• Nenhum resultado encontrado

O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NAS PUBLICAÇÕES FINEDUCA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DE 2015 E 2016.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NAS PUBLICAÇÕES FINEDUCA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DE 2015 E 2016."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NAS PUBLICAÇÕES

FINEDUCA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DE 2015 E 2016.

Rosana Nadja Silva Rego Regner1 Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade

Orientador: Marcelo Nunes Dourado Rocha2 Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos - UFBA

Resumo

Este trabalho constitui-se uma revisão de 112 trabalhos dos Anais da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), nos eixos I e III. O objetivo foi caracterizar as publicações e investigar as abordagens relacionadas ao financiamento do ensino superior. A pesquisa foi exploratória e bibliográfica e teve como fonte de dados as edições de 2015 e 2016 dos anais disponibilizados no site da associação. O resultado revelou que dentre os trabalhos estudados, predominam aqueles relativos ao tema financiamento da educação básica. Entre as abordagens relacionadas com a educação superior estiveram presentes de análises de políticas governamentais e as relações de competência entre Estado e Mercado na oferta e financiamento da educação.

Palavras-chave: Financiamento da educação superior. Publicações Acadêmicas e Científicas.

FINEDUCA.

INTRODUÇÃO

O tema financiamento da educação tem despertado grande interesse na comunidade acadêmica e científica nos últimos anos e o volume de publicações sob a temática tem sido elevado. Frente a isso, os eventos destinados à promoção do debate da temática ganham cada vez mais importância, pois incluem entre seus propósitos a organização e posterior disponibilização de trabalhos acadêmicos, científicos e de outras naturezas, a fim de que possam subsidiar os tomadores de decisões das políticas públicas.

Neste contexto, a Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação, FINEDUCA, surge com o objetivo contribuir para que os poderes públicos garantam a

1E-mail: rosana.regner@ufba.br

2 Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Prof. Milton Santos da Universidade Federal

da Bahia (IHAC/UFBA) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/IHAC/UFBA)

(2)

2 realização do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social.

Desde sua primeira edição a FINEDUCA tem publicado Anais com os trabalhos sobre o tema financiamento da educação e carreira docente, resultantes dos seus encontros. Suas publicações são classificadas em três eixos: Políticas de financiamento para a educação básica e superior; Planos, Carreira e remuneração de Professores e; Relação público-privado no financiamento da educação.

O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar as principais abordagens relacionadas ao financiamento do ensino superior presente nas publicações das edições do III e IV dos Anais do FINEDUCA. A hipótese foi de que havia a predominância do interesse pelo estudo das temáticas relacionadas ao financiamento do ensino básico em detrimento do ensino superior.

A escolha da temática, justificou-se pela importância que o financiamento da educação superior pública representa para redução das desigualdades sociais e econômicas do país. Ela está inserida em um quarto do grupo de metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e os desafios relacionados ao cumprimento dessas metas passa inevitavelmente pelas políticas públicas relativas ao seu financiamento.

Metodologia

A Pesquisa foi do tipo exploratória bibliográfica, e realizada a partir dos Anais 3° Encontro FINEDUCA, Políticas Públicas de Financiamento da Educação: desafios e perspectivas nos

Planos Educacionais e; Anais 4° Encontro FINEDUCA, Financiamento da educação no

Brasil: avanços e impasses.

A tabulação dos 112 trabalhos dos eixos I e III, foi realizada com inclusão dos títulos, nome de autores, resumos (quando disponível), ano de publicação e eixo temático. A partir daí, de acordo com um modelo adaptado de (GOMES, et al, 2007), as publicações foram categorizadas quanto ao nível de ensino e conteúdo abordado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nas edições do evento de 2015 e 2016 foram publicados 172 artigos no Anais, distribuídos conforme segue: O terceiro encontro foi realizado em 2015 na cidade de Gramado – Rio Grande do Sul. Os trabalhos nesta edição foram classificados em três eixos temáticos, com um total de 91 artigos: 44, no eixo I financiamento da educação básica e superior; 31 no eixo II - “Planos, Carreira e Remuneração do Magistério” e 16 no terceiro e último eixo - Relações entre os

(3)

3 setores público e privado no financiamento da educação; O quarto encontro, realizou-se em 2016, na cidade de São Paulo - capital, sob o tema Financiamento da educação avanços e impasses. Os trabalhos nesta edição foram classificados em três eixos temáticos, com um total de 81 artigos: 34, no eixo I financiamento da educação básica e superior; 29 no eixo II - “Carreira” e 18 no terceiro e último eixo – “Público e privado”.

Eixo/ Edição do Evento 2015 2016 Subtotal

I - financiamento da educação básica e superior 44 34 78 II - Planos, Carreira e Remuneração do Magistério 31 29 60 III - Relações entre os setores público e privado 16 18 34

Total 91 81 172

Elaborado pela autora a partir – Fonte Anais do Fineduca.

Nota-se que o eixo que mais publicou das duas edições analisadas foi o I, Financiamento da educação básica e superior, observando-se também que, de 2015 para 2016 houve uma pequena redução no número de trabalhos publicados, em todos os eixos.

Considerando a delimitação em apenas os artigos que discorrem sobre o financiamento da educação superior, utilizou-se o critério de pertinência temática para a exclusão de 60 artigos no eixo II das duas edições, os quais tratam especificamente do Planos, Carreira e Remuneração do Magistério. Com isso, dos 172 artigos totalizados nas duas edições, restaram 112 artigos. Desses resumos e ou títulos foram lidos e selecionados 23 trabalhos, 15 que ou incluíram em sua abordagem os dilemas do financiamento nesse nível de ensino e 7 que abrangiam de maneira genérica o tema.

Eixo/ Edição do Evento 2015 2016 Subtotal

I - financiamento da educação básica e superior 44 34 78 III - Relações entre os setores público e privado 16 18 34

(4)

4

Quanto ao nível educacional

Elaboração própria – fontes Anais do 3° e 4° encontros Fineduca

Dos 112 artigos das edições de 2015 e 2016, inseridos nos eixos I e III, 90 trabalhos discorriam da educação básica, 15 trabalhos da educação superior e 7 abordavam em outros temas correlatos.

Voltados para a educação básica, conforme verifica-se, o número de publicações representou aproximadamente 80%. Já o financiamento da educação superior aparece especificamente em 15 dos resumos expandidos, além de estarem contemplados indiretamente na categoria outros, cujo número de publicações totalizou 7 trabalhos. Ou seja, a temática específica representou apenas aproximadamente 13% das publicações.

Quanto ao conteúdo abordado

No âmbito da educação básica, as temáticas foram variadas, com destaque ao estudo das políticas dos Fundos de Financiamento, em especial o FUNDEB, a limitação de recursos, a educação infantil e suas correlações com a política de creches, instituída pelo programa Brasil Carinhoso.

Na dimensão o financiamento da educação superior, foram identificadas duas principais abordagens que se reiteravam. Entre os 15 trabalhos que se referiram ao assunto estiveram: as análises de políticas governamentais, com 8 trabalhos e, a relação de competência entre Estado e o Mercado na oferta e financiamento da educação, com 07 trabalhos.

Abordagem Ano Subtotal

2015 2016

Análise de políticas governamentais 3 5 8

0 20 40 60 80 Educação básica Educação Superior Outros

Nível de ensino / Eixo

temático

eixo I Eixo III

0 50 100 Educação básica Educação Superior Outros

Nível de Ensino / Ano de

Edição

(5)

5

Relação de competência entre Estado e Mercado 4 3 7

Total 7 8 15

Análise de políticas governamentais - Neste grupo as abordagens discutiam: O cumprimento do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020), as políticas de expansão do ensino, tanto nas instituições federais como estaduais, o Programa de investimento em Assistência Estudantil (PNAES), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Relação de competência entre Estado e Mercado - Já discussão da relação entre o público (Estado) e o privado (Mercado), situou-se em 7 dos 15 artigos, foram incluídos nas temáticas: políticas governamentais de incentivos grupos privados, com destaque as críticas às destinações de recursos público via PROUNI aos empresários da educação, estudos de caso sobre os contratos de gestão e concessão de setores e serviços públicos ao setor privado, com financiamento público.

O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR

Para além da problemática ligada à análise dos recursos destinados às instituições públicas, alguns trabalhos apontaram que no Brasil o dilema do financiamento da educação superior pública agrava-se também em função de alguns mecanismos, como programas como o PROUNI, no qual recursos públicos deixam de ser arrecadados, ou o FIES, onde os recursos que em tese deveriam ser ressarcidos, muitas vezes não serão pagos e muitas instituições privadas acabam sendo indiretamente financiadas por alunos com tal benefício. Essa disparidade entre o investimento do Estado entre o público e o privado também pode ser considerada como argumentação no estudo da análise do perfil governamental e duas políticas de financiamento. Somando-se a isso desafios postos para que sejam atingidas as metas 12, 13 e 14 do PNE 2014-2024 são grandes se comparamos a realidade em 2014 e a projeção para 2024. Sobretudo em relação à meta 12: Elevar a Taxa bruta de matrícula (matrículas totais/população 18-24 anos) de 34,2 para 50%; Elevar a Taxa líquida de matrícula (matrículas 18-24 anos/população 18-24 anos) de 17,7 para 33%; Ampliar a participação das instituições públicas de ensino superior nas novas matrículas 5,5 para 40%.

(6)

6

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os trabalhos publicados nos Anais do 3° e 4° encontros evidenciaram a predominância de estudos voltados a educação básica, foram aproximadamente 80% dos trabalhos, com prevalência de temáticas relacionadas ao Fundos de Financiamento (FUNDEB) e elas políticas de financiamento da educação infantil. As discussões sobre o financiamento do ensino superior foram limitadas a apenas cerca de 13%. Essa disparidade por estar relacionada à temática geral de edição do evento, contudo motiva o estimulo para ampliação do debate do financiamento do ensino superior. Destacando que o Brasil ainda apresenta um déficit educacional no ensino superior relacionado dentre outros aspectos à sua tardia implantação das instituições ensino superior e sua estrutura elitizada ao longo de muitos anos. Portanto, os desafios postos para que sejam atingidas as metas 12, 13 e 14 do PNE 2014-2024 são grandes e o fortalecimento do debate através de eventos como o FINEDUCA contribuem significativamente.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Mensagem de Veto. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: 2001. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm >. Acesso em: 9 jun. 2017. _____ Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior. Disponível em

http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 20 junho 2017. Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA. 3, 2015. Gramado. Anais do 3º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. 1657 p.

Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA, Financiamento da Educação no Brasil: Avanços e Impasses. 4, 2016. São Paulo. Anais do 4º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA. São Paulo: Milarts Editora, 2016. 1565 p.

GOMES, Candido Alberto et al. O financiamento da educação brasileira: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 23, n. 1, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

The case studies show different levels of problems regarding the conditions of the job profile of trainers in adult education, the academic curriculum for preparing an adult

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

introduzido por seus orifícios e daí se descarrega no difusor secundário e depois no difusor principal, e a seguir para o coletor de admissão e cilindros... 8-C