• Nenhum resultado encontrado

INOVAÇÃO BRASILEIRA PODE REVOLUCIONAR O MERCADO MUNDIAL DE MÍDIA EXTERIOR - OOH.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INOVAÇÃO BRASILEIRA PODE REVOLUCIONAR O MERCADO MUNDIAL DE MÍDIA EXTERIOR - OOH."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INOVAÇÃO BRASILEIRA PODE REVOLUCIONAR O MERCADO MUNDIAL DE MÍDIA EXTERIOR - OOH.

A partir de estudos e pesquisas do empresário brasileiro Antonio Carlos Aquino de Oliveira, está entrando em fase de operações o Primeiro Portal de E-Commerce de Mídia Exterior do Mundo, o site anunciroooh.com.

Abaixo entrevista concedida pelo empresário em abril de 2016:

Aquino, como nasceu este Projeto?

Na verdade a ideia de criar esta Ferramenta nasceu dos meus vinte e dois anos de experiência e trabalho com mídia exterior no Brasil, inclusive com cliente e agências nacionais e internacionais, associada a minha experiência política nas entidades do setor, que ajudei a fundar e até presidi algumas. Tive e tenho fortes relações com as entidades representativas das agências e anunciantes, com grandes líderes a autoridades do meio. Este bagagem me permitiu vivenciar as dificuldades de todos os lados, ver os pontos fortes e fracos do nosso setor, de cada lado deste negócio. Assim, buscamos desenvolver uma solução para atender as principais demandas dos usuários da mídia ooh – anunciantes e agências, e resolver um dos maiores problemas das empresas exibidoras: o tamanho do mercado, a necessidade de clientes novos para seus produtos e serviços.

Foi um projeto intuitivo ou uma decisão planejada?

Uma decisão pensada, muito discutida e planejada. Foram mais de sete anos de estudos, pesquisas, desenvolvimento e testes. Ouvimos as reclamações e sugestões de agências e anunciantes, consultamos nossos colegas e parceiros sobre seus problemas e gargalos. Verificamos como se dá a relação do mercado com as ferramentas e sites que cada exibidor desenvolveu, quase nula. Contratamos especialistas para fazer estudos e

(2)

projetos. Buscamos empresas de TI capazes de se associar ao trabalho e desenvolver o sistema. Foi e tem sido um trabalho extremamente cansativo, complexo, pois envolve um universo de empresas com imensas diferenças de gestão e controles, mesmo atuando nos mesmos mercados e com os mesmos serviços e produtos.

Faça um breve resumo do que é o Portal Anunciarooh.com?

Com todas as informações reunidas e com a experiência frustrante de investimentos individuais em tecnologias para atender o mercado, entendemos que a melhor solução seria integrar as empresas em uma única plataforma de venda. Assim, desenvolvemos um site que permitirá a todas as exibidoras do mundo vender seus produtos e serviços em uma única base aos seus clientes usuários, anunciantes e agências. Estamos possibilitando que um anunciante da China possa comprar e fazer uma campanha de mídia exterior em Lauro de Freitas, na Bahia, diretamente ou através de sua agência, escolhendo o que quer, onde quer, quando quer e sabendo quanto vai pagar.

O pleno funcionamento do Portal vai gerar desemprego nas empresas exibidoras?

Não, pelo contrário. O Portal para funcionar exigirá que as empresas associadas tenham e mantenham em pleno funcionamento sistemas informatizados de gestão e controle, que se modernizem e profissionalizem que sejam ágeis e eficientes. Isto significa mais qualificação. As empresas manterão seus trabalhos internos, clientes tradicionais, locais e métodos de venda, de atendimento, de operação. O que o Anunciarooh.com pretende é trazer novos clientes e anunciantes para as exibidoras, sem disputar seus mercados conquistados. O Portal soma, agrega, acrescenta qualidade para exibidoras, agências e anunciantes.

O Portal é uma empresa brasileira ou multinacional?

O Anunciarooh.com pertence a RIME – Rede Internacional de Mídia Exterior Ltda, atualmente sediada em Salvador, base de TI no Rio Grande

(3)

do Sul, com capital e tecnologia nacional, porém o volume dos trabalhos e as metas estabelecidas podem nos levar para fora da Bahia ou talvez do Brasil em curto prazo. Existem negociações em curso que podem alterar a composição societária da empresa, porém nada efetivamente concretizado. Estamos trabalhando.

Que metas são estas?

A principal delas é ter uma cobertura nacional ainda este ano, ter associadas em todos os estados brasileiros, nas principais cidades. Após os testes que realizamos, já abrimos o Portal para operações. Com isto estamos descobrindo todas as pendências, fazendo ajustes previstos e outros inimaginados, típico de inovações deste porte e natureza. São centenas de empresa contatadas, convidadas para associarem-se ao site, muitas em processo e estágios diferentes de negociações. Só estamos colocando para consulta e vendas as que estão com quase 100% de adequação, daí a cobertura ser parcial. Depois partiremos para uma cobertura latina americana, Europa, Estados Unidos, Ásia. Este desafio impõe que o Portal esteja situado em locais de melhor estrutura de dados e comunicação, infraestrutura e mobilidade, estabilidade econômica e de moedas, mão de obra qualificada e outras exigências. Estaremos onde isto for possível.

Sendo uma inovação, vocês tem tido ou tiveram apoio governamental ou recursos públicos?

Não. Em uma determinada fase, bem inicial, fizemos um trabalho com o Sebrae, na época de elaboração do primeiro Plano Estratégico. Temos uma equipe de consultoria e assessoria econômica, porém, própria. Todos os recursos investidos até agora foram próprios.

O Portal funciona como o Booking, Decolar ou estas lojas virtuais tradicionais?

Exatamente. O anunciante ou agência entra no Site, escolhe o tipo de mídia que quer, o local, o período, vê o que está comprando, navega nas cidades, fecha a venda. Tudo isto feito em tempo real, on line. Por isto

(4)

que as empresas devem estar integradas em seus sistemas de controle e disponibilidade a Plataforma do Portal. Um painel fechado por um cliente fica automaticamente indisponível para a venda dentro da exibidora para qualquer outros. Na essência trata-se de uma loja virtual, e-commerce de serviços.

Quais as maiores dificuldades que vocês estão enfrentando e quais as suas expectativas?

Nosso setor é extremamente complexo, com muitas dificuldades de regulamentação, pouca compreensão da sua importância e gigantismo, tanto de quem explora quanto de que usa. Daí tem uma discrepância imensa de formatos, modelos de administração, métodos gerenciais. A essência do Portal é padronização e neste item reside a maior dificuldade. Outra dificuldade real é o tamanho do Brasil, as comunicações, a sensibilização e mobilização dos empresários de ooh. São muitas as barreiras a serem vencidas, mas, estamos prontos. Somente nos últimos seis meses fiz sete viagens de apresentação coletiva e mais de cinquenta encontros empresariais de diversas naturezas.

São muitas as resistências encontradas ao Site?

Nunca apresentei o Portal a um único exibidor, anunciante, dono ou profissional de agência, publicitário, investidor ou profissional das diversas áreas que ele não fosse saudado com entusiasmo, elogios, incentivo e apoio. Entretanto, a base do portal, as empresas exibidoras de mídia exterior, é igual no que oferecem e trabalham, mas extremamente diferentes nas posturas, visões, estruturas. Há de se vencer desconfianças e medos naturais, convencer a muitos das fortes mudanças que se avizinham, da quebra de paradigmas. Temos buscado a interação e integração com todas as entidades representativas das empresas que atuam na indústria da propaganda brasileira, e, quando houver expansão internacional, manteremos os mesmos propósitos.

(5)

Quando fizemos “no braço e na mão” uma rede de empresas e painéis nos estados da Bahia e Sergipe, cadastrando uma a uma mais de três mil placas de outdoor, mais de cem cidades e sessenta empresas. Foi um trabalho imenso. Percebemos que a integração era indispensável, inevitável. Daí concluímos que podíamos ir mais longe com muita tecnologia, mas, não imaginávamos que TI ainda fosse algo tão complexo de se implantar e trabalhar nas empresas. Ouvimos muitos antes de começar, pesquisamos, estudamos, mas, executar um plano é o desafio maior.

Qual a lição até agora?

Passamos muito tempo nos perguntando se nosso Projeto prejudicaria alguém, traria problemas a um mercado que já é muito competitivo e acirrado, duro de existir e crescer nele. Estamos convencidos que estamos trazendo para o mundo da propaganda, da publicidade, da comunicação e do setor de ooh, uma ferramenta nova, inovadora, boa para todos, que soma e que agrega, que acrescenta muito tempo e serviço a todos os agentes do mercado. Isto é fantástico, nos dá motivação e prazer saber que estamos fazendo bem a todos, o melhor. O apoio e incentivo que temos recebido das empresas que estão se associando ao Portal, das agências e anunciantes que usarão a ferramenta é um estímulo. O trabalho que está dando é muito maior que imaginávamos.

O que o Anunciarooh.com oferecerá ao mercado?

Os anunciantes e agência, mídia exterior, indoor e outdoor terão tudo que precisam no mesmo lugar, acessível de qualquer canto do planeta. Um velho sonho de todos. Aos empresários de mídia exterior mais possibilidade de negócios, novo clientes, mais rentabilidade, maioria taxa de ocupação de suas peças. Pretendemos que no Portal o anunciante possa comprar mídia nos aeroportos, nas estações rodoviárias, no metrô, nos shopping ’s, além dos tradicionais outdoors, busdoor, painéis eletrônicos, empenas e todas as alternativas de mídia exterior. O desafio é ampliar o mercado consumidor de publicidade out of home. Disseram que “algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar o contrário”. Estamos realizando um sonho de muitos e

(6)

nosso desafio é mobilizar todos para que este sonho seja uma realidade, uma construção coletiva. É também inédito até agora, único no mundo, uma plataforma com este proposito e desafio ter também um sistema de pagamento seguro, que no nosso caso será a PayPal, com condições de pagamento de campanhas publicitárias de ooh parceladas no cartão de crédito. O Portal nasce com compromissos éticos com todas as pontas, com o mercado usuário, sob regras internacionais de e-commerce, com instruções normativas e formativas para a sua base de cobertura.

Referências

Documentos relacionados

3.1 A reunião de abertura dos envelopes, assim como disposta no item anterior, se realizará na data de 01 de dezembro de 2014 às 16:00 horas e 00:15 minutos, na Sala da

Além da nossa mídia OOH nossa plataforma veicula sua marca para todos os usuários do nosso. extenso banco

Adiamento (disponível em bud.gov.pt/ddn ), até 5 dias após a data para a qual estava convocado, anexando documentação que comprove um dos seguintes motivos: doença ou acidente que

Assim, como perspectivas de trabalhos futuros temos inicialmente o estudo dos modos normais de vibração via o espalhamento Raman dos cristais de L-valina deuterada no

Buscando realizar a análise observacional sobre a perspectiva de identificar as representações que o dependente químico de crack tem na plataforma do G1, foram

Segundo Briggs (2007, p.55), “os blogs mudaram para sempre a maneira pela qual a informação é disseminada em nossa sociedade. Eles já são poderosos e a cada dia que

Ciclismo Ricardo Fernando Vale Ferreira Ciclismo Ricardo João Simões Martins Ciclismo Ricardo Jorge Correia Mestre Ciclismo Ricardo Paulo Reis Marinheiro Ciclismo Rúben José

Figura 5 – Comparação entre os dados de precipitação medidos pelo pluviômetro e as estimativas de chuva por radar para os nove pontos de grade referentes à estação de