• Nenhum resultado encontrado

Disciplina: Matemática Data da realização: 26/10/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disciplina: Matemática Data da realização: 26/10/2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 Ficha da semana 4º ano A/ B/ C

Instruções:

1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de acordo com a disciplina indicada. 3. Não se esqueça de pular linha de uma atividade a outra.

4. Deverá constar cabeçalho do dia de realização e margens feitas com régua e lápis de cor.

5. O aluno que não apresentar a atividade realizada como o combinado, permanecerá em sala de aula durante a atividade do recreio para que possa organizar e/ou realizar sua atividade, além do registro na ficha individual.

Contamos com sua dedicação e capricho! Professoras: Lidiane, Luciana e Suely.

_____________________________________________________________________________ Disciplina: Matemática Data da realização: 26/10/2015 _____________________________________________________________________________ 1) Ecreva por extenso os números abaixo:

a) 51,2 = b) 8,02 = c) 0,821 = d) 0,004 = e) 0,512 =

2) Escreva as frações decimais na forma de números decimais: a) 10 228 = b) 1000 98 = c) 100 61 =

(2)

2 3) Usando algarismos, escreva na forma decimal:

a) quatro inteiros e sete décimos ____________________________________________ b) dois inteiros e trinta e cinco milésimos ______________________________________ c) quarenta e sete centésimos ______________________________________________ d) dois inteiros, trezentos e cinquenta e um centésimo de milésimos _______________ e) sete inteiros e oito centésimos de milésimos _________________________________

__________________________________________________________________________ 4

) ) )

(3)

3 Disciplina: Geografia Data da realização: 27/10/2015

---

1) Explique o que é pecuária.

2) De acordo com o texto, quais os tipos de rebanho existentes? 3) Como pode ser a prática da pecuária?

4) Explique de que forma é aplicada a pecuária: a) Extensiva;

b) Intensiva;

5) Atém da carne e do leite, que outros produtos pode se obter da pecuária?

Pecuária, termo de origem latina que significa “criação de gado”, é uma atividade de fundamental importância para a humanidade. Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo.

Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

A pecuária pode ser praticada de forma extensiva ou intensiva. A primeira é

caracterizada pela utilização de métodos tradicionais, com poucos recursos tecnológicos. O gado é criado solto em grandes extensões de terra. Essa modalidade apresenta baixa produtividade.

Já a pecuária intensiva (moderna) utiliza recursos tecnológicos e métodos avançados para aumentar a produtividade. Entre as características dessa modalidade estão o

confinamento do rebanho, inseminação artificial, acompanhamento com veterinários, etc. Além do consumo da carne, o homem também se beneficia de outros alimentos fornecidos por esses animais, como, por exemplo, o leite. Esse leite é utilizado na fabricação de queijo, manteiga, iogurte, etc.

Outro ponto importante é a obtenção de matérias-primas, como o couro e o pelo. Esses produtos são utilizados na fabricação de lã, sapatos, bolsas, carteiras, casacos, cintos, chapéus, entre outros utensílios.

A expansão da pecuária tem desencadeado vários problemas ambientais, pois a vegetação original está sendo destruída para dar lugar às pastagens. Esse fato tem intensificado os desmatamentos e as queimadas. Outro ponto negativo é a compactação do solo causada pelo deslocamento de grandes rebanhos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia Equipe Escola Kids

(4)

4 6) Pesquise e escreva qual tipo de pecuária são as solicitadas abaixo.

a) Avicultura: b) Piscicultura: c) Ranicultura: d) Apicultura:

________________________________________________________________________________ Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 28/10/2015 ________________________________________________________________________________

(5)

5

Os verbos são palavras que variam em tempo, pessoa e número.

Eles apresentam três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO E FUTURO.

1) Veja o exemplo e complete: Sempre compro livros.

Verbo: comprar Tempo: presente 1ª pessoa do singular

a) Amanhã lerei o livro. Verbo: _________________ Tempo: ____________________ b) Ontem não contaram a história.

Verbo: _________________ Tempo: _____________________

c) Ele lê a história para a mãe. Verbo: _________________ Tempo: _____________________

(6)

6 d) A mãe sorriu agradecida.

Verbo: _________________ Tempo: _____________________ e) As meninas brincaram na escola.

Verbo: ________________________

Tempo: _______________________________ 2) Marque X na coluna adequada.

3) Complete as frases com o verbo entre parênteses no passado (pretérito perfeito) => am ou no futuro do presente => ão

a) Ontem, os meninos _________________________ a competição. (vencer)

b) No próximo sábado, as crianças __________________________ quadrilha. (dançar) c) Após o cinema, meus pais ______________________ um lanche. (tomar)

d) Amanhã minhas irmãs _____________________ no parquinho. (brincar) e) Esta manhã, Rodrigo e Diego ______________________ na quadra. (correr) f) No torneio de ontem, os carros _____________________ por aqui. (subir). 4) Observe e continue.

VERBO PASSADO

viajar Ontem eles viajaram.

sorrir brigar vender

VERBO FUTURO

viajar Amanhã eles viajarão.

sorrir brigar vender

______________________________________________________________________________ Presente Pretérito Futuro

Eu comprarei aquela bola no bazar O netinho escreve uma carta para a vovó.

Juca receberá muitos prêmios no concurso.

Mamãe perguntou o preço da camiseta.

Meu amigo sempre chega atrasado às festas.

(7)

7 Disciplina: Ciências Data da realização: 29/10/2015 ---

Relações Ecológicas

O que são?

São as relações existentes entre os seres vivos ou entre estes e o meio ambiente. Estas relações podem ser harmônicas, quando não ocorre prejuízo entre as espécies envolvidas ou desarmônicas, quando uma espécie sai em vantagem em detrimento da outra.

Principais relações ecológicas

Comensalismo

É uma relação ecológica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra. O animal que se beneficia na relação é chamado de comensal do outro.

Exemplos:

- O urubu come os restos de um animal caçado e já comido por leões.

- O peixe-piloto fica preso no tubarão, alimentando-se dos restos de alimentos abandonados pelo tubarão.

Mutualismo

É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes, onde ambas são beneficiadas na relação. Mais do que isso, as espécies necessitam uma da outra para sobreviver, ou seja, estabelecem uma relação de dependência.

Exemplos:

- O cupim e o protozoário que vivem em seu sistema digestivo. O cupim necessita deste protozoário para fazer a digestão da celulose. Por outro lado, este protozoário necessita da celulose consumida pelo cupim para poder se alimentar e viver.

Predatismo

Relação ecológica, de caráter alimentar, desarmônica onde uma espécie se beneficia em detrimento da outra. A espécie predadora é a que se beneficia, alimentando-se da presa (prejudicada).

Exemplos:

- A relação entre o leão e a zebra. O leão caça, mata e se alimenta da carne da zebra. - A relação entre um gato selvagem e um roedor.

Parasitismo

Relação ecológica desarmônica entre seres vivos de espécies diferentes, onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada sem morrer. A espécie que se beneficia é chamada de parasita, enquanto a outra é a hospedeira.

Exemplos:

- A relação entre carrapatos e uma capivara. Os carrapatos se alimentam do sangue da capivara. A hospedeira não morre, porém sai prejudicada ao perder sangue.

- Vermes parasitas que vivem nos intestinos de porcos.

(8)

8 1) Explique o que são relações ecológicas.

2) De acordo com o texto, quais são as relações ecológicas existentes? 3) Relacione a 2º coluna de acordo com a 1ª

( 1 ) Comensalismo ( ) Relação ecológica desarmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada, sem morrer. A espécie que se beneficia é chamada de parasita, enquanto a outra é a hospedeira. ( 2 ) Mutualismo ( ) Relação ecológica, de caráter alimentar, desarmônica, onde uma espécie se beneficia em detrimento da outra. A espécie predadora é a que beneficia-se

alimentando-se da presa (prejudicada).

( 3 ) Predatismo ( ) É uma relação ecológica entre seres vivos de espécies diferentes, onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra.

( 4 ) Parasitismo ( ) É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes, onde ambas são beneficiadas na relação. 4) Escreva um exemplo para cada item abaixo.

a) Predatismo b) Parasitismo c) Mutualismo

d) Comensalismo

___________________________________________________________________________ Disciplina: Roda da Leitura Data da realização: 30/10/2015 --- Leia o livro escolhido,em seguida, faça um pequeno resumo da história lida e ilustre. Escreva o nome do que se pede a seguir:

a) Autor(es): b) Ilustrador(es): c) Editora:

Referências

Documentos relacionados

quantos passarinhos novos é que estão para nascer Quero ver você dizer Quero ver você contar quanto é sete vezes seis Esse número é par?. Cinco gatos em um cesto são seis

Aqui descreve-se a experiência pedagógica vivenciada no módulo de Principais Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes (PPP) que compõe o quarto período

5. O aluno que não apresentar a atividade realizada como o combinado, permanecerá em sala durante a atividade do recreio para que possa organizar e/ou realizar

No primeiro artigo investigamos se a fenologia das espécies mostra correlação com a densidade da madeira, considerando a premissa de Borchert (1994), segundo o qual,

Novas formas e novos materiais são usados para a construção de produtos de moda, que levam em consideração a espacialidade, ergonomia, funcionalidade, estilo, elementos

Ademais, busca-se aqui ensejar uma reflexão no que diz respeito à estreita conexão entre estas duas áreas, com um enfoque mais agudo sobre a série

Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua

a) Em um ecossistema os seres vivos se relacionam uns com os outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies diferentes (relações