• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP Nº 52 JUNHO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP Nº 52 JUNHO 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Rua Barão do Abiaí,64, CEP: 58.013-080 Centro, João Pessoa-PB/Brasil Fone/Fax: 83 3222-0513

Redação: Joaquim Osterne Carneiro – Editor: Adonai Lacerda da Silveira Informações pelo site: www.ihgp.net

E-mail: faleconosco@ihgp.net

INSTITUTO HISTÓRICO E

GEOGRÁFICO PARAIBANO

As comemorações alusivas ao sesquicentenário de nascimento de Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa tiveram continuidade no corrente mês. Nascido em 23 de maio de maio de 1865, no município de Umbuzeiro - PB e falecido em 13 de fevereiro de 1942, em Petrópolis – RJ, foi sem duvida um dos maiores paraibanos. Ao longo de sua fecunda existência atuou com muita competência nos três poderes do nosso país - Executivo, Legislativo e Judiciário - além de ter brilhado além-fronteiras, como Chefe da Delegação Brasileira à Conferencia de Paz realizada em Versalhes e como Juiz da Corte Internacional de Haia. Como um estadista na acepção mais exata do termo, Epitácio Pessoa se constitui num patrimônio do Estado da Paraíba, tendo se destacado como legitimo defensor da liberdade e como autentico cultor do direito. Conhecedor profundo dos problemas do Nordeste, ao assumir a Presidência da Republica, em 28 de junho de 19199, procurou integrar a região semiárida à economia regional, sendo esta a primeira tentativa de realizações tomando por base os estudos, pesquisas e levantamentos levados a efeito a partir da criação da IOCS - Inspetoria de Obras Contra as Secas, em 1909. Assim, pelo Decreto 13.687, de 09 de julho de 1919, a IOCS passou a denominar-se IFOCS - Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas. Em seguida, por meio de Lei 3955, de 25 de dezembro de 1919, a denominada Lei Epitácio Pessoa, a IFOCS foi autorizada a construir obras necessárias à irrigação de terras cultiváveis no Nordeste, compreendidas todas as que fossem julgadas preparatórias e complementares de sua execução, sendo igualmente instituída a Caixa Especial das Obras de Irrigação e Terras Cultiváveis do Nordeste Brasileiro. Vale ressaltar que, em 1920 a programação foi aprovada, no ano seguinte as obras foram contratadas, sendo iniciadas em 1922. Desafortunadamente, após a conclusão do Governo de Epitácio Pessoa, no Governo de Artur Bernardes, as verbas foram severamente reduzidas e as obras paralisadas. Somente em 1932, quando José Américo de Almeida assumiu o cargo de Ministro da Viação e Obras Públicas, a Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, atual DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas retomou a execução das obras, representadas principalmente pela construção de açudes, canais de irrigação e rodovias.

Joaquim Osterne Carneiro Presidente do IHGP joacarneiro@hotmail.com

João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP – Nº 52 JUNHO 2015

EDITORIAL

(2)

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 02/06/2015, o Desembargador e Historiador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e a Desembargadora e Escritora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, Presidente da Comissão de Cultura e Memoria do Poder Judiciário, coordenaram o lançamento do livro “História da Comarca de Campina Grande”, de autoria do Desembargador Leandro dos Santos. O lançamento ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal Pleno “Des. Manoel da Fonseca Xavier de Andrade”, no Anexo Administrativo do Palácio da Justiça, em João Pessoa - PB.

FUNDAÇÃO NAPOLEÃO LAUREANO LANÇOU CAMPANHA

No dia 02/06/2015, a Fundação Napoleão Laureano deu inicio a campanha “Salve a Vida”, que tem por objetivo mobilizar o publico em geral, no sentido de contribuir com o Hospital Napoleão Laureano, denominado “O Hospital da Vida”. O lançamento da campanha aconteceu no Conselho Regional de Medicina da Paraíba.

IHGP FIRMOU PARCERIA COM O SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DA PARAÍBA

O IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano firmou parceria com o Seminário Arquidiocesano da Paraíba, objetivando comemorar o centenário de nascimento de Dom Manuel Pereira (1915-2015), Ex - Reitor da aludida instituição e grande personalidade de prestigio regional. Assim sendo, o Presidente do IHGP, Joaquim Osterne Carneiro manteve entendimentos com o Padre Reynaldo Thadeu G C Segundo, Ecônomo do Seminário Arquidiocesano da Paraíba. O Ato Memorial acontecerá no dia 10 de setembro de 2015, no Auditório Dom Adauto Henrique, localizado no Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Na oportunidade, convidados previamente selecionados farão pronunciamentos e será distribuído um fascículo contendo contribuições de contemporâneos do homenageado.

(3)

REUNIÃO DA COMISSÃO DE NOTÁVEIS

Atendendo a convocação do Historiador e Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, na tarde do dia 08/06/2015, foi realizada uma reunião da Comissão de Notáveis, com a finalidade de dar continuidade ao planejamento das atividades relacionadas com as comemorações do sesquicentenário de nascimento do Ex - Presidente da Republica Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa. Durante a referida reunião, inicialmente foi feita uma avaliação da palestra proferida pelo Historiador Humberto Cavalcanti de Melo, no dia 28/05/2015, intitulada “Epitácio Pessoa: o Estadista”, com apresentação do Desembargador José Ricardo Porto.

Na ocasião foi destacado pela unanimidade dos presentes, o alto nível do trabalho apresentado. Em seguida ficou acertado que os trabalhos apresentados serão publicados em forma de plaquetas e ao final enfeixados em um livro. Ao mesmo tempo, foi definido que no dia 17/07/2015, será realizado um evento na cidade de Umbuzeiro - PB, terra natal de Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa. Na oportunidade, o Escritor Damião Ramos Cavalcanti fará uma conferencia enfocando aspectos da vida do homenageado. Ficou também acertado que no dia 06/08/2015, no Tribunal de Contas da Paraíba, o Ministro Francisco Resek pronunciará uma palestra sobre o Ex-Presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa.

Finalmente convém assinalar que, de conformidade com Ato do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque - ATO DA

PRESIDENCIA N0 055/2015, de 25/04/2015 - a Comissão de Notáveis encarregada de “colaborar com

seus ilustrados conhecimentos na organização de eventos comemorativos de nascimento do ex-presidente da Republica Epitácio Pessoa” é integrada das seguintes pessoas: Bacharel Marcio

Roberto Soares Ferreira (Ex-Secretário Geral do Tribunal de Justiça da Paraíba), Escritor Evandro Dantas da Nóbrega (membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), Historiador Humberto Cavalcanti de Mello (Juiz de Direito aposentado e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), Professor Damião Ramos Cavalcanti (Presidente da Academia Paraibana de Letras), Historiador Joaquim Osterne Carneiro (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano) e Professor Dr. Marcilio Toscano Franca Filho (Representante do Ministério Publico junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba).

Damião Ramos Cavalcanti, Marcilio Toscano Franca Filho, Joaquim Osterne Carneiro, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Humberto Cavalcanti Mello, José Ricardo Porto, Marcio Roberto Soares Ferreira e Evandro Dantas da Nóbrega

CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA CULTURAL

No dia 11/06/2015, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa - PB, o Conselho Estadual de Política Cultural realizou uma Sessão Ordinária.

(4)

HOMENAGEM PÓSTUMA

No dia 12/06/2015, o IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano realizou uma Sessão Solene de homenagem póstuma ao Historiador Reinaldo de Oliveira Sobrinho, que na qualidade de Sócio Efetivo ocupou a Cadeira 16, que tem como Patrono Arthur Achiles dos Santos. Em nome do Instituto fez uso da palavra a Historiadora Diana Carmen Martins de Assis Ferreira, ocupante da Cadeira 41, que tem como Patrono Samuel Vital Duarte. Em nome da família do homenageado falou o seu filho Dr. Leonardo Gadelha.

Alexandre Luna Freire, Ricardo Rosado Maia, Leonardo Gadelha de Oliveira, Joaquim Osterne Carneiro Diana Carmem Martins de Assis Ferreira e Berilo Ramos Borba

ASSOCIADOS DO IHCG TOMAM POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DE CAMPINA GRANDE No dia 18/06/2015, os Sócios do Instituto Histórico de Campina Grande, Ailton Eliziário, Josemir Camilo de Mello, Molina Ribeiro e Evaldo Dantas da Nóbrega, tomaram posse na Academia de Letras de Campina Grande - PB. Referida posse foi realizada no Sitio São João, em Campina Grande – PB.

João Dantas, Ailton Eliziário, Mabel Amorim, Molina Ribeiro, Maria Ida Steinmuller e Joaquim Osterne Carneiro

(5)

POSSE DA ALCG NO SÍTIO SÃO JOÃO

A Academia de Letras de Campina Grande, “Casa de Amaury Vasconcelos”, fundada a trinta e quatro anos, mas precisamente a 9 de abril de 1981 e instalada em 9 de setembro do mesmo ano de 1981, pelo professor Amaury Vasconcelos que emprestou seu nome para dar nome, a Casa Maior das Letras de Campina Grande. Que esteve empossando seu novo Conselho Diretor dia 18 de junho próximo passado. O auspicioso evento foi realizado nas dependências do Sitio São João, um dos espaços que compõe os 31 dias da festa oficial do maior São João do Mundo, graças a sensibilidade e criatividade do ativista cultural João Dantas. Na oportunidade foram empossados: Ailton Elisiario de Souza, presidente reeleito por mais dois anos, Josemir Camilo de Melo, vice-presidente, Mabel Amorim Diretora Secretária, Evaldo Dantas da Nóbrega Diretor Tesoureiro e Maria de Molina Ribeiro Diretora de Biblioteconomia. Presentes a solenidade o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Joaquim Osterne Carneiro e a presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, Casa Elpidío de Almeida, Maria Ida Steinmuller. Após sua leitura a Ata de posse foi devidamente assinada pelos acadêmicos que formam o novo Conselho Diretor da ALCG. É oportuno registrar que uma pessoa, por mais observadora que seja, não será capaz de captar todos os detalhes e nuanças do entusiasmo da nova diretoria recém empossada da Academia de Letras De Campina Grande, tomando para si, com muita responsabilidade a vontade de vir a realizar um excelente trabalho em prol do engrandecimento cada vez maior da cultura campinense. Agora, se me permitem (já que estou fazendo parte da nova diretoria), gostaria de fazer um apelo para que os órgãos e as empresas privadas e o poder público, apesar dos tempos dificílimos que estamos vivendo, que não deixassem de dar apoio a nossa amada ALCG, conhecendo a precariedade de nossos recursos, nos presenteassem com livros para formação de nossa biblioteca e da forma como achassem conveniente , para que o nosso projeto não sofra solução de continuidade. A vida ganha mais sentido cada vez que uma boa palavra vem iluminar as varandas da nossa mente. É de simplicidade que precisamos, não quero que minhas palavras chegue dissociando dor de esperança. O passado nos ensina e é preciso estar atentos ao seu ensinamento, e o futuro nos desafia. Como não poderia deixar de ser, a convite do ativista cultural e vereador João Dantas, fomos todos convidados a comemorar a noite festiva da posse da nova diretoria da ALCG, degustando saborosos comes e bebes no Bar do Sítio São João, ao lado da Barraca Literária da Academia de Letras, onde um cardápio regional fez a alegria de todos. Uma deliciosa carne de sol na nata com cuscuz, delicia de macaxeira, caldo verde, especialidade da casa e drinks para todos os gostos. A noite já está se despedindo, a festa já acabou e eu gostaria de sonhar com esta construção poética: todos os sonhos do mundo. A poesia não se explica Vive-se. Que o seu amanhecer surja com sabor de poesia. Todo o meu carinho.

Molina Ribeiro

É jornalista , professora, membro fundadora da Academia de Letras de Campina Grande e do Instituto Histórico de Campina Grande.

(6)

PUBLICAÇÕES RECEBIDAS

1. Fundação Mario Covas em Revista. Propaganda Política. Ano 1, Nº. 5, março 2009.

2. Fundação Mario Covas em Revista. Visitas Internacionais. Ano 1, Nº. 2, março 2009.

3. Fundação Mario Covas em Revista. Comendas e Honrarias. Ano 1, Nº. 1, março 2009.

4. Fundação Mario Covas em Revista. Acervos de Personalidades. Ano 1, Nº. 3, março 2009.

5. Fundação Mario Covas em Revista. “História Oral”. Ano 1, Nº. 4, março 2009.

6. CANDEIAS, Nelly Martins Ferreira Candeias. 10 anos da Memória Paulista. Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. São Paulo: Escrituras Editora. 2013. 967 p. il.

7. RAMOS, Adauto.Escriptos de Hontem. João Pessoa: Sal da Terra, 2015. 117 p. il.

8. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. a. 175, n. 464, pp. 11-364, jul./set. 2014.

9. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. a. 175, n. 465, pp. 12-490, 0ut./dez. 2014.

10.BRITO, Gilvan de. A Ditadura na Paraíba. João Pessoa: Patmos, 2014. 208 p. il.

11.TARGINO, Itapuan Bôtto. Culminância de uma Vocação de Educador. João Pessoa: Idéia, 2014. 238 p. il.

12.Gestão de Documentos. Gestão de Documentos: Memória da Justiça Federal da Paraíba v.1. Assis/SP: Storbem, 2013. 196 p. il.

INSTITUTO HISTÓRICO E

GEOGRÁFICO PARAIBANO PRESIDENTE

Joaquim Osterne Carneiro

VICE-PRESIDENTE

Humberto Fonsêca de Lucena

SECRETÁRIO GERAL

Diana Carmem Martins de Assis Ferreira

1º SECRETÁRIO

Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra

2ª SECRETÁRIO

Berilo Ramos Borba

TESOUREIRO

Adauto Ramos

DIR. ATIVIDADES CULTURAIS

Martha Maria Falcão de Carvalho e Morais Santana

CONSELHO FISCAL

Luiz Nunes Alves Péricles Vitório Serafim Flávio Sátiro Fernandes

SUPLENTES

Ernando Luiz Teixeira de Carvalho Lúcia de Fátima Guerra Ferreira Waldice Mendonça Porto

COMISSÕES PERMANENTES HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA

Francisco de Sales Gaudêncio Maria José Teixeira Lopes Gomes Manoel Batista de Medeiros

SUPLENTE

Maria Balila Palmeira

GEOGRAFIA E ECOLOGIA

Marcos Cavalcanti de Albuquerque José Mota Victor

Modesto Siebra Coelho

SUPLENTE

Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra

ANTROPOLOGIA, ETNOGRAFIA E SOCIOLOGIA

Carlos Alberto Farias de Azevedo Maria Auxiliadora Bezerra Borba Berilo Ramos Borba

SUPLENTE

Itapuan Bôtto Targino

ADMISSÃO DE SÓCIOS

Guilherme Gomes da S. d’Avila Lins Martha Falcão de C. e Morais Santana Adauto Ramos

SUPLENTE

Referências

Documentos relacionados

[r]

Para auxiliar a identificação dos conteúdos probabilísticos propostos e a abordagem praticada, utilizaremos o Guia de Livros Didáticos publicados pelo Programa

• Utilize um tabuleiro para grelhar quando cozinhar alimentos muito gordurosos, para evitar que o forno fique com manchas que podem ser permanentes.. • Deixe a carne repousar cerca

O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil nutricional, história de perda ponderal, uso de TARV e ocorrência de doenças oportunista em pacientes HIV+.. MATERIAL

Os aminoglicosideos são eli- minados por via renal sendo necessário um ajus- tamento posológico (aumento do intervalo de administração) nos doentes com insuficiência renal.

Utilize um tabuleiro para grelhar quando cozinhar alimentos muito gordurosos, para evitar que o forno fique com manchas que podem ser permanentes.. Deixe a carne repousar cerca de

Além do período de oferecimento da disciplina, o estagiário poderá desenvolver atividades referentes à preparação e finalização da disciplina. PAE - Programa de Aperfeiçoamento

O tratamento pré-germinativo por hidratação das sementes conferiu influência de forma positiva a velocidade de germinação (primeira contagem e IVG), decorrente da pré-embebição