• Nenhum resultado encontrado

Oratório familiar. 9º ANO Catequese introdutória. As grandes decisões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Oratório familiar. 9º ANO Catequese introdutória. As grandes decisões"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Oratório familiar

9

º ANO

| Catequese introdutória

(2)

A família reúne-se no seu «Oratório familiar». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. De qualquer modo, a cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside (sugere-se que seja o adolescente) e são necessários 2 leitores. Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras. Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte jaculatória é rezada por todos ao mesmo tempo e repete-se três vezes:

Sagrado Coração que tanto nos amais, fazei que Vos ame sempre e cada vez mais. [3 vezes]

Então, o adolescente que preside explica o sentido da celebração:

O início da nossa vida é o momento das grandes decisões. Por um lado, há as opções escolares e profissionais: é preciso estudar, é preciso escolher um curso, é preciso pensar no que queremos ser no futuro. Por outro lado, há as opções de fundo, aquelas que marcam a nossa vida, que dizem quem somos e que tipo de pessoa somos, independentemente do que estudamos ou do emprego que temos. Que opções são essas? Para os cristãos, as opções de fundo são: a opção pelo amor em vez do ódio, a opção pelo serviço em vez do poder arrogante, a opção pela verdade e a humildade em vez da vida feita de aparências. Essas são as opções dos cristãos porque são as opções de Jesus Cristo. Também Ele, no início da Sua vida pública, teve de enfrentar este

(3)

dilema: como realizar a Sua missão, com humildade, mansidão e serviço ou aproveitando-Se do facto de ser Filho de Deus para Se impor aos outros? Preparemo-nos para escutar a Sua Palavra.

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico (repete-se várias vezes):

Bendiz o Senhor, louva o Seu Santo Nome! Bendiz o Senhor que à vida nos conduz.

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (Mt 4, 1-11).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

[Depois de Jesus ser batizado,] O Espírito conduziu-O ao deserto, a fim de ser tentado pelo diabo. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-Lhe: «Se és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertam em pães». Respondeu-lhe Jesus: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’».

Então, o diabo conduziu-O à cidade santa e, colocando-O sobre o pináculo do Templo, disse-Lhe: «Se Tu és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Dará a teu respeito ordens aos seus anjos; eles suster-te-ão nas suas mãos para que os teus pés não se magoem nalguma pedra’». Disse-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’».

Em seguida, o diabo conduziu-O a um monte muito alto e, mostrando-Lhe todos os reinos do mundo com a sua glória, disse-mostrando-Lhe: «Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás,

(4)

pois está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele prestarás culto’». Então, o diabo deixou-O e os anjos, aproximando-se, serviram Jesus.

Palavra da salvação.

R. Glória a Vós, Senhor.

Segue-se o Salmo Responsorial.

Quanto amo, Senhor, a Vossa Lei.

1| Ensinai-me, Senhor, o caminho dos vossos decretos Para ser fiel até ao fim.

Dai-me entendimento para guardar a vossa Lei E para a cumprir de todo o coração.

2| Conduzi-me pela senda dos vossos mandamentos, Pois nela estão as minhas delícias.

Inclinai o meu coração para as vossas ordens E não para o vil interesse.

3| Desviai os meus olhos das vaidades E fazei-me viver nos vossos caminhos Cumpri a promessa feita ao vosso servo, Destinada aos que Vos temem.

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Jesus está a começar a Sua missão. Ele é ainda alguém quase desconhecido, ainda não reuniu discípulos, ainda não se reuniram as multidões que O vão seguir para todo o lado. Tudo está no começo… E o

(5)

começo é no deserto e é uma luta contra o demónio! A cruz já se começa a desenhar na vida de Jesus. Ele sabe que vem de Deus, que é o «Filho muito amado» do Pai (assim o revelou o próprio Deus Pai no batismo de Jesus, imediatamente antes das tentações no deserto), o Filho que veio ao mundo para manifestar o Amor todo-poderoso de Deus. E sabe que há dois caminhos, dois modos de realizar a Sua missão. Ou, melhor dito, há um modo autêntico e um modo fraudulento de Jesus cumprir essa missão. E é preciso escolher: ou a vontade de Deus, que passa pela doação de si, pelo sofrimento e pela cruz; ou a proposta que Lhe faz o diabo, que passa pela vaidade, pela ostentação, pela tirania sobre os outros, pelo facilitismo e que, no final, é falsa.

Por três vezes, Jesus derrota os enganos de Satanás. Jesus recusa o poder: em vez disso, opta por viver e fazer a vontade do Pai. Jesus recusa a fama: em vez disso, opta pela vida humilde e simples. Jesus recusa a riqueza: em vez disso, opta pela vida pobre. As opções de Jesus são radicais. Diante da tentação de exercer domínio sobre os outros, de dar nas vistas e de ter muito dinheiro e muitas coisas, Jesus escolhe o caminho inverso: opta pelo caminho estreito e difícil de viver uma vida centrada no essencial – o amor ao Pai e a cada pessoa.

A adolescência e a primeira juventude são o tempo das grandes opções. Quais vão ser as minhas? As do demónio? Ou as de Jesus? No tempo de silêncio que se vai seguir, vamos pedir a Deus a coragem de optar pelo estilo de Jesus, vamos pedir um coração mais parecido com o d’Ele.

No final da meditação, vem um momento longo de silêncio (3 minutos). Todos são convidados a pedir a graça de ter um coração semelhante ao de Jesus, capaz das grandes opções por Deus e pelo amor aos irmãos. Quem quiser, pode ajoelhar-se.

(6)

Ao fim do tempo assinalado, todos se levantam e rezam:

Espírito de Deus, pairando sobre as águas, Acalma dentro de nós as ondas do tumulto E amanheça na paz do mais fundo silêncio A palavra fiel que nos cria de novo.

Espírito da chama, oculto e rigoroso,

Venha fogo do Céu, consuma o que é inútil E a graça do Senhor que vence e santifica

Fique cravada em nós no mais profundo centro. Espírito de Deus, descido sobre mim,

Unge-me o coração, consagra a minha vida, Manda-me às nações, como teu mensageiro, Proclamar a verdade, a paz e a justiça.

Espírito que une e convoca os homens,

Para que em Cristo sejam todos um só Corpo, Inflamando os Apóstolos, enchendo o universo, Estende ao mundo inteiro a luz do Evangelho. Espírito que vens murmurar ao ouvido

Como terno segredo este nome de Pai, Confirma a frágil luz do nosso coração No glorioso esplendor do dia sem ocaso.

(7)

O adolescente que preside inicia as preces:

Jesus desafia-nos às grandes opções: ou somos pela vida ou não somos! Mas, às vezes, somos fracos e não fazemos o bem que queremos, fazemos o mal que não queremos. Por isso, pedimos-Lhe que nos renove interiormente, dizendo:

Dai-nos, Senhor, um coração novo!

Os leitores 1 e 2, alternadamente, propõem as preces.

1| Pela santa Igreja e por todas as pessoas que acreditam em Jesus, para que a Sua vitória sobre o Maligno lhes dê a graça de vencer as tentações, oremos.

2| Por aqueles que o demónio tenta enganar, para que encontrem nas palavras de Jesus a força para escolher sempre a vontade de Deus, oremos.

3| Pelos que não têm paz ou estão doentes, para que os discípulos de Jesus sejam para eles testemunhas do Evangelho, oremos.

4| Pela nossa família, para que permaneça fiel a este compromisso de oração e assim, juntos com Jesus, enfrentemos todas as dificuldades que possam surgir, oremos.

O adolescente que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam juntos. No final, o adolescente conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Jesus Cristo, há tantas coisas na nossa vida que podem prender o nosso coração e impedir-nos de ser livres para amar! Queremos pedir-Vos um coração novo, liberto da ânsia de possuir e de dominar e grande para amar

(8)

a todos, sobretudo os que vivem sem amor. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, rezam em conjunto:

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Então, em silêncio, todos se benzem.

Para saber mais…

T

WITTER

:

Unidade Pastoral Vale Odres e Tâmega

F

ACEBOOK

:

Paróquias Vale do

Odres e Tâmega

S

ITE

:

https://paroquiasvaledoodresetamega.pt/

Procura-nos na Internet.

Vamos criar uma

grande rede

de

ORAÇÃO

!

Referências

Documentos relacionados

Os alunos puderam observar ao longo do tempo a germinação das sementes, o crescimento das plantas, quando foi possível comparar os ciclos de vida, a polinização

fora do Rio de Janeiro, difundindo o trabalho realizado Para aumentar o número de consignações de militares Ministrando palestras para divulgar a FO,montando um programa para

O projeto “Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Dro- gas” é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o apoio financeiro da Delegação

Foi utilizado o Formulário para Identificação de Situações de “Stress” em Jogo e os resultados mostraram que as situações mais fre- qüentes apontadas como causadoras

S45 : V prípade nehody alebo ak sa necítite dobre, okamžite vyhl'adajte lekársku pomoc (ak je to možné, ukážte označenie látky alebo prípravku).. S61 : Zabráňte uvol'neniu

[r]

No quadro seguinte são indicados, para cada alternativa de resposta de algumas questões do Questionário Socioeconômico, a nota média obtida, o desvio-padrão e o percentual de

Atrás da RM do Rio de Janeiro três RMs se destacam com valores relativamente próximos: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba (em ordem decrescente), restando, ainda,