• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano (8ª Série) do Ensino Fundamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano (8ª Série) do Ensino Fundamental"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TEXTO 1 O ESPELHO

Marcello Migliaccio

Falar mal da TV virou moda. É "in” repudiar a baixaria, desancar o onipresente eletrodoméstico. E, num país em que os domicílios sem televisão são cada vez mais raros, o que não falta é especialista no assunto. Se um dia fomos uma pátria de 100 milhões de técnicos de futebol, hoje, mais do que nunca, temos um considerável rebanho de briosos críticos televisivos.

Depois de azular as janelas das grandes e das pequenas cidades, os televisores ganharam as ruas. Hoje não se encontra um boteco, padaria ou consultório dentário que não tenha um. Há até taxistas que trabalham com um olho no trânsito e outro na novela. E, nas esquinas escuras onde se come o suspeitíssimo cachorro-quente, pode-se assistir ao "Jornal Nacional" e ser assaltado em tempo real.

Mas, quando os "especialistas" criticam a TV, estão olhando para o próprio umbigo. Feita à nossa imagem e semelhança, ela é resultado do que somos enquanto rebanho globalizado. Macaqueia e realimenta nossos conceitos e preconceitos quando ensina, diariamente, o bê-á-bá a milhões de crianças.

Reclamamos que, na programação, só vemos sexo, violência e consumismo. Ora, isso é o que vemos também ao sair à rua. E, se fitarmos o espelho do banheiro com um pouco mais de atenção, levaremos um susto com a reprise em cartaz. Talvez por isso a TV nos choque, por nos mostrar, sem rodeios, a quantas anda o inconsciente coletivo. E não adianta dourar a pílula; já tentaram, mas não deu ibope.

Aqui e ali, alguns vão argumentar que cultivam pensamentos mais nobres e que não se sentem representados no vídeo. Mas a fração que lhes cabe está lá, escondidinha como é próprio às minorias. Está nos bons documentários, nas belas imagens dos eventos esportivos, na dramaturgia sensível, no humorismo que surpreende, nos desenhos e nas séries inteligentes, no entrevistador que sabe ouvir o entrevistado nas campanhas altruístas.

Reclama-se muito que, nas novelas, os negros fazem, quase sempre, papéis de subalternos. Mas é essa condição que a sociedade reserva à maioria deles, e também à maior parte dos nordestinos, na vida real. O que a televisão fornece é um retrato da desigualdade no país. [...]

A televisão mostra muita violência o dia inteiro, gritam os pacifistas na sala de estar. Como se não houvesse milhões de Stallones, Gibsons, Van Dammes e Schwarzeneggers armados até os dentes no Afeganistão, Golfo Pérsico, favelas brasileiras ou trincheiras angolanas.

É natural que uma parte de nós se revolte, o que parece tão compreensível quanto inócuo. Campanhas contra a baixaria televisiva lembram a piada do marido traído que encontra a mulher com o amante no sofá da sala e, no dia seguinte, vende o móvel para solucionar o problema. Garrotear a TV é tapar o sol com a peneira.

Enquanto a discussão ganha adeptos, continuamos devorando nosso tubo de imagem de estimação. Depois, de barriga cheia, saímos à rua para ratificar, legitimar com pensamentos, palavras e atitudes, que as coisas são mesmo assim e que, pelo jeito, a reprise continuará. Aquele repórter sensacionalista que repete à exaustão a cena de linchamento, o apresentador que tripudia sobre o drama do desvalido, a loura que vê na criança um consumidor a mais, o jovem que tem num "reality show" desumano a alternativa para sua falta de horizonte, a menina precocemente erotizada, no fundo, somos todos nós.

(Folha de S. Paulo, 19/10/2003.)

VOCABULÁRIO

 Altruísta: Que ama ao próximo, filantrópico

 Desancar: Criticar severamente

 Garrotear: Estrangular; (figur.) Cobrir de críticas, apedrejar.

 Inócuo: Que não prejudica, inofensivo

 Onipresente: Que está presente em toda parte

LÍNGUA PORTUGUESA

9º Ano (8ª Série) do Ensino Fundamental escolhida. Apenas uma (01) resposta poderá ser marcada para cada questão.Qualquer tipo de rasura no cartão de respostas anulará a questão. Após o terminar , entregue ao fiscal a prova e o cartão de respostas.

(2)

De acordo com o texto, é INCORRETO afirmar:

( A ) Campanhas contra a baixaria televisiva devem ser apoiadas pelos cidadãos para que possamos derrotar ou, pelo menos, minimizar os prejuízos causados pela TV.

( B ) A TV é o reflexo de uma sociedade preconceituosa e capitalista, cujo maior interesse são os bens materiais.

( C ) Culpar exclusivamente a TV pelo caos social em que vivemos não é a saída para os problemas coletivos.

( D ) A TV revela sempre uma parte de nós, quer gostemos ou não disso.

QUESTÃO 02

“Falar mal da TV virou moda. É ‘in’ repudiar a baixaria, desancar o onipresente eletrodoméstico.” As afirmativas abaixo comprovam o trecho destacado, EXCETO:

( A ) "Reclamamos que, na programação, só vemos sexo, violência e consumismo." ( B ) "A televisão mostra muita violência o dia inteiro, gritam os pacifistas na sala de estar." ( C ) "O que a televisão fornece é um retrato da desigualdade no país."

( D ) "Reclama-se muito que, nas novelas, os negros fazem, quase sempre, papéis de subalternos."

QUESTÃO 03

“...hoje, mais do que nunca, temos um considerável rebanho de briosos críticos televisivos.” De acordo com o trecho acima é CORRETO afirmar:

( A ) A televisão é a grande responsável pelo aumento da violência em nossa sociedade.

( B ) Cabe a cada um de nós analisar com cautela a qualidade dos programas exibidos, uma vez que, somente com a participação dos cidadãos, as emissoras poderão repensar - e, talvez, melhorar - a sua programação.

( C ) Cada vez mais se condena a TV por seus maus exemplos e sua influência negativa sobre a sociedade, sem se analisar criticamente a real extensão dessa responsabilidade.

( D ) Detentora de um poder cada vez maior, a TV interfere em nossos conceitos e preconceitos, moldando opiniões e estabelecendo novos valores.

QUESTÃO 04

Há, ao longo do texto, várias passagens em que o autor lança mão da ironia para defender seu ponto de vista. São exemplos desse recurso, EXCETO:

( A ) "Se um dia fomos uma pátria de 100 milhões de técnicos de futebol, hoje, mais do que nunca, temos um considerável rebanho de briosos críticos televisivos."

( B ) "Depois de azular as janelas das grandes e das pequenas cidades, os televisores ganharam as ruas." ( C ) "E não adianta dourar a pílula; já tentaram, mas não deu ibope."

( D ) "E, nas esquinas escuras onde se come o suspeitíssimo cachorro-quente, pode-se assistir ao "Jornal Nacional" e ser assaltado em tempo real."

QUESTÃO 05

“E não adianta DOURAR A PÍLULA; já tentaram, mas não deu ibope.” A expressão destacada significa:

( A ) Apresentar os fatos de forma direta e objetiva, sem que se tente maquiar a realidade.

( B ) Divulgar os acontecimentos a fim de despertar a compaixão e a solidariedade, tão raras na sociedade atual.

( C ) Sensibilizar a opinião pública para problemas sociais e econômicos, que geram violência e preconceito.

( D ) Mostrar a realidade com menos crueza, procurando minimizar o que nos choca, ou mesmo, dar um espaço maior para divulgar o que há de positivo na sociedade.

(3)

De acordo com a charge, é INCORRETO afirmar:

( A ) Num mundo globalizado, a TV impõe a uniformização do ser humano, eliminando o diálogo e promovendo o isolamento do indivíduo.

( B ) O homem só irá redescobrir sua individualidade quando não se deixar dominar pelos meios de comunicação de massa.

( C ) A televisão anestesia o ser humano, retirando dele a individualidade, a beleza das diferenças, tornando-o um objeto de fácil manipulação.

( D ) A grande contribuição que a TV oferece é o fim das diferenças, a possibilidade de o ser humano se aproximar de seu semelhante em idéias e atitudes, tornando-o cada vez mais próximo do outro. TEXTO 2 COMO REAGIR DIANTE DA TV

O título acima é, sem dúvida, enganoso. A questão não é "reagir" à TV como se ela fosse uma força estranha que invade nossas casas e lá se instala para não mais sair. Sabemos que a TV é um instrumento eletrônico, produto da história do homem e de sua evolução; é a marca desta era. Não tem sentido destruir a televisão, porque não é ela a culpada dos crimes que lhe são imputados. É certo que não é todo inocente no processo de desumanização da vida social moderna, e por isso mesmo é necessário medir quem na verdade provoca o quê. [...]

Vez por outra, instituições sociais [...] criam campanhas de desligamento coletivo da TV em benefício do diálogo ou "para as pessoas pensarem mais no ser humano e no seu mundo outra vez". A supressão ou o desligamento em massa da TV, porém, é uma falsa solução porque ataca o problema em sua manifestação externa e não na causa dele.

O isolamento familiar, a falta de diálogo, o desinteresse dos membros da família, a solidão no trabalho, as relações superficiais com amigos, o desconhecimento em profundidade nos casais estão na estrutura da vida moderna, de que a TV é apenas um dos componentes. [...]

A TV não se impõe simplesmente aos homens, exercendo sobre eles um poder ditatorial. Essa questão deve ser vista do lado inverso: a que necessidades reais e legítimas a TV está atendendo quando alcança níveis fantásticos de audiência?

(4)

De acordo com o texto, é CORRETO afirmar:

( A ) A TV tem sua parcela de responsabilidade na desumanização das relações sociais, mas não é a única culpada.

( B ) A televisão, com seus programas violentos, é responsável pelo isolamento familiar e pela falta de diálogo.

( C ) A superficialidade das relações humanas se deve ao poder ditatorial da TV.

( D ) A TV atende às necessidades reais do ser humano, daí seu alto índice de audiência.

QUESTÃO 08

“A supressão ou o desligamento em massa da TV, porém, é uma falsa solução porque ataca o problema em sua manifestação externa e não na causa dele.”

Relaciona-se a essa idéia do texto 2 o seguinte trecho do texto 1: ( A ) "O que a televisão fornece é um retrato da desigualdade no país." ( B ) "Garrotear a TV é tapar o sol com a peneira."

( C ) "...o jovem que tem num "reality show" desumano a alternativa para sua falta de horizonte, a menina precocemente erotizada, no fundo, somos todos nós."

( D ) "Talvez por isso a TV nos choque, por nos mostrar, sem rodeios, a quantas anda o inconsciente coletivo."

QUESTÃO 09 Leia a tirinha:

As formas verbais apropriadas para completar as lacunas são: ( A ) vermos - manterá

( B ) virmos - manteria ( C ) vemos - manteria ( D ) virmos - manterá

(5)

Quanto às formas verbais assinaladas no último quadrinho, é CORRETO afirmar: ( A ) O primeiro verbo é transitivo direto e o segundo, transitivo indireto.

( B ) O primeiro verbo é intransitivo e o segundo é transitivo indireto. ( C ) O primeiro verbo é de ligação e o segundo é verbo intransitivo. ( D ) Ambos os verbos são transitivos, pois necessitam de complemento.

QUESTÃO 11 Leia com atenção:

Os pronomes destacados no primeiro quadrinho são, respectivamente: ( A ) Objeto direto - sujeito

( B ) Sujeito - objeto direto

( C ) Objeto indireto - objeto direto ( D ) Objeto direto - objeto indireto

(6)

QUESTÃO 12

Num triângulo retângulo, a soma dos catetos vale 17cm e a diferença, 7cm. A área deste triângulo é ( A ) 36 cm2

( B ) 35 cm2 ( C ) 30 cm2 ( D ) 36 cm2

QUESTÃO 13

Seja X = A e Y = B a solução do sistema 3x – y = 6 x = – 2 – y Então, o valor numérico da expressão

A

+

3B

é igual a:

B

2 ( A ) – 49 ( B ) – 89 ( C ) 109 ( D ) 139 QUESTÃO 14

A equação 4x – 2(y+1) = 7 admite como solução o par ordenado ( –1; m). Sobre m, pode-se afirmar que: ( A ) é maior que – 7

( B ) é um número inteiro

( C ) é um número racional positivo ( D ) seu quadrado vale 49.

QUESTÃO 15

Marcos é 5 anos mais velho que Luís, que por sua vez é 3 anos mais novo que Carlos. A soma dos 37 da idade de Marcos com a metade da de Luís resulta 17. Qual é a idade de Carlos?

( A ) 14 ( B ) 13 ( C ) 21 ( D ) 19

QUESTÃO 16

Qual é a área de um círculo em que o diâmetro é a base de um retângulo cujo perímetro é 36cm e a altura é 27 da base? ( A ) 153,86 cm2 ( B ) 879,20 cm2 ( C ) 439,60 cm2 ( D ) 615,44 cm2

MATEMÁTICA

9º Ano (8ª Série) do Ensino Fundamental

(7)

Seja um triângulo ABC, onde mede 28° e mede 46°. Sendo B C AX a bissetriz relativa ao vértice A, o valor de BAX + AXC é de:

( A ) 134º ( B ) 99° ( C ) 53° ( D ) 180° QUESTÃO 18

Na figura a seguir, tem-se BC

{

CD e AB CE// . O valor de X é: ( A ) 35º

( B ) 32º ( C ) 22º ( D ) 28º

QUESTÃO 19

Sejam In e En, respectivamente, as medidas dos ângulos internos e externos do eneágono. Então, 2

.

In+3

.

En é: ( A ) 405º ( B ) 400º ( C ) 180º ( D ) 500º QUESTÃO 20

Amorim obteve 45 pontos em um teste de história de 50 questões, no qual ganhou 2 pontos para cada questão certa e perdeu 0,5 ponto para cada questão errada. As questões que permaneceram em branco foram consideradas erradas. Pode-se afirmar que o número de respostas corretas:

( A ) excede em 10 unidades o número de respostas erradas ( B ) é o dobro do número de respostas erradas

( C ) é menor que o número de respostas erradas.

( D ) excede em 6 unidades o número de respostas erradas. QUESTÃO 21

Num trapézio ABCD, os lados paralelos são

AB

e

CD

, e o lado

AD

é perpendicular aos lados paralelos. Se os lados paralelos medem 20cm e 16cm, e se a área é 216 cm2, quanto mede o lado

AD

?

( A ) 6 cm ( B ) 8 cm ( C ) 10 cm ( D ) 12 cm QUESTÃO 22

Na figura r//s, t//t’. A medida de x+y é igual a: ( A ) 245º

( B ) 255º ( C ) 125º ( D ) 185º

(8)

QUESTÃO 23

Kimi Raikkonen é novo campeão mundial da Fórmula 1! A três corridas do final da temporada, o título era praticamente impossível para ele. Mas o "Homem de gelo" aproveitou-se dos erros dos adversários, conquistando seu primeiro título de sua carreira, resultado para fazer qualquer esportista explodir de alegria. Mas Raikkonen não é um esportista qualquer. É o "Homem de gelo"! Este apelido é devido à sua frieza ao pilotar e também por sua nacionalidade, a Finlândia. Indique, entre as alternativas, aquela que justifica o piloto finlandês ser um "Homem de Gelo".

( A ) A Finlândia é um país extremamente peculiar. Em seu território não há incidência de raios solares, o que provoca

uma eterna precipitação de neve. Daí o título de "País do Gelo".

( B ) Por se tratar de um país tropical como o Brasil, e agravada a situação com o aquecimento global, a produção

artificial de gelo na Filândia é uma das maiores do mundo. Seus habitantes são conhecidos, por causa disso, como "homens do gelo".

( C ) Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico. Embora a temperatura no verão chega

a atingir os 30ºC graças ao período de dois meses que o sol não se põe, no inverno, ao contrário, a temperatura mínima chega a atingir até –40ºC.

( D ) A Finlândia é um país insular que compõe o Círculo Polar Ártico, apresentando temperaturas próximas a –30ºC

em seu rigoroso inverno, que dura dois meses inteiros a cada ano.

QUESTÃO 24

Depois de "agonizar" durante cinco meses, o senador Renan Calheiros se afastou da presidência. Mas é bom todos terem em mente que, mesmo fora do posto, continua tão implicado quanto antes. Não é porque deixou - temporária ou definitivamente - de ser presidente do Senado, que o acusado deve ser poupado. Todos os senadores, indistintamente, devem à população explicações detalhadas sobre as providências tomadas em relação às acusações que envolvem o senador alagoano. Sobre o Senado Federal, é CORRETO afirmar que:

( A ) É o único órgão do poder legislativo que tem sua sede fora da capital federal.

( B ) Foi criado junto com a constituição de 1988, sob as idéias do então presidente Ulysses Guimarães.

( C ) Tem como responsabilidade coordenar toda CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instituída pelo legislativo.

( D ) Todas as 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal) possuem a mesma representatividade, com

três senadores cada.

QUESTÃO 25

O período de chuvas ainda está no começo e a dengue já virou epidemia no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no lançamento de mais uma campanha nacional contra a doença, em Minas Gerais. Nos nove primeiros meses do ano, foram 481 mil casos da doença no Brasil. O estado com o maior número foi Mato Grosso do Sul: 72 mil. O menor, o Rio Grande do Sul, com 1.104. Com relação à dengue, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

( A ) A dengue é uma das principais doenças transmitidas por mosquito no mundo e um problema gravíssimo

especialmente em países tropicais como o Brasil.

( B ) A dengue é transmitida através da picada de Aedes aegypti macho contaminado, pois a fêmea se alimenta apenas

de seiva de plantas.

( C ) O controle da dengue é feito basicamente através do combate ao mosquito vetor, principalmente na fase madura

do inseto. Deve-se evitar o acúmulo de água em possíveis locais de desova dos mosquitos.

( D ) O período de incubação da dengue é de três a quinze dias após a picada. Os sintomas iniciais são inespecíficos

como febre, mal-estar, pouco apetite, dores de cabeça e musculares e por vezes sangramento nos olhos e nariz.

QUESTÃO 26

O horário de verão começou à zero hora do dia 14/10 em três regiões do Brasil. A medida ajuda a economizar energia e evita a sobrecarga no sistema elétrico. As noites vão chegar mais tarde em dez estados e no Distrito Federal. Os moradores do Sudeste, Centro Oeste e Sul terão seus relógios adiantados em uma hora. Considerando as regiões do Brasil citadas assinale, entre as alternativas a seguir, a opção que traz um estado brasileiro onde será adotado o atual horário de verão: ( A ) Tocantins ( B ) Goiás ( C ) Bahia ( D ) Alagoas

CONHECIMENTOS GERAIS

9º Ano (8ª Série) do Ensino Fundamental

(9)

do Partidos dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que se encontram no Norte do Iraque. As forças militares do país bombardeiam unidades do PKK e enviam tropas para a fronteira, para perseguir os rebeldes. A presidência da União Européia condenou o ataque do PKK, saindo em apoio da luta anti-terrorismo da Turquia e apelando ao diálogo Ancara-Bagdad para evitar a guerra no Curdistão iraquiano. A Turquia, cujo território já foi um dos mais poderosos impérios do mundo, o Império Otomano, hoje é um país geograficamente classificado como "eurasiático". Isso significa que:

( A ) o país faz parte do território conhecido como Laurásia, que fica na região central do continente.

( B ) é o país do norte europeu com maior número de cidades asiáticas em seu território.

( C ) o país tem seu território composto por uma parte européia e outra parte asiática.

( D ) a Turquia, embora tenha maior parte de seu território no leste europeu, mantém características culturais mais

marcantes em sua porção asiática.

QUESTÃO 28

O Prêmio Nobel da Paz para o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (IPCC/ONU) e para o ex-vice presidente dos EUA Al Gore é um claro recado aos governantes do mundo: o desafio da sustentabilidade veio para ficar. Não apenas por reconhecer que a atuação do homem compromete os recursos naturais, causa fenômenos ambientais, afeta a economia e prejudica a saúde pública, mas por desencadear uma discussão global em torno de mudanças de parâmetros, costumes e de comportamento. Para se referir a este contexto, qual é o termo que está mais em evidência na mídia?

( A ) Aquecimento global

( B ) Era glacial

( C ) Crise imobiliária americana

( D ) Camada de ozônio.

QUESTÃO 29

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a crise aérea no Brasil só deverá estar totalmente resolvida em março do próximo ano, quando começarem a surtir efeito as medidas que o governo vem tomando para solucionar o problema. "Eu quero deixar bem claro que a questão aérea ainda continua com problemas, não está resolvida. Nós estamos caminhando para a sua solução, mas ainda há uma série de obras para serem feitas", afirmou o ministro. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que melhor resume o contexto da crise aérea brasileira:

( A ) Toda a crise aérea no Brasil resulta da geografia e do relevo irregular no país.

( B ) O caos aéreo foi instaurado desde os primeiros sinais das mudanças climáticas no país.

( C ) Embora a mídia insista em divulgar pseudo-problemas com a aviação no Brasil, não existe claramente uma crise

aérea em evidência.

( D ) A crise aérea é causada pela ausência de três patamares: segurança, regularidade e pontualidade.

QUESTÃO 30

O Brasil perdeu um dos maiores ícones do teatro e da televisão. Aos 85 anos, formado em Direito, chegou a exercer a profissão em paralelo a peças teatrais amadoras. Em 1949, com o sucesso da peça "Um Deus dormiu lá em casa", passou a dedicar-se integralmente a carreira artística. Atuou em grandes sucessos da televisão brasileira e, no cinema, participou de filmes consagrados. Porém, o teatro que foi a grande paixão de sua vida. O ator, que recebeu o apelido de "Senhor dos Palcos", atuou em noventa peças teatrais. Atualmente, estava em cartaz em São Paulo com a peça "O

Avarento", de Moliere. Estamos nos referindo ao ator:

( A ) Walcyr Carrasco

( B ) Gilberto Braga

( C ) Paulo Autran

Referências

Documentos relacionados

Se não existir aposta premiada em qualquer uma das faixas de premiação, o valor destinado a prêmios fica acumulado para a Faixa Única (Sena) do 1º sorteio do concurso

interoclusais excêntricos estimulam a atividade muscular, deveria ser considerada como a chave para compreensão da função ou da disfunção oclusal. Para uma

Nesse sentido, esta pesquisa tomou como cerne dois domínios o mesossitema (relacionamento entre microssistemas) e exossistema (influências externas), para demonstrar a

Se a permanência no regime simplificado implica que os sujeitos passivos, no exercício da sua actividade, não tenham ultrapassado no período de tributação

Segundo termos técnicos-jurídicos, que é o que esses 3 institutos são, a IMPERÍCIA é caracterizada quando alguém que exerce arte, ofício ou profissão, sabendo dos

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Como o nível de porosidade pode exercer efeito seletivo sobre a capacidade de colonização por determinados microrganismos Siqueira & Franco, 1988, a correlação positiva entre

I lettori, conoscitori o meno di questa straordinaria autrice, potranno trovarvi approfondimenti preziosi su temi quali: genialità e talento (“l’idiota e