Viagem de estudo extraordinária

Share "Viagem de estudo extraordinária"

Viagem de estudo extraordinária

No dia 11 de outubro fomos a uma viagem de estudo a Alcobaça. -Primeiro fui à fábrica de cristal chamada Atlantis.

Eu aprendi que as matérias-primas do cristal são: a areia, o óxido de chumbo, carbonatos e potássios. O cristal é aquecido no forno a 1.450º ou 1.800º, para se poder moldar, depois retira-se a caota que é a parte de cima, limpa-se muito bem, fazem-se desenhos com toda a

delicadeza e em último põe-se a marca. Eles colocam 30% de chumbo ou mais. É muito brilho! O cristal é um produto caro mas muito bonito!

Esta fábrica começou em 1946 mas chamava-se Crisal, depois de 14 anos começou a chamar-se Atlantis, porque era o nome de uma peça de cristal muito conhecida. Fomos ao Museu da Fábrica que tinha peças de cristal lindíssimas, como uma caravela, umas mini estátuas e também uma caixinha de licores para viagem. No fim comprei um copinho.

Depois fomos ao Mosteiro de Alcobaça.

O Mosteiro de Alcobaça foi fundado no dia 8 de Abril em 1153, e quem o mandou construir foi o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques!

Na igreja havia os túmulos de D. Pedro e Dona Inês de Castro.

D. Pedro era Português e Dona Inês de Castro era Castelhana. O pai de D. Pedro não gostava de D. Inês de Castro pois era Castelhana. Quando D. Pedro estava ausente, o seu pai mandou matar Dona Inês de Castro. D. Pedro chegou e teve uma desilusão, pois a sua amada estava morta. Procurou os homens que o tinham feito e tirou-lhes o

coração pelas costas com tanta raiva, e deu uma dentada em cada um dos corações. D. Pedro casou com Dona Inês já morta.

Nos túmulos os pés estão virados um para o outro, para que quando acordarem olhem logo para quem gostam. Lá também viviam os monges de Çister. À refeição um subia ao púlpito para ler partes da Bíblia. No mosteiro havia também um jardim lindíssimo, que tinha uma fonte ao pé para atirar moedas e pedir um desejo.

A seguir almoçámos e fomos para o Mosteiro da Batalha também conhecido por Mosteiro da Santa Maria da Vitória.

Ao pé da porta de entada vimos uma estátua do Santo Condestável, o Nuno Álvares Pereira.

O Mosteiro da Batalha foi mandado construir por causa de uma vitória numa batalha e quem o mandou construir foi D. João I.

A mulher de D. João I era Dona Filipa de Lencastre. No túmulo, eles estão os dois de mão dada. Os monges que lá viviam eram os monges Dominicanos. A roupa deles chamava-se Hábito. Também na Igreja havia vitrais lindíssimos com flores de muitas cores. Estava também o túmulo de Mateus Fernandes (o arquiteto), e de Martins Gonçalves de Maçada que salvou D. João I na batalha de Aljubarrota.

Por fim vimos a cerimónia de encerramento da tropa com soldados verdadeiros junto ao túmulo do soldado desconhecido.

Como a fome já apertava fomos jantar pizzaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

No dia 12 de Outubro fomos à Fábrica Frubaça. A Frubaça é uma fábrica de fruta.

Em primeiro fomos ver como se fazia o sumo. As maçãs são lavadas, depois trituradas, e passadas por um passador para retirar o sumo das maçãs, passava por um filtro, e depois ia para recipientes grandes e refrigerados. Por fim o sumo é engarrafado e as garrafas vão para uma máquina de pressão e só depois se põem as etiquetas. A polpa que sobra vai para os animais! De seguida fomos ver como eram tratadas as maçãs para serem vendidas. Quando vêm do pomar vão para câmaras frigoríficas. A funcionária mostrou-nos uma maçã chamada maçã reineta parda. Fomos a uma casinha onde vimos as maçãs a serem lavadas, secadas e só depois iam para uma máquina de Raio-X para ver se estavam boas por dentro. A mesma funcionária também nos mostrou uma maçã siamesa (que eram duas pegadas). As maças pequeninas vão para sumo, e as maiores vão para venda. E por fim bebemos sumo de maçã.

Depois fomos ao Museu da Cerâmica. No museu estava uma estátua de Zé Povinho que é uma personagem criado por Bordalo Pinheiro e que representa o povo. Também vimos uma flor que se chamava brincos de princesa, vimos animais a fingir no jardim que serviam de bancos.

Entrámos na casa do museu que tinha mais de 100 anos e as peças que lá estavam tinham mais de vinte anos. Vimos castiçais, pratos, jarros, estátuas etc…

Fomos almoçar ao Mc Donald’s e logo a seguir fomos ao Museu das Faianças Bordalo Pinheiro.

A funcionária mostrou-nos várias obras de Arte de Rafael Bordalo Pinheiro, como o Barrigas, várias rãs, cavalos, etc…-Tudo lindíssimo! E depois fomos comprar lembranças.

Já no Museu José Malhoa vimos estátuas da história da Paixão de Cristo, feitas por Rafael

Bordalo Pinheiro. Ele demorou 12 anos a fazê-las e já têm 100 anos.

Fomos a uma sala onde só tinha obras de José Malhoa, e a professora mandou escolher a que mais gostávamos e eu escolhi o Retrato da Menina Laura Sauvinet.

Entrámos numa sala com estátuas gigantes muito originais feitas por Francisco Franco!

Comprei uma lembrança que era um livro com a história do museu!

Fomos para o autocarro e seguimos viagem para Beja.

Adorei a minha visita de estudo!

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

a) Caso a entidade pretenda desistir, na totalidade, do acordo efetuado com o DESP, deverá notificá-lo, com antecedência mínima de vinte dias, por correio eletrónico ou

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

Com relação a ampliação foraminal, segundo o estudo de Yaylali et al em 2017, o qual avaliou a incidência de dor pós-operatória em 70 pacientes submetidos ao

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

As práticas de gestão passaram a ter mais dinamicidade por meio da GIDE. A partir dessa mudança se projetaram todos os esforços da gestão escolar para que fossem

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de