• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 H/A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 H/A"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS CÓDIGO: ?????

CURSO: DIREITO SEMESTRE: DÉCIMO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 H/A CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 H/A PROFESSOR RESPONSÁVEL: PROF. ESP. VALÉRIA CORREA SILVA FERREIRA

1) EMENTA

Conceito. Evolução Histórica: do Estado Liberal ao Estado Social-Democrático e as três gerações/dimensões dos Direitos Humanos. Principais características: universalidade, imprescritibilidade, indisponibilidade, indivisibilidade. Direitos Humanos na Constituição de 1988. Incorporação dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos na ordem constitucional brasileira: posicionamentos doutrinários e posição do STF. Proteção internacional dos Direitos Humanos: sistema internacional global e sistemas regionais. Sistema Interamericano: Convenção Americana de Direitos Humanos, Comissão e Corte Interamericanas de Direitos Humanos. O Brasil e a Corte Interamericana: análise dos principais casos.

2) OBJETIVOS

O aluno deverá compreender os direitos humanos como elementos limitativos e diretivos do poder estatal, além de fator de relativização da soberania nacional. Também entender a influência dos tratados internacionais de direitos humanos no ordenamento interno, e como o Brasil se submete ao direito internacional. Analisar os sistemas de proteção internacional dos direitos humanos, inclusive por meio de jurisprudência das Cortes Internacionais.

3) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Direitos Humanos: 1.1. Conceito; 1.2. Direitos humanos versus direitos fundamentais; 1.3. Características; 1.4. Breve evolução histórica: primeira, segunda e terceira dimensões de direitos; 1.5 Eficácia vertical e horizontal.

2. A Constituição de 1988 e os Direitos Humanos. 2.1. Inovações da Constituição de 1988 na afirmação dos Direitos Humanos; 2.2. Hierarquia dos tratados internacionais dos Direitos Humanos na Constituição de 1988 2.2.1. Hierarquia de lei federal; 2.2.2. Hierarquia de norma

(2)

supralegal; 2.2.5. Posicionamento do Supremo Tribunal Federal. 2.3.5 Teoria do controle de convencionalidade das leis.

3. Direito internacional dos Direitos Humanos: 3.1. Conceito; 3.2. Precedentes históricos: Direito Humanitário, Liga das Nações e Organização Internacional do Trabalho; 3.3. O pós-segunda guerra mundial: criação da ONU, tribunal de Nuremberg e a globalização dos Direitos Humanos.

4. Sistema internacional global de proteção dos direitos humanos: 4.1. Sistema global e sistemas regionais; 4.2. Estrutura normativa do sistema global. 4.3: Tribunal Penal Internacional.

5. Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos: 5.1. Estrutura normativa do sistema interamericano; 5.2. Comissão Interamericana; 5.3. Corte Interamericana; 5.4. Análise de jurisprudência internacional.

4) ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Com vistas a atingir os objetivos propostos, as aulas serão desenvolvidas utilizando-se das seguintes estratégias:

Aulas expositivas empregando: quadro branco, retro-projetor e PowerPoint; Estudos dirigidos em sala de aula;

Estudo de Casos.

5) AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

SE

M

E

ST

RE

NOTA TIPOS DE AVALIAÇÃO VALOR

NB I

PROVA 8,00

OUTROS: SEMINÁRIOS, TRABALHOS DE PESQUISA, RELATÓRIOS, RESENHAS, ETC.

2,00

TOTAL 10,00

(3)

OUTROS: SEMINÁRIOS, TRABALHOS DE PESQUISA, RELATÓRIOS, RESENHAS, ETC.

2,00

PROJETO INTERDISCIPLINAR 2,00

TOTAL 10,00

MÉDIA FINAL (NB1+NB2/2) >= 7,0

5.1 - AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

É realizada no início do período letivo e tem por objetivo identificar a presença ou ausência de habilidades e/ou pré-requisitos necessários à disciplina, identificar as causas de possíveis dificuldades na aprendizagem, utilizando como instrumentos pré-teste ou discussão de temas pertinentes ao conteúdo da disciplina em conjunto com os alunos.

5.2 - AVALIAÇÃO FORMATIVA

Durante o processo de aprendizagemserão utilizados instrumentos tais como: exercícios, discussões em sala de aula, seminários, resenhas, questionários, provas formais, trabalhos de pesquisa, a fim de identificar o desempenho dos alunos esuas dificuldades de aprendizagem. Esta avaliação permitirá a continuidade ou o redimensionamento do processo de ensino. 5.3 - AVALIAÇÃO SOMATIVA

Tem por objetivo classificar os alunos de acordo com os desempenhos apresentados. É realizada através da quantificação de notas com vistas a classificar os alunos como aprovado ou dependente. Os instrumentos mais utilizados serão: provas, seminários, questões orais, etc.

6) SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO

A partir dos resultados das avaliações formativas (realizadas ao longo do período letivo), estabelecer-se-á um sistema de recuperação, através de trabalhos extras, apresentação e argüições, entre outros.

7) RECURSOS NECESSÁRIOS 7.1 - HUMANOS

(4)

7.2 – FÍSICOS: Biblioteca. 7.3 – MATERIAIS

Livros didáticos, Projetor de multimídia, computador, retro projetor, etc. 8) BIBLIOGRAFIA

8.1 - BÁSICA

[1] PIOVESAN, Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

[2] RAMOS, André de Carvalho. Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

[3] WEIS, Carlos. Direitos Humanos Contemporâneos. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

8.2 – COMPLEMENTAR

[1] BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. [2] COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação histórica dos Direitos Humanos. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

[3] JOSÉ, Caio Jesus Granduque. Construção existencial dos direitos humanos. Editora CRV. 2012

[4] MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Controle RAMOS, André de Carvalho.Processo Internacional dos Direitos Humanos. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012. JOSÉ, [5] PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 7ª ed. São Paulo: Savaria, 2014.

9) CRONOGRAMA

As aulas serão desenvolvidas ao longo do período letivo, preferencialmente conforme o cronograma abaixo descrito.

Semana Descrição das Aulas

1

Apresentação da disciplina, discussão do Plano de Ensino com os alunos e Avaliação Diagnóstica: Interação com os alunos para identificar o nível de conhecimento.

(5)

2 1. Direitos Humanos: 1.1. Conceito; 1.2. Direitos humanos versus direitos fundamentais; 1.3. Características;

3 1. Direitos Humanos: 1.3. Características;

4

1. Direitos Humanos: 1.4. Breve evolução histórica: primeira, segunda e terceira dimensões de direitos e tipos de direitos humanos; 1.5 Eficácia vertical e horizontal.

5

2. A Constituição de 1988 e os Direitos Humanos: 2.1. Inovações da Constituição de 1988 na afirmação dos Direitos Humanos; 2.2. Hierarquia dos tratados internacionais dos Direitos Humanos na Constituição de 1988: 2.2.1. Hierarquia de lei federal; 2.2.2. Hierarquia de norma constitucional formal e material;

6

2. A Constituição de 1988 e os Direitos Humanos: 2.2.3. Hierarquia supraconstitucional; 2.2.4 Hierarquia supralegal; 2.2.5. Posicionamento do Supremo Tribunal Federal.

7 2. A Constituição de 1988 e os Direitos Humanos: 2.3.5 Teoria do controle de convencionalidade das leis

8

3. Direito internacional dos Direitos Humanos: 3.1. Conceito; 3.2. Precedentes históricos: Direito Humanitário, Liga das Nações e Organização Internacional do Trabalho; 3.3. O pós-segunda guerra mundial: criação da ONU, tribunal de Nuremberg e a globalização dos Direitos Humanos.

9

3. Direito internacional dos Direitos Humanos: 3.1. Conceito; 3.2. Precedentes históricos: Direito Humanitário, Liga das Nações e Organização Internacional do Trabalho; 3.3. O pós-segunda guerra mundial: criação da ONU, tribunal de Nuremberg e a globalização dos Direitos Humanos.

10 4. Sistema internacional global de proteção dos direitos humanos: 4.1. Sistema global e sistemas regionais; 4.2. Estrutura normativa do sistema global. 11 4. Sistema internacional global de proteção dos direitos humanos: 4.1.

(6)

12 4. Sistema internacional global de proteção dos direitos humanos: 4.1. 4.3: Tribunal Penal Internacional

13 5. Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos: 5.1. Estrutura normativa do sistema interamericano;

14 5. Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos5.2. Comissão Interamericana;

15 5. Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos:.3. Corte Interamericana;

16 5. Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos :5.4. Análise de jurisprudência internacional.

17 5. Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos : 5.4. Análise

de jurisprudência internacional.

18 5. Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos :5.4. Análise de jurisprudência internacional.

19 Revisão

Referências

Documentos relacionados

Estimulam a resposta imunológica e contribuem como células efetoras para a lise celular. Podem-se tornar citolíticos para células tumorais por fatores de ativação produzidos

Nesse sentido, a Hermenêutica possui uma função insubstituível para o Direito; qual seja: promover uma interpretação profunda nas decisões judiciais, na ordem

Gráfico I.1 Volume global do Sistema de Liquidação Interbancária (SPGT e SICOI) 16 Gráfico I.2 Valor global do Sistema de Liquidação Interbancária (SPGT e SICOI) 16 Gráfico

Na opinião de Sonnenwald (2008), a colaboração científica pode ser definida como a interação que facilita não só a realização de tarefas, mas, também, o compartilhamento do

1.6. O cronograma de realização deste Processo Seletivo Simplificado – PSS, previsto no Anexo V deste Edital, está sujeito a eventuais alterações, devidamente motivadas e

As expressões físicas da história política da Alemanha tornaram-se, pois, os temas mais explorados pela indústria do Turismo, cujas ações vão a reboque da própria

Tendo o El Niño como referência, apresente uma consequência socioambiental decorrente da influência desse fenômeno para a população na região Sul do território brasileiro e

O presente trabalho procurou observar como se processa a evolução da capacidade da memória operatória ao longo do desenvolvimento humano, comparando, entre si, os grupos