• Nenhum resultado encontrado

Mensagem 1 (07/07/2013) O que são dons?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mensagem 1 (07/07/2013) O que são dons?"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

Mensagem 1 (07/07/2013)

O que são dons?

Quando o dom é utilizado, pessoas são espiritualmente impactadas e a igreja é edificada. Vamos examinar esta definição por partes.

capacitação espiritual — o dom é algo sobrenatural, dado pelo

Espírito Santo. É algo que a pessoa não tinha antes de sua conversão. Ainda que Deus respeite a personalidade (afinal, Ele mesmo nos criou do jeito que somos!), e muitas vezes tenhamos o dom espiritual confundido-se com a personalidade da pessoa, é importante distinguir estas duas coisas. O mesmo se dá em relação a habilidades ou talentos que a pessoa possui. Deus pode utilizar estas particularidades para desenvolver uma área de dom. Em todo o caso, devemos sempre considerar que o dom é espiritual: seu exercício e seus resultados são espirituais.

concedida a cada crente — Nas passagens bíblicas que tratam desse

assunto, constatamos que o Espírito Santo não escolhe apenas alguns para receberem Seus dons. Esta é uma dádiva da graça entregue a cada crente. Veja Rm 12:3-6, 1 Co 12:11 e 18, 1 Pe 4:10, em que a noção de "todos" e "cada um" está presente.

para edificação espiritual — este é o "fim proveitoso" dos dons:

DOM é a capacitação espiritual concedida pelo Espírito Santo a cada crente para a edificação espiritual e que resulta no crescimento do corpo de

(3)

e 1 Pe 4:10.

A edificação ocorre em duas instâncias: quem exerce o dom é edificado (sente-se útil e usado por Deus); e quem é afetado pelo exercício do dom igualmente é edificado, pois recebe influência do Espírito Santo.

crescimento do Corpo de Cristo — esta é urna conseqüência lógica da

edificação espiritual acima. Quando os crentes são ativos no exercício de seus dons, a igreja cresce espiritualmente de forma saudável e constante.

glória de Deus — este será sempre o propósito maior do Espírito

Santo em todas Suas ações (ver Jo 16:14). Exatamente este será o resultado final do exercício dos dons na igreja: Deus será glorificado.

Pensando Seriamente

Você já sabe qual é seu dom espiritual? Já percebeu qual a área em que Espírito Santo tem usado você para edificar os outros? Já reparou que possui uma capacitação espiritual sobrenatural que, quando você exerce, dá-lhe alegria por ver os resultados?

Outra reflexão que deve ser feita a esta altura é: o que ocorre quando os crentes NÃO utilizam seu dom espiritual? Quais os efeitos a longo prazo para a igreja? E o que ocorre com a "glória de Deus" neste caso?

Veja como o assunto é sério. Por isso este será o tema das nossas próximas semanas!

(4)

Mensagem 2 (14/07/2013)

Os dons e a unidade do corpo

Texto base: Rm 12:3-8

Conforme vemos em 1ª Coríntios 12:

1) Os dons são um de Deus e têm um propósito. (1-12)

2) Cada cristão tem pelo menos dom para exercer em proveito do corpo (11)

3) Os dons são importantes para o funcionamento do , que é a igreja (22-24)

4) Os dons cooperam para a e crescimento da igreja (25-31)

5) Os dons devem ser (17-31)

Profecia: “aquele que tem a capacidade da falar persuasivamente, anunciando e interpretando a de Deus com poder espiritual”.

Ministério ou serviço: “aquele que tem a capacidade de reconhecer e suprir de irmãos através de tarefas práticas de serviço e ajuda”.

Ensino: “aquele que tem a capacidade de com clareza e profundidade as verdades da palavra de Deus”.

(5)

Presidência ou liderança: “aquele que tem a capacidade de colocar-se a frente de pessoas ou grupos liderando-as com eficácia na direção de propósitos determinados”.

Misericórdia: “aquele que tem a capacidade de compadecer-se . . . dos outros exercendo empatia e solidariedade

prática, mantendo a própria alegria”.

DEVOCIONAL PARA A SEMANA

SEG (15/7) - Romanos 12:1 - O que Deus espera de mim? Como posso "apresentar meu corpo como sacrifício a Deus" na prática? O que tenho feito para que minha vida seja um culto a Deus?

(6)

QUA (17/7) - Romanos 12:3 - Quem você é para Deus? Responda a essa pergunta procurando lembrar de textos bíblicos que deem base às suas respostas. Faça uma lista numa folha à parte se necessário.

QUI (18/7) - Romanos 12:4-5 — O que quer dizer a expressão "somos membros uns dos outros"? O que isso significa para nossa vida em igreja?

(7)

Mensagem 3 (21/07/2013)

Os dons “extraordinários” e o amor

Anotações:

(8)

O surgimento do movimento pentecostal criou muita discussão e dúvidas a respeito de “Glossolalia”, ou as chamadas “línguas estranhas”. Estas são algumas delas:

• O que é exatamente o dom de línguas? • O dom de línguas é sinal de espiritualidade?

• Há diferenças entre as línguas de hoje em relação às do N.T.? • De onde vieram os conceitos atuais sobre o dom de línguas? • Qual foi o propósito deste dom no Novo Testamento? • O dom de línguas ainda existe hoje?

Veja as respostas a estas perguntas, com o Pr. Thomas Tronco, da Igreja Batista Redenção em:

http://unidosnosenhor.com.br/bemvindo/?p=1472

DEVOCIONAL PARA A SEMANA

SEG (22/7) - Atos 2:42 - No início da igreja, os cristãos “perseveraram na doutrina dos apóstolos”. O que significa isso? Como fazemos isso nos dias de hoje?

(9)

QUA (24/7) - Hebreus 3:12-13 - Porque devemos nos exortar quanto ao pecado? Como fazemos isso? Como você tem feito isso em relação aos seus irmãos?

QUI (25/7) - 1 Coríntios 13:8-10 - Este texto fala de coisas que passarão. Apenas o amor jamais acabará. Você crê que algumas destas coisas já passaram? O que isso tem a ver com “o que é perfeito”?

SEX (26/7) - 1 Coríntios 12:10 e 14:26 - Compare estes dois textos e verifique a ligação entre o dom de línguas e o dom de

interpretação. Você crê que um está diretamente ligado ao outro? Leia o versículo de 14:13 para dar suporte à sua resposta.

Para ter mais informações sobre outros dons “extraor-dinários”, consulte o artigo de Flávio Teodoro e Luciano Hérbet, no site da Unidos:

(10)

Mensagem 4 (28/07/2013)

(11)

DEVOCIONAL PARA A SEMANA

SEG (29/7) - Efésios 4:14-16 - De acordo com este texto, pra que servem os dons? Como posso ser edificado HOJE com o(s) meu(s) dom(ns)?

TER (30/7) - Efésios 4:11-12 - Quem são pessoas que você conhece que têm estes dons? Qual sua responsabilidade para com estas pessoas?

QUA (31/7) - Romanos 12:6-8 - Liste os dons presentes nesta passagem. Sublinhe os que você crê que possa ter, e passe uma linha sobre os que crê não ter nada a ver com você.

(12)

SEX (02/8) - 1ª Coríntios 12:28 - Escreva os dons presentes nesta outra passagem. Sublinhe os que você crê que possa ter, e passe uma linha sobre os que crê não ter nada a ver com você.

GRUPO DE COMUNHÃO

Vá preparado para o seu grupo: leia o texto a seguir, complete as lacunas (com o auxílio dos versículos da “Devocional da Semana”) e entenda os dons! (complete a lápis caso não tenha certeza)

(13)

- Este dom envolve a análise e a proclamação da Palavra de Deus, explicando o seu significado, contexto e aplicação à vida do ouvinte. O mestre talentoso é aquele que tem a capacidade especial de instruir e comunicar conhecimento de forma clara, especificamente as doutrinas da fé.

- Também chamado de "exortação", este dom é evidente naqueles que consistentemente encorajam outras pessoas a prestar atenção e seguir a verdade de Deus. Isso pode envolver correção ou edificar outras pessoas através do reforço da fé fraca ou do conforto durante tribulações.

– Ter o dom de repartir se aplica àqueles que alegremente compartilham o que têm com os outros, quer seja de forma material, financeira, ou o seu tempo e atenção pessoal. O doador se preocupa com as necessidades dos outros e procura oportunidades de compartilhar os bens, dinheiro e tempo conforme a necessidade surja. - O líder talentoso é aquele que governa, preside ou tem a gestão de outras pessoas na igreja. A palavra significa literalmente "guia" e traz consigo a ideia de alguém que dirige um navio. O que possui o dom de liderança governa com sabedoria e graça e exibe o fruto do Espírito em sua vida ao liderar com o próprio exemplo.

- Intimamente ligado com o dom de encorajamento, o dom de misericórdia é óbvio naqueles que são compassivos com pessoas que estão em angústia, mostrando simpatia e sensibilidade juntamente com o desejo e os recursos para diminuir seu sofrimento de uma maneira afável e alegre.

Palavra de - O fato de que este dom é descrito como a "palavra" de sabedoria indica que é um dos dons de falar. Este dom descreve alguém que pode compreender e proclamar a verdade bíblica de tal forma a aplicá-la habilmente a situações da vida com todo o discernimento.

(14)

- Fé como dom, é a capacitação especial do Espírito que habilita o crente a discernir a vontade de Deus e Seus propósitos, e a avançar com extraordinária confiança, certo de que alcançará o objetivo e verá o cumprimento das promessas de Deus. A fé destaca-se como dom e como fruto do Espírito, mas há uma distinção entre elas.

- Embora Deus ainda cure hoje, a capacidade dos homens para produzir curas milagrosas pertencia aos apóstolos da igreja do primeiro século com o propósito de afirmar que sua mensagem era de Deus. Os cristãos de hoje não têm o poder de curar os doentes ou ressuscitar os mortos. Se tivessem, os hospitais e necrotérios estariam cheios dessas pessoas "dotadas" esvaziando as camas e caixões em toda parte.

Poderes miraculosos - Também conhecido como a operação de milagres, este é outro temporário dom de sinal que envolvia a realização de eventos sobrenaturais que só poderiam ser atribuídos ao poder de Deus (Atos 2:22). Este dom foi exibido por Paulo (Atos 19:11-12), Pedro (Atos 3:6), Estêvão (Atos 6:8), Filipe (Atos 8:6-7), entre outros.

Distinguir (discernir) os espíritos - Algumas pessoas possuem a habilidade única para distinguir a verdadeira mensagem de Deus da do enganador, Satanás, cujos métodos incluem doutrina enganosa e errada. Jesus disse que muitos viriam em seu nome e enganariam a muitos (Mateus 24:4-5), mas o dom de discernir espíritos é dado à Igreja para protegê-la de falsos mestres.

(15)

falada. O intérprete de línguas então comunicaria a mensagem do falador para todos os outros, para que todos pudessem entender.

– Esse dom é intimamente relacionado com o dom de misericórdia. Aqueles com o dom de ajuda são os que podem ajudar ou prestar assistência a outros na igreja com compaixão e graça. Isso tem uma ampla gama de possibilidades de aplicação. Mais importante, esta é a capacidade especial de identificar aqueles que estão lutando com dúvidas, medos e outras batalhas espirituais; de se aproximar daqueles em necessidade espiritual com uma palavra gentil e uma atitude compreensiva e compassiva; de falar verdade bíblica que seja ao mesmo tempo convencedora e amorosa.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

De acordo com a história contada pelo seu líder, na sua reunião de grupo, complete os dons:

É isso que acontece quando não se toma cuidado: . Pode deixar que eu ajudo você a limpar: . A melhor forma é segurar uma travessa com as duas mãos: . Seja mais cautelosa da próxima vez: . Eu vou comprar sorvete ali na padaria: . Você, pegue a vassoura, você recolha os cacos maiores, você pegue um pano de chão: .

Isso acontece com todo mundo. Eu mesmo já... : .

(Ensino - Administração - Exortação - Misericórdia - Serviço - Profecia – Contribuição)

(16)

Semana do Retiro (04/08/2013) (pregação avulsa)

Tema: Cosmovisão Cristã

Para entender o que é Cosmovisão Cristã, leia o artigo que disponibilizamos no site da igreja:

http://unidosnosenhor.com.br/bemvindo/?p=1458

DEVOCIONAL PARA A SEMANA

SEG (05/8) – 1ª Coríntios 12:15-20 - Existe alguém que seja "menos importante" na igreja? Por que? O que o Senhor acha de alguém que se julga inferior aos demais?

(17)

QUI (08/8) - 1ª Coríntios 12:20-23 - Como eu posso manifestar uma atitu-de atitu-de superioridaatitu-de espiritual? Tenho procedido assim? Porquê?

SEX (02/9) - 1ª Coríntios 12:12,13 e 26 - Como mostramos que somos um corpo? Qual meu papel como parte do corpo de Cristo? Quais minhas maiores dificuldades para sofrer ou alegrar-me com os irmãos?

(18)
(19)

Separe 45 minutos para assistir o debate “Por que o 'Dom de Línguas' é tão comum e o de interpretá-las não?” no programa de TV “Vejam Só”, http://youtu.be/B-rrwNaH2WU

DEVOCIONAL PARA A SEMANA

SEG (12/8) - 1 Pedro 4.7 — Qual é o fim a que Pedro se refere como estando próximo? Por que devemos ser criteriosos e sóbrios?

TER (13/8) - 1 Pedro 4.8 — Como podemos desenvolver isso em nossa igreja? Anote 3 coisas que você vai fazer JÁ, movido por amor e para a edificação da igreja:

(20)

QUI (15/8) - 1 Pedro 4.10-11 — Qual você acredita que seja seu dom? Por quê? Quais evidências você tem disso? Você tem servido com seu dom?

SEX (16/8) - 1 Pedro 4.11 — Como é que você deseja glorificar a Deus com sua vida? Anote abaixo 1 COMPROMISSO para ser assumido por você nesta direção.

GRUPO DE COMUNHÃO

(21)

Neste caso você pode marcar “muitíssimo”, “muito”, “mais ou menos”, “pouco” ou “nem um pouco”, conforme o seu perfil.

4 – Após responder as perguntas da primeira página, mude a “Aba” do programa, bem abaixo, você verá que acabou de responder “Sinto-me..”, e a próxima é “Tenho...”

5 – Nas abas “Em... 1” e “Em...2”, caso deseje, peça que alguém próximo de você responda estas perguntas em relação a você.

6 – Anote ou imprima o “Resultado” (última aba) e leve junto no grupo para conversar sobre isso com seus irmãos. Aproveite para orar pedindo a Deus para usar você no seu dom.

7 – Caso tenha algum problema, peça ajuda a alguém mais familiarizado com informática, ou ligue para o Pr Tiago (8411 3834).

Obs. Se, por acaso você não conseguir digitar nada no arquivo, pode ser que seu computador tenha habilitado a proteção automática.

Para mudar isto, aparecerá logo acima uma barra amarela, escrito “Modo de Exibição Protegido”. Clique no botão [Habilitar edição]

Mensagem 6 (18/08/2013)

(22)

DEVOCIONAL PARA A SEMANA

SEG (19/8) - Marcos 10:45 - Como Jesus se apresenta aqui? Como foi que Ele serviu aos discípulos? E aos outros? Qual a importância de Seus exemplo para nós?

(23)

QUA (21/8) – 1ª Pedro 4:10 - Quando trata dos dons, Pedro diz que eles "servem para servir". Por que Pedro coloca desta forma? O que isso tem a ver com os textos dos dois dias anteriores?

QUI (22/8) - Filipenses 2:3-4 - Quais são as principais características que devem marcar nossa vida como igreja? O que você tem feito, na prática, para cumprir estes versículos?

(24)

Conheça a Igreja Unidos

A Igreja Bíblica Unidos no Senhor foi fundada em 1980 por um grupo de jovens cristãos que tinha duas preocupações principais: manter a sã doutrina, e ser uma comunidade amorosa.

E foi com estas preocupações sempre em mente, que nossa igreja cresceu, e hoje não se reúne mais na pequena sala alugada no Centro da cidade.

Com a preocupação de levar a mensagem para as pessoas, e transmiti-las no contexto de mundo atual, considerando-as dentro da sua cultura e individualidade, temos nos reinventado a cada dia, buscando conhecer as pessoas, para que possam não somente ser apoiadas (pastoreadas), mas também que sirvam a Cristo, utilizando seus dons e talentos. Nossa missão, portanto é:

“glorificar a Deus em nossa geração e em nossa cultura,

promovendo uma proclamação relevante do Evangelho de Cristo e proporcionando um testemunho consistente de santidade pessoal e coletiva.”

Este é o motivo pelo qual fazemos o que fazemos. Em outras palavras, pode-se dizer que o nosso grande objetivo é proclamar o Evangelho, sendo uma comunidade amorosa, conduzindo pessoas a Cristo através de relacionamentos pessoais, acolhendo-as na família da fé e discipulando-as para a maturidade!

Referências

Documentos relacionados

Condensação pode ocorrer quando um reservatório contendo um vapor tem sua parede resfriada, como ilustrado na Figura 5.1, na qual também são ilustrados os perfis de velocidade e

Quanto às variáveis relacionadas à satisfação nas duas últimas duas semanas, somente para dinheiro não houve diferença antes e depois da cirurgia, para as demais:

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Assim, o presente estudo busca revisar as causas e consequências da Síndrome de Burnout para a saúde dos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar, com

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a quantidade de lodo de esgoto produzido pela ETE Belém, estação que produz lodo aeróbio e utiliza a caleação como método

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Aproveite as novas tecnologias que serão lançadas nos próximos anos para aumentar o tempo de produção e a disponibilidade global do equipamento (OEE, na sigla em inglês), reduzir