• Nenhum resultado encontrado

Anexo I Bens Tombados e em Processo de Tombamento - Fotos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anexo I Bens Tombados e em Processo de Tombamento - Fotos"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)
(2)

ANEXO I

Tombados

00

(3)

ANEXO I

01

R. José Antonio, 1416

,

(4)

ANEXO I

02

Av. Calógeras, 1952

(5)

ANEXO I

03

Av. Noroeste, 5140

(6)

ANEXO I

Bens Tombados

ANEXO I

04

Av. Calógeras, 2050

(7)

ANEXO I

05

Esplanada da EFNOB - Av. Calógeras

(8)

ANEXO I

Av. Noroeste, s/nº

06

(9)

ANEXO I

07

Av. Afonso Pena, 2270

(10)

ANEXO I

08

R. Padre João Crippa, 1280

(11)
(12)

ANEXO II

Inventário Florístico

O objetivo deste trabalho é apresentar os dados obtidos quanto ao número total de espécies e espécimes, posição geográfica, porte dos espécimes, estado geral dos espécimes, estado fitossanitário, presença de pragas, conflitos com a infraestrutura urbana e a respectiva análise técnica dos espécimes inventariados.

São apresentadas estimativas para o plantio viário em função da extensão da via, considerando a arborização existente e o déficit a ser suprido.

Introdução

A arborização de ruas e avenidas no Brasil é uma prática relativamente nova em comparação aos países europeus, tendo-se iniciado aqui há pouco mais de 120 anos. Na última década, órgãos ambientais vêm demonstrando como principal meta, o plantio de árvores adequadas e harmonicamente corretas em relação ao local; isto se deve ao fato de ser claro o benefício de uma arborização.

O presente Inventário Florístico demonstra a composição da arborização implantada, sua distribuição, estado fitossanitário, presença de pragas, conflitos existentes, orienta sua gestão e proporciona visão de futuro.

Com base no inventário apresentado, pretende-se identificar a vegetação notável na região e propor medidas de conservação, preservação e manutenção, bem como um tratamento paisagístico que possibilite que essa espécie se torne um ponto de referência, fortalecendo a identidade urbana e potencializando o sentimento de afetividade do cidadão com o seu lugar.

Método

! Coleta de Dados:

As atividades de campo decorrentes do Inventário Florístico da ZEIC – C 01 foram realizadas em uma área total de 227,387 ha, no período de 08 de junho a 02 de

(13)

julho de 2009. Para a realização do inventário elaboramos listas preliminares de espécies e logradouros, sendo as mesmas complementadas de acordo com a necessidade, conforme Tabela 02 e Quadro 02. Neste período, todas as árvores situadas no calçamento dos logradouros e vias públicos foram cadastradas segundo os itens descritos no Quadro 01, sendo comentado a seguir cada item considerado durante os trabalhos. Todas as avaliações foram feitas visualmente pelo amostrador.

Vale salientar que os espécimes do gênero Ficus, foram todos agrupados e classificados como Ficus sp tendo em vista a diversidade e a semelhança dos mesmos, dificultando a identificação e atrasando o andamento dos trabalhos.

! Nº Cadastro:

Corresponde ao número do indivíduo amostrado.

! Localização e Nº:

Corresponde ao logradouro (via) onde o vegetal se encontra e o Número ao identificador da via amostrada, conforme Quadro 02, sendo considerado cada número de imóvel para efeito de localização e identificação do espécime em campo.

! Posição:

Neste item, buscamos identificar a disposição da arborização no logradouro, visando possibilitar a interpretação dos efeitos de sua implantação do ponto de vista paisagístico, do conforto climático e dos conflitos existentes em função da presença de equipamentos urbanos que interagem e interferem no desenvolvimento da arborização devido às sucessivas necessidades de manejo da arborização e dos serviços públicos, conforme pode ser observado na Tabela 04.

! Espécie:

Durante os trabalhos de campo procurou-se obter o maior índice de identificação dos espécimes amostrados, chegando a gênero e espécie, porém, nos casos em que não foi possível, objetivamos identificar a família botânica e persistindo a

(14)

indefinição o espécime foi incluído dentre as espécies não Identificadas, descritas na Tabela 02.

a. Porte do Espécime:

Tendo em vista a ocorrência de espécimes de diversos portes dentro da ZEIC, subdividimos os possíveis portes (alturas) em 5 faixas etárias, conforme descrito no item A do Quadro 01, visando possibilitar ao amostrador e a quem venha analisar os dados acesso rápido e objetivo a planilha de campo e a informação respectivamente.

b. Estado Geral do Espécime:

Observando subjetivamente o conjunto de fatos ocorridos com cada espécime no tocante a injúrias mecânicas, dificuldade em cicatrização, infestação por parasitas diversos, conflitos com infraestrutura, porte e sua estabilidade/instabilidade temporal, foram indicadas as categorias de comprometimento.

c. Estado Fitossanitário:

O estado sanitário dos espécimes cadastrados foi avaliado segundo sua vitalidade, ocorrência de infestações e necroses nos ramos e fustes que resultam no comprometimento da vida útil e da segurança pública, resultando na ocorrência de acidentes indesejáveis.

d. Presença de Pragas:

As avaliações visuais visaram identificar a ocorrência de pragas e parasitas que eventualmente podem comprometer a saúde e o equilíbrio de cada espécime, sendo descrito conforme as categorias elencadas.

e. Conflitos com Infraestrutura Urbana:

Árvores e equipamentos urbanos ocupando os mesmos reduzidos espaços, resultam em diversos problemas. Procuramos salientar alguns destes, agrupando por extrato/área de conflito os de maior freqüência, segundo o elencado pela literatura específica.

f. Análise Técnica:

Em função das características apresentadas, dos dados coletados e do risco potencial identificado subjetivamente pelos amostradores orienta-se a Remoção ou Manejo e não havendo necessidade de intervenção no espécime, o mesmo é

(15)

aprovado na avaliação indicando-se como Satisfatório o seu estado físico, biológico, relação com a infraestrutura e componente paisagístico.

! Sistematização e Organização dos Dados:

Após a coleta de campo, todos os dados obtidos foram alimentados em planilha do EXCEL 97-2003 e sistematizadas em ordem crescente e dispostas em Tabelas e Quadros, detalhando os totais por espécie, espécime, logradouro e aos itens supra-citados, contidos no Quadro 01 e Tabelas de 01 a 04.

! Obtenção da área da Cobertura Vegetal existente na ZEIC:

A classificação foi realizada pelo método híbrido com aplicação da classificação não supervisionada ISOSEGUE e com a validação sobre os vetores analisados sobre a imagem raster. A imagem utilizada foi do satélite CBERS 2 sensores CCD bandas 3/4/2 com a data de passagem de 08/2006.

Quadro 01: FICHA DE CADASTRAMENTO Nº Cadastro___________________________ Localização:_______________ Nº:_________ Posição:( ) N ( ) S ( ) L ( ) O Espécie:_____________________________ A. Porte do Espécime: 1. até 3m 2. de 3m até 6m 3. de 6m até 9m 4. de 9m até 12m 5. acima de 12m

B. Estado Geral do Espécime:

1. Sem comprometimento 2. Comprometimento até 25% 3. Comprometimento até 50% 4. Comprometimento até 75% 5. Comprometimento acima de 75% C. Estado Fitossanitário: 1. Com vitalidade

2. Necrose de Ramos ou Fuste 3. Parcialmente seca

4. Morta

D. Presença de Pragas:

1. Sem ocorrência

(16)

3. Presença de fungos 4. Infestado por cupins 5. Multiplas

E. Conflitos com Infra-estrutura Urbana:

1. Sem Conflito com infra-estrutura 2. Conflitos com sinalização viária 3. Conflitos com edificação

4. Conflitos com infra-estruturas aéreas 5. Conflitos com infra-estruturas terrestres

F. Análise Técnica:

1. Remoção 2. Manejo 3. Satisfatório

Quadro 02: Lista de Logradouros Públicos

Núm Logradouro Tipo 1 13 de Junho Rua 2 13 de Maio Rua 3 14 de Julho Rua 4 26 de Agosto Rua 5 7 de Setembro Rua 6 Afonso Pena Avenida

7 Alan Kardec Rua

8 Alexandre Farah Rua

9 Anhanduí Rua

10 Antônio Maria Coelho Rua

11 Aquidauana Rua

12 Amando de Oliveira Rua 13 Barão do Rio Branco Rua

14 Bocage Travessa

15 Calógeras Avenida

16 Camapuã Rua

17 Camões Travessa

18 Coronel Mariano Peixoto Travessa

19 Dom Aquino Rua

20 Eça de Queiroz (63) Rua 21 Eduardo Santos Pereira Rua 22 Fernando Correa da Costa Avenida 23 General Osório Rua 24 Guia Lopes Travessa 25 Joaquim Murtinho Rua

(17)

26 Joaquim Nabuco Rua 27 Joel Dibo (55) Rua 28 José Antônio Rua 29 José Bacha Travessa 30 Lazaro Martins Travessa

31 Maracajú Rua

32 Marechal Cândido Mariano Rondon Rua 33 Mato Grosso Avenida 34 Padre João Cripa Rua

35 do Padre Rua

36 Pedro Celestino Rua

37 Pernanbuco Rua

38 Perseverança Rua continuação

Núm Logradouro Tipo

39 Pimentel Travessa 40 Presidente Ernesto Geisel (52) Avenida

41 Rui Barbosa Rua

42 Vera Cruz Avenida 43 15 de Novembro Rua 44 Imigrantes Travessa 45 Barão de Melgaço Rua 46 Edgar Gomes Travessa 47 General Melo Rua

48 Noroeste Avenida

49 Vasconcelos Fernandes Rua

50 Farroupilha Rua

51 Borges de Medeiros Rua 52 Presidente Ernesto Geisel (40) Avenida 53 SESI / do Parque Travessa 54 Francisco Candido Xavier Rua 55 Tonico de Carvalho Rua 56 João Rosa Pires Rua 57 Dr. Temistocles Rua 58 Dr. Ferreira Rua

59 Ferroviário Rua

60 Laguna Rua

61 Lomas Valentinas Rua

62 Tuiuti Rua

63 Eça de Queiroz (20) Travessa

(18)

65 Euler de Azevedo Rua

66 Curupaiti Rua

67 Rachid Neder Avenida

68 Jequitiba Rua

69 Santos Dumint Rua

70 Ana América Rua

Tabela 02 - Relação de Espécies, Espécimes e Frequência por Espécie

Espécie Nome popular

Espécimes

Frequência (%)

1 Araucaria angustifolia Pinheiro-do- paraná; pinho 2 0,0506971 2 Acacia baileyana Sem nome vulgar 1 0,0253485 3 Acacia podalyriaefolia Acácia- mimosa; acácia; acássia 0 0

4 Acacia polyphylla Monjoleiro; acácia; acássia 0 0 5 Acassia longifolia Acássia- da- Tasmânia 0 0

6 Acrocomia aculeata

Bocaiúva; macaúva; macaíba;

coco-de-espinho 43 1,0899873 7

Albizia hasslerii(1) e A.

polycephala(2) Angico- branco; albízia 0 0 8 Allophyllus edulis Guajavira; vacum; chal- chal 0 0

9 Aloysia virgata Eloízia 0 0

10 Anacardium occidentale Caju; cajueiro; acaju 17 0,4309252 11 Anadenantherapavonina Carolina 0 0

12 Andira anthelmia Angelim- amargoso 0 0 13 Andira cuiabensis

Morcegeira; morcego;

angelim-do- cerado 0 0

14 Annona coriacea

Araticum; marôlo; cabeca-

de-negro 1 0,0253485 15 Annona muricata Graviola; gravioleira 0 0 16 Annona sp

Ata; fruta- do- conde; pinha;

pinha- argentina 22 0,5576679 17

Archontophoenix

cunminghamii Seafórtia 0 0

18 heterophyllusArtocarpus Jaca; jaqueira 1 0,0253485

19

Aspidosperma parvifolium

Peroba; guatambu- oliva;

amarelão 0 0

20 Astrocaryum jauari Jauari; Janari 0 0

21 Attalea phalerata

Bacuri; acuri; ocuri; uricuri;

guacuri 1 0,0253485 22 Attalea speciosa Babaçu; baguaçu; aguaçu; auaçu 0 0 23 Averrhoa carambola Carambola 2 0,0506971

24 Bactris glaucescens

Palmeira- com- espinho ; tucinã;

tucum 1 0,0253485 25 Bauhinia blakeana Pata-de- vaca 0 0

26 Bauhinia purpurea Pata-de- vaca 3 0,0760456 27 Bauhinia variegata Pata- de - vaca; unha-de- vaca 165 4,1825095

(19)

28 Bixa orelana Colorau; urucum; açafroa 1 0,0253485 29 Bougainvillea glabra

Primavera; bouganville;

três-marias; flor-de- papel 0 0 30 Bouganvillea spectabilis Primavera; bouganville; três-marias; ceboleiro 0 0 31 Buchenavia tomentosa Tarumarana; fruta- de- veado (MS); pelsambeira 0 0 32 Caesalpinia echinata Pau-brasil, arabutá, ibirapitanga 3 0,0760456 33

Caesalpinia ferrea var.ferrea e C. ferrea

var. leiostachya Pau-ferro; jucá; morurê 2 0,0506971 34

Caesalpinia peltophoroides

Sibipiruna, sibipira, coração-

de-negro 537 13,612167

35 Caesalpinia pulcherrima

Falso- flamboyant; flanboyantizinho; flor- de- pavão; rabo- de- arara; flor- do- paraíso;

barba- de- barata 9 0,2281369 36 Cajanus indicus

Feijão- gandu; andu;

ervilha-de-sete- anos 0 0 37 Calliandra brevipes

Esponja; pompom- rosa; manduruvá; esponjinha;

quebra-foice 0 0

38 Callistemon citrinus Escova-de- garrafa 14 0,3548796

39 Calycophyllumspruceanum

Pau-de- mulato; pau-mulato-

da-várzea 0 0

40 Campomanesia guaviroba Guavira 0 0

41

Campomanesia

guazumaefolia Alazão, guavira 0 0

42 Cariniana sp. Jequitibá 0 0 43 Caryota mitis Palmeira-peixe; rabo-de-peixe; cariota-de-touceira 1 0,0253485 44 Casearia gossypiosperma

Pau-de- espeto; espeteiro;

cambroé 0 0

45 Casearia sylvestris

Pau- de- lagarto;

canela-de-veado;espeteiro; erva-de- teiú 0 0 46 Cassia ferruginea

Chuva-de- ouro; canafístula;

ibirapitá 0 0

47 Cassia fistula

Canafístula; cássia- imperial;

chuva- de- ouro 2 0,0506971 48 Cassia grandis e C. javanica Cassia- rosa 0 0

49 Cassia leiandra

Chuva- de- ouro; pingo-de-ouro;cacho- de- ouro; mari-mari;

seruaiá; ingá- mau 11 0,278834 50 Castanea sativa Castanheira 0 0

51 Cecropia pachystachya Embaúba; embaúva 1 0,0253485 52 Cedrela fissilis

Cedro; cedro- rosa; cedro- cetim; cedrela; cedro- branco; cedro-

de-várzea 5 0,1267427 53 Celtis pubescens

Taleira; talcina; juazeiro-

do-norte; juazeiro 0 0 54 Cestrum diurnum

Pau-de- sal; dama-do-dia;

jasmim-do-dia 0 0 55 Cestrum nocturnum Dama-da- noite; jasmim-da-noite; 2 0,0506971

(20)

rainha-da- noite

56 Chorisia speciosa Paineira; paina; paineira- rosa 4 0,1013942 57

Chrysophyllum marginatum

Pimenteira; leiteirinho; uvinha;

pimenteira- de- arancuã 0 0 58 Citrus sp

Laranja; laranjeira; mexerica;

tangerina 11 0,278834 59 Citrus sp Limão; limoeiro; limão- rosa 11 0,278834 60 Clitoria fairchildiana

Sombreiro; clitória; palheteira;

sombra-de- vaca 19 0,4816223 61 Cocos nucifera

Coco-da-Bahia; coco; coqueiro;

coqueiro-da-Bahia 0 0

62 Coffea arabica Café 0 0

63 Copaifera langsdorffii

Copaífera; copaíba; pau-d`óleo;

paldólio; copai; cupaúba 0 0 64 Copernicia alba Carandá; Carandeiro 0 0 65 Croton urucurana

Sangra- d`água; sete- sangrias;

folha- de- sangue 0 0 66 Cupania vernalis Camburatá; camboatá 0 0

67

Cupressus macrocarpa; C. sempervirens e C.

torulosa Cupresso; Cupressus; Cipreste 16 0,4055767 68 Curatella americana

Licheira, folha- de- lixa, caimbé,

sambaíba 0 0

69 Cycas revoluta

Cica; Cicas; Sagu;

Palmeira-Sagu 12 0,3041825 70 Delonix regia Flamboyant 20 0,5069708 71 Dendropanax cuneatum Maria- mole 0 0 72 Dillenia indica

Fruta- de- cachorro; árvore-

da-felicidade; flor-de-abril 0 0 73 Dimorphandra mollis

Faveiro; falso- barbatimão;

cinzeiro 0 0

74 Dipteryx alata Combarú; cumbaru 0 0 75 Duguetia lanceolata

Pindaíva; pindabuna; pindaúva;

cortiça 0 0

76 Eriobotrya japonica Ameixa; nespeira; néspera 0 0 77 Erthrina fusca

Cortiçeira; mulungu; suinã; bico -de- papaguaio; eritrina;carne--de-

eritrina;carne-de-vaca 0 0

78 Erythrina mulungu

Cortiçeira; mulungu; suinã; bico

-de- papaguaio; eritrina 0 0 79 Erythrina crista- galli

Cortiçeira; mulungu; suinã; bico

-de- papaguaio; eritrina 0 0 80

Erythrina falcata (1); E. speciosa (2) e E. verna

(3)

Cortiçeira; mulungu; suinã; bico

-de- papaguaio; eritrina 0 0 81 Eucalyptus sp Eucalipto 2 0,0506971 82 Eugenia uniflora Pitanga; pitangueira 10 0,2534854

83 Euphorbia cotinifolia

Caracasana; caracazana; barrabás; leiteiro- vermelho;

aiapana 0 0

84 Ficussp Ficus 351 8,8973384

85 Ficus elastica Ficus italiana; falsa-seringueira 1 0,0253485 86 Ficus insipida

Figueira; mata- pau;

(21)

87 Ficus retusa Ficus- escuro 0 0 88 Ficus rubiginosa Ficus- claro; figueira- branca 0 0 89 Gardenia jasminoides

Jasmim; gradênia;

jasmim-do-cabo 0 0

90 Genipa americana Jenipapo; pé-de- jenipapo; jenipá 0 0 91 Grevillea robusta Grevília 27 0,6844106

92 Guarea guidonia

Canjerana; carrapeta; açafroa;

cedrorana; tauva 0 0 93

Guazuma tomentosa (1) e G. ulmifolia (2)

Chico- magro; guazuma;

chico-preto; pau-de- mutamba; pojó 2 0,0506971 94 Hevea brasiliensis

Seringueira; árvore- da- borracha;

pau- seringa 0 0 95

Hibiscus

pernambucensis Algodão- da- praia 0 0 96 Hibiscus rosa- sinensis Vênus; graxa- de- estudanteHibisco; papoula; mimo- de- 12 0,3041825

97 Holocalyx balansae

Alecrim; branco; alecrim-bravo; alecrim-de-campinas; alecrim-do- campo; pau- alecrim;

pau- de- rego 3 0,0760456 98 Hovenia dulcis Uva- Japonesa 3 0,0760456 99 Hymenaea courbaril Jatobá; jataí;burandã;cat; jatuba 2 0,0506971 100 Ilex paraguariensis

Erva- Mate; caá; mate; orelha-

de-burro 0 0

101 Indeterminada Acaribá 0 0

102

Inga edulis (1); Ingá laurina (2) e Ingá

uruguensis (3) Ingá; ingazeiro; ingá- vera 29 0,7351077 103 Inga laurina

Ingá- branco; ingá- mirim(MT);

ingaí(AM) 0 0

104 Jacaranda cuspidifolia Jacarandá; caroba; bolacheira 17 0,4309252 105 Jatropha weddelliana Peão- roxo; pinhão- roxo 0 0 106 Lagerstroemia indica Extremosa 554 14,043093 107 Leucaena macrocephala Leucena 33 0,8365019 108 Licania tomentosa Oiti; camaraci; guaiti; mucuco 421 10,671736 109 Ligustrum lucidum Ligustrum; ligustro 145 3,6755387 110 Livistona australis

Falsa-lantânia; Falsa-latânia;

Palmeira-leque-de-saia 13 0,3295311 111 Lophantera lactescens Lofantera- da- amazônia 0 0 112 Maclura tinctoria

Amora-silvestre; amora;

amora-selvagem; amora- brava 0 0 113 Magnolia grandiflora

Magnolia- branca;

magnolia-gigante 0 0

114 Malpighia glabra Acerola; cerejeira- das- Antilhas 26 0,6590621

115 Mangifera indica Manga; mangueira 77 1,9518378 116 Murraya paniculata Murta, ruta 252 6,3878327

117 Matayba guianensis Mataíba 0 0 118 Mauritia flexuosa

Buriti; miriti; moriti; buritizeiro;

carandá-guassú 0 0 119 Melanoxylon brauna Braúna; swatzia; grauna 0 0 120 Melia azedarach

Cinamomo; melia; sinamomo;

santa- bárbara 1 0,0253485 121 Michelia champaca Magnólia 168 4,2585551

(22)

122 Micrandra elata

Leiteiro- branco;

árvore-de-mamona 0 0

123 Mimosa pudica

Mimosa; dormideira;

dorme-maria; sensitiva 0 0

124 Morus nigra Amora 8 0,2027883

125

Myracrodruon

urundeuva Aroeira; urindeúva; aroeira-preta 0 0 126 Myrciaria cauliflora Jabuticaba; jabuticabeira 0 0 127

Nectandra megapotamica

Canela - preta; canelinha;

canela-de- folha- grande 0 0 128 Ochroma pyramidale

Pau-de- jangada; pau-de- balsa;

balsa 0 0

129 Ocotea pulchella Canela; canela- brava; canelinha 2 0,0506971 130 Pachira aquatica Cacau- selvagem; monguba 144 3,6501901 131 Pamphila aurea Benjoeiro 0 0 132 Peltophorum dubium

Farinha- seca; peltuforum- dubin;

sobrasil; faveira; virapitá 0 0 133 Pereskia aculueata Ora- pro- nóbis; peresquia 0 0

134 Persea americana Abacate; abacateiro 8 0,2027883 135 Phoenix roebelenii

de-jardim;

Tamareira-anã 0 0

136 Phytolacca dioica

Embú; umbuzeiro; umbú;

maria-mole 0 0

137 Pinus elliottii e P. patula

Pinheiro; pinus; pinos;

cipreste-italiano 2 0,0506971 138

Piper aduncum e P.

angustifolium Jaborandi; pimenta- do- mato 0 0 139

Platycladus orientalis e

Thuja occidentalis Tuia ;Tuja 0 0 140 Platypodium elegans

Amendoim-do- campo;

amendoim- bravo; tipuana 6 0,1520913 141 Plumeria rubra Jasmim- manga; árvore- pagode 5 0,1267427 142 Psidium guajava Goiaba; goiabeira 71 1,7997465

143 Psidium guineense Araçá; goiabinha- do- campo 0 0 144 Punica granatum Romã; romanzeira 12 0,3041825

145 Qualea parviflora Pau- terra; pau- terrinha 0 0 146 Rapanea guianensis Pororoca 0 0

147 Rhamnidiumelaeocarpus Cabriteiro; cabrito 0 0

148 Robina pseudo - Acacia

Acácia- branca; acácia- bastarda;

falsa- acácia 0 0 149 Roystonea oleracea Palmeira-real 0 0

150 Roystonea regia Palmeira-imperial 46 1,166033 151 Salix babylonica Chorão, salgueiro 0 0

152 Sapium hasslerianum Leiteira; leirteirinho 0 0 153 Schinus molle

Aroeirinha;bálsamo;aroeira-mole;aroeira-salsa 42 1,0646388 154 Schinus terebinthifolius

Aroeirinha; falsa-aroeira; bálsamo; balsaminho; aroeira;

aroeira-vermelha 0 0

155 Schizolobium parahyba

Ficheira; guapuruvu; pataqueira;

bacuruva; garapuvu 5 0,1267427 156

Senna macanthera; S. spectabilis

Cassia; cassia- amarela;

(23)

157 Senna macranthera Aleluia 0 0 158 Simarouba amara Marupá; caixeta; araíba; marupaí 0 0 159

Sorocea sprucei ssp. Saxicola

Sorócia; figueirinha;

leiteiro-branco 0 0

160 Spathodea campanulataEspatódia; flor- d`água; tulipeira; árvore- da- bisnaga 15 0,3802281 161 Spondias lutea

Pitombeira; pitomba; cajá;

cajá-mirim 5 0,1267427 162 Spondias purpurea Seriguela; ciriguela 9 0,2281369 163 Spondias sp Cajamanga; cajá-manga 0 0 164 Sterculia apelata

Mandovi ( MS); manduvi; manduvizeiro;

amendoim-de-bugre 0 0

165 Sterculia striata Manduvi 0 0 166 Swartzia jorori

Justa- conta; sangue- de- bugre;

osso- de- burro 75 1,9011407 167 Sweetia fruticosa

Sucupira- amarela;

chifre-de-veado; duraque 0 0 168 Syagrus coronata

Palmeira-oricuri;

coqueiro-cabeçudo; licuri; ouricuri 0 0 169 Syagrus graminifolia Palmeira-do-campo; coquinho-do-cerrado; acumã-rasteiro 0 0 170 Syagrus oleracea Palmito-amargo; palmeira; guariroba 2 0,0506971 171 Syagrus romanzoffiana Pindó; jerivá; coco-babão; baba-de-boi 9 0,2281369 172 Syzygium cuminii Jamelão; jambolão 0 0

173 Syzygium malaccense

Jambo; jambeiro;

jambo-vermelho 2 0,0506971 174 Tabebuia chrysotricha Ipê- amarelo; ipê; ipê tabaco 39 0,9885932 175 Tabebuia heptaphylla Ipê- roxo; ipê; pau- d`arco- roxo 77 1,9518378 176 Tabebuia impetiginosa Ipê- roxo; ipê 81 2,0532319 177 Tabebuia roseo- alba

Ipê- branco; ipê; d`arco;

pau-de-cerrado 0 0

178 Tamarindus indica Tamarindo; tamarindeiro 1 0,0253485 179 Tapirira guianensis

Tapirira; tapiriri; peito- de- pombo;

cedro-í; guaruba 0 0 180 Tecoma stans

Ipê- jardim; ipezinho-

de-jardim 5 0,1267427 181 Terminalia catappa Sete- copas; chapéu- de- sol 15 0,3802281 182 Thevetia peruviana Chapéu- de- Napoleão 24 0,608365

183 Tibouchina granulosa Quaresmeira; tiboquina 40 1,0139417 184 Tibouchina mutabilis Manacá-da- serra; jacatirão 0 0

185 Toulicia laevigata Cheiro- de- barata 0 0 186 Trema micrantha Periquiteira; trema; cambeiúva 0 0

187 Triplaris americana Pau-de- novato; pau-de- formiga 0 0

188 Vitex cymosa Tarumã; tarumeiro; tarumã- guaçu 0 0 189 Vochysia tucanorum

Pau- de- tucano; cambará;

rabo-de- tucano; cinzeiro; caixeta 0 0 190 Xylopia aromatica

Pimenta- de- macaco; pindaíva;

pindaíba 0 0

191

Zanthoxyllum

(24)

192 Nerium olcander Espiradeira 18 0,4562738 193 Schefflera actinophylla cheflera (gde) 1 0,0253485 194 Dypsis lutescens Areca 11 0,278834 195 Tiphuana tipu Tipuana 1 0,0253485 196

Enterolobium

corticiliqyum Tamboril, Orelha-de-negro 1 0,0253485

197 Albizia lebbeck Ébano-Oriental 2 0,0506971 198 Phenix canarienses Tamareira 1 0,0253485

199 Yucca eliphantipes Iuca-elefante 7 0,1774398 200 Mussaenda alicia Mussaenda 3 0,0760456

201 Pinus sp Pinheiro 2 0,0506971

202

Cinnamomum

zeylanicum Canela 1 0,0253485

203 Leguminosae sp1 Não identificado 3 0,0760456 204 Leguminosae sp2 Não identificado 1 0,0253485

205 Palmaceae sp Não identificado 8 0,2027883 206 Não Identificadas com vitalidade Não identificado 38 0,9632446 207 Não Identificadas sem vitalidade (Morta) Não identificado 8 0,2027883

Total de Espécimes Identificados e Não Identificadas 3945 100

Tabela 03: Relação Síntese dos Logradouros Públicos

Logradouro Tipo Extensão (m) Calçada (m) -20% Plantado Plantio Estimado 1 13 de Junho Rua 157 314 251,2 13 25 2 13 de Maio Rua 2.888,75 5777,5 4622 129 462 3 14 de Julho Rua 2.958,88 5917,76 4734,21 144 473 4 26 de Agosto Rua 1.208,06 2416,12 1932,9 116 193 5 7 de Setembro Rua 931,35 1862,7 1490,16 108 149 6 Afonso Pena (X3) Avenida 2.141,02 6423,06 5138,45 238 514 7 Alan Kardec Rua 296,29 592,58 474,064 13 47 8 Alexandre Farah Rua 101,88 203,76 163,008 9 16

9 Anhanduí Rua 0 0 0 29 0

10 Antônio Maria Coelho Rua 1.301,23 2602,46 2081,97 121 208 11 Aquidauana Rua 381,85 763,7 610,96 11 61 12 Amando de Oliveira Rua 100 200 160 11 16 13 Barão do Rio Branco Rua 1.576,36 3152,72 2522,18 221 252

14 Bocage Travessa 0 0 0 3 0

15 Calógeras Avenida 1.767,08 3534,16 2827,33 36 283 16 Camapuã Rua 300 600 480 22 48 17 Camões Travessa 149,53 299,06 239,248 6 24 18 Coronel Mariano Peixoto Travessa 150,02 300,04 240,032 8 24 19 Dom Aquino Rua 1.579,22 3158,44 2526,75 114 253 20 Eça de Queiroz Rua 445,92 891,84 713,472 19 71 21 Eduardo Santos Pereira Rua 193,09 386,18 308,944 13 31 22 Fernando Correa da Costa Avenida 900,23 1800,46 1440,37 118 144

(25)

23 General Osório Rua 144,37 288,74 230,992 13 23 24 Guia Lopes Travessa 149,11 298,22 238,576 5 24 25 Joaquim Murtinho Rua 225,59 451,18 360,944 26 36 26 Joaquim Nabuco Rua 293,23 586,46 469,168 21 47 27 Joel Dibo (55) Rua 524,4 1048,8 839,04 29 84 28 José Antônio Rua 157 314 251,2 12 25 29 José Bacha Travessa 0 0 0 9 0 30 Lazaro Martins Travessa 0 0 0 2 0 31 Maracajú Rua 1.242,33 2484,66 1987,73 151 199 32 Marechal Cândido Mariano Rondon Rua 1.510,36 3020,72 2416,58 130 242 33 Mato Grosso (X3) Avenida 911,07 2733,21 2186,57 224 219 34 Padre João Cripa Rua 934,11 1868,22 1494,58 115 149 35 do Padre Rua 93,88 187,76 150,208 12 15 36 Pedro Celestino Rua 1.355,52 2711,04 2168,83 139 217 37 Pernanbuco Rua 193,94 387,88 310,304 19 31 38 Perseverança Rua 144,38 288,76 231,008 0 23 39 Pimentel Travessa 0 0 0 0 0 40 Presidente Ernesto Geisel (X4) (52) Avenida 3.424,36 13697,44 10958 823 1096 41 Rui Barbosa Rua 1.820,72 3641,44 2913,15 196 291 42 Vera Cruz Avenida 0 0 0 35 0 43 15 de Novembro Rua 889,66 1779,32 1423,46 108 142 44 Imigrantes Travessa 0 0 0 5 0 45 Barão de Melgaço Rua 0 0 0 28 0 46 Edgar Gomes Travessa 148,7 297,4 237,92 9 24 47 General Melo Rua 284,64 569,28 455,424 18 46 48 Noroeste Avenida 1.611,41 3222,82 2578,26 61 258 49 Vasconcelos Fernandes Rua 1.355,52 2711,04 2168,83 3 217

50 Farroupilha Rua 0 0 0 1 0

51 Borges de Medeiros Rua 0 0 0 10 0 52 Presidente Ernesto Geisel (40) Avenida 0 0 0 0 0 53 SESI / do Parque Travessa 0 0 0 16 0 54 Francisco CandidoXavier Rua 0 0 0 6 0 55 Tonico de Carvalho Rua 0 0 0 0 0 56 Dr. João Rosa Pires Rua 0 0 0 6 0 57 Dr. Temistocles Rua 163,44 326,88 261,504 5 26 58 Dr. Ferreira Rua 0 0 0 29 0 59 Ferroviário Rua 0 0 0 67 0

60 Laguna Rua 0 0 0 28 0

61 Lomas Valentinas Rua 221,74 443,48 354,784 12 35 62 Tuiuti Rua 127,76 255,52 204,416 7 20 63 Eça de Queiroz Travessa 0 0 0 5 0 64 Curuçu Rua 178,98 357,96 286,368 19 29 65 Euler de Azevedo Rua 0 0 0 12 0 66 Curupaiti Rua 221,88 443,76 355,008 17 36 67 Rachid Neder (X3) Avenida 0 0 0 6 0

68 Jequitiba Rua 0 0 0 0 0

69 Santos Dumont Rua 0 0 0 4 0

70 Ana América Rua 0 0 0 0 0

71 Saldanha Marinho Rua 144,38 288,76 231,008 0 23

(26)
(27)

ANEXO III

SÍNTESE DA PRIMEIRA OFICINA DE CONSULTA POPULAR

A primeira Oficina de Consulta Popular, ocorrida em 06 de Junho de 2009, teve como objetivo apontar, junto com a comunidade, os problemas, carências e oportunidades que a área apresenta.

O item 1. reflete o conjunto de discussões dos grupos de trabalho, onde se percebe a inclusão de recomendações que extrapolam o objetivo da Oficina, mas que refletem uma linha de desejo da comunidade e, portanto devem ser considerados quando da elaboração dos cenários possíveis para as ZEIC’s, que será tema de um segundo momento de consulta popular.

Já o item 2. demonstra a sistematização dos temas traçados, apontando as carências e oportunidades consideradas pela comunidade.

1ª OFICINA DE CONSULTA POPULAR – ZEIC’s CENTRO 06/06/2009

Local: Escola Municipal de Governo - EGOV

1. Discussões dos Grupos

Grupo 1 – Revitalização Econômica

Questões Colocadas: verificar as deficiências, pontos críticos e carências quanto a: 1. Qualificação do espaço comercial;

2. Fortalecimento do turismo, comércio e serviços; 3. Estímulo ao crescimento econômico e inclusão social; 4. Parceria público-privada nas intervenções.

Discussões do Grupo:

! Falta de um plano diretor que defina a ocupação da esplanada da ferrovia; ! Não utilização do leito da ferrovia para o transporte público;

(28)

! Falta de sinalização turística e valorização dos referenciais urbanos; ! Ausência de ciclovias;

! Falta de incentivos para a recuperação de imóveis de interesse histórico; ! Falta de fiscalização do vendedor ambulante;

! Falta de sanitários públicos e segurança noturna;

! Falta de estacionamento de veículos e regulamentação; ! Falta de capacitação de comerciários e comerciantes; ! Faltam de lazer, cultura e gastronomia;

! Falta de estímulo à moradia no centro;

! Necessidade de regulamentação da publicidade na área central; ! Falta de fiscalização no rebaixamento das guias;

! Calçadas estreitas na Rua 14 de Julho;

! Praça do Imigrante, Rodoviária e Praça Ary Coelho: espaços urbanos desvalorizados;

! Degradação da Avenida Calógeras;

! Perigo e poluição visual em relação à fiação aérea; ! Acessibilidade e mobilidade precárias;

! Concentração de parada de ônibus na Praça Ary Coelho; ! Falta de sincronização semafórica;

! Comércio de alimentos em canteiros e Praças: falta de higiene; ! Ocorrência de caçambas lixeiras nas calçadas;

! Falta de defensa nas margens dos córregos Segredo e Prosa;

! Edifícios de interesse histórico: Hotel Campo Grande; Colégio Oswaldo Cruz; Igreja Perpétuo Socorro e Colégio Maria Constança de Barros;

! Abandono das ruas perimetrais ao centro;

! Conflito entre carros, ônibus, motos e pedestres; ! Construções inacabadas e abandonadas;

! Comércio concentrado em duas quadras da Rua 14 de Julho; ! Poluição visual e sonora;

! Concentração de usuários de drogas e falta de policiamento na Travessa Dr. Temístocles.

(29)

Grupo 2 – Revitalização Econômica

Questões Colocadas: verificar as potencialidades e as oportunidades quanto a: 1. Qualificação do espaço comercial;

2. Fortalecimento do turismo, comércio e serviços; 3. Estímulo ao crescimento econômico e inclusão social; 4. Parceria público-privada nas intervenções.

Discussões do Grupo:

! Potencialidade: Ruas e calçadas largas

! Oportunidade: possibilidade de padronização das calçadas e do mobiliário urbano e de trabalhar bem as questões ligadas à mobilidade urbana, notadamente no que se refere à minimização dos conflitos existentes entre veículos e pedestres.

! Potencialidade: degradação da Avenida Calógeras

! Oportunidade: implantação de restaurantes e animação cultural. Resgate histórico e cultural.

! Potencialidade: Praça dos Imigrantes

! Oportunidade: revitalização e divulgação do artesanato local e regional, podendo se tornar um ponto turístico e objeto de inclusão social.

! Potencialidade: Edifícios Olinda, Kondorffer e Nakao e os hotéis Americano, Gaspar e Campo Grande.

! Oportunidade: criação de Centros de Convivência, possibilidade de transformar em uso residencial e valorização social. Inclusão do City Tour. Ocupação do centro.

! Potencialidade: Prédio da Rodoviária atual (a ser desocupado em breve)

! Oportunidade: shopping de produtos das indústrias do Estado, artesanato e serviços. Cinema, Centro de Convenções, Receptivo Turístico, Terminal Rodoviário Turístico. Universidade, Colégio. Muitos hotéis no entorno.

(30)

Outras Considerações:

! Captação de recursos federais para tombamento;

! Considerar os prédios da Câmara Municipal, do Teatro do Paço e do Albergue da Av. Afonso Pena (todos fora da área da ZEIC);

! Criar incentivos fiscais para preservar o bem imóvel.

Grupo 3 – Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

Questões Colocadas: verificar as deficiências, pontos críticos e carências quanto a: ! Valorização e preservação dos Marcos Histórico;

! Fortalecimento da identidade cultural;

! Instituição de mecanismos de incentivo à preservação do patrimônio.

Discussões do Grupo:

! Poluição ambiental;

! Desconhecimento dos marcos histórico por parte da população; ! Falta de conscientização social;

! Desconhecimento da identidade cultural; ! Falta de valorização turística;

! Ausência de promoção e divulgação eficaz; ! Falta de sinalização visual;

! Falta de política educacional;

! Falta de atrativos e agenda de eventos; ! Falta de roteiros turísticos;

! Falta de políticas e normatização para a preservação.

Grupo 4 – Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

Questões Colocadas: verificar as potencialidades e as oportunidades quanto a:

1. Valorização e preservação dos Marcos Históricos;

2. Fortalecimento da identidade cultural;

(31)

Discussões do Grupo:

! Realizar registro físico de pontos históricos; ! Agregar atividades nos marcos histórico;

! Preservar os marcos histórico nos locais originais; ! Manutenção de atividade econômica viável;

! Valorizar a miscigenação cultural;

! Criar e divulgar uma marca para a cidade de Campo Grande; ! Fortalecer a identidade cultural (por exemplo: música e tereré);

! Instituir a “Semana da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural”; ! Prever incentivos fiscais para imóveis preservados;

! Articular, junto às instituições de ensino, programas de Educação Patrimonial; ! Identificar fachadas particulares de interesse histórico e prever trabalhos de preservação;

! Incentivar a cultura do tereré e do sobá;

Grupo 5 – Valorização do Espaço Público

Questões Colocadas: verificar as deficiências, pontos críticos e carências quanto a: 1. Humanização e conforto ambiental;

2. Acessibilidade;

3. Iluminação e infra-estrutura adequada; 4. Mobilidade urbana;

5. Despoluição visual; 6. Estacionamento;

7. Arborização compatível.

Discussões do Grupo:

! Falta de lugares para sentar; ! Faltam espaços de encontro; ! Faltam banheiros públicos;

(32)

! Falta de árvores nas calçadas;

! Podas inadequadas na arborização urbana local; ! Poluição sonora e do ar;

! Fiação aérea confusa (horrível!!!);

! Confusão visual, causando aspecto desagradável no uso do lugar; ! Calçamento irregular;

! Largura das calçadas insuficiente; ! Mesas e cadeiras nas calçadas; ! Falta ordenamento no trânsito; ! Excesso de veículos;

! Valorização do transporte individual; ! Faltam vagas de estacionamento;

! Estacionamento em 45º atrapalhando o trânsito e causando desconforto e insegurança aos pedestres;

! População de rua;

! Falta de segurança, principalmente no período noturno.

Grupo 6 – Valorização do Espaço Público

Questões Colocadas: verificar as potencialidades e as oportunidades quanto a: 1. Humanização e conforto ambiental;

2. Acessibilidade;

3. Iluminação e infra-estrutura adequada; 4. Mobilidade urbana;

5. Despoluição visual; 6. Estacionamento;

7. Arborização compatível.

Discussões do Grupo:

(33)

! Considerar a arborização existente na elaboração de um plano de arborização para a área;

! Do mesmo modo, propor vegetação adequada para as praças e parques da região;

! Identificar espécies vegetais compatíveis às calçadas e ruas;

! Identificar proposta de ocupação adequada aos miolos de quadras existentes; ! Considerar a presença de escolas na região em propostas de valorização do espaço da região;

! Verificar as potencialidades das áreas abertas ociosas e propor ocupação adequada ao objeto do presente trabalho;

! Rodoviária desativada – considerar forma de uso que considere a valorização econômica e cultural do local;

! Edificações baixas – verificar formas de valorização da paisagem em projetos de desenho urbano;

! Criar espaços para atividades noturnas;

! Verificar formas de ocupar as edificações subutilizadas; ! Prever espaços para atendimento a saúde no centro;

! Considerar o uso residencial como forma de revitalização do centro.

Em relação à acessibilidade e mobilidade urbana:

! Acesso viário – considerar suas implicações no caso de mudanças na circulação de pedestres no local;

! Considerar a diversidade de transporte compatível para a área; ! Implantar a sinalização podotátil;

! Melhorar a sinalização informativa;

! Considerar a diversidade do comércio local quando da definição dos projetos de acessibilidade e mobilidade.

Em relação à iluminação e infra-estrutura adequada:

! Considerar a possibilidade de implantar a fiação subterrânea; ! Pavimentação existente – considerar formas alternativas;

(34)

! Água/ energia/ comunicação – promover melhoria.

Em relação à despoluição visual:

! Arquitetura histórica – considerar os edifícios de interesse histórico quando da elaboração de projetos de programação visual;

! Limpeza pública – promover melhorias.

Em relação ao estacionamento:

! Considerar a disponibilidade de áreas privadas que apresentem condições de implantar estacionamentos no centro.

Grupo 7 – Animação Cultural

Questões Colocadas: verificar as deficiências, pontos críticos e carências quanto a: 1. Utilização de espaços do centro para realização de eventos culturais;

2. Pólo de atividades culturais; 3. Novos espaços de lazer; 4. Incentivo ao uso residencial; 5. Segurança.

Discussões do Grupo:

! Falta sanitários na área central – acesso, higiene, mobiliário – Praça Ary Coelho;

! Faltam shows na Praça Ary Coelho;

! Adaptação a portadores de necessidades especiais é pouca; ! Tem muita poluição visual;

! Falta feira de antiguidades no centro;

! Divulgação dos eventos culturais é deficiente; ! Programação cultural é descontínua;

! Atendimento turístico é pontual – somente na Morada dos Baís; ! Policiamento ineficiente;

! Transporte coletivo insuficiente; ! Poucos sanitários públicos;

(35)

! Policiamento inexistente no período noturno; ! Fachadas antigas escondidas;

! Limpeza pública deficiente; ! Iluminação pública deficiente; ! Restaurantes insuficientes;

! Patrimônio cultural desvalorizado; ! Estacionamento deficiente;

! Pouca variedade de atrações musicais; ! Falta envolvimento dos empresários;

! Espaços culturais que não abrem nos finais de semana; ! Praça dos imigrantes subutilizada;

! Rodoviária insegura;

! Faltam equipamentos culturais; ! Segurança pública deficiente; ! Falta feira hippie nas praças; ! Faltam feiras literárias nas praças; ! Atrações culturais insuficientes.

Grupo 8 – Animação Cultural

Questões Colocadas: verificar as potencialidades e as oportunidades quanto a: 1. Utilização de espaços do centro para realização de eventos culturais; 2. Pólo de atividades culturais;

3. Novos espaços de lazer; 4. Incentivo ao uso residencial; 5. Segurança.

Discussões do Grupo:

! Espaços para eventos culturais no centro: Morada dos Baís, Cine Campo Grande, Praça Ary Coelho, Praça dos Imigrantes, Praça do Rádio Clube;

! Pólos de atividades culturais: SESC Horto, Complexo da NOB, Mercado Municipal, Centro Cultural José Otávio Guizzo, Memorial da Cultura;

(36)

! Novos espaços de lazer: Feira Central, Escola Osvaldo Cruz, Calçadão da Barão (bares e restaurantes), Canteiro Central da Av. Afonso Pena, Rodoviária (gastronomia, artesanato – pode ser ponto de partida do City Tour);

! Incentivo ao uso residencial: IPTU progressivo, Hotel Campo Grande (pode ser usado como habitação);

! Segurança: pólo integrado de segurança, ampliação dos horários de funcionamento do comércio;

! Circuito dos pontos turísticos – definir um roteiro para percurso a pé; ! Visitação às igrejas que estão na área (pode fazer parte do percurso); ! Padronização da sinalização;

! Incentivo a novos negócios;

! Política de eventos - divulgação e lazer;

! Retirar os estacionamentos de alguns trechos;

! Padronização dos “lancheiros” – carrinhos e/ou quiosques de lanches; ! Rua 14 de Julho – limpeza das fachadas;

! Equipamentos para divulgação: pontos de ônibus, totens, MUPI, etc.; ! Divulgação de calendário de eventos nas escolas;

! Elaborar um calendário de eventos e atualizar permanentemente em site próprio;

! Definir locais para feiras periódicas em horários não comerciais; ! Novo perfil de usuário: jovens, artistas;

! Mercadão e Camelódromo – podem ser mais bem integrados no calendário de eventos.

2. Sistematização da primeira oficina de consulta popular Tema 1 – Revitalização Econômica

Questões: verificar as deficiências, pontos críticos, carências, potencialidades e oportunidades quanto a:

1. Qualificação do espaço comercial;

(37)

3. Estímulo ao crescimento econômico e inclusão social; 4. Parceria público-privada nas intervenções.

Carências:

! Falta de incentivo para a recuperação de imóveis de interesse histórico; ! Falta de fiscalização de vendedores ambulantes;

! Concentração do comércio em duas quadras da Rua 14 de Julho; ! Falta de capacitação de comerciários e comerciantes;

! Não utilização do leito da ferrovia para o transporte coletivo urbano; ! Faltam atividades de lazer e estímulo ao turismo;

! Falta estímulo à moradia no centro.

Oportunidades:

! Estímulo ao comércio de especiarias como forma de dinamizar a economia e valorizar a miscigenação cultural;

! Considerar a inserção de novas modalidades de transporte público, com usos de novas tecnologias e matrizes energéticas;

! Revitalização de praças e instalação de feiras itinerantes ou permanentes – divulgação do artesanato local e estímulo ao turismo;

! Dinamização econômica através da revitalização de marcos históricos e instalação de atividades que fomentem o turismo e o lazer

Tema 2 – Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

Questões: verificar as deficiências, pontos críticos, carências, potencialidades e oportunidades quanto a:

1. Valorização e preservação dos marcos históricos; 2. Fortalecimento da identidade cultural;

3. Instituição de mecanismos de incentivo à preservação do patrimônio.

(38)

! Edifícios de interesse histórico em estado precário de conservação; ! Desconhecimento dos marcos históricos por parte da população;

! Desconhecimento do papel que esses marcos desempenham para a formação de uma identidade cultural urbana e para atividades ligadas ao turismo e ao lazer; ! Falta de uma política de preservação e educação patrimonial.

Oportunidades:

! Identificar e revitalizar edifícios e marcos históricos urbanos;

! Desenvolvimento de estratégias para um programa de educação patrimonial e para a definição de critérios que possibilitem a realização de atividades que agreguem valor econômico aos marcos históricos, incentivando sua visitação.

Tema 3 – Valorização do Espaço Público

Questões: verificar as deficiências, pontos críticos, carências, potencialidades e oportunidades quanto a:

1. Humanização e conforto ambiental; 2. Acessibilidade;

3. Iluminação e infra-estrutura adequada; 4. Mobilidade urbana;

5. Poluição visual; 6. Estacionamento;

7. Arborização compatível.

Carências:

! Falta de lugares de encontro com estrutura como bancos e banheiros públicos; ! Acessibilidade e mobilidade precárias – calçadas irregulares; presença de caçambas e lixeiras mal posicionadas; em alguns pontos as calçadas são estreitas e em outros há um excesso de elementos e mobiliário urbano prejudicando a circulação de pedestres;

(39)

! Descaracterização da Praça Ari Coelho com a concentração de pontos de ônibus;

! Trânsito – os problemas causados pela priorização do transporte individual em detrimento do coletivo começam a ser percebidos; conflitos entre veículos e pedestres; estacionamento em 45º atrapalhando o trânsito e causando insegurança aos pedestres; carência de vagas de estacionamento;

! No geral, a arborização urbana que sempre foi um importante elemento da paisagem campo-grandense, está degradada na área central, com podas inadequadas e falta de manutenção;

! Poluição visual causando aspecto desagradável no uso do lugar – fator de degradação da área; fiação elétrica confusa contribuindo para o agravamento da poluição visual;

! Falta de segurança e policiamento adequado;

! Fiscalização urbanística precária – falta de ordenamento no rebaixamento de guias; comércio de alimentos em canteiros centrais das avenidas e praças (problemas com higiene e conforto);

! Falte de uma sinalização turística que indique os bens históricos; ! Degradação da Avenida Calógeras.

Oportunidades:

! Identificar lugares com potencialidade de se constituir ambiências urbanas atrativas que possam se tornar referenciais urbanos e pontos turísticos;

! Possibilidade de se aplicar os critérios do desenho universal na reestruturação de calçadas;

! Compatibilizar a arborização urbana com os demais mobiliários e equipamentos;

! Compatibilizar as necessidades da propaganda, da publicidade e da iluminação pública com a melhoria da qualidade da paisagem urbana e com a preservação de edifícios de interesse histórico.

(40)

Questões: verificar as deficiências, pontos críticos, carências, potencialidades e oportunidades quanto a:

1. Utilização de espaços do centro para realização de eventos culturais; 2. Pólo de atividades culturais;

3. Novos espaços de lazer; 4. Incentivo ao uso residencial; 5. Segurança.

Carências:

! Ausência de um programa de animação cultural para a área central pautado em uma agenda de eventos com programação contínua;

! Falta envolvimento de empresários;

! Os eventos são concentrados na Praça do Rádio e na Praça Ari Coelho; ! A divulgação dos eventos é insuficiente;

! Falta de lazer, notadamente no período noturno e nos finais de semana; ! Infra-estrutura de eventos precária.

Oportunidades:

! Definição de um roteiro cultural que incentive o turismo a pé;

! Elaboração de um programa de animação cultural que defina, entre outros, critérios para o envolvimento de empresários locais nas atividades turísticas e para a divulgação da agenda cultural;

! Identificar locais a serem estruturados de modo a possibilitar a realização de feiras e eventos;

! Incentivar o uso residencial da área como forma de promover uma animação social e cultural;

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças