• Nenhum resultado encontrado

Filosofia do Direito Inês Tavares

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Filosofia do Direito Inês Tavares"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Filosofia do Direito

Inês Tavares

(2)

Contexto e antecedentes:

- Convenção de Versalhes: não resolve as questões que suscitaram a 1ªGM .

- 2ªGM: grande número de vítimas civis. 40 milhões de pessoas deslocadas.

- Estados totalitários: noção de que, sem respeito aos direitos humanos, não há paz.

- Deflagração da guerra a partir de ideologias que hierarquizavam raças, com projetos de subjugação dos povos “inferiores”

- Bombas de Hiroshima e Nagasaki – 6 e 9 de agosto de 1945

>>> Necessidade de cooperação entre os homens para a sobrevivência da humanidade

(3)

Contexto e antecedentes – Liga das Nações, OIT e Direito humanitário:

- São os primeiros marcos de internacionalização dos direitos humanos - Era necessário redefinir o alcance da soberania estatal e enxergar os

DH’s como objeto de interesse do direito internacional

- Direito Humanitário: é o componente de DH’s da lei da guerra. Suas principais fontes são as quatro convenções de Genebra. Limita a atuação do Estado em hipótese de Guerra para assegurar direitos fundamentais a populações civis e militares fora de combate.

- Liga das Nações: instância de arbitragem e regulação de conflitos bélicos; clube de estados. Previa sanções para os Estados que violassem suas obrigações. ONU: pretensão de tornar a guerra ilegal; organização da sociedade política mundial.

- OIT: criada após a 1ª GM para promover padrões internacionais de bem estar e condições de trabalho

(4)

Contexto e antecedentes - conclusão:

- OIT, Direito Humanitário e Liga das Nações permitiram que o DI deixasse de ser limitado às relações entre estados e sua prerrogativas para também passar a ser instrumento de proteção dos direitos humanos.

- Estados totalitários: noção de que, sem respeito aos direitos humanos, não há paz.

- Mensagem sobre o estado da União de Roosevelt ao Congresso Americano em janeiro de 1941 (traça o que seriam as linhas gerais da política internacional dos EUA no pós-guerra – quatro liberdades) - Carta do Atlântico

Pergunta: onde e quando foi assinada a Carta da ONU? Resposta: ao final da Conferência de São Francisco, 1945

(5)

A internacionalização dos Direitos Humanos:

- O fim da guerra marcou um momento de internacionalização dos direitos humanos, no sentido de que (1) a soberania estatal não mais seria vista como absoluta e intransponível; (2) o tratamento dos nacionais pelo Estado deixa de ser uma questão exclusivamente deste e passa a ser objeto do direito internacional.

- Tribunal de Nuremberg (1945-1946): tribunal militar para punir os criminosos de guerra. Procedimentos básicos firmados pelo acordo de Londres (1945). O costume internacional foi utilizado como fundamento das condenações, apesar da polêmica aventada de retroatividade da lei penal.

- Nuremberg tem duplo significado para a internacionalização dos direitos humanos

(6)

A internacionalização dos Direitos Humanos:

- Criação de organizações internacionais aumenta a internacionalizãção dos DH’s

- Criação da ONU e de suas agências especializadas: nova ordem internacional

- Objetivos: artigo 1º da Carta (Decreto nº 19.841/1945):

“Artigo 1. Os propósitos das Nações unidas são:

1. Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim: tomar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou outra qualquer ruptura da paz e chegar, por meios pacíficos e de conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajuste ou solução das controvérsias ou situações que possam levar a uma perturbação da paz;

2. Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal;

3. Conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião; e 4. Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns”.

(7)

Organização da ONU:

Os principais órgãos foram estabelecidos no artigo 7º da Carta, quais sejam:

1. Assembleia Geral 2. Conselho de segurança

3. Corte Internacional de Justiça 4. Conselho Econômico e Social 5. Conselho de Tutela

(8)

1. Assembleia Geral

Composta por todos os estados-membros da ONU (art. 9.1). A função da AG está prevista no artigo 10º :

Artigo 10. A Assembléia Geral poderá discutir quaisquer questões ou assuntos que estiverem dentro das finalidades da presente Carta ou que se relacionarem com as atribuições e funções de qualquer dos órgãos nela previstos e, com exceção do estipulado no Artigo 12 [relativo ao Conselho de Segurança], poderá fazer recomendações aos Membros das Nações Unidas ou ao Conselho de Segurança ou a este e àqueles, conjuntamente, com referência a qualquer daquelas questões ou assuntos.

Quórum:

Questões importantes (art. 18.1) – 2/3 dos membros presentes e votantes

(9)

2. Conselho de Segurança

Sua função está prevista no art. 24 da Carta:

Artigo 24. 1. A fim de assegurar pronta e eficaz ação por parte das Nações Unidas, seus Membros conferem ao Conselho de Segurança a principal responsabilidade na manutenção da paz e da segurança internacionais e concordam em que no cumprimento dos deveres impostos por essa responsabilidade o Conselho de Segurança aja em nome deles.

Composição e quórum (arts. 23 e 27)

Membros permanentes - 5 Membros não permanentes - 10

Rússia, China, França, Reino Unido e EUA Eleitos a cada dois anos (art. 23)

Questões processuais Questões materiais

Voto afirmativo de nove membros

Voto afirmativo de nove membros, sendo

(10)

3. Corte Internacional de Justiça Órgão Judicial da ONU

Composta por 15 juízes. Possui competências:

a) Contenciosa: resolve conflitos trazidos por estados. Ex: “Whaling in the Antarctic (Australia v. Japan: New Zealand intervening).

b) Consultiva: dá opiniões consultivas a questionamentos feitos por órgãos da ONU ou agências qualificadas.

Funcionamento: previsto pelo Estatuto da Corte, anexo à Carta da ONU (art. 92). Todos os membros da ONU são membros da CIJ (art. 93.1).

4. Secretariado

“Artigo 97. O Secretariado será composto de um Secretário-Geral e do pessoal exigido pela Organização. O Secretário-Geral será indicado pela Assembléia Geral mediante a recomendação do Conselho de Segurança. Será o principal funcionário administrativo da Organização”

(11)

5. Conselho de Tutela

Hoje em dia tem função esvaziada, pois se destina a fomentar a descolonização e a autodeterminação dos povos.

6. Conselho Econômico Social

Composição: 54 membros eleitos pela AG (art. 61) Funções (art. 62):

Artigo 62. 1 . O Conselho Econômico e Social fará ou iniciará estudos e relatórios a respeito de assuntos internacionais de caráter econômico, social, cultural, educacional, sanitário e conexos e poderá fazer recomendações a respeito de tais assuntos à Assembleia Geral, aos Membros das Nações Unidas e às entidades especializadas interessadas. 2. Poderá, igualmente, fazer recomendações destinadas a promover o respeito e a observância dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos.

3. Poderá preparar projetos de convenções a serem submetidos à Assembléia Geral, sobre assuntos de sua competência.

4. Poderá convocar, de acordo com as regras estipuladas pelas Nações Unidas, conferências internacionais sobre assuntos de sua competência.

(12)

6. Conselho Econômico Social

Criação e abolição da Comissão de DH’s da ONU. Criação do Conselho de Direitos Humanos

Artigo 68. O Conselho Econômico e Social criará comissões para os assuntos econômicos e sociais e a proteção dos direitos humanos assim como outras comissões que forem necessárias para o desempenho de suas funções.

Comissão de DH’s: estabelecida em 1946. Extinta em 2006. Crise de credibilidade e profissionalismo (ex: Sudão era membro, embora houvesse conflitos em Darfur). Substituída pelo CDH, que tem 47 membros, eleitos diretamente pela AG e que devem obedecer a um critério explícito de cumprimento dos Direitos Humanos. É órgão subsidiário da AG.

(13)

Direitos humanos na Carta

Artigo 55. Com o fim de criar condições de estabilidade e bem estar, necessárias às relações pacíficas e amistosas entre as Nações, baseadas no respeito ao princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos, as Nações Unidas favorecerão:

a) níveis mais altos de vida, trabalho efetivo e condições de progresso e desenvolvimento econômico e social;

b) a solução dos problemas internacionais econômicos, sociais, sanitários e conexos; a cooperação internacional, de caráter cultural e educacional; e

c) o respeito universal e efetivo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.

(14)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948

- Definiu o elenco de Direitos Humanos e liberdades fundamentais. - Dignidade inerente da pessoa humana: a condição de pessoa é o único requisito para a aquisição de direitos.

- Indivisibilidade de direitos civis e políticos e econômicos e sociais.

Valor jurídico da declaração: foi adotada pela AG na forma de resolução (sem caráter vinculante)

- Caráter vinculante por ser a interpretação autorizada da Carta da

ONU – arts. 55 e 56: “Para a realização dos propósitos enumerados no Artigo 55, todos os Membros da Organização se comprometem a agir em cooperação com esta, em conjunto ou separadamente”

- Costume internacional / princípios gerais do Direito (incorporação nas constituições, resoluções da ONU, cortes nacionais)

(15)

Questões

AGU – CESPE/2009

Na Carta das Nações Unidas (Carta de São Francisco), admite-se que qualquer litígio seja resolvido por meio de conflitos armados, desde que autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Verdadeiro

(16)

Questões

TRF2 – CESPE/2011

Com relação à estrutura, ao funcionamento e aos princípios da ONU, estabelecidos na Carta das Nações Unidas, assinale a opção correta. a) Os membros da ONU, em regra, podem utilizar força militar para a resolução dos conflitos internacionais.

b) Não há dever de solidariedade entre os membros da ONU. c) O princípio da não intervenção não prejudica a aplicação de medidas coercitivas nos casos previstos na Carta

d) Os Estados que não são membros da ONU não têm obrigações na promoção da paz e da segurança internacionais

e) A ONU é embasada no princípio da igualdade orçamentária dos seus membros, de modo que todos devem custeá-la na mesma proporção.

(17)

Questões

DPE/RO – Vunesp/2017

Sobre a Carta das Nações Unidas, é correto afirmar:

a) assinada em São Francisco, em 26 de junho de 1945, criou o Conselho de Direitos Humanos, endossando a visão de que os direitos fundamentais são essenciais para a paz e o desenvolvimento das nações.

b) o Conselho de Segurança é composto de quinze membros das Nações Unidas. São membros permanentes: China, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Os demais são eleitos pela Assembleia c) a admissão de qualquer Estado como Membro das Nações Unidas será efetuada por decisão da Assembleia Geral, sem qualquer

interferência do Conselho de Segura

d) a Corte Internacional de Justiça foi criada como o principal órgão judicial das Nações Unidas, sendo composto por nove juízes

e) seus propósitos centrais são: (i) manter a paz e a segurança internacional; (ii) fomentar a cooperação internacional nos campos social e econômico; (iii) promover os direitos humanos no âmbito universal.

(18)

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

5.06.4 - Para deslocamento de área, você tem que adicionar os códigos de deslocamento, como uma ligação normal para outro DDD ou DDI frente do número de telefone celular, Exemplo

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Partindo do pressuposto que os docentes precisam promover um ensino eficiente, contextualizado e interdisciplinar, com a utilização de novas metodologias de

Espera-se, todavia, que a implantação do Tribunal Penal Internacional Permanente seja responsável pela adoção de regras mais claras e concretas, pois, como se percebe, há

“O Direito Internacional Humanitário é o conjunto de normas internacionais, de origem convencional ou consuetudinária, especificamente destinado a ser aplicado

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones