• Nenhum resultado encontrado

Profª: Sabrine V.Welzel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Profª: Sabrine V.Welzel"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Profª: Sabrine V.Welzel

Geografia – 1°ano/Ensino Médio Biomas e formações vegetais 1- Defina o que é um bioma.

2 - Após a observação do mapa a seguir, faça o que se pede.

Ross, J. L. S. (org.) "Geografia do Brasil". 4• ed. São Paulo: Edusp, 2003, p. 133. a) Identifique os biomas assinalados com os números I, II, III, IV e V.

b) Cite uma característica da vegetação de cada um dos biomas identificados.

3 - (Ufrrj) A organização mundial do comércio (OMC) tem sido espaço de discussões acerca dos interesses comerciais antagônicos entre países ricos e pobres. Leia o texto a seguir e responda o que se pede:

“Quanto à vegetação, o grande destaque da região Norte é a floresta Amazônica, a maior de todas as florestas tropicais. Em seu interior encontra-se a maior biodiversidade do planeta. Apesar de abrigarem uma floresta dessa magnitude, os solos da região são predominantemente pobres.”

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. "A geografia do dia a dia." São Paulo: Scipione, 2000. p. 231.

Considerando o texto acima, apresente um argumento que explique a exuberância da floresta Amazônica.

4 – "Como se não bastasse tanta má notícia para a Floresta Amazônica, a edição da revista 'Science' desta semana traz outro diagnóstico aterrador. Segundo os autores, a área danificada da floresta é entre 60% e 123% maior do que se pensava, dependendo do ano analisado. Isso significa que o ritmo da destruição, que já era assustador (...) pode ter dobrado."

(2)

Profª: Sabrine V.Welzel

(REVISTA "VEJA". São Paulo: v. 38, n. 43, 26 out. 2005)

Dentre os fatores responsáveis pela degradação da região Amazônica, destacam-se: I - a construção de usinas hidrelétricas;

II - a construção de rodovias e ferrovias; III - o crescimento da rede hoteleira; IV - o cultivo da soja e do trigo; V - o crescimento demográfico. São corretos apenas os itens a) II e IV.

b) III e V. c) I, II e V. d) I, III e IV.

5 – (Ufg) Em 2005, ocorreu uma das maiores secas, dos últimos 50 anos, na porção oeste da Amazônia brasileira, modificando a paisagem da região. Segundo parcela da comunidade científica, o fenômeno está relacionado ao aquecimento global. Essa seca foi intensificada em decorrência

a) do extrativismo vegetal para a obtenção do látex e da castanha.

b) das atividades monocultoras com vistas à exportação de produtos agrícolas. c) da extração de minérios em áreas de nascentes, alterando a dinâmica fluvial.

d) dos desmatamentos, queimadas e retirada de madeiras, alterando o índice pluviométrico. e) da intensificação da urbanização ao longo dos rios, ocasionando o assoreamento.

6 - Nas regiões de altas latitudes e próximas ao Círculo Polar Ártico, os horizontes superficiais do solo permanecem gelados. É comum, durante poucos meses do ano, a ocorrência de um tipo de vegetação de pequeno porte e que é constituído, basicamente, por musgos e liquens. Assinale a alternativa que contém essa vegetação.

a) Estepe b) Araucárias c) Tundra

(3)

Profª: Sabrine V.Welzel

7 – A questão está relacionada às paisagens vegetais e ao mapa apresentados.

As paisagens I e II podem, ainda, ser encontradas nas áreas do mapa indicadas, respectivamente, pelos números

a) 1 e 2. b) 1 e 3. c) 2 e 4. d) 5 e 3.

7 – (Ufsm) Brasil: Monitoramento Orbital de Queimadas (Julho - Novembro de 1999)

MOREIRA, C. e SENE, E. de. "Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2002. p. 177. (adaptado)

(4)

Profª: Sabrine V.Welzel

O mapa sugere que, dentre as formações vegetais originais do Brasil, as mais afetadas pelas queimadas foram:

a) Cerrados e periferia da Floresta Amazônica. b) Caatinga e Vegetação do Pantanal.

c) Mata Atlântica e Campos.

d) Caatinga e periferia dos Cerrados. e) Mata dos Pinhais e Vegetação litorânea.

8– Qual é a característica climática associada ao desenvolvimento dos solos da savana? 9 - O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos.

A vegetação é reflexo das condições naturais, principalmente do solo e do clima do lugar onde ocorre. O Brasil, por contar com grande diversidade climática, apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas latifoliadas tropicais, que ocupam mais da metade de seu território, até formações xerófitas, como a caatinga.

SENE, E. de e MOREIRA, J. C. "Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização". São Paulo: Scipione, 1998. p.484. Correlacione as colunas, associando a vegetação aos tipos climáticos.

COLUNA 1 1 - Floresta Amazônica 2 - Floresta de Araucária 3 - Floresta Atlântica 4 - Cerrado 5 - Caatinga COLUNA 2

( ) Clima Tropical Típico ( ) Clima Equatorial Úmido

( ) Clima Tropical Litorâneo Úmido ( ) Clima Subtropical

( ) Clima Tropical Semi-árido

A seqüência correta que representa a correlação acima está na opção: a) 4, 1, 2, 3 e 5.

b) 4, 1, 3, 2 e 5. c) 4, 1, 5, 2 e 3. d) 1, 2, 3, 4 e 5. e) 2, 1, 3, 4 e 5.

(5)

Profª: Sabrine V.Welzel

10 – O Cerrado brasileiro, a maior savana neotropical do mundo, é um dos biomas brasileiros mais degradados ambientalmente. Em relação a esse bioma, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações relacionadas a seguir.

( ) O Cerrado é o terceiro bioma mais extenso do Brasil, ocupando toda a área do Brasil Central e cerca de 15% da área total do país.

( ) O Cerradão, um dos tipos de vegetação que compõe o bioma, caracteriza-se pela ocorrência de exemplares de buritis, que se localizam nos fundos de vales, onde os solos são mais férteis e possuem menor teor de alumínio.

( ) É na área desse bioma que se localizam algumas das nascentes dos rios das principais bacias hidrográficas brasileiras: Amazonas, Paraná e São Francisco.

( ) O cultivo que mais contribui para a destruição do Cerrado é o da soja, já que 45% da safra nacional desse produto é proveniente da região central do Brasil.

( ) Diferentemente da produção de soja do Centro-Oeste, a sojicultura dos cerrados do hemisfério norte, Estado de Roraima, baseia-se sobretudo na produção calcada em propriedades de menos de 500 hectares, voltada para o abastecimento do mercado interno.

11 - Leia este trecho: AS CAATINGAS

"Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.

Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.

Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante.

Embora esta não tenha as espécies reduzidas dos desertos - mimosas tolhiças ou eufórbias ásperas sobre o tapete de gramíneas murchas - e se afigure farta de vegetais distintos, as suas árvores, vistas em conjunto, semelham uma só família de poucos gêneros, quase reduzida a uma espécie invariável, divergindo apenas no tamanho, tendo todas a mesma conformação, a mesma aparência de vegetais morrendo, quase sem troncos, em esgalhos logo ao irromper do chão."

CUNHA, Euclides da. "Os sertões". São Paulo: Francisco Alves/Publifolha, 2000. p. 37-8. A partir dessa leitura, é INCORRETO afirmar que, no trecho transcrito, o autor:

a) apresenta a caatinga como uma vegetação de reduzida biodiversidade, embora de significativa multiplicidade de formas adaptativas.

b) caracteriza a vegetação da caatinga como repulsiva, agressiva, por causa dos espinhos, galhos retorcidos, folhas urticantes.

c) deixa entrever o caráter decidual da vegetação quando fala de árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos.

(6)

Profª: Sabrine V.Welzel

d) descreve a vegetação sertaneja no período das secas; daí, as expressões que remetem à agonia, morte, desolação.

12- Em parágrafo bem estruturado comente sobre o bioma Floresta Tropical: 13 - Observe a imagem a seguir.

As características da paisagem representadas na imagem indicam a existência de solos: a) profundos e de elevada fertilidade natural.

b) profundos e ricos em matéria orgânica. c) rasos, ácidos e pobres em minerais. d) rasos e ricos em minerais básicos.

(7)

Profª: Sabrine V.Welzel

GABARITO

1 – é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

2 – florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios.

3 – Os solos retiram nutrientes da própria decomposição da vegetação, formando camada de húmus, acelerado pela elevada umidade do ar.

4 – C 5 - D 6 – C 7 – A

8 – AGROPECUARIA EXTENSIVA: eh quando o gado fica em um pasto sem cuidados veterinarios, com alimentaçao impropria, o gado eh praticamente largado e não recebe nenhum tipo de tratamento, AGROPECUARIA INTENSIVA:eh quando o gado fica alem do pasto em estabulos, recebe tratamento veterinario ao animal e alimentaçao adequada

9 - B

10 – F - F - V - V - F. 11 – A

12 – A área de ocorrência desse bioma é delimitada pelos dois trópicos (zona tropical) e atravessada pelo Equador. Portanto, é o domínio de elevadas temperaturas e grande quantidade de chuva. Apesar de podermos distinguir subtipos de florestas tropicais, elas têm algumas características comuns: heterogêneas, perenes, higrófilas, latifoliadas. No bioma das florestas tropicais encontramos a maior biodiversidade, ou seja, a variedade de espécies de plantas, animais e microorganismos encontrados em todos os biomas da Terra. Nas áreas próximas ao Equador, as florestas são mais fechadas, apresentam-se estratificadas em acamadas, com árvores de várias alturas e tipos, com muitos cipós em seus troncos e galhos. Os principais exemplos são a floresta Amazônica, a floresta do Congo (África) e a da Indonésia (Ásia).

Mais afastadas do Equador, as florestas tropicais recebem menor quantidade de calor e chuva, por isso são menos exuberantes que as equatoriais e já foram quase destruídas pelo homem. Ocupavam grande parte da faixa tropical da América do Sul (Brasil), da América Central, do norte da Austrália e do Sudeste Asiático, onde aparecem hoje em pequenas manchas que foram conservadas.

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo