• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Estágio Profissionalizante

2014/2015

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

(2)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 2

Índice

I. Introdução...3

II. Atividades desenvolvidas ...3

A. Estágio de Saúde Mental ……...3

B. Estágio de Medicina Geral e Familiar...4

C. Estágio de Pediatria...5

D. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia...6

E. Estágio de Cirurgia Geral...6

F. Estágio de Medicina Interna ...7

G. Estágio opcional de Cardiologia...8

H. Outras atividades ………...9

III. Reflexão Crítica...9

(3)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 3

I. Introdução

O presente relatório tem por base o estágio profissionalizante do 6.º ano, enquadrado no plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Este relatório visa explicitar as atividades elaboradas ao longo deste ano clínico, assim como uma reflexão clínica onde serão abordados os objetivos propostos ao longo do ano, incidindo nas metas globais e pessoais.

Desta forma, o relatório está dividido em parte I - Introdução, parte II - Atividades desenvolvidas, parte III - Reflexão crítica e por fim parte IV - Anexos. Na parte II as atividades serão descritas por ordem cronológica, e na parte IV serão adicionados os certificados das atividades extracurriculares em que participei, assim como o certificado do Intercâmbio Clínico realizado em Agosto, em Malta.

Ao longo deste ano realizei diversas histórias clínicas e trabalhos que apresentei durante os estágios. Os mesmos foram discutidos em cada um dos estágios, assim como integrados e avaliados em cada relatório respetivo, e, por isso, não serão incluídos neste relatório.

II. Atividades desenvolvidas

A. Estágio de Saúde Mental

Este foi o primeiro estágio do ano profissionalizante, e dividiu-se em duas partes. A primeira parte teve lugar na Faculdade de Ciências Médicas, nos dois primeiros dias do estágio. Nestes dois dias foram realizados os seminários teórico-práticos pelo Prof. Dr. Miguel Xavier. Foram apresentados conteúdos práticos comummente apresentados no serviço de urgência, assim como a melhor forma de abordar essas situações.

(4)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 4

Os objetivos principais deste estágio foram o desenvolvimento dos conhecimentos, das capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Psiquiatria e Saúde Mental, aprofundando e melhorando os conhecimentos obtidos no 5.º ano.

Durante estas quatro semanas acompanhei o meu tutor nas suas atividades clínicas, nomeadamente na consulta externa, internamento e apoio ao serviço de urgência. Em cada uma das atividades tive a oportunidade de, autonomamente, acompanhar os doentes, elaborar a sua história clínica e avaliá-los nos diferentes contextos.

Realizei a história clínica de uma doente internada, com o diagnóstico de Perturbação Esquizoafetiva e participei na elaboração e estruturação de um projeto de investigação, intitulado "Geração Positiva".

B. Estágio de Medicina Geral e Familiar

O estágio decorreu entre 13 de Outubro a 7 de Novembro de 2014, com a regência da Prof. Dra. Isabel Santos, e foi tutorado pelo Dr. Costa Duarte, no ACES do Arco Ribeirinho, USF Afonsoeiro, no Montijo.

Os principais objetivos do estágio foram: adotar uma abordagem holística centrada na pessoa; ter a possibilidade de colaborar na prestação de cuidados de saúde a diferentes populações, em ambiente rural ou urbano; e treinar algumas aptidões, de diagnóstico e tratamento, adequadas ao exercício da Medicina Geral e Familiar.

Observei diversas consultas: saúde de adultos, de saúde infantil, de saúde materna, de planeamento familiar, de diabetes, entre outras. Além disso, tive a oportunidade de observar diversos procedimentos práticos, como colocação e extração de Implanon NXT® e de dispositivos intra-uterinos, assim como a realização de diversas citologias do colo do útero.

(5)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 5

C. Estágio de Pediatria

Sob a regência do Prof. Dr. Luís Manuel Varandas, realizei este estágio no Hospital Dona Estefânia, de 10 de Novembro a 5 de Dezembro de 2014. Os principais objetivos deste estágio foram criar uma relação empática com a criança nas diferentes etapas do crescimento, contactar com os diferentes aspectos específicos da abordagem clínica e humana na relação médico-doente, em Pediatria, e adquirir competências para a realização da anamnese quer junto da criança/adolescente quer junto da família.

Acompanhei a minha tutora, Dr.ª Leonor Sassetti, tanto nas consultas externas, mais dedicadas aos adolescentes, como no internamento, no serviço de adolescentes.

Este Hospital dedica-se igualmente à realização e apresentação de diversas sessões clínicas e de reuniões de serviço, nas quais a possibilidade de estar presente, e que são uma mais-valia na formação dos alunos e dos internos do Hospital.

Neste estágio estive também no serviço de Pediatria Médica 5.1, orientada pela Dr.ª Rita Machado, tendo então a oportunidade de ver doentes mais novos, o que enriqueceu o meu conhecimento e experiência na área da Pediatria.

No serviço de urgência tive a oportunidade de observar doentes de diversas idades, com patologias em fase aguda.

Tive diversas aulas teórico-práticas de Imunoalergologia, complementadas com a observação de várias consultas externas desta especialidade, e, neste contexto, a realização e interpretação de diversos exames complementares de diagnóstico.

Na última semana, e no âmbito dos seminários realizados pelos alunos, apresentei com um colega uma revisão teórica sobre "AVC na criança".

(6)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 6

D. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

Realizei este estágio no Hospital de Vila Franca de Xira. Decorreu entre o dia 8 de Dezembro de 2014 e 16 de Janeiro de 2015, com uma pausa de duas semanas, devido férias do Natal. A regente da Unidade Curricular é a Prof.ª Dra. Teresa Ventura, e fui tutorada pela Dr.ª Isabel Rocha.

Os principais objectivos do estágio foram proporcionar a aquisição de competências em Ginecologia e em Obstetrícia, indispensáveis à boa prática clínica, e solidificar os conhecimentos, capacidades e atitudes adquiridos ao longo do curso, principalmente na cadeira de Ginecologia e Obstetrícia do 4.º ano.

Nestas quatro semanas acompanhei a minha tutora nas consultas de planeamento familiar. Observei a colocação de diversos métodos contraceptivos, nomeadamente Implanon NXT® e dispositivos intra uterinos. Por outro lado, tive a possibilidade de, de forma autónoma, colocar diversos Implanon NXT. Observei também a realização de ecografias pélvicas e transvaginais, realizadas por motivos variados.

Paralelamente, observei doentes no internamento, tanto por patologia ginecológica como por obstétrica. Observei igualmente consultas de Obstetrícia, assim como ecografias realizadas nos diferentes trimestres da gravidez.

No serviço de urgência observei diversos partos eutócicos e distócicos, assim como patologias ginecológicas, sendo que ocasionalmente tive a oportunidade de realizar autonomamente o exame físico. Esta parte do estágio foi muito enriquecedora uma vez que me permitiu observar patologia muito variada, e em fase aguda.

No último dia do estágio, juntamente com um colega, apresentei o trabalho intitulado "Doença Inflamatória Pélvica".

E. Estágio de Cirurgia Geral

(7)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 7

Na primeira semana do estágio tive inúmeras aulas de carácter teórico-prático, podendo também praticar em modelos, o que é bastante importante para o aprofundamento de diversas técnicas.

Durante quatro semanas acompanhei o meu tutor no internamento, nas consultas externas e no bloco operatório. Neste último ponto, observei diversas cirurgias, e tive ainda oportunidade de participar em algumas delas, algo deveras enriquecedor num estágio profissionalizante.

Neste Hospital os alunos têm a hipótese de escolher uma opcional durante duas semanas, tendo a minha escolha sido Anestesiologia. Acompanhei a Dra.ª Laila Castelo-Branco em consultas pré-operatórias e no bloco operatório em diversos tipos de cirurgias, o que me possibilitou ver diferentes abordagens da Anestesiologia em cada doente, com maiores e menores co-morbilidades associadas. Para além de observar diversas técnicas de Anestesia loco-regional, tais como epidural, ráquianestesia, bloqueio femural, entre outros, tive ainda a oportunidade de realizar técnicas de manejo da via aérea e de ventilação em diversos doentes.

Tive também uma semana nas urgências, onde estive em vários postos, desde o balcão de atendimento aos doentes, à pequena cirurgia, passando pelo serviço de observação e pela triagem.

Na última semana, e integrado no Mini-congresso, apresentei um caso clínico e a sua respetiva revisão teórica, juntamente com colegas meus, intitulado "À descoberta de um grão de café".

F. Estágio de Medicina Interna

Sob a regência do Prof. Dr. Fernando Nolasco, realizei este estágio no Hospital de São José, de 23 de Março a 22 de Maio de 2015, com uma pausa de uma semana devido às férias da Páscoa. Estive no serviço de Medicina 1.2 e a minha tutora foi a Dr.ª Isabel Baptista.

(8)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 8

requeiram. Pretendeu-se também identificar e hierarquizar as situações clínicas de maior emergência para o doente e que necessitem a transferência emergente para áreas com meios de diagnóstico e terapêutica altamente diferenciados.

Durante as oito semanas do estágio tive a oportunidade de acompanhar a minha tutora nas atividades de observação e seguimento dos doentes no internamento, e especialmente de realizá-las de forma autónoma. Elaborei também diversos documentos, como cartas de admissão e de alta. Segui ainda a minha tutora nas suas consultas externas. Quase todos os dias havia sessões clínicas no serviço, que visavam o desenvolvimento de novas competências e conhecimentos.

Todas as semanas frequentei o serviço de urgência. Estive maioritariamente no balcão de atendimento, mas também tive uma breve passagem pelo serviço de observação. Pude não só observar como também realizar, de forma autónoma, os passos tanto da colheita da história clínica como do exame objetivo, assim como efetuar algumas técnicas.

Semanalmente havia os seminários na Faculdade de Ciências Médicas, onde o objetivo era incidir na discussão de casos clínicos das patologias mais frequentes e preferencialmente de carácter urgente e emergente.

Apresentei, juntamente com uns colegas, uma revisão teórica sobre "Pancreatite aguda".

G. Estágio opcional Cardiologia

Fiz o Estágio Clínico Opcional em Cardiologia, no Hospital de Santa Cruz, tutelada pelo Dr. Miguel Mendes.

Nestas duas semanas estive em diversas partes do serviço, nomeadamente no internamento, onde todos os dias seguia a evolução de alguns doentes, nas ecocardiografias, nas consultas de Cardiologia Geral, nas consultas de arritmologia, no laboratório de hemodinâmica, na realização de Cintigrafias, nas provas de esforço e provas de função cardiopulmonar.

(9)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 9

H. Outras Atividades

Gostaria apenas de destacar a realização de um Intercâmbio Clínico que realizei em Agosto de 2014, no Hospital Mater Dei, em Malta. Durante quatro semanas estive integrada no serviço de Anestesiologia, acompanhando a Dr.ª Laura Vassallo nas suas diferentes atividades. Apesar de esta experiência não ter sido realizada neste ano letivo, marcou-me imenso, não só por estar fora do meu país, mas por apesar de estar num país relativamente pobre, se tratar de um Hospital novo com tecnologia e equipamento avançados. Estas experiências são uma inegável mais-valia, devendo ser cada mais incentivadas pela FCM-UNL. Além disso, ao longo deste ano, tal como nos anteriores, tive a preocupação de complementar a minha formação académica com a participação em congressos e ações de formação, cujos certificados se encontram na parte IV - Anexos.

III. Reflexão Crítica

Após o término deste ano letivo e fazendo uma reflexão retrospetiva quanto ao trabalho realizado ao longo do mesmo, considero que este estágio profissionalizante constituiu um pilar fundamental para a minha formação enquanto futura profissional e enquanto pessoa.

(10)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 10

Considero que estes objetivos na maior parte dos estágios foram cumpridos de forma bastante satisfatória. No entanto, mantenho sempre presente que a formação médica consiste num processo contínuo de aprendizagem.

Como aspetos negativos, gostaria apenas de salientar que esperava que o meu estágio de Medicina Geral e Familiar tivesse uma componente mais prática, pois foi praticamente observacional, o que não corresponde a um estágio profissionalizante. Por outro lado, acho importante que haja uma uniformização dos tutores e dos hospitais, não só a nível de carga horária dos alunos, mas também a nível de avaliação, assim como uniformização dos critérios de avaliação entre cada Unidade Curricular.

Gostaria de destacar especial importância do estágio de Saúde Mental, pois com o Prof. Dr. Miguel Talina apercebi-me da complexidade e importância que tem esta área. Em Pediatria, aprendi muito sobre relação inter-pessoal graças à Dr.ª Leonor Sassetti, e tive igualmente a oportunidade de conhecer uma especialidade totalmente nova para mim, Cardiologia Pediátrica com o Dr. Rui Anjos, ficando com um gosto muito especial por esta área. No estágio parcelar de Cirurgia Geral, foi deveras proveitoso poder participar nas cirurgias, constituir uma equipa de trabalho e aprender a trabalhar como tal. Gostaria também de realçar o meu estágio de Medicina Interna, onde integrei totalmente a equipa da Dr.ª Isabel Baptista, e onde aprendi imenso com ela. Por último, um grande agradecimento ao Dr. Miguel Mendes, por me ter acolhido e integrado no funcionamento do seu serviço de uma forma tão positiva. Para além disto, gostaria ainda de referir que a unidade curricular de Preparação para a Prática Clínica foi muito útil, pois ajudou-me a organizar e a sistematizar as abordagens adequadas perante situações clínicas comuns.

(11)

Diana Costa Gonçalves - n.º 2009159 Página | 11

IV. Anexos

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)

Referências

Documentos relacionados

Despite the lower degree of correlation in some CTAB extracts, the comparative analyses of the Ct values for the p35S and lectin targets showed no statistically

De acordo com estes relatos, pode-se concluir que o rei de Malaca, protegido do imperador da China, pede-lhe que não receba os portugueses, por estes lhe terem

Acredita-se que em função do exposto acima, quando se comparou a perda de corte dos diferentes usos entre os dois grupos só houve diferença estatística significante na

Despite the apparent ease of the depicted pro- cess, there are some drawbacks [4] that prevent its out-of-the-box adoption in the in- surance legacy systems domain: The generation of

Em pesquisa qualitativa realizada objetivando investigar o planejamento para a aposentadoria dos garis que trabalhavam em uma empresa de limpeza urbana em um município

Combinando as propostas dos Estudos Descritivos de Tradução, da Gramática Sistémico- Funcional, da Sociologia, da Pragmática, do New Historicism e Cultural Materialism e

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

○ compare a eficiência de um algoritmo de cálculo de distâncias   ○ que usa matriz de adjacência com um que usa listas de adjacência.  ● Dica: lembre que, no caso da matriz