• Nenhum resultado encontrado

Cada pessoa é única, cada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cada pessoa é única, cada"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

EXPEDIENTE Revista O Aprendiz é uma publicação bimestral. Os artigos, conteú-dos e informes publicitários e comerciais são de inteira responsabilida-de dos contra-tantes e colabo-radores, sem qualquer remuneração por nós devida, e não expres-sando necessa-riamente a opinião da Revista O Aprendiz. Luís de Araújo - Jornalista Responsável e Editor - Mtb 41.530

(16) 98866-1780 Oi WhatsApp

Cristiane de Sene Pinto - Produtora e Redatora contato@oaprendizonline.com.br

E

DITORIAL

C

ada pessoa é única, cada

um com seus próprios

anseios.

O desejo em comum que

nos une é obter felicidade.

A revista o Aprendiz passeia

pelos caminhos mais felizes,

quaisquer que sejam os

cami-nhantes.

Nesta edição seguimos os

passos da sabedoria milenar

dos mantras, com a colaboração

de Karina Grecu.

A também milenar Medicina

Tradicional Chinesa nos fala

so-bre os cuidados com o fígado,

através da colaboração de

Ma-ria Alice Ferreira da Rosa.

A nutricionista Isabela Rossi

mostra os benefícios do

veganis-mo à saúde.

E a doutora Maria do Vale

Oba traz reflexões sobre a

ce-lebração da chegada dos 60

anos.

Agradecemos a todos os

apoiadores que tornam este

ca-minhar possível.

Boa leitura!

(3)

o mês de maio de 2021, eu entrei of icialmente na terceira idade! Aos que estão com dó ou pena por eu ter chegado na ve-lhice, saibam que isso não me afeta. Eu amo a mi-nha vida e, mesmo que pudesse, não voltaria

atrás ou deixaria de viver nada ape-nas para ser mais nova. Então, pa-rabéns a mim por mais um ano de vida. Agradeço a Deus por ter me concedido a graça de viver 60 anos tão bem!

Com meus 60 anos observo que tenho rugas. Olhei para o espelho e descobri que tinha rugas, em vol-ta dos olhos, na boca, na tesvol-ta. Eu tenho rugas porque eu tive amigos e nós rimos, tanto, até às lágrimas. Eu tenho rugas, porque conheci o amor, que me fez espremer os olhos de alegria. Eu tenho rugas, porque tive filhos e fiquei preocu-pada com eles desde a concepção, mas também porque sorri, para to-das as suas novas descober-tas e porque passei muidescober-tas noites em claro. Tenho rugas porque eu também chorei. Chorei pelas pessoas, que amei e que foram embora. Tenho rugas porque passei horas sem dormir, para ob-servar os projetos que cor-reram bem, mas também para cuidar da febre das cri-anças, para ler um livro ou fazer amor. Vi lugares lindos, novos, que me fizeram abrir a boca espantada e vi os

lu-Aos 60 Anos!

gares antigos, que me fi-zeram chorar.

Dentro de cada sulco no meu rosto e no meu corpo, se esconde a mi-nha história. Se escon-dem as emoções que vivi, a minha beleza mais ínti-ma. E se apagar isso, apago a mim mesma. Cada ruga é uma anedota da mi-nha vida, uma batida do meu cora-ção, o álbum de fotos das minhas memórias mais importantes.

Chegar aos 60 anos é poder olhar a trajetória de uma maneira diferen-te. Mudar é a palavra que me se-guiu nesses anos. É preciso se rein-ventar e reavaliar nossos passos. É preciso ter empatia, amor e paz. O resto vem, com calmaria, mas vem no momento certo.

Colaboração: Dra. Maria do Vale Oba Especialista em Acupuntura

(016)3234-3862/9196-5217 e-mail: mariaoba@hotmail.com

(4)

Hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare Hare rama hare rama rama rama hare hare

A vibração transcen-dental do Maha Mantra Hare Krishna restabelece a consciência no seu estado original.

Hare significa um vo-cativo, a energia de Deus.

Krishna é um nome de Deus que sig-nifica “O Todo-Atrativo”. Rama, “A fonte de todo o prazer”.

Om Namah Shivaya

É o mantra de muitas tradições yogis. É dito que sua repetição in-duz a um estado profundo de cons-ciência, além de possuir efeitos cu-rativos.

Om é a primeira vibração, o som primordial. Namah significa “eu re-verencio”. Shivaya “perante meu di-vino ser interior”, ou Shiva (um dos nomes de Deus, na trindade Hin-du).

Om Mani Padme Hum

É o princi-pal mantra para a tradi-ção Budista. As seis sílabas, significam que a prática do Caminho leva à transforma-ção do corpo, da fala e da

3 sugestões para prática de mantras

mente impura na exalta-ção da pureza.

A maioria dos textos budistas tibetanos consi-derou a tradução do mantra como secundária, concentrando-se na cor-respondência das seis sí-labas do mantra ao pro-cesso dos propro-cessos ou “lei das leis” naturais da eterna renovação de todas as coi-sas. “Divina jóia flor de lótus, gló-ria!” ou ainda “louvada seja a flor de lótus” ou “da lama nasce a flor de lótus”.

Colaboração:

Karina Grecu - senior Iyengar Yoga teacher certificada internacional-mente pelo RIMYI em Pune/ India. Trabalha em parceria com inúme-ros studios de Yoga pelo Brasil, mi-nistrando workshops, intensivos, retiros e cursos de aprofundamen-to e mantém seu studio de Yoga em São Paulo desde 2011.

www.karinagrecu.com.br Instagram @karinagrecu

“O Mantra é uma forma místi-ca ritual, recitada ou místi-cantada re-petidamente, utilizado para as prá-ticas espirituais e não têm vínculo com religiões estabelecidas. Pode ser uma sílaba, uma ou mais pala-vras ou até um verso.

(5)

os últimos anos, vem cres-cendo de forma exponen-cial o número de pessoas que deixam de usar produ-tos e alimenprodu-tos de origem animal em sua rotina.

O acesso a informações de forma mais facilitada sobre esse estilo de vida e os im-pactos ambientais que a mes-ma gera no meio ambiente re-sultaram nesta ascensão glo-bal.

O veganismo, quando bem orientado, engloba diver-sos benefícios para a saúde.

Ao retirar o consumo de carnes, ovos e leites de sua rotina alimentar, abre-se espa-ço para o aumento de consu-mo de vegetais e, consequen-temente o aumento da inges-tão de fibras, que são respon-sáveis por uma redução do estado inflamatório do intes-tino e uma melhora significa-tiva do seu funcionamento.

Por outro lado, com a re-dução da ingestão de gordu-ra satugordu-rada que vem predo-minantemente dos alimentos de origem animal, a tendên-cia é de reduzir os índices de colesterol no sangue e, con-sequentemente de problemas cardiovasculares, segundo al-guns estudos mais atuais, até

Benefícios do veganismo à saúde

mesmo de alguns cânceres e ou-tras doenças crônicas não transmis-síveis.

Mas cabe uma ponderação, uma das maiores dificuldades é ajustar a alimentação sem substituir os ali-mentos de origem animal de forma pre-dominantemente por alimentos ultra-processados – que são tão prejudiciais à saúde, em excesso, quanto os alimentos de fonte animal – e,manter o equilíbrio

na ingestão de grãos para o forne-cimento adequado de proteínas.

Portanto, buscar uma orientação nutricional deve ser o primeiro pas-so a ser dado nesta mudança que vai muito além da nossa saúde físi-ca.

Colaboração:

Isabela Rossi - graduada pela Universidade de São Paulo

(6)

fígado na Medici-na TradicioMedici-nal Chinesa é visto como um órgão que facilita a conexão do físico e do emocional, além de responsável por distri-buir sangue e energia para todos os outros ór-gãos.

Por ser altamente

sen-sível às emoções, acaba sendo pre-judicado frente à raiva, irritação, in-conformismo, frustração e outras emoções contidas no estresse, cau-sando estagnação do

flu-xo natural de energia e de sangue.

Na Medicina Chinesa essa estagnação é deno-minada de Fogo do Fíga-do.

Isso pode ser observa-do em alguns sintomas re-correntes no estresse como dores de cabeça,

má digestão e insônia. A acupuntura trabalha no meridiano energético li-gado ao fíli-gado, promo-vendo desobstrução e lim-peza do mesmo, restabe-lecendo o fluxo energéti-co através do equilíbrio. Responsável pela nossa co-ragem e determinação, quando o fígado está equi-librado nós conseguimos falar, opi-nar, colocarmos nossas ideias de for-ma clara, com visão ampliada de ufor-ma situação.

Algumas ações podem ser reali-zadas para atingir o equilíbrio do ór-gão em questão e consequente di-minuição dos sintomas ocasionados pela sua estagnação:

•Trabalharmos nossas emoções com mudanças de comportamento frente a situações de estresse, ten-tando levar uma vida mais leve.

•A prática regular de qualquer tipo de esporte é bem recomendado para facilitar o fluxo energético.

•Um olhar atento às dietas, evi-tando a ingestão de álcool, pimenta, gengibre, canela, evitando cigarro e todas as outras drogas que aumen-tam o fogo do fígado

Colaboração:

Maria Alice Ferreira da Rosa Agende sua sessão!

Cuidando do seu Fígado

O SEU ESPAÇO (16)99148-6093

(7)

Holística Popular

Terapias holísticas com preços populares, para permitir que pessoas de baixa renda ou com dificul-dades financeiras possam ter acesso ao tratamento. Reiki, Numerologia, Radiestesia, Orgonoterapia, além de cursos e reciclagem.

12 de junho

Everton

Informações (16) 99642.7572 Siga nosso Facebook

Aniversariantes

30 de julho

Maria Alice

28 de julho

(8)
(9)

GUIA CLASSIFICADOS

ACUPUNTURA

MARIA ALICE FERREIRA DA ROSA (16) 99148-6093 WhatsApp

Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 372 sala 23

Ribeirão Preto, SP

DRA. MARIA DO VALE OBA (16) 3234-3862 | 99196-5217 Rua Roque Pippa, 416 Bonfim Paulista, SP

CONTABILIDADE

PINHEIRO CONTABILIDADE (16) 3636-7398 / 3941-1663 Rua Anália Franco, 500 Ribeirão Preto, SP

ESCOLAS DE KUNG FU, TAI CHI, YOGA

RAJA ESPAÇO DE YOGA (16) 98861780 Oi WhatsApp Rua Onze de Agosto, 631 Ribeirão Preto, SP

UNIÃO NACIONAL DE KUNG FU RIBEIRÃO PRETO Av. Prof. João Fiúsa, 73 (16) 3441.8441 - 98219-3941 Ribeirão Preto, SP

FARMÁCIA FITOTERÁPICA

OFICINA DE ERVAS Rua Otto Benz, 548

(16) 2133-4455 / 99159-9056 Ribeirão Preto, SP

FORMAÇÃO EM TERAPIA HOLÍSTICA

RAJA TERAPIAS HOLÍSTICAS (16) 99642-7572

Rua Onze de Agosto, 631 Ribeirão Preto, SP

HOMEOPATIA

PHARMA VIDA

(16) 3234-6764 / 99792-3454 Rua Tereza Cristina, 94 Ribeirão Preto, SP

INFORMÁTICA

IMPORTEC

Rua Martinico Prado, 1138 (16) 3630-3016 / 3630-6613 Ribeirão Preto, SP COMPUSYS Rua Tamandaré, 891 (16) 2102-1777 / 99195-1233 Ribeirão Preto, SP KUMON

UNIDADE CAMPOS ELÍSEOS (16) 3632-5782 / 3011-0912 Rua Onze de Agosto, 631 Ribeirão Preto, SP

MANDALAS

CRISTAL LUZ

Artes e Terapias Integrativas (16) 99642-7572

Ribeirão Preto, SP

PILATES

ARIANE DUARTE

Rua Alfredo Benzoni, 03, sala 3 (16) 99751-5228 Ribeirão Preto, SP PRODUTOS NATURAIS FLORESTA (16) 3636-5642 Rua Garibaldi, 1664 Ribeirão Preto, SP TAPEÇARIA FRANÇA TAPEÇARIA Rua Onze de Agosto, 619 (16) 3610-6646 / 99287-8646 Ribeirão Preto, SP

TERAPIAS INTEGRATIVAS

(10)

N

estes meses desafiadores, devido à pandemia de co-vid-19, cada um tem feito o que pode para se equilibrar.

Terapias Holísticas, voltadas para o equilíbrio físico, mental, emocio-nal e energético, autoconhecimen-to e aumenautoconhecimen-to da imunidade, como o Reiki, Numerologia, Radiestesia, Cristaloterapia, Orgonoterapia, en-tre outros, estão muito requisitadas e valorizadas. Consequentemente acabaram se tornando elitizadas, pois os custos não são acessíveis a todos!

São técnicas milenares realmen-te fantásticas, capazes de colocar alegria nos sorrisos tristes, disposi-ção nos corpos fatigados, esperan-ça nos corações angustiados.

Fo-Atendimento holístico para todos

manidade, então todos deveriam ter o direito de usufruí-las! Existem gru-pos de atendi-mento voluntá-rio, mas infeliz-mente, devido à pandemia, estão de portas fecha-das. A Holística Popular é uma iniciativa que sur-giu com o intui-to de criar preços populares, para que pessoas de baixa renda, ou que estejam a t r a v e s s a n d o uma crise

finan-ceira, possam ter acesso às Terapi-as HolísticTerapi-as através de atendimen-to online e individual.

Confira nossa tabela de preços por sessão: Reiki - R$30,00

Mapa Numerológico - R$60,00 Radiestesia- R$50,00

Orgonoterapia- R$50,00

Cristaloterapia com Reiki-R$40,00

Tratamento com todas as técni-cas integradas- R$60,00

online individuais, que podem ser agendadas conforme a disponibili-dade do aluno. O custo de cada aula é de R$100,00

Aproveite que as vagas para atendimentos e cursos

são limitadas. Agende o seu horário!

Fone (16) 99642-7572 Siga nossas redes sociais

(11)

uitas pessoas sonham em construir um abrigo para animais de rua. Com pouco recurso e muita coragem, Regina Maria da Silva, faxineira de

A coragem de construir um abrigo

52 anos, transformou o sonho em atitude.

“A minha inspiração e o amor que eu tenho pe-los animais veio do meu pai. Ele era muito doen-te, e eu, a caçula, ficava com ele em casa. Passá-vamos muito tempo jun-tos, cuidando de nossos animais, animais de rua e até mesmo os de outras pessoas.

Antes de entrar na causa animal eu já ajuda-va por fora, com alguma doação quando via um pedido de socorro, arru-mando alguma medicação, trans-porte, ou pagando um exame.

A minha primeira resgatada está comigo até hoje. Isso faz exatamen-te nove anos.

Eu comecei o abrigo porque via a necessida-de. Cada dia mais animais em situação de vul-nerabilidade, maus tratos, jo-gados à própria sorte.

Foi onde eu comecei a aco-lher, mas con-forme foi au-mentando a de-manda, eu f iz um espaço se-parado para eles, o Recanto dos Anjos. Agora a casa

M

Sou faxineira mas devido a uma osteomielite estou impossibilitada de trabalhar. Faço rifas e bazar mas preciso de muita ajuda com ração, granulado sanitário, despesas de veterinário, produtos de limpeza, cobertores, edredons e lençóis.

Atualmente tenho 140 gatos, 17 cães e 80 roedores.”

Você pode ajudar Regina com uma doação. Seguem os dados: Pix 12238377859

(12)

Referências

Documentos relacionados

Nos pacientes obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica Bypass Gástrico em Y de Roux (RYGB) com colocação ou não do anel de sylastic na porção

Pos Nº Piloto Cidade / UF Patrocínio Veiculo (Pos) Cat SS1 Penal... Pos Nº Piloto Cidade / UF Patrocínio Veiculo (Pos) Cat

8.10- Para garantir a lisura do concurso público, será feito o processo de desidentificação das provas que consistirá no seguinte: após entrega de todos os cadernos de

Equipamentos incrustados no chão; equipamentos necessitam a desinstalação elétrica e hidráulica; previsão no item 6.4 do Edital.... Material 01 BETONEIRA COM MOTOR TRIFÁSICO 3

Os atendimentos continuaram presenciais para os pacientes que optaram realizar dessa forma, para os pacientes do grupo de risco, e para aqueles que optaram pelo atendimento

Desse modo, surge como hipóteses para pesquisas futuras que protagonistas de experiências óvni, como um grupo, e talvez também protagonistas de outros tipos de experiências

Conclusões: A mediação vem ocorrendo de forma obrigatória em todos os pro- cessos judiciais que envolvem o direito de família tendo em vista os dispostos no artigo 694 e 696 do

Considerando as interfaces entre as questões geográficas, de meio ambiente e as linhas de pesquisa do Mestrado em Geografia da UFMS, além da necessidade de a EA estar