• Nenhum resultado encontrado

TD ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA PROFESSOR TIAGO FERNANDO GEO-HUMANA 03/07/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TD ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA PROFESSOR TIAGO FERNANDO GEO-HUMANA 03/07/2014"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Fundação Universidade Estadual do Ceará - FUNECE Curso Pré-Vestibular - UECEVest

Fones: 3101.9658 / E-mail: uecevest_itaperi@yahoo.com.br Av. Doutor Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi – 60714-903 Fone: 3101-9658/Site: www.uece.br/uecevest /e-mail:uecevest@uece.br

Fortaleza – Ceará

TD ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA – PROFESSOR TIAGO FERNANDO – GEO-HUMANA 03/07/2014

01. As indústrias que possuem varias filiais espalhadas por diversos países são as chamadas industrias globais ou mundiais. Estes conglomerados industriais têm, dentre as suas características,

A) um pequeno investimento em pesquisa, alta produtividade e elevada lucratividade. B) o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para os países nos quais estão instalados. C) a garantia do desenvolvimento tecnológico dos países subdesenvolvidos.

D) a atuação em diversos setores da economia, como os setores financeiro e comercial, além do industrial.

02. Produtos de base, em estado bruto, considerados como materia-prima, provenientes de cultivo ou extração são conhecidos como

A) bens duráveis. B) bens estratégicos. C) commodities. D) recursos energéticos.

03. O Censo demográfico de 2010 do IBGE informa que o Brasil ultrapassou 190 milhões de habitantes. Analise as seguintes afirmações sobre as características da população brasileira:

I. A população brasileira esta irregularmente distribuída em seu território.

II. A região nordeste e a segunda mais populosa do Pais, no entanto, a sua densidade demográfica e baixa.

III. O processo de industrialização da região sudeste não contribuiu para que esta seja a mais populosa do País.

Esta correto o que se afirma em

A) I e III apenas. B) II e III apenas. C) I, II e III. D) I e II apenas.

04. Elaborando um trabalho sobre geografia urbana, estudantes de uma escola definiram a localização de uma área no seu bairro, estabeleceram seus limites e delimitaram-na a partir de um mapa. Fazendo isso, utilizaram um princípio geográfico proposto por Ratzel, conhecido como princípio da

A) causalidade. B) extensão. C) atividade. D) conexidade.

05. No Brasil há uma elevada concentração de terras. Os latifúndios predominam, ocupando a maior parte da área enquanto os minifúndios têm pouca expressividade percentual. Sobre as características da estrutura fundiária brasileira, é correto afirmar-se que

A) nas grandes concentrações fundiárias, geralmente existem grandes parcelas de terras ociosas.

B) os pequenos produtores não têm problemas de endividamento no campo, em virtude das linhas de crédito oferecidas pelo Governo Federal.

C) a mecanização das lavouras nas grandes propriedades tem contribuído para a fixação do homem no campo.

(2)

D) no Brasil as maiores áreas de tensão e conflitos por disputa de terras estão localizadas na região Sul. 06. Sobre a revolução técnico-científica, ou terceira revolução industrial, analise as afirmações a seguir. I – Seus efeitos repercutiram em todo o mundo, principalmente nos últimos 30 anos.

II – Nela ocorrem modificações da sociedade com a natureza.

III – Um dos seus principais impactos foi à modernização dos sistemas de transporte e telecomunicações. É correto o que se afirma em

A) I e II apenas. B) II e III apenas. C) I e III apenas. D) I, II e III.

07. O conceito de desenvolvimento econômico pode ser reservado para designar

A) apenas as mudanças conjunturais de uma economia. B) somente o crescimento populacional de um país.

C) unicamente o crescimento do setor primário da economia. D) a transformação estrutural de uma economia.

08. Assinale a alternativa que NÃO inclui elemento que caracteriza o processo de evolução da urbanização brasileira.

A) Uma concentração urbana das infraestruturas, a formação de metrópoles nacionais com importante poder de polarização e vastas periferias desassistidas.

B) O planejamento urbano como instrumento indispensável para a redução das desigualdades socioespaciais desde a formação das primeiras grandes metrópoles nacionais.

C) A tentativa de participação do Estado Federal na gestão das grandes cidades através da formação das Regiões Metropolitanas na década de 1970.

D) Uma forte pressão migratória campo-cidade, resultante de uma diferenciação territorial e socioeconômica entre espaços urbanos e rurais.

09. Sobre a organização territorial brasileira no contexto do processo de globalização, pode-se afirmar corretamente que

A) dentre as muitas vantagens da inserção brasileira no processo de globalização, está o uso democrático e irrestrito de novos meios de comunicação capazes de permitir à sociedade a apreensão das informações e dos acontecimentos de maneira articulada com o mundo.

B) as políticas de desenvolvimento no Brasil contemplaram a distribuição equitativa das terras entre os trabalhadores rurais, resultando na emergência de uma agricultura competitiva que destacou culturas como a de soja no abastecimento do mercado consumidor internacional.

C) o território procurou tornar-se atrativo para os investimentos externos, adaptando as condições de regulação da política aos interesses dos movimentos econômicos internacionais.

D) as condições ambientais deram saltos qualitativos e um modelo de desenvolvimento sustentável foi adotado, o que promoveu benefícios sociais e uma maior conservação dos recursos naturais.

10. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil

(3)

apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Para responder considere os itens: I. Expectativa de vida

II. Renda per Capita III. Taxa de Exportação IV. Taxa de importação V. Educação

As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens A) I, III e V. B) I, II e IV. C) I, II e V. D) II, III e V.

11. A diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira, a partir dos anos de 1980, teve como causa fundamental a

A) disseminação da prática do aborto, em conformidade com a legislação vigente.

B) esterilização de grandes efetivos demográficos, a partir da laqueadura e da vasectomia. C) redução das taxas de natalidade, associadas aos processos de urbanização.

D) considerável emigração para os países localizados na zona temperada do globo.

12. Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais, numa mesma área agrícola. A rotação de culturas é vantajosa por que

A) viabiliza a possibilidade de produção de vários produtos na mesma safra. B) diminui a longo e médio prazo os gastos com recuperação de solo. C) garante, ao agricultor, maior lucratividade em curtíssimo prazo.

D) aumenta a lucratividade do produtor por conta da qualidade do produto.

13. Sobre a análise e a constituição do espaço urbano, são feitas as seguintes afirmações. I. O espaço urbano capitalista é fragmentado, articulado e campo das lutas sociais. II. O espaço urbano capitalista é fragmentado, articulado e campo das lutas sociais.

III. Os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, o Estado e os grupos sociais são alguns dos agentes que constituem o espaço urbano.

IV. O espaço urbano é o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, formam (...) um conjunto indissociável, em perpétua evolução.

Está correto o que se afirma A) apenas em II e III.

B) apenas em I, II e III. C) apenas em I, II e IV. D) apenas em III e IV.

(4)

14. ”As possíveis formas de aproveitamento (...) dos recursos que podem ser adotadas no momento atual estão, sem dúvida, determinadas pelas condições de expansão da economia de mercado. Mas estas dependem, por sua vez, do grau de rigidez apresentado pelas estruturas tecnológicas e institucionais, bem como os princípios e os avanços científicos nos quais se apoia esta racionalidade econômica (...).”

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. p. 61. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Podemos afirmar corretamente que o excerto versa especificamente sobre o(a) A) aquecimento global.

B) conservação dos recursos minerais. C) desenvolvimento sustentável. D) espaço urbano.

15. Analise as afirmações a seguir sobre as características da população brasileira.

I. As pirâmides etárias no Brasil têm demonstrado, mais recentemente, uma base mais estreita e o ápice — onde está concentrada a maior parcela da população jovem — mais largo.

II. As regiões brasileiras apresentam diferenças na distribuição da população em relação à cor da pele. Este fato pode ser explicado pelos diferentes processos de ocupação e povoamento.

III. O aumento do percentual da população idosa no Brasil é consequência da melhoria da qualidade de vida e da redução, em média, da taxa de fecundidade.

Está correto o que se afirma A) apenas em I e II.

B) apenas em I e III. C) apenas em II e III. D) em I, II e III.

16. Analise as afirmações a seguir sobre os espaços agrários.

I. A atividade agroindustrial é uma das principais características da agricultura moderna, que compreende desde a produção até o processamento e a distribuição.

II. Os produtos originados do agronegócio também são conhecidos no mercado mundial pela dominação de commodity.

III. As geotecnologias e a biotecnologia geram mecanismos que permitem, entre outras atividades, mapear as áreas plantadas, determinar a melhor época do ano para se plantar um tipo de cultura, selecionar sementes e corrigir solos.

É correto o que se afirma A) somente em I e II. B) somente em I e III. C) somente em II e III. D) em I, II e III.

(5)

A) É indiscutível a integração nacional plena com os diversos meios de transporte distribuídos de forma igualitária e homogênea.

B) Apesar das vantagens de outros meios de transporte no território nacional, o transporte rodoviário ainda é o mais utilizado no deslocamento de pessoas e de cargas, por ser menos dispendioso que o aéreo e o ferroviário.

C) O transporte ferroviário, no Brasil, alcançou seu esplendor no século XIX, deslocando minerais e produtos agrícolas, através de uma densa rede nacional de estradas de ferro, atualmente, abandonada. D) No Brasil, o transporte aéreo encontra condições que lhe são particularmente favoráveis, principalmente, em razão da dimensão do território nacional e da estrutura do seu povoamento, responsáveis por criar uma demanda de deslocamentos para os quais o avião é bem mais cômodo do que outros meios de transporte.

18. Sobre a modernização da agricultura brasileira é FALSO afirmar que:

A) O advento das inovações de caráter técnico e tecnológico e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia no Brasil ocorreram a partir das últimas décadas, quando o país começou a substituir lavouras de economia natural por atividades agrícolas integradas à indústria.

B) O crescimento do processo produtivo altamente mecanizado marcou a entrada definitiva do espaço agrário brasileiro no circuito moderno de produção agropecuária, em que, partindo das regiões Sul e Sudeste, os novos investimentos abrem eixos de expansão territorial, capitaneados pelo plantio da soja, do algodão, do café e de frutas tropicais.

C) Mesmo com o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil, algumas regiões ainda não foram incorporadas pelos novos padrões modernos da produção e do consumo capitalistas, em especial, as regiões Nordeste e Norte do país, onde inexiste qualquer tipo de agricultura moderna e mecanizada. D) O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.

19. Fato novo na composição da população economicamente ativa – PEA – refere-se à participação da mulher no mercado de trabalho. Sobre esse tema é correto afirmar que:

A) ocorrem inúmeros obstáculos ao ingresso da mulher no mercado de trabalho: maternidade, baixo nível de instrução, trabalho no lar, discriminação etc.

B) no Brasil, não há discriminação à mulher para exercer atividades remuneradas. C) o número de mulheres no mercado de trabalho já é igual ao de homens

D) no Nordeste, as mulheres, no mesmo trabalho dos homens, ganham mais.

20. Há múltiplas modalidades de regionalizar o mundo. Uma dessas baseia-se no agrupamento de países que formam grandes mercados regionais. Desse modo, o mundo está assim regionalizado:

A) América do Norte e do Sul, Europa Ocidental, Oriente Médio, Extremo Oriente e Oceania. B) Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

C) Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo

D) NAFTA, APEC, MERCOSUL, CEI, COMESA, dentre outros.

GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desse experimento é de que estas moléculas atuem no epigenoma celular e ajudem no processo de reprogramação celular, quando realizada a técnica de

Realizou-se estudo do tipo ecológico com o objetivo de investigar o perfil sociodemográfico e epidemiológico, a frequência de casos, os indicadores epidemiológicos

LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré SF 02-16B 2004 LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

Obviamente, para não exagerarmos o seu sentido, devemos levar em conta o contexto teórico desta referência de Wundt. Longe de tratar-se de uma pura avaliação da psicologia

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e doutor em Media and Culture Studies pela Universidade de Lincoln, as suas principais áreas de investi-

vento, ele necessita que a área da superfície da pipa vento, ele necessita que a área da superfície da pipa seja a maior possível. seja a

-- Muito tolerante à seca --Planta erecta não preferida.. ENSAIOS DE VARIEDADES DE BATATA DOCE CONDUZIDOS EM COLABORAÇÃO COM SARRNET/INIA. E GRUPOS

Por fim, deixo também minha gratidão aos amigos e colegas que ganhei durante o curso, especialmente dentro do Laboratório de Climatologia Geográfica, e permanecerão para