• Nenhum resultado encontrado

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1.

2.

3.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2

Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

Disciplina: JUR3430 - MEDICINA LEGAL

Turma: A01 Subturma(s): Todas as Subturmas desta Turma Créditos: 4 Carga Horária: 60 Horas/Aula

Professor: CARLOS AUGUSTO SANTOS RODRIGUES

1. Ementa

Noções gerais e conceitos básicos de Medicina legal. Perícia médico-legal. Antropologia

médico-legal. Tanatologia. Traumatologia médico-legal. Transtornos da sexualidade. Toxicofilias.

Perícias e laudos periciais. Relação da Medicina Legal com outras ciências.

2. Objetivos

2.1. Objetivos Gerais

Apresentar ao aluno os conceitos básicos da Medicina Legal com suas implicações formação da consciência jurídica e na prática forense, quer no campo do Direito Civil, quer no campo do Direito Penal.

2.2. Objetivos Específicos

Como se trata de um “curso teórico” e não “prático”, uma vez que não competirá ao egresso do curso de Direito realizar perícias, elegemos como objetivos específicos:

Familiarizar o aluno com os termos técnicos da Medicina Legal;

Capacitá-lo a saber, de forma adequada, saber como solicitar um exame pericial;

Capacitá-lo, através da formação teórica, a saber interpretar corretamente um laudo pericial, de forma que, uma vez no exercício de seu mister, saiba identificar uma perícia mal elaborada ou incompleta.

3. Conteúdo Programático

Introdução: conceito e divisão da Medicina Legal; a importância do estudo da Medicina Legal na formação jurídica. Conceito de peritos, perícias; tipos de peritos; perícia direta e indireta;

documentos médico-legais (atestados, pareceres e relatórios – autos e laudos). Regulamentação das perícias (no foro Penal e no Cível)

Antropologia Forense: identidade e identificação: conceito de identidade e de identificação;

processo identificador; sistemas identificadores; requisitos científicos, identificação e reconhecimento. Papiloscopia: dactiloscopia de Vucetich (tipos fundamentais, fórmula

(2)

dactiloscópica, elementos identificadores); a determinação pericial da idade (fenômenos pubertários, dentição e ossificação).

Traumatologia Forense: conceito de agentes lesivos; tipos de agentes ou energias lesivas:

(mecânicos, físicos, químicos, bioquímicos, biodinâmicos e mistos); estudo das lesões que eles causam e as consequências dessas lesões. Classificação das lesões corporais (estudo do artigo 129 do Código Penal)

Asfixiologia Forense: Conceito de asfixias; sinais de morte por asfixia; classificação das asfixias;

estudos das asfixias puras (afogamento, soterramento, sufocação e confinamento); conceito de afogamento, fases do afogamento; sinais de morte por afogamento; estudo das asfixias por constrição do pescoço: enforcamento (conceito, tipos, sinais); esganadura(conceito, sinais);

asfixias mistas: esganadura (conceito, sinais).

Tanatologia Forense: conceito da morte, diagnóstico da certeza da morte, os fenômenos abióticos imediatos e consecutivos; morte aparente, morte relativa, morte real e morte encefálica; o atestado de óbito, a causa médica e a natureza jurídica da morte, a cronotanatognose; destino dos cadáveres; os fenômenos cadavéricos transformativos (autólise, putrefação e maceração); os fenômenos cadavéricos conservadores (mumificação, saponificação, embalsamamento, formolização, corificação); o estatuto do cadáver .

Sexologia forense: Conceito de sexualidade; caracteres sexuais primários e secundários;

determinação pericial do sexo; os impedimentos matrimoniais, o vínculo genético, a impotência sexual, as perversões sexuais e os crimes sexuais; as DSTs; a gravidez (conceito e duração); o parto (conceito, tipos, fases do parto natural), o abortamento (conceito, tipos, meios empregados para sua obtenção); o infanticídio (conceito, sinais de vida durante e logo após o parto) .

Psicopatologia Forense: conceito de psicopatologia e psicologia; as funções mentais, o exame mental;

A perícia psiquiátrica: o corte longitudinal e o corte transversal; a Responsabilidade Penal:

conceito, pressupostos psíquicos da responsabilidade penal; estudo dos fatores mentais que interferem na responsabilidade penal: as doenças mentais e as perturbações da saúde mental; o alcoolismo e as toxicomanias;

4. Metodologia

Aulas expositivas dialogadas, com apresentação de casos fictícios ou verdadeiros para discussão em sala de aula. Aos alunos é facultado o direito de interromperem a explanação para, fazendo perguntas, sanarem suas dúvidas.

Recursos didáticos: uso de data show em todas aulas, uso do quadro branco (como

complementação). Exibição de filmes em DVD, para o enriquecimento do aprendizado. Assim, os alunos assistirão uma necropsia, um parto normal, um parto cesariano e um documentário sobre assassinos psicopatas.

JORNADA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES - TEMA - DIREITOS HUMANOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

5. Avaliação

Por determinação da Instituição constam duas notas: N1 e N2.

(3)

A nota da N1 será a somatória de uma prova em grupo (onde será apresentado o relato de um exame pericial. Os alunos terão que responder aos quesitos), esta prova vale 3,5; mais uma prova individual (objetiva) que vale 6,0; mais 0,5 ponto referente às tarefas da AED, a ser entregue até a data referida no cronograma deste Plano de Ensino.

A nota da N2 será a somatória de uma RESENHA a ser entregue no dia da prova objetiva (vale 2,5); mais a nota de uma prova escrita objetiva e individual (vale 6.0); mais 0,5 ponto referente às tarefas da AED, a ser entregue até a data referida no cronograma deste Plano de Ensino.

.

TEMA DA RESENHA: texto 19 HUNGRIA, Nelson. Métodos e critérios para a avaliação da ( : cessação de periculosidade. Revista Jurídica, ano 4, v. 22, jul./ago. 1956, p.5. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_39/panteao.htm (ACESSADO EM 27/02/2009)- disponibilizado juntamente com os textos para leitura complementar).

METODOLOGIA DA RESENHA: Os alunos deverão fazer a leitura minuciosa do texto. Em seguida deverão fazer um resumo (MANUSCRITO) onde devem expor as ideias do autor numa análise crítica do texto.

JORNADA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES - TEMA - DIREITOS HUMANOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

6. Bibliografia Básica

HERCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal. São Paulo: Atheneu, 2005. FRANÇA, G.V.

Medicina Legal. 9.ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. GOMES, Hélio. Medicina Legal.

33 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.

7. Bibliografia Complementar

ALCÂNTARA, Hermes. Perícia Médica Legal. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006. ALMEIDA Jr., A. e COSTA Jr., J.B. de O. Lições de Medicina Legal. São Paulo: Nacional. 1998. CROCE, Delton.

Manual de Medicina Legal. 5. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007. DEL CAMPO, Eduardo Roberto Alcântara. Medicina Legal. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2007. FÁVARO, Flamínio. Medicina Legal:

introdução ao estudo da medicina legal, identidade, traumatologia, infortunística, tenatologia. Rio de Janeiro: Reunida Limitada, 1991.

8. Atividades Externas da Disciplina (AED)

Como AED os alunos deverão fazer leitura dos textos (ver abaixo) e deverão entregar um resumo dos mesmos (DE FORMA MANUSCRITA) até a data referida no cronograma deste Plano de Ensino. Os alunos deverão entregar dois conjuntos de resumos, um para a composição da N1 e outro para a composição da N2.

OBJETIVOS DA ATIVIDADE: Aprofundar o aluno nos assuntos dados em sala de aula, de forma que o seu aprendizado não fique limitado ao que foi exposto.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Ler os textos e fazer um resumo (uma síntese) expondo as ideias dos autores. O resumo deve ser manuscrito. Não serão aceitos textos digitados.

CRONOGRAMA: O primeiro conjunto de resumos deverá ser entregue até o dia: 20/09/2017; e o segundo conjunto deverá ser entregue até o dia 06/12/2017. A entrega deverá ser no início da aula. Quem entregar após essa data terá as faltas referente a AED abonadas, mas não

(4)

ganhará o 0,5 ponto.

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA (PARA AED):

PARA O PRIMEIRO GRUPO DE RESUMOS, A SER ENTREGUE ATÉ O DIA 20/09/2017:

TEXTO 1. BENFICA, Francisco Silveira e VAZ, Márcia. A Importância da Medicina Legal no Curso Disponível em : http://www.rbdm.com.br/a1.1.htm . Acessado 30/07/2010.

de Direito de Direito.

TEXTO 5-A. WENDT, Emerson1. Breves comentários à nova lei sobre identificação criminal (lei n.º 10.054/00). Elaborado em 01.2001. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/ texto.asp?id=

952&p=1. Acessado em 28/10/2008.

TEXTO 7. BRASIL. LEI N.º 9.434, DE 4 DE FEVEREIRO DE 1997. Dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências.

TEXTO 9. GREDILHA, Rodrigo, PARADELA, Eduardo Ribeiro e FIQUEIREDO, André Luís dos Santos. Entomologia forense – insetos aliados da lei. Administrativo

Disponível em : http://www.ambito-juridico. com.br/site/index.php?n_link=

(acessado em 12/09/2010).

revista_artigos_leitura&artigo_ id=2288

PARA O SEGUNDO GRUPO DE RESUMOS A SER ENTREGUE ATÉ O DIA 06/12/20176:

TEXTO 16. ARANHA, Maria L. de Arruda e MARTINS, Maria H. Pires. O erotismo. In: Filosofando:

introdução à filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993. Cap. 34, pág. 324-329.

TEXTO 10. FOCCHI, Guilherme Rubino de Azevedo e SCHEUER, Claudia Inês. O conceito de inteligência e sua importância para a psiquiatria. Disponível em:

http://www.psiquiatriageral.com.br/normal/inteligencia.htm , Acessado em 21/08/2006.

TEXTO 11; CARVALHO, Hilário Veiga de et alli. Criminologia. In: ________. Compêndio de 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 1992, p. 35-54.

Medicina Legal.

TEXTO 20. HORNEY, Karen. Implicações culturais e psicológicas das neuroses. In: _________ A . 11ª ed. Tradução de Octávio Alves Velho. Rio de

personalidade neurótica do nosso tempo Janeiro: Bertrand Brasil, s/d. (p. 11-30)

OBS: ESTES TEXTOS ESTÃO DISPONIBILIZADOS PARA OS ALUNOS NO SITE DOS PROFESSORES DO DIREITO, PROFESSOR CARLOS AUGUSTO SANTOS RODRIGUES (NÃO PRECISA SENHA). ENCONTRAM-SE TAMBÉM DISPONIBILIZADOS NA XEROX 2R.

9. Cronograma

01. (09/08/2017): Apresentação do professor e do plano de ensino; esclarecimentos sobre a metodologia e critérios de avaliação. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 1: A Importância da Medicina Legal no Curso de Direito de Direito.

02. (09/08/2017): Introdução; conceito e divisão da Medicina Legal; Peritos: conceito, tipos de peritos, investidura. Perícias: conceito, regulamentação, perícia direta e indireta. Documentos médico-legais: atestados, pareceres e relatórios –autos e laudos- estudo do relatório (partes,

(5)

resposta aos quesitos). LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 2 REGULAMENTAÇÃO DAS As Respostas aos Quesitos dos Laudos Médico-Legais de Lesões

;

PERÍCIAS TEXTO Nº 3 :

Corporais; TEXTO Nº 4: LAUDO DE EXAME DE CORPO DE DELITO (MODELO)

03. (16/08/2017)Antropologia Forense: identidade objetiva e subjetiva; identificação: conceito, processo identificador, sistemas identificadores, requisitos científicos exigidos para que um sistema seja aceito; identificação e reconhecimento; identificação policial (civil e criminal) e pericial; noções de dactiloscopia ( PAPILOSCOPIA): sistema de Vucetich: tipos fundamentais, fórmula dactiloscópica, elementos identificadores; determinação pericial da idade: fenômenos pubertários, dentição e ossificação, idade óssea, rx do punho direito. LEITURA COMPLEMENTAR:

TEXTO Nº 5A E 5B : IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL.

04. (16/08/2017) Traumatologia: introdução; conceito e classificação dos agentes lesivos (mecânicos, físicos, químicos, físico-químicos, bioquímicos, biodinâmicos e mistos); agentes lesivos mecânicos: cortantes, perfurantes, contundentes, perfurocortantes, cortocontundentes, perfurocontundentes. Lesões: incisas, punctórias, contusas, perfuroincisa, cortocontusas, perfurocontusas; noções de balística, tipos de tiros.

05. (23/08/2017) Traumatologia: agentes lesivos físicos: temperatura: calor (queimaduras, insolação, intermação; avaliação da gravidade de uma queimadura); frio (geladuras); eletricidade:

industrial e meteórica; ações no ser humano; eletroplessão, eletrocução; fulguração e fulminação;

radiações (alfa, beta e gama) efeitos no ser humano; explosões: conceito, lesões causadas por elas. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 21: TIPOS DE RADIAÇÕES

06. (23/08/2017) Traumatologia : agentes lesivos químicos (cáusticos e venenos); cáusticos:

ácidos e bases fortes; queimaduras, vitriolagem; venenos: conceito, tipos, critérios diagnósticos nos envenenamentos, farmacocinética dos venenos; agentes lesivos bioquímicos.

07. (30/08/2017) Traumatologia: agentes lesivos biodinâmicos: choque (conceito, tipos, quadro clínico), coma (conceito, tipos); coma e morte encefálica ou cerebral: diagnóstico, Lei de doação de órgãos; agentes lesivos mistos (esforço físico e mental; fadiga aguda e crônica; estafa).

LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 7 : LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E RESOLUÇÃO DO CFM; E TEXTO Nº 8 : MORTE ENCEFÁLICA

08. (30/08/2017) Traumatologia: estudo do artigo 129 (classificação das lesões: leve, grave, gravíssima e lesões seguidas de morte);

---

09. (06/09/2017) Asfixiologia (agentes físico-químicos): conceito e classificação das asfixias; sinais de morte por asfixias; asfixias puras: afogamento (fases do afogamento, sinais de morte por afogamento, a prova da crioscopia); confinamento; sufocação direta; sufocação indireta; e soterramento.

10. (06/09/2017) Asfixiologia: asfixias complexas (enforcamento e estrangulamento); e asfixias mistas (esganadura); enforcamento (conceito, tipos, dados periciais); estrangulamento (conceito, dados periciais); esganadura (conceito, sinais de esganadura).

11. (13/09/2017) Tanatologia: conceito de morte; fenômenos abióticos (imediatos e consecutivos);

morte aparente, morte relativa e morte real; declaração (atestado) de óbito; a causa médica da morte; morte real e morte encefálica; a Lei de doação de órgãos e tecidos.

12. (13/09/2017) Tanatologia: natureza jurídica da morte; a morte violenta (homicídio, suicídio e acidente); destino dos cadáveres; fenômenos transformativos: destrutivos (putrefação e maceração, fases da putrefação); Fenômenos conservadores: naturais (mumificação, saponificação, congelamento) e artificiais (congelamento, embalsamamento e formolização). A cronotanatognose; a fauna cadavérica. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 9: FAUNA CADAVÉRICA

13. (20/09/2017). Filme: Necropsia.

(6)

14. (20/09/2017). ENTREGA DO PRIMEIRO GRUPO DE RESUMOS PARA AED; E PRIMEIRA AVALIAÇÃO PARA N1 (PROVA EM GRUPO).

15. (27/09/2017). Sexologia: Introdução, considerações sobre a sexualidade humana; os caracteres sexuais primários; caracteres sexuais secundários; os estados intersexuais e a perícia para determinação do sexo;

16. (27/09/2017). Sexologia: Impedimentos matrimoniais (considerações gerais); a Impotência sexual: coeundi generandi, e concipiendi conceito e perícia para a sua confirmação.

---

17. (04/10/2017) As perversões sexuais: conceito de ‘perversão’; análise da sexualidade pervertida à luz da Psicanálise; a relação entre as perversões sexuais e os crimes sexuais. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 16: EROTISMO

18. (04/10/2017) 2ª AVALIAÇÃO PARA N1 (PROVA INDIVIDUAL).

19. (11/10/2017). Os crimes sexuais: conceito e classificação; a perícia nos crimes sexuais: na mulher virgem, na mulher não virgem e nos casos de atos libidinosos diversos da conjunção carnal. A perícia nos crimes sexuais. Conceito de DST e de Gravidez. ENTREGA DAS NOTAS DA N1.

20. (11/10/2017) Gravidez e parto. Conceito de gravidez; ciclo menstrual; ciclo grávido-puerperal;

diagnóstico precoce da gravidez. Parto: conceito; tipos de parto; perícia para determinação de parto recente e de parto antigo. Filme: parto normal e cesariano.

21. (18/10/2017) Abortamento: conceito, considerações éticas sobre o abortamento; classificação (legal e criminoso); meios de se provocar o abortamento: meio diretos e meios indiretos (pílulas abortivas); a perícia nos casos de abortamentos.

22. (18/10/2017) Infanticídio: conceito; elementos do crime de infanticídio; considerações sobre o

‘estado puerperal’; sinais de morte (no feto) antes, durante e após o parto; a perícia nos casos de infanticídio. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 18: INFANTICÍDIO

23. (25/10/2017). Psicopatologia: conceito de psicologia e de psicopatologia; importância do estudo da psicologia; a perícia psiquiátrica (corte transversal e longitudinal); as funções mentais:

consciência, percepção, atenção, memória, orientação, pensamento, inteligência e afetividade.

24. (25/10/2017). Psicopatologia: funções mentais (continuação); a inteligência: conceito, teoria das múltiplas inteligências; inteligência emocional; o QI e as oligofrenias; o crime do oligofrênico. A afetividade: conceito, os estratos da afetividade: o humor, os sentimentos e as emoções; os crimes emocionais e passionais. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 10 : INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

---

25. (01/11/2017) Psicopatologia: criminogênese (análise da tendência que o ser humano tem ao crime à luz da Psicanálise). O consciente, o pré-consciente e o inconsciente; O Ego, o Id e o Superego; os conflitos emocionais; os mecanismos de defesa do Ego. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 11: CRIMINOLOGIA; TEXTO Nº 12: VITIMOLOGIA ; TEXTO Nº 13: INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE; MEC. DE DEFESA DO EGO

26. . (01/11/2017) Psicopatologia: Responsabilidade Penal e Capacidade Civil (noções básicas);

estudo do artigo 26 do Código Penal: os pressupostos psíquicos da responsabilidade: capacidade de entendimento e capacidade de determinação de acordo com o entendimento; fatores que interferem nesses pressupostos; a imputabilidade do ponto de vista legal.

27. (08/11/2017) Doenças mentais: conceito de doença e de doença mental; conceito de psicose.

Psicoses exógenas: orgânicas e sintomáticas; psicoses agudas (estados confusionais) e psicoses crônicas (as demências: senis e pré-senis);

28. (08/11/2017) Doenças mentais: psicoses endógenas: esquizofrenias e PMD. Esquizofrenias:

(7)

conceito; formas clínicas; o crime do esquizofrênico; a imputabilidade do esquizofrênico. PMD:

conceito; formas bipolares e unipolares; a Mania e a prodigalidade; a Depressão e o suicídio;

LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 15: NEUROSES E PSICOSES (15/11/2017) - FERIADO/RECESSO

(15/11/2017) - FERIADO/RECESSO

29. (22/11/2017) Doenças mentais: Epilepsias: conceito, formas clínicas; estado crepuscular, caráter epiléptico. O crime do epilético; imputabilidade do epiléptico;

30. (22/11/2017) Perturbações da saúde mental: conceito de personalidade (caráter e temperamento); tipos de personalidades: normais, anormais e psicopatas; psicopatias (tipos fundamentais de Schneider); o crime do psicopata; imputabilidade do psicopata. LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 17: MENTES PSICOPATAS (REVISTA SUPERINTERESSANTE) 31. (29/11/2017) NEUROSES: conceito, formas clínicas a personalidade neurótica; o TOC e a criminalidade do neurótico; imputabilidade do neurótico; LEITURA COMPLEMENTAR: TEXTO Nº 20: IMPLICAÇÕES CULTURAIS E PSICOLÓGICAS DAS NEUROSES. DOCUMENTÁRIO, TEMA:

PSICOPATAS

32. (29/11/2017) Psicopatologia: alcoolismo e toxicomanias. Conceito de drogas, drogas psicotrópicas (lícitas e ilícitas). Tipos de usuários; fenômenos farmacológicos relacionados ao uso de drogas: tolerância, dependência (psíquica (hábito) e física (vício)); Intoxicação alcoólica aguda e Crônica; psicoses alcoólicas;

---

33. (06/12/20176); ENTREGA DO SEGUNDO GRUPO DE RESUMOS PARA AED; E ENTREGA DA RESENHA (TEXTO 19)

34. (06/12/2017) 2ª AVALIAÇÃO PARA N-2 (PROVA INDIVIDUAL) 35 (13/12/2017) ENTREGA DAS NOTAS

36 (13/12/2017) AVALIAÇÃO DE PENDÊNCIAS 37 (20/12/2017) AVALIAÇÃO DE PENDÊNCIAS 38 (20/12/2017) ENCERRAMENTO

10. Material de Apoio

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CROCE, Delton e CROCE Jr, Delton. Manual de Medicina Legal. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010 RODRIGUES, Carlos Augusto Santos. Sinopse de Medicina Legal. Goiânia: Ed. Da UCG, 2003.

PALOMBA, Guido Arturo. Tratado de Psiquiatria Forense Civil e Penal. São Paulo: Atheneu, 2003.

TABORDA, José G. V. e CHALUB, M. e ABDALLA-FILHO, Elias (organ.). Psiquiatria Forense. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RODRIGUES, Carlos Augusto Santos. O Médico e a Eutanásia: reflexões sobre a morte. Goiânia:

Ed. Da UCG, 2003.

________ A loucura humana em 12 atos: considerações sobre as irracionalidades do animal Goiânia: edição própria, 2009.

racional.

SCHNNEIDER, Kurt. Psicopatologia Clínica. Trad. Emanuel C. Leão. 3 ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

(8)

SANTOS, J. W. S. Medicina Legal Aplicada à Defesa Penal. São Paulo: Pró-Livro, 1979.

SANT’ANA, Nilson. Controvérsias em Medicina Legal. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1988.

TABORDA, José G. V. e CHALUB, M. e ABDALLA-FILHO, Elias (organ.) Psiquiatria Forense. Porto Alegre: Artmed, 2004.

TEXTOS PARA LEITURA COMPLEMENTAR

TEXTO Nº 1: A Importância da Medicina Legal no Curso de Direito de Direito

TEXTO Nº 3 : Respostas aos Quesitos dos Laudos Médico-Legais de Lesões Corporais.

TEXTO Nº 4: LAUDO DE EXAME DE CORPO DE DELITO (MODELO).

TEXTO Nº 5A: IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL.

TEXTO Nº 5B: IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL

TEXTO Nº 6: LAUDO DE EXAME CADAVÉRICO (MODELO).

TEXTO Nº 7 : LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E RESOLUÇÃO DO CFM TEXTO Nº 8 : MORTE ENCEFÁLICA

TEXTO Nº 9: FAUNA CADAVÉRICA;

TEXTO Nº 10 : SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS TEXTO Nº 11: CRIMINOLOGIA

TEXTO Nº 12: VITIMOLOGIA

TEXTO Nº 13: INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE; MEC. DE DEFESA DO EGO TEXTO Nº 14: LEI 9263/96 – PLANEJAMENTO FAMILIAR.

TEXTO Nº 15: NEUROSES E PSICOSES.

TEXTO Nº 16: EROTISMO

TEXTO Nº 17: MENTES PSICOPATAS (REVISTA SUPERINTERESSANTE) TEXTO Nº 18: INFANTICÍDIO

TEXTO Nº 19: PERICULOSIDADE DOS PSICOPATAS E DOENTES MENTAIS;

TEXTO Nº 20: IMPLICAÇÕES CULTURAIS E PSICOLÓGICAS DAS NEUROSES TEXTO Nº 21: TIPOS DE RADIAÇÕES

OBS: ESTES TEXTOS ESTÃO DISPONIBILIZADOS PARA OS ALUNOS NO SITE DOS PROFESSORES DO DIREITO, PROFESSOR CARLOS AUGUSTO SANTOS RODRIGUES (NÃO PRECISA SENHA). ENCONTRAM-SE TAMBÉM DISPONIBILIZADOS NA XEROX 2R.

O TEXTO 19 (CONFORME JÁ RELATAMOS NO TÓPICO AVALIAÇÃO) DEVERÁ SER O TEMA DA RESENHA A SER ENTREGUE NO DIA DA 2ª N2

Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

Dados da Impressão

Impresso em 03 de Agosto de 2017 às 07:43 por

(9)

Sua chave de acesso é 87F87DF8-27A5-47FE-9788-E42CA2AEF6C6 a partir do IP 201.2.33.36 Lembre-se, todo acesso ao Sistema Acadêmico da PUC Goiás é monitorado para sua segurança.

Referências

Documentos relacionados

a) José tem menos de 35 anos e preencheu a ficha de inscrição corretamente. b) José tem mais de 35 anos, mas nasceu no Brasil. c) José tem menos de 35 anos e curso superior

Essa variação ocorre em razão, principalmente: (i) da elevação das alíquotas do ICMS, que para energia elétrica foram majoradas de 27% para 29%, conforme Lei Orgânica

O risco de liquidez da Companhia é representado pela possibilidade de insuficiência de recursos, caixa ou outro ativo financeiro, para liquidar as obrigações nas datas previstas.

Com efeito, a qualidade das escolas, definidas pelo o�jetivo de reforçar a responsabilização individual e institucional, para além de valorizar a política de proximidade, com

Na Tabela A1 do anexo são dadas as medidas de carga, em Newton, representativas das forças necessárias para a remoção das bandas ortodônticas: Grupo A - Convencionais, Grupo B

Pelas Brechas do Mercado: designers como editores de livros / Renata Silvino Monnerat ; orientadora: Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima ; coorientador: Licinio Nascimento

4.1.1. No caso das crianças e alunos que deixem de comparecer nos estabelecimentos, sem aviso prévio ou indicação dos pais, deverão os estabelecimentos fazer os

A presente Portaria define os apoios sociais a conceder às crianças dos núcleos infantis de iniciativa pública, crianças em estabelecimentos de infância e alunos da educação