• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE EXERCÍCIOS - FISFAR V /2. PROF (a). DANIELA QUADROS DE AZEVEDO. 1) Analise as afirmativas que seguem como verdadeiras ou falsas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE EXERCÍCIOS - FISFAR V /2. PROF (a). DANIELA QUADROS DE AZEVEDO. 1) Analise as afirmativas que seguem como verdadeiras ou falsas:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

LISTA DE EXERCÍCIOS - FISFAR V - 2016/2 PROF (a). DANIELA QUADROS DE AZEVEDO PARTE I: ANTIDIABÉTICOS ORAIS E INSULINA

DMI e DM2: fisiopatologia

1) Analise as afirmativas que seguem como verdadeiras ou falsas:

a) DM 1 sendo caracterizado pela redução, com posterior incapacidade absoluta de secretar insulina, resultante predominantemente da destruição autoimune das células beta do pâncreas. Acomete somente em crianças e adolescentes.

b) O diagnóstico de DMT 1 é clínico e caracteriza-se por sintomas de hiperglicemia (poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento) com necessidade constante e crescente de insulina desde o diagnóstico.

c) DMT 2 caracteriza-se por defeitos na ação ou secreção de insulina. Em geral ambos os defeitos estão presentes quando a hiperglicemia se manifesta, porém pode haver predomínio de um deles.

d) DMT 2 pode ser diagnosticada em qualquer idade, mas há predomínio entre pessoas com mais de 40 anos de idade e com sobrepeso ou obesidade.

e) O tratamento do DMT 2 inclui uso de medicações orais, orientação nutricional, prática de atividades físicas e educação em diabetes. O tratamento com insulina para obter controle adequado da doença não é indicado para o tipo 2.

2) O diagnóstico para DM é confirmado quando:

a) Sintomas de poliúria, polidpsia e perda ponderal de peso acrescidos de glicemia casual ≥ 200 mg/dl.

b) Glicemia de Jejum ≥ 100 mg/dl. Em caso de pequenas elevações da glicemia, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste.

(2)

c) Glicemia de 2 h pós- sobrecarga de 75 g de glicose ≥ 220 mg/dl

Farmacologia DM

1 - Analise a afirmativa a seguir:

O diabetes mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo.

A esse repeito, julgue os itens subseqüentes.

A metformina é o medicamento de escolha para a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2, porque, comparativamente ao uso de insulina e sulfoniluréias, apresenta maior redução das complicações microvasculares e dos desfechos combinados do diabetes. Além disso, a metformina não leva à hipoglicemia, não promove ganho de peso, e há indicadores de que é um medicamento seguro a longo prazo, mesmo quando utilizada em situações clínicas tradicionalmente vistas como contra-indicadas pelo seu alto risco de acidose lática.

( ) Certo

( ) Errado

2 - Leia o caso clínico a seguir:

M.C.A, sexo feminino, 63 anos, cor branca, escolaridade: ensino fundamental. Paciente relata estar em tratamento para o DM tipo 2. A paciente informou que realiza tratamento para DM há vários anos (desde 2010). A metformina foi incluída no esquema farmacoterapêutico desde início do tratamento. Atualmente, diante do mau controle glicêmico (hemoglobina glicada 11%) os medicamentos prescritos para tratamento do DM: metformina 500 mg (2 cp antes do jantar); Glicasida 60 mg (1 x ao dia pela manhã) e Insulina NPH 16 UI pela manhã e 10 UI a noite. Utiliza também sertralina 50 mg e

(3)

sinvastatina 40 mg. A pressão arterial aferida em atendimento com o farmacêutico foi de 120 x 80 mmHg.

Analise as alternativas a seguir, referentes aos fármacos empregados no tratamento farmacológico do DM da paciente M.C.A.

I. A Metformina pertence à classe dos Sensibilizadores. O mecanismo de ação está relacionado diminuição da produção hepática de glicose (biguanidas). Reações adversas observadas: sabor metálico na boca, anorexia, desconforto epigástrico, náuseas, desconforto epigástrico e diarréia.

II. A glicasida pertence à classe dos secrectagogos de insulina (sulfoniluréias). Mecanismo de ação deste fármaco: é um bloqueador dos canais de potássio dependentes de ATP. As Reações adversas mais comumente observadas são a hipoglicemia e o aumento de peso.

III. A Insulina NPH é considerada um análogo de insulina. Tem pico de ação após 3 a 8 horas após a administração. Tem ação intermediária, em torno de 12 a 15 horas de ação.

Assinale a alternativa correta:

(A) somente as afirmativas I e II estão corretas. (B) somente as afirmativas I e III estão corretas. (C) somente as afirmativas II e III estão corretas. (D) somente a afirmativa II está correta.

(E) as afirmativas I, II e III estão corretas.

2 - Analise o caso clínico a seguir:

RBB, sexo masculino, 58 anos, cor branca, escolaridade: ensino superior. Paciente relata estar em tratamento para o DM tipo 2. O paciente informou que realiza tratamento para DM recentemente. A glicemia jejum apresentou dois valores diferentes (189 mg/dL e 190 mg/dL). A glicemia pós-prandial apresentou valor de 324 mg/dL. Os medicamentos prescritos para o tratamento do DM: Acarbose 50 mg (1 cp , 3 x ao dia) e Galvus met

(4)

(vildagliptina 50 mg e metformina 1000 mg , 2 x ao dia). Paciente tem HAS associada e faz uso de Atenolol 50 mg 1 cp pela manhã.

Analise as alternativas a seguir, referentes aos fármacos empregados no tratamento farmacológico do DM da paciente RBB:

I. A Acarbose pertence à classe dos inibidores da enzima alfa-glucosidase. O mecanismo de ação deste fármaco: a acarbose compete com a glicose pelos sítios ativos da enzima, inibindo a quebra do oligossacarídeo e sua reabsorção. Reações adversas observadas: alterações gastro-intestinais.

II. A prescrição da Acarbose deve-se a glicemia pós-prandial elevada.

III. A vildagliptina pertence à classe das gliptinas (inibidores de DPPIV). O mecanismo de ação é essencialmente, a estabilização do GLP-1 (hormônio hipoglicemiante) endógeno pela inibição da enzima que o degrada, a DPP-IV.

Assinale a alternativa correta:

(A) somente as afirmativas I e II estão corretas. (B) somente as afirmativas I e III estão corretas. (C) somente as afirmativas II e III estão corretas. (D) somente a afirmativa II está correta.

(E) as afirmativas I, II e III estão corretas.

3 - Analise o caso clínico a seguir:

M.AS, sexo feminino, 41 anos, cor negra, escolaridade: ensino médio. Paciente relata estar em tratamento para o DM tipo 2. A paciente informou que realiza tratamento para DM há alguns anos (desde 2003). Atualmente, diante do mau controle glicêmico (hemoglobina glicada 9%), os medicamentos prescritos para tratamento do DM foram: Repaglinida 1,5 mg (1 cp pela manhã); Insulina Lantus (glargina) 10 UI (pela manhã). A paciente tem hipertensão associada e utiliza enalapril 20 mg (1 cp pela manhã e 1 cp a noite).

(5)

Analise as alternativas a seguir, referentes aos fármacos empregados no tratamento farmacológico do DM e HAS da paciente M.A.S:

I. A repaglinida pertence à classe dos secretagogos de insulina não - sulfoniluréias. É um

bloqueador dos canais de potássio dependentes de ATP. Reações adversas observadas:

hipoglicemia e ganho de peso.

II. A insulina glargina é um análogo de longa duração, que tem início de ação de 2 a 4 horas após a administração e 24 horas de duração.

III. O enalapril pertence à classe de inibidores da ECA. Portanto, impedindo a conversão do Angiotensinogênio em Angiotensina I. É um pró- fármaco que tem como principal reação adversa, a tosse.

Assinale a alternativa correta:

(A) somente as afirmativas I e II estão corretas. (B) somente as afirmativas I e III estão corretas. (C) somente as afirmativas II e III estão corretas. (D) somente a afirmativa II está correta.

(E) as afirmativas I, II e III estão corretas.

PARTE II: ANTIHIERTENSIVOS

Controle da PA

1) Avalie as afirmativas a seguir sobre os fatores de risco para HAS e marque a INCORRETA.

a) A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA).

(6)

b) A HAS associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.

c) Existe relação direta e linear da PA com a idade, sendo a prevalencia de HAS superior a 60% na faixa etária acima de 40 anos. Entre os gêneros, a maior prevalência encontra-se em pacientes do gênero masculino.

d) Em relação a cor, a HAS é duas vezes mais prevalente em indivíduos de cor não-branca. O excesso de peso se associa com maior prevalencia de HAS desde idades jovens. A obesidade central também se associa com PA.

e) Ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com elevação da PA. O efeito hipotensor da restrição de sódio tem sido demonstrado. Atividade fisica reduz a incidência de HAS, mesmo em indivíduos pré-hipertensos, bem como a mortalidade e o risco de DCV.

2) Avalie as afirmativas a seguir sobre o diagnóstico da HAS e assinale a INCORRETA: a) A linha demarcatória que define HAS considera valores de PA sistólica ≥140 mmHg e⁄ou de PA diastólica ≥90 mmHg em várias medidas de consultório. O diagnóstico deverá ser sempre validado por medidas repetidas, em condições ideais, em pelo menos, três ocasiões.

b) Além da medida da PA, a frequencia cardíaca deve ser cuidadosamente medida, pois sua elevação esta relacionada a maior risco cardiovascular.Para avaliação de obesidade visceral, recomenda-se a medida da circunferência da cintura (CC).

c) O exame físico deve ser minucioso, buscando sinais sugestivos de lesões de orgãos-alvo e de hipertensão secundária. O exame de fundo de olho deve ser sempre feito ou solicitado na primeira avaliação, em especial em pacientes com HAS estagio 1, que apresentam diabetes ou lesão em órgaos-alvo

d) Deve-se obter história clinica completa, com especial atenção aos dados relevantes referentes: tempo e tratamento prévio de hipertensão, fatores de risco, indícios de

(7)

hipertensão secundária e de lesões de órgãos-alvo, aspectos socioeconômicos e características do estilo de vida do paciente.

Fisiopatologia da HAS

Avalie as afirmativas a seguir sobre o diagnóstico da HAS e marque a alternativa incorreta: a) A pressão arterial é determinada pelo produto do débito cardíaco (DC) e da resistência vascular periférica (RVP). PA = DC X RVP.

b) DC pode ser influenciado por: contratilidade e o relaxamento do miocárdio, volume sanguíneo circulante, retorno venoso e freqüência cardíaca.

c) RVP é determinada por vários mecanismos vasoconstrictores e vasodilatadores do sistema nervoso simpático, sistema renina angiotensina e modulação endotelial.

d) A fibra pós-ganglionar (atividade simpática periférica) tem demonstrado aumento na descarga simpática em hipertenso na musculatura lisa dos vasos sanguíneos produzindo constricção.

e) A angiotensina I no córtex adrenal libera aldosterona e na medula adrenal libera catecolaminas, e em certas áreas do sistema nervoso central inicia a liberação de adrenalina no cérebro. Isto favorece a elevação dos níveis pressóricos, uma vez que a aldosterona estimula a reabsorção de íons sódio e água e a catecolaminas e adrenalina promovem a elevação da resistência vascular periférica.

Farmacologia HAS

Analise os casos clínicos a seguir:

1- L.A.M. sexo feminino, 65 anos, cor branca, escolaridade: ensino fundamental. Paciente queixa-se de cefaléia e edema de membros inferiores. Relata estar em tratamento farmacológico para hipertensão arterial sistêmica (HAS). A Pressão arterial aferida no ambulatório médico na primeira consulta foi 190 x 90 mmHg. A paciente informou que realiza tratamento para HAS há vários anos. A anlodipina foi incluída no esquema

(8)

farmacoterapêutico há dois meses. Os medicamentos prescritos para tratamento da hipertensão: losartan 75 mg, anlodipina 5 mg, e hidroclorotiazida 12,5 mg.Utiliza também carbonato de cálcio 500 mg, omeprazol 20 mg - toma quando necessário e anlagésicos utiliza raramente, quando sente dor de cabeça considerável. A pressão arterial aferida em atendimento com o farmacêutico foi de 130 x 85 mmHg.

Analise as alternativas a seguir, referentes aos fármacos empregados no tratamento farmacológico da HAS da paciente LAS.

I. O losartan pertence à classe dos Antagonistas dos receptores AT1 da angiotensina II (ARAII). O mecanismo de ação deste fármaco: antagoniza a ação da angiotensina II por meio do bloqueio especifico de seu receptor AT1. Reações adversas observadas: Os ARAII apresentam bom perfil de tolerabilidade. Seus efeitos adversos são representados por tontura e, raramente, por reação de hipersensibilidade cutânea.

II. O anlodipino pertence à classe dos bloqueadores dos canais de cálcio. Mecanismo de ação deste fármaco: redução da resistência vascular periférica por diminuição da concentração de cálcio nas células musculares lisas vasculares. Reações adversas observadas: Cefaléia, tontura, rubor facial e edema periférico.

III. A hidroclorotiazida pertence à classe dos diuréticos tiazídicos. O mecanismo de ação está relacionado à depleção de volume e, a seguir, à redução da resistência vascular periférica. Uma das reações adversas observadas é a hipopotassemia.

Assinale a alternativa correta:

(A) somente as afirmativas I e II estão corretas. (B) somente as afirmativas I e III estão corretas. (C) somente as afirmativas II e III estão corretas. (D) somente a afirmativa II está correta.

(9)

2 - M.A.R, 68 anos de idade, branca, sexo feminino, analfabeta. Foi encaminhada ao serviço de Atenção Farmacêutica pelo atendente da farmácia, pois a paciente relatava a necessidade da compra de um polivitamínico. Esta paciente apresentou várias receitas diferentes, mas nenhuma com esse medicamento prescrito. Refere fraqueza e episódio de desmaio ao levantar-se da cama. O farmacêutico realizou a aferição da Pressão arterial e o resultado foi 120 x 80 mmHg. MAR relata o uso de Enalapril 20mg 1cp 12/12h, Clortalidona 25mg 1cp pela manhã, Atenolol 50mg 1cp 12/12h, que foram prescritos pelo cardiologista. Também utiliza Omeprazol 20mg 1cp em jejum, Paracetamol 500mg 1cp 8/8h se dor (eventualmente) e clonazepan (sedativo) prescritos pelo clínico geral. O polivitamínico foi indicado pela sua vizinha. A paciente não soube precisar a quanto tempo realiza o tratamento anti-hipertensivo.

Analise as alternativas a seguir, referentes aos fármacos empregados no tratamento farmacológico da HAS da paciente MAR.

I. O atenolol pertence à classe dos inibidores adrenérgicos (betabloqueadores - beta 1 seletivo). Mecanismo de ação relatado: diminuição inicial do débito cardíaco, redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores, diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. As reações adversas broncoespasmo e bradicardia excessiva são as mais frequentemente observadas.

II. Clortalidona é um diurético poupador de potássio. A ação inicial está relacionada à depleção de volume e, a seguir, à redução da resistência vascular periférica. Reação adversa comumente relatada é a hiperpotassemia. Consequentemente o monitoramento dos níveis de potássio séricos dos pacientes em uso da clortalidona, torna-se imprescindível.

III. O uso do atenolol associado à clortalidona é bem tolerado. Em estudos clínicos, os efeitos adversos relatados foram normalmente atribuíveis às ações farmacológicas dos seus componentes. Efeitos adversos relacionados ao sistema nervoso central foram descritos, tais como confusão, tontura, cefaleia.

Assinale a alternativa correta:

(10)

(B) somente as afirmativas I e III estão corretas. (C) somente as afirmativas II e III estão corretas. (D) somente a afirmativa II está correta.

(E) as afirmativas I, II e III estão corretas

3- GLP, hipertensa, compareceu à entrevista com o farmacêutico em estado assintomático, porém informou ter sentido dor na nuca, dor de cabeça e no peito, por ocasião em que sua PA chegou a 230 mmHg x 140 mmHg, em virtude de “aborrecimentos” familiares. Na ocasião (ocorrida há duas semanas), não procurou auxílio médico. Paciente realizará exames laboratoriais (hemograma, glicemia de jejum e lipidograma).Índice de Massa Corporal (IMC): 34,1. Informou realizar caminhada 3 vezes por semana e dieta com restrição de gordura, sal e açúcar. Medicamentos atualmente utilizados pela paciente: Furosemida 40 mg - 1 comprimido 1 x ao dia; Anlodipina 5 mg - 1 comprimido 1 x ao dia; Enalapril maleato 20 mg - 1 comprimido 1 x ao dia. Suspendeu o uso da anlodipina temporariamente por relatar “pernas inchadas”.

Sobre os fármacos que compõem o esquema terapêutico da paciente, pode-se afirmar que:

(A) Furosemida é um diurético pertencente à classe dos poupadores de potássio. A ação deste fármaco relacionada à depleção de volume e, a seguir, à redução da resistência vascular periférica. Os diuréticos poupadores de potássio apresentam pequena potência anti-hipertensiva, mas quando associados à tiazídicos e a diuréticos de alça, são úteis na prevenção da hipopotassemia.

(B) Farmacologicamente relacionada aos diuréticos de alça, a furosemida bloqueia o sistema co-transportador de Na+ K+ 2Cl- localizado na membrana celular luminal do ramo ascendente da alça de Henle. A ação diurética resulta da inibição da reabsorção de cloreto de sódio neste segmento da alça de Henle.

(C) A associação da furosemida a inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), tal como o enalapril maleato, não revela risco de hipotensão súbita nos pacientes, tornando-se desnecessária a interrupção da administração da furotornando-semida temporariamente, ou ao menos reduzir a dose por 3 dias antes de iniciar o tratamento com um IECA.

(11)

(D) Anlodipina é indicada como fármaco de primeira linha no tratamento da hipertensão. Porém, para o controle efetivo dos valores pressóricos deve ser usada em combinação com diuréticos tiazídicos, alfa-bloqueadores, agentes betabloqueadores adrenérgicos ou inibidores da enzima conversora de angiotensina.

(E) Anlodipina não está relacionada ao surgimento de edemas periféricos como relatado pela paciente. As reações adversas mais comumente relacionadas a este fármaco são: cefaléia, tontura e rubor facial.

Referências

Documentos relacionados

l As técnicas qualitativas usam dados como opiniões de “experts” e informações especiais para a previsão e podem ou não considerar dados do passado.. São ideais para

Se abrir um documento para impressão e não efetuar nenhuma alteração, mesmo assim, você será solicitado a salvar as alterações ao fechar o documento. Isto se deve ao

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar

No ensino superior público, o número de estudantes inscritos que ingressaram através de qualquer dos regimes de acesso ultrapassa em cerca de 9000 o número de vagas postas a

Figura 26 – Quadro das principais etapas de substituição e contactos catenais da série Sanguisorbo hybridae-Querco broteroi Sigmetum para o nordeste do distrito

A associação de amigos do autista de Barretos será regida por este estatuto e observará os princípios fundamentais de contabilidade e as normas Brasileiras de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e doutor em Media and Culture Studies pela Universidade de Lincoln, as suas principais áreas de investi-