• Nenhum resultado encontrado

ilustração fotográfica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ilustração fotográfica"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Aprenda com

um especialista em

fotográfica

Veja como o fotógrafo Flávio Demarchi realiza com criatividade e simplicidade trabalhos para ilustrar as páginas de publicações

Dicas Profissionais

A ilustração fotográfica intitulada Conflito de Gerações foi feita com luz natural e uma ideia simples que une passado e presente

ilustração

(2)

C

heio de imaginação e transpirando criatividade, Flávio Demarchi é um jovem fotógrafo paulistano, de 32 anos, que sabe como preparar um mix estiloso de fotografia e ilustração digital para atender as mais exigentes publicações ligadas a assuntos como bem-estar, saúde, cultura e negócios.

Ao usar como ferramenta principal a sim- plicidade – tanto na iluminação quanto na pro- dução – Flávio defende que a liberdade criativa ainda é a melhor aliada de um fotógrafo.

Foi bolando fotos conceituais por diversão, independentemente de pautas e layouts, que ele ironicamente se aproximou de editoras e dos clientes que tem atualmente.

“As fotos que fiz sem pretensões profissionais se transformaram no meu portfólio e me lan- çaram para o mercado”, conta ele, que aponta ser esse um dos caminhos para quem quer se tornar um profissional de destaque.

Flávio garante que a fórmula mágica para criar trabalhos que se sobressaem está em sim-

POR LIVIA CAPELI

Flávio Demarchi

(3)

Dicas Profissionais

plesmente exercitar a mente em tempo integral.

“Quem quer criar algo bacana não pode dar férias ao cérebro. Fotografia não está apenas dentro de um es- túdio. Tente extrair ideias do seu cotidiano. Da ida ao ba- nheiro ao encontro com os amigos”, ensina.

Praticar fotografia sem ter de apertar o botão da máquina pode parecer estranho, mas o fotógrafo garante que funcio- na. Antes de clicar, gosta de exercitar a mente desenhando diversos esboços.

Ele conta que primeiro faz um desenho simples para es-

A foto do lápis em formato de torre, por exemplo, parece simples de realizar. Entretanto, ela é resultado de uma fusão de quatro imagens. Numa ten- tativa frustrada de esculpir per- feitamente o lápis com um es- tilete, Flávio chegou à conclu- são de que era melhor foto- grafá-lo várias vezes e gerar uma única imagem perfeita.

Sem copiar

Como os trabalhos de Flá- vio têm um conteúdo muito criativo, ocorre sempre de uma ou outra imagem ser copiada em blogs e redes sociais espa- lhados pelo mundo. No ran- Anorexia,

imagem de Flávio Demarchi reproduzida em diversas redes sociais, blogs e sites do mundo

tudar a composição da cena e esquematizar a luz. Os esboços geralmente são feitos à mão livre ou criados em um pro- grama de computador.

Além de fotografar, Flávio domina muito bem o Photo- shop, o que é indispensável para quem quer trabalhar com ilustração fotográfica.

A maioria dos trabalhos criados por ele são manipula- dos com filtros e plugins para enfatizar cores e nitidez. Além disso, Flávio faz muitas fusões de imagens, principalmente em situações em que é impos- sível resolver o problema na hora do clique.

(4)

Primo Tacca Neto

Ilustração para especial da revista GQ sobre o ponto G espalhado pelo corpo feminino

Fotos: Fvio Demarchi

(5)

Dicas Profissionais

Computação em nuvem, trabalho criado para a revista Época Negócios: uso de Photoshop para ligar o fio do mouse à pipa na tela

king das mais reproduzidas do especialista, a fotoAnorexia ocupa o primeiro posto.

O registro com finalidade autoral, feito em 2006, mos- tra uma banana se vendo co- mo um mamão em frente a um espelho. A imagem, com estilo de trabalho para publi- cidade (por conta da luz suave, baixo contraste e profundi- dade de campo), já foi encon- trada pelo fotógrafo até em sites e blogs de países como China e Arábia Saudita.

A reprodução não inco- moda o fotógrafo, desde que

o devido crédito seja dado ao autor. “Na maioria das vezes, a imagem reproduzida está acompanhada de um texto falando sobre o meu traba- lho”, comenta ele.

Mas quando percebe que é “furto”, envia um e-mail para o responsável pelo site ou blog avisando que a foto é de autoria dele: “Geral- mente funciona”, conta.

Tudo por diversão Flávio Demarchi colabora com ilustração fotográfica pa- ra diversas revistas, como Épo-

ca Negócios, Vida Simplese Superinteressante.

Na maioria das publica- ções atua com total liberdade criativa, com o aval dos edi- tores de arte, desde que as ima- gens sejam pensadas a partir dos textos enviados.

Foi o caso da foto produ- zida para um especial sobre sexo publicado pela revista masculina GQ. Como o tema era “o ponto G espalhado pelo corpo feminino”, Flávio teve a ideia de desenhar o corpo de uma mulher com palitos de fósforos.

Fotos: Fvio Demarchi

(6)

“Foi uma imagem tecnica- mente fácil de fazer, com ilu- minação vinda da janela, os palitos espetados em uma pla- ca de EVA e sem muita mani- pulação no Photoshop”, diz.

Às vezes acontece também de uma brincadeira gerar um tra- balho profissional, como na série Paper Books, que traz bonequinhos de papel com textos impressos e faz uma

A foto do globo é resultado de uma fusão de imagens; ao lado, o making of mostra o esquema de luz usado em uma delas

(7)

Dicas Profissionais

a figura do boneco de papel.

As duas imagens foram unidas posteriormente no Photoshop.

A fonte da luz

Flávio diz que é um fotó- grafo que preza pelas técnicas simples de iluminação e pro- dução. Assume que lança mão de improviso quando neces- sário. “Utilizo luz de janela, luminária e lanterna (para light painting). Entretanto, o uso de flashes de estúdio também é recorrente”, conta.

A foto autoral de um globo com um conta-gotas, por exemplo, foi feita a partir de um esquema de luz profissio- nal. O primeiro passo foi fazer o registro do globo de plástico.

No esquema usou um hazy grande acima da cena, um re- fletor parabólico atrás e outro na lateral esquerda da câmera com um difusor à frente para suavizar a luz.

Em seguida, fez uma foto de splash de uma gota caindo e, então, registrou a mão se- No alto, a foto

Especialização;

acima, o esboço usado por Flávio para estudo de composição

interpretação pessoal de Flá- vio sobre clássicos literários como Dom Quixote, Hamlet e Alice no País das Maravilhas.

A interpretação de A His- tória Sem Fim, do alemão Michael Ende, por exemplo, rendeu ao fotógrafo traba- lhos para revistas como Saúde e Vida Simples.

Ele criou com papel o sím- bolo do infinito partindo do princípio da Fita de Möbius (espaço topológico obtido pela colagem das duas extremida- des de uma fita). Depois, exe- cutou a foto clicando primei- ramente o símbolo, que foi pendurado com fios de nylon.

Em seguida, fez o mesmo com

Fotos: Fvio Demarchi

(8)

Acima, a foto Casa Comigo, da série de trabalhos pessoais de Flávio: um striplight na lateral esquerda, um snoot acima e outro atrás da cena; abaixo, A História sem fim, imagem feita a partir do símbolo do infinito, inspirada no livro de Michael Ende

(9)

Dicas Profissionais

UM FOTÓGRAFO QUE VIVE DE CRIATIVIDADE

Formado em Publicidade pela ESPM, o pau- listano Flávio Demarchi, de 32 anos, começou a fotografar por hobbydurante a pós-graduação em Madrid (Espanha). De volta ao Brasil, pro- duzia fotos para os anúncios que criava como diretor de arte nas agências de publicidade.

Paralelamente, cursou Fotografia no Se- nac-SP pensando em uma possível mudança de área. Em seguida, abriu a própria agência de publicidade na internet, ao mesmo tempo em que produzia imagens conceituais para exercitar a imaginação.

As imagens, postadas no Flickr, chamaram a atenção de diretores de arte. Ele tem trabalhos publicados em revistas comoVida Simples, Su- perinteressante, Galileu, Marie Claire, Capricho e Muy Interesante(Espanha). Para saber mais sobre o fotógrafo, acesse: flaviodemarchi.com.br.

autorretrato

À esq., foto para a Época Negócios sobre o fim dos metais; à dir., Precoce, trabalho autoral sobre alcoolismo na infância gurando o conta-gotas. Ao fi- nal, Flávio uniu todas as ima- gens no Photoshop. “Encaro meu trabalho profissional co- mo diversão. Acho que o fo- tógrafo que é muito podado acaba se transformando em um profissional que não sabe como fugir do lugar-comum”, diz ele.

Fotos: Fvio Demarchi

Fotografe lança um desafio: crie sua ilustração fotográfica com o tema

“Copa no Brasil” e envie para foto- grafe@europanet.com.braté dia 31 de janeiro de 2013. Identifique o as- sunto com “Desafio Fotografe”. Só envie uma imagem.A redação, com a ajuda de Flávio Demarchi, esco- lherá a ilustração fotográfica e ela será publicada na seção Revele-se.

Referências

Documentos relacionados

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

2016: SEMINÁRIO EM ANTA GORDA: INÍCIO DO PLEITO PARA CÂMARA SETORIAL E PROGRAMA Seminário e reuniões na SEAPI para construção.. do

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

fornecer as razões da não concessão da assistência. As duas autoridades podem ser obrigadas a consultar, nos termos do parágrafo 10 do presente Memorando de Entendimento.

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior