• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE PAULISTA SEPI SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SARAH ANDRADE CARNEIRO AC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE PAULISTA SEPI SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SARAH ANDRADE CARNEIRO AC"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

SARAH ANDRADE CARNEIRO AC1710563

Projeto Integrado Multidisciplinar I

PAPELARIA AMÉRICA

RIO BRANCO – AC 2017

(2)

SARAH ANDRADE CARNEIRO AC1710563

Projeto Integrado Multidisciplinar I

PAPELARIA AMÉRICA

RIO BRANCO – AC 2017

(3)

RESUMO

Este trabalho tem objetivo acadêmico, de um projeto fictício, onde apresentamos uma empresa, onde aplicamos os conhecimentos adquiridos pela Universidade Paulista e por meios de pesquisa em livros e internet, a fim de ampliar os conhecimentos acadêmicos, profissionais e elaborar um projeto focado na disciplina aprendida. A empresa fictícia é a PAPELARIA AMÉRICA, uma empresa no setor de Armarinho e Papelaria.

Palavra - chave: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

(4)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 05 2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 06 2.1 DADOS DA EMPRESA 06 2.1.1 MISSÃO 06 2.1.2 VISÃO 07 2.1.3 VALORES 07 2.2 POLÍTICAS 08 2.3 SETOR ECONÔMICO 08 2.3.1 CONCORRÊNCIA 08 2.4 SEGMENTOS DO MERCADO 08 2.4.1 EMPREGADOS 09 2.4.2 FORNECEDORES 09 3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 10

3.1 PERFIL DO ADMINISTRADOR DA EMPRESA 10

3.2 ORGONOGRAMA 11

3.3 FLUXOGRAMA 12

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 13

CONCLUSÃO 14

(5)

1. INTRODUÇÃO

Todo empreendedor sonha em ver sua empresa alcançar o sucesso, ter retorno de lucros a médio prazo e fidelizar seus clientes. Isso é possível sim, mas para isso acontecer, é necessário além de entusiasmo ter muita determinação, organização e um bom plano de negócios embaixo do braço.

O Plano de Negócios pode ser chamado de "A Bíblia do Empreendedor", é uma peça de grande importância, pois é por meio dele que o empresário pode calcular os riscos e os benefícios que seu negócio vai enfrentar. Identificar as melhores oportunidades e saber como aproveitá-las.

Inicialmente, este trabalho, apresenta a contextualização do histórico da de uma empresa fictícia, a Papelaria América, onde consta a definição do tema, mostrando sua missão, visão, cliente, fornecedores, organograma, fluxograma e por fim relatando os possíveis problemas que a empresa possa estar enfrentando nesse momento.

Esse relatório vem permitir aplicar o conteúdo teórico, e assim na condição de aluno obter mais conhecimentos durante a aplicação prática de tudo que foi visto em sala de aula.

(6)

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 2.1. DADOS DA EMPRESA

Armarinho e Papelaria América teve início de sua atividade em 2016 no Estado do Acre. Está situada no endereço Estrada Adalberto Torres, 947, Bairro da Paz, Rio Branco – AC, conta com 1 funcionária, que faz o atendimento na loja.

2.1.1 MISSÃO

A finalidade da Missão em uma empresa é mostrar o objetivo pela qual ela foi criada, e isso deve ser explicado de forma clara, concisa e em poucas palavras. A missão da empresa diz respeito a um comprometimento que ela honra para com seus clientes, seus colaboradores e a sociedade em si.

Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo. ”(DRUCKER, 2011).

Existem diversas concordâncias entres vários autores a cerca do que a Missão significa no âmbito empresarial, Peter Drucker, 2011 menciona que a missão é traçar metas e meios para alcança-las, e Phillip Kotler, 2005, enfatiza como sendo a bussola invisível que a empresa dá a seus colabores para guia-los dentro de seus objetivos:

“Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.” (KOTLER, 2005)

Prover soluções com o compromisso de obter resultados positivo com base na qualidade do trabalho, sempre com respeito, honestidade, fidelidade, e ética, é a missão da Papelaria América.

(7)

2.1.2 VISÃO

A visão trata da excelência da empresa e tem função de estimular os colaboradores, além de definir qual a razão de existência daquela instituição e o que ela deseja conquistar no futuro. Na prática é para muitos empresários um grande desafio definir realmente qual a visão da sua empresa, aonde ela quer chegar, o que ela quer conquistar? Isso é fácil dizer, desde que a empresa tenha total certeza do lugar que ela ocupa bem como sua importância para o desenvolvimento social e econômico.

Segundo Costa (2007),

“o conceito de visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da auto-imagem da organização: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista.”

A visão da Papelaria América é garantir um atendimento de alta qualidade, trabalhando com o que há de mais moderno e seguro em tecnologia, com diversidade de produtos para escritório e informática.

2.1.3 VALORES

Valores dizem respeito ao comportamento que toda empresa demonstra quer seja com seus colaboradores ou com seus clientes, seriam os princípios éticos que aquela empresa adota e exige que sejam cumpridos entre todos que fazem parte dela. Se os empregados conhecem os valores que aquela empresa prega, é natural que eles irão padronizar para dentro do seu comportamento habitual, explica Tamayo (1998);

“Valores organizacionais são princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a condutas ou metas organizacionais desejáveis, que orientam a vida da organização e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou ambos.” (TAMAYO, 1998)

Trabalhar com idoneidade, seriedade e respeito ao cliente, proporcionando atendimento personalizado.

(8)

2.2 POLÍTICA

Satisfazer as exigências e necessidades de seus clientes, oferecendo produtos e serviços, bons preços, excelente atendimento, garantindo assim satisfação. Uma empresa com uma boa política garante sem dúvidas crescimento e estabilidade.

2.3 SETOR ECONÔMICO

Conforme a CNAE, Classificação Nacional de Atividades Econômicas – Subclasses (2009), a avaliação em que se dá o enquadramento do empreendimento, pela descrição da atividade, a Papelaria América abrange o setor de comércio, que define assim seu trabalho sendo então varejista do comércio de artigos de papelaria.

2.3.1 CONCORRÊNCIA

Os fatores por quais a Papelaria enfrenta diariamente, exige que a mesma esteja sempre inovando à medida que aumentam as exigências dos consumidores e isso não é tarefa ara ser realizada a longo prazo. A concorrência no comércio varejista é muito acirrada, o que pede dos pequenos empresários mais atitude e habilidade para identificar oportunidades e possíveis riscos futuros, podendo assim se antecipar e se manter sempre competitiva.

A empresa vai competir por qualidade, com vendas por telefone, pois os concorrentes já estão nesse mercado por muito tempo de forma que já conseguiram uma boa carta de clientes. Assim estão em busca de uma corrida justa sem trapaça, buscando fidelizar os clientes.

2.4 SEGMENTO DE MERCADO

O segmento de papelaria recebe uma grande demanda no período de volta as aulas, entre os meses de janeiro a março. O empreendedor deve estar preparado antes desse período, buscando bons fornecedores, e avaliando preços, prazos e formas de pagamento. Depois desse período o negócio se volta para a parte de material de escritório e não mais escolar, então é quando a procura cai e a empresa precisa ter um plano alternativo para driblar essa diminuição na procura dos produtos pelos clientes.

(9)

2.4.1 EMPREGADOS

A empresa não pode aumentar o quadro de pessoal enquanto não tiver certeza da satisfação dos clientes. A partir do momento que tivermos certeza que o negócio é viável que teremos um retorno e que a procura está aumentando ainda que a curtos passos, começaremos o processo de contratação mediante a necessidade da empresa, desde pessoas para o atendimento, estoque, limpeza, até o entregador de produtos em domicilio. No momento a Papelaria além do proprietário tem mais duas funcionárias, uma para realizar as demandas da parte administrativa da empresa, bem como compras e pagamentos e a segunda é responsável pelo atendimento da Papelaria América, serviços diversos, estoque, cadastro de produtos e limpeza.

2.4.2 FORNECEDORES

A empresa conta com os fornecedores: Xerox, Tilibra, Estabilo, Paper Mate, Credeal, Faber Castel dentre outros. Empresas essas que está há anos nesse segmento de mercado e líderes no que diz respeito à qualidade dos produtos que oferecem. Então só vem agregar valor ao que a Papelaria América pretende oferecer a seus clientes. Prazos para pagamento, disponibilidade dos produtos e entrega dentro do tempo estipulado, bem como os custos de frete são quesitos importantes para escolha dos fornecedores.

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Desde muito antigamente que a comunicação é fator primordial para estabelecer relações. A comunicação de uma pessoa para outra, assim como a compreensão da mensagem transmitida, pode ser entendida como comunicação. No caso de não compreensão, é sinal de que a função da comunicar não foi efetivada. Dentro de uma empresa é muito importante que a comunicação seja feita de forma coesa e coerente, para que não gere falha nos resultados finais entre líderes e colaboradores.

O objetivo da comunicação é levar uma mensagem ao seu destinatário, esses objetivos tendem a variar conforme sua maneira de interpretação, entretanto, o objetivo de um fluxo comunicacional deve sempre ser voltado para a organização, e não para os interesses ou valores pessoais.

(10)

3.1 PERFIL DO ADMINISTRADOR DA EMPRESA

Consta em Drucker (2006) a respeito do perfil do administrador diz que, ele é peça chave para qualquer empresa dentro da economia competitiva, e o desempenho desse profissional é que vai ditar o caminho que o negócio irá tomar ao longo de sua existência. Áreas como Recursos Humanos, Marketing e finanças com grande distinção de atividades recebe um administrador diferente e em muitas empresas a mesma pessoa executa os três papéis.

A atuação do administrador requer uma boa formação, para que assim como foi dito antes ele possa atuar em todas as áreas administrativas. Drucker (1998) nos mostra que o conhecimento é a chave para interligar todos os segmentos, é o elo que existe dentro da administração que faz com que estes profissionais estejam dia após dia pronto para enfrentar, o mercado competidor, novo tendências de mercado, criticas e elogios.

As experiências adquiridas serão sempre necessárias em qualquer segmento que o administrador possa trabalhar, em momentos áureos assim como em tempo de crise, o preparo que ele tem em toda sua vida profissional vai trazer mais eficiência e eficácia em sua liderança.

Para compor o quadro de responsáveis pela administração da Papelaria América foi avaliado o perfil de colaborador, analisando o que cada um tinha a oferecer, como habilidade, conhecimento e experiência. Características essas importantes para iniciar qualquer negócio, assim a empresa não corre o risco de falir antes do prazo determinado.

(11)

2.6 ORGANOGRAMA

Segundo DOLABELA (2006), o organograma representa as funções dentro da empresa, pessoas e suas relações hierárquicas, passivas de serem alteradas conforme a empresa cresce ao longo do tempo.

Analisando o organograma da Papelaria, podemos ver que ela está dividida em três setores, a diretoria, o administrativo e operacional, que seria a atendente da papelaria.

O organograma serve para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou as distribuições dos setores e unidades funcionais. Podemos constatar na figura abaixo que, a empresa adota uma organização funcional simples. Diretoria Atendimento Gerência Administrativa/Compr as

(12)

2.6.1 FLUXOGRAMA

O fluxograma representa graficamente como se dá a troca de informações em uma empresa e os elementos que o compõem.

Na verdade, uma organização não terá apenas processos complexos, atividades que exijam alto grau de discernimento. Haverá, certamente, um número expressivo de processo e tarefas especificas de uma unidade qualquer. E isso se repetira em outras unidades (ARAUJO, 2012, p.365).

Na Papelaria América o cliente tem total acesso a todos os produtos, e se houver alguma dúvida poderá contar com a ajuda do atendente, que lhe mostrará as opções caso o produto esteja disponível na prateleira ou estoque.

Planejamento

Decisão

Controle

Diretoria •

Pagamentos

Compras

Faturamento

Administração •

Atendimento

Estoque

Serviços

Gerais

Operacional

(13)

3 A INFORMÁTICA COMO ALIADA NO RAMO EMPRESARIAL

Uma empresa ser informatizada não significa que ela saber usar corretamente os recursos que a ciência da computação oferece. Sendo assim, uma pergunta se faz necessária: do que adianta termos o melhor computador, o software mais caro se ele não produz informação rápida e confiável para a tomada de decisão? Toda empresa deve saber aproveitar ao máximo as informações que um bom sistema informatizado pode lhe oferecer, através de relatórios gerenciais para que em cima deles decisões importantes sejam todas.

Uma empresa que faz bom uso da informática sabe quanto de seus clientes, que te compraram nos últimos 12 meses que representam 80% de sua venda, também sabe quantos clientes não compraram no ano anterior, quantos estão há mais de dois meses sem aparecer na loja. Então é a partir de informações assim que a Informática pode vir a ser uma aliada em uma empresa.

(14)

CONCLUSÃO

Por meio desse trabalho é possível detectar todo o planejamento estratégico para criação e execução do empreendimento, ainda que a empresa em estudo seja fictícia.

É difícil ter a atenção do próprio empreendedor da Papelaria América, é comum que cada vez mais os funcionários fiquem a frente de tudo, ainda que seja uma empresa formada por um grupo familiar, eles acabam por exercerem outras funções em outros empreendimentos.

Inicialmente percebemos alguns fatores que tanto podem trazer lucros como ser barreiras para o sucesso do negócio, pontos esses que estão facilmente possíveis de serem contornados, basta apenas que sejam revisados os pontos iniciais que deram o pontapé para o início do empreendimento.

De forma geral o resultado é satisfatório, percebemos a persistência, busca de oportunidade e iniciativa, qualidade, busca de informação, por parte dos colaboradores. As implementações seguidas pela empresa de modo geral são positivas, que podem garantir a ela um bom posicionamento no mercado competitivo, estar sempre atenta as mudanças de tendências é fator chave para qualquer empresário nos dias de hoje. E não deixar de lado, a observação minuciosa ao que está sendo oferecido pelos concorrentes.

Durante a realização deste relatório, temos a oportunidade de obter informações e conhecimentos, trazendo a teoria para a prática e conferindo o quanto é importante o alinhamento de processos e ações tomadas e as suas consequências no ramo empresarial.

(15)

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Edmir Netto de. Curso de Direito Administrativo. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

COSTA, E. A., Gestão estratégica, Da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. Ed. São Paulo: SARAIVA, 2007. 424p

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. ed. rev. e atual. São Paulo : Editora de Cultura, 2006.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de janeiro: Elsevier, 2007.

DRUCKER, Peter F., A Administração na Próxima Sociedade. NOBEL: 2006. KOTLER, Plilip KELLER, Kevin Lane: Administração de Marketing. 12ª Edição, São Paulo: PEARSON, 2005.

Manual de Orientação para o Desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar I, Curso Segurança no Trabalho.

Manual Geral do Projeto Integrado Multidisciplinar

TAMAYO, A. Valores Organizacionais: sua relação com satisfação no trabalho, cidadania organizacional e comprometimento afetivo. Revista de Administração. São Paulo, v. 33, n. 3, p. 56-63, 1998.

VALERIANO, Dalton L., Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos. São Paulo: MAKRON Books, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Considere um escoamento numa secção "A" de um tubo de 2.5 mm de diâmetro interior com as características hidrodinâmicas correspondentes a escoamento laminar totalmente

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

A) O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. C) As participações de debêntures, empregados, administradores e partes

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da