• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO DA ADESG/RS EXEMPLAR SET/20

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO DA ADESG/RS EXEMPLAR SET/20"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Apoiadores

BOLETIM INFORMATIVO DA ADESG/RS

EXEMPLAR SET/20

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra –

Delegacia no Rio Grande do Sul - ADESG/RS - encaminha aos

adesguiano e colaboradores o seu Informativo Eletrônico para

apreciação e conhecimento. O Informativo tem a finalidade de

propiciar um espaço para a divulgação de notícias/temas/artigos

conjunturais e estratégicos de interesse da comunidade

adesguiana.

No nosso site (www.adesgrs.org.br) você encontrará outras

notícias, fotos, etc. sobre as atividades da Delegacia e das suas

Representações.

Mantenha atualizados os seus endereços.

Colabore com a sua Associação!

(2)

Apoiadores

COLETÂNEA DE NOTÍCIAS/ARTIGOS

NOTÍCIAS

1) ADESG/RS – ALTERAÇÃO DO ATENDIMENTO EM

NOSSA SEDE DE PORTO ALEGRE.

Imagem Internet

Em face da atual situação de abrandamento da pandemia de COVID 19, continuamos atendendo, prioritariamente, a todos e com a mesma disponibilidade de sempre, através dos e-mails (adesgrs@adesgrs.org.br – vicedel@adesgrs.org.br e delegado@adesgrs.org.br) e WhatsApp dos Vice-Delegado e do Vice-Delegado.

No entanto passaremos a atender em nossa sede, da Rua dos Andradas nº 904 – Sala 304, com todos os cuidados necessários, uso de máscaras e de álcool em gel, somente às sextas-feiras, das 14:00 ás 17:00h. Nos demais dias, a sede permanecerá fechada até novas determinações. Contamos com a compreensão de todos.

Os Adesguianos poderão estacionar o seu veículo na área do QG do CMS, na Rua Padre Tomé, em frente à Igreja das Dores, mediante autorização da ADESG/RS e CMS. Enviar por e-mail para

vicedel@adesgrs.org.br

até a véspera, quinta-feira, nome completo, RG, marca/modelo e placas do veículo.

Estaremos à disposição para o recebimento das anuidades, confecção da nova carteira de Adesguiano (levar foto colorida), aquisição de bonés, PIN, máscara com o logo da ADESG e encomendar sua carteira de couro.

Reabriremos plenamente quando as autoridades públicas assim o determinarem.

Manteremos contato por meio dos Boletins Mensais e receberemos por e-mail as possíveis pré-inscrições de candidatos para 2021.

(3)

Apoiadores

2)

CERIMÔNIA DE CULTO AO DIA DA PÁTRIA –

PORTO ALEGRE/RS.

Cmt Chalegre, Cel Petry r Eng Thum

Com o cancelamento do desfile de Sete de Setembro em Porto Alegre, foi realizado uma Cerimônia de Culto ao Dia da Pátria, no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção). A ADESG/RS se fez presente ao evento na pessoa do seu Vice-Delegado, Cel Inf Rogério Petry de Abreu e dos Adesguianos, Cmt Chalegre, Eng Thum e Empresária Solange.

(4)

Apoiadores

3) Encerramento do Curso de Diplomacia de Defesa

da ESG.

Em 25 de setembro, no Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) aconteceu a cerimônia de encerramento e diplomação da 5ª turma do Curso de Diplomacia de Defesa (CDIPLOD).

A capacitação teve como objetivo desenvolver competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia e Defesa, com vistas aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira.

(5)

Apoiadores

A quinta edição do curso contou com a participação de civis e militares, oriundos do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Vice-Presidência da República e da Polícia Federal, entre outros.

Participaram da cerimônia o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, o Diretor do Campus Brasília da ESG, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite e o Cel Luiz Otávio Soares Bonfim, diretor do CDIPLOD.

Dra. Liana Lopes e o Dr. Fabio Costa da ABEIC Alte Wladmilson e Gen Leite

A Adesguina do CEPE de 2019 de Porto Alegre/RS, Dra. Liane Lopes, participou do curso representando também a ABEIC (Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contra Inteligência – POA/RS).

(6)

Apoiadores

ARTIGOS

1)

200 DIAS SEM AULAS.

O Brasil acaba de chegar a um número espetacular: crianças e jovens estão há 200 dias seguidos sem aulas, fenômeno que não encontra paralelo em nenhum país do mundo. É a maior realização, até agora, da quarentena defendida com tanto entusiasmo por nossos “gestores” públicos, médicos que só pensam naquilo – “fique em casa” – sindicatos de professores e todos os militantes, como eles, do Partido Funerário Brasileiro.

É mais um título mundial, para se juntar ao “penta”: nenhuma nação do planeta conseguiu chegar nem perto deste recorde. Na Dinamarca, as escolas públicas ficaram fechadas 30 dias. Na França, 56. Na Alemanha, 68. Mais uma vez a Europa se curva ante o Brasil.

Crianças e jovens estão há 200 dias seguidos sem aulas no País - Foto: Alex Silva/ Estadão

Deve ser, obviamente, porque o sistema de ensino europeu é muito inferior ao brasileiro. Aqui, com a prodigiosa qualidade da nossa escola pública, podemos ficar praticamente um ano sem aulas – e garantir assim a perfeita saúde das crianças, enquanto a Europa, irresponsável, ignorante e coitada, está criando “aglomeração” nas escolas e fazendo esse genocídio infantil porque precisa tirar o seu atraso em matéria de educação. Só pode ser isso.

(7)

Apoiadores

No Brasil quem entende mesmo do assunto é gente como a deputada Bebel, que manda no sindicato de professores de São Paulo, ou dr. Drauzio, especialista vitalício da mídia para questões de medicina pública, privada e de qualquer outra natureza – e mais uma penca de celebridades tão parecidas com esses dois que nem é preciso ficar citando mais nomes. Eles não podem nem ouvir falar em volta às aulas; os 200 dias de escola fechada são a maior vitória que já conseguiram até agora ao longo de toda a quarentena.

A sindicalista diz que não há nenhuma condição de reabrir as escolas no momento, embora o número de crianças que contraíram o vírus pelo mundo afora seja, em geral, inferior a 1% dos infectados; as mortes são menos de 1% desse 1%. Ela acaba, aliás, de fazer uma ameaça: se as autoridades ensaiarem qualquer tentativa de volta às aulas os professores entrarão “em greve”. O especialista diz que todo mundo tem de continuar trancado em casa – salvo, por alguma razão não explicada, os mesários das próximas eleições municipais, segundo sua mensagem ao público na propaganda da justiça eleitoral.

Todos falam, naturalmente, que a solução é substituir as aulas “presenciais” (como se fosse possível dar algum outro tipo de aula) por lições “no computador” – que servem, talvez, para quem quer fazer um curso de corte e costura, mas não ensinam coisa nenhuma de aritmética, ciências ou português.

Em países que contam com um mínimo de decência por parte dos seus “gestores”, levar as crianças de volta às aulas foi uma prioridade absoluta desde o começo da epidemia. Aqui, manter as escolas fechadas por 200 dias, e quantos mais for possível, é um ato de patriotismo.

*José Roberto Guzzo, mais conhecido como J.R. Guzzo, é jornalista, diretor editorial do grupo EXAME e colunista das revistas EXAME e VEJA, integrando ainda o Conselho Editorial da Abril. Fonte Wikipédia.

(8)

Apoiadores

2) A BALA DE PRATA DA PROPAGANDA.

por Cel Jorge Baptista Ribeiro.

Não é novidade que a principal condição para uma exitosa propaganda é a infatigável repetição das ideias força que se destinam a persuadir, vender uma boa imagem ou denegrir e destruir reputações de determinado produto ou alvo. E não surgem e martelam, por obra e graça do Divino Espírito Santo ou despacho de Pai ou Mãe de Santo... Tem mão de gente diabólica e destrutiva! E bem definido alvo!

Não nos custa lembrar a famosa e ladina palavra do propagandista de Hitler, citada numa sua biografia. Goebbels afirmava: "A Igreja Católica mantém-se porque repete a mesma coisa há dois mil anos”. E aduzia: “o Estado nacional-socialista deve agir analogamente". Ipso facto suas células de agitação e propaganda e seus veículos de propaganda adversa seguem na mesma trilha. Complementando, recomendava: “a repetição pura e simples, entretanto, logo suscitaria o tédio. Trata-se, por conseguinte, ao insistir, obstinadamente, sobre o tema central, de apresentá-lo sob diversos aspectos, variadas formas, por variados meios”.

Lembro que na arte da guerra, multiplicar e diversificar os meios de ataque é o que mais preocupações e dissabores causa e intranquiliza o inimigo. Mas o cerne, o núcleo assassino, “a bala de prata” da propaganda deve limitar-se a pequeno número de ideias que devem limitar-ser repetidas, incansavelmente. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”!!!. O intento sedutor pode ser apresentado sob diversas formas, entretanto, o núcleo, o tema central da propaganda, deverá estar sempre presente, mesmo na diversidade das formas. As possíveis alterações, porventura, nela introduzidas não devem jamais prejudicar o fundo destrutivo ou edificante.

(9)

Apoiadores

Toda essa tramoia, não é uma invenção recente, mas, a sistematização de um processo já conhecido desde a Idade Média. O famoso tribuno romano, o velho Senador Catão, por exemplo, terminava todas as suas arengas pela mesma exclamação: "Delenda Carthago"!! Mais tarde, o médico, jornalista e político francês Georges Benjamim Clemenceau que foi Primeiro Ministro da França, durante a Primeira Guerra Mundial falava no mesmo tom. Em todos os seus discursos não faltava o bordão mantenedor da alma do objetivo a alcançar: "Je fais la guerre!".

A qualidade fundamental de toda campanha de propaganda é a permanência do tema central, aliado a propaganda política, muitas vezes induzida na forma subliminar. Não estou inventando moda, apenas desejando, nestas linhas, lembrar que, também, desde o “QUE FAZER” de Lenine, os partidos comunistas, seus disfarces, sob as máscaras das suas organizações de frente ou de fachada e seus agentes de agitação e propaganda, nos proporcionam um modelo semelhante, nessa matéria, pela obstinação com que repetem um mesmo tema, mesmo alvo, tratando-o sob todos os ângulos possíveis e imaginados.

A orquestração de dado assunto consiste na sua repetição por todos os órgãos de propaganda, nas formas adaptadas aos diversos públicos e é tão variada quanto possível. "Para um público diferente, sempre um matiz, uma incitação diferente", já prescrevia uma das diretivas de Goebbels.

Tal como em uma campanha militar, cada um combate com suas próprias armas no setor que lhe é designado. A campanha antissemita dos nazistas, por exemplo, foi conduzida simultaneamente pelos jornais, que "informavam" e polemizavam, pelas revistas, que publicavam “sábios artigos” sobre a noção de raça pura e impura, pelo cinema, que produzia filmes. Quando os nazistas tiveram em mãos os meios de agir sobre toda a opinião europeia, a sua técnica de orquestração atingiu sua máxima amplitude.

Então, semanalmente, aparecia no “Das Reich” um editorial do Dr. Goebbels, logo adaptado e divulgado em várias línguas e linguagens, em registros diferentes, com as correções e ajustagens, demandadas pelas diversas mentalidades nacionais, pelos jornais e pelo rádio alemão, pelo jornais da Frente de fachada e pela imprensa de todos os países ocupados. Os partidos comunistas, à imagem e semelhança, na sua maneira, também praticam persistentes orquestrações.

Os temas fundamentais, “a bola da vez”, regularmente fixada pelos partidos e\ou na pauta diária da editoria das redações, dos aparelhados órgãos da imprensa, escrita, falada e televisiva buscam alcançar quase todas as classes sociais. É assim que a BANDA TOCA!

(10)

Apoiadores

3) CAÇA GRIPEN DA FAB, ADQUIRIDO DA SUÉCIA,

FAZ PRIMEIRO VOO NO BRASIL.

Aeronave da FAB saiu do aeroporto de Navegantes para Gavião Peixoto

O primeiro caça Gripen E (monoposto) brasileiro, batizado F-39E Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), realizou no dia 24 de setembro seu primeiro voo no país, decolando do Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, para a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A aeronave será apresentada oficialmente no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorado em 23 de outubro, data que marca a realização do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos-Dumont com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906. Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação.

No evento para o primeiro voo, o presidente da empresa sueca Saab, fabricante do avião, Micael Johansson, destacou que a chegada do Gripen no Brasil e o seu primeiro voo são marcos importantes no Programa Gripen. “Estamos orgulhosos dessa jornada ao lado de profissionais tão qualificados e comprometidos dos dois países. Nós estamos seguindo o cronograma de entrega dos caças e mantemos o nosso compromisso de longo prazo com o Brasil", externou Johansson.

Já o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, afirmou que a Embraer vai desempenhar papel de liderança na execução do Programa Gripen no Brasil, respondendo pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entrega das aeronaves, em apoio à operação da Força Aérea Brasileira. “Como parte da transferência de tecnologia, o Programa Gripen será uma grande oportunidade para aumentar nosso conhecimento no desenvolvimento e manufatura de uma aeronave avançada de combate", apontou Schneider, à impreA importância do compartilhamento de experiências por meio da cooperação entre Brasil e Suécia foi salientada também pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. "O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países", declarou, durante o evento.

(11)

Apoiadores

Caça Gripen E, adquirido na Suécia, faz seu primeiro voo no Brasil - Sgt Bianca / Força Aérea Brasileira

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, avalia que a chegada da primeira unidade da aeronave F-39 Gripen constitui um marco para o projeto. Ressaltou que “o F-39 Gripen, novo caça multimissão da Força Aérea Brasileira, será a espinha dorsal da aviação de caça e veio para reafirmar o compromisso da FAB em manter a soberania do país, defendendo os 22 milhões de quilômetros quadrados sob sua responsabilidade".

A FAB esclareceu que esse F-39E Gripen é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia. O voo de Navegantes para Gavião Peixoto foi acompanhado por duas aeronaves F-5M pertencentes ao Primeiro Esquadrão do 14º Grupo de Aviação – Esquadrão Pampa. Dois helicópteros da FAB foram mantidos de sobreaviso para operação de busca e salvamento, em Pirassununga (SP).

(12)

Apoiadores

4) ARGENTINA - AGENCIA INTELIGÊNCIA (AFI)

TORNA PÚBLICO AÇÕES E NOMES DE AGENTES.

Por ordem da interventora, foi publicado o livro de atas de todos os movimentos administrativos da Agência Federal de Inteligência da Argentina.

Cristina Liliana Caamaño Iglesias Paíz – Interventora da AFI digitalizar publicou o livro de atas de todos os movimentos administrativos dia Federal de Inteligê

Cristina Liliana Caamaño Iglesias Paíz , atual interventora da Agência Federal de Inteligência da Argentina (AFI), para dar maior seriedade e transparência na gestão administrativa, mandou digitalizar, e publicou no site da AFI, o livro de atas onde são registrados todos os atos e acontecimentos da gestão da inteligência da Argentina.

A falta de experiência e de bom senso fez com que não percebesse que o órgão que preside é justamente uma agência de inteligência - vale a pena ressaltar. A entidade maneja informações sensíveis e possui vínculos com as demais agências internacionais.

O Sistema Nacional de Inteligência da Argentina é composto pela Agência Federal de Inteligência; a Direção de Inteligência Criminal e Investigações do Ministério da Segurança” e a Direção Nacional de Inteligência Militar Estratégica do Ministério da Defesa e “devem contribuir para a tomada de decisões em matéria de segurança” da Nação.

Este livro de atas digitalizado (que logicamente já está nas mãos de jornalistas, curiosos, organismos internacionais e outros interessados), contém os nomes e sobrenomes dos agentes que solicitaram a aposentadoria e a quem foi concedida, bem como a quais agentes. Levantaram o segredo para ele testemunhar nos casos federais em Comodoro Py, nos convênios firmados, etc. Não temos apenas universidades lá, mas também organismos nacionais e internacionais.

(13)

Apoiadores

Mas o pior é que também são detalhados os agentes dos serviços de inteligência estrangeiros que estão destacados na Argentina, e da mesma forma, os agentes argentinos que estão desempenhando funções no exterior. Uma fonte confiável confessou ao portal Data24 uma "qualidade" da interventora. Ele parafraseou Jorge Luis Borges: “Nem mesmo a mais extravagante paródia ou sátira do filme Missão Impossível pode corresponder à realidade da AFI Argentina; por isso a interventora não é boa nem má, ela é insuperável”.

Nota DefesaNet

Para minimizar e distrair a atenção, o jornal governista Pagina12, publicou informações, que teoricamente prejudicam ao governo anterior de Mauricio Macri.

Publicou notas de relatório de monitoração dos familiares dos membros da tripulação do submarino ARA San Juan, que naufragou ,em 15 Novembro 2017, no fundo do Atlântico Sul. Morreram os 44 tripulantes.

(14)

Apoiadores

5)

EVO MORALES E RAFAEL CORREA FORA DAS

ELEIÇÕES NA BOLÍVIA E NO EQUADOR.

By A.C. Ferreira - Colaborador Voluntário CEIRI

24 de setembro de 2020

Em 7 de setembro de 2020, a justiça boliviana negou um recurso de Evo Morales, ex-Presidente da Bolívia, que solicitava sua candidatura como Senador nas próximas eleições. No mesmo dia, a justiça equatoriana ratificou sentença contra o ex-presidente Rafael Correa, condenando-o por corrupção e impedindo sua candidatura às eleições de 2021.

Morales teve seu recurso negado pela Corte da Bolívia, que manteve o indeferimento anterior à sua candidatura pelo Movimiento Al Socialismo (MAS), em razão de não cumprir com o requisito de residência no país. A decisão é irrecorrível e o torna inelegível para o pleito previsto para 18 de outubro de 2020, após adiamentos por conta da pandemia.

Depois de cumprir sucessivos mandatos como Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia desde 2006, Morales renunciou, em 2019, imediatamente após um conturbado processo eleitoral. Em um primeiro momento ele se refugiou no México, tendo se mudado em seguida para a Argentina, onde chegou dois dias depois da posse de Alberto Fernández na Casa Rosada*.

No mês passado (agosto), Correa havia anunciado sua candidatura ao cargo de Vice-Presidente, numa chapa de coalizão denominada Unión por la Esperanza (Unes), formada por oito organizações sociais e políticas. A Unes tem um ex-Ministro de Correa, Andrés Arauz, como candidato a Presidente e se coloca como oposição ao atual mandatário Lenín Moreno.

Entre os anos de 2007 e 2017, Rafael Correa presidiu o Equador, implantando o que denominou de Revolución Ciudadana, um projeto de governo mais identificado ideologicamente com as ideias de esquerda. Moreno, que se elegeu em 2017 como seu sucessor tornou-se seu desafeto logo depois. Pesa contra Correa acusações de financiamento ilícito de campanha entre 2012 e 2016, as quais ele nega e atribui a perseguição política por parte de Moreno.

(15)

Apoiadores

Morales e Correa juntos quando ainda eram Presidentes.

As eleições no Equador estão marcadas para 7 de fevereiro de 2021, com votação para Presidente, Vice-Presidente e para os 137 parlamentares da Assembleia Nacional (congresso unicameral). Tudo indica que a Unes apresentará o jornalista Carlos Rabascall como candidato à Vice-Presidência, no lugar de Rafael Correa. Já o boliviano Evo Morales aposta na possibilidade de voltar ao país, baseado em pesquisa recente que apontou vantagem para o candidato do MAS nas eleições.

(16)

Apoiadores

=================================================================================== As opiniões e conceitos em artigos identificados e/ou assinados são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a

opinião da ADESG/RS.

=================================================

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Delegacia no Rio Grande do Sul

Rua dos Andradas nº 904 - 3º andar – Sala 304 Edifício Duque de Caxias

CEP: 90.020-006 – Centro Histórico – Porto Alegre – Rio Grande do Sul Fone/Fax: (51) 3228.2710

Site: http://www.adesgrs.org.br e-mail – adesgrs@adesgrs.org.br

Rua Mário Totta, 260 - Bairro Agriter, Alvorada - RS, CEP 94820-400 Telefone: (51) 3483-7195

Referências

Documentos relacionados

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

Também integra a Política Nacional de Notificação de Acidentes e Doenças um amplo trabalho de educação e de comunicação, envolvendo os gestores da rede pública de saúde,

Diversos autores defendem que a utilização da história e filosofia da ciência (HFC) no ensino de ciências possibilite inúmeros benefícios pedagógicos, co mo favorecer para

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Jerônimo, que viveu longo tempo perto de Belém e que conhecia perfeitamente o país, cal- culou sua extensão do norte até o sul como não sendo maior do que cento e sessenta

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es