• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento de um instrumento para a aplicação voluntária do referencial técnico Aqua

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desenvolvimento de um instrumento para a aplicação voluntária do referencial técnico Aqua"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Desenvolvimento de um instrumento para a aplicação voluntária do referencial

técnico Aqua

Mariana Rolim Reinaldo1; Flora Mendes Araujo Lima2 RESUMO

A presente pesquisa envolve o estudo do referencial brasileiro de certificação de empreendimentos em termos de sustentabilidade – AQUA. Mais especificamente, o estudo desenvolve a utilização e aplicação desse sistema (Aqua) em edifícios de escritórios na cidade de Fortaleza.

Um sistema de certificação sustentável congrega aspectos de otimização dos fatores ambientais existentes e gestão eficiente dos recursos materiais disponíveis, sempre com o objetivo de ajuda e contribuição nos âmbitos ambientais, sociais e econômicas. Portanto, este estudo visa tornar possível que o edifício obtenha um selo ou certificado em um determinado nível de sustentabilidade de acordo com a pontuação obtida nos vários parâmetros e critérios analisados.

A aplicação deste trabalho de pesquisa visa otimizar e aperfeiçoar o processo de projeto arquitetônico de um edifício de escritórios e ainda favorecer um maior controle de qualidade na construção do mesmo.

PALAVRAS-CHAVES: Gestão, qualidade ambiental, processo AQUA ABSTRACT

This present research involves the study of the Brazilian buildings` certification in terms of sustainability – AQUA. More specifically, this study develops the use and application of the system (Aqua) in office`s buildings in the city of Fortaleza.

A certification system of sustainability brings together aspects of optimization of the existing environmental factors and effective management of the material resources available, always aiming to help and contribution in the fields environmental, social and economic. Therefore, this study is intended to allow the building to reaches a stamp or certificate at a certain level of sustainability according to the score obtained in the various parameters and requests analyzed.

1 Aluna de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Email: marianarolim_@hotmail.com

2 Arquiteta Doutora e Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Email: flora@unifor.br

(2)

The application of this article work aims to optimize and improve the process of creation the architectural project of an office building and also promote greater quality control in the same building.

KEY WORDS: Management, environmental quality, process AQUA INTRODUÇÃO

Para assegurar uma maior eficiência ambiental de um empreendimento aconselha-se seguir um referencial técnico eficaz, como ferramenta base para a elaboração do programa de necessidades e do projeto arquitetônico, bem como para uma avaliação pós-ocupacional do edifício.

O referencial técnico de certificação AQUA é uma adaptação para o Brasil do referencial francês “Bâtiments Tertiaires - Démarche HQE (Haute Qualite Environnementale)”. Ele foi elaborado de acordo com as características brasileiras através de um convênio com a Fundação Vanzolini, a qual é uma instituição criada e administrada pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O sistema AQUA de certificação prevê que é necessário monitorar o desenvolvimento de um empreendimento para assim minimizar os impactos ambientais e sociais das suas fases de construção, utilização e demolição do edifício; além de considerar uma economia de recursos, no sentido de equilibrar o custo necessário para a produção com benefício do produto final realizado.

A conquista de uma certificação de construção sustentável significa que os compromissos e os objetivos do empreendimento para com a sustentabilidade ambiental foram alcançados.

Um sistema de gestão ambiental de um empreendimento está caracterizado pelo cumprimento das legislações ambientais existentes na região; pela economia do uso de energia, água e materiais construtivos; pela redução da geração de resíduos sólidos, que venham a causar impactos ambientais; e pelo desenvolvimento de uma maior inter-relação entre os diversos agentes envolvidos, de modo que todos contribuam para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

DESENVOLVIMENTO

JUSTIFICATIVA

A indústria da construção civil é, indiscutivelmente, um dos setores de atividade com maior impacto econômico, social e ambiental. Portanto, é de grande importância o desenvolvimento de

(3)

uma estratégia sustentável que equilibre as necessidades econômicas com o impacto ambiental de todas as partes que compõem o edifício.

Levando em consideração a preocupação ambiental a nível mundial é importante enfatizar a conscientização para a sustentabilidade arquitetônica, a fim de contribuir com a redução de um dos diversos meios que causam os impactos ambientais. Uma das maneiras utilizadas mundialmente para a concretização desse objetivo são as certificações de qualidade ambiental (LEED, BREEM, AQUA...), as quais produzem um selo para os edifícios que atendem as suas respectivas exigências, indicando o grau de sustentabilidade do edifício.

Estes referenciais técnicos são extensos e complexos, o que causa dificuldades em sua total compreensão e aplicação de seus conceitos na prática profissional.

Apesar de o tema sustentabilidade ser uma preocupação mundial e já ser aplicado de forma eficaz em vários países desenvolvidos; a aplicação deste conceito ainda é precária no estado do Ceará; tendo como barreira para o desenvolvimento, o difícil acesso aos recursos e informações que viabilizam a concretização de tal conceito.

Portanto, faz-se necessário a utilização de um instrumento que realize a interface dos processos de certificação com os profissionais das áreas pertinentes, pois o mercado e seus agentes produtores têm urgência e necessidade de utilizarem e se beneficiarem dos produtos e processos construtivos sustentáveis.

OBJETIVOS

A presente pesquisa tem como objetivo geral estudar o referencial técnico Aqua para edifícios de escritórios e analisar a viabilidade de sua utilização na avaliação de edificações de escritórios na cidade de Fortaleza.

Portanto, conscientizando-se das dificuldades que construtoras e arquitetos possuem para atender às questões sustentáveis, este trabalho visa estabelecer diferentes níveis de certificação a serem alcançados, de forma a incentivar aos vários agentes a se integrarem a essa causa ambiental, cada qual atingindo os critérios de sustentabilidade de acordo com a viabilidade ao seu alcance.

Tem-se como objetivo específico elaborar, a partir do referencial técnico Aqua, um sistema modelo de gestão ambiental que vise facilitar aos arquitetos uma maior eficácia nas aplicações dos princípios sustentáveis.

Por fim, deseja-se disseminar informações sobre estratégias e procedimentos adequados à elaboração de um protejo arquitetônico sustentável, visando contribuir com a melhoria da qualidade ambiental; e beneficiar o empreendedor, os usuários do edifício, e sobretudo o meio acadêmico, os profissionais da arquitetura e da construção civil na cidade de Fortaleza.

(4)

METODOLOGIA

A metodologia inclui:

1. Um estudo e análise aprofundada do referencial AQUA para edifícios de escritórios, como o referencial técnico de certificação sustentável;

2. Organização de uma matriz hierárquica composta de requisitos para o alcance dos parâmetros (essencial, necessário, e desejável), procurando diagnosticar as deficiências ambientais presentes nesta edificação e assim propor soluções para que este edifício alcance a qualidade ambiental;

3. Elaboração de um portfólio dos edifícios de escritórios construídos na última década na cidade de Fortaleza (1999-2009) para a eleição do edifício a ser analisado;

4. Sistematização de entrevistas e questionários a serem realizados com cada um dos diferentes atores dos projetos (engenheiros - civis, mecânicos, elétricos, sanitaristas, e ambientais - arquitetos, gestores, e empreendedores);

5. Realizações de visitas ao edifício, registros fotográficos, análise do projeto arquitetônico e sistemas construtivos, avaliação da conta de energia, água e etc.

6. Avaliação do edifício escolhido baseada na consulta da matriz hierárquica produzida e dos resultados dos questionários, realizados durante as entrevistas;

7. Elaboração do sistema modelo de gestão ambiental como um instrumento de auxílio na elaboração de projetos arquitetônicos de edifícios de escritórios; o qual tem como meta a redução dos impactos ambientais produzidos pelo empreendimento, em suas diferentes fases de vida (construção, uso, adaptação e demolição).

ELABORAÇÃO DA MATRIZ HIERÁRQUICA

O processo de elaboração da matriz hierárquica consiste, primeiramente, na criação de catorze tabelas referentes às catorze categorias existentes no referencial AQUA para escritórios. Cada tabela é composta pela classificação do grau de importância dos requisitos e preocupações, abordados na sua respectiva categoria, de acordo com os seguintes parâmetros:

Essencial: são requisitos de grande preocupação ambiental, social, e econômica, sendo

indispensáveis para a obtenção da certificação de sustentabilidade;

Necessário: são requisitos importantes para a boa construção, uso e manutenção do

edifício, porém não indispensáveis numa primeira instância; passíveis de serem incluídos paulatinamente à medida que o processo de projeto e construção se desenvolve, respeitando sempre as questões sustentáveis;

Desejável: são requisitos que se caracterizam como um diferencial adicional ao

(5)

porém poderão ser adicionados em diferentes fases do projeto, da construção e até mesmo durante o uso e manutenção do edifício.

Tem-se como exemplo a tabela 01, a qual consiste na classificação dos requisitos correspondentes à categoria nº1 do referencial Aqua. Em seguida, estes requisitos serão organizados em grau de importância para a elaboração da matriz hierárquica.

Posteriormente, à verificação dos requisitos e preocupações do empreendimento, visa-se relacionar estes fatores às diversas partes que constituem um edifício, de forma a entender as suas implicações e contribuições ao desenvolvimento sustentável.

A matriz hierárquica final será composta descriminando como cada parte do edifício interfere em cada requisito já classificado (essencial, necessário e desejável) das 14 categorias do referencial Aqua. Essa matriz terá dupla avaliação:

a avaliação das partes do edifício – positivo (+) , negativo (-), e incompatível (I). O ícone positivo (+) significa uma completa satisfação de uma variável da parte do edifício no requisito observado e o ícone negativo (-) significa uma inadequação de alguma variável

(6)

da parte do edifício no requisito observado, porém passível de posterior adequação à sustentabilidade; e o ícone (I) representa a não satisfação e irreversibilidade da variável da parte do edifício ao conceito de sustentabilidade.

a avaliação dos requisitos - essencial (E+,E-), necessário (N+,N-), desejável(D+,D-) e

incompatível (I) que representa o resultado da análise total do item acima. O ícone positivo (+) significa uma completa satisfação de todas as partes do edifício no requisito observado e o ícone negativo (-) significa uma inadequação de alguma parte do edifício no requisito observado, porém passível de posterior adequação à sustentabilidade; e o ícone (I) representa a não satisfação e irreversibilidade do requisito ao conceito de sustentabilidade. Esta pontuação está localizada na ultima coluna ao final da tabela.

Será elaborada uma tabela para cada categoria, ou seja, serão produzidas 14 tabelas que deveram ser levadas individualmente para as visitas ao edifício escolhido. Cada coluna da tabela representa uma parte do edifício – envelope (fachadas e coberta), estrutura, sistemas prediais (ventilação, refrigeração, transporte vertical, hidráulico, sanitário, elétrico, incêndio e segurança, e comunicações - voz , dados e imagens), acabamentos das superfícies (piso, parede, teto), e layout (mobiliário e equipamento) - e cada linha representa um requisito da categoria. Segue abaixo uma ilustração de como será a tabela, tendo como exemplo a categoria nº 1.

(7)
(8)

O referencial técnico Aqua determina que seja necessário que o edifício atinja no mínimo o nível Bom (B) em todos os requisitos de suas categorias para obtenção do seu certificado. Ou seja, se pelo menos um dos requisitos não for considerado a nível bom (B), mas todos os outros estejam a nível excelente (E), o certificado não será expedido.

Tal procedimento pode ser considerado muito exigente a ponto de desestimular a iniciativa para a obtenção do certificado Aqua. Por esse motivo, a avaliação aqui proposta apresenta uma gradação de pontuação oferecendo uma oportunidade de requalificação dos requisitos negativos (-) dentro de cada categoria, que deverá ocorrer em um período predeterminado.

Quando todos os requisitos alcançarem o grau positivo (E+, N+, D+), o edifício estará adequado a receber a certificação Aqua. Pretende-se com isso estimular e facilitar o processo para a conquista da certificação brasileira Aqua.

BIBLIOGRAFIA

Fundação Vanzolini, Referencial Técnico de Certificação. Edifícios do setor de serviços – Processo AQUA. São Paulo, 2007.

Hill, M. M., H. A. Investigação por questionário. 2ª edição. Editora Silabo. Lisboa, 2009

LIMA, Flora Mendes Araujo. The intelligent building and its influence on the design process. Dissertaçao de doutorado. University of Queensland. Austrália, 1997.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. 42 Ramon Matheus dos

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça