• Nenhum resultado encontrado

RSC. Informação sobre 'RSC': Pneus Runflat no BMW Group Supressão da roda sobresselente. 1. Descrição do sistema

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RSC. Informação sobre 'RSC': Pneus Runflat no BMW Group Supressão da roda sobresselente. 1. Descrição do sistema"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Contacto: BMW Group

Informação sobre 'RSC':

RSC

Pneus Runflat no BMW Group ⇒ Supressão da roda

sobresselente

Após o arranque no BMW Z8, avançamos nos últimos anos um bom bocado no caminho da supressão da quinta roda na BMW. O Série 5 (E60) dispõe da nova tecnologia de pneus Runflat (pneus autoportantes) em todas as dimensões de pneus do equipamento opcional (SA) (ou seja, de 17 e 18 polegadas) e, em breve, do equipamento extra (SZ) (de 19 polegadas). A cavidade da roda de emergência, de série, fica assim disponível como compartimento de carga adicional. O Z4 e os Série 6 Coupé e Cabrio já rolam exclusivamente sobre pneus Runflat. Pôde prescindir-se completamente da roda sobresselente e respectiva cavidade.

Como continuação lógica desta estratégia, o Série 1 (E87) dispõe, como primeiro modelo de volume da BMW, da tecnologia RSC, desde os pneumáticos integrados de série até ao equipamento extra (ausência de cavidade para a roda sobresselente). Esta estratégia encontra a sua continuação em todas as variantes da nova edição do Série 3 (E90). A 3.ª geração dos pneus Runflat, mais aperfeiçoada e adaptada de forma ideal aos Série 1 e Série 3, representa um salto "quântico" em termos de dinâmica de marcha, agilidade e segurança dos pneus e já satisfaz, em grande medida, as exigências de conforto de rolamento mais elevadas das Berlinas

Com o novo X5 (E70) é lançado agora, pela primeira vez, um SAV com o inovador sistema Runflat, em todos os tipos e dimensões de pneus. Os pneus da 4.ª geração do RSC, com comportamento de conforto ainda mais melhorado, satisfazem todas as especificações dos designers também para esta classe de viaturas, dando especial ênfase à agilidade e dinâmica de marcha.

O MINI dispõe à partida de um conceito de mobilidade que ainda não encontrou igual nesta categoria. Sistema esse que foi aperfeiçoado de forma coerente no seu sucessor, o R56. Os pneus Runflat do R56 nas versões de 16 e 17 polegadas, e na versão SZ de 18 polegadas (predominantemente SA e SZ), dispõem assim de todos os progressos do desenvolvimento dos pneumáticos BMW (4.ª geração), que, neste caso, se manifesta em particular no conforto melhorado, mantendo as características de marcha características do MINI.

O Rolls-Royce dispõe de série do chamado 'PAX System', outro sistema de jante/pneu com características de marcha de emergência, mas baseado num anel de apoio. O equipamento opcional de pneumáticos de 21 polegadas do RR01, no entanto, já vem com tecnologia RSC.

1. Descrição do sistema

O

RSC

=

R

unflat-

S

ystem-

C

omponent

é um sistema de jante/pneu com características de marcha de emergência constituído por

- pneu autoportante – RSC

(2)

e

- indicação de avaria em pneu – RPA (nos EUA, RDC).

⇒ A sigla 'RSC' dentro de um círculo com 20 mm de diâmetro encontra-se desde 10/2001 sobre ambos os flancos de todos os pneus Runflat BMW. Estes novos tipos de pneus podem assim ser fácil e inequivocamente identificados. Para além disso, os pneus adaptados de forma ideal à suspensão das viaturas do BMW Group podem ser reconhecidos na marca BMW (MINI ou Rolls-Royce) nos pneus (Ë), atrás da designação comercial do respectivo pneu. Por exemplo:

205/55 R 16 91V Continental Premium Contact SSR Ë

O princípio do "pneu autoportante" baseia-se em flancos reforçados com molas de borracha elásticas adicionais de misturas resistentes ao calor que impedem um colapso do pneu vazio ao longo de uma determinada distância e permitem que se prossiga a marcha em caso de furo.

Pneu normal sem ar

Pneu autoportante sem ar

RPA ou RDC

Em caso de furo no pneu – que é assinalado nas viaturas de gama alta através do visor/ecrã no instrumento combinado e nos instrumentos combinados de versão baixa através de uma luz de advertência – ainda é possível prosseguir a marcha com o pneu danificado a uma velocidade máxima mais baixa (no máx. 80 km/h) e um modo de condução mais cuidadoso e adaptado à carga transportada. Assim, ainda é possível, por regra, alcançar-se com segurança uma estação de serviço, sem que se tenha de parar e proceder a uma mudança da roda.

A isso acresce o ganho considerável de segurança activa em caso de perda súbita e total de pressão (rebentamento) ao circular em linha recta e, sobretudo, ao curvar. Nestes casos, os pneus RSC não saltam para fora da jante (EH2), ao contrário dos pneus normais, e mantêm o seu guiamento lateral. O condutor está assim em condições de controlar a viatura em caso de rebentamento mesmo a velocidades mais

(3)

elevadas, por exemplo em curvas de auto-estrada, enquanto no caso de pneus normais, será inevitável a perda de controlo mesmo para o condutor experiente.

2. Particularidades do sistema

• As características de segurança de circulação e de manuseamento estão ao nível elevado, habitual da BMW (consultar Marca BMW nos pneus Ë). Em termos da dinâmica de marcha, resultam em comparação com pneus normais vantagens em todas as áreas.

• Segurança activa adicional através da manutenção máxima possível do guiamento lateral em caso de perda súbita e total de pressão.

• Possibilidade de prosseguir a marcha em caso de furo com virtualmente qualquer tipo de dano no pneu, mesmo no flanco = benefício de segurança e de conforto acrescido.

• Valores alvo da quilometragem com pneu vazio, respeitando as restrições acima mencionadas, 3.ª/4.ª geração optimizada em termos de conforto:

1.ª geração outras gerações

Carga até 1 pessoa: > 500 km > 200 km

Carga média*: ≥ 250 km aprox. 150 km

(* Roadster: 2 pessoas, 4/5 lugares: 3 a 4 pessoas)

Carga máxima (Berlinas): aprox. 50 km aprox. 50 km

Esta distância restante é válida para o pneu absolutamente vazio (0 bar), uma condição raramente encontrada na prática! Mesmo com uma pressão restante de, por exemplo, aprox. 0,5 bar, particularmente nas rodas do eixo não accionado, conseguem-se distâncias de marcha de emergência substancialmente maiores. O RPA já adverte perante pressões dos pneus > 1,5 bar!

Em testes de estrada conseguiram-se alcançar – em função do "tamanho do defeito" –, com pneus Runflat de todas as gerações, a partir da advertência do RPA, distâncias percorridas de aprox. 1000 km (no caso da denominada perda "lenta" de pressão, que perfaz aprox. 80 % de todos os casos que ocorrem na realidade)!

• Assento firme do pneu na jante Extended Hump até 0 bar. Isto não está assegurado, caso se utilizem jantes normais (H2).

• Sistemas de regulação (ABS/ASC/DSC) continuam a desempenhar a sua função em caso de furo.

• Compatibilidade total do pneu e da jante em relação ao sistema de jante/pneu existente, ou seja em caso de emergência também é possível montar "pneus normais".

(4)

• Devido aos flancos mais rígidos, a condução com pneus Runflat da 1.ª geração com o objectivo de desenvolvimento 'distância de marcha mais longa possível com pneu vazio' pode ser comparada à condução com pneus de baixo perfil muito desportivos. As actualmente muito elevadas características de conforto de pneus de série normais ainda não foram completamente alcançadas, devido a limitações físicos, com pneus da 1.ª geração, sobretudo em pisos muito irregulares, no caso de juntas transversais, enchimentos de alcatrão ou semelhantes.

• Os pneus da 2.ª até actualmente 4.ª geração, modificados em relação à distância de marcha restante com pneu vazio, já rolam com um conforto muito maior no regime normal. A diferença em relação a "pneus normais" habituais já só é marginal, ou virtualmente imperceptível para o cliente médio, particularmente a partir do E90.

3. Descrição do RPA

O RPA (Reifen-Pannen-Anzeige – Indicação de avaria em pneu) é um denominado indicador de pneu vazio, ou seja, um sistema de alerta da pressão dos pneus com um patamar de advertência mais grosseiro do que o RDC, suficiente para uma indicação fiável de um pneu furado com uma queda de pressão maior que o normal (> 30 %).

ABS, ASC, DSC

Wheel Speed

Pulses

1

Deflation

Warning

3

2

4

RPA

button

O princípio de funcionamento:

Perante uma perda de pressão, o raio de rodagem do pneu diminui e, consequentemente, também o respectivo perímetro. Em consequência disso aumenta a velocidade de rotação dessa roda. O RPA mede as rotações das rodas através dos sensores do sistema ABS de 4 canais, estabelece uma comparação entre as rodas diagonalmente opostas e a velocidade média e detecta assim uma perda de pressão. O RPA informa logo depois de ter sido percorrido uma pequena distância, por regra passados 1-3 minutos, a partir de uma velocidade de 15 km/h.

Na Europa, o RPA foi montado de série pela primeira vez nos modelos BMW M5 (E39) e no Série 7 protectionline, a partir do ano de modelos 2000 de série no Z8 assim como nos Série 7 e Série 3 (progressivamente) com o SA Pneus Runflat. O MINI dispõe

(5)

desde o início de RPA de série, tanto com pneus normais como com pneus Runflat, o que não tem comparação nesta classe de veículos. A partir do ano de modelos 2004,

todas as novas Séries estarão equipadas de série com RPA. Todas os modelos do

BMW Group que serão lançados a seguir dispõe de um RPA de série. No que diz respeito à introdução de série desta característica de segurança, o BMW Group ocupa igualmente a posição de líder na comparação a nível internacional.

4. Aplicações piloto e introduções de série na BMW

As aplicações piloto da '1.ª geração' de pneus RSC ocorreram no Série 7 (E38) e no Z8. Todas as outras aplicações – Série 3 EUA (E46), MINI, Série 7 (E65) entre outros – já são pneus a partir da 2.ª geração 'soft'. Eis uma visão geral do que está actualmente disponível:

5. RDC / RPA / Pneus Runflat / Roda sobresselente / MMS:

disponibilidade a partir da fábrica

Série Modelo RDC RPA Pneus

Runflat Roda sobresselente MMS Sistema de controlo da pressão dos pneus Indicação de avaria em pneu M / MINI Mobility System

Série 1 E87 de série de série

Série 3 E46 SA (até 08/2003) SA (a partir de 09/2003) SA (apenas para EUA) Roda de emergência de série Roda sobresselente de dimensões normais como SA

E46 M3 de série de série

M Mobility System

E90/E91/E92 de série de série

Série 5 E39 SA de série

E39 Protection SA SA de série

E39 M5 de série de série

M Mobility System

E60 M5 de série de série

M Mobility System

E60/E61 de série SA Roda de

emergência*

Série 6 E63 M6 de série de série

M Mobility System

E63/E64 de série de série

Série 7 E65/E66 SA de série SA de série Contacto: BMW Group

(6)

(até 09/2003) (a partir de 12/2003)

E67 de série de série

(PAX)

E68 de série de série SA

M Mobility System

Z E52 de série de série

E85/E86 de série de série

X E53 SA (até 04/04) de série (a partir de 04/04) SA Pneus de inverno e All Season Roda de emergência de série Roda sobresselente de dimensões normais como SA

E70 de série de série

E83 de série Roda de

emergência MINI R50 de série SA SA Roda de emergência de série MINI Mobility System R53 de série de série R56 de série de série Rolls-Royce RR01 de série de série

* Possibilidade de roda de emergência como SA com RSC. = não existe disponibilidade

Devido a regulamentações legais, todas as viaturas novas nos EUA recebem de série, o mais tardar a partir de 09/2008, o sistema RDC em vez do RPA.

6. Fabricantes de pneus, designações dos pneus => 'Identifier'

Entretanto, todos os fornecedores de pneus da BMW (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Michelin e Pirelli) estão lançados na tecnologia RSC. A "cabeça do pelotão" é constituída pela Bridgestone, Goodyear e Dunlop.

Uma vez que ainda não existia até ao momento uma letra "normalizada" para pneus Runflat na designação dos pneus, a BMW e os fabricantes de pneus entenderam-se em relação a um 'Identificador' comum:

RSC

A sigla 'RSC' dentro de um círculo com cerca de 20 mm de diâmetro significa Runflat –

System – Component. Esta sigla encontra-se aplicada na borracha, de forma

(7)

clientes encontrarem facilmente o 'pneu Runflat BMW' correcto em caso de substituição. Nos Manuais do condutor e nas Informações de serviço também será feita referência ao logótipo RSC.

Para pneus Runflat será introduzida no futuro uma nova designação normalizada "RF", em vez do "R" para pneus radiais convencionais. Por exemplo: 205/55 RF 16 91 V.

No entanto, o símbolo RSC vai continuar a figurar nos pneus durante um período de transição.

A par destas designações comuns, cada fabricante continua a ter as suas próprias identificações do produto:

Bridgestone "RFT" Run Flat Technology Continental "SSR" Self-Supporting Tyres Dunlop RunOnFlat

Dunlop "DSST" Dunlop Self Supporting Technology (até 2005)

Goodyear RunOnFlat

Goodyear: "EMT" Extended Mobility Technology (até 2005) Michelin: "ZP" Zero Pressure

Pirelli: eufori@

Actualmente, a designação completa de um pneu RSC, por exemplo, é por conseguinte:

205/55 R 16 91V Continental Premium Contact SSR Ë

7. O "PAX System" da Michelin

O "PAX System" da Michelin é um conceito de pneu de marcha de emergência alternativo baseado num anel de apoio com jantes e pneus de design completamente diferente que não é compatível com os sistemas de jante/pneu actuais (pneus de inverno!). Salienta-se a extremamente segura união do pneu à jante, que também é responsável pelo aspecto 'diferente' do "PAX System", assim como um espaço um pouco maior para a montagem dos travões. Este sistema tem, em comparação com pneus RSC, desvantagens consideráveis em termos de peso. Porém, devido às capacidades de carga de modo geral superiores, permite pesos por eixo mais elevados. O "PAX System" é, por essa razão, presentemente utilizado no RR01 e no E67. O SA Rodas de 21 polegadas do RR01, no entanto, já vem com tecnologia RSC.

Referências

Documentos relacionados

A contação de história abrange aspectos descritos na definição de criança nas diretrizes nacionais, e possibilita aos alunos (as) ter experiências que promovem

- Taxa fixa 1% 150,00 € isento IVA - 23% (1) (2) Euros (Mín/Máx) Em % Outras condições Acresce Imposto isento Comissões iniciais isento Crédito Habitação.. Para

2.º Para garantia do principal e encargos do financiamento, fica o Poder Executivo autorizado a prestar contragarantia ao BNDES em caráter irrevogável e irretratável, a

Planta arbustiva ou árvore de pequeno porte, originária dos locais mais húmidos da floresta secundária e mata densa húmida da África tropical ocidental, da Serra Leoa,

Para minimizar o efeito do ponto de desgaste quando o veículo fica parado por muito tempo, a pressão dos pneus pode ser elevada ao máximo determinado na parte lateral do pneu..

Estes sensores medem a pressão dos pneus e transmitem os valores de medição, via rádio, para o módulo de comando do sistema de controlo da pressão dos pneus (módulo de

Para documentar o número de flores cleistógamas produzidas por Polystachya estrellensis em condições naturais foram realizadas visitas diárias em 12 plantas (12 inflorescências;

O sistema SSR é uma tecnologia runflat desenvolvida pela Continental especialmente para pneus de seção baixa afim de manter a dirigibilidade do veículo mesmo em caso de incidente