• Nenhum resultado encontrado

SET Sudeste e 25 de Abril- Vitória - ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SET Sudeste e 25 de Abril- Vitória - ES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Local:

Auditório da TV Gazeta do ES R. Chafic Murad 902, Ilha Monte Belo Vitória - ES

Realização: SET

Apoio: A Gazeta do Espírito Santo www.set.org.br – set@set.org.br

Evento gratuito e exclusivo a Associados SET

Palestras sobre tecnologia e todas as

novidades da NAB Show 2014

Índice:

Programação dias 24 e 25 ...pág 2 Patrocinadores ...pág 4

SET Sudeste 2014

24 e 25 de Abril- Vitória - ES

(2)

2

PROGRAMAÇÂO 24 de abril - quinta feira

08:00/ 08:25 -RETIRADA DE CREDENCIAIS

08:30/ 09:00 - ABERTURA E OVERVIEW DA PROGRAMAÇÃO MODERADOR: PAULO CANNO - SET/TV GAZETA

09:00/ 09:30 SET : NOVAS AÇÕES, PARCERIAS INTERNACIONAIS. INTERFERÊNCIAS DE LTE SOBRE CANAIS DE TV

PALESTRANTE: OLÍMPIO FRANCO - SET

09:35/ 10:05 - NOVAS TECNOLOGIAS

PALESTRANTE: IMAGINE COMUNICATIONS

10:10/ 10:40 - SOLUÇÃO HIBRIDA EM TRANSMISSORES DE TV

A Teletronix irá apresentar a solução criada para radiodifusores que desejam um Transmissor de TV que opere em digital e analógico. Os Transmissores Híbridos de TV da Teletronix possuem moduladores de fácil troca, sendo assim, a melhor relação custo x benefício.

PALESTRANTE: RITA HELENA - TELETRONIX

PALESTRANTE: VANESSA BONO - TELETRONIX

10:40/ 10:55 - INTERVALO

10:55/ 11:40 - PANORAMA DE TELECOMUNICAÇÕES PALESTRANTE: J.R. CRISTOVAM - SET/ UNISAT

11:45/ 12:15 - SISTEMAS RADIANTES NA INTERIORIZAÇÃO PALESTRANTE: JOSÉ ROBERTO ELIAS - IF TELECOM

A palestra irá abordar a experiência das fases iniciais e suas adaptações às fases atuais de implantação de TV digital em localidades de menor densidade demográfica. Serão discutidos aspectos comparativos e itens relevantes de projetos aplicáveis à fase atual, bem como serão mencionados alguns aspectos técnicos referentes às antenas mais utilizadas, visando vencer as limitações mais comuns encontradas em campo.

Uso de painéis UHF banda larga e baixo custo, bem como avanços em desenhos de novas antenas cilíndricas e com faixas maiores de forma a atender a esse novo tipo de demanda também serão discutidos.

Trocas de experiências e soluções economicamente viáveis farão parte do final dessa apresentação, que incluirá principais pontos e cuidados que deverão ser observados para uma ótima condução na escolha de sistemas radiantes, bem como de implantação nessa fase de interiorização até o “switch-off”

(3)

3

analógico.

12:20/ 13:30 - INTERVALO

13:35/14:05 - SOLUÇÕES PARA INTERIORIZAÇÃO DIGITAL PALESTRANTE: HITACHI KOKUSAI LINEAR

O Brasil vive hoje o desafio de expandir a cobertura da TV digital no interior, e diante deste cenário, apresentaremos conceitos, possibilidades e soluções tecnológicas que viabilizam a implantação de sistemas de distribuição de sinais e a transmissão digital, para o que denominamos “a Interiorização Digital”.

14:10/ 14:40 - OPORTUNIDADES E APLICAÇÕES PARA BROADCASTING NAS COMUNICAÇÕES VIA SATÉLITE

PALESTRANTE: LUIZ TADEU BOZZETTI NAVARRO - STAR ONE

Introdução ao uso dos satélites na área de broadcasting, principais aplicações, evolução das aplicações ao longo do tempo e as novas tecnologias na área, apresentação da frota Star One S/A, novos lançamentos e futuras aplicações dos satélites no mercado de broadcasting.

14:45/ 15:15 - SISTEMAS INTEGRADOS BROADCAST & BROADBAND (IBB) - A INTERNET E A TV UNIDAS FINALMENTE?

PALESTRANTE: AGUINALDO BOQUIMPANI -SET

A união dos dois mundos é prevista e esperada há anos, mas o caminho de integração entre Internet e TV se mostrou íngreme e tortuoso. Os novos Sistemas Integrados Broadcast & Broadband mostram um caminho melhor? Como a proposta dos sistemas integrados está sendo vista e que soluções já estão em uso no mundo?

Que mudanças os sistemas IBB prevêem na distribuição e consumo de conteúdo? Como os sistemas IBB fazem uso da 2a. Tela? Como o broadcaster deve atender ao novo consumidor conectado?"

15:15/ 15:30 - INTERVALO

15:35/ 16:05 - CONTROLE DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE VÍDEO PALESTRANTE: ARMANDO ISHIMARU - LEADER INSTRUMENTS

O sinal de vídeo passa por uma extensa cadeia de circuitos e processadores desde a produção, edição, transmissão até chegar ao receptor de televisão do telespectador. Em cada etapa da cadeia sempre haverá alguma perda de qualidade caso cada componente deste elo não esteja adequadamente ajustado. A proposta aqui é produzir com a melhor qualidade possível na ponta da cadeia, ou seja, na produção para que o sinal não se degrade ainda mais.

Um fator essencial é trabalhar com profissionais qualificados e ferramentas adequadas. Para facilitar a operação a obter resultados precisos e eficientes, a Leader criou ferramentas intuitivas para operadores não técnicos que são 5 Barras, CineLite, CineZone e CineSearch, pilares para uma produção perfeita...

16:10/ 16:35 - NOVAS TECNOLOGIAS PALESTRANTE: LINEAR ACOUSTIC

16:40/ 17:10 - PRODUÇÃO

PALESTRANTE: CELSO ARAÚJO - SET

17:15/ 17:45 -

(4)

4 .

PROGRAMAÇÂO 25 DE ABRIL - SEXTA FEIRA

08:30/ 08:55 - ABERTURA

MODERADOR: PAULO CANNO - SET/ TV GAZETA

09:00/ 09:30 - REINVENTANDO A INFRAESTRUTURA DE VÍDEO PALESTRANTE: FREDY LITOWSKY - HARMONIC

Baseado na visão de futuro e tecnologias da Harmonic, apresentaremos um workflow com as nossas soluções para contribuição & distribuição, produção, playout, Multiscreen e Serviços.

09:35/ 10:05 - SDN/10G SOLUTIONS

PALESTRANTE: GUILHERME CASTELO BRANCO - PHASE ENGENHARIA

As the revenue landscape for broadcasters continues to shift and change what's clear is that there is a new breed of competition. One that is global in scale, harnesses and maximizes the value of big data and provides advertisers a laser focus channel for targeting their messages to consumers. What's more, these competitors are all less then 10 years old. And they are built with an infrastructure what is flexible, agile, global in reach and unified for all of their content and data traffic.

They also in many ways are converging to controlling these flows using the principles of Software Defined Networking for their 10G/100G ethernet networks.

Until now, broadcasters where forced to sit on the sidelines and exist with infrastructure built for a different more static age.

Evertz changes this. "With the introduction of its SDN/10G solutions, Evertz now allows its customers build and operate with the same level of speed, agility and flexibility and at world scale as this new breed of competitor".

10:05/ 10:20 - INTERVALO

10:25/ 10:55 - RECANALIZAÇÃO DO SISTEMA DE TV DIGITAL

CONVIDADO: JOÃO PAULO ANDRADE - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

10:55/ 11:20 - RECANALIZAÇÃO DO SISTEMA DE TV DIGITAL PALESTRANTE: ANDRÉ CINTRA - SET

(5)

5

11:25/ 12:05 - NOVAS TECNOLOGIAS

PALESTRANTE: JOÃO PAULO QUERRETE - IMAGENHARIA

12:05/ 13:30 - INTERVALO

13:35/ 14:05 - TECNOLOGIAS DE TI NO MERCADO BROADCAST PALESTRANTE: CARLOS MOURA - GRASS VALLEY

Mostraremos como as novas tecnologias de TI estão sendo aplicadas no mercado de Broadcast em Infraestrutura e Playout, trazendo benefícios operacionais com redução de CAPEX E OPEX nos mais variados workflows.

Técnologia de câmeras para aplicações de Extreme Slow Motion

14:10/ 14:40 - O PAPEL DA TECNOLOGIA E COMO AS RECENTES INOVAÇÕES PODEM IMPACTAR POSITIVAMENTE O NEGÓCIO

PALESTRANTE: DANIELA SOUZA - AD DIGITAL

Panorama no Brasil e no mundo, de como o mercado vem se transformando e como , o papel da tecnologia e com as recentes inovações podem impactar positivamente o negócio, desde o lançamento de novos produtos e serviços ao mesmo tempo que pode reduzir significativamente os custos operacionais e aumentar a eficiência operacional. Considerando ainda, que em um ambiente file based, devemos criar interoperabilidade num fluxo de trabalho, garantindo de forma eficiente a gestão da informação (conteúdo) e a entrega de conteúdo nas mais diversas plataformas.

14:45/ 15:15 - NOVAS TECNOLOGIAS PALESTRANTE: AVID

15:20/ 15:50 - TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO E ARQUIVO NA ERA BEYOND DEFINITION

PALESTRANTE: ERICK SOARES - SONY

Com o avanço tecnológico , encontramos hoje como opção uma série de novas tecnologias e produtos para produções de conteúdo com alta qualidade de imagem, avançando e explorando áreas antes não disponíveis com custos tão reduzidos e

acessíveis. Desde melhorias na área de resolução de imagem, hoje ofertando opções HD, 2K, 4K e além , bem como melhorias na área de frame rate, espaço de cores, e até na usabilidade cada vez maior na infra-estrutura de transmissão de sinais por redes IP. Abordaremos assim novidades na área de tecnologias de captação de imagem, incluindo opções de captação e transmissão direto do campo por redes IP 3G/4G e WIFI, com uso de serviços de envio de conteúdo por serviços de cloud hoje já disponíveis. Não distante, uma visão das tecnologias de captação na área de produção que oferecem facilidade para produção aliada com as características hoje demandadas, bem como as tecnologias de alta resolução , como o 4K e 8K que permitem hoje o uso para produção HD de alta qualidade e diferenciada, tanto para o conteúdo HD quanto para conteúdos de entretenimento livre de resolução padrão. E afim de preservar toda essa informação, tecnologias e a evolução para

armazenamento em mídia óptica, como uma ferramenta robusta e segura para preservação de conteúdo permanente para acervos de vídeo.

(6)

6

16:15/ 16:45 - TRANSMISSÃO JORNALÍSTICA AO VIVO DIRETAMENTE DE UMA CAMCORDER

PALESTRANTE: ARMANDO ISHIMARU - JVC

A evolução dos meios de comunicação nas últimas décadas com o advento da micro-onda, satélite, telefonia móvel e mais recentemente as redes IP encurtaram as distâncias e o tempo para uma matéria sair ao ar. Com isso a pressão sobre a equipe de jornalismo por rapidez é cada vez maior requerendo equipamentos com melhor mobilidade e conectividade. A JVC apresenta o desenvolvimento de uma solução com a mais avançada tecnologia em captação de imagem integrada à tecnologia IP e de telecomunicações em uma câmera compacta de alto rendimento capaz de fazer um streaming ou ftp in loco a qualquer parte do mundo.

16:50/ 17:20 - DE VOLTA PARA O FUTURO

O RÁDIO UTILIZANDO TECNOLOGIA DO PRESENTE E DO PASSADO DELINEANDO O FUTURO INOVADOR E ATRAENTE

(7)

7

MINI CURRICULO PALESTRANTES AGUINALDO BOQUIMPANI

Conta com 30 anos de experiência em TI tendo atuado como Coordenador e Gerente de Projetos nos últimos 20 anos. Liderou implantações pioneiras de projetos com Tecnologia de Orientação a Objetos desde 1991 na área Bancária, Serviços Financeiros e Educação. Na área de Telecom, adquiriu extensa experiência internacional coordenando equipes de engenharia de software distribuídas (Canadá, Itália, EUA e Brasil) no desenvolvimento de produtos implantados em mais de 30 operadoras de telefonia em 16 países. Nos últimos 8 trabalhou com projetos de inovação, e desenvolvimento de produtos para diversos clientes globais (Siemens, Sony, LG, Panasonic, Philips, Sharp, Toshiba) trabalhando em projetos de Mobile Software e TV Digital. Durante este tempo gerenciou a Divisão de Produtos para TV Digital da TOTVS e TQTVD, onde foi responsável pela equipe que criou, desenvolveu e implantou o produto AstroTV (padrão Ginga) em mais de 3 Milhões de TVs atualmente no mercado. Foi membro do Fórum SBTVD e principal editor responsável por 2 das 6 Normas do Ginga, atuante no ITU-T (agência mundial da ONU para padrões em Telecom e

Radiodifusão) e membro do Comitê Executivo do Java JCP.

ANDRÉ LUIS C. DE ULHÔA CINTRA

Fomação Profissional: Engenheiro Eletricista -especialidade em Telecomunicações - PUCRJ 1973

Mestrado em Engenharia de Telecomuicações - Propagação de Sistemas Móveis em Áreas Rurais - PUCRJ-1984

Experiência Profissional: Engenheiro da Área de Planejamento e Estudos em Telecomunicaões de Furnas Centrais Eletricas de 1973 até 1996 .

Consutor da SET trabalhando na elaboração dos Planos Básicos de TV Digital desde 1996.

ARMANDO ISHIMARU

É engenheiro eletrônico graduado na Universidade de São Paulo.

Durante sua carreira na Sony atuou no Brasil e na América Latina nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Marketing e Vendas sendo sua ultima posição Diretor da Divisão Profissional da Sony Brasil. Em novembro de 2011 abriu a empresa Panoramis Consultoria Empresarial onde tem a posição de Sócio-Diretor e representa a Leader Instruments Corp. no Brasil como Country Manager.

AVID

CARLOS MOURA - GRASS VALLEY

Engenheiro de Vendas da GrassValley, com atuação no Brasil, países da América do Sul e Central.

Iniciou sua carreira na área de Telecomunicações e desde 2002 trabalha na GrassValley, iniciando na área de manutenção e desde 2006 atuando na área de Pré-Vendas .

carlos.moura@grassvalley.com

CELSO ARAÚJO - SET

Ingressou na TV Globo em 1973 como Técnico de Manutenção da Central Globo de

Engenharia, no Rio de Janeiro. Onde esteve cerca de 12 anos em Manutenção, período em que teve a oportunidade de desenvolvimento em alguns setores, tais como câmeras, lentes, vídeo-tape, áudio, switchers, roteadores, e até mesmo na gestão de Sistemas e Equipes, bem como a gestão das Operações de Produção e também em Eventos Esportivos, Concertos e Shows.

Desde os 80 está envolvido com a adequação e exigências para a produção de dramas para a TV com aquisição em filme 35 mm, com os fabricantes de emulsão, laboratórios de

processamento além das empresas das casas de finalização e transferência.

(8)

8 produção de drama na TV e no Cinema Digital.

Líder do projeto e integração do canal a cabo e satélite SHOPTIME na migração para o digital.

Desde 2003 até a presente data na pesquisa e desenvolvimento do processo de captura de vídeo HD e seus impactos para as áreas de Cenografias, Figurino, Caracterização e

Maquiagem, Iluminação e Pós-Produção.

Implantação do processo de captura e pós-produção do Vídeo HD no formato

LOGARITMICO com câmeras de grandes sensores, Séries “CAPITU” e “MAYSA”, Filme “OS NORMAIS II”.

Associado fundador da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, SET, e desde 2005 como Diretor de Cinema Digital.

Graduado na CEFET de Campos em Mecânica de Máquinas e Engenharia Operacional Eletrônica da Universidade Santa Úrsula, MBA em Gestão de Empresas do IAG PUC-Rio.

DANIELA SOUZA - AD DIGITAL

Fundadora e CEO da AD Digital - a empresa completa 20 anos em 2014 - Daniela é palestrante convidada nos principais eventos relacionados com a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo, para compartilhar sua visão sobre mercado e tendências de futuro para a indústria. Há 10 anos compõe a mesa diretora da SET - Sociedade de Engenharia de Televisão, participa ativamente de discussões do setor Broadcast. Sempre atenta as novas tecnologias e modelos de negócio, foi responsável por alguns dos novos conceitos e

soluções que consolidaram-se no Brasil. Presença cativa nos principais eventos nacionais e internacionais como Broadcast&Cable, IBC, NAB, Caper, dentre outros.

ERICK SOARES - SONY

Engenheiro de Suporte a Vendas, atuante há 10 anos na Sony, especialista em tecnologias e produtos no mercado de Broadcast, formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia

Industrial - S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP), acompanhou o desenvolvimento de novos produtos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais (SET, Broadcast & Cable, Anima Mundi, SSPI) e internacionais (NAB).

FREDY LITOWSKY - HARMONIC

Engenheiro e Técnico em Eletrônica, com experiência profissional em emissora de TV nas àreas de manutenção e projetos de sistemas de TV.

Desde 1999 trabalha na àrea comercial, desenvolvendo estratégias de vendas, redes de revendas e infraestrutura no Brasil.

Atualmente é Diretor de Vandas da Harmonic para o Brasil.

GUILHERME CASTELO BRANCO - PHASE ENGENHARIA

Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ e em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV de São Paulo, trabalha na Phase Engenharia há dez anos onde ocupou funções gerenciais nas área técnica e comercial. Há quatro anos assumiu a posição de Diretor Regional e hoje faz parte do quadro de sócios da Phase. Está estabelecido em São Paulo e é responsável pelo desenvolvimento de novos negócios

HITACHI KOKUSAI LINEAR

IMAGINE COMMUNICATIONS

J.R. CRISTOVAM - SET/ UNISAT

Atua na área de comunicações via satélite desde 1983, tendo liderado equipes de projetos em diversas ocasiões. Sócio-Diretor e um dos fundadores da UNISAT em 1990. Diretor Técnico da empresa, consultor sênior de empresas nacionais e internacionais. Antes da

(9)

9 criação da UNISAT, trabalhou na NEC, TELEBAHIA e na EMBRATEL, nas áreas Nacional e Internacional, em comunicações via satélites Brasilsate Intelsat, tendo integrado o

Departamento de Comunicações Domésticas via Satélite, conhecido como SAT. É Diretor de Ensino da SET - Sociedade de Engenharia de Televisão, conselheiro da TELECOM -

Associação Brasileira de Telecomunicações, Professor, Coordenador Técnico e criador do MBA em TV DIGITAL, RADIODIFUSÃO & NOVAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO

ELETRÔNICA da UFF (Universidade Federal Fluminense), professor no MBA Serviços de Telecomunicações e na Pós-Graduação Especialização em Comunicações Móveis também da UFF. Coordena ainda no Brasil o GVF - Global VSAT Fórum, ministra palestras e tutoriais em eventos como os da SET, Broadcast & Cable, Telexpo, SUCESU, Futurecom e outros ambientes. Atuou por 3 anos consecutivos como moderador do Latin America Focus Forum do maior e mais importante evento mundial da indústria de satélites, eventos intitulados Satellitee realizados na cidade de Washington - DC - USA. É autor de artigos e publicações técnicas especializadas para diversas mídias. É reconhecido por sua forte atuação no mercado de satélites, telecomunicações, broadcast e internet de uma forma abrangente e pelo seu diversificado domínio de tecnologias, sistemas, redes, serviços e soluções para clientes. Engenheiro de Operações modalidade Eletrônica pela UFRJ, Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia da UGF, Pós-Graduado na UFF em Telecomunicações, cursos de especialização no Japão (NEC, NTT e Anritsu) e nos EUA (TCB - Thomson).

JOÃO PAULO ANDRADE - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

Formado em Direito, com especialização em Direito Tributário, em Comunicações e mestrando em Políticas Públicas. É Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Anatel, do concurso de 2006, onde atuou como: fiscal da área tributária; assessor na Procuradoria Federal Especializada (2006-2008); Gerente

Operacional de Processos Fiscais (2008); e Gerente de Recursos Humanos (2008-2012). Em 2012 foi cedido ao Ministério das Comunicações - MC para exercer a função de Coordenador-Geral, atuando inicialmente na Radiodifusão Comunitária. Atualmente, é o responsável pela coordenação do Plano do Desligamento do Sinal Analógico de TV, na Secretaria de Comunicação Eletrônica do MC.

JOÃO PAULO QUERRETE - IMAGENHARIA

Com formação em física e computação, João Paulo Quérette é palestrante da SET desde 2007, tendo participado de vários encontros regionais e do congresso SET, sempre focando em aspectos da tecnologia da informação para a produção audiovisual. É diretor fundador da Imagenharia, empresa de desenvolvimento e integração de sistemas para vídeo e televisão digital, representante de fabricantes como Apple e Panasonic, entre outros.

JOSÉ CLAUDIO BARBEDO (FORMIGA) - SET

Operador de Áudio, Sonoplasta, trabalhou na Operação e na Técnica dos Sistemas Globo, Tupi, JB e MEC, de Operação à Gerência. Consultor de Áudio independente. Viaja

regularmente pelo Brasil e exterior, tem contato com emissoras dos mais diferentes estilos, modulações e potências. Tenta - e as vezes consegue - regular os processadores dessas emissoras assim como informar as práticas recomendáveis para obter um melhor rendimento no áudio.

JOSÉ ROBERTO ELIAS - IF TELECOM

Engenheiro Eletrônico formado na UNICAMP em 1983 com MBA na FGV em 2005, possui 30 anos de experiência, 21 dos quais dedicados a Broadcast de Áudio e Vídeo. Iniciou na Embratel, passando pelo CPqD onde dedicou 10 anos à Pesquisa e Desenvolvimento. Ocupou cargos executivos na COMSAT Brasil (Atual British Telecom Latam), implantando sistemas de distribuição de vídeo e áudio por satélite, projetando unidades móveis (SNG), bem como participando da SET como Diretor de Telecomunicações. Trabalhou também na Casablanca, Grupo Schahin, RFS, Grupo Abril e Transtel. Professor da Universidade Federal Fluminense, ocupa hoje a posição de consultor comercial na IF Telecom, empresa dedicada à fabricação de sistemas radiantes e componentes broadcast, que representa a Dielectric

(10)

10 LLC no Brasil.

LINEAR ACOUSTIC

LUIZ TADEU BOZZETTI NAVARRO - STAR ONE

Gerente de Segmento Espacial da STAR ONE S/A , graduado em Engenharia Elétrica pelo CEFET-RJ, atuando na área de telecomunicações por satélite no grupo Embratel há mais de 30 anos. Lecionou telecomunicações na Universidade Estácio de Sá e na UERJ.

OLÍMPIO FRANCO - SET

Cursou a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa em Santa Rita do Sapucaí-MG. Cursou a Faculdade pela FEI Faculdade de Engenharia Industrial -São Bernado do Campo -SP, em Engenharia Elétrica. Modalidade Engenharia de Operações, ênfase em Eletrônica e Engenharia de Produção, com ênfase em Eletrônica. Possui atribuições plenas de Engenheiro Eletrônico e Eletrotécnico. MBA pela Faap- Fundação Armando Álvares Pentado- lato sensu com ênfase em Marketing.Começou como Estagiário Técnico na Rede Globo de São Paulo em 1969. Em seguida ainda em 1969, foi para a Fundação Padre Anchieta - Radio e TV Cultura, tendo trabalhado de Estagiário Técnico a Diretor Técnico, tendo saído de lá em 1988. Foi Diretor Técnico da TV Jovem Pan de 1988 até 2003. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo, desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo.É sócio fundador da Set. Foi Presidente da SET por dois períodos,além de ter sido Diretor de Tecnologia e Vice Presidente por vários períodos.

É sócio da SMPTE -Society of Motion Picture Television Engineering desde 1980. É membro do Módulo Técnico do Fórum de TV Digital.

PAULO CANNO - SET/ TV GAZETA

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV.

Atuou em projetos e instalações de sistemas de transmissão de rádio e TV, de 1976 a 1984, como engenheiro responsável da Sociedade Nacional de Eletrônica.

De 1984 a 1986 trabalhou na Engesa Eletrônica, como responsável do laboratório do controle de qualidade de componentes.

Desde 1986 na Rede Gazeta do ES (Afiliada a Rede Globo), onde, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia, é responsável por toda a infraestrutura tecnológica que suporta as emissoras de Televisão e Rádio do grupo.

RITA HELENA

Atua no mercado de radiodifusão desde 2001. Gerente comercial da empresa Teletronix, especialista em negócios especiais para emissoras de Rádio e Televisão, com experiência em marketing, vendas, gestão administrativa e negociações internacionais.

Responsável pela elaboração de estratégias publicitárias, já participou de diversos eventos nacionais e internacionais do segmento, também como palestrante nas áreas de inovações tecnológicas.

Participação no Congresso Nacional SET desde 2007.

VANESSA BONO

Formada em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações pelo INATEL - Instituto de Telecomunicações situado no Vale da Eletrônica . Experiência em radiodifusão, com foco especializado em TV Digital. Especialista em Gestão em Telecomunicações pela Business School do Inatel (Inatel Competence Center). Atualmente, engenheira de vendas pela Teletronix.

(11)

11 .

Referências

Documentos relacionados

O "programa normal de algodão" usando em carga total e carga parcial é o programa de secagem normal a que se refe- rem as informações constantes do rótulo e da ficha; este

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

Para Tagiuri; Davis (1996), uma empresa familiar se dá quando membros da família controlam a direção do negócio em cargos gerenciais ou direito de propriedade;

Muito embora este estudo tenha incluído um número relativamente pequeno de casos, a análise multivariada confirmou o impacto prognóstico independente dos fatores idade e

Entretanto, para integrar o brincar na educação da criança é preciso incluir atividades lúdicas no seu cotidiano, estimulando o desenvolvimento integral da mesma e oferecendo a ela

E é justamente por uma doença respiratória, sistema do qual a boca faz parte, que a personagem morre, sendo a boca um dos primeiros objetos da sexualidade

Nesse sentido, entende-se que escola deveria procurar desenvolver um trabalho baseado em brincadeiras, incentivando as crianças por meio do brincar, pois seria um passo

Kulčar 40 , encontrou benefícios semelhantes (Tabela 3) e, além disso, ao acompanhar os membros permanentes do grupo por um período de 10 anos, constatou uma