• Nenhum resultado encontrado

Mães que Ensinam. Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mães que Ensinam. Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I

greja

B

atIsta

F

undamentalIsta

C

rIstoé

V

Ida www.cristoevida.com

Ano XXIII - nº 890 • Fortaleza, 27 de Maiode 2012

Deus sempre quis contar a participação de mulheres na execução de Seu plano de amor para salvação, e elas têm muito a nos ensinar:

Eva – Feita a semelhança de Deus, do lado de Adão, a

companheira que lhe completava. Depois da queda aprendeu a esperar de Deus Sua redenção e que a melhor fonte de conhecimento é aquela que provem dEle. Busquemos na Palavra de Deus, na Bíblia, essa fonte que jorra para a vida eterna.

Sara – Mãe aos 90 anos. Está na galeria dos heróis da Fé,

pois aguardou o cumprimento da promessa de Deus, o qual tudo faz perfeito a Seu tempo. Deus também é o Senhor do tempo, e nada escapa do Seu controle. A esperança que Ele oferece é vívida, alegre e produtiva. Creiamos e esperemos confiantemente.

A esposa de Noé – a Bíblia não revela seu nome, mas fala

de sua atitude que suportou toda a indiferença e escárnio com seu marido durante a construção da arca. Mas creu, esperou, entrou na arca e foi salva. Mesmo sem ter seu nome revelado, ela ensina que crer e confiar no Deus Trino é necessário para a salvação.

Rute – Deixou seus parentes e deuses para seguir sua velha

sogra Noemi, também viúva, de volta para Israel. Fez uma das declarações de amor mais famosas do mundo: “Faça o Senhor que bem lhe aprouver, se não seja a morte que me separe de ti”. Rute, por temor ao Deus de Israel, cuidou de sua sogra e foi bem quista entre os israelitas. Casou-se novamente, e veio a ser bisavó de Davi, de cuja linhagem veio o Messias: Jesus. Com Rute aprendemos que vale a pena desapegarmo-nos dos ídolos para estarmos diante do verdadeiro Deus.

Débora – É uma mulher excepcional, foi juíza em Israel,

assim como Sansão, mas com outro tipo de força: a da fé no Deus de Israel. Além de julgar, Débora convocou Barack e o exército de Israel para uma guerra contra o inimigo. Débora comemorou com outros talentos que Deus havia lhe dado: poesia e música. Ela nos ensina que devemos estar totalmente entregues e disponíveis para realizar a vontade de Deus.

Falta-nos espaço para falar de tantas mães que a Bíblia cita seus feitos e exemplos, por isso, mamães, reflitam, porque elas com fé glorificaram a Jesus.

Mães que ensinaM

(2)

MENSAGEM: EFÉSIOS – CRISTO, O CABEÇA DA IGREJA

a DinâMica Da ViDa Da igreja

-

MensageM VII

Já vimos que, de forma impressionante, depois de Paulo citar todas as bênçãos que o SENHOR fez por nós, ele inicia a sessão do tema do que agora Deus requer do Seu povo, com a Unidade da Igreja.

Esperaríamos que o apóstolo fosse exortar quanto à salvação dos perdidos, ou Missões, ou santidade. Contudo, o Espírito Santo, o agente da Trindade para guiar a igreja de Jesus, priorizou a UNIDADE DA VIDA DA IGREJA.

Estudando os versos 1 a 16, começamos a entender o motivo. O plano de Deus é que Jesus Cristo seja glorificado na Sua igreja - que é o Corpo de Cristo, onde os membros adoram, servem e glorificam a Cabeça. Para que isto aconteça, a igreja tem que ser uma, uma família intensamente comprometida uns com os outros, em que cada um se sente responsável e parte do plano de Deus. Assim, depois de expor a UNIDADE DA VIDA DA IGREJA (o pedido, as qualidades da Unidade, sua natureza, seu fundamento e razão de ser – 4:1-6), o Espírito Santo moveu o apóstolo Paulo para ensinar sobre:

O cresciMenTO eM uniDaDe – 4:7-16

Parte I

I – BASE DO CRESCIMENTO EM UNIDADE – Vs. 7-8 1 – A Graça de Cristo para Cada Um – Vs. 7

2 – A Vitória de Cristo para Todos – Vs. 8

A citação do Salmo 68 descreve uma batalha em que o Rei Vitorioso recebe despojos e distribui como presentes do Rei! Somos esses presentes, recebemos dádivas para servir a esse Glorioso Rei – Colossenses 1:13 e 2:15.

Vejamos o exemplo de Barnabé:

1 – Contribuinte - Atos 4:36-37 (Romanos 12:8)

2 – Ajudador – Atos 9:26-27 (Romanos 12:8 e Tiago 4:17) 3 – Edificador – Atos 11:19-24 (Romanos 12:7 e Efésios 4:11) 4 – Misericordioso – Atos 11:27-30 (Romanos 12:8)

5 – Evangelista – Atos 13:1-3

6 – Discipulador – Atos 11:25-26 e 15:36-40

II – INCENTIVO AO CRESCIMENTO EM UNIDADE – Vs. 9-10 1 – A Humilhação de Cristo – Vs. 9 (Filipenses 2:5-11) 2 – A Glorificação de Cristo – Vs. 10

Amados, temos uma base firme da necessidade de nos envolvermos na UNIDADE da igreja e temos uma nuvem gloriosa de testemunhas que viveram isto, serviram ao SENHOR maravilhosamente e glorificaram tremendamente a Jesus. É hora de crermos no plano de Deus, é hora de nos alistarmos com compromisso total, pois somente assim o verdadeiro Jesus será exaltado em nós!

ao rebanhode deus

(3)

-3

No Informissões anterior, vimos que o Salmo 35 é um Salmo Imprecatório (uma petição a Deus para que a justiça seja feita e o direito seja cumprido).

Agora estudaremos a mensagem do Salmo. Davi exterioriza suas apreensões por estar sendo perseguido, traído e vítima de armadilhas contra sua vida. É uma oração cheia de sentimentos conflitantes, em que Davi abre seu coração diante de Deus. Ele revela seus temores, sua indignação, suas decepções, mas, acima de tudo, sua esperança em Deus. O SENHOR que tudo conhece, que é justo e poderoso, é invocado para intervir a favor do Seu servo que está sofrendo injustamente e correndo o perigo de perder sua vida e o reino que Deus lhe deu e assegurou.

A oração de Davi tem três partes bem distintas, ele começa descrevendo que:

I – ESTÁ SENDO PERSEGUIDO INJUSTAMENTE – Vs. 1 a 10 Por duas vezes, no verso 7, Davi diz a Deus que está inocente dessa trama contra ele (“porque sem causa” e “a qual sem razão”). Ele está com a consciência limpa, por isso tem confiança em apelar à justiça de Deus (versos 1, 6 e 10). No verso 1 a defesa de Davi é bem jurídica, segue os passos de um processo legal, em que primeiro pede a Deus que pleiteie a sua causa, depois roga que Deus execute a sentença (“peleja contra os que pelejam contra mim”).

II – ESTÁ SEM SAÍDA – Vs. 11 a 16

Davi revela que foi vítima de uma traição (talvez de um rei aliado, ou de um amigo que lhe virou as costas). A traição inesperada pega a vítima de surpresa deixando-a sem defesa e sem capacidade de reação. Tais “amigos” eram falsos (vs. 16) e agora se revelam malignos (vs. 11), ingratos (vs. 12), e perigosos (vs. 15).

III – ESTÁ, PORÉM, CONFIANDO EM DEUS – Vs. 17 a 28 Davi apela que Deus julgue a sua causa – Vs. 17 a 21. Davi ora por justiça da parte de Deus – Vs. 22 a 26;

Davi se compromete em reconhecer e louvar a Deus – Vs. 27 e 28 Conclusão:

Comparemos o vs. 23 com a declaração de Tomé acerca de Jesus, em João 20:28. Nós temos o mesmo Deus de Davi - Ele se chama Jesus, nosso advogado infalível de nossas causas “perdidas”. Recorramos a Ele e O glorifiquemos!

saLMO 35 – senHOr, aTÉ quanDO?

ParTe ii – DeVOciOnaL – Dr. aLexanDre PauLO saunDers reFlexõesnos salMos

(4)

-leiturapara Consagração

1 Coríntios 11:28, Paulo exortou: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo”, impondo a necessidade de um auto-exame na participação na Ceia do Senhor. Ele não concordava com o modo como aqueles irmãos estavam celebrando a Ceia do Senhor. Como ele disse: “porquanto vos ajuntais, não para melhor; e, sim, para pior”. É fundamental o auto-exame, pois não se deve participar de forma indigna: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor”.

O cristão não deve se avaliar segundo seus próprios padrões. Ele fará um escrutínio de sua vida confrontando-a com o valor e significado da obra de Cristo. A Ceia foi instituída pelo Senhor Jesus e tem profunda significação. O cristão não sofrerá as penas eternas participando indevidamente da Comunhão; todavia, implica em sofrer as disciplinas do Senhor por participar dela indevidamente.

O auto-exame deve ser feito à luz da Palavra de Deus, pois “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma” (Salmo 19:7). Por que é necessário o examinar-se? Com certeza é para lembrar continuamente os benefícios e as implicações da obra redentora de Jesus.

Participar da Ceia do Senhor não deve ser um ritual; e, sim, um memorial. É um privilégio que todo cristão jamais deveria deixar de usufruir. O pão traz à lembrança o corpo de Jesus que foi pregado na cruz. O vinho lembra o sangue de Cristo. Sangue que purifica todo o nosso pecado e que tem o poder de apagar todas as nossas transgressões e iniquidades. É trazer continuamente à lembrança o infinito e imensurável amor de Deus. Amor que salva, santifica, purifica, guarda do maligno.

Assim, o crente deve responder a esse amor, consagrando-se sempre a Deus, diária e constantemente. Examinar tem a idéia de “testar a si mesmo”. Isto implica na necessidade de discernimento. “Pois quem come e bebe, sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si” (vs. 29). “sem discernir o corpo” pode significar deixar de dar importância à Igreja, como Corpo de Cristo.

O auto-exame proporciona uma participação alegre e com firme esperança nas promessas de Deus. O auto-exame não é para afugentar, e, sim, para que o irmão envolva-se numa comunhão mais íntima, mais verdadeira e mais profunda com Deus. A recomendação bíblica é muito clara: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e

assim coma do pão e beba do cálice”. Leiamos 1 Coríntios 11: 17-28.

PreParanDO-se Para

ceia DO senHOr

(5)

5

Em novembro teremos o Retiro de Casais, no Hotel Donana (taxa de apenas 350 reais). Temos já certa uma grande bênção: O Hotel Donana disponibilizará dois dias extras para aqueles casais que quiserem descansar

O Retiro, propriamente dito, começará na sexta-feira (dia 16) à noite, e encerrará com o jantar especial no domingo (dia 18).

Outra bênção está na temática que queremos abordar em nosso retiro, pois vamos tratar do relacionamento íntimo do casal, combatendo males que têm se alojado na intimidade do casal. O casal quando está bem transfere essa boa relação para toda a família que, ao invés de seus membros se isolarem, passa a gozar de amizade e alegre comunhão. Quanto isso faz bem à família, podemos observar numa pesquisa secular (uma autêntica jumenta de Balaão) em que um grupo de americanos resolveu se mobilizar para resgatar os tradicionais jantares em família, unindo comida saudável com convívio de qualidade dentro de casa.

Esse grupo criou um movimento chamado The Family Dinner Project (Projeto Jantar em Família) com a proposta de ultrapassar os desafios do dia-a-dia, como a falta de tempo e o cansaço, para sentar pais e filhos em torno da mesa sem nenhuma das milhares de distrações do mundo moderno. Celulares, TVs, tablets e qualquer outra tecnologia que não promova a interação entre os parentes é proibida.

Eles perceberam que a comunhão que a Bíblia tanto ensina tem a capacidade de melhorar a autoestima das crianças e adolescentes, diminuir os riscos de uso de drogas, gravidez na adolescência, depressão, distúrbios alimentares e obesidade. Eles se basearam em pesquisas de diferentes universidades. De acordo com o estudo, adolescentes que fazem menos de três refeições em família por semana têm quase duas vezes mais chances de se tornarem fumantes, abusar de substâncias químicas e se tornarem usuários de maconha do que adolescentes que jantam em família cinco vezes por semana. “O engajamento dos pais em torno dos jantares pode ser uma potente arma a favor da saúde das crianças”, concluiu o estudo.

Ora, até o mundo está dizendo: a Bíblia tem razão. Agora é hora dos crentes aprenderem, para que possam viver e desfrutar da paz e alegria que os princípios bíblicos proporcionam à família quando são praticados.

r

etIrode

C

asaIs

:

sOMOs crenTes Da nOssa FaMÍLia

nãO DesisTiMOs nunca

um pouco mais. Assim, na quarta-feira (dia 14) à noite, o hotel receberá os que desfrutarão de duas diárias completas (por apenas 300 reais), com café da manhã, almoço e jantar incluídos.

(6)

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(8859-3412 / 9617-0063) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

notas & notÍCias

agenDa Da igreja

JUNHO

03 (domingo) – 9 h: Celebração da Ceia do SENHOR – Dia das Primícias 12 (terça-feira) – 19 h: Encerramento do Semestre I do CBD/CTBPL 17 (domingo) – Devocional e Mensagem – Equipe 1: Hugo, Ronaldo e Jefferson

EBD – Classe de Jovens e Adultos: Evang. Giuvan e Raphael (todos os domingos)

24 (domingo) – Devocional e Mensagem – Equipe 2: Bruno, Matheus e Cristina 30 (sábado) – 18:30 h: Encontro Geral das Dorcas – Palestra: Manipulação

de Alimentos.

JULHO

01 (domingo) – Devocional e Mensagem –

Equipe 3: Vickson, Claudio Franco e Rodrigo

06 (sexta-feira) – 19:30 h: Celebração do Aniversário da EBF Cristo é Vida -

Conferência com o Pr. Rick Goertzen – Fundamentos do Dispensacionalismo Ministério Dorcas - Palestra para as Senhoras: Sra. Kris Goertzen

07 (sábado) – 19 h: Pr. Gilley – Examinando as Escrituras

para Entender a Vontade de Deus

08 (domingo) – 9 h: Celebração da Ceia do SENHOR – Dia das Primícias

18 horas: Celebração dos 28 anos da IBF Cristo é Vida

12 (quinta-feira) – Viagem de Reconhecimento de Campo Missionário:

Lúcia Oliveira

18 a 22 – Escola Bíblica de Jovens – EBJ 2012

21 (sábado) 17:30 h – Ações de Graça pelo primeiro ano da Ana Júlia 28 (sábado) 17:30 h – Chá de Panela de Iramilson e Priscila

19 h: Reunião Geral do Minstério Dorcas – Palestra com a Dra. Maria José

L

EITURAPARACONSAGRAÇÃO MAIO - Dia 27: Maurício e Ozênia.

JUNHO – Dia 03: Manhã= Ciro e Flor; Noite: Raphael e Socorro; Dia 10:

Eudalice e Valdeci; Dia 17: Helder e Gláucia; Dia 24: Lázaro e Socorro;

JULHO - Dia 01/07: Jorge e Raquel. Dia 08: Manhã= Erik e Hugo; Noite=

Railda e Neide. Dia 15: Lázaro e Socorro. Dia 22: Ricardo e Simone.

Dia 29: Ricardo e Léia.

RETIRO DAS DORCAS

TEMA DE 2012: SARANDO FERIDAS

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades”

Salmo 103:3-4

No Hotel Donana, dias 1 e 2 de dezembro. Taxa de 100 reais. Inscrições com a irmã Valdenir Leonardo

Referências

Documentos relacionados

Neste ano os melhores rendimentos de grãos ocorreram onde a soja foi culti- vada após trigo 4, trigo 3, linho, trigo 2 e trigo 1; entretanto, estes quatro últimos foram

Se Deus nos tivesse amado em resposta ao nosso amor, então o Seu amor não seria espontâneo; mas visto que Ele nos amou quando nós não O amávamos, é claro que o Seu amor não foi

Meus irmãos não estavam me deixando sozinho e queriam demonstrar que compreendiam a importância desse projeto para a igreja (e também para mim), por isso se dispuseram a assumir

Programação Especial: Estudos Bíblicos, Peça: Yonah, O Sucesso do Fracasso – Ato II; Celebrando Infanto-Juvenil Restaurante Celebrando: Chefs Gláucia & Daniel

Use uma técnica adequada para a remoção das luvas (sem tocar a superfície exterior da luva) para evitar o contacto da pele com o produto.. Descarte as luvas contaminadas após o

Como já ficou dito, o interesse do modelo de análise exposto passa, em larga medida, pela possibilidade de articular descrição de textos e descrição de géneros, sem

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch