• Nenhum resultado encontrado

DIS ISO 45001-2016 Comentada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIS ISO 45001-2016 Comentada"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

DIS ISO 45001:2016 COMENTADA

(2)

para o português dos seguintes profissionais em ordem alfabética:

1) Adriana Bianchi

2) Fábio Amador Machado

3) Hélio René Lopes da Rocha;

4) Ida Paula Soares;

5) Maiquel Vinícius Moretti;

6) Nicole Montes Lanzarotti;

7) Pamella Dias;

8) Sergio Farias;

9) Solange Marques, e;

10) Tatiana Regina de Jesus.

A coluna de comentários foi baseada nas contribuições de diversos profissionais que participaram da consulta pública

referente a DIS ISO 45001:2016.

DIS ISO 4501:2016

COMENTÁRIOS

0.1 Prefácio

Na hora de desenvolver esta Norma Internacional, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de acidentes de trabalho e doenças.

Uma organização é responsável pela saúde e segurança dos seus trabalhadores e de outras pessoas sob seu controle que estão realizando o trabalho em seu nome, incluindo a promoção e proteção de sua saúde física e mental. A adoção de um sistema de gestão de saúde ocupacional e segurança pretende permitir que a organização melhore seu desempenho de segurança e saúde ocupacional (SSO) na melhoria da saúde e segurança no trabalho e para gerenciar seus riscos de SSO. NOTA 1 O termo "saúde e segurança ocupacional" (SSO) tem o mesmo significado que "segurança e saúde ocupacional".

NOTA 2 O termo "trabalhador" (ver 3.3) é definido para incluir a alta gestão (ver 3.12), pessoas gerenciais e não gerenciais.

Comentário 01

Uma organização é responsável pela saúde e segurança dos seus trabalhadores e que de pessoas sob o seu controle ... deve ser tornar o âmbito da organização ... significa companhia, incorporado, centro de work..etc ..

Seus trabalhadores ... é referido pessoas sob dependência da empresa .. para instâncias contratante não estão incluídos no âmbito do presente

Solução 01

Eu mudaria organização pela empresa e em vez de dizer outras pessoas sob seu controle eu escreveria como todas as pessoas no centro de trabalho.

Comentário 02

"Para permitir uma organização melhorar o seu desempenho de SSO no aprimoramento da saúde e segurança no trabalho"

Para "melhorar" no "aprimoramento" é uma duplicação. Também pode-se presumir que melhorou o depode-sempenho de SSO já implica aumento da SS no trabalho.

Solução 02

Permitir a organização melhorar o seu desempenho de SSO e gerenciar seus riscos de SSO.

Comentário 03

"... Dos seus trabalhadores e de outras pessoas sob seu controle que estão realizando o trabalho em seu nome ..."

A organização também é responsável pela SSO de seus visitantes (pessoas que estarão acessando suas instalações, como as autoridades locais inspetores etc ...)

Solução 03

"... Dos seus trabalhadores e de outras pessoas sob seu controle que estão realizando o trabalho em seu nome ou que visitam suas instalações ..."

(3)

0.2 Objetivo de um sistema de gestão de saúde ocupacional e segurança

O objetivo de um sistema de gestão de saúde ocupacional e segurança é fornecer uma estrutura para a gestão de prevenção da morte, lesões relacionadas ao trabalho e problemas de saúde. O resultado pretendido é prevenir a morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde para os trabalhadores, melhorar e proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus trabalhadores e outras pessoas sob o seu controle. As atividades de uma organização podem representar um risco de morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde, por isso, é extremamente importante para a organização eliminar ou minimizar riscos de SSO, tomando medidas preventivas eficazes. Quando estas medidas são aplicadas pela organização através do sistema de gestão da SSO (apoiado pelo uso de controles adequados, métodos e ferramentas, em todos os níveis da organização) eles melhoram o seu desempenho de SSO. Pode ser mais eficaz e eficiente agir inicialmente para abordar potenciais oportunidades de melhoria do desempenho de SSO.

Um sistema de gestão da SSO pode permitir a uma organização melhorar o seu desempenho de SSO por meio de:

a) Desenvolver e implementar uma política de sistema de gestão da SSO e objetivos de SSO;

b) Assegurar que a alta direção demonstra liderança e compromisso de SSO no que diz respeito ao sistema de gestão da SSO;

c) Estabelecimento de processos sistemáticos que consideram seu contexto (ver A.4.1) e que levem em conta os seus riscos e suas oportunidades;

d) Determinar os perigos e riscos de SSO associados às suas atividades; buscando eliminá-los, ou por em ação controles para minimizar os seus efeitos potenciais;

e) Estabelecer os controles operacionais para eliminar ou minimizar os seus riscos de SSO;

f) Aumentar a consciência dos perigos e riscos de SSO e os controles operacionais associados, através da informação, comunicação e treinamento;

g) Avaliar o desempenho de SSO procurar melhorá-lo; h) Estabelecer e desenvolver as competências necessárias; i) Desenvolver e apoiar uma cultura de segurança, saúde

ocupacional na organização;

j) Garantir que os trabalhadores e, quando houver, os representantes dos trabalhadores, sejam informados, consultados e que participem.

k) Um sistema de gestão da SSO pode ajudar uma organização a cumprir os seus requisitos legais aplicáveis.

Comentário 01

O sistema de gestão da SSO deve abordar objetivos sequenciais em dois níveis. Nível estratégico, onde os processos da organização são tratados, tais como: política, liderança, objetivos, performances, e Níveis Operacionais levantando processos como: como Análises dos perigos, documentos, conscientização, gestão de mudança, respostas à emergência. Exemplo: Três linhas de defesa: prevenção, recuperação e mitigação.

Solução 01

Eu mudaria toda a estrutura ISO por um sistema real, com processo sequencial em dois níveis (estratégico e operacional)

Comentário 02

1. O uso de "propósito" e "resultado pretendido" são utilizados tanto em relação à "prevenção da morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde"

2. Esta seção deveria ter começado com "As atividades de uma organização podem representar um risco de morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde", sendo esta a razão pela qual precisamos do sistema de gestão da SSO.

3. "Quando estas medidas forem aplicadas pela organização através do seu sistema de gestão da SSO" implicaria que se as medidas forem aplicadas de forma diferente não melhoraria a sua performance de SSO.

4. "Pode ser mais eficaz e eficiente agir no início para abordar potenciais oportunidades de melhoria para o desempenho de SSO". Isto duplica a declaração anterior de "medidas preventivas"

5. "Estabelecer os controles operacionais para eliminar ou minimizar os riscos de SSO;" já foi coberto por "determinar os perigos e riscos de SSO associados às suas atividades; buscando eliminá-los, ou colocando em ação controles para minimizar os seus efeitos potenciais"

6. "avaliando o seu desempenho de SSO e procurando melhorá-lo". Por "buscando"

7. "j" parece já ter sido coberto por "f" "através da informação, comunicação e treinamento"

8. "Um sistema de gestão da SSO pode ajudar". Possam ou devam? 9. "Um sistema de gestão da SSO pode permitir a uma organização melhorar o seu desempenho de SSO por:" É a adesão ao sistema que permite. ”

Solução 02

As atividades de uma organização podem representar um risco de morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde, por isso, é extremamente importante para a organização eliminar ou minimizar riscos de SSO, tomando medidas preventivas eficazes. O objetivo de um sistema de gestão da SSO é fornecer uma estrutura para a gestão da prevenção da morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde. Melhorando e proporcionando um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus trabalhadores e outras pessoas sob o seu controle. Quando o sistema de gestão da SSO (apoiado pelo uso de controles adequados, métodos e ferramentas, em todos os níveis da organização) é cumprido o desempenho de SSO vai melhorar. Cumprimento a um sistema de gestão da SSO eficaz, devem assegurar que uma organização:

a) desenvolveu e implementou uma política de SSO e objetivos de SSO;

b) alta administração demonstra liderança e compromisso de SSO no que diz respeito ao sistema de gestão da SSO;

c) estabeleceu processos sistemáticos que consideram seu contexto (ver A.4.1) e que levaram em conta os seus riscos e suas oportunidades;

(4)

atividades; tomando medidas para eliminá-los, ou colocando em ação controles para minimizar os seus efeitos potenciais;

e) tem melhorado a conscientização dos seus perigos e riscos de SSO e controles operacionais associados, através da informação, comunicação e treinamento;

g) está avaliando o seu desempenho SSO e tomando medidas para melhorá-lo;

h) está estabelecendo e desenvolvendo as competências necessárias; i) está desenvolvendo e apoiando uma cultura de segurança e saúde ocupacional e na organização;

Um sistema de gestão da SSO deve ajudar uma organização a cumprir os seus requisitos legais aplicáveis.

Comentário 03

f) Eu gostaria de ver a palavra "educar" incluída. Informação e comunicação são semelhantes onde educar significa esclarecer o que é o que estamos tentando alcançar.

Se as pessoas são educadas em saúde e segurança eles terão uma melhor compreensão do como e por que ao invés de apenas ter sido informado ou dito.

Solução 03

f) aumentar a consciência dos seus perigos e riscos de SSO e os controles operacionais associados, através da informação, comunicação, educação e treinamento;

Comentário 04

A segunda frase é gramaticalmente inconsistente e não está clara por que objetivo é usado no título e propósito no texto. No entanto, há um ponto mais importante sobre a prevenção da morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde. Porque é que lesão é o único qualificado como relacionada com o trabalho? Tal como está posicionado o resultado pretendido do sistema de gestão da SSO, inclui prevenir todos os tipos de morte e todos os tipos de problemas de saúde. Observe que, se os problemas de saúde foram cobertos por relacionados com o trabalho a sintaxe correta seria a prevenção de morte e lesões relacionadas ao trabalho e problemas de saúde. Não use risco em um sentido lato como em As atividades de uma organização podem representar um risco de morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde.

As medidas preventivas não são definidas ou utilizadas em outros lugares.

Desenvolver e apoiar uma saúde ocupacional e cultura de segurança na organização; - Culturas de SSO pode ser bom ou ruim

Solução 04

Trocar propósito, no texto, por objetivo. Alterar segunda frase.

Os resultados pretendidos são para evitar a morte relacionada ao trabalho, lesões e problemas de saúde para os trabalhadores, e para fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus trabalhadores e outras pessoas sob o seu controle.

Remover uso de risco em sentido lato, alterando frase para, por exemplo “Atividades de uma organização tem o potencial para morte relacionada com o trabalho, lesões e problemas de saúde.

Remover referência a medidas preventivas

Desenvolver e apoiar uma cultura positiva de segurança e saúde ocupacional na organização.

Comentário 05

O objetivo de um sistema de gestão da SSO é fornecer uma estrutura para o gerenciamento da prevenção da morte, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde.

(5)

problemas de saúde.

Solução 05

O objetivo de um sistema de gestão da SSO é fornecer uma estrutura para a gestão da prevenção de morte, invalidez, lesões relacionadas ao trabalho e doenças de saúde.

Comentário 06

A segunda frase é uma repetição da primeira.

Solução 06

Eu mudaria a redação para remover a repetição.

Comentário 07

O título desta seção usa a palavra "Objetivo", enquanto que a primeira frase usa a palavra "propósito". Para manter a terminologia padrão no documento todo, mudar "objetivo " no título da seção para "propósito".

Solução 07

0.2 Propósito de um sistema de gestão da SSO

Comentário 08

O uso da palavra alta administração não é um termo conhecido ou amplamente aceitável na América do Norte.

Solução 09

Alterar a alta administração para a alta direção em todo o documento.

Comentário 10

i) desenvolver e apoiar uma cultura de segurança e saúde ocupacional e na organização;

Solução 10

i) promover, desenvolver e apoiar uma cultura positiva de segurança e saúde ocupacional dentro da organização;

Comentário 11

1) A ordem dos pontos mencionados não reflete as boas práticas do sistema de gestão e do ciclo PDCA de melhoria contínua. Isso deve começar com o estabelecimento de uma cultura positiva na organização que funcionará como um facilitador dos outros elementos. 2) h) A frase faz menção as competências necessárias em termos de competências gerenciais e técnicas.

Solução 11 1) Ordem proposta. b) a) c) d) e) h) f) j) g)

2) h) estabelecer e desenvolver as competências e habilidades necessárias em todos os níveis para gerenciar, supervisionar e trabalhar com segurança.

(6)

0.3 Fatores de sucesso

A implementação de um sistema de gestão da SSO é uma decisão estratégica e operacional para uma organização. O sucesso do sistema de gestão da SSO depende de liderança, comprometimento e participação de todos os níveis e funções da organização. A implementação e sustentabilidade de um sistema de gestão da SSO, sua eficácia e sua capacidade de atingir os seus objetivos são dependentes de uma série de fatores-chave quem podem incluir:

a) Liderança e comprometimento da alta direção;

b) Alta direção desenvolver, liderar e promover uma cultura na organização que apoie o sistema de gestão da SSO;

c) Participação dos trabalhadores e, quando houver, dos representantes dos trabalhadores;

d) Processos de comunicação e consulta;

e) Alocação dos recursos necessários para a sua sustentabilidade;

f) Políticas claras de SSO, às quais sejam compatíveis com os objetivos estratégicos globais e direção da organização; g) Integração do sistema de gestão da SSO nos processos de

negócio da organização;

h) Avaliação e monitoramento contínuos do sistema de gestão da SSO para melhorar o desempenho de SSO;

i) Objetivos de SSO os quais sejam alinhados com as políticas de SSO e reflitam os perigos e riscos de SSO da organização; j) Conscientização de seus requisitos legais aplicáveis e outros

requisitos;

k) Processos eficazes para a identificação dos perigos de SSO, controle dos riscos de SSO e aproveitar as oportunidades de SSO.

Esta Norma Internacional, assim como outras normas internacionais, não se destina a aumentar ou alterar os requisitos legais de uma organização.

Demonstração de sucesso da implementação desta Norma pode ser utilizada por uma organização para garantir aos trabalhadores e outras partes interessadas a eficácia do sistema de gestão da SSO quando instituído. A adoção desta Norma Internacional, entretanto, não garante por si só resultado ideais.

O nível de detalhe, a complexidade, a extensão da informação documentada, e os recursos necessários para garantirem o sucesso do sistema de gestão da SSO de uma organização dependerá de uma série de fatores, tais como:

- Contexto da organização (por exemplo, número de trabalhadores, tamanho, geografia, cultura, condições sociais, requisitos legais aplicáveis e outros requisitos);

- O âmbito do sistema de gestão da SSO da organização;

- A natureza das atividades da organização e os riscos de SSO relacionados.

Comentário 01

Objetivos de SSO não refletem os perigos e riscos de SSO, mas ele trata ou considera os perigos e riscos de SSO.

Solução 01

i) objetivos de SSO que se alinham com as políticas de SSO e considerar os perigos e riscos de SSO da organização;

Comentário 02

1. "O sucesso do sistema de gestão da SSO depende da liderança, comprometimento e participação de todos os níveis e funções da organização" já implica três fatores-chave. Consequentemente, é duplicação mencionar novamente fatores-chave "a" a "k".

2. "A sua eficácia e sua capacidade para atingir os seus objetivos". Eficácia é sinônimo de "capacidade de alcançar os objetivos".

3. Se a listagem dos fatores-chave for necessária sugiro agrupa-la por: liderança, comprometimento e participação.

4. "O nível de detalhe, a complexidade, a extensão da informação documentada, e os recursos necessários para garantir o sucesso do sistema de gestão da SSO de uma organização". No início dos fatores-chave já foram listados (a até k).

5. "Dependerá de um número de fatores, tais como:". Esses fatores são os componentes-chaves do sistema e não fatores.

Solução 02

A implementação de um sistema de gestão da SSO é uma decisão estratégica e operacional de uma organização. O sucesso do sistema de gestão da SSO depende de:

1- liderança e comprometimento da alta direção

2- alta direção desenvolver, liderar e promover uma cultura na organização que apoia o sistema de gestão da SSO

3- políticas claras de SSO, que sejam compatíveis com os objetivos estratégicos globais e direção da organização

4. consciência dos seus requisitos legais aplicáveis e outros requisitos 2. compromisso de SSO

1- alocação dos recursos necessários para a sua sustentabilidade 2- integração do SISTEMA DE GESTÃO DA SSO nos processos de negócio da organização

3- os processos eficazes para a identificação de perigos de SSO, o controle dos riscos de SSO e aproveitar as oportunidades de SSO 4- objetivos de SSO os quais sejam alinhados com as políticas de SSO e reflitam os perigos e riscos de SSO da organização

3. A participação de todos os níveis e funções da organização. 1- participação dos trabalhadores, e quando houver, dos representantes dos trabalhadores

2- processos de comunicação e consulta

3. avaliação e monitoramento contínuos do sistema de gestão da SSO para melhorar o desempenho de SSO

A adoção desta Norma Internacional não garante por si só resultados ideais. Só o cumprimento integral do sistema de gestão da SSO pode garantir aos trabalhadores e outras partes interessadas que os perigos de SSO foram identificados e os controles de risco adequados implementados.

Comentário 03

O primeiro par de itens listados são redundantes com o primeiro parágrafo.

Por exemplo:

(7)

comprometimento e participação de todos os níveis e funções da organização

E

A implementação e sustentabilidade de um sistema de gestão da SSO, a sua eficácia e a sua capacidade de atingir os seus objetivos dependem de uma série de fatores-chave que podem incluir:

a) comprometimento e liderança da alta direção;

b) alta direção desenvolver, liderar e promover uma cultura na organização que apoia o sistema de gestão da SSO;

Solução 03

Eliminar a referência à liderança no primeiro parágrafo e apenas incluir a lista abrangendo todos os aspectos.

Comentário 04

Esses fatores não estão logicamente organizados considerando sua importância e sequência do processo de gestão. Sugiro ajustar a sequência das cláusulas a) a k).

Solução 04

a) compromisso de SSO e liderança da alta direção;

b) alta direção desenvolver, liderar e promover uma cultura na organização que apoia o sistema de gestão da SSO;

c) políticas claras de SSO, as quais sejam compatíveis com os objetivos estratégicos globais e direção da organização;

d) a integração do sistema de gestão da SSO nos processos de negócio da organização;

e) a alocação dos recursos necessários para a sua sustentabilidade; f) processos eficazes para a identificação de perigos de SSO, o controle dos riscos de SSO e aproveitar as oportunidades de SSO; g) objetivos de SSO os quais sejam alinhados com as políticas de SSO e refletem os perigos e riscos de SSO da organização;

h participação dos trabalhadores e, quando existem, dos representantes dos trabalhadores;

i) os processos de comunicação e consulta;

j) consciência de seus requisitos legais aplicáveis e outros requisitos; k) avaliação e monitoramento contínuos do sistema de gestão da SSO para melhorar o desempenho de SSO;

Comentário 05

Todos os gerentes sempre dizem que estão comprometidos com a segurança, mas mantem-se afastados da área, eles dizem: eu proporcionarei os recursos, mas nunca estão comprometidos com a área da segurança....

Solução 05

a) Alta direção na liderança na área da segurança

b) Alta direção desenvolver, liderar e promover a área da segurança acordo com os riscos, número de empregados, turnos, distância, entre outros fatores

l) reduzir ou eliminar os fatores de risco ergonômicos

m) integrar segurança e ergonomia no processo de Produção Enxuta 0) programas de segurança comportamental

p) tratar fatores de risco psicológicos q) prevenir erros humanos

r) fortalecer a segurança em toda a linha de frente s) exigir prestação de contas a todos os funcionários

(8)

AUDITORIAS BASEADAS EM RISCO

Comentário 06

Todos os gerentes sempre dizem que estão comprometidos com a segurança, mas mantem-se afastados da área, eles dizem: eu proporcionarei os recursos, mas nunca estão comprometidos com a área da segurança....

Solução 06

a) Alta direção na liderança na área da segurança

b) Alta direção desenvolver, liderar e promover a área da segurança...

e) Alocar os recursos e adequar a equipe de segurança de acordo com os riscos, número de empregados, turnos, distância, entre outros fatores

l) reduzir ou eliminar os fatores de risco ergonômicos

m) integrar segurança e ergonomia no processo de Produção Enxuta o) programas de segurança comportamental

p) tratar fatores de risco psicológicos q) prevenir erros humanos

r) fortalecer a segurança em toda a linha de frente s) exigir prestação de contas a todos os funcionários

t) estabelecer auditorias de segurança em etapas e auditorias baseadas em risco

Comentário 07

f) políticas claras de SSO, às quais sejam compatíveis com os objetivos estratégicos globais e direção da organização;

Estratégias e objetivos relacionados com a SSO não são mencionados. j) conscientização de seus requisitos legais aplicáveis e outros requisitos;

Conscientização por si só não é suficiente para garantir o sucesso do sistema de SSO

Solução 07

f) políticas claras de SSO e objetivos estratégicos, os quais sejam compatíveis com os objetivos estratégicos globais e direção da organização;

h) a avaliação e monitorização do sistema de gestão da SSO para desempenho de SSO contínua;

j) a consciência e o conhecimento dos seus requisitos legais aplicáveis e outros requisitos;

0.4 Ciclo Planejar-Fazer-Checar-Agir

A base da abordagem de sistema de gestão da SSO aplicada nesta Norma baseia-se no conceito de (PDCA) Planejar-Fazer-Checar-Agir, que requer liderança, comprometimento e participação dos trabalhadores e, quando houver, dos representantes dos trabalhadores, de todos os níveis e funções da organização.

O modelo PDCA é um processo interativo utilizado pelas organizações para alcançar a melhoria contínua. Ele pode ser aplicado a um sistema de gestão e a cada um dos seus elementos individuais, como a seguir:

• Planejar: estabelecer objetivos, programas e processos necessários para fornecer resultados de acordo com a política de SSO da organização.

• Fazer: implementar os processos como o planejado.

• Checar: monitorar e medir atividades e processos com relação à política e objetivos de SSO, e relatar os resultados.

• Agir: tomar ações para melhorar continuamente o desempenho

Comentário 01

O elemento AGIR é demasiado restritivo.

Solução 01

Use a versão 9001 e 14001

9001 - tomar medidas para melhorar o desempenho, conforme necessário.

14001 - tomar medidas para melhorar continuamente.

Comentário 02

O Modelo PDCA é aplicado a elementos ou processos do sistema. Se você melhorar o processo do seu sistema, no final você está melhorando o sistema como um todo.

Solução 02

O Modelo PDCA deve ser abordado no processo; por exemplo; PDCA aplicado à política, PDCA aplicado aos objetivos, o modelo PDCA aplicado à Gestão de Perigos, o modelo PDCA aplicado ao processo

(9)

de SSO para atingir os resultados pretendidos.

Esta Norma Internacional incorpora o conceito PDCA em uma nova estrutura, conforme mostrado na Figura 1.

Figura 1 – SSO modelo de sistema de gestão para esta norma NOTA: Os números indicados entre parênteses referem-se aos números das cláusulas nesta Norma.

de conscientização... e assim por diante.

Comentário 03

O Modelo PDCA é aplicado a elementos ou processos do sistema. Se você melhorar o processo do seu sistema, ao final você melhora o sistema como um todo.

Solução 03

O Modelo PDCA deve ser abordado ao processo; por exemplo; PDCA aplicado à política, PDCA aplicado aos objetivos, o modelo PDCA aplicado à Gestão de Perigos, o modelo PDCA aplicado ao processo de conscientização ... e assim por diante.

0.5 Conteúdos desta norma

Esta Norma Internacional adotou a "estrutura de alto nível" (isto é, sequência de cláusula, texto comum e terminologia comum), desenvolvido pela ISO para melhorar o alinhamento entre os seus Normas Internacionais para sistemas de gestão.

Esta Norma não inclui requisitos específicos de outros sistemas de gestão, tais como os de qualidade, ambiente, segurança ou gestão financeira, embora seus elementos possam ser alinhados ou integrados com os de outros sistemas de gestão.

Cláusulas de 4 a 10 contêm requisitos que podem ser usados para avaliar a conformidade. Anexo A fornece explicações informativas para auxiliar na interpretação desses requisitos.

Nesta Norma Internacional, as seguintes formas verbais são usadas: • "deve" indica um requisito;

• "deve" indica uma recomendação; • "pode" indica uma permissão;

• "pode" indica uma possibilidade ou a capacidade.

As informações identificadas como "NOTA" se destinam a orientar o entendimento ou esclarecer o requisito associado. "Notas de entrada" usado na cláusula 3 fornece informações adicionais que complementam os dados terminológicos e podem conter disposições relativas ao uso de um termo.

Os termos e definições na cláusula 3 são dispostos de modo conceptual, com um índice alfabético fornecido no final do documento.

Sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança - Requisitos 1 Escopo

Esta Norma especifica requisitos para a segurança e saúde ocupacional do sistema de gestão (SSO), com a orientação para a sua utilização, para

Comentário 01

1. "especifica requisitos". Isto não deve ser requisito "mínimos". 2. "As condições de trabalho seguras e saudáveis" já implicam na prevenção de lesões relacionadas com o trabalho e problemas de

(10)

permitir a organização fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de lesões relacionadas com o trabalho e problemas de saúde e melhorar pro ativamente o seu desempenho de SSO. Isto inclui o desenvolvimento e implementação de uma política e objetivos de SSO que levem em conta requisitos legais aplicáveis e outros requisitos aos quais a organização está vinculada.

Esta Norma é aplicável a qualquer organização que deseje:

Estabelecer, implementar e manter um sistema de gestão da SSO para melhorar a saúde e segurança no trabalho, eliminar ou minimizar os riscos de SSO (incluindo deficiências do sistema), aproveitar as oportunidades de SSO, e tratar o sistema de gerenciamento de não conformidades de SSO associado com suas atividades.

Melhorar continuamente o seu desempenho de SSO e alcance dos seus objetivos de SSO;

Assegurar-se da conformidade com a sua política de SSO; Demonstrar a conformidade com os requisitos desta Norma.

Esta Norma se destina a ser aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e atividades e se aplica aos riscos de SSO sob controle da organização, considerando fatores como o contexto em que a organização opera e as necessidades e expectativas do seus trabalhadores e outras partes interessadas.

Esta Norma não prescreve critérios específicos para o desempenho de SSO, nem é prescritiva sobre o projeto de um sistema de gestão dA SSO. Esta Norma possibilita a uma organização, através do seu sistema de gestão da SSO, integrar outros aspectos de saúde e segurança, como o bem-estar do trabalhador / bem-estar.

Esta Norma não trata questões como a segurança dos produtos, danos à propriedade ou impactos ambientais, além dos riscos que proporciona aos trabalhadores e outras partes interessadas relevantes.

Esta Norma pode ser utilizada no todo ou em parte para melhorar sistematicamente a gestão de SSO. No entanto, as reivindicações de conformidade com esta Norma não são aceitáveis, a menos que todas as suas necessidades sejam incorporadas no sistema de gestão da SSO de uma organização e cumpridas sem exclusão.

NOTA: Para mais orientações sobre a intenção dos requisitos desta Norma, Ver Anexo A.

saúde.

3. "estabelecer, implementar e manter um sistema de gestão da SSO para melhorar a saúde e segurança no trabalho, eliminar ou minimizar os riscos de SSO (incluindo deficiências do sistema), aproveitar as oportunidades de SSO, e tratar as não conformidades do sistema de gestão da SSO associadas às suas atividades;" não agrega valor, como aponta b, c e d obtê-lo com mais precisão.

4. As demonstrações alegando que está no escopo e o que está fora deve ser agrupada.

5. "nem é prescritiva sobre o projeto de um sistema de gestão da SSO.” Contradiz "reivindicação de conformidade com esta Norma não são aceitáveis, a menos que todas as suas necessidades sejam incorporadas", que é mencionado no final do texto.

Solução 01

Esta Norma especifica os requisitos mínimos para um sistema de gestão de saúde e segurança (SSO), com um guia para o seu uso, para permitir uma organização fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis e melhorar pro ativamente o desempenho de SSO. Isto inclui o desenvolvimento e implementação de uma política e objetivos de SSO que levem em conta os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos aos quais a organização está submetida.

Esta Norma é aplicável a qualquer organização que deseje:

b) melhorar continuamente o seu desempenho de SSO e o alcance dos seus objetivos de SSO;

c) assegurar-se da conformidade com a sua política de SSO; d) demonstrar a conformidade com os requisitos desta Norma. Esta Norma se destina a ser aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e atividades e se aplica aos riscos de SSO sob controle da organização, tendo em conta fatores como o contexto em que a organização opera e as necessidades e expectativas do seus trabalhadores e outras partes interessadas. Esta Norma possibilita à organização, através do seu sistema de gestão da SSO, integrar outros aspectos de saúde e segurança, tais como bem-estar do trabalhador.

Fora do escopo

• A Norma não prescreve critérios específicos para o desempenho de SSO, nem é prescritiva sobre o projeto de um sistema de gestão da SSO.

• Esta Norma não trata de questões como a segurança dos produtos, danos à propriedade ou impactos ambientais, além dos riscos que proporcionam aos trabalhadores e outras partes interessadas relevantes.

Esta Norma pode ser utilizada no todo ou em parte para melhorar sistematicamente gestão de SSO. No entanto, as reivindicações de conformidade com esta Norma não são aceitáveis, a menos que todas as suas necessidades sejam incorporadas no sistema de gestão da SSO de uma organização e cumpridas sem exclusão.

NOTA Para mais orientações sobre a intenção dos requisitos desta Norma, ver Anexo A.

Comentário 02

Precisamos de fato 'de forma proativa' as outras Normas dispensam esse tipo de jargão.

Solução 02

Remover pro ativamente

Comentário 03

"... A prevenção de lesões relacionadas com o trabalho e problemas de saúde..."

A morte não deveria ser incluída acima à medida que procuramos evita-la também?

(11)

Solução 03

"... A prevenção da morte relacionada ao trabalho, lesões e problemas de saúde..."

2 Referências normativas

Não existe referências normativas.

Comentário 01

Não existe uma definição de Gestão da Mudança em referências normativas o que é importante para ajudar as organizações a compreende-la melhor.

Solução 01

Adicionar a definição de Gestão da Mudança como abaixo:

A Gestão da Mudança (MOC) é um processo de gestão de segurança para revisão, autorização, execução e controle das mudanças planejadas às quais garantem mudanças para um processo não inadvertidamente introduzir novos riscos ou inconscientemente aumentar o risco de perigos existentes.

Comentário 02

ISO 9000: 2015 deveria ser uma referência.

Solução 02

Incluir ISO 9000:2015 nas Referências normativas.

3 Termos e definições

Para efeitos do presente documento, os seguintes termos e definições se aplicam.

3.1 Organização

Pessoa ou grupo de pessoas que têm suas próprias funções com responsabilidades, autoridades e relações para alcançar seus objetivos (3.16).

Nota 1 da entrada: O conceito de organização inclui, mas não se limita a empreendedor individual, companhia, corporação, firma, empresa, autoridade, sociedade, caridade ou instituição, ou parte ou combinação destas, incorporada ou não, pública ou privada.

3.2 Partes interessadas

Pessoa ou organização (3.1) que pode afetar, ser afetada, ou perceber-se afetada por uma decisão ou atividade

Nota 1 da entrada: Esta Norma estabelece os requisitos (3.8) no que diz respeito aos trabalhadores (3.3) que também são partes interessadas.

Comentário 01

"Afetada por uma decisão" precisa ser mais específico. A decisão tomada por quem?

Solução 01

Afetada por uma decisão tomada pela administração.

3.3 Trabalhador

Pessoa que executa o trabalho ou atividades relacionadas ao trabalho sob o controle da organização (3.1)

Nota 1 da entrada: Pessoas que executam o trabalho ou atividades relacionadas ao trabalho sob várias modalidades, remunerada ou não, tais como, regular ou temporariamente, intermitentemente ou sazonalmente, casualmente ou em uma base em tempo parcial.

Nota 2 da entrada: Trabalhadores incluem alta administração (3.12), pessoas gerenciais e não gerenciais.

Nota 3 da entrada: O trabalho ou atividades relacionadas com o trabalho realizado sob o controle da organização podem ser realizados por trabalhadores empregados pela organização, ou de outras pessoas, incluindo trabalhadores de provedores externos, contratados, indivíduos e situações onde a organização tem algum grau de controle sobre os trabalhadores, tais como trabalhadores temporários.

Comentário 01

Nota 2 parece ser uma distorção extraordinária do uso habitual do termo trabalhador e isso conduz à anomalias tais como alta direção ter que consultar a eles mesmos.

Solução 01

Definir trabalhador como pessoa que realiza o trabalho não gerencial sob o controle da organização

Em seguida, definir gerente como uma pessoa que executa o trabalho gerencial sob o controle da organização.

Comentário 02

Levando em conta - "Nota 2 da entrada: Trabalhadores incluem alta direção (3.12), pessoas gerenciais e não gerenciais", eu penso que seria melhor mudar o termo "trabalhador" por "empregado".

Solução 02

Alterar termo "trabalhador" por "empregado".

Comentário 03

Sugiro adição de outra nota para deixar claro que, para trabalhadores fora do local, 'devem ser concedido a mesma SSO como para aqueles ' no local '

(12)

Nota: Os trabalhadores incluem aqueles que estão trabalhando sozinhos, são móveis ou trabalham em casa. Os empregadores devem considerar todos esses trabalhadores, bem como aqueles com base em locais de trabalho definidas.

3.4 Participação

Envolvimento dos trabalhadores (3.3) no(s) processo(s) de tomada de decisão no sistema de gestão da SSO (3.11)

Comentário 01 3.4 Participação

O envolvimento dos trabalhadores no(s) processo(s) de tomada de decisão é apenas um aspecto da participação dos trabalhadores, sugiro adicionar à cláusula incluindo o envolvimento dos trabalhadores em outros aspectos do sistema de gestão da SSO.

Solução 01 3.4 Participação

Envolvimento dos trabalhadores (3.3) no(s) processo(s) de tomada de decisão e outro processo de gestão de SSO(es) no sistema de gestão da SSO (3.11).

3.5 Conduta

Processo (3.25) pelo qual a organização (3.1) procura a visão dos trabalhadores (3.3) antes de tomar uma decisão.

Comentário 01

A palavra visão implica que as opiniões pessoais em vez de opiniões profissionais podem ser consideradas.

Solução 01

Alterar "busca as opiniões dos trabalhadores" para "busca a participação dos trabalhadores"

Comentário 02

A consulta deve considerar outras partes interessadas - especialmente contratados - além de trabalhadores

Solução 02

Processo (3.25) pelo qual a organização (3.1) procura as opiniões dos trabalhadores (3.3) e outras partes interessadas (3.2)

Comentário 03

Eu apoio comentário # 1, embora visões não profissionais não sejam problema. Eu acho que as visões não profissionais são legítimas, como por exemplo, o interesse em manter-se saudável não precisa ser "profissional". Mas o problema com "visões" é que isto não está muito bem definido. "Participação" (tal como proposto no comentário #1) está bem definido na cláusula 3.4.

Solução 03

Tal como proposto no comentário # 1: Substituir "visões" por participação.

3.6 Local de trabalho

Colocar sob o controle da organização (3.1) aonde uma pessoa precisa estar ou ir por razões de trabalho

Nota 1 da entrada: responsabilidades da organização no âmbito do sistema de gestão da SSO (3.11) para o local de trabalho depende do grau de controle sobre o local de trabalho.

Comentário 01

Trabalho em locais de trabalho perigosos que não estão (suficientemente), sob o controle da organização deve ser avaliado em relação aos riscos de SSO de tais locais de trabalho, como a decisão de enviar trabalhadores para esses locais de trabalho está sob o controle da organização. Os riscos e as decisões de enviar trabalhadores para locais de trabalho perigosos precisam ser documentadas.

Solução 01

?

Comentário 02

"Sob o controle da organização" precisa ser esclarecido. "Sob o controle" precisa ser referenciado para o fato de que a organização pode definir e impor as suas regras, regulações e normas.

Solução 02

Um lugar onde a organização estabelece e aplica regras, regulamentos e normas.

Comentário 03

A implicação desta definição é que as organizações não têm qualquer responsabilidade por pessoas que trabalhem longe do local de trabalho, o que é uma restrição inaceitável, na minha opinião.

(13)

Solução 03

Lugar

Sob o controle da organização (3.1) aonde uma pessoa precisa estar ou ir por razões de trabalho

Aonde uma pessoa, sob o controle da organização, precisa estar ou ir por razões de trabalho

Comentário 04

"Colocar sob o controle da organização (3.1) aonde uma pessoa precisa estar ou ir por razões de trabalho" é um problema. Mais e mais pessoas irão trabalhar remotamente a partir de seu escritório em casa. A cláusula 3.6 proporciona um sentido de aliviar os empregadores por suas responsabilidades em prover ambientes de trabalho onde não há perigos para a saúde física e mental?

Exemplo: Na Alemanha, a Microsoft moverá seu escritório para um local reduzido em Munique, pois, devido ao teletrabalho, o antigo espaço do escritório está muito grande. ISSO não deve permitir-lhes reduzir as suas obrigações de SSO.

Solução 04

?

Comentário 05

A remoção anterior de "direta e indireta" foi feita para simplificação, mas deixando "controle" só resulta em assumir completamente o controle direto. Na realidade, muitas jurisdições têm as suas próprias definições sutilmente diferentes de local de trabalho.

Além disso, "aonde uma pessoa precisa", sugere aonde qualquer trabalho desnecessário foi feito não contaria como um local de trabalho.

Solução 05

Colocar sob o controle geral da organização (3.1), onde uma pessoa vai em razão do trabalho.

3.7 Contratado

Organização externa (3.1) que preste serviços para a organização no local de trabalho (3.6), de acordo com as especificações acordadas, termos e condições

Nota 1 da entrada: Os serviços podem incluir atividades de construção.

Comentário 01

Porque existe a Nota 1?

Solução 01

Excluir Nota 1

3.8 Requisito

Necessidade ou expectativa estabelecida, geralmente implícita ou obrigatória

Nota 1 da entrada: "Geralmente implícito" significa que é um costume ou prática comum para a organização (3.1). É consistente com a política de SSO (3.15).

Comentário 01

"Geralmente implícito" não parece enquadrar-se na mesma categoria como um termo ou declaração onde algo é esperado, necessário ou obrigatório. Enquanto uma implicação é um termo comumente usado e compreendido significando algo mais ou o resultado de uma ação ('as implicações das ações as pessoas....'). Implicar alguma coisa não significa necessariamente estar implícito. Este termo é, talvez para 'distorcer' para uma ação esperada, necessária ou obrigatória.

Solução 01

'Necessidade ou expectativa estabelecida como sendo obrigatória ou necessária'

3.9 Requerimentos legais e outros requerimentos

Requisitos (3.8) estabelecidos pela lei que são aplicáveis à organização (3.1), obrigações legais da organização e requisitos aos quais a organização está legalmente submetida

Nota 1 da entrada: Para os fins desta Norma Internacional, os requisitos legais e outros requisitos são aqueles relevantes para o sistema de gestão da SSO (3.11).

Nota 2 da entrada: Obrigações juridicamente vinculativas podem incluir as disposições dos acordos coletivos.

Nota 3 Requisitos legais e outros requisitos incluem aqueles que identificam as pessoas que são (3.3) os representantes dos trabalhadores, em conformidade com as leis, regulamentos, acordos e

Comentário 01

Sugerido alterar este termo em obrigações de conformidade, como na ISO 14001

Solução 01

De "requisitos legais e outros requisitos" para "obrigações de conformidade"

(14)

práticas coletivas.

3.10 Sistema de gestão

Conjunto de elementos inter-relacionados ou interligados de uma organização (3.1) para estabelecer políticas (3.14) objetivos (3.15) e processos (3.25) para atingir esses objetivos.

Nota 1 da entrada: Um sistema de gestão pode tratar uma única disciplina ou várias disciplinas.

Nota 2 da entrada: Os elementos do sistema incluem a estrutura, papéis e responsabilidades, planejamento e operação, avaliação de desempenho e melhoria.

Nota 3 entrada: O escopo de um sistema de gestão pode incluir a totalidade da organização, funções específicas e identificadas da organização, seções específicas e identificadas da organização, ou uma ou mais funções através de um grupo de organizações.

3.11 Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional

Sistema de gestão (3.10) ou parte de um sistema de gestão utilizado para alcançar a política de SSO (3.15).

Nota 1 da entrada: os resultados pretendidos do sistema de gestão da SSO são para evitar lesões e problemas de saúde (3,18) aos trabalhadores (3.3) e para proporcionar um ambiente(s) de trabalho(s) seguro e saudável (s) (3.4).

Nota 2 da entrada: Os termos " segurança e saúde ocupacional" (SSO) e "saúde e segurança ocupacional" (SSO) têm o mesmo significado.

Comentário 01

Não existe uma definição de SSO - este não é o caso na ISO 9000 ou ISO 14001.

Se você substituir a definição do sistema de gestão você obterá um conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos de uma organização para estabelecer políticas, objetivos e processos para alcançar esses objetivos ... utilizados para alcançar a política de SSO, o que não faz sentido.

Solução 01

Definir SSO

Redefinir sistema de gestão da SSO

3.12 Alta direção

Nota 1 da entrada: A alta administração tem o poder de delegar autoridade e fornecer recursos dentro da organização providenciando a responsabilidade final pelo sistema de gestão da SSO (3.11) ser mantida. Nota 2 da entrada: Se o escopo do sistema de gestão (3.10) abrange apenas parte de uma organização, então, a alta direção se refere àqueles que dirigem e controlam esta parte da organização.

Comentário 01

A alta direção não é um termo amplamente aceito.

Solução 01

Mudança "alta direção " para “Diretoria Sênior".

3.13 Eficácia

Medidas as quais as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados alcançados.

3.14 Política

Intenções e direção de uma organização (3.1), como expressas formalmente pela sua alta direção (3,12).

Comentário 01

Seria útil ter palavras, quer em ordem alfabética ou em ordem de seção.

Procedimento e Processo também devem ser definidos - e eu faço o comentário agora, mas eu não tenho ideia se ele virá a seguir

Solução 01

Contido no comentário

3.15 Política de Segurança e Saúde Ocupacional

Política (3.14) para prevenir lesões relacionadas com o trabalho e problemas de saúde (3.18) para o trabalhador(s) (3.3) e para fornecer um local de trabalho(s) seguro e saudável (3.6).

Comentário 01

"A política (3.14) para prevenir lesões relacionadas com o trabalho e problemas de saúde" não está alinhado com 3.14 "intenções e direção de uma organização"

Solução 01

Política (3.14), detalhar as intenções e direção de uma organização que visa a prevenção de lesões relacionadas ao trabalho e doenças de

(15)

saúde

3.16 Objetivo

Resultados a serem alcançados

Nota 1 da entrada: Um objetivo pode ser estratégico, tático ou operacional Nota 2 da entrada: Objetivos podem ser relacionados com diferentes disciplinas (tais como financeiro, saúde e segurança, e as metas ambientais) e podem ser aplicadas em diferentes níveis (como estratégico, em toda a organização, projeto, produto e processo (3.25)). Nota 3 da entrada: Um objetivo pode ser expresso de outras maneiras, por exemplo, como um resultado pretendido, um propósito, um critério operacional, como um objetivo de SSO (3.17), ou pelo uso de outras palavras com significado semelhante (por exemplo, finalidade, objetivo ou meta).

3.17 Objetivos de saúde e segurança

Objetivo (3.16) estabelecidos pela organização (3.1) para alcançar resultados específicos consistentes com a política de SSO (3.15).

Comentário 01

Objetivo é um termo definido - resultado a alcançar. Se esta definição for substituída na definição de objetivos de SSO, você obtém:

Resultado a alcançar definido pela organização para alcançar resultados específicos consistentes com a política de SSO

Que não faz sentido em tudo.

Solução 01

Redefinir como objetivo estabelecido pela organização consistente com a política de SSO.

3.18 Lesões e problemas de saúde

Efeito adverso sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma pessoa

Nota 1 da entrada: Estas condições podem incluir doença profissional, doença e morte.

Comentário 01

Na OHSAS 18001:2007 (cláusula 3.9) "Incidente" foi definido como "evento (s) relacionado com o trabalho em que uma lesão ou doença (independentemente da gravidade) ou fatalidade ocorrida ou que poderia ter ocorrido". (Cláusula 3.8 definiu "problemas de saúde" como "condição adversa física ou mental identificadas, decorrente de e /ou agravada por uma atividade de trabalho e / ou situação relacionada com o trabalho".)

Eu sei de um caso em que um empregador removeu "(independentemente da gravidade)" o que seria comunicado aos funcionários sobre os requisitos de comunicação de incidentes. O empregador usou uma cláusula reduzida 3.9 porque ele queria evitar a documentação de incidentes que considerava ser "incidentes menores". Isto levou os representantes dos trabalhadores a demorarem dois anos para obterem "(independentemente da gravidade)" o treinamento de segurança.

Eu acho que, no primeiro passo de monitorar qualquer tipo de incidente (por exemplo, relatado por funcionários ou representantes dos trabalhadores) deveria ser documentado sem o uso de gravidade como critério de pré-filtragem. Numa etapa seguinte, o empregador, claro, pode (e deve) decidir se um incidente registrado é "menor" ou não, e quão grave as consequências de um incidente podem ou não ser. Mas o empregador deve ter a responsabilidade (documentada) por sua decisão. Se uma pré-filtragem por "gravidade" for permitida, o empregador não pode ser responsável por seu julgamento.

Solução 01

Efeitos adversos (independentemente da gravidade) sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma pessoa

Comentário 02

Quanto ao meu comentário de 13 de janeiro: ver também meu comentário na cláusula 10.1 "Incidente, não conformidade e ação corretiva", onde proponho avaliar a gravidade dos efeitos adversos.

Solução 02

- - -

Comentário 03

A OMS define a saúde como um completo bem-estar físico, psicológico e social da pessoa. Onde está na definição 3.18 lesão e problemas de

(16)

saúde no aspecto social?

Solução 03

efeito adverso sobre (a vida relacional) física, mental, cognitiva e social de uma pessoa

Comentário 04

Existem vários problemas com esta definição e sua Nota:

O termo efeito adverso sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma pessoa abrange muitas coisas que não são SSO. Por exemplo, a ameaça de redundância, bullying no trabalho, a ação disciplinar e uma pressão muito alta do trabalho podem ter um efeito adverso sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma pessoa. E a definição não exclui causas não relacionadas ao trabalho, tais como luto e término de relacionamentos.

Qual é a diferença entre problemas de saúde na definição e, doença na nota? Esta parece ser uma distinção sem diferença.

Quantas pessoas pensariam que morte estaria incluída em ferimentos e problemas de saúde? Os usuários da Norma terão constantemente que lembrarem a si mesmos desta inclusão. É uma enfermidade do trabalho, doença do trabalho e morte no trabalho? ISSO parece improvável, desde que, por exemplo, o site de SSO tenha uma página destinada a doenças profissionais, mas se não, lesões e problemas de saúde inclui todas as doenças e morte.

Solução 04

Fazer a ligação das lesões e problemas de saúde com causas de acidentes e manter a morte como um item separado.

Comentário 05

Eu não concordo com a afirmação: "O termo efeito adverso sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma pessoa abrange muitas coisas que não são SSO." Na Europa, a carga mental de trabalho e condições de trabalho as quais podem causar condições mentais adversas * são * parte de SSO. Você o encontrará até em leis. A ISO 45001 não deve ficar para trás do que ja foi alcançado na SSO atual. Concordo com "Por exemplo, que a ameaça de redundância, assédio moral no trabalho, a ação disciplinar e uma pressão muito alta do trabalho podem ter um efeito adverso sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma pessoa." Estas são exatamente as razões pelas quais a proteção da saúde mental se tornaram sujeitos de SSO nos países avançados. Por exemplo, ameaças ilegítimas para demitir um empregado por causa de uma violação de contrato que o empregado não cometeu (por exemplo, tal como decidido em tribunal), pode levar a lesões mentais causadas pelo empregador. Em países com legislação de SSO como na Áustria e na Alemanha, os empregadores assumem a responsabilidade por tais incidentes.

E a definição não exclui causas não relacionadas ao trabalho, tais como luto e término de relacionamentos." É tarefa de investigações de incidentes e avaliação de risco separar os problemas de saúde relacionados com o trabalho e os problemas de saúde realcionados ao perigo no trabalho daqueles incidentes e riscos que não sejam relacionados ao trabalho. Claro que isto não se aplica apenas às condições mentais ou cognitivas, mas também às condições físicas, mentais.

"Fazer a ligação entre lesão e problemas de saúde com causa do acidente" é SSO do século 20. Na SSO contemporânea (como implementado em países avançados) não só evitar acidentes, nós também prevenimos que as condições de trabalho causem problemas de saúde relacionados com os trabalhos.

Solução 05

Definir cláusula 3.18, como proposto no rascunho: "3,18 lesões e problemas de saúde

Efeito adverso sobre a condição física, mental ou cognitiva de uma pessoa

(17)

Nota 1 da entrada: Estas condições podem incluir doença ocupacional, doença e morte ".

Comentário 06

Questão no comentário #3. Onde está a definição 3.18 lesão e problemas de saúde no aspecto social?

Bom ponto. Mas eu acho que os aspectos sociais do trabalho relacionado com problemas de saúde são uma consequência possível (além de várias consequências possíveis) de condições de trabalho que podem causar problemas de saúde mental. Isto já está suficientemente coberto pela inclusão da saúde mental na cláusula 3.18 e, portanto, eu penso que a cláusula proposta no projeto não precisa ser alterada novamente. (Eu receio que a cláusula 3.18 será atacada por representantes dos empregadores na comissão que tentam evitar a proteção da saúde mental, como o trabalho emitido relacionado com a saúde mental de uma forma transparente e científica ser um desafio para alguns paradigmas de liderança.)

3.19 Perigos

Fonte ou situação com potencial para causar lesões ou problemas de saúde (3.18)

Comentário 01

Dano

Solução 01

Sugerimos que a definição deveria ler fonte ou situação com potencial para causar danos (lesões e problemas de saúde)

3.20 Risco

Efeito da incerteza

Nota 1 da entrada: Um efeito é um desvio em relação ao esperado - positivo ou negativo.

Nota 2 da entrada: A incerteza é o estado, mesmo parcial, da deficiência de informações relacionadas com a compreensão ou o conhecimento de um evento, sua consequência, ou probabilidade.

Nota 3 da entrada: Risco é muitas vezes caracterizado por referência a "eventos" em potencial (como definido no Guia ISO 73:2009, 3.5.1.3) e "consequências" (conforme definido no Guia ISO 73: 2009, 3.6.1.3), ou uma combinação destes.

Nota 4 da entrada: riscos é frequentemente expresso em termos de uma combinação das consequências de um evento (incluindo alterações nas circunstâncias) e associado a "probabilidade" (conforme definido no Guia ISO 73: 2009, 3.6.1.1) de ocorrência.

Comentário 01

1. O risco não é o efeito da incerteza. O risco é o potencial para ser exposto a um certo PERIGO.

2. Um efeito não é um desvio, mas um resultado de uma ação ou a falta disso

Solução 01

1. potencial para ser exposto a um certo PERIGO.

2. Um efeito o resultado de uma ação ou a falta disso - positivo ou negativo

Comentário 02

Efeito da Incerteza

Solução 02

Eu gostaria realmente que a SSO trouxesse de volta a sanidade e use a nota 4 como a definição

Eu luto – com honestidade como muitos o fazem - com efeito da incerteza sobre Objetivos. - O que é a definição completa em 31k etc etc. Mais corretamente Efeito sobre Objetivos (impacto) de incerteza (Probabilidade) seria um pouco melhor mas utilizando a nota 4 Risco é uma quântica/combinação do impacto (consequências) de um evento e a probabilidade de que o evento ocorra .... vamos lá SSO liderem o caminho de volta à sanidade !!!

Comentário 03

Eu não chamaria "efeito da incerteza" insano ou desonesto. Ele simplesmente parece estar errado.

Solução 03

Nota 4 vai na direção certa ("Combinação das consequências de um evento (incluindo alterações nas circunstâncias) e a associação "probabilidade" (conforme definido no Guia ISO 73: 2009, 3.6.1.1) de ocorrência"), embora haja um problema: Indicar riscos com números simples ou por exemplo, cores do semáforo (vermelho, amarelo, verde) acontece muitas vezes. Alguns riscos de alto impacto com uma baixa probabilidade de ocorrência poderiam obter uma classificação baixa, embora eles devam ser evitados por todos os meios. Portanto, nós sempre devemos associar indicadores de risco calculados com histórico de informação.

3.21 Riscos de Segurança Saúde Ocupacional

Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento ou exposição(s) perigosa relacionados ao trabalho e a gravidade da lesão e

Comentário 01

(18)

problemas de saúde (3.18), que pode ser causada pelo evento ou

exposição. gravidade não especificada

Solução 01

Definir evento perigoso

inserir "gravidade mais prováveis nas circunstâncias"

Comentário 02

Duplicação

Solução 02

Um risco é um risco independentemente de ser SSO, Finanças ou qualidade etc etc .... nós não precisamos de duas definições livrar-se de uma delas

3.22 Oportunidades de Segurança e Saúde Ocupacional

Circunstância ou conjunto de circunstâncias que podem levar à melhoria do desempenho de SSO (3.28).

Comentário 01

O desempenho de SSO é muito restritivo

Solução 01

'Melhoria do sistema de gestão da SSO "

3.23 Competência

Capacidade de aplicar conhecimentos e habilidades para alcançar os resultados pretendidos

3.24 Informação documentada

Informação necessária deve ser controlada e mantida por uma organização (3.1) e o meio de comunicação no qual ela está contida Nota 1 da entrada: informação documentada pode estar em quaisquer formatos, meios de comunicação e fonte.

Nota 2 da entrada: informação documentada pode referir-se a:

a) O sistema de gestão (3.10), incluindo processos relacionados (3.25);

b) Informação criada a fim de que a organização possa operar (documentação);

c) Evidência dos resultados alcançados (registros).

Comentário 01

Isso tende a ser muito "inclusivo" e "ilimitado", o que pode levar a conflitos com os organismos de auditoria sobre a extensão da documentação necessária.

A colocação da frase "por uma organização" não necessariamente qualifica "necessário" na sentença.

Pode ter considerado que isto foi entendido pela "norma" - e permitir a interpretação de mais seções de "aconselhamento" da norma tender na direção de ser mandatório. Experiência com os auditores tem mostrado ao longo dos últimos 20 anos que eles podem tomar essa atitude! Embora a Norma tem em cláusulas específicas documentação "mandatória", é a interpretação de onde a documentação é "implícita" que precisa de esclarecimento.

Solução 01

informação necessária por uma organização (3.1), e por esta norma a ser controlada e mantida e o meio de comunicação no qual ela está contida.

3.25 Processo

Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma entradas em saídas.

3.26 Procedimento

Forma especificada de executar uma atividade ou um processo (3.25). Nota 1 da entrada: Procedimentos podem ser documentados ou não.

3.27 Desempenho

Resultado mensurável

Nota 1 da entrada: O desempenho pode dizer respeito tanto a resultados quantitativos ou qualitativos. Os resultados podem ser determinados e avaliados por meio de métodos qualitativos ou quantitativos.

Nota 2 da entrada: O desempenho pode se relacionar com a gestão das atividades, processos (3.25), produtos (incluindo serviços), sistemas ou organizações (3.1).

3.28 Desempenho em saúde e segurança no trabalho

Desempenho (3.25) relacionado com a eficácia (3.13) da prevenção de lesões e problemas de saúde (3.18) aos trabalhadores (3.3) e o fornecimento do ambiente de trabalho (s) seguro e saudável (3.6).

Comentário 01

Lidar apenas com os trabalhadores é muito restritivo - que tal, por exemplo, visitantes e membros do público?

Solução 01

(19)

3.29 Terceirizar (verbo)

Fazer um acordo no qual uma organização externa (3.1) realiza parte da função ou processo de uma organização (3.25)

Nota 1 da entrada: uma organização externa está fora do escopo do sistema de gestão (3.10), embora a função terceirizada ou processo esteja dentro do escopo.

3.30 Monitoramento

Determinar a situação de um sistema, um processo (3.25) ou de uma atividade

Nota 1 da entrada: Para determinar a situação, pode haver uma necessidade de verificar, supervisionar ou observar criticamente.

3.31 Medição

Processo (3.25) para determinar um valor.

Comentário 01

(veja Solução)

Solução 01

Processo (3.25) de atribuir um valor para uma característica de um objeto ou evento (com referência à atribuição de valores pelo mesmo processo para a característica conhecida de um objeto padrão ou evento padrão)

3.32 Auditoria

Processo sistemático, independente e documentado (3.25) para obter as evidências de auditoria e avaliá-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são cumpridos

Nota 1 da entrada: Uma auditoria interna é realizada pela organização (3.1) em si, ou por uma parte externa em seu nome.

Nota 2 da entrada: um processo independente inclui disposições para garantir a objetividade e imparcialidade.

Nota 3 da entrada: "Evidência da auditoria" são "registros, declarações de fatos e outras informações que são relevantes para os critérios de auditoria e verificações" e "critérios de auditoria" são "um conjunto de políticas (3.16), procedimentos (3.26) ou exigências (3.8) usados como uma referência contra a qual a evidência de auditoria é comparada ", conforme definido na ISO 19011, Diretrizes para sistemas de gestão de auditoria.

Comentário 01

Em uma orientação interna sobre auditorias externas, uma empresa multinacional aconselha os gestores "evitarem" auditorias externas no seu sistema de gestão OHSAS 18001 certificado. Motivo: "Temos sido auditados e certificados pelo nosso OAC auditorias externas, portanto, adicionais não são necessários mais."

No entanto, o organismo de acreditação para o OAC (CAB) opôs a essa orientação:

1. Um sistema de certificação de gestão de SSO é destinado não só para executar auditorias internas (1ª parte) de forma eficiente, de forma bem estruturada, mas também se destina a apoiar auditorias externas (segunda parte ou de terceiros).

2. Em grandes empresas com vários locais, auditorias de certificação são geralmente auditorias matriz. Questões de SSO que um cliente específico quer auditar em um determinado local de um fornecedor não pode ser abrangido pela auditoria matriz anterior naquele local.

Solução 01

Isso deve ser mais explicitamente esclarecido na norma ISO 45001, que a certificação do sistema de gestão da SSO de um fornecedor de bens ou serviços não fornece nenhuma justificação para esse fornecedor se opor a auditorias externas exigidas por um cliente que quer verificar o sistema de gestão da SSO desse fornecedor. Ao contrário, um objetivo importante de uma certificação do sistema de gestão da SSO é estar preparado para executar auditorias externas de forma eficiente.

Comentário 02

Nota 3 da entrada: "A evidência de auditoria" são "registros, declarações de fatos e outras informações que são relevantes para os critérios de auditoria e verificações" e "critérios de auditoria" são "um conjunto de políticas (3.16), procedimentos (3.26) ou exigências (3.8) usado como uma referência contra a qual a evidência de auditoria é comparada ", conforme definido na ISO 19011, Diretrizes para sistemas de gestão de auditoria.

É uma técnica comumente usada pelos auditores para observar práticas. Eu sinto que, ajustando a nota para incluir 'observações' como uma forma aceitável das evidências, isto permitiria auditores verem a evidência de conformidade como tal. isso contribuiria para manter os sistemas eficientes, ao invés de implicar a necessidade de manutenção de registros desnecessários. Por exemplo, ("A evidência de auditoria" são "registros, declarações de fatos, observadas as práticas e outras informações que são relevantes para os critérios de auditoria e verificações" e "critérios de auditoria" são ....)

Referências

Documentos relacionados

Abordar também que a provedoria não se dá apenas de pais para filho, mas também e principalmente, devemos ser capazes de servir quando as circunstâncias nos solicitarem..

Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras 2007 |

As questões das decisões tomadas pelo doente gravitam, pois, à volta do seu consentimento com prévia informação e esclarecimento o que, se é determinante para

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Aqui, também pode ser interessante perceber que a UE (discursivamente) se compromete a avançar com a resolução de situações cujos resultados poderiam resultar adversos

O Parque Municipal de Mucugê, com 270 ha, também faz divisa com o PNCD nas cercanias daquela cidade, tendo sido instituído para proteger ecossistemas dos baixos cursos dos rios

Na sua vasta obra, escrita em quatro décadas, desde os anos 60 até o seu último livro publicado em 2011, vê-se um progressivo processo de amadurecimento da sua concepção