• Nenhum resultado encontrado

ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DA GERÊNCIA-EXECUTIVA DO INSS EM PIRACICABA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DA GERÊNCIA-EXECUTIVA DO INSS EM PIRACICABA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DA GERÊNCIA-EXECUTIVA DO INSS EM PIRACICABA

Data : 17/05/2007 Horário: 8h50

Local : Sala dos Jornalistas da Câmara de Vereadores de Piracicaba. I – PRESENÇAS

CONSELHEIROS

Representantes do Governo

Maria Sílvia Bueno de Oliveira Cordeiro dos Santos – Gerência Executiva – Presidente Clarêncio Vitti – Serviço de Benefícios – titular e suplente da Presidência

Luiz Alberto da Câmara Grau – Serviço de Benefícios da Gerência – Titular

Cynthia Pereira Prada – Delegacia de Receita Previdenciária de Campinas – Titular Representantes dos aposentados e pensionistas

José de Lima – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região Eclética – Titular Maria Inês Belon Schinor – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Limeira e Região – Titular

Representantes dos trabalhadores

Olívia Brossi – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Piracicaba e Região – Titular João Donizete da Silva – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de de Material Elétrico e Eletrônico de Limeira e Região – Titular

Wagner da Silveira – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho – Suplente

Ivanice da Silveira Santos – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financeiros de Limeira – Suplente

Representantes dos empregadores Convidados

Michelle Bellini Rodrigues – Arcor do Brasil

Gilberto Ferreira de Camargo – Sindicato dos Bancários de Limeira Marina Modesti Resende Costa – Reabilitação INSS Piracicaba II - AUSÊNCIAS JUSTIFICADAS

Maria Armanda Micotti – Procuradoria Especializada de Piracicaba – Titular Euclides Baraldi Libardi – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – Titular

Sílvia Ester Barbosa Cordasso – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Limeira e Região – Suplente III – AUSÊNCIAS NÃO JUSTIFICADAS

Célia Regina Ruiz Roncato – CIESP Piracicaba – Suplente

Francisco Carvalho Arruda Veiga – Procuradoria Especializada – Suplente Pedro Luís Totti – Delegacia de Receita Previdenciária de Campinas – Suplente Izabel Lima de Queiroz Silvani – Serviço de Benefícios – Suplente

(2)

IV - ABERTURA

Verificada a existência de quorum, a Presidente deste Conselho, Maria Sílvia Bueno de Oliveira Cordeiro dos Santos, abriu a reunião, às 8h50, cumprimentando a todos os presentes. Em seguida, deu início aos trabalhos.

V – APROVAÇÃO DA ATA DA REUNIÃO ANTERIOR

A ata da XXII reunião ordinária deste CPS, ocorrida em dezenove de abril de dois mil e sete, enviada previamente aos conselheiros por correio eletrônico, foi submetida à apreciação do plenário, sendo aprovada sem restrições.

VI – APROVAÇÃO DA ORDEM DO DIA

Aprovada a seguinte ordem:

1. Mudanças nos Sistemas de Benefícios 2. Fraudes de LOAS

VII – ORDEM DO DIA

1- Mudanças nos Sistemas de Benefícios

A presidente do Conselho antes de abordar o assunto da pauta relata sobre a Moção nº 11 que repercutir de maneira positiva na Diretoria do INSS. Um dos diretores pedia providências aos responsáveis sobre o solicitado na referida moção.

A Gerência Executiva permanece trabalhando com restrição de verba. Dos 3 milhões necessários para a Gerência manter suas atividades normais, somente foi liberado 1,5 milhão. Atividades essenciais ficam comprometidas, pois devido ao corte de serviço do Correio, a Gerente Executiva “perdeu” dois dias de trabalho tentando restabelecer esse contrato. Em uma gerência que possui 6 agências, não pagar o serviço de limpeza compromete o atendimento de, no mínimo, 2.500 pessoas.

Retornando ao assunto da pauta, ainda não há muitas definições sobre as mudanças do sistema de benefícios. A teleconferência que tratou desse assunto não teve a participação de Piracicaba, pois o Banco do Brasil, onde são transmitidas esses teleconferências estava com problemas de satélite. Mas sabemos que várias mudanças estão por acontecer, pois nesta semana recebemos um comunicado do Secretaria da Receita do Brasil – 8ª Região que é São Paulo, sobre o cronograma de unificação da Receita. Os servidores administrativos de Piracicaba a partir do último dia 16, já trabalham no prédio da Receita Federal de Piracicaba. A Delegacia de Limeira tem a previsão de iniciar os trabalhos no prédio da receita federal a partir de 16/06/2007.

Com essas mudanças o atendimento de nossas APS passa por diversas situações para as quais ainda não temos uma definição. Como foi tudo muito rápido não houve tempo de se organizar, repassar com tranqüilidade os serviços. Sabemos que o Contribuinte Individual ficou sob a responsabilidade do INSS, mas nosso pessoal ainda não está capacitado para executar esse serviço. Ficou definido também que CND, construção civil, pessoa jurídica são serviços da Receita Federal do Brasil – RFB.

O INSS já trazia algumas exigências para inclusão de serviços no Agendamento Eletrônico, como Recurso e Revisão. Por se tratar de serviços com alto grau de complexidade, que exigem uma análise minuciosa de documentos apresentados pelo segurado, os Chefes de APS tem dificuldade de dispor de um funcionário para executar esse tipo de serviço no atendimento. Agora que as Agências, na unificação das receitas,

(3)

devem atender aos contribuintes individuais, depara-se com mais uma demanda e com a carência de recursos humanos para cobri-la. A grosso modo, poderíamos supor que se ficou parte dos serviços da Receita Previdenciária para o INSS, também deveriam ter permanecido no INSS parte dos servidores que trabalhavam na receita. Por exemplo, em Capivari, os três servidores que trabalhavam na Receita Previdenciária foram para a RFB; em Limeira, foram 10 servidores, sendo que um ficou; em Piracicaba, de 16, somente três ficaram; em Rio Claro, são 8 servidores, sendo que 1 ficou e em Tietê, dos três servidores. Se parte dos serviços permaneceram, podemos considerar esses postos de trabalho abertos. É necessário um concurso para repor essas vagas e talvez o mesmo só seja aprovado pelo Ministério do Planejamento após o prazo de opção (180 dias), por manter-se na RFB ou não, desses servidores expirar.

O conselheiro Clarêncio Vitti relata todas as dificuldades encontradas pelo Seviço de Benefícios nessa transição da Receita. Um sistema muito utilizado para cálculos de contribuições atrasadas - SALWEB , em um período anterior a Março/1995 está fora do ar.

Prosseguindo sobre o atendimento de benefícios, Clarêncio Vitti fala sobre revisão dos valores de benefícios B91, o procedimento é no ato do protocolo, essa revisão pode ser executada na hora.

A Gerente Executiva coloca a estrutura da Gerência a disposição para dirimir dúvidas a respeito do atendimento das Agências, bastando realizar uma ligação.

Maria Sílvia complementa sobre o atendimento do 135, às vezes não é muito claro, mas isso já foi detectado pelo responsável pelo serviço, Evandro – BSB, que já providenciou os ajustes necessários. O 135 atende aos finais de semana e como a procura é pequena nesses dias, o atendente ligará para o segurado que tiver data agendada para a semana, confirmando data e horário desse atendimento.

Outro ponto importante para se tratar a respeito dos atendimentos remotos é a opção, no ato do requerimento, entre data mais próxima ou local mais próximo. Se optar por data, procurar manter dentro da jurisdição da Gerência, por conta dos antecedentes do SABI – senão o segurado deverá voltar duas vezes no local da perícia. Uma para fazer o exame e na outra para levar os antecedentes médicos daquele benefício.

O extrato do benefício completo (com os 12 últimos meses) na internet estará disponível a partir de julho, ocasião na qual o INSS adquire novos equipamentos.

O INSS mantém-se atento às fraudes e ontem foi preso na grande São Paulo um segurado com atestado falso. Há na INTRAPREV um local para cadastro de atestados falsos.

Luiz Alberto da Câmara Grau fala sobre atestado com o CID – Código Internacional da Doença, não condizentes com a doença apresentada pelo segurado. Isso é um indício de irregularidade e o perito está no seu direito de não conceder o benefício.

Conselheiros representantes dos trabalhadores solicitam que quando os peritos médicos indeferirem um benefício explicitem a causa do mesmo.

Luiz Alberto da Câmara Grau complementa que até na análise de períodos especiais das aposentadorias especiais o perito verifica se o laudo foi bem feito, se o laudo refere-se ao local onde ocorre o problema, se não houve mudanças, se a empresa instruiu como usar os equipamentos de proteção individual – EPI, se exigiu o seu uso, tudo documentado, com recebimento do material de proteção individual assinado pelo trabalhador. Ele continua explicando que por desconhecimento ou interesses escusos, há muitas brigas que

(4)

provém de uma interpretação deturpada da lei. O médico do trabalho constata que o local de trabalho é insalubre, e para o INSS se existe proteção o local deixa de ser insalubre.

A conselheira Cynthia Prada pergunta sobre a GFIP, na qual há uma codificação para insalubridade, registrando que a empresa contribui com um valor a mais, se no momento da perícia essa informação é considerada pelo perito.

Luiz Grau responde que o perito não considera essas informações.

Há um entendimento na plenária que no momento que o INSS concede uma aposentadoria especial, deveria existir uma sintonia com a Fiscalização Previdenciária, para verificar se foi pago o valor devido, nesses casos de insalubridade.

A conselheira Ivanice da Silveira Santos aborda a questão da nova legislação que instituiu o Nexo Técnico Epidemiológico e que não é considerada na concessão dos benefícios. Exemplifica com um caso que o segurado sofreu um acidente, mas não teve sua CAT registrada. Mesmo com as evidências do acidente o perito não concedeu o benefício como acidente de trabalho. Complementa que é preciso padronizar os procedimentos após essa legislação que veio para proteger o trabalhador acidentado.

A presidente informa que na reunião de Chefes de APS, na próxima semana, um dos pontos que será estabelecido é o horário para atendimento dos sindicatos e associações que serão representados pelos conselheiros, representantes da sociedade civil do CPS Piracicaba. Ressalta que é preciso garantir esse canal de comunicação da sociedade com as Agências da Previdência Social.

2. Fraude de LOAS – revisão inicia em julho.

O conselheiro José de Lima apresenta sua preocupação a respeito do caso de Lásara Cazini, um benefício assistencial negago pelo INSS e obtido judicialmente, publicado em várias matérias, por alguns dias, no Jornal de Piracicaba. As primeiras matérias a princípio pareciam incentivar os idosos a entrar com pedido de LOAS no INSS, judicialmente. Inclusive trazia depoimento de advogado que trabalha em causas previdenciárias na região, falando a respeito. O conselheiro prossegue dizendo que o próprio advogado da Associação tem instruído causas de LOAS embasado no Estatuto do Idoso e tem conseguido decisões favoráveis ao requerente.

A presidente do conselho alerta que todos esses processos referentes ao LOAS ganhos em primeira instância correm o risco de serem negados em última instância, no Supremo, pois o INSS os mantém em juízo, por ter recorrido ou embargado essas decisões. Maria Sílvia esclarece que essas pessoas que recebem benefícios por ordem judicial, se em última instância o INSS ganhar, se for do entendimento do juiz, ele pode manda-las devolver tudo que foi recebido. Há algumas ressalvas referentes a devolução de LOAS, mas tudo depende do entendimento do juiz.

Complementa que é o mesmo caso da viúvas, com pensão anterior a 1993, que não recebiam o benefício na sua integralidade. A decisão do supremo não estendeu a elas o direito de benefício no valor integral recebido pelo aposentado. Se alguma viúva já havia recebido esses reajustes, com pagamento de atrasados, deverá agora, após a decisão do supremo, devolver tudo para os cofres públicos.

O conselheiro Lima preocupado com essa situação, afirma que levará para pauta do Congresso dos Aposentados que acontecerá em Agosto, pois muitos aposentados e pensionistas ignoram esses riscos.

VIII – OUTROS ASSUNTOS

A presidente do CPS relata que a reunião na Câmara de Vereadores de Piracicaba para a qual o INSS foi convocado a dar explicações, foi muito proveitosa para todos.

Olívia Brossi denuncia que o vigilante da tarde da APS Piracicaba faz atendimento de funcionário do INSS, ficando inclusive sentado no guichê. Fala sobre o quanto essa situação pode trazer futuros problemas de ordem trabalhista

(5)

para o INSS e o quanto compromete a questão da segurança dentro da Agência, tantas vezes abordada por esse plenário.

Luiz Alberto da Câmara Grau participa com outros médicos da regional de Congresso em Salvador, na próxima semana, que tratará de aposentadoria especial. Colocará em pauta a observação do CPS Piracicaba a respeito de não existir cruzamento de dados, na concessão de aposentadoria especial e a contribuição da empresa.

IX – DEFINIÇÃO DA PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO DIA 21/06/2007: 1. Mudança do Atendimento após a saída Receita Previdenciária; 2. Aposentadoria Especial

3. NTE – a prática no atendimento 2. Super simples.

VI – ENCERRAMENTO

Nada mais havendo a tratar, a presidente do plenário e deste Conselho, Maria Sílvia Bueno de Oliveira Cordeiro dos Santos, às 11h30, agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a XXIII Reunião Ordinária do Conselho de Previdência Social de Piracicaba. Para constar, eu, Mônica de Oliveira Pasini, servidora, secretária deste Conselho, lavrei a presente ata.

Piracicaba, 17 de Maio de 2007.

Maria Sílvia Bueno de Oliveira Cordeiro dos Santos Presidente do CPS

Referências

Documentos relacionados

O Cartão Resposta é o único documento válido para a correção das provas e o não preenchimento correto implica a anulação da questão. Não será fornecido,

Este artigo apresenta um agente, desenvolvido para o simulador de redes NS (“Network Simulator”), que realiza as funções envolvidas nesse mapeamento entre as regiões de

• A caracterização de tráfego gerado por uma fonte, por meio dum número limitado de parâmetros (descritor de tráfego), é essencial para a negociação de um contrato com a rede

A seleção de híbridos de sorgo para produção de silagem tem-se baseado principalmente na altura da planta, produtividade de matéria seca, produção de grãos,

Por este trabalho de modelagem da área foliar de seringueira objetivou -se indicar uma equação de regressão que explique bem a área foliar real a partir de

A análise de variância (ANOVA) mostrou que as medidas de diâmetro caulinar e área foliar mostraram-se como as medidas mais consistentes do ponto de vista de determinação

1) Avalie as afirmativas a seguir sobre os fatores de risco para HAS e marque a INCORRETA. a) A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica

Este objetivo também é muito lou- vável, dado que a maior parte dos professores de História do Brasil se “atuali- za” com base nos livros didáticos a que têm acesso, os quais,