• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DA FASE DE APURAMENTO NACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DA FASE DE APURAMENTO NACIONAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DA FASE DE

APURAMENTO NACIONAL

VILA FRANCA DE XIRA

26 e 27 de FEVEREIRO 2015

ISF NATAÇÃO 2015

Campeonato Mundial Escolar

(2)

2

INDICE

INTRODUÇÃO ______________________________________________________________________________________ 3 VILA FRANCA DE XIRA _________________________________________ Erro! Marcador não definido.3

1. ORGANIZAÇÃO ____________________________________________________________________ 5 2. APOIOS _____________________________________________________________________________ 6 3. INSCRIÇÕES ________________________________________________________________________ 6 4. RECEÇÃO DAS COMITIVAS ______________________________________________________ 6 5. SECRETARIADO ___________________________________________________________________ 6 6. REUNIÕES __________________________________________________________________________ 6 7. ALOJAMENTO _____________________________________________________________________ 7 8. ALIMENTAÇÃO ____________________________________________________________________ 7 9. TRANSPORTE _____________________________________________________________________ 7 10. PROGRAMA GERAL _______________________________________________________________ 7 11. LOCAL DE COMPETIÇÃO _________________________________________________________ 8 12. COMPETIÇÃO – PROGRAMA DE PROVAS ______________________________________ 9 13. CONTATOS _________________________________________________________________________ 9

(3)

3

INTRODUÇÃO

A International SportSchool Federation (ISF) realiza o Campeonato do Mundo de Natação, entre 16 e 21 de Abril, em Poznan, na Polónia. A DGE, como membro associado da ISF irá participar no presente ano, fazendo-se representar por uma equipas de escola e uma equipa de seleção em ambos os géneros.

A fase de apuramento que se realiza visa o apuramento das escolas e alunos participantes.

VILA FRANCA DE XIRA

Concelho que integra características urbanas e rurais, a sua localização permite-lhe usufruir de um valioso património natural: da beleza do rio Tejo, à Reserva Natural do Estuário do Tejo; do esplendor das Lezírias à imponência dos Montes.

A ligação secular às lides do campo e à criação de gado proporcionada por uma das mais vastas áreas do concelho – a Lezíria – confere a Vila Franca de Xira uma importante herança cultural que constitui uma das principais bases da sua identidade: a festa brava. Campino, touro e cavalo compõem um quadro único na vivência da região, que se foi estendendo a outras formas de expressão deste universo: matadores de touros; cavaleiros tauromáquicos; grupo de forcados;

bandarilheiros. Vila Franca de Xira é, por isso, reconhecida como terra mãe de grandes nomes do toureio mundial.

Nela está implantada a praça de Touros “Palha Blanco”, construída em 1901, um dos ex- libris da sede de concelho. Todos estes elementos ganham alma através do entusiasmo popular nas várias manifestações festivas como as esperas e largadas, ou no ambiente tertuliano.

(4)

4

De referência é também o seu património histórico, com especial destaque para os núcleos antigos dos centros urbanos ou para as Quintas Municipais de construções apalaçadas e belas áreas verdes (Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa Iria;

Quinta Municipal do Sobralinho e Quinta Municipal de Subserra, em São João dos Montes) ou ainda os Pelourinhos de Vila Franca de Xira e de Povos, e o Celeiro da Patriarcal (Vila Franca de Xira).

Pertencente à Confederação Mundial das Cidades Taurinas, Vila Franca de Xira tem já uma fama atestada pela criação de cavalos e toiros de lide, pela manutenção da figura ímpar do Campino, pelas gerações de forcados, pelo entusiasmo popular nas esperas e pela arte de cavaleiros e matadores de toiros que levaram longe o nome do Município. As tradições na arte tauromáquica estão bem patentes no património e nos eventos levados a cabo pela Câmara Municipal.

Monumento ao Campino

No dia 10 de julho de 1982, no 50.º aniversário da Festa do Colete Encarnado, foi inaugurado em Vila Franca de Xira, o Monumento ao Campino, da autoria do escultor Domingos Soares Branco.

A representação do cavalo “empinado“, uma defesa natural do cavalo que os franceses designam por “cabrade” ou “la pointe”, pretende exaltar a emoção da investida do touro, sobressaindo, ainda, o manejo da vara que caracteriza a equitação de trabalho dos campinos.

(5)

5

Monumento ao Toureiro

Situado no centro da cidade de Vila Franca de Xira, no largo junto à Estação de Comboios, este monumento homenageia aquele que usa a arte de burlar os toiros. Da autoria de Rui Fernandes foi inaugurado no dia 29 de setembro de 2001. Uma ode a uma das figuras da arte tauromáquica onde mais se reveem valores de tradição, coragem e destreza técnica

Monumento ao Forcado No ano em que o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira comemorou os seus 75 anos de fundação, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira decidiu homenageá- los com a edificação do Monumento ao Forcado, da autoria do escultor José Miguel Franco de Sousa. Foram

materializados no monumento toda a força, movimento e imagem que representa uma pega.

1. ORGANIZAÇÃO Comissão Organizadora

Paulo Gomes

DGE – Coordenador Nacional do Desporto Escolar

Telefone: 213 936 859 e-mail : paulo.gomes@dge.mec.pt

Comissão Executiva

Rui Piedade

DGE – Coordenação Nacional do Desporto Escolar

Telefone: 213936875 e-mail: rui.piedade@dge.mec.pt

(6)

6

Sandra Monteiro

Coordenador Nacional de modalidade – Natação

Telefone: 213934658 e-mail: sandra.monteiro@dge.mec.pt

2. APOIOS

3. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas até dia 23 de fevereiro, na plataforma do quadro competitivo do desporto escolar na modalidade da natação e escolher a opção Encontro e Apuramento Nacional ISF (http://quadrocompetitivo.desportoescolar.min-edu.pt/).

As inscrições são da responsabilidade de cada DSR.

4. RECEÇÃO DAS COMITIVAS

A receção das comitivas será feita no dia 26 março, quinta-feira, até as 18.00 horas, no Hotel de Santa Iria da Azóia.

5. SECRETARIADO E ACREDITAÇÃO

No Secretariado que estará sediado no Hotel de Santa Iria da Azóia será realizada a acreditação. O secretariado técnico funcionará na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira onde estarão disponíveis placards para afixação de informações e resultados.

A acreditação dos participantes será feita na receção das comitivas, após a qual não poderá haver qualquer alteração.

Acreditação dos Participantes

(7)

7

Esta acreditação será feita pelos professores responsáveis pela comitiva, através da apresentação dos seguintes documentos:

Bilhetes de identidade/cartão de cidadão de todos os elementos constituem a comitiva, sem o que não poderão participar em qualquer atividade.

As escolas que tem alunos de 1997 devem apresentar comprovativo da base de dados do DE, onde constem os alunos inscritos no ano letivo 2013/2014.

6. REUNIÕES

Realiza-se no dia 26 de fevereiro, uma reunião de enquadramento com os professores responsáveis pelas comitivas, pelas 19 horas e uma reunião técnica, pelas 21 horas, na sala de conferência do Hotel de Santa Iria da Azóia.

7. ALOJAMENTO

Todas as comitivas ficarão alojadas no VIP Executive Santa Iria Hotel, a entrada norte da cidade de Lisboa, Coordenadas GPS: 38° 50' 19.31"N | -9° 5' 0.34"W.

NOTA: Todas a comitivas terão que dormir de 26 para 27 de fevereiro. Quaisquer danos causados no local de alojamento serão imputados às respetivas comitivas.

8. ALIMENTAÇÃO

As refeições que estão previstas são as seguintes: o jantar do dia da chegada e o pequeno- almoço será no Hotel de Santa Iria da Azóia, no dia 27 de fevereiro, dia da competição, o almoço e os lanches serão serviços na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira.

9. TRANSPORTE

Os autocarros são da responsabilidade das DSR e ficarão ao serviço da organização. Após a chegada ao Hotel de Santa Iria da Azóia no dia 26 de fevereiro já não serão necessários. No dia 27 fevereiro serão necessários para transportar os alunos do local de alojamento para local de competição e depois só voltarão a ser necessário na viagem de regresso.

NOTA: A organização não se responsabiliza pelo alojamento nem a alimentação dos motoristas dos autocarros.

(8)

8

10. PROGRAMA GERAL

Quinta-Feira, 26 de fevereiro

HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

Até às 18h00 Chegada e acreditação das comitivas

Hotel de Santa Iria da Azóia Até às 18h30 Alojamento das comitivas

19h00 Reunião de enquadramento

19h30 às 20h30 Jantar

21h00 Reunião Técnica

20h30 Recolher

Sexta-feira, 27 de fevereiro

HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

7h30 - 8h30 Pequeno-almoço

Hotel de Santa Iria da Azóia 8h30 Partida para local de

competição 9h00 – 10h00 Aquecimento

Piscina Municipal de Vila Franca de Xira 10h00 – 12h00 Competições – 1ª Sessão

12h00- 14h00 Almoço

15h00 – 16h00 Aquecimento 16h00 – 18h00 Competições – 2ª Sessão

18h00 Regresso das Comitivas

11. LOCAL DE COMPETIÇÃO

Complexo Municipal de Desporto e Lazer de Vila Franca de Xira Rua Paralela - Povos

2600-219 Vila Franca de Xira Telefone: 263 275 258

GPS: 38º 57' 51,88" N , 8º 59' 12,59" W

(9)

9

12. COMPETIÇÃO – PROGRAMA DE PROVAS - ALINHAMENTO 27 de fevereiro (6ª Feira) – 9h00 – 12h00 - 1ª Sessão

100m livres 50m bruços pausa 100m costas 200m livres pausa 4X50m livres

27 de fevereiro (6ª Feira) – 15h00 – 18h00 - 2ª Sessão 100m mariposa

50m costas 200m estilos pausa 50m livres 100m bruços pausa

4x50m estilos

Cada aluno deverá ser portador de equipamento e material necessário e adequado à prática da respetiva modalidade. Não serão permitidas fatos de banho e toucas que referenciem, por exemplo: clubes ou países.

13. CONTATOS Extensões de Saúde:

Centro de Saúde de Vila Franca de Xira ……….……… 263.279.650 Farmácias:

Farmácia Moderna (Rua Alves Redol, 75-C) ………. 263.272.606 Farmácia Azevedo (Rua José António Veríssimo da Silva, 3 B.………. 219.527.200 GNR Vialonga (VFX) ……….……….………..…. 219.528.930 Bombeiros Voluntários de V.F de Xira ………..….……….. 263.280.650

Equipamento e Material

Referências

Documentos relacionados

Este ponto da obra se inicia com a apresentação de algumas das ideias centrais da argumentação proposta pelo autor, a saber: do turismo como prática social lastreada e difusora

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

 Deve sempre ser cantado, já que é Palavra de Deus destinada a ser cantada  Não deve ser substituído por nenhum outro cântico, mesmo que parecido  Não deve ser cantado

É importante ressaltar que hoje temos mais gás fornecido para cozinha que o total para ilumina- ção pública ou lâmpadas da cidade (...) Creio que temos um vasto campo para

A pouca atenção dada aos princípios de uma boa incisão leva, como no caso clínico descrito anteriormente (onde a incisão foi feita sobre a fístula presente durante a

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

A estabilidade térmica nas baixas temperaturas (Figura 4a), foi de aproximadamente 50% da sua atividade inicial aos 14 dias para a polimetilgalacturonato liase (PMGL)

Avaliou-se o comportamento do trigo em sistema de plantio direto em sucessão com soja ou milho e trigo, sobre a eficiência de aproveitamento de quatro fontes