• Nenhum resultado encontrado

MARVILA ATIVA ANIMA O VERÃO DOS SENIORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARVILA ATIVA ANIMA O VERÃO DOS SENIORES"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

2015

A

GOST

O

Nº 117

Mensal - Ano 10

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R

A T U I T A

Moradores da Pr

odac

Norte estão f

elizes

(2)

FICHA TÉCNICA

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

Mensal - Ano 10 - n.º 117 Agosto de 2015

Diretor: Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 21 831 03 50 Fax: 21 831 03 59

Site: www.jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense

E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt

(divulgação de iniciativas, atividades e assuntos relativos à revista)

info@jf-marvila.pt (outros assuntos) Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica: Grafe Publicidade, Lda.

Impressão: GRAFISOL – Artes Gráficas, Lda.

A Revista de Marvila usa o novo Acordo Ortográfico

Os Espaços verdes

e os concursos públicos

Cuidar, melhorar e diversificar os espaços verdes é proporcionar aos marvilenses uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido um dos nossos objetivos é construir uma freguesia com uma identidade moderna e ao mesmo tempo ciosa dos seus espaços, onde qualquer pessoa poderá encontrar um bom local para relaxar e conviver. Contudo existem situações relativas à gestão administrativa que nos dificultam a ação e que fogem ao nosso controlo. Como é o caso dos concursos para a aquisição dos serviços de manutenção dos espaços verdes que nos obrigam a escolher a empresa que faça a melhor oferta. Esta obrigação leva a que muitas dessas empresas pratiquem preços abaixo do custo-real, como forma de ganharem os concursos, ficando o seu trabalho comprometido e muito aquém daquilo que são as expectativas do executivo e dos marvilenses. Estas situações obrigam a Junta de Freguesia a periodicamente fazer novos concursos para encontrar novos prestadores de serviços, o que implica todo um novo processo burocrático e nos dificulta a eficiente execução. Por essa razão, seria recomendável uma revisão da legislação destes concursos públicos de forma a permitir uma escolha baseada não só em fatores económico-financeiros mas também em critérios de qualidade e viabilidade da prestação de serviços.

Férias de verão

Nesta altura do ano, um pouco por toda a cidade foi sentida uma diminuição do número de residentes. A freguesia de Marvila não é exceção e são muitos os marvilenses que aproveitaram os dias quentes de verão para gozarem umas férias. Assim sendo, em meu nome e de todo o executivo da Junta de Freguesia de Marvila espero que tenham tido umas boas férias e para os mais novos um excelente início de ano letivo.

editorial

sumário

Aconteceu

• Junta de Freguesia de Marvila reforça as equipas

3

Ação Social

• Marvila Ativa anima o verão dos seniores

4

Espaços Verdes

• Três hectares de vinhal crescem em Marvila

5

• Manuel Teixeira Gomes recebe novo jardim

6

Marvila Saúde

• Marvila Saúde apresenta resultados positivos

7

Um ano em revista

8-9

Melhorar Marvila

• Largo na Eduardo Mondlane recebe

requalificação

10

• Vidal Negreiros valorizada com zona verde

11

• Rua Luiz Pacheco ganha uma nova vida

12

• Intervenções melhoram o espaço público

13

• Estacionamento melhorado no Vale Formoso

15

Voz ativa

(3)

Recursos Humanos

Junta de Freguesia de Marvila reforça as equipas

António Alves,

vogal do da Gestão Orçamental e Financeira

“Esta é uma medida que permite à Junta dar uma resposta eficiente às solicitações de todos os marvilenses mas também reflete uma efetiva e importante diminuição do desemprego na nossa freguesia”.

aconteceu

A

Junta de Freguesia de Marvila concluiu mais um procedimento concursal comum, iniciado em fevereiro, para o preenchimento de 27 postos de trabalho: 15 na área da Higiene Ur-bana e Limpeza (Assistente Operacional), 10 na área de Auxiliares de Educação (Assistente Operacional) e 2 na categoria de Técnico Superior. A medida pretende dar resposta às necessidades crescentes da Junta, que são fruto do processo descentralizador encetado pela Câmara Municipal de Lisboa e que diz respeito ao cumprimento da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio e da Lei n.º 56/2012, de 8 de novembro.

Este concurso público obedeceu a um conjunto de obrigações legais para que fosse possível de forma trans-parente efetuar um processo de seleção. Os candidatos foram sujeitos a uma Prova de Conhecimentos, seguida de uma Avaliação Psicológica. No caso dos candidatos que já estavam a cumprir ou a executar a atribuição,

competência ou atividade caracterizadoras do posto de trabalho em causa, bem como os candidatos em situação de requalificação que, imediatamente antes, tivessem desempenhado aquela atribuição, competência ou atividade, os métodos de seleção aplicados foram a Avaliação Curricular e a Entrevista de Avaliação de Competências. Em todos estes processos foram aplicadas as fases de seleção obrigatórias.

Estas contratações para além do importante reforço efetivo das equipas da Junta de Freguesia de Marvila traduzem-se no cumprimento de um objetivo deste exe-cutivo e numa diminuição do desemprego através desta contratação pública. Para o vogal da Gestão Orçamental e Financeira, António Alves, esta é “uma medida que permite à Junta dar uma resposta eficiente às solicita-ções de todos os marvilenses mas também reflete uma efetiva e importante diminuição do desemprego na nossa freguesia”.

Um ano em revista

8-9

Melhorar Marvila

• Largo na Eduardo Mondlane recebe

requalificação

10

• Vidal Negreiros valorizada com zona verde

11

• Rua Luiz Pacheco ganha uma nova vida

12

• Intervenções melhoram o espaço público

13

• Estacionamento melhorado no Vale Formoso

15

Voz ativa

(4)

N

os dias quentes de agosto, a praia e o campo são locais de excelência para relaxar, apanhar banhos de sol ou simplesmente estar. Porém, e infelizmente, nem todas as pessoas podem desfrutar desses locais, nomeadamente alguns dos se-niores de Marvila. Consciente dessas dificuldades e em-penhado em oferecer uma alternativa, o Marvila Ativa com o apoio do pelouro de Ação Social da Junta de Freguesia de Marvila proporcionou durante esse mês diversos passeios por estes locais de lazer.

De segunda a sexta-feira os nossos seniores rumaram

ao Parque Florestal de Monsanto, a Belém, à praia de Carcavelos e a muitos outros locais onde lhes foi ofere-cida a oportunidade de relaxar e desfrutar de excelentes momentos de convívio e alegria.

As atividades contaram com a colaboração do Marvila Ativa em parceria com o Lar Evangélico, com o Centro Social e Paroquial São Maximiliano Kolbe e com o Centro Social e Cultural de Santa Beatriz. “Melhorar a qualidade de vida destes marvilenses é para nós uma preocupação, como tal este género de iniciativas são fundamentais” as-segura a vogal do pelouro de Ação Social, Isabel Fraga.

ação

social

Marvila Ativa

(5)

N

o ano passado a Câmara Municipal de Lisboa (CML) levou a cabo a assinatura de um pro-tocolo com uma empresa vinícola que irá permitir a produção de vinho marvilense. A exploração instalada no Bairro dos Lóios, junto à Rotunda do Relógio, foi aprovada em reunião de Câma-ra promovendo a implementação de três hectares de vinhas neste espaço e de um conjunto de pequenas obras, nomeadamente a construção de uma casa de apoio e a colocação de uma cerca.

A vinha de Marvila para lá da exploração vitivinícola irá disponibilizar um conjunto de atividades didáticas, como dar a conhecer o que é uma vinha e de que forma se

produz o vinho. O projeto procura seguir uma linha orien-tadora que tem sido levada a cabo pela CML no que res-peita às estruturas verdes e que assenta na diversificação de usos e na conciliação de diversas tipologias do espaço rural, no âmbito de uma política de aumento da biodiver-sidade e da estruturação ecológica dos espaços verdes. Para o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, "esta obra é um motivo de orgulho para todos os marvilenses porque para além do aproveita-mento de um terreno desclassificado, esta solução surge aliada a um menor custo de construção e, sobretudo, de manutenção, em comparação com espaços verdes convencionais".

Vinhas de Marvila

Três hectares de vinhal cresce em Marvila

espaços

(6)

Bairro das Amendoeiras

Manuel Teixeira Gomes recebe novo jardim

A

umentar a quantidade dos espaços verdes

numa cidade é criar mais qualidade de vida para os seus habitantes. Por essa razão a Junta de Freguesia de Marvila tem levado a cabo um conjunto de obras que procuram aumentar e diversificar o conjunto destes espaços públicos em Marvila. Nesse sentido, a Câmara Muncipal de Lisboa em parceria com a Junta de Freguesia de Marvila operacionou uma requa-lificação de um espaço baldio transformando-o numa agradável zona verde junto à Escola Básica Manuel Teixeira Gomes.

As obras foram ao encontro das reenvendicações dos moradores do Bairro das Amendoeiras que há muitos anos pediam por esta requalificação, e inserem-se no

conjunto de intervenções operacionadas na Rua Luiz Pacheco, na Rua Actriz Palmira Bastos e nos espaços adjacentes, nomeadamente este terreno. O jardim, na Rua Manuel Teixeira Gomes, oferece hoje um bonito e agradável espaço de jardim com vários de locais de convívio e lazer com uma melhor acessibilidade.

O espaço proporciona a todos os moradores do bair-ro e marvilenses um bom local para relaxar e conviver, valorizando a freguesia e melhorando a qualidade de todos os moradores. O vogal dos Espaços Verdes, Miguel Ferreira, acredita que “esta obra foi fundamental para melhorar a vida dos moradores deste bairro mas também de toda a freguesia tornando-a ainda mais bonita e agradável”.

Depois

Antes

espaços

(7)

Marvila Saúde

apresenta resultados positivos

A

Junta de Freguesia de Marvila criou um

espa-ço apoio e cuidados de saúde. O Marvila Saú-de oferece serviços Saú-de medicina ortopédica prestados pelo Dr. Jorge Costa e de massagens terapêuticas pelas mãos do terapeuta João Gonçalves. Este espaço é dotado das melhores condições para que seja prestado um conjunto de serviços médicos de quali-dade aos marvilenses, especialmente para os mais idosos e carenciados. E são efetivamente esses os que mais procuram o serviço e é a estes que correspondem os números que espelham a necessidade social de Marvila, perfeitamente correspondida pelo pelouro da Ação Social e Saúde da Junta de Freguesia de Marvila. Com quatro meses de atividade os resultados correspondem ao que seria expectável. O conjunto dos dois serviços atendem semanalmente cerca de 15 utentes, sendo que no caso da massagem terapêutica existem 12 utentes em tratamen-to e outros 12 em lista de espera. No caso da consulta médica até ao momento já foram observados mais 30 de utentes. Por essa razão e de forma a compreender melhor a atividade deste serviço, a Revista de Marvila entrevistou quatro das figuras determinantes do Marvila Saúde.

Vogal de Ação Social e Saúde da Junta de Freguesia de Marvila, Isabel Fraga

Revista (R) - De que forma tem sido importante este serviço? Isabel Fraga (IS) - A Junta de Freguesia tem se esfor-çado em três vertentes fundamentais, as pessoas, as instituições e as empresas. Dentro do âmbito das pes-soas, a Saúde é para nós um aspeto fundamental, nomeadamente a dos idosos. No entanto, o Marvila Saúde não é um espaço destinado exclusivamen-te aos idosos mas a todos os que pelas suas carências económicas necessitem deste serviço. É num sentido de aproximação às pessoas que o Marvila Saúde é uma mais-valia para Marvila.

R - Qual é o balanço que faz deste projeto?

IS - O balanço é positivo. As pessoas têm aderido signifi-cativamente às consultas. Contudo, este serviço não se apresenta como uma substituição ao Centro de Saúde, é antes uma valência a que os marvilenses podem recorrer desde que cumpram os requisitos do projeto.

Terapeuta, João Gonçalves

R - Qual a importância das massagens teraupêuticas no Marvila Saúde?

João Gonçalves (JG)- A terapia tem sido importan-te por melhorar significativamenimportan-te a qualidade de vida dos marvilenses em termos físicos e psicológicos. O

envelhecimento da população apresenta-se aqui como um fator determinante para que este serviço seja propor-cionado e para aumentar o bem-estar dos utilizadores como é frequentemente expresso pelos mesmos.

Médico, Dr. Jorge Costa

R - Que tipo de utentes tem atendido no Marvila Sáude? Dr. Jorge Costa (JC) - Os utentes que usufruem das minhas consultas são marvilenses de uma faixa etária mais elevada, com problemas osteoarticulares diversos, desde os degenerativos aos traumáticos. Alguns dos casos são simples como o vulgo Esporão de Calcâneo, outros mais complexos como a Artrose da Anca ou Joe-lho. Portanto, acabo por ver não só patologia ortopédica, esta sim uma maioria, mas também outras patologias. Num trabalho que se processa em sinergia com o tera-peuta João Gonçalves a quem eu envio os doentes com determinado diagnóstico e que posteriormente recebo para validação dos tratamentos.

Utente, Maria Teresa Félix

R - Qual a sua opinião sobre este serviço?

Teresa Félix - É um serviço excecional que responde às pessoas que necessitam, mas que noutros locais têm mais dificuldade. Depois de uma operação ao joelho esquerdo fui avaliada pelo Dr. Jorge Costa, no Marvila Saúde, e tenho continuado os tratamentos com o Tera-peuta. Tenho-me sentido melhor. Acho que é um bom projeto e espero que não acabe. Com o avançar da idade precisamos cada vez mais de assistência e para muitos esta só é possível no Marvila Saúde, espero que o projeto dure muitos anos.

marvila

(8)

Numa altura em que muitos marvilenses estão de férias,

a Revista de Marvila faz o balanço dos momentos altos

de um ano de edições.

Rua André Vidal

Negreiros vai ter

novo espaço urbano

Obras na Rua Vidal Negreiros começaram e irão dar ori -gem a um novo espaço urbano em Marvila.

Higiene Urbana reforça

serviços de limpeza

O pelouro de Higiene Urbana da Junta de Freguesia de Marvila pro-cedeu a um reforço das equipas de limpeza, criando um posto de limpeza no Bairro do Armador.

A Junta de Freguesia de Marvila empr een-deu um melhoramento estétic

o e funcional dos estabelecimentos c

omer-ciais na rua Luiz Pachec

o e no Mercado do Bairro do Condado.

Agosto

Janeiro

Fevereiro

Junta de Freguesia de Marvila

promove a atividade física

O pelouro da Ação Social da Junta de Freguesia de Marvila, cumprindo com o seu plano de ação, abriu inscrições para as aulas de ginástica e hidroginástica para a população.

Outubro

Natal solidário: Junta

de Freguesia entrega

cabazes às famílias

A Junta de Freguesia de Mar-vila fez jus a esses valores e imbuída nesse espírito distribuiu cabazes alimentares por algu-mas famílias da freguesia.

Dezembro

Melhores condições nos Loios

Pavilhão dos Lóios é alvo de obras de requalificação por parte da Junta de Freguesia de Marvila.

Setembro

Ação Social fomenta

a alfabetização

A Junta de Freguesia de Marvila por intermédio do pelour

o de Ação Social está a dinamizar u

m conjunto de ações de alfabetização, que

(9)

Zumba por hábitos de

Vida Saudáveis

No dia 21 de março pelas 9h30 iniciaram-se na Rua Luiz Pacheco e no Campo Fernan -do Ama-do, respetivamente, as primeiras aulas de Zumba promovidas pela Junta de

Freguesia de Marvila.

Passeio Mistério 2015

proporciona um dia

cheio de vida

a caminho do Ribatejo

Promovido e organizado pelo pelouro de Ação Social da Junta de Freguesia de Marvila, o Passeio Mistério pretendeu proporcionar uma viagem, com destino surpresa, a um conjunto alargado de seniores marvilenses.

Junta cria espaço apoio e

cuidados de saúde

A Junta de Freguesia de Marvila criou um espaço que proporciona, gratuitamente, o acesso a cuidados primários de saúde, com a disponi-bilização de algumas especialidades. O Marvila Saúde é um espaço de proximidade, com oferta na área da Medicina Geral e Família, Ortopedia e Massagem de Recuperação Terapêutica.

Pioneira na implementação deste c

onceito de even-tos, a Junta de Freguesia de Marvila realizou o Marvila dos Sabores nos dias 26, 27 e 28 de junho, num espaço que reuniu algumas das melhores mostras de produtos regionais, gastronomia, artesanato, tasquinhas, jogos e muita animação cultural. Numa edição dedicada ao tema "Família" existiram espetáculos de dança, f

olclo-re, tunas académicas, marchas populares, desfiles de moda, bandas de música, bem c

omo diversas instituições, entidades, organizações e coletividades.

Março

Maio

Junta de Freguesia de Marvila

lança a primeira pedra da

nova sede

A primeira pedra da futura sede da Junta de Freguesia de Marvila foi lançada no dia 9 de julho pelo presidente da Jun-ta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, e o presidente da Câmara Mu-nicipal de Lisboa, Fernando Medina. A cerimónia contou com a presença de todo o executivo da Junta de Freguesia e diversos membros do executivo municipal que participaram neste dia histórico.

Julho

Abril

Junho

Marvila

dos

Sabores

apresenta-se como Marvila da Família

um ano

(10)

melhorar

marvila

Bairro do Condado

Largo na Eduardo Mondlane recebe requalificação

A

Junta de Freguesia de Marvila intervencionou uma zona de estadia na Praça Eduardo Mondlane no Bairro do Condado em Marvila. A intervenção operacionada requalificou o espaço através da reprefilamento do pavimento e da substituição dos bancos existentes no local.

O investimento efetuado pela Junta de Freguesia na requalificação deste espaço contribui para uma va-lorização da área envolvente e permite a existência

de uma agradável zona de lazer e convívio com um bo-nito e agradável jardim adjacente.

(11)

melhorar

marvila

Bairro das Amendoeiras

Vidal Negreiros valorizada com zona verde

U

ma das principais ruas do Bairro das Amendoeiras foi alvo de uma profunda reformulação estru-tural. Ao abrigo do programa “Viver Marvila”, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) contem-plou a Rua André Vidal Negreiros com uma reorganização da via e do espaço adjacente.

O programa “Viver Marvila” criado em 2009 procura a reabilitação, o desenvolvimento integrado e dá resposta a alguns dos problemas estruturais do edificado e vias da freguesia de Marvila, como foi o caso da Rua Vidal Negreiros.

Nesta zona, a intervenção procurou responder às ne-cessidades locais identificadas pela comunidade. A CML

operou uma intervenção capaz de tornar o espaço aprazível para todas as faixas etárias e formalizou alguns dos aspetos da via. A reestruturação do estacionamento, a construção de um parque infantil, o reforço da estrutura verde e a construção de passeios e percursos acessíveis foram as principais preocupações deste projeto, contri-buindo para uma valorização segura de todo o espaço envolvente.

(12)

A

Rua Luiz Pacheco é hoje um dos mais impor-tantes espaços de lazer e de comércio local da freguesia de Marvila. A antiga Via Principal de Peões é um dos emblemáticos locais do Bairro das Amendoeiras que foi alvo de remodelações e melhoramentos por parte da Câmara Municipal de Lisboa (CML), complementadas pelo Pelouro de Econo-mia e Sociedade da Junta de Freguesia de Marvila, numa estreita parceria com a entidade autárquica.

Este projeto procurou responder às necessidades locais identificadas pela comunidade, concretizando-se em novos espaços de estadia e de passagem, novas áreas de recreio e equipamentos diversos. A intervenção na rua empreendeu de forma complementar um melho-ramento estético e funcional dos estabelecimentos

comerciais da CML que acompanham esta rua, por parte do Fórum Económico de Marvila, que se traduziu numa valorização significativa deste espaço.

A intervenção foi recebida com agrado por parte dos residentes, que aguardavam esta requalificação há mui-tos anos, mas também por parte dos lojistas que viram a sua zona de atividade comercial beneficiada. O conjunto das intervenções deram assim uma significativa aprazi-bilidade a esta zona e proporcionaram um incremento na utilização deste espaço do ponto de vista comercial e do lazer. “Complementada com a Rua Actriz Palmira Bastos, estas obras criaram um renovado interesse nes-ta zona de Marvila, sendo hoje um impornes-tante polo de atividade comercial e associativa” confirma o vogal do pelouro de Economia e Sociedade, António Alves.

Bairro das Amendoeiras

Rua Luiz Pacheco ganha uma nova vida

melhorar

(13)

Bairro dos Lóios

Intervenções melhoram o espaço público

O

Bairro dos Lóios tem sido alvo de várias inter-venções ao longo dos últimos anos. Para além de ser um importante bairro da freguesia era um dos mais necessitados de intervenções. Nesse sentindo, e indo ao encontro daquilo que eram as necessidades dos moradores, a Junta de Freguesia de Marvila uniu esforços com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e executou diversas obras de melhoria do espaço público.

As obras de requalificação incidiram na melhoria significativa das zonas pedonais e na formalização do parqueamento automóvel. Nas rampas de acesso às travessias pedonais, foram utilizadas as mais recentes recomendações técnicas para melhorar a segurança dos peões e, por isso, foram aplicadas lajetas especiais, com avisadores tácteis e de cor contrastante com a do passeio, para mais fácil identificação por todos os uti-lizadores. O investimento feito, na requalificação dos passeios que existiam de maneira informal, tornou mais

fácil a circulação de toda a população e contribuirá para a valorização segura de todo o espaço envolvente. A aplicação do pavimento, por exemplo, teve conside-rações na execução e seleção dos materiais, de forma a contribuir para uma maior igualdade social, facilitando os acessos e utilizando formas inovadoras de sinalização. Na execução destas obras foi sempre “fundamental a excelente colaboração técnica dada pela CML/UITOR – Unidade de Intervenção Territorial Oriental à freguesia” assegura o vogal do pelouro do Espaço Público, Segurança e Mobilidade da Junta de Freguesia de Marvila, Vítor Simões.

Esta obras no Bairro dos Lóios oferecem agora a possi-bilidade de utilização das ruas sem que existam passeios térreos, estacionamento informalizado ou piso em elevado estado de degradação. Para o vogal Vítor Simões “estas obras são um importante contributo para uma melhor qualidade de vida dos moradores do bairro e de todos os marvilenses”.

melhorar

(14)

H

á cerca de 43 anos nasceu em plena Quinta do Vale do Fundão em Marvila, no meio do ar-voredo, várias pequenas casas que formaram um bairro semelhante a uma pequena aldeia. O então designado Bairro da Prodac Norte foi o local escolhido para dezenas de famílias provenientes do extinto Bairro Chinês e da Quinta das Claras.

Construído em 1971 pela Prodac - Associação de Produtividade de Auto Construção (Instituição Particular de Solidariedade Social), o bairro nasceu a título precário, tendo a Câmara Municipal da época cedido os terrenos para sua construção, sem nunca os urbanizar.

A falta de regularização destes terrenos e a extinção da Prodac, no pós-25 de Abril ditou que os moradores deste Bairro se vissem enredados num processo que durou cerca de 40 anos. Uma batalha legal para todos os moradores da Prodac Norte que só foi vencida graças ao forte espírito de união bairrista, à grande capacidade associativa do bairro e aos poderes locais que nos últi-mos anos se empenharam em concluir este processo, nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Marvila.

"A Junta de Freguesia de Marvila teve um papel funda-mental neste processo" confirma um dos moradores da Prodac Norte, Duarte Cardoso, e acrescenta que o presidente da Associação de Moradores da Prodac Norte trabalhou sempre a par com a atual Junta para em con-junto darem um fim a este processo. "A Junta foi sempre muito prestável e só temos de elogiar o trabalho que foi feito para o desenvolvimento deste bairro" acrescenta Duarte Cardoso.

Associação de Moradores

Criada para defender os interesses dos moradores do Bairro, a Associação de Moradores da Prodac Norte iniciou os contactos com a Câmara Municipal de Lisboa ainda nos finais dos anos 90, a fim de permitir aos moradores a compra dos terrenos onde estão implan-tadas as suas casas. No entanto, foi pelas mãos do atual presidente, Miguel Ferreira, que se começaram a efetuar contactos mais diretos que culminaram na atribuição das licenças de utilização às famílias residentes, como noti-ciado na edição anterior.

"A compra dos terrenos foi um processo muito bonito porque era uma garantia que não nos iam demolir as ca-sas" afirma outro dos moradores do bairro, José Sá, para quem o medo de perder a casa era uma realidade. Assim sendo, o fim deste processo representou para muitos destes moradores a tranquilidade de saberem que "agora estamos numa casa que é nossa".

"Não trocava a minha casa por um andar"

Num bairro limpo e onde toda a gente se conhece, as razões são imensas para fixar muitas destas famílias há várias gerações nesta zona de Marvila. Constituído por 80 pequenos fogos, alguns destes moradores tiveram filhos que nasceram, cresceram, casaram e hoje vivem no bairro.

"Aqui temos um sossego que não tem preço" reitera José Sá e relembra que "quando viemos para aqui as casas não tinham condições, apenas tinham a estrutura e as telhas e todos nós tivemos que as terminar à nossa maneira". Num bairro heterogéneo, bonito e povoado de casas recuperadas e arranjadas, estes moradores não esque-cem figuras fundamentais para a resolução do processo e que permitiram que estas casas hoje sejam suas. Os ex-presidentes da Câmara Muncipal de Lisboa, Dr. João Soares e Dr. António Costa, são os grandes destinatários dos agradecimentos, mas também a Dr. Helena Roseta pelo seu "empenho muito assinalável".

Quando questionados pelos planos para o futuro do bairro, os dois moradores da Prodac Norte não têm receio de apontar uma nova iluminação e gás canalizado como o fim de uma grande caminhada, não se coibindo de demonstrar o quão estão felizes por viver neste bairro. Nas palavras de Duarte Cardoso "aqui o valor monetário não está em causa. O que está em causa é uma quali-dade de vida que me faz acreditar que nunca trocaria a minha casa por um andar".

voz

ativa

Prodac Norte

(15)

Vale Formoso

Estacionamento melhorado no Vale Fomoso

melhorar

marvila

A

qualidade de vida de todos os marvilenses é para a Junta de Freguesia de Marvila uma preocupação. Por essa razão, o pelouro do Espaço Público, Segurança e Mobilidade tem reunido esforços ao nível da obra pública para que a freguesia seja cada vez mais bonita, organizada e ao serviço dos seus cidadãos. Nesse sentido irá ser levada a cabo uma intervenção no estacionamento da Rua Vale Formoso de Cima, no Bairro do Vale Formoso. As obras de melhoramento do parque de estacio-namento e da área circundante tiveram o seu início no dia 1 de setembro e preveem a construção de uma rede de drenagem pluvial com ligação à rede pública de saneamento, a alteração das zonas deli-mitadas por lancis para aumentar a área reservada

a estacionamento e a criação de lugares destinados a viaturas de pessoas com deficiência. Para além destas melhorias será operacionada a pavimentação com material betuminoso das zonas de circulação e de estacionamento, a melhoria do tipo e da qualidade dos pavimentos pedonais, e a marcação dos lugares de estacionamento.

(16)

o nosso

executivo

MANDATO 2013-2017

Belarmino Silva Presidente Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30* Coordenação dos Pelouros,

Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património Vítor Morais Vogal Desporto e Juventude Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30*

Joaquim Cerqueira Brito

Vogal Cultura Atendimento ao público 3.ª feira das 15h30 às 17h30* António Alves Vogal Substituição do Presidente, Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade (C.Marvilense) e Habitação; Atendimento ao público 5.ª feira das 10h00 às 12h00* Isabel Fraga Secretário

Ação Social, Saúde, Educação, Conselho Educativo, Projeto Intervir, Organização Interna e CPCJ Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30*

antonio.alves@jf-marvila.pt isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt

Vítor Simões Tesoureiro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00* vitor.morais@jf-marvila.pt joaquim.brito@jf-marvila.pt Miguel Ferreira Vogal

Espaços Verdes, Ambiente e Higiene Urbana Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00*

miguel.ferreira@jf-marvila.pt *Por marcação prévia

Assuntos relativos à revista envie um e-mail para comunicacao@jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel.: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel.: 800 201 600

EDP (Fugas de gás) - Tel.: 218 685 309 Intoxicações - Tel.: 217 950 143 Linha Vida - Tel.: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel.: 213 544 545 B.S. Bombeiros - Tel.: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel.: 707 241 107

ATENDIMENTO SOCIAL

Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Praça José Queiroz, 1, Piso 3

Edifício Entreposto - Tel.: 218 554 100

ATENDIMENTOS

Horário de funcionamento da Junta: Das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira Horário de funcionamento da Tesouraria: Das 9h30 às 17h de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h às 17h

Apoio Ação Social Dr.ª Elisabete Ribeiro

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças, das 10h00 às 13h00 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350)

in

formaç

ões úteis

MARVILA SAÚDE

INSCRIÇÕES PARA CONSULTAS:

TODAS AS SEGUNDAS DE TARDE, ENTRE AS 14H E AS 17H30 E ÀS QUINTAS DE MANHÃ,

DAS 10H ÀS 13H FAZENDO-SE ACOMPANHAR DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA.

Referências

Documentos relacionados

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A água pode ser considerada como um dos alimentos mais importantes para a produção de suínos. Sem ela, em quantidade e qualidade adequadas, não há como produzir bem, já está

“O aluno de Mestrado ou de Doutorado pode solicitar aproveitamento de créditos referentes a disciplinas cursadas como aluno especial, nos últimos 36 meses antes da

A solicitação do quiosque não dá exclusividade para o sócio quanto ao uso do estacionamento do clube, pois outros eventos, em outras dependências, poderão estar ocorrendo no