momento da escrita deste artigo, as duas atividades completas.

Na primeira parte da atividade 1- Dados estatísticos: Novo coronavírus, os três alunos participantes da pesquisa realizaram o preenchimento de forma correta. Os alunos 1 e 3 preencheram a tabela pelo google Planilhas conforme foi solicitado, já o aluno 2, reproduziu a tabela no caderno e preencheu de acordo com os dados. Se pôde observar nesta etapa que os estudantes possuem a habilidade de coletar e tabular dados estatísticos.

A segunda parte da atividade 1, os alunos demonstram conhecer gráficos de colunas (figura 7) e setores (figura 8), além disso, a liberdade de escolha do tipo de gráfico proporciona uma discussão mais rica, na qual os alunos são convidados a argumentar sobre os aspectos que os levaram a determinada escolha.

Figura 7: Gráficos criados por dois alunos

Fonte: Dados da primeira pesquisadora

Na terceira parte da atividade 1, os três alunos participantes da pesquisa sinalizaram que tanto a tabulação, quanto a criação dos gráficos facilitaram a compreensão das perguntas solicitadas, entretanto, acreditamos que os dados mais significativos obtidos nessa atividade está relacionado a reflexão: “Escreva como a Matemática pode te ajudar na situação que estamos vivendo por causa do novo coronavírus” (Figura 8).

(12)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

A partir da figura 8, podemos perceber como a atividade foi significativa para os estudantes, visto que eles conseguiram visualizar e argumentar sobre a importância da Matemática para a sua vida, principalmente, nesse momento de pandemia.

Na primeira parte da atividade 2 - Reflexões sobre o retorno das aulas, os alunos apresentaram muitas dificuldades em postar suas respostas no mural, sendo que, a maioria deles enviaram suas respostas por meio de comentários particulares, impossibilitando a proposta de interação entre os alunos, acreditamos que para que essa etapa aconteça de fato, é necessário que o professor auxilie os estudantes na utilização do mural e estimule a interação com os colegas. Os três estudantes que participaram da pesquisa responderam às três perguntas em comentários particulares, apenas com sim ou não.

A segunda parte da atividade 2 (Figura 9), foi importante para que os alunos conheçam o ponto de vista de seus colegas, visto que a etapa anterior não atingiu este objetivo, além disso, essa ferramenta (Google Planilhas) contribui para se tabular dados, criar gráficos e o formulário da última etapa.

(13)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

A última etapa da atividade foi importante para compreender como o objetivo da atividade foi desenvolvido, os alunos tomaram as decisões sobre a melhor forma de desenvolver as etapas e demonstraram o poder de argumentação por meio da produção da carta (figura 9), demonstrando assim, que houve a promoção do letramento estatístico, considerando que os alunos utilizaram dados para defenderem seus pontos de vista, demonstrando o pensamento crítico, por meio da habilidade de ler, escrever e demonstrar informações, a partir da interpretação de gráficos e tabelas. Esta etapa também contribuiu para se compreender como os estudantes estão lidando com o isolamento social e a pandemia.

(14)

Fonte: Dados da primeira pesquisada

6. Considerações Finais

O artigo apresentou uma possibilidade de construção do conhecimento estatístico com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nesse momento de ensino remoto, utilizando o

Google Classroom.

A sequência de atividades que promoveu o letramento estatístico, no qual os alunos construíram o conhecimento por meio de pesquisas, de forma autônoma e colaborativa. Consideramos que os objetivos individuais de cada atividade foi atingido, pois os alunos construíram uma leitura mais consciente dos dados estatísticos, fizeram a tabulação e gráficos dos dados coletados por eles mesmos, além disso, foi desenvolvido de forma satisfatória o poder de argumentação por meio de textos, os quais eles utilizaram dados estatísticos para argumentar seus pontos de vistas, demonstrando assim, o pensamento crítico.

7. Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponivel em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> . Acesso em: 02 mar. 2017.

CASATTI, D. Ensino remoto na pandemia pode transformar educação. Jornal da USP. São Paulo, 26 mai. 2020. Disponível em < https://jornal.usp.br/universidade/ensino-remoto-na-pandemia-pode-transformar-educacao/> Acesso em 12 de ago. de 2020.

CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

(15)

CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. D. Trajetórias e perspectivas da

educação estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. 1. ed. Campinas: Mercado de

Letras, 2010. v. I.

LOPES, C. A. E. Literacia Estatística e o INAF 2002, 2004. Disponivel em:

<https://pactuando.files.wordpress.com/2015/04/lopes-c-literacia-estatc3adstica-e-o-inaf-2002.pdf>. Acesso em: 2019 set. 07.

LOPES, C. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise

curricular. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

LOPES, C. E. “Os desafios para educação estatística no currículo de matemática”, in LOPES, Celi Espasandin; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag (Orgs). Estudos e reflexões em educação estatística. Campinas: Mercado de Letras, pp.47-63, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact