• Nenhum resultado encontrado

LABORATÓRIO ANÁLISE. MANUAL DE COLETA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LABORATÓRIO ANÁLISE. MANUAL DE COLETA."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 1 de 18 LABORATÓRIO ANÁLISE.

MANUAL DE COLETA. MAN.01

TÍTULO: MANUAL DE COLETA

Edição Análise Crítica Aprovação

Data: Data: Data:

ASS.: ASS.: ASS.:

NOME: Rozileide Agostinho NOME: Rozileide Agostinho NOME: Marcelo Villar

FUNÇÃO/CARGO: Controle de Do-cumentos e Dados

FUNÇÃO/CARGO: Gerência da Qualidade

FUNÇÃO/CARGO: Conselho Dire-tor

É proibida a reprodução parcial ou total deste documento. Cópias extras, quando necessárias, devem ser solicitadas a Gerência da Qualidade.

(2)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 2 de 18 1.0 Objetivo:

Estabelecer procedimentos para a coleta de material biológico.

2.0 Aplicação:

Coleta em geral.

3.0 Definições:

Flebotomista: Profissional do laboratório que tem como função coletar amostras biológicas de di-versas naturezas.

AB: (Amostra Biológica e/ou Material Biológico) Corresponde ao material fornecido pelo cliente. Exemplos: sangue, fezes, urina, raspados, secreções, líquidos corporais, esperma, escarro e fragmen-tos de tecidos.

4.0 Descrição:

4.1 Procedimento detalhado:

O Flebotomista deve identificar o cliente, conferir documento, questionar o preparo (quando neces-sário aplicar Termo de Anuência, Anexo 01 e fazer registro do mesmo no sistema informatizado); Identificar os tubos e/ou recipientes das AB’s a serem colhidas com etiqueta em código de barras e

os tubos devem ser devidamente rubricados e mostrados ao cliente;

Posicionar o paciente, fixar o garrote, escolher o local da punção, folgar o garrote;

Limpar o local da punção, fixar o garrote para fazer a punção, Ancorar a veia, penetrar a veia, liberar o garrote;

Quando o cliente possui mais de um exame solicitado e estes exames necessitam de materiais dife-rentes que devem ser coletados em recipientes difedife-rentes, deve-se obedecer a uma seqüência para co-leta dos materiais para que não haja contaminação dos aditivos de um tubo para outro, o que ocasio-na grandes alterações em alguns parâmetros aocasio-nalíticos.

Preencha os tubos apropriados respeitando a seguinte seqüência de acordo com os exames a serem coletados:

Frascos de hemocultura (Homogeneizar vagarosamente);

Tubo seco sem aditivo ou ativador de coágulo, tampas vermelha, (tubo de vidro), branca ou azul

marinho (no additive);

Tubo com aditivo citrato tampa azul: homogeneizar por inversões de 5 a 8 vezes vagarosamente; Tubo soro com aditivo, tampa vermelha, ou com gel separador,

tampa amarela ou vermelha: homogeneizar por inversões de 5 a 8 vezes vagarosamente;

Tubo heparina ,tampa azul escuro (trace heparina de sódio), ou tampa verde( heparina de lítio) - ho-mogeneizar por inversões de 5 a 8 vezes vagarosamente;

Tubo EDTA tampa roxa EDTA K2 ou K3 e tubo tampa roxa clara (ppt plasma) - homogeneizar por inversões de 5 a 8 vezes vagarosamente;

(3)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 3 de 18

Tubo Fluoreto (tampa cinza): homogeneizar por inversões de 5 a 8 vezes vagarosamente;

Ao retirar o tubo deve ser feita a homogeneização (por inversão), de acordo com o tubo utilizado; Liberar o tubo da agulha;

Retirar a agulha do braço do paciente e aplicar pressão no local da punção; Colocar curativo (blood stop);

Após a coleta informar a data provável para o resultado, bem como informar da opção de resultado via internet.

Ao identificar que se trata de amostras sinalizadas como urgência, os tubos devem ser marcados com etiqueta de cor verde disponível no setor.

Ao final solicitar que o cliente responda a pesquisa de satisfação.

No caso de coleta com seringa:

Proceder assepsia como indicado no item anterior;

Fazer a sucção puxando o êmbolo da seringa para trás lentamente; Retirar a agulha do braço do cliente;

Aplicar pressão no local da punção;

Retirar a agulha da seringa e descartar em local apropriado; Transferir o sangue para os tubos previamente identificados;

Fazer homogeneização dos tubos invertendo-os no mínimo cinco vezes; Checar o braço do cliente para assegurar-se que o sangramento parou; Colocar o adesivo (blood stop);

Liberar o cliente.

OBS: Verificar observações gerais no final deste manual. Instruções para coleta especial:

Curva Glicêmica:

Adotar o mesmo procedimento descrito no procedimento detalhado, item 4.1, com as seguintes res-salvas: Ao receber o cliente na sala de coleta e conferir os seus dados e nome, realizar teste de gli-cemia capilar. Se o resultado for maior que 140mg/dl, suspender o exame. Caso o resultado esteja dentro da normalidade, hidrolizar o cliente para facilitar as coletas seguintes.

Em casos normais:

Etiquetar os tubos especificando qual a amostra (1ª Amostra – basal 2ª Amostra – 30 minutos, 3ª Amostra – 60 minutos e 4ª Amostra – 90 minutos e 5ª amostra - 120 minutos). Para a coleta prolon-gada pode chegar até 300 minutos, ou nos tempos de acordo com o critério do médico.

Ao preparar a solução de glicose (Dextrosol), instruir o cliente de como se processará o exame, quanto tempo será necessário para a sua realização, informar também que deverá permanecer em je-jum, em repouso se, sair do laboratório e não fumar no intervalo.

(4)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 4 de 18 Caso o cliente sinta algum desconforto comunicar ao setor técnico para providências;

Pedir ao paciente que beba a solução de glicose sem intervalo e que aguarde. Dirigir-se até o relógio e verificar a hora e minutos marcando o tempo e anotando nas etiquetas.

Colher o sangue de 30 em 30 minutos ou de acordo com a prescrição médica.

Micológico de pele, pêlos, unhas e couro cabeludo:

Adotar o mesmo procedimento descrito no passo a passo, item 4.1 com as seguintes ressalvas: prepa-ro do paciente, perguntar se houve uso de antimicóticos orais no período de um mês ou antimicóticos tópicos no período de uma semana antes do exame. O local do exame não pode ter sido lavado no dia do exame.

Em seguida preparar o material: suporte, lanceta e identificar a lamina com a etiqueta em código de barras. Ao observar o local da lesão, especificar na etiqueta que estará fixada na lamina. Coletar o material fazendo uma raspagem sempre nas bordas. As escamas cutâneas podem ser raspadas usan-do-se a lâmina da Lanceta e ser recolhidas em seguida com a lamina. Para a amostra de unhas infec-tadas, raspa-se mais profundamente, onde é mais provável encontrar elementos micóticos. Os pêlos potencialmente infectados podem ser obtidos cortando-se com uma tesoura e então retirados com a raiz usando uma pinça. Após a coleta, descartar a lâmina da Lanceta.

Pesquisa de fungos em secreção purulenta:

Perguntar se houve uso de antimicóticos orais no período de um mês ou antimicóticos tópicos no pe-ríodo de uma semana antes do exame. Em caso de lesões supuradas da pele e tecidos subcutâneos profundos, onde o pus está localizado dentro do abscesso ou eliminado de tratos sinusais profundos, deve ser aspirado com agulha e seringa estéreis. Quando se usa swab para coletar a amostra, deve ser obtido o material da profundidade da ferida, sem tocar nos bordos cutâneos adjacentes.

Cultura de orofaringe:

Adotar o mesmo procedimento descrito no passo a passo, item 4.1, com as seguintes ressalvas: este tipo de coleta deve ser realizado obrigatoriamente com o uso de luvas e máscara. Preparar o material, swabs de algodão estéreis e abaixador de língua. Preferencialmente o paciente não deve ter escovado os dentes recentemente ou estar sob a ação de antibióticos ou desinfetantes orais e nasais. Para evitar a ocorrência de vômitos, é aconselhável que esteja em jejum.

Cultura, microflora, pesquisa de fungos, trichomonas, gardenerella, em secreção:

Adotar o mesmo procedimento do item 4.1 com as seguintes ressalvas: preparar o material: lâmina, espéculo, swab de algodão estéril e identificar com a etiqueta em código de barras; passar o swab pe-las bordas da vagina, quando a mulher for virgem. Para mulheres não virgens usa-se o espéculo e re-aliza-se a coleta no endocervice. Quando o médico solicitar a coleta na uretra, deve-se realiza-la com um swab.

(5)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 5 de 18

Fazer o esfregaço, quando for o caso, e logo após o swab deve ser submerso em caldo enriquecido imediatamente evitando assim que toque em qualquer outro local e que haja contaminação.

Obs: deve ser aplicado o questionário Anexo 02. A cliente não deve fazer asseios no dia do exame.

Pesquisa de Clhamydia, cultura para gonococos, micoplasma, ureaplasma, captura híbrida para: HPV, Gonococos e Clamydia em secreção feminina:

Adotar o mesmo procedimento do item 4.1 com as seguintes ressalvas: preparar o material: lâmina, espéculo, escova ginecológica estéril, identificar as lâminas com o número do paciente, Pedir à paci-ente que retire a roupa e deite-se na bancada em posição ginecológica, usa-se o espéculo e realiza-se a coleta no endocervice, passar a escova genicológica no endocervice, fazendo uma descamação su-perficial das células, fazer o esfregaço.

Obs: deve ser aplicado o questionário Anexo 02.

Coleta de secreção masculina:

Adotar o mesmo procedimento do item 4.1 com as seguintes ressalvas: Uso obrigatório de luvas e máscaras;

Preparar o material swab de algodão estéril, lâminas indicadas para cada tipo de exame, i-dentificando com as etiquetas de código de barras;

Pedir que o cliente apóie a glande do pênis. Para facilitar a coleta, introduza o swab lenta-mente, faça o esfregaço, quando for o caso e logo após o swab deve ser imerso em caldo en-riquecido a fim de evitar contaminação.

Citologia nasal:

Pedir ao paciente que assoe a secreção nasal, usando um guardanapo como proteção. Logo introduza o swab na narina, girando suavemente contra a parede da fossa nasal na parte superior da mesma. Ao retirar o swab confeccionar o esfregaço.

Coleta de secreção de ouvido:

Adotar o mesmo procedimento descrito no item 4.1 com as seguintes ressalvas: introduzir devagar e com cuidado o swab no ouvido do paciente, evitando pressionar demasiadamente ou profundamente, girar o swab e ao retirá-lo evitar a contaminação tocando em outras áreas. Fazer lâminas de esfrega-ços, quando for o caso.

(6)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 6 de 18 Exames realizados totalmente pelo pessoal da coleta:

Existem alguns exames, onde a responsabilidade do pessoal da coleta é absoluta, são os exames to-talmente feitos na coleta. É de grande importância que sejam bem colhidos e elaborados, de outra forma, os resultados obtidos não corresponderão às necessidades diagnósticas.

Coagulograma:

Iniciar o procedimento normal como descrito no procedimento detalhado. O coagulograma é realiza-do parcialmente pelo pessoal da coleta. Os exames feitos são: Fragilidade Capilar, Tempo de San-gramento e Tempo de Coagulação. Após a identificação, preparar o material: lanceta, agulha e serin-ga descartável, algodão com álcool, papel filtro, cronômetro, serin-garrote e algodão. Estes devem ter os resultados lançados imediatamente no sistema informatizado e a etiqueta com identificação do cliente colada em caderno específico, caso haja necessidade de conferência dos resultados.

Fragilidade capilar ou prova do laço:

Após o término da coleta de sangue, no outro braço do paciente, deve-se observar se existem pontos vermelhos; caso exista, anota-se o número de pontos existentes, garroteia este braço do paciente para realização da prova do laço, que deve durar 05 minutos. Se forem verificados após o garroteamento pigmentos vermelhos no local, anotar o número de petéquias.

Tempo de sangramento:

Desinfetar a face lateral da polpa digital do dedo anular ou o lóbulo da orelha do paciente, com algo-dão, álcool a 70% e deixar secar ou usar algodão seco. Fazer uma incisão horizontal com lanceta es-téril, descartável na borda do dedo ou do lóbulo.

Após a incisão, retirar com uma tira de papel filtro o sangue que for afluindo da incisão, a cada 30 segundos a partir do momento que surgiu a primeira gota, até a parada total do sangue. Normalmente o diâmetro da mancha de sangue no papel de filtro vai diminuindo até desaparecer.

O resultado do exame é o tempo que leva para estancar o sangramento. Os valores normais vão de 1 a 4 minutos.

Tempo de coagulação:

No momento em que aparece a primeira gota de sangue o flebotomista deve disparar o cronômetro, então, este tubo de ensaio deve ser aquecido na mão durante 5 min ininterruptos depois observar a cada minuto anotando o tempo final após ocorrer à coagulação.

Tuberculina Purificada (PPD) – Reação de mantoux: Material:

Seringa de 1 mL, algodão com álcool e Antígeno para PPD.

(7)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 7 de 18

Fazer a anti-sepsia do local a ser aplicado (antebraço) com algodão e álcool. Aspirar com a seringa 0,1 ml do antígeno. Firmar o antebraço onde será injetado com uma das mãos e com o dedo indica-dor e polegar dessa mão, distender a pele ligeiramente para cima e no sentido longitudinal do braço. Anotar no sistema em que braço do paciente foi aplicado o antígeno e o dia em que o mesmo deverá

retornar ao laboratório para que seja feita a leitura, o Flebotomista também deverá explicar ao paci-ente que ele deverá retornar dentro de 72 horas para que a leitura possa ser realizada.

Conservação/Estabilidade do kit: Durante a utilização do kit deve ser utilizada agulha esteriliza-da/descartável para evitar a contaminação e para garantir a sua estabilidade, logo após o uso deve ser mantida continuamente entre 2 e 8°C, podendo ficar estável por até 3 semanas ( rastreabilidade do kit pode ser evidenciada em planilha controle do POA.DCO.04).

Obs.: Informar ao cliente para não coçar, não apertar, não usar sabonete ou perfume no local da aplicação.

Leitura:

No caso do PPD deve-se ler a enduração e anotar no sistema no campo observação para que posteri-ormente o setor de digitação lance em resultados.

4.2 EXAMES COM PREPAROS ESPECIAIS PARA COLETA: PSA:

Para todas as idades, jejum necessário mínimo de 03 horas; Informar uso de medicamentos;

Abstinência sexual de 48 horas;

Após toque retal e ultrassonografia transretal aguardar três dias para realização da coleta; Não ter praticado equitação, exercício físico em bicicleta (ergométrica ou não) e não ter

an-dado de motocicleta nos dois últimos dias.

PROLACTINA:

Para todas as idades, jejum necessário mínimo de 03 horas; Informar uso de medicamentos;

O cliente deve fazer repouso de pelo menos 20 minutos antes da coleta.

CORTISOL:

Informar uso de medicamentos;

Jejum mínimo de 8 horas para coleta da manhã e 3 horas para coleta da tarde; Coleta da manhã: entre 7h e 8h30

(8)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 8 de 18 ESPERMOGRAMA:

Abstinência sexual de 2 a 7 dias, ou conforme orientação médica; Informar uso de medicamento;

Para realização deste exame é necessário marcação prévia; A coleta somente poderá ser realizada no laboratório;

No caso de cliente vasectomizado, não será necessário a abstinência sexual;

A perda de parte do material leva a resultados incorretos. Caso isso ocorra o cliente deve re-petir a coleta com novo período abstinência.

SUMÁRIO DE URINA:

Informar uso de medicamentos;

Não estar em uso de cremes vaginais, caso esteja, aguardar por 7 dias após o fim do uso do medicamento para realização da coleta.

Não colher em período menstrual; aguardar 5 dias após término do mesmo; Deve ser realizada assepsia antes da coleta de urina;

Colher preferencialmente a 1ª urina da manhã, se não for possível, colher após retenção de 4 horas;

Desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio;

Levar o material ao laboratório no período máximo de até duas horas após a coleta.

CULTURA DE URINA:

Informar uso de medicamentos. Em caso de uso de antibiótico, aguardar 7 dias após o termi-no do medicamento.para realização da coleta;

Não colher em período menstrual; aguardar 5 dias após término do mesmo; Desprezar o primeiro jato de urina, coletar o jato médio;

Deve ser realizada assepsia antes da coleta; Colher amostra em material estéril;

Levar o material ao laboratório no período máximo de duas horas após a coleta.

SANGUE OCULTO:

Jejum não necessário;

Informar uso de medicamentos; Não colher em período menstrual;

Não fazer uso de bebidas alcoólicas e aspirina 48 horas antes da realização do exame.

(9)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 9 de 18 Informar uso de medicamentos;

Colher o material (fezes) em recipiente estéril;

Levar o material ao laboratório no máximo 30 minutos após a coleta.

COLETA URINA 24H:

Informar uso de medicamentos;

Ao acordar, esvaziar totalmente a bexiga, desprezando esta urina e anotar o horário;

A partir dai, colher rigorosamente todas as micções completas (inclusive período da noite e madrugada), até a manhã seguinte no horário correspondente ao horário que desprezou a 1ª micção da véspera;

Não realizar exercícios físicos durante a coleta;

Entregar o material no laboratório no mesmo dia que terminar a coleta com prazo máximo de 4 horas;

A urina deve ser refrigerada desde o inicio da coleta;

O material deve ser coletado em frasco fornecido pelo laboratório.

Evitar realizar a coleta em dias nos quais haja mudança nos seu hábitos, como dietas, exercí-cio físico, estresse etc;

Não ingerir bebidas alcoólicas ou vitaminas por no máximo 72h antes e durante toda a coleta do material.

CPK:

Jejum não necessário;

Informar uso de medicamentos;

Não realizar atividades físicas 72 horas antes da coleta.

COLETA DE ESCARRO:

Deve ser colhido pela manhã ao se levantar, antes da higiene oral e em jejum; Lavar várias vezes a boca com água pura;

Colher material após esforço de tosse, evitando presença de saliva.

SECREÇÃO URETRAL:

Informar uso de medicamentos, caso seja antibiótico, aguardar 7 dias após o fim do uso do mesmo para realização do exame;

Não utilizar medicamentos tópicos nas ultimas 24h que antecedem o exame; Abstinência sexual de 24h;

(10)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 10 de 18 CULTURA DE OROFARINGE:

Não usar medicamento tópico nas últimas 12 horas que antecedem a coleta; Não entrar em uso de antibióticos;

Não escovar os dentes, nem beber água antes da coleta; Realizar a coleta em jejum alimentar.

CULTURA DE NASOFARINGE:

Coleta de secreção nasal;

Não está em uso de medicamentos no nariz ou em uso de antibióticos.

CLEARANCE DE CREATININA:

Informar uso de medicamentos;

Seguir instruções de coleta de urina de 24 horas;

Comparecer ao laboratório para coleta de sangue no mesmo dia da entrega da urina; Informar peso e altura ao laboratório;

O material deve ser conservado em local refrigerado e colhido em 24h.

MICOLÓGICO E CULTURA PARA FUNGOS:

Não lavar o local no dia da coleta.

Não está usando de antifúngico ( tópico: aguardar 15 dias; oral; aguardar 30 dias ou confor-me orientação médica).

Se tiver em uso de pomadas e cremes comuns, lavar e realizar a coleta no dia seguinte. Não estar usando esmalte a pelo menos 3 dias que antecedem a coleta.

CULTURA DE SECREÇÃO VAGINAL:

Não está em uso de antissépticos locais, cremes vaginais ou antibióticos. Caso esteja aguar-dar por 7 dias após o fim do uso do medicamento para realização da coleta.

Abstinência sexual de pelo menos 48 h;

Não ter realizado exames ginecológicos (preventivo e ultrassonografia), em caso afirmativo aguardar 4 dias para realização de exames;

Não realizar asseio no dia da coleta, caso contrário, aguardar 4h para realizar a coleta.

COLETAS DE SECREÇÃO VAGINAL

1) ECTOCÉRVICE, FUNDO DE SACO VAGINAL, COLO DE ÚTERO

Gardenerella:

I. Pesquisa de Gardenerella (PGG): Fazer 2 lâminas em círculo com auxílio de escova cervical ou swab.

(11)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 11 de 18 II. Cultura de Gardenerella (CUG): Colher em meio Stuart.

Trichomonas:

I. Pesquisa de Trichomonas (PTC): Em tubo com 4 gotas de salina descarregar a

es-cova cervical.

Fungos:

I. Pesquisa de Cândida (PNC): Fazer 2 lâminas em círculo com auxílio de escova cer-vical ou swab.

II. Cultura de Fungos (CPF): Colher em meio Stuart.

Streptococcus:

I. Cultura de Streptococcus (CSA): Colher em meio Stuart.

Bactérias em geral:

I. GRAM: Fazer 2 lâminas em círculo com auxílio de escova cervical ou swab. II. Cultura de Bactérias (CULBAC): Colher em meio Stuart.

II. Cultura de Secreção Vaginal (CVG): Colher em meio Stuart.

2) ENDOCÉRVICE

Gonococos:

I. Pesquisa de Gonococos (PGO): Fazer 2 lâminas em círculo com auxílio de escova cervical.

II. Cultura para Gonococos (CGO): Colher em meio Stuart.

III. Captura de Gonococos (CA1): Colher em Kit Digene (Tubete com escova cervical).

Chlamydia:

I. Chlamydia Imunofluorescência (CLAM): Fazer 2 lâminas em círculo com auxílio de swab.

II. Chlamydia por PCR/Neisseria (CLPCR): Colher em Kit Chlamydia PCR (cor laran-ja) com auxílio de swab.

III. Captura de Chlamydia (CAC): Colher em Kit Digene (Tubete com escova cervical). Ureaplasma e Micoplasma:

I. Cultura de Micoplasma (MICOP)/ Cultura de Ureaplasma (CPU): Colher em tubo

R1 com auxílio de swab.

HPV:

I. Captura para HPV (CAP): Colher em Kit Digene (Tubete com escova cervical). Não realizar asseio no dia da coleta; em caso de ter feito asseio, aguardar 4 horas.

(12)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 12 de 18 CULTURA DE SECREÇÃO PERIANAL:

Não está em uso de antisépticos locais ou cremes vaginais e não está em uso de antibióticos; Caso esteja em uso de antibióticos, aguardar por 7 dias para realização da coleta;

Não realizar asseio no dia da coleta;

PARASITOLÓGICO DE FEZES (TFT):

Abra o tubo com cuidado para não derramar o líquido conservante; Colete apenas a quantidade que preencha a pá que vem no tubo coletor;

Coloque as fezes no tubo de forma que o volume total (junto com o líquido conservante) não ultrapasse a faixa de tolerância marcada no tubo (6 ml). Apenas uma pazinha cheia é o sufi-ciente. No caso de fezes diarréicas coloque em um frasco limpo e transfira com a própria pazinha para o tubo coletor. Nõa deixe também que o volume total ultrapasse a faixa de tole-rância (6ml).

Feche o tubo coletor e agite bem até obter uma mistura homogênea.

Caso o médico tenha solicitado mais de uma amostra, devem ser coletadas em dias alterna-dos (ou conforme orientação médica) e todas devem ser entregues ao laboratório Análise de uma só vez. Podendo ser mantido em casa, pois o líquido conservante retira o odor;

Por causa do conservante as amostras podem ficar fora da geladeira, em temperatura ambi-ente por até 15 dias;

Caso permaneça no tubo coletor metade do líquido (3 ml), ainda é possível fazer análise do material. Contudo, o ideal é ter cuidado para não deixar vazar o líquido conservante.

Observações gerais:

Não será necessário jejum para exames de colesterol, HDL,LDL,VLDL e triglicerídeos; Exame de glicose entre outros, jejum obrigatório de 8 a 10 horas.

Jejum para crianças:

Menor de 1 ano: mínimo de 4 horas; De 1 a 5 anos: mínimo de 6 horas; Maior que 5 anos: mínimo de 8 horas;

Exame de glicose pós prandial: colher 2 horas após o inicio do almoço, café ou conforme orientação médica;

(13)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 13 de 18

Não ultrapassar jejum de 14 horas (jejum prolongado pode causar alterações nos resultados de al-guns exames);

Em caso de ingestão de álcool, é recomendável colher após 72 horas;

Demais exames, solicite orientação do seu médico ou consulte o laboratório.

Quando o Flebotomista não consegue colher todo o material depois de tentar mais de uma vez, este deve informar a distribuição, indicando dados do paciente e nome(s) do(s) exame(s) faltante(s); Quando o Flebotomista colhe material e tem dúvida se a amostra será viável para a realização do e-xame, este deve solicitar ao cliente que aguarde consultar o analista de setor envolvido, se a amostra estiver adequada, retornar a cabine e dispensar o cliente, caso contrário tentar coletar novamente em comum acordo com o cliente, seguir fluxo normal de trabalho.

5.0 Anexos:

Termo de Anuência;

Questionário para coleta feminina; Questionário para espermograma;

Questionário para Beta HCG Quantitativo.

6.0 Referências:

Henry, John Bernard H. D., editores Associados 195. Diagnósticos Clínicos e Tratamento por méto-dos Laboratoriais – USA.

Confederacion Latino Americana de Bioquímica Clínica, Panamericana Editorial Médica 1995. Me-joria de La Calidad, México D F.

Control-Lab, Coleta de Material no Laboratório Clínico, Editor Control-Lab, 1a Ed. RJ.

7.0 Natureza das Alterações:

NATUREZA DAS ALTERAÇÕES

REVISÃO NATUREZA DAS ALTERAÇÕES

01 Retirado anexo 02 registro de exames realizados na coleta.

02 Inclusão do anexo: Questionário para coleta feminina.

03

Inclusão dos anexos: Questionário para espermograma e Beta HCG Quantitativo.

Alteração da responsabilidade na aprovação do documento. Inclusão do item coleta de secreção masculina.

04 Incluído no item 4.1 a informação sobre o termo de anuência; Incluído nos procedimentos detalhados a identificação da amostra de

urgência com etiqueta de cor verde.

Incluída seqüência de tubos para a coleta de amostras. Adequação do anexo 03 questionário para espermograma.

(14)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 14 de 18

05 Inclusão das instruções de preparo fornecidas ao cliente.

06 Inclusão das instruções de conservação do kit de tuberculina PPD, instruções para coleta de parasitológico de fezes e inclusão das

ori-entações de coleta secreção vaginal.

07 Atualização das instruções de preparo fornecidas ao cliente e exclu-são do exame Shistosomina.

(15)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 15 de 18 ANEXO 01

TERMO DE ANUÊNCIA

NOME DO CLIENTE:

N.º DO RECIBO: DATA:

Alertado pelo Instituto Análise de Pesquisas Clínicas Ltda. de que:

( ) Estou com o preparo inadequado às condições técnicas especificadas para o (s) exames(s) solicitado(s).

( ) Jejum excedente ao limite máximo de 14 horas ( ) Jejum inferior a 12 horas

( ) As amostras coletadas por mim estão inadequadas às condições técnicas especificadas para o(s) exame(s) solici-tado(s).

Estou ciente de que os resultados finais podem apresentar alterações e que, na impossibilidade de realização dos mesmos, será solicitada nova coleta.

Desejo, mesmo assim, que se proceda à execução do(s) exame(s).

Motivo: ( ) URGÊNCIA ( ) SOLICITAÇÃO MÉDICA ( ) SOLICITAÇÃO DO CLIENTE

___________________________________ Assinatura do Cliente.

(16)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 16 de 18 ANEXO 02

COLETA FEMININA

NOME DO CLIENTE:

Nº DE O.S: DATA:

O preenchimento correto desse questionário é imprescindível para a confiabilidade do exame a ser realizado.

Está usando algum medicamento? ( ) Não Sim ( ) __________________ É virgem?

( ) Não ( ) Sim

Não sendo virgem, está com pelo menos 2 dias de abstinência sexual? ( ) Não ( ) Sim

Data da última menstruação? ____ /____/_____

Fez o preventivo, colposcopia e ultrassom nos últimos 4 dias? ( ) Não ( ) Sim

Usou creme vaginal nos últimos 7 dias? ( ) Não ( ) Sim

Fez asseio antes da coleta? ( ) Não ( ) Sim

Técnica responsável pela coleta: _________________________________

(17)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 17 de 18 ANEXO 3

QUESTIONÁRIO PARA ESPERMOGRAMA

NOME DO CLIENTE:

IDADE: ESTADO CIVIL: NÚMERO DE FILHOS

Nº DE O.S: DATA:

O preenchimento correto desse questionário é imprescindível para a confiabilidade do exame a ser realizado.

Quantos dias de abstinência sexual (sem relação sexual ou masturbação)?______________________ Qual a frequência média de relações sexuais?_____________________________________________ Faz uso de bebida alcoólica? ( ) SIM ( ) NÃO

Doenças anteriores: ( ) Caxumba, ( ) Hérnias, ( ) Diabetes, ( ) Varicocele, ( )hipertensão,( )Infecções Urinárias de repetição: Outras: _________________________________________________________ Motivo do exame:

( ) Pré nupcial ( ) Infertilidade conjugal ( ) Dor nos testículos ( ) Traumatismo testicular ( ) Dor na ejaculação ( ) Infecção

( ) Controle pós vasectomia ( cirurgia para não ter filhos) Há quanto tempo? ____________________ Outros:____________________________________________________________________________ Está em uso de medicamento? ( ) SIM ( ) NÃO

Qual (is) medicamento (s)?__________________________Há quanto tempo?___________________ Técnico (a) responsável pela aplicação do questionário: _____________________________________ OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Ao colher o material, é importante que todo volume ejaculado seja colocado dentro do frasco; se houver perda de material, principalmente do 1º jato, invalida a realização do exame.

(18)

Código: MAN.01 Revisão: 08 Página 18 de 18 ANEXO 04

QUESTIONÁRIO BETA QUANTITATIVO

NOME DO CLIENTE:

Nº DE O.S: DATA:

O preenchimento correto desse questionário é imprescindível para a confiabilidade do exame a ser realizado.

Data da última menstruação: ________/___________/____________ Duração do ciclo menstrual (dias):_____________________________

Já houve ameaça de aborto? ( ) Não ( ) Sim, se sim qual a data?___________________________ Está fazendo controle de Mola (Hidatiforme)? ( ) Não ( ) Sim

Está em uso da medicação Pregnil? ( ) Não ( ) Sim

Técnica responsável pela coleta: ________________________________

Referências

Documentos relacionados

Ao propor como objetivo da pesquisa a qual é, analisar produção e aplicação de atividades de uma SD e a partir dessa análise investigar como a formação inicial do professor de

Foram considerados como mais relevantes, e optou-se neste trabalho, pelos seguintes itens da NBR ISO 14001:2015: política ambiental, levantamento de aspectos e

Um menor número tanto de geadas totais como de geadas fortes ocorre, na maioria das estações, mais em meses de El Niño para junho, em meses neutros para julho e para agosto, em

Sendo assim, a utilização de modelos didáticos surge como uma importante ferramenta para proporção de um ambiente prazeroso para o processo de ensino-aprendizagem, já que aguça

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Algumas sementes e castanhas vão ficar só nessa etapa de hidratação pois já passaram por um processo térmico no caso de algumas castanhas e nozes, outras sementes descascadas

Com os resultados foi possível identificar que as sementes com menor tamanho apresentaram maior intensidade de dormência; as sementes de tamanho médio demonstraram maior