• Nenhum resultado encontrado

9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 701

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Turma 701"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1 Disciplina: História Professor: Adão Márcio Gaspar Pinto Turmas:701

Aluno:

CULTURA AFRICANA

Cultura africana é vasta e diversificada, dotada de uma enorme riqueza imaterial, fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus que tiveram contato com os africanos ao longo da história. A combinação dos fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas e cultua-se várias religiões e que se caracteriza por ser pluricultural.

DIVERSIDADE CULTURAL DA ÁFRICA

O continente africano pode ser dividido geopoliticamente em duas grandes faixas de terra: a África saariana (região norte) e a África subsaariana (região sul). Ambas são regiões de diversidade cultural, mas a porção sul do continente é mais diversificada e contém a maior parte da população.

A cultura africana é vasta devido à grande diversidade de etnias que possui e à migração de vários povos do mundo para o continente.

A região norte, saariana, manteve, ao longo da história, contatos forçados e espontâneos

com povos

fenícios

, turcos, árabes, romanos, gregos e do extremo oriente. Ela é situada numa área

árida, logo acima do

Deserto do Saara

, e é composta por países como Egito, Marrocos, Tunísia,

Líbia e Argélia.

Vivem nessa porção de terras cerca de 30% da população do continente, e a maioria

desses habitantes cultua o

islamismo

, seguida por uma minoria cristã. A pessoas que lá vivem têm

traços fenotípicos peculiares, oriundos da mistura entre povos do Oriente Médio, negros e brancos,

sendo que elas não são brancas como os povos naturais da Europa ou negras como os povos

naturais da África subsaariana.

Antes de entendermos a diversidade cultural da África subsaariana, devemos desfazer um

preconceito que muitos carregam consigo sobre a porção sul do continente. A miséria, a fome, as

doenças e a desigualdade social não fazem parte da história antiga da África.

A África subsaariana é composta por povos de várias etnias diferentes que levavam um modo de vida tribal. Dentre as várias etnias, destacamos os povos Bantos, Nagô e Jeje, trazidos para o Brasil durante o Período Colonial. Era comum a guerra entre as tribos, e essas cultuavam diferentes religiões com uma matriz parecida, baseada no culto aos orixás — entidades que na mitologia africana têm um contato espiritual com a natureza e representam a ligação e a proteção dos elementos naturais ou dos seres humanos.

QUESTÕES:

01 - O que se caracteriza por pluricultural?

02 - Como está dividido o continente africano?

03 - Qual a porção do continente que tem a maior população? 04 - A região Norte é composta por quais países?

(2)

Atividades não presenciais Página 2

EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Ensino Religioso Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Professor: DIEGO JOSÉ LEAL

Aluno: Turma: 7º ANOS

!!!SÓ DEVOLVA NA ESCOLA A ATIVIDADE, O TEXTO NÃO PRECISA!!!

A FALSA IDOLATRIA

Ao longo da história, a fé e a prática da religião têm sido uma parte importante da sociedade, preocupando-se em oferecer uma explicação ao desconhecido. Hoje, o cristianismo, o islamismo, o judaísmo, o hinduísmo e o budismo são as cinco principais religiões, embora existam muitas outras profissões de fé.

Muitas outras apareceram e desapareceram ao longo do tempo. Todavia, as diferentes religiões não emergiram do nada, mas em algum momento da história o ser humano começou a ter e estruturar esses tipos de crenças. De onde vem essa necessidade de vida espiritual?

É difícil determinar em que ponto da evolução humana começaram a surgir as crenças religiosas, não sendo possível definir com certeza quando surgiram as primeiras religiões organizadas, uma vez que a origem remonta à pré-história (não havendo registros escritos sobre isso).

O que podemos afirmar é que existem fortes indícios evidenciando que a religião é ainda mais antiga que o próprio Homo Sapiens. As primeiras crenças de tipo religioso são anteriores à expansão de nossa espécie.

Concretamente sabemos que nossos parentes neandertais já realizavam enterros rituais, algo que mostra a existência de um sentido da morte e uma preocupação com o que acontece depois dela. Nos restos de assentamentos de algumas tribos ou clãs parece que eles observavam algum tipo de culto a certos animais, como aos ursos.

A palavra “religião” tem origem da expressão latina “religio”. Existem debates a respeito do real significado desse termo. A interpretação mais aceita afirma que a palavra significa “religar”. Essa ideia faz menção ao fato de que, por meio da religião, o homem religa-se aos deuses e ao sagrado. Existem estudiosos, porém, que sugerem que o termo significa “reeleger”.

Trazendo o conceito de religião para uma visão mais moderna, a palavra faz referência ao conjunto de crenças e

visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser humano. Sendo assim,

corresponde ao conjunto de crenças que faz o ser humano acreditar na existência de uma entidade ou ser superior. A religião é praticada pelo ser humano desde tempos antigos e era utilizada, muitas vezes, para explicar os fenômenos da natureza. Cada religião possui suas particularidades: suas histórias sagradas, seus símbolos, contos e seu próprio código de conduta. Apesar disso, os estudiosos da área conseguem identificar aproximações em diferentes religiões, como acontece no caso das maiores religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.

Atualmente, existem diversas religiões no mundo, as quais podem ser classificadas em três diferentes grupos:

Politeístas: sistema religioso que possibilita a crença em mais de um deus. Monoteístas: sistema religioso que possibilita a crença em apenas um deus.

Panteístas: sistema religioso que afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si.

Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza.

Além desses três tipos citados, é importante mencionar os ateístas, ou seja, pessoas que não acreditam em nenhum tipo de religião e não acreditam na existência de uma entidade ou ser superior aos humanos. O princípio básico do ateísmo é o ceticismo, isto é, o questionamento do princípio básico de toda religião: a crença no divino.

Adaptado de: https://domtotal.com/noticia/1369837/2019/07/qual-e-a-origem-das-religioes/

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/religiao#:~:text=A%20palavra%20%E2%80%9Creligi%C3%A3o%E2%80%9 D%20tem%20origem,aos%20deuses%20e%20ao%20sagrado.

(3)

Atividades não presenciais Página 3

EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Ensino Religioso Entrega: 26/06/2020 Devolução: 03/07/2020 Professor: DIEGO JOSÉ LEAL

Aluno: Turma: 7º ANOS

!!!SÓ DEVOLVA NA ESCOLA A ATIVIDADE, O TEXTO NÃO PRECISA!!!

(8ª) A FALSA IDOLATRIA RESPONDA AS PERGUNTAS A BAIXO

1 - Ao longo da história, a fé e a prática da religião têm sido uma parte importante da sociedade, preocupando-se em oferecer uma explicação ao desconhecido. ESSA AFIRMAÇÃO APARECE NO TEXTO?

Sim ( ) Não ( )

2 - A palavra “religião” tem origem da expressão latina “religio”. Existem debates a respeito do real significado desse termo. A interpretação mais aceita afirma que a palavra significa “religar”. Essa ideia faz menção ao fato de que, por meio da religião, o homem religa-se aos deuses e ao sagrado. QUAL É O CONCEITO MODERNO DE RELIGIÃO?

( ) Em uma visão mais moderna, a palavra faz referência ao conjunto de crenças e visões do mundo q ue forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser humano.

( ) Em uma visão mais moderna, a palavra faz referência a unidade de crenças e visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser humano.

( ) Em uma visão mais moderna, a palavra faz referência ao conjunto de crenças e visões do mundo que forma as noções de materialidade e de sagrado do ser humano.

3 - O QUE É UMA RELIGIÃO POLITEÍSTA?

( ) Sistema religioso que possibilita a crença em mais de um deus. ( ) Sistema religioso que possibilita a crença em apenas um deus.

( ) Sistema religioso que afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza.

4 - O QUE É UMA RELIGIÃO PANTEÍSTA?

( ) Sistema religioso que possibilita a crença em mais de um deus. ( ) Sistema religioso que possibilita a crença em apenas um deus.

( ) Sistema religioso que afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza.

5 - O QUE SIGNIFICA DIZER QUE UMA PESSOA É ATEÍSTA? ( ) Que a pessoa tem a crença em mais de um deus.

( ) Que a pessoa tem a crença em apenas um deus.

( ) Que a pessoa não acredita em nenhum tipo de religião e não acredita na existência de uma entidade ou ser superior aos humanos.

(4)

Atividades não presenciais Página 4

EEB Jose Arantes Atividades não presenciais Disciplina: Educação Física Entrega

26/06/2020

Devolução: 03/07/2020 Professora: Gleice Souza Fernandes

Aluno: Turmas: 601,701,801 e 901

OBS:Não é necessário devolver as atividades / Colar no caderno /Etc...

Aluno(a)s esta semana terá somente leitura do texto sobre a historia das Olímpias. Leiam com atenção e na próxima semana teremos algumas curiosidades! Boa leitura a todos.

Espero que estejam todos bem!

História das Olimpíadas

As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, constituem nos dias de hoje um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Essa popularidade e esse prestígio devem-se à grande conexão que as Olimpíadas têm com a massa de espectadores que acompanham as competições tanto presencialmente nos estádios e arenas quanto pela televisão. Entretanto, a história dos Jogos Olímpicos é um tanto complexa. A imagem que deles temos hoje em dia foi construída a partir do fim do século XIX, mas suas origens remontam à Grécia Antiga.

Origem das Olimpíadas

As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C., no contexto da antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado da Grécia Clássica. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas” –, para onde os cidadãos das outras cidades peregrinavam a fim de participarem das competições. O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Corobeu, em 776 a.C. – a prova era de corrida. Dentro da tradição mitológica, os jogos de Olímpia foram criados pelo herói Hércules, filho do deus Zeus com uma mortal. Hércules foi obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. O quinto desses trabalhos consistia em limpar os currais do rei Áugias, que continha milhares de animais e não era limpo há mais de 30 anos. Após conseguir realizar o feito, Hércules decidiu inaugurar um festival esportivo em Olímpia, em homenagem a seu pai, Zeus. Essa explicação mitológica organizava o entendimento que se tinha sobre o esporte olímpico à época. Sempre que os jogos eram abertos, havia todo um rito de sacrifício de animais a Zeus e cada competição tinha em dada medida alguma relação com o culto a essa divindade.

Modalidades esportivas antigas

Entre os esportes praticados nas antigas olimpíadas, estavam as corridas, chamadas de drómos, e suas modalidades. Em algumas delas, o atleta deve correr por cerca de 190 metros vestido com a armadura e as armas de um hoplita (soldado da linha de frente dos combates). Em termos de corridas, havia também as bigas e quadrigas. As primeiras eram carros de combate tracionados por dois cavalos; as segundas, por quatro cavalos. Havia ainda o péntatlhon (semelhante ao pentatlo atual), que reunia cinco esportes: 1) salto, 2) lançamento de disco, 3) lançamento de dardo, 4) corrida e 5) luta. É interessante destacar que as modalidades de lutas também eram bastante peculiares. Havia, por exemplo, a palé, que era algo próximo da atual luta greco-romana, isto é, sem socos e pontapés. Além da palé, o

pýgme, comparado ao pugilato (boxe) contemporâneo, mas mais agressivo. Destaca-se ainda o mais devastador de

todos, o pancrácio, que consistia em uma espécie de “vale-tudo”, que incluía cotoveladas, joelhadas, torções, cabeçadas etc.

(5)

Atividades não presenciais Página 5

Cole em seu caderno para usar nas atividades. Haverá continuação na proxima semana.

Número inteiro em fração

Se pegarmos o número 5 para representá-lo em forma de fração basta achar um número

que dividido por outro número o resultado seja 5. Por exemplo: 10  2 ou 20 : 4 ou 300 : 60

Números decimais em fração

Se pegarmos o número 0,2 (a leitura dele é dois décimos), é preciso lembrar que décimo

vem de dez, assim como centésimos vem de cem e milésimo vem de mil, então para

transformar 0,2 em fração basta eliminar a vírgula ficando o número 2, assim o

denominador será o número que representa a casa decimal então: 0,2 = 2 : 10 = 1 : 5.

Disciplina: Matemática

Professor: Jéssica

Turmas: 701

Estudante:

(6)
(7)
(8)

Atividades não presenciais Página 8 Disciplina:Inglês

Teacher:Luciana Garcia Mafra Dalago Turmas:601 ( ) 701( )

Estudante:

Vamos as ações cotidianas, as atividades que realizamos todos ou quase todos os dias.

1-Leia as frases abaixo com atenção. 2-Cole no seu caderno de Inglês. 3-Nãp precisa devolver a folha !

What’s your daily routine?

Você já parou para pensar como é a sua daily routine? Qual é a primeira coisa que você faz todos os dias de manhã? Você saberia descrever a sua rotina diária em inglês?

Watch TV – assistir TV

Work out/Exercise – fazer exercícios

Arrive home/Get home/Go (back) home – chegar em casa, ir (voltar) para casa Brush my teeth – Escovar meus dentes

Catch/Get/Take the bus/cab/train – pegar o ônibus/taxi/trem Clean the room – limpar o quarto

Comb/Brush my hair – Pentear meus cabelos

Do the dishes – lavar a louça

Do the homework – fazer lição de casa

Do the laundry – lavar roupa

Do the shopping – fazer compras

Eat/Have breakfast – tomar café da manhã

Eat/Have lunch – almoçar Eat/Have dinner – jantar

Eat/Have a snack – Fazer um lanche

Feed the dog/cat – alimentar ou dar ração para o cachorro/gato

Get dressed/Put on my clothes – se vestir, colocar a roupa Get up – Levantar

Go to bed – ir pra cama

Go to college/school/work – ir pra faculdade/escola, ir trabalhar Go to sleep – ir dormir

Go out – sair

Hang out with my friends – sair com meus amigos Have classes – ter aulas

Make lunch/dinner – fazer o almoço/jantar Make the bed – arrumar a cama

Run – correr

Study – estudar

Sweep the floor – varrer o chão

Take/have a shower – tomar banho, uma ducha Take out the trash – colocar o lixo para fora de casa

Tidy up the house – arrumar a casa Wake up – acordar

Walk – caminhar

Walk the dog – passear com o cachorro Wash my face – lavar meu rosto

Watch TV – assistir TV

(9)

Atividades não presenciais Página 9

DISCIPLICA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: LUCIMAR CARDOSO FURTADO TURMA: 701 VESPERTINO

ESTUDANTE:__________________________________________________________________________________

9ª SEMANA- 23/06/2020 - ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL: VOCATIVO

INSTRUÇÃO: NÃO É PARA ENTREGAR ESTAS FOLHAS NA ESCOLA. LEIA TUDO COM BASTANTE ATENÇÃO E COLE AS FOLHAS NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA. QUANDO RETORNARMOS, DIA 03 DE AGOSTO, DAREI VISTO NO CADERNO. RESOLVE O EXERCÍCIO NO CADERNO TAMBÉM.

(10)

Atividades não presenciais Página 10 EXERCÍCIOS

1.COLOQUE A VÍRGULA NO LUGAR CORRETO EM QUE HÁ VOCATIVO: A. MAMÃE ONDE ESTÁ A VOVÓ?

B. AQUI ESTÁ O SEU DINHEIRO PAPAI.

C. VOCÊ MARIA É MUITO INTELIGENTE.

D. JOÃO TRAGA A VASSOURA AQUI.

E. NÃO AGUENTO SENHOR ESSA DOR.

F. TCHAU CRIANÇAS!!!

G. VOCÊ MEU FILHO É A RAZÃO DA MINHA VIDA!

H. PEDRO EU PRECISO DE VOCÊ.

(11)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho é apresentar dois estudos de caso de cálculo da incerteza expandida de medição da tensão de resistência mecânica obtida através do ensaio de tração,

Protagonismo na Sociedade Diferenciação para o Associado Pessoas Direcionadores Prioridades estratégicas Gestão Empreendedora Manter a Cooperativa alinhada ao propósito Avançar com

[r]

[r]

Em função do tipo de madeira incorporada, apesar do desvio padrão aproximar alguns valores, os resultados obtidos sugerem uma melhor adesão interfacial para os compósitos

a Fundação de Proteção e defesa do Consumidor (Procon-sP), órgão vinculado à secretaria de Justiça e da defesa da Cidadania do estado de são Paulo, divulga, publicamente, mais

Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre.. Carmens

Propõe atualização do Regulamento Técnico RTCA 11.03.59.11 para o registro sanitário para medicamentos e produtos farmacêuticos de consumo humano, e prazo de 60 dias a partir da