• Nenhum resultado encontrado

02 Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "02 Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PORTUGUÊS

Com base na leitura do texto, responda às questões de 01 a 04.

Texto 1

A mulher, o amor e a fidelidade

Mulheres traem pelo mesmo motivo que homens: por desejo, por vontade. A diferença é que elas costumam culpar o marido ou o namorado. “Ele não me dava mais atenção”, dizem.

“Não era mais romântico, não me elogiava, nem sexo queria.” O livro mais recente da antropóloga Mirian Goldenberg desfaz o mito de que o homem trai por sexo e a mulher trai por amor ou desamor. Se assim fosse, o homem seria sempre culpado: quando trai e quando é traído. Não é justo com eles.

Homens e mulheres gostam de acreditar que o marido é safado por natureza, e a mulher casada é santa por dedicação.

Esses rótulos podem parecer convenientes, mas contaminam as relações amorosas. Trabalhando há 22 anos com dilemas de casais, Mirian diz, em seu livro Por que homens e mulheres traem?, que a maior diferença entre eles e elas não é o comportamento, mas o discurso.

“Em vez de assumirem o desejo, as mulheres preferem se fazer de vítimas. Sentimentalizam o caso extraconjugal e botam a culpa no marido. Os homens assumem ter sido infiéis porque quiseram. Raramente culpam a própria mulher.” Cada vez mais, porém, a infidelidade feminina segue os mesmos padrões da infidelidade masculina. No livro da antropóloga, “Mônica” é uma mulher dos novos tempos. “Ela está muito bem em seu casamento e ama o marido. Mas surge um desejo sexual louco e novo em sua vida e ela se joga nele. Rompe a calmaria porque decide viver seu próprio prazer.”

O desejo de se sentir desejada conduz a pequenas e grandes infidelidades femininas. As mulheres escutaram, quando crianças, que seu maior objetivo na vida seria casar e ter filhos.

No futuro, elas teriam um único homem para chamar de seu. E seriam únicas para um homem só. A idealização da monogamia romântica não mudou muito, mas a realidade a longo prazo é bem outra.

Mulheres são um pouco Leila Diniz no exercício da sedução, mas não necessariamente na transgressão. As obrigações sociais jogam sua libido num lugar invisível e inatingível. Várias sublimam o prazer ao assumir o papel de mãe.

Isso não significa que abram mão de suas fantasias. Conheci mulheres absolutamente certinhas, monogâmicas, que casaram virgens e têm sonhos delirantemente libertários.

O homem seria sempre culpado? Quando ele trai, é safado.

Quando é traído, é relapso. Algumas não se contentam em fantasiar. Catherine Deneuve, em A bela da tarde, de Buñuel, é uma das personagens mais enigmáticas do cinema. Bem casada, rica, belíssima, ela se entrega a desconhecidos após o almoço como prostituta de luxo. É um exemplo extremo de desvio. Mas, se a infidelidade feminina fosse apenas um fetiche, Nélson Rodrigues não teria tocado com tanta propriedade a alma da classe média brasileira. Novelas como a atual Passione soariam falsas. Ali, as protagonistas traem compulsivamente, das

cinquentonas às ninfetas. Traem por desejo, por sexo, por diversão.

O psicanalista Contardo Calligaris acha que as mulheres são tão infiéis quanto os homens. Não vê nisso um problema.

“As mulheres só são campeãs na fidelidade companheira e solidária. Em hospitais ou presídios, os visitantes são mulheres.

Mas, sexualmente, não vejo diferença. Caso contrário, existiria um problema lógico. Se os homens heterossexuais são infiéis, quem são suas amantes – todas solteiras e livres ou também casadas e namorando outros?”

Contardo acha a palavra infidelidade muito pesada para a traição puramente sexual: “Jamais deixaria minha mulher se ela me contasse algo parecido. Mas sou fiel. Acho um saco trair.

Ter outra relação dá um trabalho horroroso”.

Nos tribunais do Rio de Janeiro, recentemente, o juiz Paulo Mello Feijó ignorou o pedido de indenização por danos morais de um marido traído. Para o juiz, marido traído é marido relapso.

“Homens de meia-idade, já não tão viris, descarregam suas frustrações nas mulheres, chamando-as de gordas e deixando- lhes toda a culpa por seu pobre desempenho. E elas buscam o prazer em outros olhos, outros braços, outros beijos (...) e traem de coração.”

A ideia de que a mulher só trai por razões sublimes, “de coração”, não corresponde à realidade. Se ela for infiel, será por desejo e por vontade própria.

Fonte:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca

01 – A partir do trecho “Mulheres traem pelo mesmo motivo que homens: por desejo, por vontade. A diferença é que elas costumam culpar o marido ou o namorado”, é CORRETO AFIRMAR que:

A)As mulheres não amam os homens como antigamente.

B)As mulheres ao transgredir a fidelidade não divergem em nada dos homens.

C)As mulheres são o oposto dos homens nas relações e nas fidelidades.

D)As mulheres ao transgredir a fidelidade agem como homens.

E)Os homens se distinguem das mulheres ao transgredirem a fidelidade e assumirem a responsabilidade.

02 – Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta:

A)As mulheres são inconsequentes nas suas infidelidade.

B)Os homens mentem mais do que as mulheres.

C)Tanto os homens como as mulheres traem pelos mesmos motivos

D)As mulheres traem por amor e não por desejo.

E)Os homens traem mais do que as mulheres.

03 – De acordo com os fragmentos é CORRETO AFIRMAR que:

( )“As obrigações sociais jogam sua libido num lugar invisível e inatingível” (o fragmento refere-se à hipocrisia feminina).

(2)

( )“No futuro, elas teriam um único homem para chamar de seu. E seriam únicas para um homem só.” (refere-se à fidelidade e as mulheres).

( )“Cada vez mais, porém, a infidelidade feminina segue os mesmos padrões da infidelidade masculina” (atribui a ideia de oposição).

( )“A idealização da monogamia romântica não mudou muito, mas a realidade a longo prazo é bem outra. “ (se alteramos o termo grifado por “sonho da fidelidade” não haveria alteração semântica).

( )“Mas, se a infidelidade feminina fosse apenas um fetiche, Nélson Rodrigues não teria tocado com tanta propriedade a alma da classe média brasileira” (ideia simultaneamente de oposição e de consequência).

Assinale a sequência correta:

A)F V F V F B)V V F V F C)V F V F V D)F F V F F E)V V F V F

Leia com atenção o texto 2:

Os homens, o amor e a fidelidade

Não existe homem fiel. Uma afirmação tão categórica desperta reação indignada. “Ah, o meu marido é fiel, tenho certeza.”, “Nunca traí minha mulher, eu a amo.” Entre essas convicções, existe um oceano de nuances. Como definir a infidelidade? Frequência dos casos, envolvimento sentimental, distância geográfica e o nome da amante – tudo conta? Segundo uma psicóloga francesa, a fidelidade masculina é tão rara que a mulher deveria parar de se preocupar: “O homem costuma trair também quando ama”.

Autora de Les hommes, l’amour, la fidélité, livro recente ainda não editado no Brasil, Maryse Vaillant não se baseou em estatísticas, mas em dezenas de entrevistas. Sua preocupação não foi quantificar infiéis ou traídas. Mas entender por que os homens têm muito mais aventuras – e o que isso tem a ver com amor ou desamor. Seriam eles eternos meninos, pulando a cerca sempre que a cerca fosse irresistível?

“Eu gostaria sobretudo que as mulheres parassem de pensar que a culpa é delas quando seu homem as trai. As mulheres não são responsáveis pela libido dos homens”, me disse Maryse numa conversa em Paris. “Não sugiro que elas devam ser mais tolerantes com as pequenas infidelidades do marido. Cada mulher é de um jeito e sabe o que é essencial com o homem ou os homens de sua vida. Não existe uma norma.”

No livro, conhecemos Ben, “o monogâmico infiel e mentiroso que só ama sua mulher oficial”. É um perfil bem comum.

Adora a mulher e os filhos, idolatra a família, valoriza o trabalho.

Mas não se imagina abdicando de seus casos sexuais, nunca amorosos. Nada que ameace a família ou magoe a mulher. É discretíssimo, mais cuidadoso ainda nestes tempos de internet.

Ele se casou para toda a vida. As outras só importam porque o fazem se sentir atraente e vivo. Ben não se considera infiel.

Outros perfis de homens: o polígamo ansioso, que quer ir para a cama com todas. Liberdade sim, casamento nunca. “Esse homem imaturo é cada vez mais frequente, mas especialmente na juventude”, diz Maryse. Só que alguns jamais passam desse estágio. Ou passam, mas voltam sôfregos à ativa muito depois, com a ajuda de medicamentos e a ingenuidade da velhice. Para uma psicóloga francesa, os homens fiéis são tão raros que a mulher nem deveria se preocupar

Há os infiéis crônicos, que se apaixonam também pelas amantes. “Esses continuam a aumentar – junto com os divórcios. Associam casamento à paixão e vão buscando outras eternamente. São homens meio perdidos que acham que só as mulheres podem ajudá-los a crescer e amadurecer.” Existem os fiéis cativos e obsessivos, mas “esses têm ciúme até do passado da mulher e podem se tornar violentos”. Por fim, o espécime raro e sonhado por tantas mulheres: “o fiel por alegria e convicção”. Seria um perfil mais comum entre casais de meia- idade, que começam uma relação madura e plena após alguns insucessos.

Não há novidade no fato de que homens traem mais que mulheres – e mais por sexo que por amor. É um traço cultural, mas eles também se sentem mais livres por não engravidar nem dar à luz. Isso tudo nós já sabemos, e alguns de nós já enfrentamos com mais ou menos inteligência, valentia e sofrimento.

O livro é mais provocador ao admitir a infidelidade breve e discreta como experiência salutar e até necessária ao sucesso de alguns casamentos. “Neste caso, a infidelidade não é uma prova de amor ou desamor, mas uma prova de liberdade.” E para a mulher? “Para algumas mulheres, que conseguem separar sexo de sentimento, o mesmo ocorre. Mas a maioria delas tem outras prioridades, como o casal e a família”.

Perguntei a dois amigos casados se um homem pode ser fiel por longos anos a uma única mulher. “É possível, mas dói”, respondeu um. “Não existe homem mais fiel do que eu”, disse o outro. “Ahn, aquele caso? Aquilo só foi uma escorregadela.”

Maryse queria que as mulheres sofressem menos depois de ler o livro. Que soubessem que nunca poderão impedir uma traição se tiver de acontecer. Que jamais terão controle sobre a libido de seus homens, por mais que os fiscalizem. Que, se forem traídas, não significará que não são amadas. Será que serve de consolo? Melhor relaxar... e – quem sabe? – experimentar.

Fonte:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca

04 – De acordo com os termos destacados nos fragmentos podemos afirmar que está correto:

A)“Nunca traí minha mulher, eu a amo.” (Objeto direto).

B)“Sua preocupação não foi quantificar infiéis ou traídas”

(complemento do verbo Ir).

C)“e o que isso tem a ver com amor ou desamor.” (é um pronome possessivo).

D)“Eu gostaria sobretudo que as mulheres parassem de pensar que a culpa é delas quando seu homem as trai. (locução prepositiva).

E)“idolatra a família, valoriza o trabalho. Mas não se imagina abdicando de seus casos sexuais, nunca amorosos.” (os verbos destacados são transitivos indiretos).

(3)

05 – Marque V (veradeiro) ou F (falso) nas alternativas que se segue:

I. Eu gostaria sobretudo que as mulheres parassem de pensar que a culpa é delas quando seu homem as trai.

II. Associam casamento à paixão e vão buscando outras eternamente.

III.É um traço cultural, mas eles também se sentem mais livres por não engravidar nem dar à luz.

( )Há um erro de concordância.

( )Há um erro de pontuação e concordância.

( )A crase foi usada incorretamente, devido à regência verbal.

( )Há erros nas orações I e II

( )Há erros de concordância na oração I e III.

A sequência CORRETA é:

A)F F V V F B)F F V F V C)V F F F V D)V V F V V E)F V F V F

06 – Com base no texto 1 e 2 podemos afirmar que:

A)O texto1 diverge do texto 2, já que segundo os seus autores a traição é algo normal.

B)Tanto os homens quantos as mulheres traem para ampliar seu leque afetivo.

C)Quando os homens amam são incapazes de traírem.

D)A fidelidade é algo subjetiva e, segundo, os textos 1 e 2 pode-se trair amando seus parceiros.

E)Tanto os homens como as mulheres só traem quando se sentem feridos em seu ego.

07 – Leia com atenção a tirinha abaixo e marque a alternativa CORRETA.

Texto 3

A)O Verbo vender no texto indica uma ironia.

B)O Verbo vender é Intransitivo.

C)No termo despejei-as, o termo destacado é Objeto indireto.

D)No termo despejei-as, o termo destacado refere-se ao verbo vender e é um Objeto Indireto.

E)O verbo vender é transitivo direto e “as” é Objeto Direto.

08 – No primeiro quadrinho podemos dizer que:

A)temos uma denotação em “minhas poções mágicas”.

B)temos uma conotação em “minhas poções mágicas”.

C)“então” indica uma ironia.

D)Vender está em destaque para demonstrar que o amor não se vende.

E)as alternativas A e C estão corretas.

09 – De acordo com as figuras de linguagens, no último quadrinho da tirinha, temos:

A)Uma metáfora B)Uma hipérbole C)Um pleonasmo D)Uma prosopopéia E)Um eufemismo

10 – Segundo o texto abaixo é INCORRETO afirmar que:

Texto 4

Fonte: http://zoabonito.com/fotos/imagens/charge-prova-de-amor

A)Mostra a ordem cronológica das relações afetivas;

B)Não há coerência entre os quadrinhos;

C)Não há relação semântica entre os quadrinhos;

D)Os sentimentos mudaram de acordo com a história;

E)As relações amorosas ficaram mais superficiais em relação às exigências femininas, devido à adaptação da modernidade.

(4)

MATEMÁTICA

11 – Sejam x1ex2 as raízes da equação x2−2x−2=0. O valor de

x

12

+ x

22 é:

A) 2 B) 4 C) 6 D) 8 E) 10

12 – Uma mercadoria é vendida à vista por R$ 209,00 já com desconto de 5% sobre o preço de tabela. Quem optar pela compra parcelada pagará 5% de acréscimo sobre o preço de tabela. Se a compra for em três parcelas iguais, cada parcela será igual a:

A)R$ 73,15 B)R$ 77,00 C)R$ 69,67 D)R$ 76,63 E)R$ 76,80

13 – O número de divisores naturais do número N=24⋅33⋅52é exatamente:

A)24 B)30 C)72 D)25 E)60

14 – Um pedreiro, em condições ideais de trabalho, reveste uma parede com 50m2 em 4 dias. O número de dias necessários para revestir uma parede retangular de 50 m de comprimento por 2,5 m de altura, nas mesmas condições é:

A)8 B)9 C)10 D)11 E)12

15 – Atualmente minha idade é 4

5 da que eu tinha há cinco anos. Daqui a 8 anos estarei com:

A) 33 B) 38 C) 28 D) 10 E) 25

INFORMÁTICA

16 – Considerando o Windows XP em suas configurações padrões, analise as afirmativas abaixo a respeito da Lixeira e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. O comando “Esvaziar Lixeira” apaga definitivamente do computador todos os arquivos e pastas que se encontrem dentro da lixeira.

II. Arquivos deletados de mídias removíveis (disquete, pen drive, etc.) são movidos para a lixeira.

III.Arquivos e pastas dentro da lixeira podem ser visualizados antes de serem restaurados ou apagados.

Está(ão) correta(s):

A)apenas a I;

B)I e II;

C)I e III;

D)II e III;

E)I, II e III.

17 – No Windows XP, podemos definir o tempo que o computador deve aguardar, depois de ficar ocioso, para desligar o monitor, desligar os discos rígidos e entrar em estado de espera. Essa configuração é realizada através do item do painel de controle:

A)Sistema

B)Ferramentas Administrativas C)Tarefas Agendadas

D)Opções de Energia E)Acessibilidade

18 – O programa cliente de correio eletrônico padrão do Windows XP é o:

A)Hotmail

B)Outlook Express C)Messenger D)Internet Explorer E)Mozilla Thunderbird

19 – Analise as afirmativas abaixo a respeito do Microsoft Word 2007 e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. É possível alterar facilmente o espaçamento entre as linhas do texto através do botão .

II. Os botões diminuem e aumentam o nível do recuo do parágrafo, respectivamente.

III.O botão aplica uma cor ao fundo do texto selecionado como se o mesmo tivesse sido marcado com um marca- texto.

IV.O botão limpa toda a formatação do texto selecionado.

V. Os botões aumentam e diminuem o tamanho da fonte do texto selecionado, respectivamente.

(5)

Estão corretas:

A)I, III e V;

B)II, III e V;

C)I, III, IV e V;

D)I, II, IV e V;

E)I, II, III, IV e V.

20 – Assinale a alternativa incorreta em relação às teclas de atalho do Microsoft Word 2007:

A)HOME e END posicionam o ponto de inserção no início e final da linha, respectivamente.

B)CTRL + S aplica sublinhado no texto selecionado.

C)CTRL + SHIFT + N cria um novo documento em branco.

D)SHIFT + F3 altera as letras do texto selecionado para maiúsculas ou minúsculas.

E)F12 abre a janela “Salvar Como...”.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21 – No plano da reflexão e da normatização ética, o código de ética de 1986, representou conquistas para a categoria dos Assistentes Sociais. Dentre estas conquistas, pode-se inferir que a alternativa correta é:

I. Negação da base filosófica tradicional nitidamente conservadora, que norteava a ética da neutralidade;

II. Afirmação de um novo perfil do técnico, não mais um subalterno e apenas executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente;

III.Afirmação de uma base nitidamente conservadora;

IV.Negação de uma postura profissional subalterna, mas ratificando uma postura focada na execução;

V. O código de 1986 ratificou a ética da neutralidade.

A)I e III B)I, II e V C)I e II D)III, IV e V E)I e IV

22 – O Assistente Social deve orientar seus usuários, buscando contribuir para sua independência. Desta forma deve respeitar suas decisões, crenças e valores.

A)A afirmativa acima trata do principio que reconhece a liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

B)A afirmativa trata do principio da defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização política e da riqueza socialmente produzida;

C)A afirmativa trata do compromisso com a qualidade dos serviços prestados a população;

D)A afirmativa diz respeito ao principio do empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade;

E)A afirmativa trata do respeito ao próximo.

23 – De acordo com código de ética da profissão, constitui direito dos Assistentes Sociais:

A)Utilizar seu número de Registro no Conselho Regional no exercício da profissão;

B)Assinar em seu nome trabalhos de terceiros;

C)Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;

D)Garantia e defesa de sua atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da profissão e dos princípios do Código de Ética;

E)Substituir profissional que tenha sido exonerado por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência.

24 – O artigo 2º da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, ratifica o já preconizado no artigo 203 da Constituição Federal de 1988 e descreve os objetivos da Política de Assistência Social. Dentre os itens abaixo apenas um não corresponde a estes objetivos.

A)Proteção à família, à maternidade, à infância e adolescência e à velhice;

B)A promoção à integração ao mercado de trabalho;

C)Garantia de um salário mínimo às famílias em situação de vulnerabilidade;

D)Amparo às crianças e adolescentes carentes;

E)Habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência.

25 – A lei 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente, assegura à criança e ao adolescente a prioridade absoluta, que consistem em:

A)Primazia de receber proteção e socorro em determinadas circunstâncias;

B)Condição peculiar da criança e do adolescente;

C)Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

D)Destinação de recursos públicos para infância e adolescência;

E)Efetivação de políticas sociais que permitam o desenvolvimento sadio.

26 – O artigo 19 do Estatuto da Criança e do adolescente prolata que: Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado na seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta. No que tange ao direito à convivência familiar e comunitária, podemos inferir que:

A)O reconhecimento do estado de filiação só ocorre após o nascimento;

B)A falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para perda ou suspensão do poder familiar;

C)Sendo comprovada a falta ou carência de recursos materiais a criança ou adolescente deverão ser mantidos em família substituta;

(6)

D)Mesmo na hipótese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações, no que concerne ao sustento, guarda e educação dos filhos, não caberá decretação de perda ou suspensão do poder familiar;

E)Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.

27 – No que tange ao Estatuto do Idoso é incorreto afirmar que:

A)O idoso tem direito à moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar;

B)Aos maiores de 60 anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos;

C)Os programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, deverão garantir a prioridade na aquisição de moradia para o idoso, reservando 3% das unidades residenciais;

D)O poder público criará oportunidades de acesso ao idoso à educação;

E)A garantia de prioridade ao idoso compreende, dentre outras medidas, o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

28 – Para a implementação do SUAS e para alcançar os objetivos previsto na PNAS/2004 “é necessário tratar a gestão do trabalho como uma questão estratégica, visto que a qualidade dos serviços disponibilizados à sociedade depende da estruturação do trabalho”. Neste sentido, a gestão do trabalho no âmbito do SUAS deve garantir:

I. a desprecarização do trabalho e o fim da terceirização;

II. garantir a educação básica aos trabalhadores;

III.realizar planejamento estratégico;

IV.garantir a gestão participativa com controle social;

V. garantir a contratação de profissionais.

As alternativas:

A)Apenas I e II estão corretas;

B)Somente a IV está correta;

C)As afirmativas II e V estão corretas;

D)As afirmativas I, III e IV estão corretas;

E)As afirmativas III e V estão corretas.

29 – As afirmações descritas abaixo estão relacionadas à Questão Social, exceto:

A)Trata-se do conjunto das expressões das desigualdades sociais, na sociedade capitalista madura;

B)É o objeto do trabalho cotidiano do Assistente Social;

C)Também podem ser apreendidas como formas de pressão social, de invenção e reinvenção da vida cotidiana;

D)A pobreza e a violência são expressões da questão social;

E)Respostas às demandas profissionais.

30 – Quanto a instrumentalidade no exercício profissional, há uma discussão no seio da categoria que aponta esta propriedade, não como um conjunto de técnicas e instrumentos, mas diz respeito a uma capacidade da profissão que se constrói e reconstrói no processo sócio-histórico. Com relação à esta afirmativa, indique a alternativa que não corresponde à instrumentalidade.

A)Instrumentalidade é uma propriedade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos;

B)Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais;

C)Instrumentação técnica;

D)É por meio dela que os Assistentes Sociais modificam, transformam e alteram o cotidiano profissional e o cotidiano das classes sociais;

E)O processo de mediação está contido na instrumentalidade.

31 – O instrumental é um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. Com relação a estes recursos analise os itens abaixo.

I. Perícia social é um processo através do qual o Assistente Social realiza o exame de situações sociais com a finalidade de emitir um parecer;

II. Dentre os instrumentos básicos que o Assistente Social dispõe para realização da perícia, na etapa do estudo social, são: entrevista, observação, visita domiciliar e análise da documentação;

III.O processo de perícia social não é considerado processo de intervenção;

IV.Tem como finalidade conhecer, analisar e emitir parecer sobre situações conflituosas ou problemáticas;

V. A perícia social não tem implicações sobre a vida dos sujeitos envolvidos.

Dentre as alternativas abaixo, apenas uma está correta:

A)I, II e IV estão corretas B)I, II e IV estão incorretas C)I, III e V estão corretas D)Apenas I está correta E)II,III e V estão corretas.

32 – O Conselho Nacional de Assistência Social é uma instância deliberativa do sistema descentralizado e participativo de assistência social. É órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da administração pública federal e dentre as suas competências estão:

A)Zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo da assistência social, acompanhar e avaliar a gestão dos recursos, bem como ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos aprovados;

B)Executar o projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil;

C)Coordenar e articular as ações no campo da assistência;

D)Elaborar e encaminhar a proposta orçamentária da assistência social;

E)Atender às ações assistenciais de caráter de emergência.

(7)

33 – Quanto ao debate contemporâneo sobre o Serviço Social, é correto afirmar que:

A)O Serviço Social constitui-se enquanto ciência, dispondo de teoria própria;

B)Constitui-se como uma profissão que está contida na divisão econômica do trabalho;

C)O Serviço Social é uma profissão meramente executiva, já que não sendo ciência, não produz conhecimento;

D)Há um projeto hegemônico que afirma a profissão como uma especialização do trabalho coletivo e que se utiliza de conhecimentos das ciências sociais e contribui para novos conhecimentos;

E)No Serviço Social a prática não se coaduna com a teoria.

34 – O Assistente Social coloca-se em contato com vários níveis da realidade social, no âmbito da singularidade a demanda aparece ao profissional despida de mediações, neste contexto o objeto de intervenção não ultrapassa o imediato, tampouco alcança ações mais ousadas. Para sair do campo da imediaticidade, faz-se necessário que o profissional conheça a realidade em sua complexidade, bem como crie meios para transformá-la, fazendo uma reconstrução ontológica do seu objeto de intervenção, utilizando:

A)a particularização do sistemas de mediação;

B)o campo de mediações, que se dá em três níveis: singularidade, particularidade, universalidade;

C)o instrumental técnico;

D)leis tendenciais históricas;

E)o movimento dialético mediato-imediato.

35 – O Serviço Social possui uma necessária dimensão política, que não deve ser confundida com militância político-partidária, mas apóia-se no fato de:

A)Ser uma atividade que possui um código de ética que proíbe expressamente esta atitude;

B)Ser um trabalho que é realizado no âmbito das relações de poder;

C)Ser uma atividade que faz parte da divisão sócio-técnica do trabalho;

D)A profissão possuir caráter contraditório;

E)A profissão ter caráter neutro.

36 – De acordo com a LOAS, em seu artigo 6º, as ações na área da Assistência Social, são organizadas em sistema:

A)de Seguridade Social;

B)de monitoramento e avaliação;

C)descentralizado e participativo;

D)técnico e político;

E)beneficente.

37 – De acordo com a PNAS/2004 a Proteção Social Especial de Média Complexidade é aquela que:

A)busca prevenir situações de risco;

B)oferece atendimento as famílias e indivíduos com seus direitos violados;

C)garantem proteção integral para indivíduos e famílias que se encontram sem referência;

D)garante o atendimento daqueles cujos vínculos familiares estão rompidos;

E)oferece serviços de abrigo e casa-lar.

38 – O movimento de Reconceituação do Serviço Social, que emergiu em meados da década de 60 e prolongou-se por outras décadas, foi um fenômeno tipicamente latino-americano. O fruto desse movimento se deu com uma ampla revisão na trajetória da profissão, sendo assim este perfilou-se desde o seu cerne como:

A)Um movimento que fortaleceu a base teórica do estrutural funcionalismo e o neotomismo;

B)Questionava o avanço do processo de secularização da profissão;

C)Reiterava os vínculos confessionais da profissão;

D)Criticava claramente o funcionalismo e renovava o caráter paliativo e os modelos de intervenção importados;

E)Um movimento de denúncia, autocrítica e questionamentos societários.

39 – Benefícios Eventuais são provisões suplementares e provisórias prestadas aos cidadãos e as famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. No que concerne a estes benefícios é incorreto afirmar que:

A)o auxilio natalidade deve ser destinado dentre outros casos, para apoiar a família no caso de morte da mãe;

B)o auxílio funeral atenderá prioritariamente as despesas de urn velório e sepultamento;

C)cabe aos Estados destinar recursos financeiros aos municípios, a título de participação no custeio do pagamento dos auxílios natalidade e funeral;

D)as situações de vulnerabilidades a que estes devem atender caracteriza-se pelo advento de riscos, perdas e danos;

E)estes benefícios também abarcam provisões relativas a programas, projetos e benefícios das demais políticas setoriais.

40 – No que tange aos dispositivos da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS assinale a opção correta.

A)Um dos princípios da LOAS é a supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

B)A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado é política de seguridade social contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada por meio de um conjunto integrado de ações de iniciativa exclusivamente pública-estatal;

C)Os benefícios eventuais dizem respeito tão somente ao pagamento de auxílio natalidade às famílias cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo;

D)O auxílio funeral compõe o benefício assistencial;

E)O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS é a instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social e é formado por gestores governamentais e usuários dos serviços.

Referências

Documentos relacionados

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Assim, de acordo com a autora, a melhoria do ensino de Matemática envolve um processo de diversificação metodológica, exigindo novas competências do professor, tais como: ser capaz

O novo sistema (figura 5.7.) integra a fonte Spellman, um novo display digital com programação dos valores de tensão e corrente desejados, o sinal visual do

O espólio conhecido é rico e variado e dele constam, além dos habituais fragmentos de ce- râmica comum da época romana, castreja e me- dieval, muitos outros elementos dos

Ante o exposto, defiro pedido liminar para suspender a realização das provas discursivas para o provimento de ingresso marcadas para o dia 23/3/2014 e determino que

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Os exercícios aqui propostos não são originais, porém foram cuidadosamente selecionados para maior Os exercícios aqui propostos não são originais, porém foram