• Nenhum resultado encontrado

Pedido de Esclarecimento nº 1 - Pregão Presencial nº 002/ CMTU-LD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pedido de Esclarecimento nº 1 - Pregão Presencial nº 002/ CMTU-LD"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

13/02/2019 E-mail de CMTU - Pedido de Esclarecimento nº 1 - Pregão Presencial nº 002/2019 - CMTU-LD

Licitação Cmtu <licita@cmtuld.com.br>

Pedido de Esclarecimento nº 1 - Pregão Presencial nº 002/2019 - CMTU-LD

Monica Orosco <monica.orosco@itau-unibanco.com.br> 12 de fevereiro de 2019 15:46 Para: "licita@cmtuld.com.br" <licita@cmtuld.com.br>

Cc: Valeria Limeira <valeria.limeira@itau-unibanco.com.br>, Leticia Donatoni Casado <leticia.casado@itau-unibanco.com.br>, 0109 Rodrigo <rodrigo.coutinho@itau-unibanco.com.br>

Londrina, 12 de fevereiro de 2019 À

Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – CMTU-LD Rua Professor João Cândido, 1.213 – Londrina - PR

Ref.: Pregão Presencial nº 002/2019 – CMTU-LD

Processo Administrativo nº 006/2019 – CMTU – LD e-mail: licita@cmtuld.com.br

Pedido de Esclarecimentos Itaú Unibanco n. º 01/Itaú Unibanco Prezados Senhores,

ITAÚ UNIBANCO S.A., inscrito no CNPJ sob n. 60.701.190/0001-04, sediado na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, n. 100, Torre Olavo Setúbal, São Paulo/SP, CEP 04344-902, por seu representante legal abaixo identificado, na qualidade de interessado em participar da licitação em epígrafe, vem, respeitosamente à presença de V.Sas. solicitar esclarecimentos sobre o Edital, conforme segue.

FOLHA DE PAGAMENTO:

1) O item 4.1 do termo de referência (anexo I) informa que a CMTU-LD possui 327 funcionários. Sendo assim, pedimos apontar o vínculo empregatício dos mesmos com a Companhia, da seguinte forma:

Vínculo Qtde. Servidores

Estatutários (ativos) Celetistas (ativos)

Comissionados c/ estabilidade (ativos) Comissionados s/ estabilidade (ativos) Estagiários (ativos)

Temporários (ativos)

(2)

p ( ç ) Pensionistas (se incluídos na licitação) Outros (favor especificar)

TOTAL (conforme item 4.1 do anexo I)

2) O processamento da folha de pagamento será realizado em caráter de exclusividade e abrangerá os funcionários que vierem a ser contratados durante a vigência do contrato?

VIGÊNCIA

3) O banco que atualmente efetua o processamento da folha de pagamento possui contrato vigente? Qual a data de vencimento do contrato?

4) O item 3 e seus subitens do edital e a cláusula quinta da minuta contratual informam que a vigência do contrato será de 60 (sessenta) meses e se estenderá por 90 (noventa) dias após o término do prazo de execução.

De acordo com a lei 8.666/93 em seu artigo 57, inciso II, os contratos de prestação de serviços a serem executados de forma contínua (enquadrando-se os contratos de folha de pagamento) tem sua vigência limitada a 60 (sessenta meses). Porém o § 4º do mesmo dispositivo, prevê, em caráter excepcional e devidamente justificado, que o mesmo poderá ser prorrogado por até 12 (doze) meses.

Sendo assim, para que a prestação de serviços ocorra por mais 90 (noventa) dias após o término da vigência contratual é correto afirmar que será efetuado um aditivo de prestação de serviços por este período?

5) O valor ofertado pela instituição financeira vencedora nesse processo licitatório, contempla o período de 60 (sessenta) meses e a prorrogação de 90 (noventa) dias que será feita futuramente, ou seja, o futuro aditivo contratual será sem ônus para a instituição financeira vencedora?

ESTRUTURA:

6) Atualmente o banco que processa a folha de pagamento possui alguma estrutura (PAE e/ou PAB) nos prédios da CMTU-LD?

7) Verificamos que o edital não fixa a obrigação de instalação de estrutura física (Agência/ PAB/ Caixas Eletrônicos) de atendimento nos espaços públicos na CMTU-LD.

Ocorre que, a gestão da folha de pagamento dos empregados da CMTU-LD (objeto do edital) permitirá ao licitante vencedor a conquista do relacionamento com os mesmos, que poderão optar pela portabilidade de sua livre escolha, ou manter vínculo com o vencedor, e neste caso uma das formas de conveniência de utilização será através das estruturas de atendimento disponibilizadas, o que faz com que os objetos se correlacionem.

Assim, questionamos se durante a vigência do contrato o vencedor do Pregão Presencial nº 002/2019 – CMTU-LD, será a única instituição financeira a possuir instalações físicas nas dependências da Companhia, caso venha a ser cedido espaço para tais finalidades.

(3)

13/02/2019 E-mail de CMTU - Pedido de Esclarecimento nº 1 - Pregão Presencial nº 002/2019 - CMTU-LD

ABERTURA DAS CONTAS / INÍCIO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

8) Observamos que o item 5.2 do anexo I, fixa prazo de até 60 dias contados da assinatura do contrato, para abertura das contas.

Caso outra instituição financeira, que não seja a Caixa Econômica Federal, detentora da folha de pagamento da Companhia, vença a licitação, e que, portanto, deverá abrir mais de 300 contas, consideramos que:

- O objeto licitado pressupõe a convocação dos funcionários para abertura de suas contas bancárias, com coleta de documentos, preenchimento de formulários etc;

- Podem existir servidores em período de férias ou em gozo de licenças médicas, o que acarretará atraso no processo de abertura das contas;

- Esta obrigação depende dos próprios servidores/beneficiários, pois, ainda que orientados se não comparecerem ao banco não será possível o cumprimento desta obrigação, ou se comparecerem todos juntos num determinado momento será impossível o atendimento sem causar um caos;

Diante destes argumentos, solicitamos que os prazos de abertura de contas e comparecimento dos servidores sejam especificados em conjunto com o banco vencedor através de cronograma, podendo ser desconsiderado o prazo de até 60 dias para abertura das contas.

8.1) Caso a alteração do prazo para abertura de contas questionado na pergunta anterior seja acatado, é correto afirmar que a multas previstas no item 10 do anexo I serão dispensadas?

9) O item 9.2.4 do edital define como obrigação da Instituição financeira vencedora, colha assinatura dos empregados para abertura de conta salário no local e horário de trabalho.

Tendo em vista a formalização e segurança que a atividade de abertura de uma conta requer, não obstante o sigilo bancário, é correto interpretar o subitem no sentido de que as contas deverão ser abertas no local e horário de funcionamento das agências bancárias do banco vencedor?

10) Tendo em vista que o serviço ora licitado é amplamente regulado pelo Conselho Monetário Nacional/Banco Central do Brasil (p.ex. Resoluções 3.402 e 3.424/06), está correto o entendimento de que se aplicam integralmente as regras trazidas pelos normativos do CMN/BACEN, ou seja, caberá aos funcionários da CMTU-LD a opção entre a abertura de conta corrente ou conta salário junto ao banco contratado para recebimento de seus vencimentos?

11) O item 9.2.6 do anexo I determina como obrigação da Instituição Financeira contratada a centralização do relacionamento (conta corrente da CMTU-LD e contas-salários dos empregados) em uma única agência bancária na cidade de Londrina.

Ocorre que com relação a centralização do relacionamento das contas-salário (servidores):

- os funcionários podem residir em outras cidades, que não a de Londrina – PR ou em bairros distantes da agência ‘centralizadora’ (ex.: afastados, auxilio doença, aposentados por invalidez, etc);

- os servidores podem ser atendidos em toda a rede de agências da instituição financeira vencedora, ou seja, em todo o território nacional;

(4)

- cabe somente aos servidores a escolha da agência bancária para a abertura das contas bancárias;

Diante do exposto, está correto afirmar que a obrigação de centralização do relacionamento/atendimento será somente com o órgão licitante (conta corrente CMTU-LD) e não com os beneficiários, visto que eles poderão abrir e/ou manter conta corrente/salário em qualquer agência da rede de atendimento da instituição financeira vencedora?

CONSIGNADO:

12) O edital prevê que a licitação envolve a concessão, sem exclusividade, da linha de mútuo aos servidores denominada “empréstimos consignados”. É correto afirmar que o banco vencedor poderá oferecer empréstimos consignados caso tenha interesse, não será obrigado a isso, já que esta modalidade de empréstimo por regra do CMN/Bacen é prestada sem exclusividade?

DOCUMENTOS:

13) Para habilitação são exigidos vários documentos comprobatórios de regularidade em consonância com a Lei 8.666/93, tais como: regularidade perante a Fazenda Federal, Seguridade Social, CNDT, Fazenda Estadual e Municipal, dentre outros. Tais documentos são emitidos a partir do CNPJ respectivo das sedes dos licitantes interessados, porém o item 3, inciso IX do anexo II, determina que a regularidade Municipal seja do Município de Londrina.

Ocorre que a prestação do serviço objeto do edital que envolve o processamento de folha de pagamento é realizada por meio de sistemas operacionais e equipe de suporte para sua manutenção que estão instalados na sede desta Instituição Financeira, portanto em São Paulo.

Também é certo que não são apenas as agências da cidade de Londrina que atenderão aos beneficiários do Pregão Presencial nº 002/2019 – CMTU-LD. Imaginemos que alguns funcionários residam em outro município, neste caso optarão pela abertura de contas bancárias fora do Município e serão igualmente atendidos, além de todos os servidores que estiverem gozando de férias utilizarão a conveniência de agências bancárias da Instituição.

Adicionalmente informamos que o contrato a ser assinado deverá constar com o CNPJ da sede da Instituição Financeira, dado que cada agência bancária possui CNPJ próprio e, no caso do Município de Londrina, o Banco Itaú Unibanco possui 18 (dezoito) agências, não sendo possível definir uma apenas para o atendimento dos servidores, cada um escolherá a que melhor lhe aprouver.

Diante do exposto, solicitamos confirmar que os documentos deverão referir-se ao CNPJ que assinará o contrato, portanto de sua sede.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

14) O item 14 do edital não condiz com o objeto licitado. O mesmo fala sobre fornecimento de materiais, pedido de compra, qualidade e quantidade de materiais, etc. Sendo assim, solicitamos a exclusão do mesmo.

15) Houve alguma alteração/aditamento ao Edital após sua publicação? Em caso positivo, solicitamos disponibilizar cópia para consulta (ou indicar o link na internet).

16) Houve apresentação de impugnação e/ou pedido de esclarecimentos por algum interessado? Em caso positivo, solicitamos disponibilizar cópia para consulta.

(5)

13/02/2019 E-mail de CMTU - Pedido de Esclarecimento nº 1 - Pregão Presencial nº 002/2019 - CMTU-LD Solicitamos que as respostas sejam encaminhadas para o fax (011) 5019 2844 ou e-mails:

monica.orosco@itau-unibanco.com.br , leticia.casado@itau-unibanco.com.br e valeria.limeira@itau-unibanco.com.br

Diante do princípio da ampla publicidade da fase externa da licitação, solicitamos que as perguntas aqui formuladas e as respostas a serem fornecidas por V.Sas. sejam disponibilizadas a todos os interessados.

Nossas observações visam oferecer condições de participação ao maior número de empresas, cumprindo, assim, o objetivo do procedimento licitatório, qual seja: propiciar a concorrência, buscando a proposta mais vantajosa para a administração.

Atenciosamente, Itaú Unibanco S.A.

"Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution accepts no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."

CMTU-LD_pedido de esclarecimentos_fevereiro_2019.pdf 207K

Referências

Documentos relacionados

PREGÃO PRESENCIAL N°. NOME COMPLETO, CNPJ E ENDEREÇO DA LICITANTE COM O Nº DO TELEFONE. f) Todos os documentos de habilitação apresentados pelas licitantes deverão

beber enquanto estiver a tomar Ramipril + Hidroclorotiazida Actavis, aborde este assunto com o seu médico, dado que os medicamentos utilizados para diminuir a pressão sanguínea e

Portanto, se a sua empresa é recém constituída, não se preocupe, você pode apresentar o balanço de abertura no lugar do balanço patrimonial, sempre que não

As práticas relatadas pelos agricultores, como não ler o rótulo das embalagens e não adotar medidas para diminuir o uso de agrotóxico, aliadas à falta de assistência

Ocorrência de caso fortuito e/ou força maior e/ou fato de terceiros e/ou, ainda, motivo de relevante interesse público e de amplo conhecimento que imponha a suspensão

Ocorrência de caso fortuito e/ou força maior e/ou fato de terceiros e/ou, ainda, motivo de relevante interesse público e de amplo conhecimento que imponha a suspensão da

N Produtos utilizados para higienização de alimentos, de equipamentos e utensílios e anti-sépticos estão regularizados no Ministério da Saúde. Subitens 12.4;

Pelo presente contrato, de um lado CORPORATIVA TELECOMUNICAÇÕES EIRELI - ME, empresa privada devidamente inscrita no CNPJ sob o nº 18.553.690/0001-71, com sede na Rua Cônego Vicente,