• Nenhum resultado encontrado

Auditorias de manutenção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Auditorias de manutenção"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

AUDITORIAS DE MANUTENÇÃO

AUDITORIAS DE MANUTENÇÃO

Nos dias atuais, em um mundo tão competitivo, onde os clientes são cada vez mais Nos dias atuais, em um mundo tão competitivo, onde os clientes são cada vez mais exigentes, existem oportunidades de otimização nos negócios das empresas exigentes, existem oportunidades de otimização nos negócios das empresas atra-vés do aprimoramento do sistema de gestão da manutenção. A primeira grande vés do aprimoramento do sistema de gestão da manutenção. A primeira grande exi-gência é alcançar a excelência operacional (qualidade, custos competitivos e gência é alcançar a excelência operacional (qualidade, custos competitivos e capa-cidade de entrega de produtos e serviços), reduzindo as perdas que se apresentam cidade de entrega de produtos e serviços), reduzindo as perdas que se apresentam em todas as operações e, paralelamente, melhorar a capacidade de gestão de todo em todas as operações e, paralelamente, melhorar a capacidade de gestão de todo o pessoal envolvido, seja da operação ou da manutenção. Este último conceito o pessoal envolvido, seja da operação ou da manutenção. Este último conceito es-tabelece a necessidade de definir que a responsabilidade da manutenção (evitar tabelece a necessidade de definir que a responsabilidade da manutenção (evitar falha nos equipamentos) é de todos e não só do pessoal que trabalha no órgão de falha nos equipamentos) é de todos e não só do pessoal que trabalha no órgão de manutenção

manutenção, o , o que significa que os que significa que os gerentes de manutenção estão recebendogerentes de manutenção estão recebendo, cada, cada vez mais, maiores responsabilidades, em muitos casos com uma estrutura enxuta vez mais, maiores responsabilidades, em muitos casos com uma estrutura enxuta devido às constantes reduções de gastos a que se vêm obrigados quando a devido às constantes reduções de gastos a que se vêm obrigados quando a manu-tenção é considerada exclusivamente fonte de despesas.

tenção é considerada exclusivamente fonte de despesas.

Por tudo isso é que o processo de Auditoria (como “avaliação” e não como Por tudo isso é que o processo de Auditoria (como “avaliação” e não como “fiscali-zação”) se torna cada vez mais importante de ser realizado, semestralmente, no zação”) se torna cada vez mais importante de ser realizado, semestralmente, no princípio, e depois da capacitação de todo o pessoal envolvido, passar para uma princípio, e depois da capacitação de todo o pessoal envolvido, passar para uma freqüência anual ou maior.

freqüência anual ou maior. É evidente que, para

É evidente que, para iniciar qualquer atividade, devemos primeiro estabelecer “ondeiniciar qualquer atividade, devemos primeiro estabelecer “onde estamos? “quais são nossos pontos fortes e nossas fraquezas?” e “ quais as nossas estamos? “quais são nossos pontos fortes e nossas fraquezas?” e “ quais as nossas oportunidades e desafios? Para isso, é necessária uma auditoria da função, que oportunidades e desafios? Para isso, é necessária uma auditoria da função, que de-ve ser orientada por um especialista com experiência em sua aplicação, porém ve ser orientada por um especialista com experiência em sua aplicação, porém reali-zada, na prática, pelo próprio pessoal da empresa, para que a metodologia fique zada, na prática, pelo próprio pessoal da empresa, para que a metodologia fique in-corporada às suas competências.

corporada às suas competências.

Estas informações permitirão “priorizar” os insumos e aplicar os melhores esforços Estas informações permitirão “priorizar” os insumos e aplicar os melhores esforços nas áreas que apresentam as melhores oportunidades de negócio.

nas áreas que apresentam as melhores oportunidades de negócio.

A importância de utilizar um especialista se deve à suposição de que se manterá A importância de utilizar um especialista se deve à suposição de que se manterá atualizado, não somente nas novas tecnologias de auditoria utilizadas no mercado, atualizado, não somente nas novas tecnologias de auditoria utilizadas no mercado, mas que também poderá transferir os conhecimentos que acumulou e as soluções mas que também poderá transferir os conhecimentos que acumulou e as soluções utilizadas pelas diferentes empresas nas quais

utilizadas pelas diferentes empresas nas quais está aplicando essa metodologia. Porestá aplicando essa metodologia. Por exemplo: no passado recente, só conhecíamos e aplicávamos quatro técnicas exemplo: no passado recente, só conhecíamos e aplicávamos quatro técnicas (Ra-dar, Questionários, Avaliação da Base de Dados e Indicadores) e hoje em dia dar, Questionários, Avaliação da Base de Dados e Indicadores) e hoje em dia con-tamos com

tamos com mais de mais de quatro técnicas quatro técnicas que foram que foram propostas por propostas por consultconsultores reconheci-ores reconheci-dos mundialmente e por grandes empresas que atuam no mercado especializado. dos mundialmente e por grandes empresas que atuam no mercado especializado.

Método de Aplicação

Método de Aplicação

Para aplicar as técnicas de Auditoria, recomenda-se a formação de um Comitê Para aplicar as técnicas de Auditoria, recomenda-se a formação de um Comitê Cor-porativo, constituído preferencialmente de chefes dos diversos setores que estão, porativo, constituído preferencialmente de chefes dos diversos setores que estão, direta ou indiretamente, associados à área que está sendo analisada. E mais, neste direta ou indiretamente, associados à área que está sendo analisada. E mais, neste trabalho, o nosso foco é a função de manutenção e tudo que se recomenda aqui, trabalho, o nosso foco é a função de manutenção e tudo que se recomenda aqui, poderá ser aplicado a qualquer setor da empresa ou a um conjunto de setores poderá ser aplicado a qualquer setor da empresa ou a um conjunto de setores espe-cíficos.

(2)

O consultor presta assessoria ao Comitê Corporativo, apresentando sugestões nas O consultor presta assessoria ao Comitê Corporativo, apresentando sugestões nas diferentes fases da operação, para que sejam avaliadas e em caso de aprovação, diferentes fases da operação, para que sejam avaliadas e em caso de aprovação, processa e apresenta um informe específico, onde inclui as sugestões baseadas em processa e apresenta um informe específico, onde inclui as sugestões baseadas em sua experiência de aplicação dos métodos, em plantas distintas de processo e de sua experiência de aplicação dos métodos, em plantas distintas de processo e de serviço.

serviço.

Análise dos Tipos de Técnicas a Utilizar

Análise dos Tipos de Técnicas a Utilizar

Apresentamos a seguir, uma série de comentários sobre as técnicas de Auditoria Apresentamos a seguir, uma série de comentários sobre as técnicas de Auditoria aplicadas nos dias de hoje.

aplicadas nos dias de hoje. O tradicional método “

O tradicional método “RadarRadar” é hoje em dia aplicado para “ouvir” as pessoas que” é hoje em dia aplicado para “ouvir” as pessoas que trabalham no “chão de fábrica”, ou seja, os operadores e os responsáveis pela trabalham no “chão de fábrica”, ou seja, os operadores e os responsáveis pela ma-nutenção, que por estarem atualizados, no dia a dia em contato com os nutenção, que por estarem atualizados, no dia a dia em contato com os equipamen-tos, processos, liderança e procedimenequipamen-tos, podem apontar, com muita propriedade, tos, processos, liderança e procedimentos, podem apontar, com muita propriedade, onde serão necessários os ajustes, buscando melhorar a eficiência, aperfeiçoar a onde serão necessários os ajustes, buscando melhorar a eficiência, aperfeiçoar a logística, melhorar a segurança industrial, melhorar as técnicas e elevar a logística, melhorar a segurança industrial, melhorar as técnicas e elevar a auto-estima.

estima.

Esse método também pode ser aplicado ao pessoal da administração ou de suporte, Esse método também pode ser aplicado ao pessoal da administração ou de suporte, como

como negociantes, negociantes, compradores, compradores, inspetores inspetores de de segurança segurança e e inspetores inspetores administadministra- ra-tivos de Recurso

tivos de Recursos Humanos, Pas Humanos, Patrimônio, trimônio, Contabilidade etcContabilidade etc..

É comum os consultores apresentarem mais de cem sugestões de parâmetros que É comum os consultores apresentarem mais de cem sugestões de parâmetros que deverão ser utilizados, alguns dos quais já aplicados várias vezes e portanto deverão ser utilizados, alguns dos quais já aplicados várias vezes e portanto refe-rências, segundo o caso.Para cada um dos resultados obtidos, o consultor faz os rências, segundo o caso.Para cada um dos resultados obtidos, o consultor faz os comentários adequados no relatório.

comentários adequados no relatório.

6,8 6,8 5,6 5,6 5,85,8 7,17,1 3,7 3,7 6,96,9 6,4 6,4 7,1 7,1 6,6 6,6 7,2 7,2 6,7 6,7 6,6 6,6 6,7 6,7 6,3 6,3 7,0 7,0 6,6 6,6 6,8 6,8 5,4 5,4 7,2 7,2 7,4 7,4 7,4 7,4 6,8 6,8 6,6 6,6 6,3 6,3 6,2 6,2 5,15,1 6,0 6,05,65,6 7,5 7,5 4,1 4,1 00 Sat. Cliente Sat. Cliente Sobressalentes Sobressalentes Análise de Falhas Análise de Falhas TMEF e TMPR TMEF e TMPR Auditorias Auditorias Autonomia Autonomia OEE OEE Comunicação Comunicação Contratos Contratos Gestão Gestão Corporatividade Corporatividade Custos Custos Deslocamentos Deslocamentos Treinamento Treinamento Ferramentas Ferramentas Conflitos Conflitos Preditiva Preditiva Prevent. p/Tempo Prevent. p/Tempo Meio Ambiente Meio Ambiente Motivação Motivação OS's OS's Planejamento Planejamento Orçamento Orçamento Procedimentos Procedimentos Softwares Softwares Produtividade Produtividade Histórico Histórico RCM RCM Segurança Segurança TPMTPM 11 22 33 44 55 66 77 88 99 10 10

(3)

Apresentamos, na figura acima, uma aplicação do Radar obtida numa pesquisa Apresentamos, na figura acima, uma aplicação do Radar obtida numa pesquisa rea-lizada durante o I Congresso Ibero-americano de Gestão de Ativos, realizado em lizada durante o I Congresso Ibero-americano de Gestão de Ativos, realizado em  junho de 2008. Foram destacados os três melhores valores médios (Segurança,  junho de 2008. Foram destacados os três melhores valores médios (Segurança, Or-çamento e Planejamento (empatados) e Custos e OS’s) e os três piores valores çamento e Planejamento (empatados) e Custos e OS’s) e os três piores valores (O-EE, TPM e RCM). Esses valores apresentam algumas conformidades com os que EE, TPM e RCM). Esses valores apresentam algumas conformidades com os que encontramos na aplicação do método em diversas empresas.

encontramos na aplicação do método em diversas empresas.

É possível, além disso, separar os temas do radar por áreas de atuação como: É possível, além disso, separar os temas do radar por áreas de atuação como: Tec-nologia, Gestão, Recursos Humanos, Métodos, Suprimento, Segurança e Meio nologia, Gestão, Recursos Humanos, Métodos, Suprimento, Segurança e Meio Am-biente etc. Neste caso o radar passa a ser conhecido, também, como “Aranha” pois biente etc. Neste caso o radar passa a ser conhecido, também, como “Aranha” pois sua representação se parece com um teia de aranha.

sua representação se parece com um teia de aranha. O método do “Q

O método do “Questionáriouestionário” é recomendado para ser aplicado à liderança a nível” é recomendado para ser aplicado à liderança a nível operacional, ou seja, peritos, supervisores e chefes

operacional, ou seja, peritos, supervisores e chefes de setores, podendo também serde setores, podendo também ser estendido ao pessoal de nível superior das plantas (engenheiros, arquitetos, estendido ao pessoal de nível superior das plantas (engenheiros, arquitetos, quími-cos, geólogos, administradores, advogados etc.).

cos, geólogos, administradores, advogados etc.).

No questionário, também são formuladas perguntas em separado para a alta gestão No questionário, também são formuladas perguntas em separado para a alta gestão da planta, relacionadas à suas áreas de atuação com a função de manutenção.

da planta, relacionadas à suas áreas de atuação com a função de manutenção.

O consultor deverá apresentar um conjunto de perguntas ao Comitê, para que sejam O consultor deverá apresentar um conjunto de perguntas ao Comitê, para que sejam avaliadas e selecionadas para serem aplicadas. É comum que estas sugestões avaliadas e selecionadas para serem aplicadas. É comum que estas sugestões in-cluam mais de trezentas perguntas. É importante assinalar que algumas das cluam mais de trezentas perguntas. É importante assinalar que algumas das pergun-tas poderão mostrar os pontos onde existem padrões a romper e que fazem parte de tas poderão mostrar os pontos onde existem padrões a romper e que fazem parte de uma das novas metodologias defendidas pelos consultores Joel Barker e Peter uma das novas metodologias defendidas pelos consultores Joel Barker e Peter Drucker, de acordo com o indicado abaixo.

Drucker, de acordo com o indicado abaixo. A estruturação adequada da

A estruturação adequada da Base de DadosBase de Dados é fundamental para a geração de rela-é fundamental para a geração de rela-tórios de gestão e conseqüentemente a avaliação da situação atual da empresa e tórios de gestão e conseqüentemente a avaliação da situação atual da empresa e efetuar, se necessário, a pesquisa das causas e conseqüências das ocorrências, efetuar, se necessário, a pesquisa das causas e conseqüências das ocorrências, tanto sob o aspecto técnico, quanto funcional e

tanto sob o aspecto técnico, quanto funcional e administrativo.administrativo.

Treze arquivos que compõem a Base de Dados do sistema de gestão da Treze arquivos que compõem a Base de Dados do sistema de gestão da manuten-ção possibilitarão a produmanuten-ção de relatórios de gestão:

ção possibilitarão a produção de relatórios de gestão:

Cadastro de Equipamentos - em que são identificados os itens sobre os quais a Cadastro de Equipamentos - em que são identificados os itens sobre os quais a em-presa deseja fazer sua gestão, de acordo com a maior quantidade possível de presa deseja fazer sua gestão, de acordo com a maior quantidade possível de infor-mações administrativas e técnicas;

mações administrativas e técnicas;

Material aplicado à Manutenção - em que são relacionadas sobressalentes e Material aplicado à Manutenção - em que são relacionadas sobressalentes e materi-ais de consumo aplicados a cada item identificado, com os respectivos detalhes, de ais de consumo aplicados a cada item identificado, com os respectivos detalhes, de acordo com o sistema de gestão de material da empresa. Este arquivo fica no acordo com o sistema de gestão de material da empresa. Este arquivo fica no siste-ma de administração dos siste-materiais associado ao arquivo de cadastro, através de ma de administração dos materiais associado ao arquivo de cadastro, através de umum código conhecido como código de cadastro ou código de família.

código conhecido como código de cadastro ou código de família.

Recomendações de Segurança - em que são apresentadas poucas, porém Recomendações de Segurança - em que são apresentadas poucas, porém funda-mentais indicações quanto aos aspectos de trabalho em condições inseguras, e na mentais indicações quanto aos aspectos de trabalho em condições inseguras, e na prática de atos inseguros durante a atividade avaliada. Essas recomendações prática de atos inseguros durante a atividade avaliada. Essas recomendações deve-rão estar impressas na Ordem de Serviço, para que sejam seguidas pelo pessoal da rão estar impressas na Ordem de Serviço, para que sejam seguidas pelo pessoal da manutenção. Obviamente, a elaboração das Recomendações de Segurança deverá manutenção. Obviamente, a elaboração das Recomendações de Segurança deverá ser feita pelo pessoal especializado da empresa, que, se necessário, poderá estar ser feita pelo pessoal especializado da empresa, que, se necessário, poderá estar assessorado pelo consultor quanto ao aspecto metodológico.

(4)

Instruções de Manutenção - em que são listadas, para cada tipo de intervenção em Instruções de Manutenção - em que são listadas, para cada tipo de intervenção em cada equipamento, as tarefas a serem executadas de acordo com a experiência do cada equipamento, as tarefas a serem executadas de acordo com a experiência do pessoal técnico e das recomendações dos fabricantes. Aqui, também é possível, se pessoal técnico e das recomendações dos fabricantes. Aqui, também é possível, se necessário, receber a assessoria do consultor quanto ao aspecto metodológico. necessário, receber a assessoria do consultor quanto ao aspecto metodológico. Plano Mestre de Manutenção – em que serão respondidas as “6W e 1H” (ou “6Q e Plano Mestre de Manutenção – em que serão respondidas as “6W e 1H” (ou “6Q e 1C” - em quem intervir, em qual parte intervir, quando intervir, quem vai intervir, que 1C” - em quem intervir, em qual parte intervir, quando intervir, quem vai intervir, que tipo de intervenção será feita e como será feita) para identificar e orientar todas as tipo de intervenção será feita e como será feita) para identificar e orientar todas as intervenções programadas para a área de manutenção e que servirão para criar as intervenções programadas para a área de manutenção e que servirão para criar as Ordens de Serviço das atividades programadas.

Ordens de Serviço das atividades programadas.

Ordem de Serviço (Programada, Não Programada e de Rota) - documentos que são Ordem de Serviço (Programada, Não Programada e de Rota) - documentos que são utilizados pelo pessoal de manutenção, tanto para identificar o que fazer para utilizados pelo pessoal de manutenção, tanto para identificar o que fazer para regis-trar as execuções das tarefas programadas e não programadas, como para os trar as execuções das tarefas programadas e não programadas, como para os servi-ços de apoio, ou seja, serviservi-ços que ocupam a mão de obra do pessoal da ços de apoio, ou seja, serviços que ocupam a mão de obra do pessoal da manuten-ção e que não se enquadram como intervenmanuten-ção em itens do processo.

ção e que não se enquadram como intervenção em itens do processo.

Coleta de Dados da Mão de Obra Utilizada na Manutenção - que pode ser feita Coleta de Dados da Mão de Obra Utilizada na Manutenção - que pode ser feita utili-zando-se registros manuais ou dispositivos eletrônicos como “coletores de dados”. zando-se registros manuais ou dispositivos eletrônicos como “coletores de dados”. Coleta de Dados do Material Utilizado - que pode ser feita utilizando-se registros Coleta de Dados do Material Utilizado - que pode ser feita utilizando-se registros manuais ou o dispositivo de leitura de códigos de barras. Este arquivo permanecerá manuais ou o dispositivo de leitura de códigos de barras. Este arquivo permanecerá no Sistema de Gestão de Materiais, que deverá ser associado ao de Gestão da no Sistema de Gestão de Materiais, que deverá ser associado ao de Gestão da Ma-nutenção, através do número da Ordem de Serviço.

nutenção, através do número da Ordem de Serviço.

Mão de Obra Disponível - informação que fica no Sistema que administra os Mão de Obra Disponível - informação que fica no Sistema que administra os Recur-sos Humanos e que fornece ao Sistema de Manutenção, as informações sos Humanos e que fornece ao Sistema de Manutenção, as informações necessá-rias para calcular os indicadores de gestão de recursos.

rias para calcular os indicadores de gestão de recursos. Perda de Produção e Indisponibilidade - registros que ficam

Perda de Produção e Indisponibilidade - registros que ficam no Sistema que adminis-no Sistema que adminis-tra os Dados Operacionais e que fornece ao Sistema de Manutenção, as tra os Dados Operacionais e que fornece ao Sistema de Manutenção, as informa-ções necessárias para calcular os indicadores da administração das interveninforma-ções e ções necessárias para calcular os indicadores da administração das intervenções e da gestão dos custos.

da gestão dos custos.

Registro das Medições - onde estarão as informações das medições realizadas nos Registro das Medições - onde estarão as informações das medições realizadas nos equipamentos, para os quais se justifica fazer a manutenção preventiva através da equipamentos, para os quais se justifica fazer a manutenção preventiva através da análise de sintomas.

análise de sintomas.

O consultor deverá apresentar ao Comitê, sugestões para a elaboração ou melhoria O consultor deverá apresentar ao Comitê, sugestões para a elaboração ou melhoria do formato dos documentos acima mencionados.

do formato dos documentos acima mencionados. Normalmente, os

Normalmente, os IndicadoresIndicadores constituem o ponto fraco do processo de avaliaçãoconstituem o ponto fraco do processo de avaliação das empresas, embora seja comum não os encontrarmos ou existirem em das empresas, embora seja comum não os encontrarmos ou existirem em quantida-de muito pequena (muitas vezes estimados) e usados para avaliar questões de muito pequena (muitas vezes estimados) e usados para avaliar questões admi-nistrativas em vez de melhoria da gestão. Também não é muito usada a análise de nistrativas em vez de melhoria da gestão. Também não é muito usada a análise de seus resultados, nem a comparação com outras empresas do mesmo ramo de seus resultados, nem a comparação com outras empresas do mesmo ramo de ativi-dade ou de outras ativiativi-dades. Isso gera a necessiativi-dade de definir e selecionar de 12 dade ou de outras atividades. Isso gera a necessidade de definir e selecionar de 12 a 15 indicadores e levantar dados para poder calculá-los. No entanto, é muito a 15 indicadores e levantar dados para poder calculá-los. No entanto, é muito impor-tante que sejam aplicados, porque é necessário medir o ponto onde estamos para tante que sejam aplicados, porque é necessário medir o ponto onde estamos para avaliarmos se conseguimos melhorar ou não os nossos valores.

avaliarmos se conseguimos melhorar ou não os nossos valores.

Embora existam mais de 60 indicadores utilizados em manutenção, o consultor Embora existam mais de 60 indicadores utilizados em manutenção, o consultor de-verá sugerir os mais apropriados para os quais existe benchmarking a ser utilizado verá sugerir os mais apropriados para os quais existe benchmarking a ser utilizado pela empresa.

(5)

Dentro dos indicadores que normalmente são usados, está o OEE (Overall Dentro dos indicadores que normalmente são usados, está o OEE (Overall Equip-ment Effectiveness) - Efetividade Operacional Global que, além de ser muito ment Effectiveness) - Efetividade Operacional Global que, além de ser muito utiliza-do universalmente como comparação, é muito útil para a avaliação interna da do universalmente como comparação, é muito útil para a avaliação interna da em-presa. Além disso, como iremos mostrar mais adiante, este indicador é utilizado presa. Além disso, como iremos mostrar mais adiante, este indicador é utilizado co-mo um dos referenciais numa das novas metodologias de avaliação.

mo um dos referenciais numa das novas metodologias de avaliação.

Outras Metodologias Utilizadas.

Outras Metodologias Utilizadas.

As novas metodologias desenvolvidas no atual século para as auditorias são: As novas metodologias desenvolvidas no atual século para as auditorias são:

Quebra de Paradigmas

Quebra de Paradigmas, isto é, identificar as condições mais importantes dos equi-, isto é, identificar as condições mais importantes dos equi-pamentos, obras ou instalações, procedimentos utilizados, critérios aplicados e pamentos, obras ou instalações, procedimentos utilizados, critérios aplicados e roti-nas utilizadas, que poderão ser otimizadas, reduzidas ou eliminadas por não nas utilizadas, que poderão ser otimizadas, reduzidas ou eliminadas por não esta-rem agregando valor ou por estaesta-rem agregando gastos desnecessários.

rem agregando valor ou por estarem agregando gastos desnecessários.

O trabalho de reconhecimento dos modelos que podem ser otimizados é um dos que O trabalho de reconhecimento dos modelos que podem ser otimizados é um dos que exige muita experiência em um processo de auditoria e está sujeito à percepção exige muita experiência em um processo de auditoria e está sujeito à percepção da-quilo que se vê e do que se ouve durante o processo, sendo comum que alguns quilo que se vê e do que se ouve durante o processo, sendo comum que alguns desses paradigmas sejam expostos quando da aplicação do questionário, de acordo desses paradigmas sejam expostos quando da aplicação do questionário, de acordo com o indicado acima.

com o indicado acima.

Entre as perguntas avaliadas nesta metodologia de acordo com as propostas de Entre as perguntas avaliadas nesta metodologia de acordo com as propostas de Pe-ter Drucker,

ter Drucker, encontraencontram-se:m-se:

- Existe correlação entre os investimentos na mudança dos métodos de gestão e os - Existe correlação entre os investimentos na mudança dos métodos de gestão e os

resultados obtidos? resultados obtidos? - Aplicam-se critérios

- Aplicam-se critérios rígidos de "management" (planificaçãorígidos de "management" (planificação, organização e controle), organização e controle) na gestão da manutenção?

na gestão da manutenção?

- Todas as atividades são orientadas pelo princípio de que nada é eterno e que toda - Todas as atividades são orientadas pelo princípio de que nada é eterno e que toda

nova metodologia deve ser sempre atualizada? nova metodologia deve ser sempre atualizada?

- Trabalha-se sistematicamente para tornar obsoletos os

- Trabalha-se sistematicamente para tornar obsoletos os próprios métodos?próprios métodos? - Todas as atividades de sua área possuem objetivos concretos?

- Todas as atividades de sua área possuem objetivos concretos? - Os

- Os objetivos em sua área são ambiciosos, mas alcançáveis?objetivos em sua área são ambiciosos, mas alcançáveis? - Os

- Os objetivos estão equilibrados a curto, médio e lobjetivos estão equilibrados a curto, médio e longo prazo?ongo prazo?

- Existe uma política de abandono dos métodos que não produzem resultados? - Existe uma política de abandono dos métodos que não produzem resultados?

- Existem indicadores de medição ou de valorização das atividades e serviços em - Existem indicadores de medição ou de valorização das atividades e serviços em

sua área? sua área?

- Trabalha-se de forma equilibrada nos processos de melhoria contínua, - Trabalha-se de forma equilibrada nos processos de melhoria contínua, desenvolvi-

desenvolvi-mento, extensão e inovação sistemática? mento, extensão e inovação sistemática? Além disso, o c

Além disso, o consultor deve procurar detectaonsultor deve procurar detectar os cr os conflitos internos, sejam de caráteronflitos internos, sejam de caráter pessoal, logístico, burocrático ou de métodos e sistemas. Uma

pessoal, logístico, burocrático ou de métodos e sistemas. Uma vez detectados, devevez detectados, deve apresentar ao Comitê Corporativo sugestões para eliminá-los ou

apresentar ao Comitê Corporativo sugestões para eliminá-los ou reduzi-los.reduzi-los. N

Nível de maturidade das empresasível de maturidade das empresas. Projeto desenvolvido por Topkins y Asociates. Projeto desenvolvido por Topkins y Asociates (nov 2000) que utiliza uma linguagem simples e objetiva para apresentar sete (nov 2000) que utiliza uma linguagem simples e objetiva para apresentar sete pila-res, conforme indicado a seguir, cada um com 5 níveis, onde o gerente da empresa res, conforme indicado a seguir, cada um com 5 níveis, onde o gerente da empresa identif

(6)

sua empresa segundo sua visão, sendo que esta informação, a critério da gerência, sua empresa segundo sua visão, sendo que esta informação, a critério da gerência, será registrada em relatório

será registrada em relatório separadoseparado, se , se considerada como confidencial.considerada como confidencial.

Atitude da Gestão Corporativa da Planta Atitude da Gestão Corporativa da Planta

Nível 1

Nível 1 Nível 2Nível 2 Nível 3Nível 3 Nível 4Nível 4 Nível 5Nível 5 Inconsciente Despertando

Inconsciente Despertando DesenvolvendoDesenvolvendo CapacitadoCapacitado ConscienteConsciente Não compreende o Não compreende o que é manutenção que é manutenção preventiva; repara preventiva; repara quando quebra quando quebra Reconhece que a Reconhece que a manutenção pode manutenção pode ser melhorada, ser melhorada, em-bora se

bora se sinta sinta inca- inca-paz de paz de implementá-la.

la.

Aprende mais sobre Aprende mais sobre ROI; desenvolve ROI; desenvolve maior interesse e maior interesse e segurança segurança Atitude p

Atitude participativarticipativa;a; reconhece que a reconhece que a gestão da gestão da manuten-ção é obrigatória ção é obrigatória Inclui a manutenção Inclui a manutenção como parte do como parte do sis-tema global da tema global da em-presa

presa

Estado Organizacional da Manutenção Estado Organizacional da Manutenção

Nível 1

Nível 1 Nível 2Nível 2 Nível 3Nível 3 Nível 4Nível 4 Nível 5Nível 5 Inconsciente Despertando

Inconsciente Despertando DesenvolvendoDesenvolvendo CapacitadoCapacitado ConscienteConsciente Reativo

Reativo Trabalha no Trabalha no equipa-mento quando falha; mento quando falha; além disso obtém além disso obtém baixa produtividade baixa produtividade de seu pessoal de seu pessoal Consciente Consciente Mas reativo, porque Mas reativo, porque recupera melhor os recupera melhor os componentes e tem componentes e tem disponibilidade de disponibilidade de reposições

reposições, , quandoquando ocorre a falha ocorre a falha

Preventivo Preventivo Usa rotinas de Usa rotinas de ins-peção, lubrificação, peção, lubrificação, ajustes e pequenos ajustes e pequenos serviços para serviços para

melho-rar o MTBF dos rar o MTBF dos equipamentos equipamentos Preditivo Preditivo

Utiliza algumas Utiliza algumas técni-cas, como análises de cas, como análises de vibração, vibração, termográfi-cas, ultrasom etc. para cas, ultrasom etc. para monitorar as condições monitorar as condições do equipamento, do equipamento, per-mitindo ação proativa e mitindo ação proativa e solução de problemas solução de problemas e evitando as falhas e evitando as falhas Produtivo Produtivo Combina técnicas Combina técnicas preditivas com o preditivas com o envolvimento do envolvimento do operador, para liberar  operador, para liberar  os técnicos em os técnicos em manu-tenção para análise tenção para análise das falhas e melhoria das falhas e melhoria

das atividades de das atividades de

manutenção manutenção Percentual de Perda de Recursos devido à Manutenção (*)

Percentual de Perda de Recursos devido à Manutenção (*) Nível 1

Nível 1 Nível 2Nível 2 Nível 3Nível 3 Nível 4Nível 4 Nível 5Nível 5 Inconsciente Despertando

Inconsciente Despertando DesenvolvendoDesenvolvendo CapacitadoCapacitado ConscienteConsciente > 20 %

> 20 % 1010 20 %20 % 5510 %10 % 22 5 %5 % < 2 %< 2 %

(*) Neste caso

(*) Neste caso modificamos os valores do projeto original que eram, da esquerdamodificamos os valores do projeto original que eram, da esquerda para a direita: <5; >5<10; >10<20; >20<30; >30<50 e >50.

para a direita: <5; >5<10; >10<20; >20<30; >30<50 e >50.

Solução de Problemas de Manutenção Solução de Problemas de Manutenção

Nível 1

Nível 1 Nível 2Nível 2 Nível 3Nível 3 Nível 4Nível 4 Nível 5Nível 5 Inconsciente Despertando

Inconsciente Despertando DesenvolvendoDesenvolvendo CapacitadoCapacitado ConscienteConsciente Os problemas se Os problemas se desenvolvem até desenvolvem até serem descobertos serem descobertos É elaborada uma É elaborada uma pequena gama de pequena gama de ações; inicio de ações; inicio de análise elementar  análise elementar  das falhas das falhas Os problemas são Os problemas são resolvidos através resolvidos através da implantação de da implantação de ações de engenharia ações de engenharia e manutenção e manutenção Os problemas são Os problemas são antecipados; antecipados; utiliza-se um forte time se um forte time disciplinar para a disciplinar para a solução de solução de proble-mas mas São evitados os São evitados os problemas problemas

(7)

Qualificação e Treinamento do Pessoal de Manutenção Qualificação e Treinamento do Pessoal de Manutenção

Nível 1

Nível 1 Nível 2Nível 2 Nível 3Nível 3 Nível 4Nível 4 Nível 5Nível 5 Inconsciente Despertando

Inconsciente Despertando DesenvolvendoDesenvolvendo CapacitadoCapacitado ConscienteConsciente Baixa qualidade da

Baixa qualidade da mão de obra; rígida mão de obra; rígida linha de supervisão; linha de supervisão; conhecimento conhecimento ultra-passado; passado; necessida-de necessida-de atualização de de atualização dos conhecimentos dos conhecimentos que é vista como que é vista como gasto gasto desnecessá-rio; salário de acordo rio; salário de acordo com a antiguidade com a antiguidade

Trabalhadores Trabalhadores sen-tem falta de tem falta de conhe-cimentos para cimentos para anali-sar quebras; sar quebras; questi-onamento das linhas onamento das linhas de especialização; de especialização; identificação da identificação da carência de carência de conhe-cimentos; cimentos; reconhe-cimento da cimento da necessi-dade de dade de capacita-ção;

ção; questionamenquestionamentoto do método do método tradicio-nal de salários nal de salários Qualidade + Qualidade + Quali-dade = QualiQuali-dade; dade = Qualidade; expansão e expansão e distribui-ção do desempenho ção do desempenho de tarefas; de tarefas; desen-volvimento da volvimento da “críti-ca à ca à competência”competência”;; investimento na investimento na pesquisa; salário por  pesquisa; salário por  capacidade de capacidade de re-solver problemas; solver problemas; programa de programa de reten-ção de talentos; ção de talentos; consciência da consciência da im-portância de fazer  portância de fazer  alterações alterações Expectativa de Expectativa de qua-lidade no trabalho; lidade no trabalho; tarefas executadas tarefas executadas por por “multi-especialistas especialistas”; ”; co- co-nhecimento atual e nhecimento atual e atualizado; atualizado; identifi-cação e providências cação e providências para as para as necessida-des de capacitação; des de capacitação; salário por salário por desen-volvimento de volvimento de com-petências petências Orgulho e Orgulho e profissio-nalismo; flexibilidade nalismo; flexibilidade na designação de na designação de tarefas; tarefas; conhecimen-to para futuras to para futuras ne-cessidades; cessidades; capaci-tação dos tação dos operado-res pelo pessoal da res pelo pessoal da manutenção; manutenção; conhe-cimento sempre cimento sempre atualizado; salários atualizado; salários baseados na baseados na produ-tividade da planta tividade da planta

Resumo da Posição do Setor de Manutenção na Empresa Resumo da Posição do Setor de Manutenção na Empresa

Nível 1

Nível 1 Nível 2Nível 2 Nível 3Nível 3 Nível 4Nível 4 Nível 5Nível 5 Inconsciente Despertando

Inconsciente Despertando DesenvolvendoDesenvolvendo CapacitadoCapacitado ConscienteConsciente “Nós não sabemos

“Nós não sabemos qual é o qual é o equipamen-to que vai quebrar e to que vai quebrar e para isso pagamos a para isso pagamos a manutenção. manutenção. Certa-mente nossas taxas mente nossas taxas de perdas são altas, de perdas são altas, porém isso não é porém isso não é problema da problema da

manu-tenção” tenção”

“Será que nossos “Será que nossos competidores têm competidores têm esse tipo de esse tipo de proble-mas com seus mas com seus equi-pamentos? As pamentos? As repo-sições estão nos sições estão nos custando muito!” custando muito!” “Com os novos “Com os novos critérios de gestão, critérios de gestão, nós começamos a nós começamos a identificar e resolver  identificar e resolver  problemas” problemas”

“Todos estão “Todos estão cons-cientes de que a cientes de que a manutenção faz manutenção faz parte da nossa rotina parte da nossa rotina de qualidade de qualidade opera-cional. Não podemos cional. Não podemos fazer produtos de fazer produtos de qualidade, com qualidade, com ma-nutenção deficiente” nutenção deficiente” “Não esperamos “Não esperamos quebras, e é uma quebras, e é uma surpresa quando surpresa quando elas ocorrem. A elas ocorrem. A manutenção manutenção contri-bui para nos manter  bui para nos manter  entre os melhores!” entre os melhores!”

A empresa na evolução tecnológica da manutenção

A empresa na evolução tecnológica da manutenção - Projeto adaptado a partir- Projeto adaptado a partir da proposta da HSB

da proposta da HSB Reliability Tecnologies, em que são Reliability Tecnologies, em que são apresentadapresentadas seis as seis fases dofases do desenvolvimento das empresas, sob o aspecto da utilização de tecnologias da desenvolvimento das empresas, sob o aspecto da utilização de tecnologias da ges-tão, desde a mais básica até a mais avançada, levando em consideração as novas tão, desde a mais básica até a mais avançada, levando em consideração as novas condições da manutenção, como função estratégica para os negócios e, portanto, condições da manutenção, como função estratégica para os negócios e, portanto, geradora de utilizações.

geradora de utilizações.

São analisadas as seis fases pela liderança em nível de Departamento, com o São analisadas as seis fases pela liderança em nível de Departamento, com o su-porte e as

porte e as explicações necessáexplicações necessárias do consultor, identificando para cada uma, rias do consultor, identificando para cada uma, o queo que se aplica de forma integral ou parcial e o que não se aplica. O resultado é avaliado se aplica de forma integral ou parcial e o que não se aplica. O resultado é avaliado pelo consultor, que emite seus comentários e

pelo consultor, que emite seus comentários e sugestõesugestões quanto aos s quanto aos métodos e crité-métodos e crité-rios a adotar.

(8)

As seis fases avaliadas são: As seis fases avaliadas são: Básica

Básica – Na qual os equipamentos são identificados, são definidas as tarefas para– Na qual os equipamentos são identificados, são definidas as tarefas para as intervenções programadas (instruções de manutenção); são definidas as as intervenções programadas (instruções de manutenção); são definidas as reco-mendações de segurança; são estabelecidos os programas de manutenção; são mendações de segurança; são estabelecidos os programas de manutenção; são definidas e produzidas as Ordens de Serviço programadas e não--programadas; são definidas e produzidas as Ordens de Serviço programadas e não--programadas; são definidos e implementados os mecanismos de coleta de dados, de forma simples, definidos e implementados os mecanismos de coleta de dados, de forma simples, completa e eficiente, relacionando os equipamentos com os respectivos substitutos completa e eficiente, relacionando os equipamentos com os respectivos substitutos específicos e não específicos, estabelecendo os mecanismos de contratação e específicos e não específicos, estabelecendo os mecanismos de contratação e ad-ministração de serviços de terceiros e gerando e analisando informações, sob a ministração de serviços de terceiros e gerando e analisando informações, sob a for-ma de índices e consultas. Com tais características, pode-se obter 45% de ma de índices e consultas. Com tais características, pode-se obter 45% de Efetivi-dade Operacional Global para o processo produtivo (ou de serviço).

dade Operacional Global para o processo produtivo (ou de serviço).

Integrada

Integrada – Envolve a direção e as demais áreas em busca de maior eficiência e– Envolve a direção e as demais áreas em busca de maior eficiência e redução de custos. Nesse sistema, já se estabelecem metas possíveis obtidas em redução de custos. Nesse sistema, já se estabelecem metas possíveis obtidas em todas as áreas envolvidas, além de determinar as necessidades reais de todas as áreas envolvidas, além de determinar as necessidades reais de capacita-ção para qualificar o pessoal de manutencapacita-ção e aplicar novas tecnologias nos ção para qualificar o pessoal de manutenção e aplicar novas tecnologias nos pro-cessos de gestão. Finalmente, é feita a Análise e Diagnóstico que irá indicar as cessos de gestão. Finalmente, é feita a Análise e Diagnóstico que irá indicar as ca-racterísticas do sistema específico e adequado de gestão de Manutenção para a racterísticas do sistema específico e adequado de gestão de Manutenção para a empresa, que é selecionado através de técnicas próprias envolvendo usuários e o empresa, que é selecionado através de técnicas próprias envolvendo usuários e o pessoal da área de TI (Tecnologia da Informação). Portanto, este sistema é pessoal da área de TI (Tecnologia da Informação). Portanto, este sistema é adequa-do, de acordo com as necessidades da empresa. Somando-se essas características do, de acordo com as necessidades da empresa. Somando-se essas características às anteriores, pode-se obter 60% de efetividade operacional global para o processo às anteriores, pode-se obter 60% de efetividade operacional global para o processo produtivo (ou de

produtivo (ou de serviço).serviço).

Por condições

Por condições (preditiva) – Efetua-se uma análise sobre a conveniência de se pro-(preditiva) – Efetua-se uma análise sobre a conveniência de se pro-gramar técnicas de previsão, análise de sintomas e análise estatística, de acordo gramar técnicas de previsão, análise de sintomas e análise estatística, de acordo com a

com a importânciimportância a e características de e características de cada equipamento no cada equipamento no processo. processo. Para cadaPara cada equipamento “classe A” (equipamento fundamental para o processo) são avaliadas equipamento “classe A” (equipamento fundamental para o processo) são avaliadas as melhores técnicas que se aplicam; preparando os caminhos para a coleta de as melhores técnicas que se aplicam; preparando os caminhos para a coleta de da-dos (ou medições), identificando quais irão realizar a coleta de dada-dos e quais os dos (ou medições), identificando quais irão realizar a coleta de dados e quais os analisarão (se é a própria empresa ou se for contratada) e adequando o sistema de analisarão (se é a própria empresa ou se for contratada) e adequando o sistema de gestão para receber essas informações e elaborar as Ordens de Serviço apropriadas gestão para receber essas informações e elaborar as Ordens de Serviço apropriadas para o processo preditivo. Agregando-se tais características às anteriores, pode-se para o processo preditivo. Agregando-se tais características às anteriores, pode-se obter 70% de efetividade operacional global para o processo produtivo (ou de obter 70% de efetividade operacional global para o processo produtivo (ou de servi-ço).

ço).

Com o suporte do operador

Com o suporte do operador – Fase na qual o operador é treinado para desenvol-– Fase na qual o operador é treinado para desenvol-ver cinco funções básicas de manutenção (limpeza, medição, lubrificação, inspeção ver cinco funções básicas de manutenção (limpeza, medição, lubrificação, inspeção e pequenos ajustes), segundo regras bem elaboradas que lhes permita executar e pequenos ajustes), segundo regras bem elaboradas que lhes permita executar su-as atividades com

as atividades com eficiêncieficiência e a e segurança. segurança. Implementam-sImplementam-se e as 5as 5S (seiri S (seiri = organiza-= organiza-ção; seiton = ordem; seiso = limpeza; seiketsu = padronização e shitsuke = ção; seiton = ordem; seiso = limpeza; seiketsu = padronização e shitsuke = discipli-na), permitindo ass

na), permitindo assim capacitar im capacitar o pessoal de mano pessoal de manutenção, para deutenção, para desenvolver ativi-senvolver ativi-dades de análise das ocorrências e aos engenheiros, habiliativi-dades de reengenharia dades de análise das ocorrências e aos engenheiros, habilidades de reengenharia de máquinas, sistemas e métodos. Complementando, busca-se desenvolver a de máquinas, sistemas e métodos. Complementando, busca-se desenvolver a me-lhoria das atividades de logística e a participação das áreas de suporte lhoria das atividades de logística e a participação das áreas de suporte administrati-vo. Somando-se essas características às anteriores, pode-se obter 80% de vo. Somando-se essas características às anteriores, pode-se obter 80% de efetivi-dade operacional global para o processo produtivo (ou de serviço).

dade operacional global para o processo produtivo (ou de serviço).

Utilizar técnicas para melhorar a confiabilidade

Utilizar técnicas para melhorar a confiabilidade  – Programa-se a técnica FMEA  – Programa-se a técnica FMEA (“Failure Mode and Effect Analysis” - Modo de Análise do Efeito da Falha) com (“Failure Mode and Effect Analysis” - Modo de Análise do Efeito da Falha) com

(9)

crité-cias da falha no sistema operacional no processo e no produto (ou serviço), cias da falha no sistema operacional no processo e no produto (ou serviço), associ-ando as técnicas de avaliação aos custos de produção (ou geração de serviço), ando as técnicas de avaliação aos custos de produção (ou geração de serviço), ris-cos à segurança e meio ambiente, além da busca de melhoria na execução das cos à segurança e meio ambiente, além da busca de melhoria na execução das ati-vidades de Manutenção (

vidades de Manutenção (mantenabilidade mantenabilidade ). Poderíamos sugerir, por exemplo, as). Poderíamos sugerir, por exemplo, as

técnicas de MCC – Manutenção Centrada em Confiabilidade como ferramenta técnicas de MCC – Manutenção Centrada em Confiabilidade como ferramenta ade-quada para esta etapa. Somando-se essas características às anteriores, podemos quada para esta etapa. Somando-se essas características às anteriores, podemos obter

obter 85% de 85% de efetiviefetividade operacional global para dade operacional global para o processo produtivo (ou o processo produtivo (ou de servi-de servi-ço).

ço).

Perceber a função de manutenção como parte do negócio

Perceber a função de manutenção como parte do negócio – Com a avaliação– Com a avaliação dos riscos em cada etapa do processo produtivo, a aplicação da Teoria das dos riscos em cada etapa do processo produtivo, a aplicação da Teoria das Restri-ções na pesquisa do elemento que se converte em “obstrução”,e a análise de ções na pesquisa do elemento que se converte em “obstrução”,e a análise de crité-rios para melhorar sua eficiência ou ampliar sua capacidade ou duplicar os rios para melhorar sua eficiência ou ampliar sua capacidade ou duplicar os elemen-tos e a análise de atividades baseadas em cuselemen-tos identificando suas diretrizes para tos e a análise de atividades baseadas em custos identificando suas diretrizes para determinar aquelas que mais agregam valor aos processos e serviços e ainda determinar aquelas que mais agregam valor aos processos e serviços e ainda utili-zando os índices de classe mundial, é possível estabelecer uma relação entre a zando os índices de classe mundial, é possível estabelecer uma relação entre a dis-ponibilidade e a necessidade (demanda). A função da manutenção deve também ponibilidade e a necessidade (demanda). A função da manutenção deve também utilizar a técnica da árvore de decisões, que permite definir o tipo de intervenção utilizar a técnica da árvore de decisões, que permite definir o tipo de intervenção mais adequado para ser aplicado, de forma que os custos totais sejam os mais mais adequado para ser aplicado, de forma que os custos totais sejam os mais bai-xos possíveis, mantendo o nível de qualidade e desejado e a atenção aos prazos. xos possíveis, mantendo o nível de qualidade e desejado e a atenção aos prazos. A figura adaptada pelo autor deste trabalho com base nas propostas da HSB ilustra A figura adaptada pelo autor deste trabalho com base nas propostas da HSB ilustra a evolução das tecnologias e os resultados obtidos em

a evolução das tecnologias e os resultados obtidos em termos da OEE.termos da OEE.

Finalmente, calcula-se o provável

Finalmente, calcula-se o provável Retorno Sobre o InvestimentoRetorno Sobre o Investimentoquando são apli-quando são apli-cadas as sugestões apresentadas no relatório, e a empresa alcança o nível de cadas as sugestões apresentadas no relatório, e a empresa alcança o nível de “clas-se mundial”, utilizando as

se mundial”, utilizando as melhores práticas adequadmelhores práticas adequadas às suas características ope-as às suas características ope-racionais e f

(10)

Avaliação do ROI (“Return on Investment” - Retorno sobre o investimento Avaliação do ROI (“Return on Investment” - Retorno sobre o investimento) ) --que se pode conseguir através da aplicação de técnicas associadas, para que se pode conseguir através da aplicação de técnicas associadas, para estabele-cer as metas relativas aos resultados que deverão ser alcançados. Somando-se cer as metas relativas aos resultados que deverão ser alcançados. Somando-se es-sas características às anteriores, podemos obter 90% de efetividade operacional sas características às anteriores, podemos obter 90% de efetividade operacional global para o processo produtivo ou de serviço.

global para o processo produtivo ou de serviço.

A seguir, apresentamos alguns indicadores que permitem calcular o retorno sobre o A seguir, apresentamos alguns indicadores que permitem calcular o retorno sobre o investi

investimento, depois de mento, depois de alcançar as melhores práticas de alcançar as melhores práticas de manutenção, a partir damanutenção, a partir da aplicação de auditorias internas e

aplicação de auditorias internas e externas.externas.

1) Ganho de capital

1) Ganho de capital – é um tópico que vem sendo destacado nos trabalhos de con-– é um tópico que vem sendo destacado nos trabalhos de con-gressos recentes. A expectativa é de um aumento da vida útil de 2% a 6%, o que gressos recentes. A expectativa é de um aumento da vida útil de 2% a 6%, o que significa (mesmo com números tão baixos) o adiamento para a reposição de significa (mesmo com números tão baixos) o adiamento para a reposição de equi-pamentos. Considerando que nas pesquisas brasileiras, a idade média dos pamentos. Considerando que nas pesquisas brasileiras, a idade média dos mentos é de 18 anos, um aumento de 2% significaria postergar a vida dos mentos é de 18 anos, um aumento de 2% significaria postergar a vida dos equipa-mentos por mais 4 meses. Mesmo considerando que somente 80% dos mentos por mais 4 meses. Mesmo considerando que somente 80% dos equipamen-tos terão sua vida útil postergada devido à manutenção (já que alguns não recebem tos terão sua vida útil postergada devido à manutenção (já que alguns não recebem manutenção), ao multiplicarmos esse tempo pelo capital imobilizado e por uma taxa manutenção), ao multiplicarmos esse tempo pelo capital imobilizado e por uma taxa de juros conser

de juros conservadora de 1% ao mêvadora de 1% ao mês, certamente teres, certamente teremos um mos um valor significativo devalor significativo de retorno. Desse resultado, deve-se deduzir os gastos com a manutenção dos retorno. Desse resultado, deve-se deduzir os gastos com a manutenção dos equi-pamentos ao longo dos 8 meses, que, de acordo com os padrões internacionais, é pamentos ao longo dos 8 meses, que, de acordo com os padrões internacionais, é equivalente a 3% do próprio capital

equivalente a 3% do próprio capital imobilizado.imobilizado.

2) Redução nos gastos do seguro

2) Redução nos gastos do seguro - A partir da demonstração para a empresa se-- A partir da demonstração para a empresa se-guradora de que os equipamentos estão com risco mais baixo de acidentes ( guradora de que os equipamentos estão com risco mais baixo de acidentes ( envol-vendo aspectos humanos e

vendo aspectos humanos e de patrimônio), os prêmios do de patrimônio), os prêmios do seguro devem seguro devem ser redu-ser redu-zidos.

zidos.

3) Aumento da produção

3) Aumento da produção – Uma boa manutenção, por certo aumenta a disponibili-– Uma boa manutenção, por certo aumenta a disponibili-dade de máquinas que no caso de haver demanda reprimida, pode gerar aumento dade de máquinas que no caso de haver demanda reprimida, pode gerar aumento de faturamento. Embora considerando que o aumento de produção também gera o de faturamento. Embora considerando que o aumento de produção também gera o aumento de gastos, particularmente quanto aos insumos e que a média deste fator aumento de gastos, particularmente quanto aos insumos e que a média deste fator (insumo) representa 50% do faturamento, além de outros gastos fixos a serem (insumo) representa 50% do faturamento, além de outros gastos fixos a serem con-siderados (pessoal, instalações, eletricidade, água, etc.), podemos afirmar que o siderados (pessoal, instalações, eletricidade, água, etc.), podemos afirmar que o aumento representa, na verdade, 20% de retorno.

aumento representa, na verdade, 20% de retorno.

4) Redução dos inventários

4) Redução dos inventários (estoque de armazém)(estoque de armazém) – É comum as empresas te- – É comum as empresas te-rem cerca de 5% de seu capital imobilizado no estoque. Assim, uma redução do rem cerca de 5% de seu capital imobilizado no estoque. Assim, uma redução do es-toque da ordem de 20% (valor bem conservador desde que pesquisas e experiência toque da ordem de 20% (valor bem conservador desde que pesquisas e experiência própria mostram red

própria mostram reduções de até 30%) teríamos o resuuções de até 30%) teríamos o resultado de ltado de 1% (5% de 20%) do1% (5% de 20%) do capital imobilizado neste item.

capital imobilizado neste item.

5) Ordens de Serviço desnecessárias

5) Ordens de Serviço desnecessárias - Com um adequado sistema de gestão,- Com um adequado sistema de gestão, podemos examinar as Ordens de Serviço abertas indevidamente e que obviamente podemos examinar as Ordens de Serviço abertas indevidamente e que obviamente produzem toda uma mobilização do pessoal, máquinas/ferramentas e materiais que produzem toda uma mobilização do pessoal, máquinas/ferramentas e materiais que têm um custo. Segundo os estudos de que dispomos (um dos quais da HSB), o têm um custo. Segundo os estudos de que dispomos (um dos quais da HSB), o cus-to das Ordens de Serviço produzidas indevidamente é de mais do que 50% do cuscus-to to das Ordens de Serviço produzidas indevidamente é de mais do que 50% do custo total das Ordens de Serviço, em qualquer período considerado. Adotando um valor total das Ordens de Serviço, em qualquer período considerado. Adotando um valor mais conservador (20%), e considerando que o custo das Ordens de Serviço mais conservador (20%), e considerando que o custo das Ordens de Serviço repre-senta 25% do valor estimado para a manutenção ( valor muito conservador), o senta 25% do valor estimado para a manutenção ( valor muito conservador), o resul-tado será uma economia de 5% sobre o valor estimado para a manutenção.

(11)

6) Manutenção autônoma (serviços que podem ser executados pelos 6) Manutenção autônoma (serviços que podem ser executados pelos operado-res)

res) - O sistema que permite criar Ordens de Serviço “coletivas" (de rota e de ativi-- O sistema que permite criar Ordens de Serviço “coletivas" (de rota e de ativi-dades diversa

dades diversas) s) facilita a transferência de atividadefacilita a transferência de atividades simples para os operas simples para os operadores, edores, e certamente gera economias substanciais, além de permitir que o pessoal de certamente gera economias substanciais, além de permitir que o pessoal de manu-tenção possa desenvolver atividades mais nobres, como aprimorar a manumanu-tenção e tenção possa desenvolver atividades mais nobres, como aprimorar a manutenção e a reengenharia dos equipamentos. Essa estratégia poderá, conseqüentemente, a reengenharia dos equipamentos. Essa estratégia poderá, conseqüentemente, re-duzir em pelo menos 10%, os gastos com a mão de obra de manutenção, sobre os duzir em pelo menos 10%, os gastos com a mão de obra de manutenção, sobre os quais multiplicamos pelo fator 1,8 relativo aos encargos trabalhistas e benefícios quais multiplicamos pelo fator 1,8 relativo aos encargos trabalhistas e benefícios pa-gos sobre o salário do operador de manutenção.

gos sobre o salário do operador de manutenção.

7) Economia de energia

7) Economia de energia – Com um bom sistema de inspeções, gerado pelo aumen-– Com um bom sistema de inspeções, gerado pelo aumen-to de disponibilidade do pessoal de manutenção, é possível estabelecer rotinas to de disponibilidade do pessoal de manutenção, é possível estabelecer rotinas peri-ódicas de exame de pontos onde havia perdas de energia, além de, como já foi dito, ódicas de exame de pontos onde havia perdas de energia, além de, como já foi dito, fazer a reengenharia dos equipamentos e processos que podem viabilizar ações fazer a reengenharia dos equipamentos e processos que podem viabilizar ações com esse objetivo. Considerando que a energia é certamente um dos maiores com esse objetivo. Considerando que a energia é certamente um dos maiores gas-tos de uma planta e que essa economia possa estar por volta de 10%, o resultado tos de uma planta e que essa economia possa estar por volta de 10%, o resultado que se obtém é muito significativo.

que se obtém é muito significativo.

8) Aplicação de previsão por monitoramento

8) Aplicação de previsão por monitoramento – O acompanhamento adequado– O acompanhamento adequado das variáveis dos equipamentos mais caros e fundamentais para a produção, poderá das variáveis dos equipamentos mais caros e fundamentais para a produção, poderá reduzir o número de intervenções nesses equipamentos, resultando em baixas reduzir o número de intervenções nesses equipamentos, resultando em baixas inter-venções preventivas

venções preventivas de cerca de de cerca de 10%. Porém, há 10%. Porém, há um custo adicional para um custo adicional para a imple-a imple-mentação desta atividade (que é comum e até recomendável) que é ser feita por mentação desta atividade (que é comum e até recomendável) que é ser feita por terceiros. Assim, adotamos um fator mais baixo para custear essa despesa terceiros. Assim, adotamos um fator mais baixo para custear essa despesa adicio-nal.

nal.

9) Possibilidade de otimização de tempo e movimento

9) Possibilidade de otimização de tempo e movimento - Esta seria uma econo-- Esta seria uma econo-mia a ser obtida a longo prazo, já que necessitaria de dados para uma boa análise mia a ser obtida a longo prazo, já que necessitaria de dados para uma boa análise estatística dos movimentos executados pelos operadores e pelo pessoal da estatística dos movimentos executados pelos operadores e pelo pessoal da manu-tenção que poderia conduzir a uma reavaliação das estratégias de métodos e tenção que poderia conduzir a uma reavaliação das estratégias de métodos e pro-cessos, para poupar tempo e dinheiro. Embora estejamos convictos de que o cessos, para poupar tempo e dinheiro. Embora estejamos convictos de que o resul-tado será muito bom (podendo chegar aos 50%), pela dificuldade de implementação, tado será muito bom (podendo chegar aos 50%), pela dificuldade de implementação, pelo prazo necessário para fazê-lo e pelo impacto social

pelo prazo necessário para fazê-lo e pelo impacto social que produz, estamos consi-que produz, estamos consi-derando somente o fator de 10%.

derando somente o fator de 10%.

10) Satisfação do pessoal e preservação do meio ambiente

10) Satisfação do pessoal e preservação do meio ambiente – Embora sejam– Embora sejam difíceis de quantificar (somente através de multas e redução de impostos), esses são difíceis de quantificar (somente através de multas e redução de impostos), esses são os fatores que um bom sistema de gestão pode gerar.

os fatores que um bom sistema de gestão pode gerar.

11) Reserviços, rejeitos e sucata

11) Reserviços, rejeitos e sucata – Este é outro fator que irá produzir economias– Este é outro fator que irá produzir economias de longo prazo.

de longo prazo. Enquanto Enquanto considerarconsiderarmos a mos a redução de perdas redução de perdas diretas sobre o diretas sobre o fatu- fatu-ramento em 1% e qu

ramento em 1% e que tal redução se ree tal redução se reflita sobre os insumos quflita sobre os insumos que, como já e, como já indica- indica-mos, devem estar na ordem de 50%, o resultado seria de 0,5%. Finalmente, levando mos, devem estar na ordem de 50%, o resultado seria de 0,5%. Finalmente, levando em consideração o tempo e o capital que se vai investir para obter este resultado, em consideração o tempo e o capital que se vai investir para obter este resultado, dividimos seu valor por dois.

dividimos seu valor por dois.

12) Compra de materiais

12) Compra de materiais – A boa gestão da manutenção irá gerar condições de– A boa gestão da manutenção irá gerar condições de análise para reduzir a compra de materiais em caráter de emergência, que nossa análise para reduzir a compra de materiais em caráter de emergência, que nossa experiência mostra de forma conservadora que produzem gastos adicionais de 20% experiência mostra de forma conservadora que produzem gastos adicionais de 20% sobre o valor de compra normal. Além disso, é comum encontrar esse tipo de sobre o valor de compra normal. Além disso, é comum encontrar esse tipo de

(12)

com-pra representando metade das comcom-pras normais. Por isso, estamos supondo uma pra representando metade das compras normais. Por isso, estamos supondo uma poupança de 10% sobre o gasto mensal. Enfatizamos que não consideramos o valor poupança de 10% sobre o gasto mensal. Enfatizamos que não consideramos o valor da poupança que pode ser obtido quando fazemos compras normais em grande da poupança que pode ser obtido quando fazemos compras normais em grande quantidade, o que pode ser também considerado como retorno, no caso de uma boa quantidade, o que pode ser também considerado como retorno, no caso de uma boa gestão deste item.

gestão deste item.

13) Redução de serviços de terceirização

13) Redução de serviços de terceirização - Considerando que os serviços de ter-- Considerando que os serviços de ter-ceirização representam 30% do valor da estimativa de manutenção e que tais ceirização representam 30% do valor da estimativa de manutenção e que tais servi-ços são 20% mais caros do que os executados com mão de obra própria devido à ços são 20% mais caros do que os executados com mão de obra própria devido à taxa de administração, e que além disso, metade deste percentual será suprida pela taxa de administração, e que além disso, metade deste percentual será suprida pela disponibilidade de pessoal próprio, teremos uma redução final de 30% x 20% x disponibilidade de pessoal próprio, teremos uma redução final de 30% x 20% x 50%= 3% sobre o valor estimado.

50%= 3% sobre o valor estimado.

14) Determinação de perdas contínuas

14) Determinação de perdas contínuas - Um sistema adequado de gestão irá criar- Um sistema adequado de gestão irá criar condições para análises

condições para análises com a com a finalidfinalidade de ade de reduzir ou eliminar as reduzir ou eliminar as falhas (normal-falhas (normal-mente a soma de pequenos valores) que podem chegar, de acordo com a mente a soma de pequenos valores) que podem chegar, de acordo com a bibliogra-fia da TPM, a 30% do custo de produção. Adotando um valor mais conservador fia da TPM, a 30% do custo de produção. Adotando um valor mais conservador (10%) e considerando que o custo de produção é a metade do faturamento e que (10%) e considerando que o custo de produção é a metade do faturamento e que também haverá um investimento para a obtenção dos resultados de pelo menos dois também haverá um investimento para a obtenção dos resultados de pelo menos dois anos, adotaremos como taxa de retorno, o percentual de 10% x 50% x 5%, ou seja, anos, adotaremos como taxa de retorno, o percentual de 10% x 50% x 5%, ou seja, 0,25%

0,25%

Obviamente, podem ser incluídos outros indicadores, de acordo com a experiência Obviamente, podem ser incluídos outros indicadores, de acordo com a experiência dos participantes do Comitê Corporativo ou do próprio Consultor.

dos participantes do Comitê Corporativo ou do próprio Consultor.

Obtêm-se os resultados esperados de retorno sobre o investimento, na medida em Obtêm-se os resultados esperados de retorno sobre o investimento, na medida em que as sugestões apresentadas no relatório da Auditoria sejam aplicadas, e na que as sugestões apresentadas no relatório da Auditoria sejam aplicadas, e na me-dida em que a empresa aplique as melhores práticas, alcançando o modelo de dida em que a empresa aplique as melhores práticas, alcançando o modelo de Clas-se Mundial, identificado quando é alcançado o quinto nível das faClas-ses de maturidade se Mundial, identificado quando é alcançado o quinto nível das fases de maturidade ou sexta fase da evolução tecnológica da manutenção.

ou sexta fase da evolução tecnológica da manutenção.

É comum, nessas condições, que o retorno seja superior à própria estimativa anual É comum, nessas condições, que o retorno seja superior à própria estimativa anual da manutenção.

Referências

Documentos relacionados

As maiores áreas de floresta do Pantanal, Mata do Cedro e Mata do Fuzil, à margem direita do rio, também estão sendo afetadas pela elevação freática, conforme os sinais de invasão

Em ambos os quinqüênios, as diferenças migratórias positivas da MCUdi em relação às demais do Estado de Minas Gerais refletem o maior número de imigrantes que se fixaram,

Raramente foi observada hipotensão sintomática em pacientes com hipertensão não complicada; em pacientes hipertensos tratados com maleato de enalapril, existe maior probabilidade

Através de uma análise histórica do pensamento filosófico de Adorno e em convergência com as várias perspectivas e intersecções na evolução do pensamento,

· Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) - exposição repetida Pode afectar os órgãos após exposição prolongada ou repetida. · Perigo

Conforme a adesão à medicação, para este estudo, considerou-se apenas o consentimento da terapia antirretroviral, visto que a literatura não apresenta nenhum

 Tempo de e%ecução (normalmente em min, se&#34; arredondando para cima – di/er em que percentil está o su7eito – se está lenti.cado ou não) – tanto na análise da c=pia e

Os valores de R i e r i , com as respectivas alturas h i , de cada planta, foram utilizados para obtenção de duas expressões que descrevessem o perfil da copa