• Nenhum resultado encontrado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tribunal de Justiça de Minas Gerais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

1.0000.15.074871-3/000

Número do Númeração 0748713-

Des.(a) Moacyr Lobato Relator:

Des.(a) Moacyr Lobato Relator do Acordão:

10/12/2015 Data do Julgamento:

18/12/2015 Data da Publicação:

EMENTA: CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. DIREITO À SAÚDE. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS E/OU INSUMOS. MENOR. COMPETÊNCIA DO JUÍZO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. ARTIGOS 148 E 209 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. CONFLITO ACOLHIDO.

- A competência das varas da infância e juventude é absoluta para julgar as ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos referentes a crianças e adolescentes, como evidenciam os artigos 148 e 209 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 1.0000.15.074871-3/000 - COMARCA DE - SUSCITANTE: JD VARA CÍVEL DA COMARCA DE NOVA SERRANA - SUSCITADO(A): JD DA VARA CRIMINAL E DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA COMARCA DE NOVA SE - INTERESSADO(A)S:

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ESTADO DE MINAS GERAIS

A C Ó R D Ã O

Vistos etc., acorda, em Turma, a 5ª CÂMARA CÍVEL do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos, em ACOLHER O CONFLITO DE COMPETÊNCIA.

DES. MOACYR LOBATO

RELATOR.

(2)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

DES. MOACYR LOBATO (RELATOR)

V O T O

Trata-se de conflito negativo de competência suscitado pelo ilustre Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Nova Serrana contra a decisão da douta Juíza de Direito da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Penais da mesma Comarca, que, nos autos da ação de obrigação de fazer ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais em desfavor do Estado de Minas Gerais, declinou da competência para a Vara de Fazenda Pública (fls. 09/10).

Distribuídos, vieram-me os autos conclusos, tendo sido determinada a intimação do Juízo Suscitado, para que prestasse informações e, após, que fosse dada vista à Procuradoria-Geral de Justiça (fl. 17).

Informações pelo Juízo Suscitado às fls. 27/28.

Parecer da Procuradoria-Geral de Justiça, opinando pelo acolhimento do conflito de competência (fls. 30/31v).

Passo a decidir.

A demanda objeto do conflito negativo trata-se de ação de obrigação de fazer ajuizada pelo Ministério Público objetivando a condenação do Estado de Minas Gerais ao fornecimento do medicamento Ritalina LA ao menor G.

S. A..

O feito foi inicialmente distribuído à Vara Criminal, da Infância e da

Juventude e de Execuções Penais da Comarca de Nova Serrana, que

(3)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

declinou da competência para a Vara de Fazenda Pública, sob o fundamento de que a competência da Vara da Infância e Juventude cinge-se às hipóteses de situação de risco em que se encontra a criança ou adolescente.

Ao receber o caderno processual, o Juízo da Fazenda Pública, que, na Comarca de Nova Serrana, é exercido pelo Juiz da Vara Cível, destacou que a competência para análise da controvérsia caberia à Vara Especializada da Infância e da Juventude.

Esses são os fatos.

Nos termos do artigo 227 da CR/88:

"Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."

Por sua vez, os artigos 148 e 209 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei Federal nº 8.069/90), assim dispõem:

"Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

(...)

IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art.

209;

(...)

Art. 209. As ações previstas neste Capítulo serão propostas no foro do local

onde ocorreu ou deva ocorrer a ação ou omissão, cujo juízo terá

(4)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

competência absoluta para processar a causa, ressalvadas a competência da Justiça Federal e a competência originária dos tribunais superiores."

Da análise dos dispositivos mencionados, conclui-se que, em se tratando de interesses individuais, difusos ou coletivos referentes a crianças e adolescentes, é absoluta a competência das Varas da Infância e Juventude, dada a sua especialidade.

Sobre o tema, o entendimento deste Sodalício:

"CONFLITO DE COMPETÊNCIA. FORNECIMENTO DE INSUMOS PARA MENOR NECESSITADO. ARTIGO 227 DA CR/88 E ARTIGOS 148 E 209 DO ECA. CONFLITO ACOLHIDO. As Varas da Infância e Juventude possuem competência absoluta para conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, ainda que o menor não esteja em situação de abandono ou risco, a teor do artigo 227 da Constituição da República, bem como dos artigos 148 e 209 do Estatuto da Criança e do Adolescente." (TJMG. 6ª Câmara Cível. Conflito de Competência nº 1.0000.15.033501-6/000. Rel. Des. Edilson Fernandes, DJe:

17/07/2015).

"CONFLITO DE COMPETÊNCIA. DIREITO À SAÚDE. MENOR IMPÚBERE.

COMPETÊNCIA DO JUÍZO DA VARA DA INFANCIA E JUVENTUDE. - A Lei nº. 8.069/1990 resguardou a possibilidade dos Estados criarem varas especializadas e exclusivas da infância e da juventude, competentes para

"conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente" (art. 145 c/c 148, IV). Dessa forma, em se tratando de demanda que verse sobre direito fundamental à vida e à saúde de menor impúbere, deve ser reconhecida a competência do juízo da Vara Especializada da Infância e Juventude para dirimir o feito."

(TJMG. 1ª Câmara Cível. Conflito de Competência nº 1.0000.15.015840- 0/000. Rel. Des. Vanessa Verdolim Hudson Andrade, DJe: 16/07/2015).

"CONFLITO DE COMPETÊNCIA. AÇÃO COMINATÓRIA. FORNECIMENTO

(5)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

GRATUITO DE MEDICAMENTO A MENOR. COMPETÊNCIA ABSOLUTA DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE.

ACOLHIMENTO DO CONFLITO. - Fundando-se a ação na proteção de interesse individual de menor, é de se aplicar o Princípio da Especialidade, definindo-se pela competência do juízo da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Muriaé para processar e julgar o feito, 'ex vi' do disposto nos artigos 148, IV, e 209, do ECA." (TJMG. 5ª Câmara Cível. Conflito de Competência nº 1.0000.15.006549-8/000. Rel. Des. Barros Levenhagen, DJe: 26/06/2015).

Com isso, adotando o raciocínio trazido nos arestos colacionados, na espécie, a competência para o julgamento do feito deve ser a do Juízo da Vara da Infância e da Juventude.

Mediante tais considerações, ACOLHO o presente Conflito Negativo de Competência, e declaro competente o Juízo Suscitado, para processar e julgar a ação de obrigação de fazer nº 0452.15.007381-8.

Sem custas.

DES. LUÍS CARLOS GAMBOGI - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. FERNANDO DE VASCONCELOS LINS (JD CONVOCADO) - De acordo com o(a) Relator(a).

SÚMULA: "ACOLHERAM O CONFLITO DE COMPETÊNCIA"

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de Conflito Negativo de Competência suscitado pela Juíza de Direito do Juizado Especial Cível da Comarca de Juiz de Fora, em face do Juiz de Direito da Vara da Fazenda

Trata-se de conflito negativo de competência suscitado pelo JUIZ DE DIREITO DA 5ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE POÇOS DE CALDAS em face do JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica... A terapêutica com

Visto que a ponte é utilizada para o fortalecimento da musculatura do tronco e pode ser uma alternativa relevante para o reforço da musculatura isquiotibial, o objetivo desse