• Nenhum resultado encontrado

M. S. C. Nobre 1, D. R. B. de Farias 1, B. B. de Queiroz 1, E. V. S. Pereira 2, J. G. Véras Neto 3, F. C. Alonso Buriti 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M. S. C. Nobre 1, D. R. B. de Farias 1, B. B. de Queiroz 1, E. V. S. Pereira 2, J. G. Véras Neto 3, F. C. Alonso Buriti 1"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Avaliação dos modelos de calibração e predição para a viabilidade

de bactérias potencialmente probióticas em soro de queijo de

cabra fermentado utilizando a espectroscopia de infravermelho

próximo (NIR)

M. S. C. Nobre

1

, D. R. B. de Farias

1

, B. B. de Queiroz

1

, E. V. S. Pereira

2

, J. G. Véras Neto

3

,

F. C. Alonso Buriti

1

1 – Departamento de Farmácia, Universidade Estadual da Paraíba – CEP:58.429-600 – Campina Grande – PB – Brasil, Telefone: 55 (83) 3315-3360 – Fax: 55 (83) 3315-3352

2 – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Paraíba – CEP: 58.051-900 – João Pessoa – PB – Brasil, Telefone: 55 (83) 3216-7119 – Fax: 55 (83) 3216-7179

3 – Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba – CEP: 58.109-790 – Campina Grande – PB – Brasil, Telefone:55 (83) 3315-2516 – Fax: 55 (83) 3315-3352

e-mail: michelysuelleny@gmail.com

RESUMO – as técnicas espectroscópicas, principalmente a de infravermelho próximo (NIR), destacam-se entre as recentes metodologias analíticas para alimentos por permitirem o monitoramento não destrutivo e rápido de vários parâmetros. Em alguns produtos lácteos, a espectroscopia NIR é atualmente estudada para determinação de umidade, gordura e proteína. Este estudo avaliou o uso da espectroscopia NIR como um método alternativo para determinar a viabilidade de lactobacilos potencialmente probióticos em soro de queijo caprino tipo coalho em pó reconstituído e fermentado. O modelo de calibração criado obteve R2 adequado (0,86), bem como erros sistemático e quadrático médio baixos (-1,14×10-7 e 0,14, respectivamente); entretanto, o baixo valor de R2 de predição (0,023) ocorreu provavelmente devido à faixa estreita de valores de lactobacilos (6,57 – 8,00 log UFC/ml) e à variabilidade entre as amostras, bem como ao tipo de material (biológico). Recomenda-se aumentar o tamanho e reduzir a variabilidade da amostra para melhorar a qualidade do modelo.

ABSTRACT – spectroscopic techniques, mainly near-infrared (NIR), stand out among the recent analytical methods for food, allowing non-destructive and fast monitoring of various parameters. In some dairy products, NIR spectroscopy is currently studied for the determination of moisture, fat and protein. This study evaluated the use of NIR spectroscopy as an alternative method to investigate the viability of potentially probiotic lactobacilli in fermented reconstituted goat whey powder. The calibration model obtained a suitable R2 (0,86), and also low both bias and root mean square error (-1.14×10-7 and 0.14, respectively). Conversely, the low R2 obtained for the prediction model (0.023) was probably due to the slight range values for lactobacilli (6.57 – 8.00 log CFU/ml) the variability between the samples and, and also to the kind (biological) of material. The increase in the number and the reduction of the variability of samples would probably increase the model’s quality.

PALAVRAS-CHAVE: soro de queijo de cabra; NIR; lactobacilos; probióticos. KEYWORDS: Goat whey; NIR, lactobacilli, probiotics.

(2)

1. INTRODUÇÃO

Os produtos caprinos têm alto valor alimentar e nutricional, além de benefícios adicionais à saúde, o que tem chamado a atenção para o desenvolvimento da caprinocultura, bem como para o aumento da produção de leite e carne dessa espécie. O leite de cabra é uma excelente matéria-prima, a partir da qual, produtos de alto valor nutritivo são elaborados (Bernacka, 2011). Porém, o leite de cabra pode apresentar grande variabilidade na composição bioquímica, propriedades tecnológicas e qualidade bacteriológica de acordo com fatores genéticos, condições ambientais e práticas agrícolas (Hassan et al., 2014).

A espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) tem aplicações em diversos campos, incluindo a ciência e tecnologia de alimentos. Devido à alta capacidade de absorção de água na região do infravermelho próximo, a espectroscopia NIR tem sido amplamente utilizada para estudar a água e as interações água-soluto. Neste sentido, a espectroscopia NIR resulta em uma ferramenta bastante útil para as análises de mudanças que ocorrem na estrutura da água, sendo utilizada para analisar mudanças físicas associadas com a umidade em alimentos e produtos agrícolas, determinar atividade de água e investigar estados amorfos de açucares (Santos et al. 2014a)

As técnicas espectroscópicas, especialmente NIR, destacam-se entre as recentes metodologias analíticas para análise de alimentos por permitirem o monitoramento não destrutivo e rápido de vários parâmetros nos alimentos. Em alguns produtos lácteos, especialmente queijos, a espectroscopia NIR é atualmente utilizada para determinação de umidade, gordura e proteína.

Estudos apontam a sensibilidade da espectroscopia NIR no monitoramento da coagulação do leite durante a fabricação de queijos, na detecção de misturas de leite de diferentes espécies e na avaliação da influência da alimentação e da altitude na qualidade do leite (Castillo et al., 2000; González-Martin et al., 2007; Valenti et al., 2013; Abdelgawad et al., 2014).

Aliakbarian et al. (2015) utilizaram a espectroscopia NIR para classificar e avaliar a estabilidade de leite fermentado com Streptococcus thermophilus (TA40) e Lactobacillus acidophilus (LAC4) adicionado de compostos fenólicos extraídos de bagaço de azeitona e uva, concluindo que o NIR pode ser considerado uma alternativa rápida e viável para a caracterização das amostras, pois obteve 98,7% de correta classificação das amostras quanto à fonte de fenólicos, 92% da predição interna total e 81% da predição externa.

Cámara-Martos et al. (2015) através da metodologia NIR detectaram Escherichia coli ATCC25922, referência para os microrganismos indicadores de higiene, e Pseudomonas aeruginosa ATCC27853, referência para os indicadores de deterioração no leite integral alcançando uma variância explicada de 99,41% em PC1, enquanto em PC2 foi alcançado somente 0,50%.

Neste sentido, tem-se por objetivo investigar o uso da espectroscopia no infravermelho próximo com um método alternativo para o estudo da viabilidade de microrganismos potencialmente probióticos adicionados em soro de queijo de cabra em pó reconstituído e fermentado.

2. MATERIAL E METODOS

2.1 Obtenção do soro e produção dos tratamentos

O soro de queijo de cabra tipo coalho em pó foi reconstituído em água destilada (20%, m/m). Em seguida, foi tratado termicamente a 85 °C por um período de 30 minutos (Ordóñez-Pereda et al., 2005) e resfriado até 45 °C para adição das culturas láticas. As culturas utilizadas para as formulações foram: Streptococcus thermophilus (TA40, DuPont), Lactobacillus casei (BGP93, Sacco),

Lactobacillus paracasei (BGP1, Sacco), Lactobacillus paracasei (LPC37, DuPont) e Lactobacillus rhamnosus (LR32, DuPont).

(3)

Quatro tratamentos (C1, C2, C3 e C4) foram produzidos em quatro lotes (quatro repetições genuínas de cada tratamento). A cultura starter liofilizada de S. thermophilus TA40 foi adicionada em todos os tratamentos, os quais diferiram entre si apenas na combinação com os lactobacilos adjuvantes potencialmente probióticos. No tratamento 1 (C1) a cultura starter foi combinada com L. casei BGP93; no tratamento 2 (C2) com L. paracasei BGP1; no tratamento 3 (C3) com L. paracasei LPC37; e no tratamento 4 (C4) com L. rhamnosus LR32.

A análises de Lactobacillus sp. pelo método tradicional e de espectroscopia NIR foram realizada no soro reconstituído adicionado da cultura starter e das bactérias probióticas (tratamentos C1, C2, C3 e C4) nos tempos iniciais e finais de fermentação (TI e TF, respectivamente) e após um e sete dias de armazenamento (D1 e D7, respectivamente).

2.2 Determinação da viabilidade de Lactobacillus sp. pela metodologia

tradicional

As populações de Lactobacillus sp. (L. casei, L. paracasei e L. rhamnosus) foram determinadas por plaqueamento de diluições decimais seriadas dos soros reconstituídos fermentados (1 mL) em placas adicionadas de ágar De Man Rogosa Sharpe (MRS) acidificado até pH 5,4 com ácido acético, conforme o método descrito por descrito por Oliveira et al. (2001) e por Buriti et al. (2007), e incubadas em aerobiose a 35-37 °C por 72 horas para as amostras do tratamento C1 e por 48 horas para as amostras dos demais tratamentos.

2.3 Espectroscopia de infravermelho próximo

Foram analisadas no total 64 amostras de soro reconstituído adicionado da cultura starter e das bactérias probióticas (C1, C2, C3 e C4) nos tempos iniciais e finais de fermentação (TI e TF, respectivamente) e após um e sete dias de armazenamento (D1 e D7, respectivamente) com emprego do equipamento Perkin-Elmer (modelo 750 Lambda) e cubeta de vidro com caminho ótico de 1 cm, sendo que apenas 63 espectros foram utilizadas para elaboração dos modelos estatísticos, pois uma apresentou resultados anômalos e foi retirada. Os espectros foram coletados na faixa de 930 a 1400 nm.

Os dados espectrais foram tratados no programa The Unscrambler, versão 9.7 (CAMO Software), utilizando a análise por componentes principais (PCA) e regressão por mínimos quadrados parciais (PLS1). Os espectros foram pré-tratados usando correção de linha de base, alisamento Savitsky-Golay primeira derivada, algoritmo de primeira ordem com janela de 11 pontos.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Utilizando a metodologia tradicional, verificou-se que as populações mínimas-máximas de

Lactobacillus sp. estiveram, ao longo da fermentação (TI e TF) e durante o armazenamento (D1 e D7),

entre 7,15 - 7,36 log UFC/ml para o tratamento C1 (L. casei BGP93, períodos TI e D7, respectivamente), 7,44 - 8,00 log UFC/ml para o tratamento C2 (L. paracasei BGP1, períodos TI e D1, respectivamente), 6,75 - 7,21 log UFC/ml para o tratamento C3 (L. paracasei LPC37, períodos TI e D7, respectivamente) e 6,57 - 7,29 log UFC/ml para o tratamento C4 (L. rhamnosus LR32, períodos TI e D1F, respectivamente).

A partir das análises de espectroscopia NIR, foram obtidos o total de 63 espectros representados na Figura 1. O modelo de calibração foi construído com a totalidade dos espectros obtidos e tratados conforme item 2.3, para a determinação de Lactobacillus sp nas amostras de soro de queijo de cabra em pó reconstituído, nos diferentes tratamentos e períodos de amostragem avaliados. O modelo foi construído utilizando PC1 e apresentou erro sistemático (bias) baixo, erro quadrático

(4)

médio de validação cruzada (RMSEC) relativamente baixo e R2 adequado (-1.14x10-7, 0,14 e 0,86, respectivamente).

Figura 1: Espectros NIR das amostras de soro em pó reconstituído adicionado da cultura starter de S.

thermophilus TA40 e das culturas potencialmente probióticas L. casei BGP93 (C1), L. paracasei

BGP1 (C2), L. paracasei LPC37 (C3) e L. rhamnosus LR32 (C4) antes da fermentação (TI), depois da fermentação (TF), e após 1 (D1) e 7 dias de armazenamento (D7).

A variância explicada em PC1 apresentou-se de 39% e 10% nos eixos x e y, respectivamente, demonstrando ser relativamente satisfatório para este parâmetro, conforme Tabela 1.

Tabela 1: Escores da regressão e qualidade dos modelos de calibração e predição obtidos a partir dos espectros do soro em pó reconstituído adicionado da cultura starter de S. thermophilus TA40 e das culturas potencialmente probióticas L. casei BGP93 (C1), L. paracasei BGP1 (C2), L. paracasei LPC37 (C3) e L. rhamnosus LR32 (C4) antes da fermentação (TI), após a fermentação (TF), e após 1 (D1) e 7 dias de armazenamento (D7). Para os escores de regressão, foi utilizado o parâmetro

Lactobacillus sp. no componente principal 1 (PC1).

Parâmetros Valores

PC1 para Lactobacillus sp. eixo x (%) 39,0

PC1 para Lactobacillus sp. eixo y (%) 10,0

R2 para calibração 0,86

Erro sistemático para calibração (bias) -1,14x10-7

RMSEC 0,14

R2 para predição 0,023

Erro sistemático para predição (bias) -0,025

RMSEP 0,308

O modelo de calibração construído para Lactobacillus sp. foi adequado, com R2 satisfatório o que indica a possível quantificação deste paramento através da construção de modelos de predição a ser realizada em trabalhos futuros. Nestes casos a espectroscopia NIR poderia auxiliar na fiscalização

(5)

de produtos probióticos no sentido de verificar se estão de acordo com a viabilidade mínima de microorganismos exigida nestes produtos.

No entanto, o R2 obtido para predição foi baixo (Tabela 1). Ressaltas-se, dessa forma, dificuldades na construção de modelos de predição em amostras biológicas por diversos fatores entre os quais encontram-se a: (1) faixa estreita de valores entre as amostras, no caso específico deste trabalho as amostras permaneceram na faixa de 6,57-8,00 log UFC/mL para Lactobacillus sp.; (2) variabilidade entre as amostras, pois foram estudadas quatro diferentes culturas adjuvantes potencialmente probióticas em quatro diferentes períodos de amostragem; (3) própria natureza do material estudado, soro reconstituído fermentado, que é um material biológico e, portanto, diversos fatores como as características genéticas dos microrganismos e as possíveis diferenças entre a atividade metabólica destas culturas poderiam interferir nos resultados.

Como alternativa para a obtenção de modelos com melhores performances sugere-se trabalhar com um único tratamento em cada modelo utilizando um número maior de amostras.

Dentre os trabalhos bibliográficos sobre leite e produtos lácteos pesquisados, foram encontrados dois em que foram construídos modelos de classificação através da espectroscopia NIR e, em ambos, pode-se verificar a utilização de grande quantidade de amostras. No estudo realizado por González-Martín et al. (2007), os autores obtiveram em 224 queijos produzidos com 16 diferentes proporções de leites de vaca, ovelha e cabra, um modelo satisfatório, com minimização de erros. No referido estudo, foram realizados 32 espectros em triplicata, podendo, desta forma, classificar os queijos e acordo com a proporção do tipo de leite utilizado na fabricação. No estudo desenvolvido por Aliakbarian et al. (2015) os autores utilizaram a espectroscopia NIR para classificar e avaliar a estabilidade de leite fermentado com Streptococcus thermophilus TA40 e Lactobacillus acidophilus LAC4 adicionado de compostos fenólicos dos extratos de bagaço de azeitona e de uva. Os autores utilizaram 480 espectros (12 amostras × 5 replicatas × 8 tempos de armazenamento) dos quais conseguiram classificar as amostras de acordo com o tipo de extrato adicionado.

Com relação à quantificação de microorganismos através de modelos de predição, Cámara-Martos et al. (2015) detectaram, através de espectroscopia NIR, um microrganismo representativo dos indicadores de higiene, Escherichia coli ATCC25922, e um microrganismo representativo dos indicadores de deterioração, Pseudomonas aeruginosa ATCC27853, adicionados ao leite integral. Para isto, eles realizaram em média 64 varreduras para cada amostra, demonstrando a necessidade de uma quantidade consideravel de replicatas para utilização da metodologia NIR em microrganismos, assim como o sugerido por este trabalho. No entanto, os modelos de predição construidos, através da regressão PLS, por estes autores apresentaram para os microrganismos cultivados em leite valores de

bias (-0,058, -0,083, -0,051) e RMSEP (0,284, 0,713, 0,584) relativamente altos.

4. CONCLUSÃO

O modelo de calibração criado com as amostras dos quatro tratamentos apresentou erro baixo e R2 adequado de 0,86. No entanto, o modelo de predição necessita de ajustes, pois obtiveram R2 muito baixos provavelmente devido à variabilidade biológica das amostras bem como a faixa estreita de valores entre as amostra.

5. AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) pelo auxílio financeiro e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA/UEPB) pela colaboração nas análises do presente estudo. Os autores também

(6)

agradecem à Embrapa Caprinos e Ovinos pelo soro fluido e em pó fornecidos para este estudo e à empresa DuPont pela cultura de S. thermophilus cedida à pesquisa.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Abdelgawad, A. R., Guamis, B. V., & Castillo, M. (2014). Using a fiber optic sensor for cutting time prediction in cheese manufacture from a mixture of cow, sheep and goat milk. Journal of Food

Engineering, 125,157-168.

Aliakbarian, B., Casale, M., Paini, M., Casazza, A.A., Lanteri, S., & Perego, P. (2015). Production of a novel fermented milk fortified with natural antioxidants and its analysis by NIR spectroscopy. LWT -

Food Science and Technology, 62, 376-383.

Bernacka, H. (2011). Health-promoting properties of goat milk. Medycyna Weterynaryjna, 67(8), 507-511.

Cámara-Martos, F., Lopes, J. A., Moreno-Rojas, R., & Pérez-Rodríguez, F. (2015). Detection and quantification of Escherichia coli and Pseudomonas aeruginosa in cow milk by near-infrared spectroscopy. International Journal of Dairy Technology, 67, 1-9.

Castillo, M., Payne, F. A., Hicks, C. L., & Lopez, M. B. (2000). Predicting cutting and clotting time of coagulating goat’s milk using diffuse reflectance: effect of pH, temperature and enzyme concentration.

International Dairy Journal, 10, 551-562.

González-Martín, I., Hernández-Hierro, J. M., Morón-Sancho,R., Salvador-Esteban, J., Vivar-Quintana, A., & Revilla, I. (2007). Determination of the percentage of milk (cow’s, ewe’s and goat’s) in cheeses with different ripening times using near infrared spectroscopy technology and a remote reflectance fibre-optic probe. Analytica Chimica Acta, 604,191-196.

Hassan, A. M., Abbas, H. M., Abd El-Gawad, A. M. M., & Enab, K. A. (2014). Goats dairy products as a potentially functional food. Life Science Journal, 11(9), 648-657.

Ordóñez-Pereda, J. A., Cambero Rodrígues, M. I., Fernández Álvarez, L., García Sanz, M. L., de Fernando Minguillón, G. D. G., Hoz Perales, L., & Selgas Cortecero, M. D. (2005). Tecnologia de

Alimentos. Porto Alegre: Artmed, 2005, 279 p. [Alimentos de origem animal - v.2].

Santos, M. I., Gerbino, E., Araujo-Andrade, C., Tymczyszyn, E. E., & Gómez-Zavaglia, A. (2014). Stability of freeze-dried Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus in the presence of galacto-oligosaccharides and lactulose as determined by near infrared spectroscopy. Food Research

International, 59, 53-60.

Valenti, B., Martín, B., Andueza, D., Leroux, C., Labonne, C., Lahalle, F., Larroque, H., Brunschwig, P., Lecomte, C., Brochard, M., & Ferlay, A. (2013). Infrared spectroscopic methods for the discrimination of cow’s milk according to the feeding system, cow breed and altitude of the dairy farm. International Dairy Journal, 32, 26-32.

Referências

Documentos relacionados

SÃO PAULO - A Resolução número 13 de 2012 do Senado, que prevê o fim da chamada guerra dos portos, e que está sendo questionada por especialistas e pelo

TOP SUGAR MOON STREAKIN LA JOLLA SCOOPIE FEIN CHICKS BEDUINO ONE SLICK COOKIE SPECIAL EFFORT FLY IN THE PIE HEZA FAST MAN STREAKIN DIRTY HOLLAND EASE CORONA CHICK EASY JET JAIMIE JAY

MUITOS HOMENS NUM SÒ Tambellini Filmes e Produções Audiovisuais

• Para Obter Custos Na Faixa Etária de 59 (Cinquenta e Nove) Anos ou Mais, No Perfil de Empresa de 03 (Três) à 29 (Vinte e Nove) Vidas, Somente Mediante Solicitação de

[r]

A garantia limitada da Kodak não se aplica ao scanner Kodak que tenha sido submetido a algum dano físico após a compra, causado, por exemplo, por causalidade, acidente, intempéries

João Camillo Penna apontou essa questão num texto no qual analisou o testemunho de Rigoberta Menchú, ativista política indígena guatemalteca que num procedimento semelhante

Tabela 9: Resumo da análise de variância da taxa de degradação das motilidades subjetiva (Mot) e computadorizada (MT) e integridade total de membranas espermáticas (IMB), no