• Nenhum resultado encontrado

DEMOCRACIA VIVA 41 JANEIRO 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEMOCRACIA VIVA 41 JANEIRO 2009"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

D E M O C R A C I A V I V A

41

(2)

AMAZÔNIA

E S P E C I A L

A M A Z Ô N I A

Museu vivo

em plena

floresta

Ennio Candotti

1

Coordenador do projeto Museu da Amazônia (Musa) e professor da Universidade do Estado do Amazonas

Museu é um lugar onde são guardadas e expostas, para visitação pública, peças e

objetos de significado especial: a espada de um herói da nossa história, o esqueleto de

um dinossauro que viveu milhões de anos atrás, uma ferramenta, um vaso de barro

muito antigo feito por um artesão indígena para transportar água há 800 ou mil anos.

É um lugar onde se estudam animais e plantas, e os(as) cientistas que lá

traba-lham procuram estabelecer semelhanças e diferenças entre eles e elas, entender como

se comunicam e reproduzem, quais são seus hábitos alimentares, onde e como vivem,

qual a “língua” que eles falam.

É lá que estudantes e visitantes podem realizar experimentos, encontrar

explica-ções, objetos, máquinas e instrumentos que são estudados em sala de aula e retratados em

livros. Em geral, os objetos apresentados, os animais e as plantas expostos para visitação

pública têm longa história, mas estão imóveis e parados, representam, lembram objetos

1 Texto baseado em roteiro

de aula proferida por Ennio Candotti (Universidade do Estado do Amazonas/UEA) em 1º de outubro de 2008, gravada nos estúdios da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, para ser divulgada na Semana da Ciência de 2008.

(3)

JOSIV

AN DE JESUS LA

URINDO

(4)

com vida, mas eles mesmos não estão vivos. Apenas nos aquários é possível mostrar peixes vivos, em movimento. Os aquários também podem fazer parte das instalações dos museus.

Integração

Os saberes tradicionais das culturas dos povos indígenas e ribeirinhos são saberes vivos. Novos conhecimentos e modos de viver na floresta são imaginados por eles a cada dia. No Museu da Amazônia (Musa), pretendemos divulgar esses modos de viver e conversar com os bi-chos e as plantas.

Os conhecimentos ensinados nas escolas e universidades “viverão juntos” aos saberes tradicionais. Cada um nos ensinará a observar o mundo de um particular ponto de vista. Pense, por exemplo, no aquário e nas múltiplas manei-ras de olhar a vida na água, dentro e fora dela. Não só olhar, mas contar para os(as) outros(as) o que você viu. Imaginar coisas e descrever o que você imaginou. Pense nas diferentes ma-neiras de como se expressarão nos ambientes

do aquário os conhecimentos acadêmicos e os tradicionais, e isso não se restringe às lendas e aos mitos, mas também ao manejo, à classifi-cação das espécies, à descrição da sua função nos lagos e igarapés, na floresta etc.

A idéia é instalar o Musa nas proximi-dades da reserva Ducke, em Manaus. Lá, está o nosso principal acervo de conhecimentos, sistematizado, catalogado, estudado há mais de 40 anos. Vamos observar e registrar os fatos da natureza com nossos olhos, ouvidos, nariz, mas também com câmeras, amplificadores dos sentidos, que, sem interferir nos ecossistemas, nos permitam monitorar e acompanhar o espe-táculo da vida na floresta.

Imagine, por exemplo, acompanhar e gravar com uma câmara o que acontece no ninho de um gavião. Poderíamos transmitir tais imagens pela Internet para as televisões de todo o mundo e usá-las para ilustrar uma bela aula de Biologia.

Precisamos motivar e apaixonar 100 mil jovens para as ciências naturais e sociais. Precisamos de 100 mil biólogos(as), físicos(as), ecólogos(as), químicos(as), geó-logos(as), engenheiros(as), antro-pólogos(as), arqueólogos(as), lin-güistas. A Amazônia é muito grande e ainda pouquíssimo conhecida. Há trabalho para mais de 100 mil naturalistas.

Desconhecemos, em grande parte, os minerais que se encon-tram logo abaixo de nossos pés, no subsolo, as plantas e os insetos que aqui vivem na superfície, os pássa-ros que voam pelos ares.

Pelas dimensões da missão do Musa, de seus objetivos e dos de-safios que encontraremos para cons-truí-lo, precisaremos da colaboração de muitos parceiros. Os primeiros deles são os museus que já existem na região, como o Museu Goeldi, no Pará; o Inpa, no Amazonas; o Insti-tuto Mamirauá; as universidades e os institutos de pesquisa dos esta-dos amazônicos; os museus e as uni-versidades dos países vizinhos.

Comunidades em ação

Na região próxima ao Musa, quere-mos instalar uma Oficina de Ciência, Cultura e Arte (Occa), com o objetivo de ajudar a escola a divulgar ciência

2 O projeto de organização e estruturação do Musa está sendo elaborado por um grupo de trabalho interdisciplinar coordenado por Ennio Candotti (UEA), Marcilio Freitas (SECT) e Rita Mesquita (Inpa).

E S P E C I A L | A M A Z Ô N I A

Por dentro do Musa

O Museu da Amazônia (Musa) é um mu-seu na floresta. Visitantes e alunos(as) são convidados(as) a percorrer trilhas e passarelas que atravessam a mata. Ao lon-go do percurso, de tempos em tempos, os(as) visitantes encontram casas, “esta-ções”, em que vídeos, gravações e equi-pamentos amplificadores ajudam a re-ver e pensar no que se viu ao longo da caminhada e a decifrar os segredos que a natureza esconde.

No Musa, as “peças” do museu, os objetos a serem expostos, estão vivos na natureza: nas águas e árvores. Os insetos e os pássaros são nossos vizinhos. E, com o que é vivo, pode-se conversar, basta decifrar a língua em que eles – os bichos e plantas – se expressam, se comunicam. Isso não é fácil, mas não é impossível.

O conceito tradicional de museu está invertido. A floresta não está no museu. É o museu que vai à floresta. Queremos levar visitantes e estudantes para dentro da floresta e oferecer-lhes as lentes, as explicações e os amplificadores neces-sários para tornar mais aguda a percep-ção de seus sentidos e mais divertida a “conversa” com os bichos.

O Musa2 é uma iniciativa da Secre-taria de Ciência e Tecnologia (Sect) e da

Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Conta com apoio do Instituto Na-cional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), da Fundação de Amparo à Pes-quisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Secretaria do Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e da Secretaria de Pla-nejamento e Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Seplan-AM).

Queremos, também, criar um aquário com peixes dos rios Negro, Madeira e Solimões. Um aquário que ofereça a pos-sibilidade de ver e também ouvir botos conversando, peixes-boi, peixes-elétricos “protestando”. Sapos e jacarés entrando e saindo da água.

Queremos mostrar ao público visi-tante como os bichos nos vêem, e enten-der como eles vêem e sentem a floresta. Isso, certamente, estabelecerá um laço de afetividade humana entre humanos e não-humanos.

Tentaremos repetir o que, há séculos, os povos da floresta fazem com grande sucesso. Se eles conseguiram viver na flo-resta, retirar dela seu sustento sem des-truí-la, se alimentar e viver junto aos bi-chos e às plantas, temos de aprender com eles quais são os segredos dessa arte.

(5)

com cultura e arte. Muitas vezes, essa é uma tarefa difícil de se realizar na escola por falta de estrutura, laboratórios, instrumentos e con-dições para realizar experimentos e observa-ções dos fatos da natureza, do mundo bioló-gico e físico, das estrelas do céu e da vida do microcosmo. Oficinas como essa, associadas ao Musa, deveriam ser instaladas em todos os municípios, com diferentes características e vocações, de acordo com os interesses de cada comunidade.

Arqueologia e antropologia poderiam ser os principais interesses de uma comuni-dade; pesca e vida na água, astronomia e geo-logia em outra, ou ainda todas juntas. Temos certeza de que ampliando as oportunidades de educação, bem aproveitando todos os talen-tos de jovens e adolescentes, poderemos cons-truir um futuro alegre e criativo para o povo da nossa terra.

Precisamos, para tanto, dar valor ao saber prático, tão caro aos povos da floresta, que deve caminhar lado a lado com o saber abstrato, conceitual. Entrar e sair da floresta requer um apurado e educado olfato, olhar perspicaz, boa memória e ouvido atento.

São habilidades que, hoje, não encontram mestres nas escolas. Seria muito importante dar a essas habilidades, a esses conhecimen-tos práticos, a devida atenção em nossa edu-cação. Aqui ou em qualquer parte. Fala-se muito, hoje em dia, em inovação, mas a curio-sidade que alimenta a criatividade e a inova-ção não encontra nos bancos escolares a de-vida atenção. A educação esquece que a imaginação e a inovação são filhas diletas dos cinco sentidos.

Nosso objetivo principal, o mote do Musa, é “educar para a diversidade” e, na diver-sidade, “viver juntos”. Diversidade de culturas, histórias e ambientes em que vivemos, dos com-portamentos humanos e não-humanos. “Viver juntos” nas comunidades, nas florestas e nas águas. Um “viver juntos” que é também dos diferentes saberes.

Precisamos trabalhar muito para que a natureza e a cultura, a língua de cada um de nós, dos bichos e das plantas que nos cer-cam sejam entendidas, não apenas conserva-das, mas também praticaconserva-das, e sirvam, assim, para nos aproximar mais e mais, solidários, nesta terra.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

O professor que está atuando na sala de aula, na maioria das vezes, não conhece as possibilidades da tecnologia para a aprendizagem. E, em geral, quan- do ele entra em contato com

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator