• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 02/2016 PPGENF/UFPR - PVE/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 02/2016 PPGENF/UFPR - PVE/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 02/2016 PPGENF/UFPR - PVE/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF da Universidade Federal do Paraná-UFPR torna pública a abertura do edital de inscrições para a seleção de dois (2) bolsistas em nível de Pós-Doutorado para o cumprimento do Processo: 88881.062154/2014-01 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Projeto intitulado: “O ADOECIMENTO DO TRABALHADOR E AS NEOPLASIAS BRONQUIO PULMONARES” em conformidade com a Resolução Nº 80/04 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPE da UFPR.

A bolsa PDJ (Pós Doutorado Junior) destina-se a doutores que possam contribuir na pesquisa desenvolvida no respectivo estudo, bem como colaborar na orientação ou na coorientação de alunos de mestrado e doutorado do programa, participar de bancas examinadoras de qualificação e defesa de dissertações e teses de mestrado e doutorado respectivamente, entre outras atividades inerentes ao PPGENF-UFPR previstas na Resolução Nº 80/04 CEPE-UFPR.

1. REQUISITOS DO CANDIDATO

Os candidatos ao estágio de pós-doutorado serão selecionados considerando a adequação de sua proposta, atendendo aos seguintes critérios:

1.1. Possuir o título de doutor com menos de 5 anos, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

1.2. O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades (ANEXO I):

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, e em situação

regular no país;

b) estar em dia com as obrigações eleitorais;

c) possuir em seu currículo Lattes qualificações que demonstrem capacitação suficiente para desenvolver o projeto;

d) não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

e) dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto; f) não ter vínculo empregatício (celetista ou estatutário);

g) não ser aposentado ou encontrar-se em situação equiparada;

h) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela respectiva agência;

i)

ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes.

2. OBRIGAÇÕES DO POS-DOUTORANDO 2.1. BOLSISTA

2.1.1. Dedicar-se integralmente às atividades de pesquisa, ensino, grupo de pesquisa, e outras previstas no plano de trabalho.

(2)

2.1.3. Cumprir todas as obrigações estabelecidas pelo regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado CAPES e Resolução Nº 80/04 CEPE-UFPR.

2.1.4. O não cumprimento das obrigações acarretará na perda da bolsa.

2.1.5. Encaminhar artigo resultante da pesquisa para publicação em periódico Qualis A até a entrega do relatório final.

2.1.6. Ao final do estágio pós-doutoral apresentar em audiência pública, os resultados de pesquisa executado neste período.

3. DA BOLSA

3.1. Cada bolsa terá o valor mensal de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais por doze meses)

4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO Para candidatos brasileiros:

4.1. Ficha de inscrição no link do Edital no site do PPGENF -

http://www.prppg.ufpr.br:8081/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=128 4.2. Uma foto 3x4 recente;

4.3. Cópia dos seguintes documentos: a) Carteira de identidade (RG);

b) Cadastro de pessoa física (CPF);

c) Quitação com o serviço militar para candidatos brasileiros; d) Cópia do Diploma de Graduação e do Doutorado;

e) Currículum Vitae: 1 (uma) cópia encadernada, no modelo Lattes, compreendendo a produção científica (artigos publicados) de 2010 a 2015 – site http://lattes.cnpq.br. A cópia deverá ser documentada, numeradas em ordem crescente.

Atenção: somente será considerado o Currículo que estiver devidamente comprovado e conforme

o modelo estabelecido pelo CNPq (www.cnpq.br/lattes/);

f) Elaboração de um pré-projeto identificando qual dos objetivos do projeto anexado neste Edital sustentará seu estágio de pós-doutoramento.

g) Duas cópias do plano de atividades atendendo ao projeto conforme resumo (Anexo II) a ser desenvolvido no PPGENF, com as ações para o período de no mínimo 12 meses, nas seguintes atividades: pesquisa, publicação de artigos científicos, participação em disciplinas do Programa.

Para candidatos estrangeiros:

4.4. Ficha de inscrição no link do Edital no site do PPGENF -

http://www.prppg.ufpr.br:8081/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=128 4.5. Uma foto 3x4 recente;

4.6. Cópia dos seguintes documentos: a) Passaporte.

b) Cópia do Diploma de Graduação e do Doutorado;

c) Currículo 1 (uma) cópia documentada, numerada em ordem crescente e encadernada, compreendendo a produção científica (artigos publicados) de 2010 a 2016.

(3)

Atenção: somente será considerado o Currículo que estiver devidamente comprovado.

d) Elaboração de um pré-projeto identificando qual dos objetivos do projeto anexado neste Edital sustentará seu estágio de pós-doutoramento.

e) Duas cópias do plano de atividades atendendo ao projeto conforme resumo (Anexo II) a ser desenvolvido no PPGENF, com as ações para o período de no mínimo 12 meses, nas seguintes atividades: pesquisa, publicação de artigos científicos, participação em disciplinas do Programa.

5. PROCESSO SELETIVO

Período Etapas Local

20/05/2016 a 27/05/2016

Inscrições no link

http://www.prppg.ufpr.br:8081/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=128

Av. Pref. Lothario Meissner, 632, 3º andar,

Bloco Didático II Jardim Botânico CEP: 80210-170 Curitiba-PR Fone: 55 (41)3361-3756 Site: http://www.saude.ufpr.br/ portal/ppgenf/ E-mail: ppgenf@ufpr.br 31/05/2016 Homologação das inscrições

Será divulgado em http://www.saude.ufpr.br/ portal/ppgenf/ 01/06/2016 Resultado Será divulgado em http://www.saude.ufpr.br/ portal/ppgenf/ 06/06/2016 Resultado final Será divulgado em http://www.saude.ufpr.br/ portal/ppgenf/ 5.1. O candidato será aprovado se obtiver média aritmética mínima igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero).

5.2. Critérios de desempate:

1º - Pontuação em artigos com Qualis A publicados em periódicos científicos;

2º - Pontuação em artigos com Qualis acima de B1 publicados em periódicos científicos.

5.3. Será indicado para receber a bolsa PVE/CAPES o candidato que, preenchendo os requisitos necessários, obtiver a maior média aritmética na avaliação, pela Comissão de Seleção, respaldada pelo Colegiado de Pós Graduação do Programa. Em caso de desistência do candidato indicado, será feita a indicação do segundo classificado e, assim sucessivamente, até que se esgote a lista dos aprovados antes da realização de outro Processo Seletivo para atender a Chamada a que se refere o presente Edital;

5.4. No ato da implementação da Bolsa o candidato se comprometerá a apresentar trimestralmente um relatório das atividades desenvolvidas de acordo com plano de atividades apresentado.

(4)

A Comissão Examinadora será composta por no mínimo três doutores do PPGENF indicados pelo Colegiado.

Curitiba, 27 de abril de 2016.

Profa. Dra. Verônica de Azevedo Mazza

(5)

ANEXO I

DOCENTES DO PPGENF PARA OS QUAIS OS CANDIDADOS PODEM APRESENTAR A PROPOSTA Professora Orientadora Grupo de Pesquisa Linhas de

pesquisa Método Temática E-mail

Dra. Maria de Fátima Mantovani GEMSA Grupo de Estudos Multiprofissi onal em Saúde do Adulto Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Quantitativo “O ADOECIMENTO DO TRABALHADOR E AS NEOPLASIAS BRONQUIO PULMONARES” (Anexo II) mfatimamantovani@ufpr.br Dra Leila Maria Mansano Sarquis GEMSA Grupo de Estudos Multiprofissi onal em Saúde do Adulto Políticas e Práticas de Educação, Saúde e Enfermagem Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem Qualitativo Quantitativo “O ADOECIMENTO DO TRABALHADOR E AS NEOPLASIAS BRONQUIO PULMONARES” (Anexo II) lmmsarquis@gmail.com

(6)

ANEXO II

Resumo do projeto: “O ADOECIMENTO DO TRABALHADOR E AS NEOPLASIAS BRONQUIO PULMONARES”, processo: (Processo: 88881.062154/2014-01)

Os fatores de risco para a ocorrência de câncer de pulmão estão associados à exposição ao tabaco, à poluição do ar, a exposição ocupacional e ambiental a agentes cancerígenos como: amianto, arsênico, radônio e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Destaca-se que a exposição ocupacional pode ser evitada por meio de medidas preventivas como o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e/ou pelo banimento a produtos carcinogênicos nos processos produtivos. Este estudo é de abordagem epidemiológica, quantitativa, observacional, com delineamento longitudinal sendo a população do estudo os trabalhadores expostos ao amianto no Sul do Brasil que desenvolveram câncer de pulmão nos últimos trinta anos, cujos objetivos são: avaliar a ocorrência de neoplasias pulmonares frente à sobrevida e qualidade se vida de trabalhadores; e como objetivos específicos: descrever o perfil epidemiológico de trabalhadores com neoplasias brônquios-pulmonares no Paraná; estimar a incidência de mesotelioma no Sul do Brasil; discutir estratégias de intervenção frente à exposição do amianto; identificar a prevalência de doenças respiratórias associadas ao processo de trabalho; avaliar a ocorrência de neoplasias pulmonares frente à sobrevida e qualidade de vida de trabalhadores e pacientes; sistematizar informações frente à exclusão ao uso do amianto na Região de Curitiba; caracterizar o adoecimento do trabalhador frente à morbidade e mortalidade relacionadas às neoplasias brônquios-pulmonares e estabelecer uma rede multiprofissional frente à estratégia de prevenção no processo de adoecimento no trabalho. A seleção da população do estudo será realizada por meio de uma amostragem aleatória simples e os trabalhadores serão selecionados pelos seguintes critérios de inclusão: terem trabalhado nas empresas pesquisadas e concordarem a participar da pesquisa por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), para que os dados coletados sejam divulgados. Para o desenvolvimento desta pesquisa serão desenvolvidos dois estudos: a) Estudo de coorte (mortalidade); incluídos trabalhadores de empresas de Curitiba e região metropolitana que trabalharam ou tenham trabalhado com amianto. O método será o acompanhamento (folow up) de mortalidade; e busca de novos casos de mesotelioma nas admissões hospitalares, e posteriormente a entrevista com os pacientes e familiares. Espera-se com os achados, tornar visível o processo saúde doença em trabalhadores expostos e a divulgação dos resultados possa contribuir para que medidas e intervenção na saúde do trabalhador sejam realizadas e implementadas.

Referências

Documentos relacionados

Entrevista ao escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela), concedida a Felipe Paiva, para ser utilizada como fonte no trabalho de

Este artigo busca correlacionar a evolução das princesas da Disney com a evolução da mulher brasileira. Os contos de fadas geralmente trazem cenas de um

PROCEDIMENTO DE LAVAGEM, ARMAZENAMENTO, DEVOLUÇÃO, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS E RESTOS DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO:.

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser requerido o monitoramento biológico ou da atmosfera do local de trabalho e do pessoal, para determinar

O menu Iniciar é a porta principal para aceder aos programas do PC Tudo Em Um da ASUS, pastas e definições do seu PC Portátil!. Pode usar o menu Iniciar para realizar as

Os resultados demonstram que, até 2012, os índices Endividamento total, Retorno do Patrimônio Líquido, Cobertura do investimento, Retorno total, Retorno sobre ativo e Fluxo

Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar os parâmetros dos itens e das pessoas, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), de um texto de Cloze para avaliação da

Figura 5: Valores da Frequência Mediana (FME) obtida do sinal eletromiográfico (Box-Plot) do músculo tríceps braquial antes, logo após e 15 dias após o tratamento Rodrigo Lício