• Nenhum resultado encontrado

Sistema Reprodutor. Sistema Reprodutor Masculino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sistema Reprodutor. Sistema Reprodutor Masculino"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Sistema Reprodutor

O sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (óvulo ou ovócito secundário) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.

Função do Sistema Reprodutor

Os sistemas reprodutores masculino e feminino atuam juntos para garantir a multiplicação da nossa espécie. Tanto o sistema genital masculino quanto o feminino são responsáveis pela produção dos gametas, ou seja, pela produção das células que se unirão na fecundação e darão origem ao zigoto. Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas. Os testículos produzem os espermatozoides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos.

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externo s do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.

Testículos: são as gônadas masculinas e estão localizados dentro do saco escrotal (escroto). Eles são formados por vários tubos enrolados chamados de túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides serão produzidos. É onde também ocorre a produção da testosterona, hormônio relacionado, entre outras funções, com a diferenciação sexual e a espermatogênese.

Epidídimo: local onde os espermatozoides adquirem maturidade e tornam-se móveis.

O espermatozoide é depositado dentro do corpo da fêmea no momento da cópula, e a fecundação ocorre no interior do sistema reprodutor feminino, mais frequentemente na tuba uterina. Após a fecundação, forma-se o zigoto, o qual inicia uma série de divisões celulares enquanto é levado em direção ao útero.

ROTEIRO DE ESTUDOS – BLOCO 12

COLÉGIO ESTADUAL FELISMINA CARDOSO BATISTA Componente curricular: Ciências

Professora: Luiz Marles Gonçalves dos Santos Contato: 62 98549 1714

SÉRIE: 8º ANO Turmas: A, B e C

Aluno (a)________________________________________________________________________________________

Cronograma: 3º Bimestre – BLOCO 12 – 08 a 17 de setembro de 2021 Carga horária das atividades: 03 aulas semanais

Habilidade: (

EF08CI08-C) Descrever os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana..

Objeto de Conhecimento:

Sexualidade: elementos do sistema genital humano

Atividades:

✓ Leitura do texto de apoio disponível no bloco 12– Sistema Reprodutor: masculino

✓ Acesse aos vídeos:

Sistema reprodutor masculino

https://www.youtube.com/watch?v=Dd3m78OMHwI

6:21

✓Um jeito divertido de entender a fecundação https://www.youtube.com/watch?v=mhmcTP_rz2M&t=3s 3:02

Sistema reprodutor feminino https://www.youtube.com/watch?v=q2qhHxysDqs&t=38s

9:38

Resolução das atividades propostas;

Correção das atividades;

Avaliação:

Desenvolvimento das habilidades propostas na realização das atividades.

(2)

Ducto deferente: no momento da ejaculação, os espermatozoides seguem do epidídimo para o ducto deferente. Esse ducto encontra o ducto da vesícula seminal e passa a ser chamado de ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra.

Uretra: é o ducto que se abre para o meio externo, percorrendo todo o pênis e dá passagem para o sêmen e para a urina.

Vesículas seminais: há duas vesículas seminais, as quais formam secreções que compõem cerca de 60% do volume do sêmen. Essa secreção serve de fonte de energia para o espermatozoide.

Próstata: secreta um fluido que também

compõe o sêmen. Essa secreção contém enzimas anticoaguladoras e nutrientes para o espermatozoide.

Glândulas bulbouretrais: existem duas glândulas bulbouretrais, que são responsáveis por secretar um muco claro que neutraliza a uretra, retirando resíduos de urina que possam ali estar presentes.

Pênis: é o órgão responsável pela cópula, formado por tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual.

No pênis também é possível observar a passagem da uretra, pela qual o sêmen passará durante a ejaculação.

Os gametas masculinos são denominados espermatozoides. Eles são constituídos de três partes principais: cabeça, corpo e cauda. Na cabeça, está localizado o núcleo da célula, com o material genético masculino e as enzimas que auxiliam a penetração do espermatozoide no gameta feminino. No corpo há uma grande

quantidade de mitocôndrias, as quais liberam a energia necessária ao deslocamento do espermatozoide e às funções metabólicas da célula. A cauda realiza movimentos ondulatórios, sendo responsável pela locomoção do espermatozoide.

Os espermatozoides são produzidos nos testículos (são dois), que estão abrigados no interior de uma bolsa de pele chamada escroto. Para que os espermatozoides sejam produzidos, os testículos precisam estar em uma temperatura cerca de 3° C menor do que a temperatura corporal. Por esse motivo, esses órgãos estão localizados fora da cavidade abdominal. A produção de espermatozoides se inicia com a puberdade, quando os níveis de testosterona começam a aumentar. De maneira geral a puberdade ocorre na adolescência, e nessa fase o corpo sofre transformações que o prepararão para a

reprodução. A produção de espermatozoides continua ao longo de toda a vida do homem. Por dia, são produzidos milhões de espermatozoides.

Depois que são produzidos, os espermatozoides passam por um processo de maturação, até que se tornem gametas viáveis. Essa maturação ocorre parcialmente no testículo e parcialmente nos epidídimos, órgãos localizados lateralmente e acima dos testículos. Até que ocorra uma ejaculação, os espermatozoides maduros ficam armazenados nos epidídimos. Os espermatozoides armazenados permanecem viáveis por meses; nesse intervalo de tempo, quaisquer espermatozoides que não forem ejaculados serão reabsorvidos pelo organismo.

Durante a ejaculação, os espermatozoides passam pelos ductos deferentes e, em seguida, pelo ducto ejaculatório, onde recebem as secreções produzidas pelas glândulas seminais.

Por fim, chegam à uretra, onde recebem as secreções produzidas pela glândula prostática e pelas glândulas bulbouretrais, e saem do corpo pela abertura da uretra. A uretra é um canal comum aos sistemas genital e excretor.

Ou seja, por ela, além do líquido ejaculado, sai também a urina. No entanto, as duas coisas, ejacular e urinar, nunca acontecem ao mesmo tempo, pois a parte do canal da uretra que sai da bexiga e atravessa a próstata se fecha durante a ejaculação.

O sêmen é composto pelos espermatozoides e pelas secreções das glândulas acessórias, que são importantes para a nutrição e a locomoção dos gametas. As secreções das glândulas seminais, por exemplo, são ricas em nutrientes importantes para os espermatozoides. As secreções prostáticas auxiliam na diminuição da acidez da uretra (causada pela passagem anterior de urina). E as secreções das glândulas bulbouretrais são lubrificantes, facilitam a

locomoção dos espermatozoides

Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de

ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor

feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os

lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as

tubas uterinas, o útero e a vagina.

(3)

Ovários: no corpo feminino existem dois ovários, que são responsáveis por produzir os gametas femininos, além dos hormônios estrogênio e progesterona, relacionados com a manutenção do ciclo menstrual, e o estrogênio é ainda associado ao desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

Tubas uterinas: existem duas tubas uterinas, que atravessam a parede do útero e se abrem próximas do ovário, com prolongamentos chamados de fímbrias.

Normalmente a fecundação ocorre nas tubas uterinas.

Útero: é um órgão muscular, em forma de pera, no qual se desenvolve o bebê durante a gravidez. A parede do órgão é espessa e possui três camadas. A camada mais espessa é chamada de miométrio e é formada por grande quantidade de fibras musculares lisas. A mais interna, chamada de endométrio, destaca-se por ser perdida durante a menstruação. O colo do útero, também chamado de cérvice, abre-se na vagina.

Vagina: é um canal elástico no qual o pênis é inserido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado. Esse canal é também por onde o bebê passa durante o parto normal.

Vulva: é a genitália externa feminina. Fazem parte da vulva os lábios maiores, os lábios menores, a abertura vaginal, a abertura da uretra e o clitóris. Esse último é formado por um tecido erétil e apresenta muitas terminações nervosas, sendo um local de grande sensibilidade.

Os gametas femininos humanos são denominados ovócitos. Essas células têm formato esférico e são bem maiores do que os espermatozoides.

Os ovócitos são produzidos nos ovários. Sua produção se inicia quando a menina ainda está em formação, no interior do corpo da mãe, na fase fetal, e se interrompe antes do nascimento da criança. Isso significa que as

mulheres nascem com uma quantidade determinada de ovócitos,

diferentemente dos homens, que produzem milhões de espermatozoides por dia, desde a puberdade até o final da vida.

No entanto, esses ovócitos não estão prontos para serem fecundados, pois

ainda não completaram seu desenvolvimento. Isso só acontecerá com a entrada da menina na puberdade, quando os seus hormônios sexuais passam a ser produzidos em concentrações mais elevadas. A partir da puberdade, sob a influência dos hormônios FSH e LH, alguns ovócitos vão continuar seu desenvolvimento a cada ciclo reprodutivo feminino, cuja duração é de cerca de um mês. De modo geral, a cada ciclo, apenas um ovócito estará pronto para ser fecundado e será liberado pelo ovário, no fenômeno denominado ovulação. Isso significa que, em geral, a cada período de cerca de um mês ocorre apenas uma ovulação.

Depois de liberado, o ovócito é direcionado às tubas uterinas e começa seu caminho rumo ao útero. Geralmente o encontro entre espermatozoide e ovócito, a fecundação,

ocorre no interior das tubas uterinas. Se houver

fecundação, o zigoto formado será direcionado ao útero, enquanto sofre as primeiras divisões mitóticas e

aumenta de tamanho. No útero, essa massa de células

que originará um novo ser humano se instala no

endométrio, que protegerá o futuro embrião e

contribuirá para sua nutrição durante o período

gestacional. Caso não ocorra a fecundação, o ovócito

também é direcionado ao útero, mas será eliminado do

corpo com a menstruação.

(4)

Atividades de fixação – Bloco 12

1. O sistema reprodutor humano é responsável por garantir a produção dos gametas, tanto do masculino quanto do feminino. Como são conhecidas essas células e onde são produzidas?

2. Para que os espermatozoides adquiram maturidade e também desenvolvem sua capacidade de movimentação, são armazenados

a) ( ) no epidídimo. b) ( ) no testículo. c) ( ) na próstata. d) ( ) na vesícula.

3. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – Os ______________, estrutura presente apenas nos homens, estão relacionados com a produção de espermatozoides e de ____________, como a testosterona.

II – O sistema reprodutor e genital engloba os órgãos que produzem, transportam e armazenam as células _____________, que são as responsáveis por dar origem aos gametas.

a) ( ) ovários – hormônios – reprodutoras. c) ( ) testículos – sêmen – germinativas.

b) ( ) testículos – hormônios – germinativas. d) ( ) órgãos – sistêmicas – somáticas.

4. Há pessoas que confundem espermatozoide e sêmen, considerando equivocadamente que o conceito e a função de ambos sejam as mesmas. Então, qual a diferença entre espermatozoide e sêmen?

5. Observe os esquemas a seguir dos aparelhos reprodutores (feminino e masculino) e identifique as estruturas assinaladas com os números.

6. O escroto ou bolsa escrotal, é uma estrutura de forma sacular localizada na região logo abaixo do pênis.

Essa bolsa apresenta um septo, que a divide em duas cavidades, ficando um testículo de cada lado. Essa estrutura pode ficar mais próxima ou mais distante ao corpo, conforme a variação

a) ( ) de temperatura. b) ( ) hormonal. c) ( ) de idade. d) ( ) sexual.

(5)

7. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à reprodução.

Na mulher, uma vez por mês, normalmente um ___________________ sai de um dos seus___________________ e percorre uma das ___________________, encaminhando-se para o útero numa longa viagem. Durante este percurso pode encontrar um __________________________ e dá-se a ___________________. Forma-se então o ___________________ que é a primeira célula do novo ser vivo.

8. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos processos reprodutivos dos seres vivos.

I – Os testículos são órgãos pares e ovoides, que após o início da puberdade produzem os espermatozoides e secretam testosterona.

II – Os órgãos genitais femininos externos compreendem os lábios maiores, os lábios menores, o vestíbulo da vagina, o clitóris e o útero.

III – Os ovários são duas estruturas, uma de cada lado do corpo, situadas dentro da cavidade pélvica, responsáveis pela produção dos óvulos, após o início da puberdade.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

a) ( ) Apenas I. b) ( ) I e III. c) ( ) II e III. d) ( ) I, II e III.

9. Como é chamada a estrutura do sistema genital feminino, formado por tecido erétil, e destacando por ser uma região altamente sensível à estimulação devido à grande presença de terminações nervosas?

a) ( ) Vagina. b) ( ) Vulva. c) ( ) Vestíbulo. d) ( ) Clitóris.

10. Relacione as estruturas a seguir à sua definição adequada.

(A) Gônadas

(__) Estruturas em forma de amêndoa e estão sustentados em sua posição por meio de ligamentos, sendo responsáveis pela produção dos ovócitos.

(B) Testículos

(__) São órgãos que produzem células sexuais, que além da sua função reprodutiva também são glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.

(C) Ovários

(__) São duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que estão localizadas no interior da bolsa escrotal.

OVÁRIOS – ESPERMATOZOIDE – OVÓCITO

TUBAS – FECUNDAÇÃO – ZIGOTO

Referências

Documentos relacionados

O líquido seminal vai se misturar ao líquido produzido pela próstata e aos espermatozoides vindos do canal deferente, para formar o sêmen.. Esse líquido nutre os espermatozoides

Em comum, está o fato dessas bebidas apresentarem moléculas bioativas, como a cafeína, a teobromina e a catequina, responsáveis por seus efeitos benéficos a saúde

A partir do tema caracterizador “Campo, sertão e cidade”, proposto por Zilberman (2005) para ensino de literatura, foi desenvolvido o projeto didático

Fundamenta-se, dessa forma, uma análise social que consagra a produção de mercadorias (materi- ais ou não) como seu objeto científico central e o trabalho abstrato como

Do ponto de vista da estabilidade ao armazenamento, as análises físico-químicas e microbiológicas mostraram que o palmito da palmeira Real em conserva se apresentou estável durante

O artigo discute sobre a necessária interação entre fabricantes e usuários de transformadores de potência, tendo em vista adequar as respectivas especificações e projetos

Os potenciais de acção caminham da medula ao cérebro para produzir as sensações sexuais conscientes Potenciais de acção a partir do escroto e das regiões anal, perineal e

PLANCHADO VAPORE • Ricordi che il selettore della temperatura (4) debe essere collocato nella sua posizione massima o nella zona indicata come “vapore” ( ).. •