• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA REPRODUTOR HUMANO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SISTEMA REPRODUTOR

HUMANO

O sistema reprodutor humano é importante para a manutenção da vida na Terra. O ser humano apresenta a reprodução sexuada e é por meio dela que existe uma troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Através da fecundação pode-se criar um novo ser humano.

MASCULINO

ESTRUTURAS FUNDAMENTAIS 1. Escroto/Testículos

2. Epidídimo

3. Canal ou Ducto deferente 4. Vesícula Seminal

5. Próstata 6. Uretra 7. Pênis

1. ESCROTO/TESTÍCULOS:

• O escroto é uma bolsa externa de pele e músculo que contém os testículos. • Nos testículos ocorre a produção de espermatozoides.

• A testosterona (hormônio sexual masculino), também é produzida nos testículos, mais

(2)

Os testículos e a temperatura:

A formação dos espermatozoides (espermatogênese) é um processo sensível à temperatura elevada, e acontece em uma temperatura ideal de +-33°C.

A localização dos testículos, abrigados no saco escrotal, fora da cavidade abdominal, propicia essa redução de temperatura.

2. EPIDÍDIMO:

É a região em forma de “C” ou vírgula onde ocorre a maturação dos espermatozoides, além disso, este canal também armazena os espermatozoides e os conduz ao canal deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).

Os espermatozoides permanecem por pelo menos 3 dias para receberem as caudas e os nutrientes dentro dos canais enrolados do epidídimo.

(3)

Além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozoides que não foram expelidos.

Canal deferente x vasectomia:

Método de esterilização masculino, em que são realizados a secção (corte) dos canais deferentes, impedindo sua ligação com a uretra.

4. VESÍCULA SEMINAL:

As vesículas seminais são duas glândulas que produzem um líquido viscoso alcalino (o líquido seminal), elas localizam-se abaixo da bexiga.

O líquido seminal vai se misturar ao líquido produzido pela próstata e aos espermatozoides vindos do canal deferente, para formar o sêmen.

É o local onde se produz a maior quantidade (60%) do líquido seminal. Esse líquido nutre os espermatozoides e facilita sua mobilidade.

5. PRÓSTATA:

A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro (líquido prostático) levemente alcalino que constitui parte do fluido seminal, que, junto com os espermatozoides e o líquido seminal, constituem o sêmen. A alcalinidade do fluido seminal ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida dos espermatozoides.

A próstata também contém alguns músculos que ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.

(4)

A Importância do líquido seminal e do líquido prostático:

São líquidos alcalinos, portanto que fazem com que o sêmen seja também seja alcalino. Isto é muito importante, pois o trato vaginal é ligeiramente ácido.

Dessa forma, quando o sêmen é depositado na vagina a alcalinidade ajuda na neutralizar a acidez do trato vaginal.

Quando isso acontece os

espermatozoides têm uma chance melhor de sobreviver e alcançar o óvulo para fertilização.

6. URETRA:

Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e expedir o esperma durante o processo de ejaculação. Também é responsável por expelir a urina.

7. PÊNIS:

É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.

(5)

O problema pode ser de origem genética ou adquirida. FEMININO ESTRUTURAS INTERNAS 1. Ovários 2. Tubas Uterinas 3. Útero 4. Vagina

ESTRUTURAS EXTERNAS OU PUDENDO 1. Lábios Maiores

2. Lábios Menores 3. Clitóris

4. Vestíbulo Vaginal

OBS: É importante saber as divisões! Porém o foco de estudo da disciplina se dará nas estruturas internas!

Quem tiver dúvidas sobre órgãos internos x órgãos externos assistir o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=Kw22_5B-alU aos 12min20seg explica que a vagina é um órgão INTER-NO!

1. OVÁRIOS:

São estruturas relacionadas com a produção de hormônios e com a formação de células reprodutivas, chamadas popularmente de óvulos, cujo nome correto é ovócito.

Os ovários possuem duas funções básicas: produção células reprodutivas e também produção de hormônios sexuais, como o estrógeno e a progesterona.

(6)

São esses dois hormônios os responsáveis pelo funcionamento adequado do ciclo ovulatório, além de atuar no surgimento de caracteres sexuais secundários.

Ovários e a ovulação A ovulação é o momento em que ocorre a liberação da célula reprodutiva feminina, ovócito secundário (ou ovócito II), que está pronta para ser fecundada.

É quando o ovócito II sai dos ovários e é enviado para as tubas uterinas, por o auxílio de movimentos peristálticos.

A ovulação ocorre em intervalos regulares em mulheres na fase reprodutiva e geralmente acontece na metade do ciclo menstrual.

2. TUBAS UTERINAS:

Tubas uterinas são dois ductos que unem o ovário ao útero. É o local onde acontece a fecundação! Seu tecido interno é formado por células ciliadas.

Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas enviam o gameta feminino, o óvulo, até o útero.

Relembrando a informação referida no início:

Fecundação/fertilização – É a união do

óvulo (célula feminina) com o espermatozoide (célula masculina), a

(7)

Se houver a fecundação o zigoto (ou ovo) irá até o útero. A parede interna do útero chamada de endométrio vai ficar mais espessa permitindo a fixação do embrião no útero. Se o ovócito não for fecundado, a parede do útero vai “descamar” e acontecerá a menstruação.

Tubas uterinas x Laqueadura :

Método de esterilização feminino. Realiza-se uma secção (corte) nas Tubas Uterinas, impedindo que o ovócito II chegue até o útero.

(8)

3. ÚTERO:

É um órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa e com formato de pêra.

É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio. O endométrio é a camada que reveste internamente o útero, essa camada fica mais espessa para receber o embrião.

É o endométrio que permite o alojamento do embrião na parede do útero, esse processo de fixação do embrião na parede do útero chama-se nidação.

É o endométrio que, durante os primeiros meses de gravidez, permite a formação da placenta, que vai proporcionar, ao longo de toda a gestação, nutrientes, oxigênio, anticorpos, e outros elementos, bem como eliminar todos os produtos tóxicos resultantes do metabolismo, essencial à sobrevivência, saúde e desenvolvimento do novo ser.

O espessamento do endométrio é estimulado pelos hormônios ovarianos: estrogênio e progesterona.

(9)

4. VAGINA

A vagina é um canal com cerca de 7,5 a 10 centímetros que se estende do útero, órgão interno, à vulva, estrutura genital externa.

Suas paredes normalmente se tocam e no exame clínico o médico utiliza um aparelho para afastá-las.

O canal vaginal é responsável por receber o pênis durante a relação sexual e serve de canal de saída tanto para o fluxo menstrual quanto para o bebê no momento de parto normal.

OBS: Além do sistema reprodutor masculino e feminino, cai na prova sistema urinário. Sobre o sistema nervoso é importante saber reconhecer o neurônio e também a direção do impulso nervoso!

Bom estudo!

Fontes consultadas CHEIDA, Luiz Eduardo. Biologia integrada: Volume único. São Paulo: FTD, 2010. Sistema Genital Feminino. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistemareprodutor-feminino.htm. Acesso em: 02.nov.2016. Sistema Reprodutor. Disponível em:

http://anatomia-humana.info/corpo-humano/sistemareprodutor.html. Acesso em: 02.nov.2016. Sistema Reprodutor Masculino. Disponível em: http://mcvcorpohumano.blogspot.com.br/p/sistemas-reprodutores.html. Acesso em: 02.nov.2016. Neurônio. Disponível em: http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistemanervoso/tecido-nervoso Acesso em: 02.nov.2016.

Referências

Documentos relacionados

diferente concentração de cargas, no interior da dupla camada eléctrica.  Decai ao longo

Apesar de haver publicações sobre a extração do óleo de chichá e sobre a produção de biodiesel a partir deste óleo, não há ainda na literatura informações sobre o

O objetivo deste trabalho é o estudo do equilíbrio líquido-líquido do sistema biodiesel de soja, metanol e glicerina (mistura reacional da produção biodiesel) através da

Verificando a importância dos estudos envolvendo esta classe de materiais e devido a escassez de dados de Equilíbrio Líquido - Líquido envolvendo líquidos

A determinação do volume de sêmen produzido e a concentração de espermatozoides são informações importantes na pratica da reprodução artificial de peixes, pois

Nos cristais líquidos termotrópicos (De Gennes & Prost, 1993), as unidades básicas são moléculas que apresentam alta aniso- tropia de forma (por exemplo, as formas.. de

A alegação do apelante para defender a ilegalidade do ato que concluiu pela negativa de sua inscrição seria a de que não há contra si sentença penal condenatória com trânsito

Conforme explica Adorno (2002) pode-se observar que nos últimos anos houve o aumento de instauração de inquéritos penais, bem como de processos penais. Porém é curioso que