• Nenhum resultado encontrado

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I GREJA B ATISTA F UNDAMENTALISTA C RISTO É V IDA

www.cristoevida.com

A

NO

XXV 974 • F

ortaLeZa

, 29

De

D

eZeMBroDe

2013

A Palavra de Deus no fala três coisas a respeito da natureza de Deus. primeira: “Deus é espírito” (João 4:24). Dizer “Deus é um espírito” é totalmente repreensível, pois O coloca na mesma classificação de outros seres.

Como é “espírito”, é incorpóreo, não tem substância visível.

Tivesse Deus um corpo tangível, não seria onipresente, estaria limitado a um lugar; sendo “espírito”, enche os céus e a terra. segunda: “Deus é luz” (1 João 1:5), o que é oposto às trevas. Nas Escrituras as “trevas” representam o pecado, o mal, a morte; a “luz” representa a santidade, a bondade, a vida. “Deus é luz” significa que Ele é a soma de todas as excelências. Terceira: “Deus é amor”

(1 João 4:8). Não é simplesmente que Deus ama, porém que é amor mesmo. O amor não é meramente um dos Seus atributos, mas sim Sua própria natureza.

Esse tão grande amor nos foi revelado não somente na Sua encarnação (nascimento de Jesus), mas principalmente através da Sua morte na cruz do calvário. Hoje veremos quatro características do amor de Deus revelado no Natal.

- E

V

. G

IUVAN

C

ARDOSO

-

(2)

1. O amor de Deus é imune à influência alheia.

Queremos dizer com isso que não há nada em nós que possa atraí-lo ou impulsioná-lo a amar. O amor de Deus é gratuito, espontâneo e não causado por nada nem por ninguém. A única razão pela qual Deus ama alguém acha-se em Sua vontade soberana: “O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, porque o Senhor vos amava...”Dt 7:7-8

Seu amor provém dEle próprio: “... segundo o seu próprio propósito...” (2 Timóteo 1:9).

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19). Deus não nos amou porque nós O amávamos, mas nos amou antes de nós termos uma só partícula de amor por Ele.

Se Deus nos tivesse amado em resposta ao nosso amor, então o Seu amor não seria espontâneo; mas visto que Ele nos amou quando nós não O amávamos, é claro que o Seu amor não foi influenciado. Que havia em mim que atraiu o coração de Deus?

Absolutamente nada. Ao contrário, porém, havia tudo para O repelir, tudo na medida para levá-lO a detestar-me — sendo eu pecador, depravado, corrupto, sem “nenhum bem” em mim (Romanos 3).

2. O amor de Deus é eterno. Necessariamente, Deus é eterno, e Deus é amor; portanto, como Deus não teve princípio, Seu amor também não teve. Como é claro o testemunho de Jeremias 31:3: “... com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”! Que bem-aventurança saber que o grandioso e santo Deus amava o Seu povo antes do céu e a terra terem sido chamados à existência, que Ele pusera o Seu coração neles desde toda a eternidade! Esta é uma prova clara de que o Seu amor é espontâneo, pois Ele os amou eras sem fim, antes de sequer existirem!

A mesma verdade preciosa é exposta em Efésios 1:4-5:

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Que tranqüilidade para o coração saber que, uma vez que o amor de Deus por mim não teve começo, certamente não terá fim.

3. O amor de Deus é imutável. Como em Deus “... não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1:17), assim o Seu amor não conhece mudança nem diminuição. O verme Jacó dá-nos enfático exemplo disto: “Amei Jacó”, declarou Deus, e, a despeito de toda a sua incredulidade e obstinação, Ele nunca deixou de amá-lo. João 13:1 oferece-nos outra bela ilustração. Precisamente naquele noite um dos apóstolos diria

“... mostra-nos o Pai...”; outro O negaria soltando maldições;

todos se escandalizariam por causa dEle e O abandonariam.

Todavia, “...como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim”. O amor divino não se rende às dificuldades.

“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes

o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele

todas as coisas? “ Romanos 8:32

(3)

3

“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:32-39

4. O amor de Deus é pleno de graça. O amor e o favor de Deus são inseparáveis. Esta verdade é exposta claramente em Romanos 8:32-39. O que é esse amor, do qual, nada nos pode separar, e a graça de Deus que O determinou a dar Seu Filho pelos pecadores? Esse amor foi o poder impulsivo da encarnação de Cristo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” (João 3:16).

Cristo morreu, não para fazer com que Deus nos amasse, mas porque Ele amava o Seu povo. O Calvário é a suprema demonstração do amor divino. Sempre que você for tentado a duvidar do amor de Deus, volte ao Calvário. Há aqui, pois, farta causa para confiança e paciência sob a aflição debaixo da mão de Deus. Cristo era amado pelo Pai, porém Ele não foi eximido de pobreza, humilhação e perseguição. Cristo teve fome e sede.

Assim, quando Cristo permitiu que os homens cuspissem nEle e O golpeassem, isso não foi incompatível com o amor de Deus por Ele. Em todas as coisa e em todos os momentos o amor soberano de Deus estava presente na vida de Jesus. Esse amor foi de tal modo pleno de graça que o levou a cruz voluntariamente.

Sua graça é o favor imerecido para com o pecador, essa graça expressa a idéia de que Deus age por bondade espontânea para salvar os pecadores: Deus amando o não- amável. Quandos somos alcançados por essa graça, somos atraídos por esse irresistível amor manifestado no Nascimento de Jesus e consumado com a sua morte na cruz do calvário.

O mundo está repleto de maravilhas – maravilhas da natureza e da ciência – mas elas perdem o seu significado diante da maravilha do amor e da graça revelados por Deus.

Não há como uma mente finita e limitada entender o amor de Deus pelo seu povo. Não há como entender como alguém pode rejeitar esse tão grande amor. Não há como viver a eternidade separado desse amor.

(Adaptado de um texto de A. W. Pink)

(4)

L

eiturapara

C

onsagração

Nesses últimos Informissões, temos falado da Fidelidade de Deus, suas características, aspectos e algumas percepções dessa bendita fidelidade. Hoje concluíremos este tema da mesma maneira que começamos: falamos que a infidelidade hoje é um dos pecados mais proeminentes nestes maus dias.

Com raríssimas exceções, a palavra de um homem não é mais a sua fiança nos negócios deste mundo. No mundo social, a infidelidade conjugal ocorre por todo lado, sendo que os laços matrimoniais são desfeitos com a mesma facilidade com que uma roupa velha é rejeitada. Na esfera eclesiástica, milhares que se comprometeram solenemente a pregar a verdade, sem nenhum escrúpulo a negam e a atacam. Os princípios da Palavra de Deus são flexibilizados de acordo com os seus interesses. Essa tem sido a realidade que temos vivido nessa sociedade malígna, e em total contraste temos um Deus que é Fiel “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel...” (Deuteronômio 7:9). Esta qualidade é essencial ao Seu ser; sem ela, Ele não seria Deus.

Pois, ser Deus infiel seria agir contrariamente à Sua natureza, o que é impossível. “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2 Timóteo 2:13).

Deus é verdadeiro e fiel. Sua Palavra é infalível. Em todas as Suas relações com o Seu povo, Deus é fiel. Pode-se confiar nEle, com segurança. Nunca houve alguém que tivesse confiado nEle em vão. Vemos esta preciosa verdade expressa em toda parte nas Escrituras, pois o Seu povo precisa saber que a fidelidade é uma parte essencial do caráter divino. E não somente saber isso, mas esse caráter divino da fidelidade de Deus deve fazer parte da vida do crente. Numa sociedade má e perversa, somos chamados por Deus para fazermos e sermos diferentes. O padrão de Deus é esse para nossas vidas, menos que isso é negligência e rebeldia a Deus. Um ano se finda e já estamos às portas de um novo ano, a nossa vida não pode ser igual a uma bola de neve recheada de infidelidade que a cada ano que passa vem crescendo. Deus tem nos chamado para sermos fiéis, como Ele é Fiel. Fiéis em nossos comprimissos, fiéis em nossos relacionamentos, fiéis em nossos dízimos e ofertas, fiéis em tudo em nossoas vidas. Assuma este compromisso, viva este compromisso!

Leitura Bíblica Anual: Apocalipse 15

A FIDELIDADE DE DEUS

- CONCLUSÃO -

ASSIM COMO COMEÇAMOS

CULTO vesperTinO - LUCY e JOsieL

“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos

que o amam e guardam os seus mandamentos.” Dt 7:9

(5)

5

Retiro do Ministério Dorcas

11 e 12 de janeiro de 2014.

(senhoras e moças).

Atenção: Temos poucas vagas.

CBD/CTBPL

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da

Verdade” 2 Timóteo 2:15

No primeiro semestre de 2014 (dia 06 de fevereiro), iniciaremos às quintas-feiras as aulas do CBD/CTBPL, nosso seminário teológico de preparação para pastores, missionários e líderes. Em 2014 começaremos uma nova etapa de preparação em três anos em que estudaremos toda a Bíblia, as matérias de Teologia, Línguas Bíblicas (Grego e Hebraico) e as disciplinas requeridas para um bom preparo dos servos de Deus que servirão na liderança das igrejas e congregações. Prepare-se!

n

otas

& n

otÍCias

A Beleza

da Santidade

A relação entre a Santidade de Deus e a Estética

informações e inscrições: Lucy Antoneli Adorai o SENHOR na beleza da

Sua santidade (Salmo 29:2)

1º a 5 de Março de 2013

i CLÍniCA De MÚsiCA sACrA

(6)

I

GREJA

B

ATISTA

F

UNDAMENTALISTA

C

RISTOÉ

V

IDA

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

a

genDaDa

i

greJa

• 9 horas – Assembleia da Igreja: Devocional Rômulo Braga

• 18 horas: Culto – Cantata de Natal – Coral Cristo é Vida – Aplicação: Ev. Giuvan Cardoso

• 21 h – Vigília de Ano Novo: Batismo, Ceia do Senhor, Posses e Tempo de Oração e Ações de Graça

1º (sáb) 02 (dom) 06 (qui) 22 (sáb)

• 19 h – Casamento de Camilinha e Assis

• 9 h – Assembleia da Igreja

• 18 h – Celebração da Ceia do Senhor

• 19 h – Culto de Abertura do CBD/CTBPL e Matrículas

• 17 h – Chá de Baby da Arlene (do Vinícius) 11 e 12 (sáb e dom)

18 (sáb) 24 a 26 (sex a dom) 31 (sex)

• Retiro do Ministério Dorcas (aberto a todas as mulheres)

• 19 h – Casamento de Raíssa e Jefferson

• XXVII Conferência Missionária

• 19 h – Reunião do Conselho Administrativo da Igreja 29 (dom)

31 (ter)

Jan 2014

Fev 2014 DEZEMBRO - 2013

JANEIRO - 2014

FEVEREIRO - 2014

Dia 29 • Manhã: Bonifácio & Ilzanir Noite: Lucy & Josiel

* TODOS OS CANDIDATOS AO BATISMO E SEUS DISCIPULADORES DEVEM PROCURAR

O DIÁCONO BONIFÁCIO VIEIRA

PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE MEMBREZIA.

Relação de Leituras

DEZEMBRO / 2013

Dia 05 • Manhã: Mayara e Eldino Noite: Adelita & Sidney Dia 12 • Manhã: Valéria & Melo Noite: Cris e Erik Dia 19 • Manhã: Helany & Ari Noite: Nilda & Marcelo Dia 26 • Manhã: Helena & Ev. Luciano Noite: Mazé Braga e Lucinha

JANEIRO / 2014

Dia 02 • Manhã: Lúcia & Marcus Noite: Luiza & Márcio Dia 09 • Manhã: Jane & Aragão Noite: Edislândia & Ailton

Dia 16 • Manhã: Socorro & Raphael Noite: Nac & Paulinho Dia 23 • Manhã: Jozélia & Carlos Noite: Paulinha & Karlos

FEVEREIRO / 2014

Referências

Documentos relacionados

Por isso, nossa maturidade não envelhece, nossa mente não caduca, nossos sonhos não murcham, nem nossos desafios se acabam.. Ao completarmos 25 anos, estamos em pleno vigor

- Se somente o município figura como devedor no título executivo judicial, não pode o ex-prefeito, que não participou do processo de conhecimento, ser parte na execução, não

É hora de repensar na vida Nos valores e nas feridas É hora de poder aprender Tanta coisa, saber viver... É hora

Programação Especial: Estudos Bíblicos, Peça: Yonah, O Sucesso do Fracasso – Ato II; Celebrando Infanto-Juvenil Restaurante Celebrando: Chefs Gláucia & Daniel

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Tendo em vista que os jovens têm um contato muito intenso com essa temática, vale a pena trazer outras perspectivas sobre o assunto para a sala de aula, de modo que os estudantes

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

Nossos olhos se arregalaram por um momento, até que alguém resolveu, corajosamente, questionar: “Mas por quê?” E a resposta veio pronta: “Porque, meu filho, por mais que nós