• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO. Preâmbulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO. Preâmbulo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MÉRITO

Preâmbulo

A Tetrapi, em conformidade com os seus estatutos, tem pautado a sua ação quotidiana pelo rigor e competência, aliás, indissociáveis da universalidade do conhecimento. Perante o desafio permanente, cujo grau de exigência determinou, a Tetrapi decidiu participar eficaz e ativamente no processo de enriquecimento educativo e formativo dos nossos jovens, quer para a sua valorização pessoal, enquanto cidadãos capazes de intervir positivamente na ordem social regulada por valores que dignificam a condição humana, quer para o seu progressivo enriquecimento intelectual. Acreditamos que o desenvolvimento harmonioso e a combinação de ambas as vertentes fazem dos nossos alunos cidadãos tolerantes, criativos e interventivos. O conhecimento e a informação ganham nova dimensão no mundo contemporâneo. A revolução tecnológica, característica primeira do novo milénio, transformou a realidade, modificou valores, extinguiu e criou profissões e tornou imperativa uma nova forma de organização. Deixou claro que necessitamos de rever conceitos e, acima de tudo, recuperar e aprimorar valores intemporais: justiça, solidariedade, humanismo. Quando se pensa em informação e conhecimento, urge avaliar a sua repercussão nos domínios da educação, da economia e da cultura. É fundamental identificar a dimensão humana, onde a educação é o cerne da questão. A dimensão tecnológica, onde o fator económico é de capital importância. A dimensão social, onde a cultura se apresenta como resultado das transformações ocorridas na sociedade.

Quando falamos de dimensão social do conhecimento, identificamos um nível de consciência coletiva que exige melhor distribuição dos saberes e das riquezas geradas pela sociedade. É um alerta para a necessidade de diminuir as desigualdades e educar para a cidadania, valorizando o bem-estar, a qualidade de vida, e a dignidade humana. É, pois, necessária uma grande mobilização da sociedade onde cada órgão, instituição, empresa e cidadão trabalhem pela equidade social. Desta forma, é possível pensar na construção de nova mentalidade, que resultará na formação de uma cultura que represente uma sociedade solidária, onde a tecnologia, a informação e o conhecimento estão ao serviço das pessoas e não ao contrário. Neste contexto, a Tetrapi, no âmbito das suas ações (políticas sociais), determinou atribuir Bolsas de Mérito académico, com fundos próprios. Este Programa de Bolsa de Mérito pretende ser aglutinador de donativos para Bolsas e Prémios de Mérito de outras empresas externas ao Grupo, de modo a promover a fixação de alunos e, adicionalmente, a captação de novos alunos com méritos académicos que acrescentem valor e diversidade económica e social à comunidade escolar.

(2)

2

Definição ou âmbito

1- A Tetrapi concede Bolsas de Mérito a alunos do ensino básico (3.º ciclo) e secundário. 2- As Bolsas de Mérito serão concedidas anualmente a alunos que tenham bom desempenho pessoal, social e académico.

3- Podem candidatar-se ao programa de bolsas os alunos que frequentem ou pretendam frequentar o ensino básico (3.º ciclo) e secundário no Colégio Castanheiro.

4- A Bolsa de Mérito é uma prestação anual para comparticipação nos encargos com a frequência do ensino básico (3.º ciclo) e secundário no Colégio, atribuída no respetivo ano letivo.

5- A Bolsa de Mérito anual corresponde a um ano letivo completo e compreende dez prestações mensais.

6- O estatuto de aluno bolseiro pode manter-se até à conclusão do ensino secundário, desde que o aluno mantenha o reconhecido estatuto de mérito.

7- A Tetrapi reserva-se o direito de poder não abrir anualmente o programa de bolsas a novas candidaturas.

Artigo 1.º Objeto

1- A atribuição de Bolsas de Mérito para a frequência do ensino básico (3.º ciclo) e secundário no Colégio do Castanheiro tem como propósito, por um lado, premiar os alunos do Colégio do Castanheiro que concluíram o ensino básico com os melhores e, por outro, possibilitar a frequência do Colégio do Castanheiro, aos alunos externos, de igual mérito.

Artigo 2.º Princípios gerais

1- A atribuição de Bolsas de Mérito baseia-se nos seguintes princípios fundamentais:

a) A confiança mútua, designadamente entre os alunos, os responsáveis pela sua educação e o Colégio, tendo por base a partilha de responsabilidades académicas, sociais e económicas; b) O rendimento académico dos alunos, que é um dos mais fortes preditores das trajetórias académicas dos alunos;

c) Os padrões académicos, caracterizados pela excelência, o que se reflete no estabelecimento de objetivos e de concretização de procedimentos e de estratégias que favoreçam a partilha de conhecimento e permitam aos demais atingirem níveis superiores de desempenho;

(3)

3

d) A promoção de competências sociais e emocionais, envoltas numa estratégia que medeia os comportamentos dos alunos, por conseguinte, as características das interações entre eles, contagiando-os com o seu sucesso educativo;

e) O envolvimento ativo e efetivo de todos quantos possam contribuir com competências, perspetivas e conhecimentos para o progresso do processo educativo.

Artigo 3.º

Condições de candidatura

1- São condições de admissão à Bolsa de Mérito os requisitos definidos no documento anexo. 2- A atribuição da Bolsa de Mérito depende da apresentação de candidatura e dos comprovativos do seu enquadramento nos critérios definidos pela Tetrapi para a sua atribuição.

3- Os candidatos não serem beneficiários de qualquer outro apoio dentro do grau de ensino para cuja frequência requerem a bolsa.

Artigo 4.º

Apresentação da candidatura

1- Apenas os encarregados de educação poderão subscrever candidaturas ao programa de Bolsas de Mérito, independentemente do seu número.

2- As candidaturas serão instruídas através de carta do(a) encarregado(a) de educação dirigida ao Conselho de Administração e Gestão Escolar do Colégio do Castanheiro, acompanhada dos documentos julgados pertinentes para a avaliação da candidatura, nomeadamente, cópia dos registos de avaliação pedagógica do último ano e mais recentes do ano letivo em curso. 3- O Conselho reserva-se ao direito de não devolver a documentação submetida no âmbito da candidatura.

4- O Conselho garante a confidencialidade de toda a informação constante dos processos de candidatura.

Artigo 5.º Bolsas a atribuir

1- Será publicado anualmente o edital que anuncia os prazos de candidatura e o número de Bolsas de Mérito a atribuir em cada ano letivo, o qual será afixado nos serviços académicos e no site do Colégio do Castanheiro.

2- A Bolsa de Mérito diz respeito apenas às mensalidades definidas para a frequência do Colégio do Castanheiro.

(4)

4 Artigo 6.º

Procedimentos e Critérios de seleção

1- A atribuição da Bolsa de Mérito é objeto de decisão expressa do Conselho de Administração Escolar do Colégio do Castanheiro.

2- O facto de o requerente ser admitido em candidatura não lhe confere o direito a uma bolsa.

3- A seriação das candidaturas à Bolsa de Mérito terá em conta a avaliação dos dois seguintes critérios:

a) Desempenho pessoal, social e académico dos candidatos, resultante da avaliação sumativa com avaliação média de 4,5 valores nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico ou a classificação média de dezasseis valores no ensino secundário;

b) Entrevista a alunos, e encarregados de educação, que pretendam candidatar-se a frequentar o Colégio do Castanheiro.

4- As bolsas serão atribuídas aos candidatos que o Conselho de Administração e Gestão Escolar identificar, de acordo com os critérios de seleção constantes deste regulamento. 5- Serão excluídos os candidatos que não apresentam, no ato da candidatura, os comprovativos dos resultados escolares obtidos.

6- O Conselho de Administração e Gestão Escolar terá plena liberdade de excluir um candidato se verificar a existência de evidências que contrariem, substantivamente, a realidade apresentada formalmente em sede de candidatura.

7- Os candidatos serão ordenados por ordem decrescente do valor obtido, arredondada às centésimas, na fórmula de mérito que firma os critérios refletidos no regulamento.

8- As bolsas serão atribuídas aos candidatos que o Conselho de Administração e Gestão Escolar determinar e identificar de acordo com os critérios de seleção constantes do presente regulamento.

9- A lista ordenada poderá ser consultada nos serviços académicos ou junto dos órgãos diretivos do Colégio.

10- Os prazos de divulgação de resultados serão definidos no edital dos prazos de candidatura.

Artigo 7.º Reclamações

1 – Os candidatos poderão reclamar das listas referidas nos números 2 e 3 do artigo anterior, no prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar do dia em que foram divulgados os resultados. Dirigidas ao presidente do Conselho de Administração e Gestão Escolar, as reclamações devem dar entrada até às 18h00 do último dia.

(5)

5

2 – Na reclamação referida no número anterior, o candidato deverá solicitar a reapreciação do seu processo em exposição por escrito, contendo argumentação clara e objetiva, com fundamentação no presente regulamento.

3 – Da decisão definitiva, é dado conhecimento por escrito ao interessado.

Artigo 8.º

Perda e devolução da Bolsa

1- A perda da Bolsa de Mérito, por decisão do Conselho de Administração e Gestão Escolar, é imediata sempre que:

a) Se verifique inexatidão nas declarações prestadas em sede de candidatura;

b) O comportamento do aluno seja considerado desadequado ao modelo de convivência estabelecido pelo regulamento interno do Colégio, ou quando manifestamente lesivos dos interesses da comunidade educativa, de qualquer dos seus membros ou do património; c) O aluno anule a inscrição no ano letivo ou solicite transferência do Colégio do Castanheiro para outro estabelecimento de ensino;

d) A aceitação pelo bolseiro de outra bolsa concedido por outra instituição para o mesmo ano letivo, salvo se o Conselho o tiver autorizado.

2- Nos casos referidos no ponto anterior, o Conselho de Administração e Gestão Escolar reserva-se o direito de exigir do bolseiro, ou daqueles a cargo de quem se encontrar, a restituição total ou parcial das mensalidades, à data vencidas.

3- A atribuição, renovação ou manutenção da Bolsa de Mérito implica o cumprimento rigoroso dos pagamentos que são devidos por parte do bolseiro.

Artigo 9.º Renovação de Bolsas

1- As bolsas concedidas nos termos deste regulamento são eventualmente renováveis até à conclusão do ensino secundário, por períodos iguais e sucessivos, desde que o seu rendimento e comportamento escolar justifiquem a renovação e, também, se mantenha o posicionamento relativo no ranking das candidaturas elegíveis.

2- Para efeitos do disposto na parte final do número anterior, serão exigidas as mesmas condições de desempenho académico pessoal e social, previstas no ponto 3 do Artigo 6.º deste regulamento, cuja especificação remete-se para o anexo.

3- A cada ano, o pedido de renovação da bolsa é formalizado nos serviços académicos do Colégio do Castanheiro e dirigido ao Conselho de Administração e Gestão Escolar.

(6)

6 Artigo 10.º

Prazos e Disposições Finais e Transitórias

1- Os prazos, a estipular anualmente, terão em conta as orientações fixadas com caráter obrigatório pelo Colégio do Castanheiro.

2- As dúvidas suscitadas na aplicação do presente regulamento e eventuais recursos terão a sua resolução em sede de Conselho de Administração e Gestão Escolar.

3- A candidatura a este programa de bolsas pressupõe a aceitação explícita deste regulamento e o cumprimento do mesmo.

O presente Regulamento entra em vigor no dia imediato à sua aprovação pelo Conselho de Administração e Gestão Escolar do Colégio do Castanheiro.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no