• Nenhum resultado encontrado

A BOA NOTÍCIA. Mensagem do Evangelho Dominical (Mc 12,38-44) Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A BOA NOTÍCIA. Mensagem do Evangelho Dominical (Mc 12,38-44) Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A BOA NOTÍCIA

Informativo da Paróquia

Nossa Senhora dos Navegantes

de Campinas do Sul

07 de Novembro de 2015.

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA

Programação Paroquial:

† Sábado, 07 de novembro, às 15h, missa dos Grupos de Famílias das Zeladoras das Capelinhas de Dilce T. Barbieri – Ivone Orlando, no Centro Comunitário do Bairro São Francisco. E às 19h, missa na matriz.

† Domingo, 08 de novembro, às 9h, missa na igreja matriz. E às 10h30, missa e festa na comunidade São Bonifácio, Coxilha Seca, com a Primeira Eucaristia e renovação dos ministros. † 3ª-f, 10 de novembro, dos às 19h30, missa dos Grupos de Famílias das Zeladoras das Capelinhas

de Silvane Boniatti – Cleci Gasperin no Posto Ipiranga do Nelson Rebelatto.

† 4ª-f, 11 de novembro, às 19h30, missa dos Grupos de Famílias das Zeladoras das Capelinhas de Clair Senhori – Irilde Rigo – Salete Mânica, na garagem da Auto Agrícola Campinas.

† 5ª-f, 12 de novembro, às 19h30, missa dos Grupos de Famílias das Zeladoras das Capelinhas de Salete Stempczyski – Adelina Manegas – Sirlene Remor na garagem da Mecânica do Juca.

† 6ª-f, 13 de novembro, às 15h, terço da Divina Misericórdia, na igreja matriz. Às 19h30, missa dos Grupos de Famílias das Zeladoras das Capelinhas de Eclair Ramme – Sirlei Strapasson na Garagem da Chapeação Rizzi.

† Sábado, 14 de novembro, às 19h, missa na matriz.

† Domingo, 15 de novembro, às 9h, missa na igreja matriz. E às 10h30, missa e festa da Padroeira na comunidade Na. Sra. das Graças, Linha Santa Cruz, com a Primeira Eucaristia.

Mensagem do Evangelho Dominical

(Mc 12,38-44)

O evangelho deste domingo conta que Jesus estava sentado no Templo, diante da coleta das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas na caixa coletora. Muitos ricos depositavam grandes quantias. Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

Foram tempos intensos, repletos de conflitos: a expulsão dos vendilhões do Templo, muitas discussões com as autoridades, com os fariseus, com os herodianos e saduceus e com os doutores da

(2)

Lei. O texto deste Domingo apresenta-nos como que uma última crítica de Jesus em relação ao comportamento hipócrita dos escribas e uma palavra de valorização ao autêntico e bom comportamento de uma viúva.

Jesus nos propõe o exemplo da viúva. Ela não ocupa, nem pretende, lugares vistosos e importantes, nem recebe saudações nas praças, nem é estimada seja por quem for. Vive sozinha, faz do silêncio o chão que pisa e a sua pobreza não a torna uma pessoa atraente… Jesus descobriu na quantia que a viúva deposita, um valor humanamente insignificante, mas um verdadeiro tesouro. Nela Jesus viu a alma do crente, que apesar da sua indigência é capaz de dar a Cristo e aos outros tudo o que tem para poder viver. Se os homens olham às aparências, Deus chega aos corações. Perante Deus, as coisas não valem pelo seu valor material, mas pelo amor com que as fazemos, e esta mulher pôs na sua dádiva todo o seu amor.

Jesus ensina-nos, neste episódio, a não julgarmos as pessoas pelas aparências. Muitas vezes é precisamente aquilo que consideramos insignificante, desprezível, pouco edificante, que é verdadeiramente importante e significativo. Muitas vezes Deus chega até nós na humildade, na simplicidade, na debilidade, nos gestos silenciosos e simples de alguém em quem nem reparamos. Temos de aprender a ir ao fundo das coisas e a olhar para o mundo, para as situações, para a história e, sobretudo, para os homens e mulheres que caminham ao nosso lado, com o olhar de Deus.

Saibamos também nós pôr o que temos a serviço do próximo. Não sejamos gananciosos, preocupando-nos só conosco, mas que tenhamos um coração aberto e generoso às necessidades de nossa comunidade e dos que vivem desprotegidos precisando de nossa atenção e ajuda.

Novo horário de missa

aos sábados na igreja

matriz de Campinas

do Sul

Em virtude do horário de

verão, lembramos que a

a missa aos sábados, na

igreja matriz será às 19h.

Reunião para elaborar o calendário das festas

e promoções do ano de 2016:

Será no dia 21 de novembro, às 8h30, no Cento Catequético em

Campinas do Sul. Convidamos todos os conselhos econômicos

das comunidades da paróquia, dos oratórios, e convidamos as

entidades sociais para participarem.

(3)

A VOZ DA DIOCESE –

08/11/2015

O cuidado da "casa comum"

Estimados Diocesanos!

Neste ano de 2015, fomos agraciados pelo Papa Francisco com sua

carta encíclica Laudato Si (Louvado Sejas), que fala do cuidado da casa comum. O título recorda o Cântico das Criaturas pronunciado pelo patrono da ecologia, São Francisco de Assis, no longínquo século XIII. Mas nos fala de uma realidade do presente, o respeito e o cuidado com a vida de quem habita

nesta “casa comum”.

A terra, “casa comum” de todos nós, é nossa irmã e mãe, que nos sustenta e presenteia com plantas e flores coloridas que embelezam o jardim da nossa casa, as planícies, as colinas e os vales; que produz uma variedade de frutos que servem de alimento para o ser humano, para os pássaros e para os animais das mais variadas espécies que nela vivem.

Nessa carta encíclica “Laudato Si”, o Papa Francisco recorda que a “irmã terra clama

contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos pensando que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos” (Lsí 2).

Como cristãos, devemos estar comprometidos com a vida em todos os sentidos, mas também com a “casa comum”, que abriga todas as formas de vida. Não podemos silenciar ou nos acomodar, achando suficiente apontar as grandes agressões que sofre a nossa mãe terra, seguidamente presentes nas manchetes dos jornais e revistas dos mais variados tipos, como o desmatamento na Amazônia, o aquecimento provocado pelas indústrias, a desertificação de grandes extensões de terras, a poluição dos rios, as montanhas de lixo, fruto do consumismo e do descarte, etc. Se estas denúncias, que são muito válidas para uma conscientização global, não despertarem em nós o agir na realidade local, é sinal de que estamos contaminados pelo comodismo e pela indiferença em relação ao cuidado da “casa comum”.

A “casa comum” vai ser bem cuidada e preservada para as próximas gerações quando tomarmos pequenas atitudes que estão ao nosso alcance e partem do nosso modo de agir no dia-a-dia. Entre elas, não jogar lixo nos rios, na beira das estradas ou no quintal da nossa casa, facilitando a criação do mosquito da dengue, causador da morte de muitas pessoas; cultivar, onde é possível, um pomar, um pequeno jardim e uma pequena horta. Além de ser uma terapia, embeleza a propriedade e produz alimentos, melhora a autoestima de quem mora na casa, na vizinhança e na cidade.

Queridos diocesanos, vamos nos conscientizar dos grandes problemas que agridem a nossa “casa comum” e participar de iniciativas cuja solução, a médio e a longo prazo, depende de grandes decisões políticas e governamentais, mas vamos também agir e fazer as pequenas coisas que dependem de nós e estão ao nosso alcance para cuidar e melhorar a vida no dia-a-dia da “casa comum”, a mãe terra.

Tende todos um bom domingo. + Dom José Gislon Bispo Diocesano de Erexim

(4)

CATEQUESE PARA O ANO 2016

Desde já, as comunidades façam o levantamento de quantas crianças vão fazer a catequese no próximo ano.

Para a criança começar a catequese de Pré-Eucaristia, deverá completar 9 anos em 2016.

Para inscrever a criança na catequese, a família deve estar em dia com o dízimo. Na comunidade da matriz, as inscrições para a catequese serão durante o mês de novembro, na secretaria paroquial. Para a inscrição da Pré-Eucaristia não esquecer de trazer a certidão de nascimento da criança.

Lembramos que as crianças que estão na catequese de Pré-Eucaristia e Eucaristia também devem fazer a reinscrição para o ano de 2016.

A taxa da inscrição da Pré-Eucaristia e Crisma é de R$ 25,00. A taxa da inscrição da Eucaristia é de R$ 15,00.

Missas nos grupos de famílias das Zeladoras das Capelinhas

em Campinas do Sul

Atendendo ao Papa Francisco que fala da natureza da Igreja de estar sempre “em saída” para anunciar a alegria do Evangelho a todos e com o objetivo de ir ao encontro das pessoas onde moram, a Paróquia de Campinas do Sul estará celebrando a Eucaristia em diversos Grupos de Famílias das Capelinhas de nossa cidade. O Horário da Missa será às 19h30.

LOCAL DATA ZELADORAS - CAPELINHAS

Bairro São Francisco 07 - nov. Sábado – 15h

Dilce T. Barbieri – Ivone Orlando Posto Ipiranga – Avenida 10 - nov.

3ª-feira

Silvane Boniatti – Cleci Gasperin Auto Agrícola Campinas 11 - nov.

4ª-feira

Clair Senhori – Irilde Rigo – Salete Mânica Mecânica do Juca 12 - nov.

5ª-feira

Salete Stempczyski – Adelina Manegas – Sirlene Remor

Chapeação Rizzi 13 - nov. 6ª-feira

Eclair Ramme – Sirlei Strapasson Paineira - Tombini 17 - nov.

3ª-feira

Daiane Batisti – Ieda Smiderle – Mari Chiodelli – Teresinha Rodrigues

Posto BR 18 - nov. 4ª-feira

Adriana Baccin – Zelita Bernardi – Vera Rigo – Cleire Dall’Agnol

Hospital Municipal 20 - nov. 6ª-feira

Silvia Nardino – Marinei Veronesi – Irma Battisti

(5)

Reunião de Área

Dia 16, 2ªf, às 19h, em Jacutinga, acontecerá a quarta reunião do ano da Área Pastoral, que inclui as paróquias de Paulo Bento, Jacutinga, Campinas do Sul e Entre Rios do Sul. Participam os párocos, irmãs e diversos agentes de pastoral leigos das quatro paróquias e o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Valtuir Bolzan.

Serão tratados diversos assuntos relacionados à ação pastoral das paróquias da Área. Especial atenção será dada ao Ano Jubilar da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco e que terá início em 08/12/2015); será tratado sobre a Campanha da Evangelização “Evangeli.já” e à preparação ao Natal de 2015.

Música e canto para uma liturgia sempre melhor celebrada:

Cantos adequados ao tempo litúrgico e a cada parte da celebração, com suporte de instrumentos musicais, dão profundidade e animam toda assembleia reunida para celebrar o mistério pascal. Dentro deste espírito, a Diocese realiza encontro anual de ensaio de cantos.

O encontro de canto litúrgico deste ano será no sábado, dia 21 de novembro, às 13h30, no Santuário de Fátima.

Os participantes terão à disposição o folheto, a apostila com a partitura e o CD com os cantos a serem ensaiados.

Este material será fornecido às paróquias.

CALENDÁRIO DO SEMINÁRIO Nª Sª DE FÁTIMA

Já está à disposição da comunidade, na secretaria

paroquial, o Calendário 2016 do Seminário de Fátima.

É uma forma de colaborar com a formação dos futuros

(6)

A quarta quinta-feira de novembro, é Dia Nacional e Universal de Ação de Graças.

Na igreja matriz de Campinas do Sul, haverá missa especial de gratidão, na

quinta-feira, dia 26 de novembro, à noite, às 20 horas.

É ocasião propícia para agradecer a Deus tudo o que somos e temos.

Jantar de Confraternização

da Primeira Eucaristia:

O Conselho Econômico,

está promovendo um jantar de Confraternização

da Primeira Eucaristia.

Será no dia 28 de novembro, às 20h30, no Salão Paroquial.

Os ingressos estarão disponíveis

na Secretaria Paroquial.

(7)

Campanha para a Evangelização

Na solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo, dia 22 de novembro, a Igreja Católica no Brasil dará início à Campanha para a Evangelização deste ano que tem como lema:

“Sede misericordiosos”.

A Campanha para a Evangelização quer despertar em todos os cristãos a consciência de que, unidos a Cristo pela graça batismal, participam da missão evangelizadora da Igreja. Este trabalho de conscientização procura motivar todos os fiéis para a participação ativa na missão evangelizadora da Igreja através de três caminhos: o testemunho, as ações pastorais específicas e a garantia de

recursos materiais para o trabalho evangelizador.

O slogan da Campanha para a Evangelização é ‘Evangeli.Já’, proveniente da palavra EVANGELIZAR, e mostra a urgência da evangelização e da cooperação de todos neste processo. A coleta da evangelização será dia 12 e 13 de dezembro, 3º domingo do advento.

DÍZIMO: gratidão e alegria!

Eis o grande motivo de gratidão: Deus nos ama com amor de pai, amor de mãe. Deu-nos a vida e dá tudo o que é necessário para desenvolvê-la. Por seu Filho Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo, Deus Pai fez surgir a Igreja, comunidade de fé, culto e amor.

Pelo Batismo, passamos a fazer parte desta Igreja, nossa segunda família. Participando da Igreja, colaboramos com a sua missão de anunciar Jesus Cristo, a fim de que todos nele tenham vida plena.

E nós cooperamos com o anúncio do Evangelho, participando da vida da Igreja: dos momentos celebrativos da comunidade, especialmente aos domingos; da catequese e de outros encontros de formação; das diversas atividades pastorais de promoção da vida; da contribuição com o Dízimo...

O Dízimo, então, é a alegria que sentimos em colaborar com a Igreja, a fim de que o Evangelho de Jesus Cristo seja conhecido, anunciado e vivido.

O Dízimo não é taxa em vista de benefícios próprios e sim contribuição para que a Igreja leve adiante a obra de Cristo.

(8)

Não esqueça:

Você com Deus na celebração

da comunidade no domingo,

Deus com você

durante toda a semana!

Campinas do Sul, 07 de Novembro de 2015. Pe. Dirceu Dalla Rosa – Pároco

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A sociedade local, informada dos acontecimentos relacionados à preservação do seu patrimônio e inteiramente mobilizada, atuou de forma organizada, expondo ao poder local e ao

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Durante este estágio, tive também a oportunidade de frequentar o serviço de urgência,. onde me foi possível observar a abordagem do doente pediátrico, as patologias

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se