• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano Mestrado e Doutorado

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

APRESENTAÇÃO

Esta planilha, em formato Excel, é a forma que os avaliadores (professores do PPGCMH) utilizaram para análise do Curriculum Lattes durante o processo de seleção de ingresso para Mestrado e Doutorado. TODAS as orientações de preenchimento estarão devidamente citadas no presente documento. Casos omissos e preenchimentos incorretos não serão avaliados pela Comissão responsável. Esta planilha é composta por:

 Dados de Identificação: é necessário informar o nome completo e o nome do orientador.

 Nível: selecione para qual nível a avaliação deverá feita (mestrado ou doutorado)

 Pontuação Geral: é preenchida de modo automático à medida que a planilha é alimentada com a pontuação obtida em cada um dos itens de avaliação.

Cada vez que uma célula é preenchida, é gerado um número que deve constar de modo visível no documento comprobatório da informação prestada pelo candidato (escrito a caneta, por exemplo, em alguma parte da cópia do artigo, certificado, atestado, dentre outros). Por exemplo, o candidato possui um artigo classificado como B1 e um artigo classificado como B3. Ao preencher essas células, a planilha gera a pontuação e o respectivo número do documento. De acordo com o exemplo abaixo (Figura 1), os números 1.1.1 e 1.1.2 devem ser anotados pelo

(2)

candidato no documento comprobatório correspondente que será entregue juntamente com a planilha, para que a respectiva pontuação aferida seja efetivamente computada. Observação: Caso não seja cumprido este requesito ou o preenchimento não esteja adequado, o respectivo item não será computado.

Figura 1: Exemplo de preenchimento da planilha. Note que, no campo “documento n°”, é gerado um código numérico para cada publicação. Esse número deverá ser escrito no documento de maneira visível. Isso permite que a Comissão consiga associar o documento comprobatório àquele informado na planilha.

PREENCHIMENTO DA PLANILHA

A pontuação final obtida por cada candidato é calculada a partir de três critérios principais: (1) Produção científica; (2) Experiência profissional; e (3) Atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para o cálculo de cada um desses critérios, é levada em consideração uma série de informações que serão descritas abaixo.

(3)

1. Produção científica

Contempla toda a produção científica do candidato. É subdividida em três subitens: 1.1 Artigos científicos; 1.2 Livros e capítulos de livros; e 1.3 Trabalhos publicados em anais de eventos.

1.1 Artigos científicos

Os artigos serão pontuados de acordo com as regras da área 21 da CAPES: A1: 100 pontos A2: 80 pontos B1: 60 pontos B2: 40 pontos B3: 20 pontos B4: 10 pontos B5: 5 pontos C: 3 pontos

Para saber a classificação do periódico na área Educação Física (área 21), consulte a lista atualizada na página do PPGCMH1. Caso o periódico não conste na área 21, será considerada a maior pontuação na área correspondente. Se o periódico possui classificação tanto na Educação Física quanto em outras áreas, opte sempre pela pontuação da Educação Física.

Neste item, para fins de comprovação deve-se apresentar como documento a primeira página do artigo, na qual devem constar todos os dados (nome do periódico, autores, ano, número, volume, páginas, etc...). Se na primeira página não constarem todos os dados necessários para conferir a classificação, deverá ser anexada informações adicionais, como capa e ou sumário do periódico. Artigos no prelo (em que existe a prova gráfica do mesmo) serão aceitos nos mesmos moldes de artigos publicados. Artigos aceitos para publicação, sem a prova gráfica, não serão aceitos.

1

Acesse http://www.ufrgs.br/ppgcmh. Importante: A classificação dos periódicos da área 21 (Educação Física) não está atualizada no site da CAPES.

(4)

1.2 Livros e capítulos de livros

Livros e capítulos de livros publicados receberão a pontuação mínima (Livro - L1: 20 pontos, Capítulo de livro - CL1: 10 pontos) respectivamente, apresentada no sistema CAPES de avaliação de livros.

Para comprovar os dados de autoria e publicação, o candidato deverá anexar o documento da obra que contenha todas as informações, quantas páginas forem necessárias, para a devida comprovação.

1.3 Trabalhos publicados em anais de congressos/eventos

Serão pontuados trabalhos publicados em anais de eventos, seja resumo ou resumo ampliado:

Anais de trabalho publicado em evento (TRAB): 1 ponto – com limite máximo de 20 trabalhos publicados em anais.

Para trabalhos publicados em anais de congressos, será necessário acrescentar, além do trabalho (resumo simples, resumo ampliado e artigo completo), a ficha catalográfica da publicação do livro de anais do evento. O candidato deverá considerar no preenchimento da planilha apenas os itens que apresenta comprovante.

2. Experiência profissional

Neste item são pontuadas as experiências profissionais do candidato. Estágios e residências de curso de graduação e pós-graduação, com ou sem remuneração, não são considerados experiências profissionais. Devem ser computadas apenas as atividades que caracterizem a ação profissional após a efetiva conclusão da graduação. É composto por cinco subdivisões: 2.1 Ensino Universitário; 2.2 Ensino Especialização; 2.3 Experiência Profissional (com e sem carteira assinada); 2.4 Palestras e Cursos Ministrados; e 2.5 Orientação e co- orientação. Ressalta-se que um semestre corresponde a quatro (04) meses de experiência profissional seguidos.

(5)

Será pontuado o número de horas trabalhadas em ensino universitário em cada semestre. Somente serão computados semestres (quatro meses seguidos) e completos. Será contabilizado (máximo 100 pontos):

- 4 a 12 horas semestrais: 6 pontos - 13 a 20 horas semestrais: 12 pontos - acima de 20 horas semestrais: 24 pontos

2.2 Ensino Especialização

Será pontuado o número de horas trabalhadas em ensino especialização em cada semestre. Nesse item somente serão computados o número mínimo de 15 horas por semestres (quatro meses seguidos) e completos. Será contabilizado (máximo 60 pontos):

- 15 horas por semestre: 3 pontos

2.3 Experiência Profissional (com e sem carteira assinada)

Será pontuado o número de horas trabalhadas em ensino escolar, ensino técnico, ensino em academia, lutas, danças, personal trainer, escolinhas desportivas e grupos de corrida, sendo somente computados meses completos. Será contabilizado (máximo 70 pontos):

- 1 a 3 meses: (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 1,5 pontos/3 pontos - 4 a 6 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 3 pontos/6 pontos - 7 a 12 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 6 pontos/12 pontos - 13 a 18 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 7,5 pontos/15 pontos - 19 a 24 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 12 pontos/24 pontos - 25 a 30 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 15 pontos/30 pontos - 31 a 36 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 18 pontos/36 pontos - 37 a 42 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 21 pontos/42 pontos - 43 a 48 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 24 pontos/48 pontos - 49 a 54 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 27 pontos/54 pontos - 55 a 60 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 30 pontos/60 pontos - Acima de 60 meses (menos de 20 horas/acima de 20 horas): 35 pontos/70 pontos.

(6)

Para comprovação do número de horas por mês o candidato deverá apresentar documento oficial comprobatório, devidamente assinado e carimbado, no qual constem função, carga horária e período trabalhado. Essas informações devem estar destacadas no documento. Caso o documento apresente apenas as horas totais, o candidato deverá calcular o número de horas por mês. Para comprovação das horas e meses não serão aceitos documentos de próprio punho, documentos rasurados, nem declarações de pessoas físicas. Havendo diferenças nas horas trabalhadas por mês o candidato deverá incluir a média de horas trabalhadas.

2.4 Palestras e Cursos Ministrados

Serão pontuadas palestras, cursos, minicursos ou oficinas ministradas na área com carga horária mínima de 1 hora (máximo 64 pontos). Não serão aceitos cursos ou palestras ministradas anteriormente à conclusão do curso de graduação do aluno. Além disso, também não serão aceitas palestras em aulas, sejam de graduação ou pós-graduação, assim como o somatório de cursos ministrados com carga horaria inferior. Para a comprovação deverá ser entregue cópia do certificado com a carga horaria de cada um dos cursos.

- 1 a 7 horas: 1 ponto - 8 a 12 horas: 2 pontos - 13 a 20 horas: 3 pontos - 21 a 40 horas: 4 pontos - Acima de 40 horas: 5 pontos -

2.5 Orientação e Coorientação

Serão pontuadas atividades de orientação e coorientação em ensino de graduação e especialização, podendo obter no máximo 50 pontos no subitem.

- Orientação concluída de especialização (OES): 5 pontos - Orientação de TCC ou IC em graduação (OGR): 10 pontos - Coorientação concluída de especialização (COES): 2,5 pontos - Coorientação concluída em graduação (COGR): 5 pontos

Para comprovação, deverá ser entregue a cópia do certificado. Não serão aceitos documentos de próprio punho, nem declarações de pessoas físicas. Logo, é necessário um documento da instituição, devidamente assinado e carimbado.

(7)

3. Atividades de ensino (monitoria), pesquisa e extensão.

Neste item serão pontuadas as atividades referentes ao ensino (monitorias, título de especialista, residências, bancas, cursos diversos), pesquisa (participação em projetos de pesquisa) e extensão (participação em projetos de extensão).

3.1 Atividades de ensino, pesquisa e extensão: monitorias de ensino, presencial ou EAD, bolsas PET, FIPE, BIC, CNPq, FAPERGS, CEDES, CENESP, PIBID, PRAE (ensino na área): PIBIC-AF 5 pontos com bolsa e 2,5 pontos sem bolsa por semestre (mínimo 4 meses).

3.2 Título de Especialista ou Residência

3.2.1 Especialização: na área - 40 pontos/ fora da área - 10 pontos. 3.2.2 Residência: na área - 80 pontos/ fora da área - 20 pontos.

3.3 Participação em banca de avaliação de TCC Será contabilizado 2 pontos por banca.

3.4 Cursos concluídos na área

Cursos de línguas não são computados. Serão considerados cursos realizados com no mínimo 8 horas de participação. Não sendo possível o somatório de horas de cursos concluídos na área com carga hora inferior. Nesse item será computado no máximo 16 cursos e/ou o valor máximo de 64 pontos.

- 8 a 10 horas (1 ponto) - 11 a 20 horas (2 pontos) - 21 a 30 horas (3 pontos) - 31 a 40 horas (4 pontos) - Acima de 40 horas (5 pontos).

3.5 Coordenador de projeto de pesquisa concluído: 10 pontos por projeto concluído.

3.6 Coordenador de projeto de extensão concluído: 10 pontos por projeto concluídos.

Referências

Documentos relacionados

Quanto aos pedidos de informação que qualquer cidadão ou instituição tem o direito de formalizar, referentes aos convênios, contratos, termos de parcerias, acordos, ajustes

b) Requisitar para exame, quando assim o entender, a escrita e toda a documentação da Associação. Os membros que compõem a Mesa da Assembleia Geral, a Direcção e o Conselho Fis-

1. A entidade que por sua iniciativa desejar pôr termo à qualidade de Associado deverá informar o Conselho de Administração, por escrito, com, pelo menos, trinta

Por fim, conforme apresentado na proposta desenvolvida, na Figura 71 pode ser visualizado o gráfico com a resposta representando o conjugado resistente do motor

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Sejam p e p’ as abscissas do ob je to e da imagem, respectivamente.. um espelho esférico côncavo com raio de cur vatura de 30cm, conforme a figura. b) real, distante 20cm do vértice.