• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E MERCADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E MERCADO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL

EM PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E MERCADO

EDITAL SELEÇÃO 2017

A ESPM torna público, para conhecimento dos interessados, que estará aberto o processo de seleção para o Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado, com inscrições no período de 1/8/16 a 30/11/16.

Horário de Funcionamento da Secretaria:

De 2ª a 6ª das 9h às 17h30

ESPM - Campus Prof. Francisco Gracioso

Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Bloco C – 4º andar - Vila Mariana - São Paulo / SP – Brasil | 04018-010 Tel: (11) 5085-4689 Fax: (11) 5085-4870

(2)

1. INTRODUÇÃO

Este Edital visa orientar os interessados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado sobre as normas do processo seletivo para o ano de 2017. O Processo Seletivo prevê seis fases distintas:

1. Inscrição pelo site do programa e pagamento da taxa de inscrição. 2. Protocolo de documentos e pré-projeto de pesquisa.

3. Análise de currículo, da experiência profissional do candidato e do pré-projeto de pesquisa. 4. Exame de proficiência em uma língua estrangeira com candidatos selecionados na fase anterior. 5. Prova escrita com os candidatos selecionados na fase anterior.

6. Prova oral com candidatos aprovados na fase anterior. Todas as etapas são classificatórias e eliminatórias

2. DO PROTOCOLO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

a) O candidato deverá elaborar seu pré-projeto de pesquisa levando em conta sua adequação a uma das linhas de pesquisa apresentadas neste edital.

b) A inscrição em uma das linhas de pesquisa ficará a critério do candidato, sujeito a aprovação do respectivo colegiado.

c) Pré-projeto de pesquisa em cópia impressa e versão digital (upload pelo sistema de inscrição)

3. DA INSCRIÇÃO

a) A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site www.espm.br/mppjm no período de 1/8/16 a 30/11/16.

b) Taxa de inscrição no valor de R$ 179,00. Pode ser paga no internet banking, no cartão Visa ou qualquer agência bancária até o vencimento do boleto. Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma.

c) Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá fazer o UP-Load do 1) pré-projeto de pesquisa e 2) dos documentos listados abaixo, através de link que será encaminhado pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição. Na data de protocolo do pré-projeto de pesquisa e documentos, os documentos originais (do 1 ao 10), devem ser apresentados para validação na Secretaria do Programa.

DOCUMENTOS

1. Diploma da graduação * 3. Histórico da graduação 5. RG / RNE **

6. Certidão atualizada de nascimento ou casamento 7. CPF

8. Pré-Projeto de Pesquisa

9. Currículo Lattes (gerado na Plataforma LATTES do CNPq (http://lattes.cnpq.br)

(3)

10. Foto 3x4

11. Comprovante de pagamento da inscrição

* Expedido por Instituição de Ensino Superior reconhecida, devidamente registrado. Também será aceito certificado de conclusão do Curso, com protocolo ou declaração da instituição de origem atestando que o diploma está em fase de registro ou em caso de mestrado, uma carta ou certificado que ateste a data de conclusão da dissertação. Não será aceita a inscrição de diplomados em cursos de curta duração (curso de Tecnólogo, bem como cursos sequenciais de graduação). Diploma emitido no exterior deverá ser acompanhado pela documentação de validação de instituição superior (conforme exigência do MEC/CAPES) que reconheça a titulação.

** Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) - com validade atualizada, para os candidatos estrangeiros. Caso a vigência do documento esteja para expirar, é necessária comprovação de haver solicitado sua prorrogação ou renovação perante as autoridades competentes.

4. DA SELEÇÃO

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas, que poderão ou não ser preenchidas obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação. O processo seletivo consiste das seguintes etapas:

4.1. Inscrição pelo site do MPPJM e pagamento da taxa de inscrição 4.2. Adequação do pré-projeto e análise documental

4.3. Análise do currículo, exame de proficiência, prova escrita e prova oral

5. DAS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

O curso de Mestrado Profissional terá duração de 24 meses, a contar da data de matrícula. A estrutura curricular totaliza 24 créditos, ou 360 horas, entre disciplinas (24 créditos, dos quais 08 em disciplinas obrigatórias e 16 em disciplinas optativas), Atividades Programadas Obrigatórias (04 créditos) e Dissertação (12 créditos).

As disciplinas são oferecidas com carga horária de 30 horas/aula (02 créditos) ou 60 horas/aula (04 créditos), sendo um crédito equivalente a 15 horas/aula.

Horário das aulas: das 19h às 23h.

6. DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

7.1 O pré-projeto deverá ser entregue no momento da inscrição (e up-load pelo sistema), máximo de oito páginas, com o conteúdo mínimo:

• Título • Resumo • Palavras-chave • Problema • Objetivos da pesquisa • Justificativa

• Base teórica para formulação do problema de pesquisa • Abordagem metodológica

• Bibliografia inicial no padrão ABNT

(4)

7.1 Lógicas e Modelos de Gestão em Jornalismo

Esta linha de pesquisa estuda e analisa as alterações no mercado, como novos modelos de negócios em jornalismo, tendo em vista a emergência de empreendimentos sustentáveis economicamente. Considera a diversificação do valor comercial da notícia, o consumo da informação por uma audiência ativa e inserida na ambiência das tecnologias digitais e os consequentes impactos nos processos de gestão. Compreende estudos e práticas voltados às novas atribuições e atuações do profissional no cenário jornalístico em constante mutação.

Coordenação da linha: Maria Elisabete Antonioli Professores da linha:

Edson Capoano Egle Müller Spinelli Enio Moraes Júnior Fabiano Rodrigues Maria Elisabete Antonioli 7.2 Produção de conteúdo

Esta linha de pesquisa estuda e desenvolve a produção de conteúdos inovadores em jornalismo, alinhados ao cenário midiático e comunicacional contemporâneo. Prevê dinâmicas narrativas em múltiplas plataformas e a utilização de ferramentas tecnológicas que forneçam suporte à apuração, produção e edição jornalística. Compreende a análise de métodos e práticas para a elaboração de produtos em um ecossistema informacional complexo.

Coordenação da linha: Renato Essenfelder Abrahão Filho Professores da linha:

Carla Andrea Schwingel Magaly Parreira do Prado

Renato Essenfelder Abrahão Filho Silvio Henrique Vieira Barbosa Vinícius Andrade Pereira

8. DA PROVA DE IDIOMA ESTRANGEIRO

Para o mestrado é exigida proficiência em um idioma estrangeiro (Inglês, Francês e Espanhol). A prova constará de tradução, com consulta, e terá a duração de até 03 (três) horas.

No ato da inscrição pela internet, o candidato a mestrado deverá optar por um idioma estrangeiro. Serão dispensados do exame de proficiência os portadores dos seguintes certificados:

a) Inglês: Cambridge Proficiency, ESLAT, Associação Alumni, Michigan Proficiency, TOEFL pontuação mínima 120 pontos e dentro do período de validade (2 anos).

b) Francês: DALF.

c) Espanhol: Centro Hispano-Brasileiro de Cultura e DELE nível superior do Instituto Miguel de Cervantes.

Os estudantes estrangeiros (à exceção dos candidatos PEC-PG), além de uma das línguas estrangeiras consideradas neste Edital, deverão demonstrar proficiência em língua portuguesa (mediante entrega de projeto, realização de prova escrita e entrevista em português).

(5)

9. DA PROVA DISSERTATIVA

A prova dissertação é composta por uma questão com bibliografia indicada neste edital. A prova, sem consulta, terá duração de até 3 (três) horas.

10. DA MATRÍCULA

As matrículas dos candidatos selecionados serão efetivadas na sede da ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – 4º andar do bloco C – Secretária da Pós-graduação Stricto Sensu. Os candidatos aprovados que não puderem comparecer para efetivação da matrícula poderão ser representados por uma procuração específica com firma reconhecida em cartório, juntamente com todos os documentos previstos para matrícula e comprovante de recolhimento do valor da 1ª mensalidade.

11. BIBLIOGRAFIA DA PROVA DISSERTATIVA (obrigatória)

ANDERSON, C. W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo Pós-Industrial: adaptação aos novos tempos. Revista de Jornalismo ESPM, abril-junho de 2013, pp. 30- 89. Disponível em:

<http://www.espm.br/download/2012_revista_jornalismo/Revista_de_Jornalismo_ESPM_5/files/assets/co mmon/downloads/REVISTA_5.pdfhttp://www.espm.br/download/2012_revista_jornalismo/Revista_de_Jo rnalismo_ESPM_5/files/assets/common/downloads/REVISTA_5.pdf>

BARSOTTI, Adriana. Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência. Florianópolis: Insular, 2014. (Série Jornalismo a Rigor, 9).

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008

JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

NEVEU, Érik. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

RAMONET, Ignacio. A explosão do Jornalismo: das Mídias de Massa à Massa das Mídias. São Paulo: Publisher, 2012.

TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.

12. DA MENSALIDADE / REAJUSTE

O total do investimento é dividido em 24 parcelas de R$ 2.084,00 (valor referente a 2017). O pagamento se dá através de boleto bancário com vencimento no dia 8 (oito) de cada mês. O reajuste será anual.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1. A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo de seleção, contidas neste edital.

13.2. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. 13.3. Não haverá revisão das decisões emitidas pela Banca Examinadora.

13.4. Em caso de desistência do programa os alunos bolsistas deverão ressarcir à ESPM o valor integral das mensalidades cursadas.

(6)

13.5. Os candidatos não aprovados ou não classificados poderão retirar os documentos entregues na Secretaria até 30 dias após a divulgação dos resultados. Findo esse prazo, a documentação será descartada.

13.6. No caso de não preenchimento das vagas, poderá haver uma segunda chamada a critério do colegiado;

13.7. Os casos de documentos omissos serão resolvidos pela CPG (Colegiado de Pós-Graduação) em reunião ordinária.

13.7.1. Colegiado de Pós-Graduação: professores doutores: Carla Andrea Schwingel; Edson Capoano; Egle Spinelli; Ênio Moraes Júnior (vice-coordenador); Fabiano Rodrigues, Magaly Parreira do Prado; Maria Elisabete Antonioli (coordenadora do curso); Renato Essenfelder Abrahão Filho; Silvio Henrique Vieira Barbosa; Vinícius Pereira (colaborador).

14. Calendário do Processo Seletivo:

Processo seletivo MPPJM Período

Pesquisa em jornalismo e o MPPJM-ESPM, workshop opcional oferecido gratuitamente aos interessados.

20 de outubro e 16 de novembro de 2016 das 19:30 às 21:00

Inscrição – etapa 1 (cadastro no site e pagamento

boleto) 1 de agosto a 30 de novembro de 2016

Inscrição – etapa 2 (protocolo do pré-projeto e documentos) na secretaria do MPPJM (das 9h às

17h30) 29 e 30 de novembro de 2016

Prova de idioma estrangeiro (classificatória e

eliminatória) 5 de dezembro de 2016 _ (19:30 às 22:30h)

Prova dissertativa (classificatória e eliminatória) 6 de dezembro de 2016 _ (19:30 às 22:30h) Resultado parcial publicado no site (selecionados para

a prova oral) 7 de dezembro de 2016 _ (período da tarde)

Prova oral e avaliação de projetos (classificatória e

eliminatória) 8 ou 9 de dezembro de 2016 _ (19:30 às 22:30h)

Resultado final publicado no site (aprovados no

processo seletivo) 12 de dezembro de 2016 _ (período da tarde) Matrícula dos candidatos aprovados 13 de dezembro de 2016_ (das 9h às 17h30)

Início das aulas 6 de fevereiro de 2017

Todos os resultados serão divulgados no site da ESPM www.espm.br/mppjm e poderão ser obtidos também pessoalmente na secretaria da Escola.

São Paulo, 15 de julho de 2016.

Profa. Dra. Maria Elisabete Antonioli

Referências

Documentos relacionados

Između ovih ekstrema pojavljuju se u prirodi različite gustoće nataloženog tla ovisno o oblicima, veličini zrna, načinu i uslovima taloženja (Slika br. Struktura krupnozrnog tla:

A Tabela 37 apresenta um resumo dos parâmetros das feições retas extraídas automaticamente da imagem digital 4217, sua parametrização e suas respectivas variâncias, bem como

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em RECURSOS NATURAIS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no uso de suas atribuições legais de Presidente da Comissão

Trata-se de estudo longitudinal prospectivo do tipo caso e controle unicego, com a avaliação de desenvolvimento da linguagem em crianças anêmicas e não anêmicas entre 2 e 7

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências

Os 50 anos do Iate Clube de Brasília não poderiam e nem passarão em branco, daí o senhor comodoro ter instituído uma comissão para sugerir projetos com vistas a turbinar

1 - Realizada a Prova Final de Agregação, o processo de inscrição é enviado pelo Centro Distrital de Estágio ao Conselho Distrital competente, por forma a que o pedido de

1. Cada relatório parcial, elaborado no âmbito do Estágio, terá de ser entregue, junto do SIAP, devidamente assinado pelo Estudante e validado pelo Supervisor, até