• Nenhum resultado encontrado

ACESSIBILIDADES NAS ACADEMIAS DE GINASTICAS AO AR LIVRE NA CIDADE DE PATO BRANCO PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACESSIBILIDADES NAS ACADEMIAS DE GINASTICAS AO AR LIVRE NA CIDADE DE PATO BRANCO PR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ACESSIBILIDADES NAS ACADEMIAS DE GINASTICAS AO AR

LIVRE NA CIDADE DE PATO BRANCO – PR

MARTAH.D.SILVEIRA, Zootecnista, Professora Dra. da UTFPR-Pato Branco,PR

martasilveira@utfpr.edu.br;

MARLENEDEL.FERRONATO, Engenheira Agrônoma, Professora Draª da UTFPR-PB: Pato

Branco,PR lurdes@utfpr.edu.br;

BEATRIZ DA R. TAVARES, Acadêmica do Curso de Agronomia, UTFPR-PB beatriz.tavares3@hotmail.com.br;

ANDREDAS.GOMES, Engenheiro Eletricista, topeletron@yahoo.com.br;

SERGIOYAMAWAKI, Engenheiro Mecânico, sergioyy@uol.com.br.

RESUMO: O Município de Pato Branco, localizado no Estado do Paraná, possui uma

população estimada de 79.869 habitantes (IBGE, 2016), e composto por 56 bairros com inúmeras residências. O objetivo do trabalho foi avaliar a acessibilidade e os equipamentos de ginasticas que compõem as academias ao ar livre, estas locadas na maioria dos bairros da cidade de Pato Branco. Os quesitos avaliados foram à falta de manutenção dos equipamentos e a acessibilidade nestes equipamentos expostos e disponíveis á população pato-branquence. Foi analisado também se o acesso estava adequado e acessível ao publico alvo, principalmente aos deficientes, idosos, gestantes, mães com crianças pequenas, obesos, etc. Foi-se até a academia de idosos, e registraram-se imagens, em que foi observado que as academias não são utilizadas, seja por falta da acessibilidade, seja por falta dos obstáculos dos idosos para irem até ela. Levando em consideração de que a atividade física e o alongamento são indispensáveis para a vida dos cidadãos da terceira idade. Foi analisada na academia, a falta de condições para pessoas de deficiências visuais ou físicas, e também para as pessoas da terceira idade. A academia contém equipamentos para indivíduos jovens utilizarem, contudo, quando se trata de uma pessoa idosa, os cuidados devem ser redobrados.

PALAVRA CHAVE: Equipamentos de ginastica. Acessibilidade. ABNT 9050.

ACCESSIBILITIES IN OUTDOOR GYM ACADEMIES IN THE CITY

OF PATO BRANCO - PR

ABSTRACT: The municipality of Pato Branco, located in the State of Paraná, has an

estimated population of 79,869 inhabitants (IBGE, 2016), and consists of 56 neighborhoods with numerous residences. The objective of this study was to evaluate the accessibility and equipment of gymnastics that compose the open air academies, located in most of the neighborhoods of the city of Pato Branco. The evaluated items were the

(2)

lack of equipment maintenance and the accessibility in these equipment’s exposed and available to the population duck-branquence. It was also analyzed whether the access was adequate and accessible to the target public, especially the disabled, the elderly, pregnant women, mothers with small children, obese, etc. One went to the academy of the elderly, and it was recorded images, in which it was observed that the academies are not used, either for lack of accessibility or for lack of the obstacles of the elderly to go to her. Taking into account that physical activity and stretching are indispensable for the lives of senior citizens. It was analyzed in the gym, the lack of conditions for people with visual or physical disabilities, and also for the elderly. The gym contains equipment for young individuals to use, however, when it comes to an elderly person, care needs to be redoubled.

KEYWORD: Gym equipment. Accessibility, ABNT 9050.

1 . INTRODUÇÃO

Estes equipamentos servem para melhor desenvolver o corpo, coordenação motora, capacidade para tomar decisões rápidas, cooperação com a equipe, ganhar perder peso. Para proporcionar uma interação maior com a população, as prefeituras investem na criação de novos parques ambientais, fazendo com essas áreas se tornem locais de lazer e de encontro com a natureza. Através dos parques, praças, jardins, arborização de ruas e canteiros central, além de proporcionar um micro clima mais agradável, busca-se diminuir os impactos da artificialidade e da poluição do meio urbano. Os benefícios das áreas verdes são incontestáveis, dessa maneira a criação e a manutenção desses locais, demandam grandes investimentos e recursos para as cidades.

A falta de planejamento e manutenção dos equipamentos e calçadas acaba interferindo diretamente na mobilidade e na segurança das pessoas que vão utilizar estes equipamentos. Para regulamentar as atividades, existem Normas e Leis a serem cumpridas. Podendo ser citado o Decreto Federal Nº 5.296, nas quais estabelecem normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, chamando a atenção para as normas técnicas de acessibilidade da ABNT 9050. Em um processo ou implantação de uma academia de ginastica ao ar livre, se faz necessário um projeto pré-estabelecido, que leve em consideração diverso aspectos, como o local nos bairros de maior público um terreno plano para maior facilidade de instalar os equipamentos e mobiliário necessários, postes de iluminação e placas de sinalização e principalmente acessibilidade para as pessoas

(3)

deficientes e com mobilidade reduzida. O objetivo do trabalho foi avaliar a acessibilidade e os equipamentos de ginasticas que compõem as academias ao ar livre, estas locadas na maioria dos bairros da cidade de Pato Branco.

2. METODOLOGIA

O município de Pato Branco, localizado no Estado do Paraná, que possui uma população estimada de 79.869 habitantes (IBGE, 2016), possui 56 bairros com inúmeras residências. Cada bairro foi construído as academias, sempre visando a qualidade de vida e melhor saúde a população de Pato Branco. O trabalho foi realizado nas academias de ginasticas instaladas nas praças em um terreno adquirido por comodato por parte da prefeitura Municipal de Pato Branco, estas academias todas localizadas e implantadas a ao ar livres. Os quesitos avaliados neste trabalho foram à falta de manutenção dos equipamentos e a acessibilidade nestes equipamentos expostos e disponíveis á população pato-branquence. Se havia acessibilidade nas calcadas em torno aos equipamentos e nas calcadas das avenidas que se direcionavam ate as academias. Foi analisado também o acesso adequado e acessível ao publico alvo, principalmente aos deficientes, idosos, gestantes, mães com crianças pequenas e pessoas obesas. Os equipamentos que não recebem manutenção por um tempo podem interferir na segurança e na acessibilidade de dos usuários. Outros quesitos importantes avaliados foram às características das calçadas, presença do piso tátil, superfície regular e antiderrapante, largura das calçadas e a presença de rampas de acesso que promovam a concordância de nível entre a calçada e o leito da rua. Foi analisada na academia, a falta de condições para pessoas deficiências visuais, físicas, pessoas da terceira idade, se beneficiarem também dos equipamentos de ginastica.

A prefeitura de Pato Branco esta buscando o registro no Ministério Publico como a “cidade amiga do idoso” para isso e preciso adequar-se nas politicas publicas do município principalmente em relação aos idosos e deficientes.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao ser realizado o levantamento, foram encontrados poucos equipamentos em bom estado de conservação do total de 56 bairros.

Foi possível concluir que desde a implementação dos projetos nos bairros das academias ao ar livre se passaram oito anos, no entanto, neste período todo não houve

(4)

nenhuma manutenção pelos órgãos competentes, não havendo também reclamação por parte dos usuários, assim ficou bem claro que não há fiscalização especializada destes equipamentos e nem entendimento das normas de acessibilidade, não atenderam o que preconiza a ABNT 9050.

Nos primeiros quatro anos quando foram construídas estas academias, estavam sendo frequentadas diariamente por idosos, praticamente todos os meses do ano. Nestes últimos anos as academias estão sendo utilizada principalmente nos meses de primavera e verão, no período do inverno são pouco utilizadas.

Para que estas academias tenham uma boa acessibilidade, e preciso fazer uma manutenção das calcadas e corrigir as larguras das calçadas onde atendem o mínimo dos 1,20m, estas calcadas devem apresentaram superfície regular e antiderrapante. Não devem apresentar árvores que venham a interferir no trânsito e na segurança dos pedestres, poderia ser contemplada com a faixa tátil, menos de 10% das calcadas em torno das academias distribuídas nos bairros possuem o piso tátil adequado. Outro ponto importante para ser feito e a construção de novas rampas e manutenção nas rampas de acesso já existentes nas esquinas, na grande maioria das academias não existe nem as rampas de acesso do cadeirante e nem as guias rebaixadas que futuramente receberiam as rampas (Figura 1).

As academias deverão receber manutenção nos equipamentos bem como no piso ecológico Inter-travado, que não retém a água da chuva nas praças e nos terrenos alugados pela prefeitura da cidade. As áreas que abrigam as Academias ao Ar Livre deverão receber tratamento paisagístico e melhorias como revitalização de calçadas, iluminação e acessibilidade para deficientes físicos e idosos.

(5)

Figura 1. Vista geral dos equipamentos de ginasticas do Bairro Santa Terezinha; Vagas de carros para deficientes e idosos, não foi observado guias rebaixadas, próximo a este estacionamento, a demarcação do piso tátil só foi registrado de um lado da praça; Detalhes dos equipamentos de ginasticas, bancos, placas informativas, lixeiras. Detalhe do equipamento de ginastica em bom estado de conservação; Observou-se que o terreno das academias e bastante plano.

Observou-se nas academias e foram registradas as imagens, que na grande maioria as academias não são utilizadas, seja por falta da acessibilidade, seja pelos obstáculos encontrados nas calcadas com isso os idosos e deficientes físicos tem dificuldade de chegarem ate as academias. Levando em consideração de que a atividade física e o alongamento são indispensáveis para a vida dos cidadãos da terceira idade, proporcionando qualidade de vida e longevidade a estas pessoas. Entretanto, observaram os equipamentos das academias serem utilizado com frequências de 50% pelos indivíduos jovens presentes nos bairros.

Foram colocadas nas academias ao ar livre placas com as instruções de exercícios adequados aos idosos. E em três pontos da cidade foram colocados Outdoors da propaganda do Projeto Cidade Amiga do Idoso (Figura 2). O município incentivando a população a participar na construção de uma cidade com possibilidades das pessoas idosas terem uma convivência pacifica e saudável. Oportunizando e incentivando a estas pessoas a permanecerem e residirem nesta cidade na sua terceira idade.

(6)

Figura 2. Imagens das placas existentes nas academias ao ar livre com as instruções para as pessoas de terceira idade terrem segurança ao se exercitar. Outdoor do Projeto Cidade Amiga do Idoso.

4. CONCLUSÃO

A partir da pesquisa realizada foi possível verificar as condições de uso e acesso das pessoas deficiências e idosos, aos serviços oferecidos pela prefeitura em relação às academias ao ar livre, incluindo maneiras de acesso à academia, circulação em meio a ela e a parte da sinalização.

Conclui-se que os acessos e as formas de acessibilidade são limitadas para 50% das academias, para com os cadeirantes, idosos e deficiências visuais. Dessa forma é preciso que a sociedade e os órgãos públicos de fiscalização, façam manutenção constante nestes locais e executem mudanças na maneira de como é dispostos alguns equipamentos, pois estes equipamentos não são possíveis de serem utilizados por existir barreiras e obstáculos.

Espera-se que com este trabalho auxiliar no planejamento e na formação das novas academias ao ar livres em outras cidades do Estado do Paraná, pois além de favorecer uma melhor qualidade de vida aos cidadãos e uma forma adequada de prolongar os sintomas que poderão ocorrer na terceira idade. Mantendo também a qualidade na saúde das pessoas na sociedade aumentando a expectativa de vida.

(7)

REFERENCIAS

RASIL. ABNT NBR 9050, Válida apartir de 11 de outubro de 2015 - Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

BRASIL. DECRETO N° 5296 – Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 19 abr. 2016.

ACESSIBILIDADE; Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/acessibilidade-0>. Acesso: 30 de Novembro de 2015.

GOMES, Grieco Ligia Maria et al. Análise de Acessibilidade em Edifício Público. Blucher

Engineering Proceedings, v. 1, n. 3, p. 5-7, 2014.

GONZALEZ, Nena; MATTOS, Sheyla; O que é a Acessibilidade – Instituto Novo Ser. Disponível em: <http://www.novoser.org.br/instit_info_acess.htm>. Acesso em 30 de maio de 2015.

Referências

Documentos relacionados

No RCM, cada tarefa de um programa de Manutenção Programada (MP) é gerada a partir da avaliação das consequências das falhas funcionais do sistema, seguida do exame

Aos alunos das turmas de Recursos Hídricos em Geografia (20111) e Análise Ambiental II (20112) pela oportunidade de aprendizado com os estágios de docência. Ao Geógrafo e

the number for the selected crash: --- 1 (crash router) Bus Error, due to invalid address access 2 (crash router) Bus Error, due to parity error in Main memory 3 (crash router)

Na sua totalidade não se sucederam com linearidade. De facto: os encontros com a orientadora acontecem frequentemente; as versões do relatório foram várias; as

Cordeiro, Adriana Tenório Perspectivas pós-estruturalistas na ressignificação de uma estrutura em crise : [re]discutindo concepções , relações e práticas no campo do

No entanto, cabe ao gerente o cuidado de que os processos naturalmente relacionados entre si, não sejam mal utilizados, pois podem prejudicar um ao outro, ou seja, o

Esses índices, destinam-se a avaliar aspectos não financeiros, que envolvem a atividade pecuária. O índice de fertilidade representa a relação do número de fêmeas que foram

Ele fará o acompanhamento pedagógico e sistemático dos professores-alunos e tutores a distância, trabalhando em cooperação com os demais supervisores de conteúdo para suprir