• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CIDADÃ PROBEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CIDADÃ PROBEC"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO CIDADÃ – PROBEC

I – Considerações Preliminares:

A ideia nasceu da experiência vivenciada por mais de dez (10) anos de trabalho e parceria entre o Juiz Jarbas Bezerra e a Advogada Lígia Limeira. Durante esse período, a dupla lançou e reeditou o livro 'Manual Prático das Eleições', obra destinada, prioritariamente, a candidatos, representantes partidários, assessores jurídicos e contabilistas, podendo ser acessada por qualquer interessado, tendo sido escrito em uma linguagem simples e objetiva.

(2)
(3)

II - Organograma de Criação do Centro Brasileiro de Educação e Cidadania (CEBEC)

Tendo em vista as dificuldades inerentes à implementação do exercício da cidadania, criamos o seguinte organograma para trabalharmos com o Programa e Projetos abaixo disposto:

PROBEC

CEBEC

(SEDE)

PROJETOS

SETEMBRO CIDADÃO ELEITOR CIDADÃO CIDADANIA A-Z PARQUE DA CIDADANIA TV / RÁDIO CIDADÃO TEATRO CIDADÃO CINEMA CIDADÃO

(4)
(5)
(6)

III –Projetos Implantados pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã - (PROBEC)

01. PROJETO SETEMBRO CIDADÃO:

a) Ideia Inicial: Encaminhamento ao Governo do Estado em 31/07/2013, a proposição de projeto de lei, cuja aprovação se deu à unanimidade pela Assembleia Legislativa.

b) Surgimento da Lei: A Lei Complementar nº. 494/2013, de 27/08/2013, instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã e o mês corrente como 'setembro cidadão'. O Estado do Rio Grande do Norte foi o pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, maior ferramenta democrática de que dispõe o povo brasileiro.

(7)
(8)
(9)

c) Justificativa do Dia: Tratando-se de educação, o dia 10 de setembro foi escolhido porque existe a presunção de que os melhores alunos tiram essa nota como sendo a máxima. A educação é a mola mestra de um povo, mas não deve andar sozinha. Junto com ela, há de serem assimiladas noções de cidadania, cujo alcance é enorme, envolvendo condutas sociais.

d) Justificativa do mês: O mês de setembro foi escolhido por ser o marco de celebrações de várias datas voltadas para esse tema, relacionadas abaixo:

(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

e) Símbolo: A simbologia do setembro cidadão foi patenteada através de uma flâmula verde e amarela para que as pessoas possam ostentá-la no peito durante todo o mês de setembro. De modo similar, o diploma legal visa estimular a participação de órgãos públicos e privados, conclamando-os a ornar as fachadas com iluminação de seus prédios com as supracitadas cores, objetivando enaltecer os símbolos nacionais.

(17)
(18)

02. PROJETO CIDADANIA A-Z:

a) Cartilha: Este projeto foi desenvolvido através da cartilha Cidadania A-Z, a partir de uma linguagem simples e objetiva, contemplando os mais diversos conceitos de cidadania, sejam eles diretos ou indispensáveis à sua interpretação, utilizando-se, para tanto, das 26 letras do alfabeto e de símbolos que identificam características positivas e negativas para a formação desse conhecimento.

(19)

b) Personagens: A peculiaridade que merece destaque é a criação de dois personagens para interagir com o público que se pretende abarcar, quais sejam, Edu (diminutivo de educação) e Cida (da palavra cidadania), carinhosamente chamada de Cidinha, que são irmãos e cujas vestimentas ostentam as cores do Brasil.

(20)

c) Civismo: Saliente-se que o civismo é destaque na referida obra, ante a flagrante necessidade de despertar o sentimento pátrio do povo brasileiro, tal sentimento não poderá ficar apenas ligado ao futebol, mas também, o respeito e amor a sua cidade, ao seu Estado e a sua Pátria. Nesse sentido, ao final da cartilha, reproduziu-se o Hino Nacional Brasileiro, cuja letra é considerada uma das mais bonitas do mundo e que precisa ser aprendida, memorizada e cantada, de modo enaltecedor, respeitoso e enfático.

(21)

d) Singularidade: A peculiaridade deste projeto está no fato de que as entidades públicas e privadas que venham aderir ao programa, terão a sua logomarca reproduzida na contracapa da cartilha Cidadania A-Z, agregando inegável valor as suas missões e marcas, à partir de uma postura inovadora, ética e comprometida com o futuro. A sua imagem atrelar-se-á aos valores humanos, às demandas socioeconômicas do país, à responsabilidade socioambiental, à educação e à cultura, searas de relevante importância para a vida em sociedade.

(22)
(23)
(24)

e) Surgimento da Família Cidadã: Sabe-se que qualquer trabalho no âmbito educativo se torna necessário o envolvimento da família, por isso, criamos a família cidadã, que possui o nome dos seus personagens voltados não só para a disseminação da cidadania, mas também, a valorização do amor, da paz, da igualdade, da tolerância e do companheirismo que rege a saúde emocional e psíquica entre os indivíduos.

Sra. VAL

(valores)

Sr. NACI

(Nacionalidade)

Sra. JU

(Justiça)

Sr. BRAS

(Brasil)

Sr. TOLE

(Tolerância)

Sra. SOLI

(Solidariedade)

(25)

CID

(Cidadão)

EDU

(Educação)

CIDINHA

(Cidadania)

PAZ

(Paz)

RE

(Respeito)

BIO

(Biodiversidade)

SU

(Sustentabilidade)

(26)

ALFA

(Alfabetização)

LIB

(Liberdade)

IGU

(Igualdade)

FRA

(Fraternidade)

AMA

(Amazônia)

(27)

RESULTADOS PRETENDIDOS:

(28)

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Evacuar imediatamente a área do derramamento ou vazamento, em todas as direções, num raio de pelo menos 15 m (consultar a Tabela de Distância de Evacuação. Se o nome do produto for

Com lançamento em 2013, o CKDopps Brasil vai estudar o cuidado oferecido a pacientes com DRC avançada em uma seleção aleatória de clínicas de nefrologia de todo o país, de modo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Dados os problemas de focalização do Programa Bolsa-Família, considerado pelo Banco Mundial o maior programa de transferência de renda da América Latina, torna-se pertinente

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies